REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de...

6
REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS

Transcript of REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de...

Page 1: REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS.

REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA

PROJETO SOCIAL ACM

• Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS

Page 2: REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS.

As turmas de crianças com idade menor, se deliciam e adoram experimentar novos materiais; para eles não é difícil inventar e atribuir novos significados aos objetos e materiais fora ao comum, de seus cotidianos.Logo de início, observa-se a vontade imensa de apreender todos os tipos de materiais que a professora trouxe. Todos querem fazer parte de todos os processos ao mesmo tempo. Dessa forma eu frisava qual era o primeiro passo:

•Amassar bem o barro e fazer uma placa bem lisa. Para isso poderiam usa um cano para substituir como um rolo de amassar pão e fazer pizza.

Assim, todos juntos seguiam este caminho. Amassavam suas placas e depois poderiam iniciar seu desenho. Com lápis mágico, um palito de churrasquinho no qual eles faziam sulcos na argila. Então o segundo passo:

Page 3: REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS.

•Desenhar sobre a placa de barro lisa, cuidando para deixar a superfície lisa, bem as rebarbas de barro.

Depois disso o grande charme e diferente é usar rolinhos, rolos de pintura pra entintar a placa de barro. “Com qual cor desejas que saia a tua imagem?”Passar tinta guache o suficiente para desaparecer a cor da argila.

Page 4: REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS.

A alegria era grande ao usar esse material diferente e ainda com um objetivo específico e desejado.

Somente colorir um pouco sua placa, depois passar a diante para o próximo colega que desejasse a cor.

Alguns faziam experimentos por conta própria em folhas de jornais velhos que estavam ali para cobrir a a mesa ou limpar a sala.

Diante desse fato minha atitude era de orientar que aquele não era o momento e que noutra situação poderíamos experimentar usar o rolinho em diferentes superfícies.

Houve aqueles que misturaram as cores dos rolos.) Depois de colocar cor a próxima etapa era:

Page 5: REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS.

Utilizar o papel jornal, um papel de gramatura bem fina, e pressioná-lo levemente contra a placa de argila e fazer suaves movimentos circulares com a ponta dos dedos.S'então após este passo, retirar a folha e verificar como ficou a sua imagem. Deixar secar na estante com cuidado. Pode–se notar um processo longo e elaborado para ser executado, uma prática atenta e consciente das causas e conseqüências de cada ato.

Page 6: REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS.

Fantasias no processo: muito interessante perceber como os interesses individuais enriquecem a prática do grupo e as trocas interpessoais. Pude perceber a dedicação de alguns alunos específicos que se detiveram em realmente gravar várias vezes e fazer diversas cópias sempre tentando alcançar melhor seu objetivo,e valorizando a possibilidade da técnica de produzir uma série de trabalhos.