Regulagem de Válvulas Do OM 447 a Mecânico

4
Regulagem de válvulas do OM 447 A mecânico Acompanhe o diagnóstico e a manutenção que prevê o auste de !olga dos componentes adotados no motor dos ve"culos e#tra$pesados da Mercedes$%en&  A regulagem das válvulas é uma operação indispensável para a correta manutenção dos motores diesel, sejam ele trô nic os ou mecânico s. Dei xar de regular, dentro dos pra zos determinados pelo faricante, ou regular de forma aleat!ria, sem oedecer "s especificaç#es rec ome ndadas $ pod e levar a um funcionamento insatisfat !ri o do mot or . %intomas como& aumento de consumo, excesso de fumaça preta, perda de rendimento, supera'uecimento e ru(dos na região do caeçote podem acarretar em folgas inade'uadas, 'ue precisam ser verificadas e ajustadas.  Agora, 'uando a falta de manutenção se estende por per(odos mais longos, os preju(zos podem ser ainda maiores& desgastes prematuros do mecanismo de acionamento das válvulas )alancins, árvore de comando, etc$ e *'ueima* das válvulas são as conse'+ncias mais comuns, 'ue demandam muito tempo e, soretudo, din-eiro. instrutor técnico do %/0A1 2ila 3eopoldina, 4ernando 3andulfo explica 'ue esses sintomas podem indicar 'ue o camin-ão precisa parar para regular as válvulas. mecânico deve ficar atento a tud o isso, mas o ideal é fazer ess a manute nçã o, pre ven tiv amente, no per (odo determinado no plano de revisão da montadora, respeitando a aplicação e o modelo de cada motor. 5eralmente, esse per(odo varia em torno dos 67 mil 8m rodados, mas isso não é uma regra. 9ada modelo de ônius ou camin-ão tem seu prazo espec(fico. *:ão importante 'uanto a periodicidade da execução é respeitar o procedimento recomendado& temperatura do motor, folgas, tor'ues, se'+ncia, forma de ajuste da folga e utilização de ferramentas especiais, 'ue pode variar de modelo para modelo, dentro de uma mesma marca. :rata;se de uma operação simples, mas de extrema importância. Afinal de contas, a folga atua diretamente sore a aertura e o fec-amento das válvulas )entrada e sa(da de fluidos e vedação da câmara de comustão$. u seja, influncia o desempen-o e longevidade do motor.*, complementa.

Transcript of Regulagem de Válvulas Do OM 447 a Mecânico

Page 1: Regulagem de Válvulas Do OM 447 a Mecânico

8/11/2019 Regulagem de Válvulas Do OM 447 a Mecânico

http://slidepdf.com/reader/full/regulagem-de-valvulas-do-om-447-a-mecanico 1/4

Regulagem de válvulas do OM 447 A mecânico

Acompanhe o diagnóstico e a manutenção que prevê o auste de !olga dos componentesadotados no motor dos ve"culos e#tra$pesados da Mercedes$%en&

 A regulagem das válvulas é uma operação indispensável para a correta manutenção dosmotores diesel, sejam eletrônicos ou mecânicos. Deixar de regular, dentro dos prazosdeterminados pelo faricante, ou regular de forma aleat!ria, sem oedecer "s especificaç#esrecomendadas$ pode levar a um funcionamento insatisfat!rio do motor. %intomas como&aumento de consumo, excesso de fumaça preta, perda de rendimento, supera'uecimento eru(dos na região do caeçote podem acarretar em folgas inade'uadas, 'ue precisam ser verificadas e ajustadas.

 Agora, 'uando a falta de manutenção se estende por per(odos mais longos, os preju(zospodem ser ainda maiores& desgastes prematuros do mecanismo de acionamento das válvulas)alancins, árvore de comando, etc$ e *'ueima* das válvulas são as conse'+ncias maiscomuns, 'ue demandam muito tempo e, soretudo, din-eiro.

instrutor técnico do %/0A1 2ila 3eopoldina, 4ernando 3andulfo explica 'ue esses sintomaspodem indicar 'ue o camin-ão precisa parar para regular as válvulas. mecânico deve ficar atento a tudo isso, mas o ideal é fazer essa manutenção, preventivamente, no per(ododeterminado no plano de revisão da montadora, respeitando a aplicação e o modelo de cadamotor. 5eralmente, esse per(odo varia em torno dos 67 mil 8m rodados, mas isso não é umaregra. 9ada modelo de ônius ou camin-ão tem seu prazo espec(fico.

*:ão importante 'uanto a periodicidade da execução é respeitar o procedimento recomendado&temperatura do motor, folgas, tor'ues, se'+ncia, forma de ajuste da folga e utilização deferramentas especiais, 'ue pode variar de modelo para modelo, dentro de uma mesma marca.:rata;se de uma operação simples, mas de extrema importância. Afinal de contas, a folga atuadiretamente sore a aertura e o fec-amento das válvulas )entrada e sa(da de fluidos evedação da câmara de comustão$. u seja, influncia o desempen-o e longevidade domotor.*, complementa.

Page 2: Regulagem de Válvulas Do OM 447 a Mecânico

8/11/2019 Regulagem de Válvulas Do OM 447 a Mecânico

http://slidepdf.com/reader/full/regulagem-de-valvulas-do-om-447-a-mecanico 2/4

0essa matéria, vamos fazer o ajuste das válvulas do motor < ==> A mecânico, 'ue e'uipa osve(culos extra;pesados da <ercedes;?enz, como o 3 @6. conjunto tem como caracter(sticaas tampas de válvulas individuais e duas válvulas por cilindro.

Bara efetuar o serviço, o mecânico precisa ter em mãos, além das ferramentas convencionais,um calire de lâminas. /m relação aos e'uipamentos de segurança, devem ser utilizados&luvas, !culos de proteção e sapatos apropriados com i'ueira de aço. C importante lemrar 

ainda 'ue as vedaç#es devem ser trocadas por novas sempre 'ue o motor sofrer esse tipo deintervenção. s tor'ues de aperto de todos os parafusos estão especificados no manual deserviços do camin-ão.

/sse procedimento é ásico para todos os modelos de motores diesel, variando o per(odo,algumas condiç#es de execução e os valores das folgas, de acordo com faricante e modelodo ve(culo. /ssa regulagem foi feita com a ajuda do mecânico <arcio <acedo de liveira, daetificadora /ngediesel, localizada em sascoE%B

Desligue o ve(culo algumas -oras antes de começar o procedimento, pois o motor deve estar frio. Bara facilitar o traal-o, execute a regulagem orientando;se pela ordem de injeção)comustão$, 'ue nesse caso é a seguinte& @;F;G;H;6;=. *Bara se regular as válvulas de umdeterminado cilindro, o seu molo deve estar no seu B<% )Bonto <orto %uperior$, tempo dacompressão. 1sso implica em válvulas totalmente fec-adas e sem sofrer 'ual'uer tipo desolicitação pelo mecanismo de acionamento. 0essa situação, o seu molo gmeo )a'uele 'uese encontra na mesma altura em relação a face do loco$ possui o mesmo sentido demovimento, porém executa um tempo motor diferente )final do escapamento$ está com as suasválvulas em alanço, ou seja, válvulas de escapamento na iminência de fechar e as deadmissão na iminência de abir" 

'rocedimento(

)* Desaperte os parafusos e remova as tampas de válvulas individuais uma a uma. 0ão tem

necessidade de seguir nen-uma se'+ncia

Page 3: Regulagem de Válvulas Do OM 447 a Mecânico

8/11/2019 Regulagem de Válvulas Do OM 447 a Mecânico

http://slidepdf.com/reader/full/regulagem-de-valvulas-do-om-447-a-mecanico 3/4

+* 2amos começar a regulagem pelo primeiro cilindro, mas antes, posicione os moloscorretamente, ou seja, colo'ue o sexto cilindro em alanço, para ajustar as válvulas doprimeiro. Bara isso, movimente o eixo de manivelas até 'ue o sexto cilindro entre em alanço,ou seja, esteja no B<% válvulas de escapamento na iminência de fechar e as de admissão

na iminência de abir" .

,* 9om o cálire de lâminas, verifi'ue as folgas 'ue devem ser de 7,G7 mm para a válvula deadmissão e de 7,F7 mm para a de escape. calire deve deslizar na folga oferecendo umape'uena resistncia.

4* %e -ouver necessidade de ajuste, solte a porca de trava. Ise o parafuso de regulagem paraaumentar ou diminuir a folga. Juando encontrar a medida correta, aperte a porca e verifi'uenovamente a folga.

Page 4: Regulagem de Válvulas Do OM 447 a Mecânico

8/11/2019 Regulagem de Válvulas Do OM 447 a Mecânico

http://slidepdf.com/reader/full/regulagem-de-valvulas-do-om-447-a-mecanico 4/4

-* 0a se'+ncia, movimente a árvore de manivelas para fazer a regulagem das válvulas dosegundo cilindro. 0esse caso o cilindro cujas válvulas devem ficar estar em alanço é o 'uinto.

.* epita o processo até completar a operação para todos os cilindros. Juando terminar, fec-eas tampas sem es'uecer de colocar novas juntas de vedação. serve 'ue as juntas permitemapenas uma posição de montagem /.A*.

7* Aperte os parafusos de fixação com o tor'ue especificado, para proporcionar uma oavedação e evitar o empenamento das tampas. tor'ue de aperto é& 6F 0m.