regata

3
26/06/2012 17h36 - Atualizado em 26/06/2012 17h43 IV Regata de Verão será no próximo dia 26 de julho, na Ilha de Algodoal O evento visa estimular o turismo e a conscientização da população ribeirinha no sentido de preservar o transporte aquático à vela da região Por GLOBOESPORTE.COM/PA Belém Será no próximo dia 26 de julho, uma quinta-feira, a IV Regata de Verão Algodoal, evento promovido pela Cooperativa dos Lancheiros de Maiandeua e Marudá, com o apoio da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema). A regata é mais uma forma de estimular o turismo e a conscientização da população ribeirinha, no sentido de preservar o transporte aquático à vela da região e, claro, valorizar a competição esportiva.

description

 

Transcript of regata

Page 1: regata

26/06/2012 17h36 - Atualizado em 26/06/2012 17h43

IV Regata de Verão será no próximo dia 26 de julho, na Ilha de AlgodoalO evento visa estimular o turismo e a conscientização da população ribeirinha no sentido de preservar o transporte aquático à vela da regiãoPor GLOBOESPORTE.COM/PA Belém

Será no próximo dia 26 de julho, uma quinta-feira, a IV Regata de Verão Algodoal, evento promovido pela Cooperativa dos Lancheiros de Maiandeua e Marudá, com o apoio da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema). A regata é mais uma forma de estimular o turismo e a conscientização da população ribeirinha, no sentido de preservar o transporte aquático à vela da região e, claro, valorizar a competição esportiva.

Ilha de Algodoal é uma das mais movimentadas no verão paraense (Foto: Henrique Felício)

A largada da competição será do porto de Marudá, no município de Marapanim, e a chegada será na Ilha de Algodoal, na praia do Mamede. Todo o trajeto é acompanhado por barcos e canoas. Na chegada, os competidores serão recepcionados com uma grande festa, regada a carimbó e outras atividades culturais.

Page 2: regata

REGATA DE VERÃO ALGODOAL ESTIMULA O ESPORTE, O TURISMO E A TRADIÇÃO REGIONAL

A IV Regata de Verão Algodoal ocorre este ano no mês de julho, dia 26, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e organização da Cooperativa dos Lancheiros de Maiandeua, Algodoal e Marudá. A regata está consolidada no calendário da Área de Preservação Ambiental (APA), para estimular o turismo, fortalecer a auto-estima da população ribeirinha, preservar o tradicional transporte aquático à vela da região e também valorizar a competição esportiva.

O evento é sempre realizado entre os meses de julho e setembro, quando os ventos são mais fortes e tem atraído velejadores de toda a região do litoral nordeste do Pará. A competição tem largada no porto de Marudá - no município de Marapanim – e chegada no pequeno porto da praia do Mamede, em Algodoal – em Maracanã. Barcos e canoas de torcedores acompanham a disputa esportiva por todo o trajeto.

Após a premiação dos vencedores está prevista uma grande festa regada a muita música regional com grupos de carimbó praiano e outras atividades culturais. A APA Algodoal Maiandeua tem gestão da Sema, por meio da gerência da Unidade de Conservação, da Diretoria de Áreas Protegidas do órgão ambiental do Pará.

A APA Algodoal Maiandeua foi criada pelo governo do Estado para conservação dos ecossistemas em 2.378 hectares e cerca de dois mil habitantes nas vilas de Algodoal, Camboinha, Fortalezinha e Mocooca. A diversidade de ambientes naturais locais envolve praias, dunas, restingas, mangues, terra firma, apicum (brejo de água salgada), bosques, mangues, furos, lagos e igarapés. O local sustenta grande variedade de animais silvestres como o macaco de cheiro, capivaras, gato do mato, paca, cutias, camaleões, papagaios, tucanos, pica-paus, garças, gaviões e é um dos poucos locais de refúgio dos Guarás e a ilha possui potencial elevado para a pesca artesanal.