Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente...

18
Regência nominal e verbal

Transcript of Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente...

Page 1: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

Regência nominal e verbal

Page 2: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

Regência nominalRegência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Determina se os seus complementos são acompanhados por preposição.

•Exemplos :•A obediência à doutrina religiosa divide opiniões.•Ficamos satisfeitos com seu desempenho.•A pobreza está longe de ser eliminada.

Page 3: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

Regência de alguns substantivosAdmiração a, porAversão a , para, por Atentado a, contra Bacharel emCapacidade de, para Devoção a, para, com, por Doutor emDúvida acerca de, em, sobreImpaciência com Medo a, de Obediência aOjeriza a, por Proeminência sobre Respeito a, com, para com, por

Page 4: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

Regência de alguns adjetivos

Acessível aAcostumado a, com Afável com, para comAgradável aAlheio a, deAnálogo a Ansioso de, para, porApto a, para Ávido deBenéfico aCapaz de, para Compatível comContemporâneo a, de

Page 5: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

Contíguo aContrário aCurioso de, porDescontente deDesejoso deDiferente deEntendido emEquivalente aEscasso deEssencial a, paraFácil deFanático porFavorável aGeneroso com

Page 6: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

Grato a, porHábil em Habituado a Idêntico a Impróprio para Indeciso em Insensível a Liberal com Natural de Necessário a Nocivo a Paralelo a Parco em, de Passível de

Page 7: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

Preferível a Prejudicial a Prestes a Propício a Próximo aRelacionado comRelativo aSatisfeito com, de , em, porSemelhante aSensível a Sito em Suspeito de Vazio de

Page 8: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

Alguns advérbiosLonge de Perto de

*Os advérbios terminados em –mente tendem a seguir a regência dos adjetivos de que são derivados.

Page 9: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

Regência verbal

A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre o verbo (termo regente) e seu complemento ou seu adjunto (termo regido).Exemplos :Os torcedores assistiram ao jogo debaixo de chuvaPaguei a dívida ao cobrador.Este trabalho visa à investigação dos males da poluição.

Page 10: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

Os verbos que têm sentido completo, ou seja, não precisam de complemento são chamados de intransitivos.Exemplos :

Depois de anos lutando contra o câncer, a senhora morreu. verbo intransitivo

Sempre viajamos no Natal. verbo intransitivo

Page 11: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser:- transitivo direto : precisa de complemento (chamado de objeto direto), que se liga ao verbo sem preposição.Exemplos :

Você enxugou a louça ? verbo trans. objeto direto direto Compre um carro. verbo trans. objeto direto direto

Page 12: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

- transitivo indireto: precisam de complemento (chamado de objeto indireto), que se liga ao verbo por meio de uma preposição.Exemplos :O público gosta de novelas. verbo trans. objeto indireto indiretoNinguém agradou aos jurados. verbo trans. objeto indireto indireto

Page 13: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.

- transitivo direto e indireto: precisam de dois complementos: um com preposição (objeto indireto) e um sem preposição (objeto direto). Exemplos:Os alunos preferem o português à matemática. verbo trans. objeto objeto direto e indireto direto indireto

Por favor, entregue o dinheiro ao caixa. verbo trans. objeto objeto direto e indireto direto indireto

Page 14: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.
Page 15: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.
Page 16: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.
Page 17: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.
Page 18: Regência nominal e verbal. Regência nominal Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos.