Relatório Anual 2003

9
rua alvarenga 2331 são paulo | sp | 05509-006 telefone 11- 3035 1155 filie-se: 0300-789-2510 (R$ 0,30 o minuto) www.greenpeace.org.br

description

Como parte do compromisso assumido com uma gestão pautada pela transparência e boa governança, o Greenpeace, todos os anos, tem suas contas auditadas.

Transcript of Relatório Anual 2003

rua alvarenga 2331

são paulo | sp | 05509-006

telefone 11-3035 1155

filie-se: 0300-789-2510 (R$ 0,30 o minuto)

www.greenpeace.org.br

relatório anual

2003

2003

O ano de 2003 foi de grande importância parao Brasil e para o Greenpeace. Sabíamos que,apesar de termos depositado grandes esperan-ças no novo presidente Lula e na nova ministrado Meio Ambiente Marina Silva, nossa funçãocomo ONG observadora crítica das políticasambientais do governo iria continuar. Em janeiro, durante o Fórum Social Mundial,lançamos uma campanha estratégica porEnergias Renováveis, com uma manifestaçãocontra a construção de Angra 3. Outra deci-são importante foi aproximar a população denossas atividades, com o programa CidadeAmiga da Amazônia e as campanhas VenenoDoméstico e Transgênicos. Acreditamos quecom esta inovação atendemos a uma demandade nossos simpatizantes e ficamos mais pertode nossos sócios. Dentro do mesmo espírito,incrementamos o número de ciberações e formamos grupos de voluntários em Brasília,São Paulo e Rio de Janeiro. A continuidadede nosso trabalho na Amazônia, dando suportea comunidades locais na luta por reservasextrativistas, também demonstra nosso engajamento por aqueles que mais sofremcom a exploração predatória da floresta. Gostaria de aproveitar para agradecer suacolaboração. Não só financeira, sem a qualnosso trabalho seria impossível, mas tambémo apoio por e-mail, a participação nas cibera-ções e a ajuda para trazer novos sócios, entretantas outras colaborações.

Um grande abraço,

Frank GuggenheimDiretor executivo – Greenpeace Brasil

GR

EE

NP

EA

CE

/ D

AN

IEL

BE

LTR

A

O Greenpeace chegou ao Brasil em 1990,dentro do plano de expansão de sua atuaçãoem direção à América Latina. Nesse mesmoano, estabeleceu-se na Argentina, no Chile,na Guatemala e no México. A escolha dospaíses se fez em razão de sua importância,considerando-se os seus aspectos ambientaise sociais, tanto no âmbito regional como nointernacional. É fundamental enfatizar aespecial importância da atuação dos ativistasna institucionalização do Greenpeace. A pri-meira ação direta realizada no Brasil teve porobjetivo chamar a atenção dos riscos envol-vendo o uso da matriz nuclear para fins degeração de energia. Os ativistas se reuniramem 26 de abril de 1992, de forma pacífica,em frente à usina de Angra. Ali fixaram nochão diversas cruzes brancas, lembrando asvítimas dos acidentes nucleares, em especial,as de Chernobyl. Após essa primeira ação,muitas outras se sucederam, sempre pacíficas.As mensagens passadas não deixam dúvidasquanto aos seus propósitos: a defesa, a prote-ção do meio ambiente. Nesse trabalhosobressai a participação dos ativistas, os quaissão o coração do Greenpeace. A participaçãodeles configura-se como resultado do inarre-dável direito de defender o ambiente no qualvivem, protegendo-o de qualquer violação ourisco de violação. Obrigado aos voluntáriospor sua corajosa atuação na defesa daquiloque acreditam e que pertence a todos nós.

Fernando FurrielaPresidente do Conselho Diretor do

Greenpeace Brasil

2003fevereiro Ao lado de

outras entidades, o Greenpeace par-ticipou da Marcha Pela Paz em SãoPaulo (SP), no dia internacionalcontra a guerra. Nas semanas ante-riores ao início dos bombardeios aoIraque, mais de 9.500 ciberativistasdisseram não à guerra, enviando,pelo site do Greenpeace, mensagensde protesto à ONU e ao governode vários países.

abril Após a intervenção doGreenpeace, um navio carregadode melaço contaminado com ohormônio de crescimento MPA,que seria descarregado noBrasil, retornou para a Holanda.Mais de 1500 ciberativistas contri-buíram para isso, exigindo que acarga retornasse para a empresaresponsável pelo envio. O MPA éum hormônio artificial que inter-fere no sistema endócrino e pode causar infertilidade.

maio Para continuar prote-gendo o direito dos brasileiros deconsumir produtos não-transgêni-cos, o Greenpeace lançou a 2ª edi-

junho Na Semana do MeioAmbiente, o Greenpeace divulgouas vantagens da energia solar. Duasmanifestações foram realizadas emBrasília (DF) contra os perigos daenergia nuclear, com imagens devítimas do acidente em Chernobil(Ucrânia, 1986).

agosto A demarcação daterra dos índios Deni (Amazonas),intermediada pelo Greenpeace,Cimi e Opan, foi finalmente ofi-cializada. O território ocupamais de 3,6 milhões de hectaresde floresta e liga oito áreasindígenas.

... A Eletrobrásrecebeu do Greenpeace uma conta

outubro O Greenpeacecomemorou a decisão do gover-no do Paraná de proibir ostransgênicos no Estado. Alémdisso, sete indústrias de alimen-tos decidiram não utilizar OGMsem seus produtos – entre elas aNestlé. A empresa recebeu mais

de 5 mil mensagens enviadaspor ciberativistas, exigindo quedeixasse de usar transgênicos.

... Para engajaros consumidores, o Greenpeace fezuma campanha em seis Estados e noDistrito Federal, rotulando produtossuspeitos de conterem transgênicosnas prateleiras de supermercados.

... O navioArctic Sunrise chegou a Belém (PA)e até dezembro foi mais um reforçocontra a atividade madeireira ilegale em prol da criação da ReservaExtrativista Verde para Sempre,uma área que deverá ser destinada à

dezembro Ativistas fize-ram uma demarcação simbólica daReserva Verde para Sempre (PA).Devido a conflitos com madeireirose autoridades, os ribeirinhos se orga-nizaram para lutar pela área e resol-ver a questão fundiária na região.

janeiro O Greenpeace partici-pou ativamente do Fórum SocialMundial de 2003, em Porto Alegre(RS), em seminários, painéis, pales-tras, discussões. Nossas principaisações foram o lançamento daCampanha de Energia e a manifesta-ção contra os transgênicos diante doescritório da Monsanto na cidade.

... Como parteda Campanha Internacional porJustiça em Bhopal, o Greenpeacefez uma ação em frente à sede lati-no-americana da Dow Química,em São Paulo (SP). A organizaçãoexigia que a empresa solucionasseos problemas do acidente deBhopal (Índia) e limpasse as áreascontaminadas por suas atividadesna América Latina.

que podem conter OGMs (organis-mos geneticamente modificados).Durante todo o ano, foram distri-buídos 150 mil guias e houve maisde 275 mil downloads da versãoonline no nosso site!

... O Greenpeaceprotestou em Brasília (DF) contra amedida provisória que liberou acomercialização da safra 2002-2003de soja transgênica no Brasil. Osciberativistas também ficaramindignados: mais de 14 mil mensa-gens foram enviadas ao presidenteLula e aos ministros envolvidos,pedindo a não liberação.

... A fim de pro-mover o consumo sustentável demadeira amazônica, o Greenpeacelançou em Sorocaba (SP) o progra-ma Cidade Amiga da Amazônia(CAA). Com o programa, a organi-

●●

novembro OGreenpeace denunciou ao Ibamatoras e trilhas de arraste de madeiraencontradas na área proposta para aReserva Verde para Sempre, na lutacom as comunidades pela criação deáreas de proteção na Amazônia.

... Após madei-reiros e lideranças políticas ameaça-rem o trabalho do Greenpeace,Ibama e Incra no Pará, o ministro daJustiça prometeu atender a um pedi-do da ONG e dos ribeirinhos pelasegurança em Porto de Moz (PA).

...Entrou no aro novo site do Greenpeace, maisbonito e de mais fácil navegação.

... Foi aberta aterceira loja Espaço Greenpeace, noRio de Janeiro (RJ). Também existem franquias em São Paulo (SP)e Salvador (BA).

julho Após pressão doGreenpeace, o governo dos EUAdeterminou a devolução de um carregamento de mogno aoBrasil. A madeira havia sido re-tirada ilegalmente da Terra doMeio, na Amazônia.

zação incentiva os municípios aadotare, uma legislação própriaproibindo a compra pública demadeira ilegal da Amazônia. O CAAtambém foi apresentado emPiracicaba, Bauru e Boituva (SP).

... Com o cres-cimento de nossa equipe, asede do Greenpeace mudoupara um novo escritório, noButantã (São Paulo, SP).

... O Brasiladotou o Protocolo de Cartage-na, acordo internacional sobre otransporte de transgênicos entreos países. O Greenpeace partici-

setembro O Greenpeaceparticipou da reunião da OMC(Organização Mundial do Comércio)em Cancún (México), na luta paraque a entidade não interfira nas leis eacordos ambientais internacionais. AONG atuou principalmente pelodireito de os países proibirem ostransgênicos em seu território.

... Com a denún-cia de que a Bunge não informa osconsumidores sobre o conteúdo dosseus produtos, se iniciou a pressão pelarotulagem dos transgênicos no Brasil.

... Para exigirque o presidente Lula não liberasse asoja transgênica, o Greenpeace pro-testou em Brasília (DF) enquanto ogoverno discutia uma medida provi-sória liberando seu plantio.

... Foram cria-dos três grupos de voluntários: Riode Janeiro (RJ), São Paulo (SP) eBrasília (DF). O grupo de PortoAlegre (RS) completou 9 anos.

exploração sustentável da florestano Pará. A expedição baseou-se norelatório “Pará: Estado de Conflito”.

... Foi lançado ovídeo “Vozes da Floresta”, tratandodos conflitos entre as comunidadese as madeireiras na disputa por ter-ras na Amazônia. O documentáriointegra a luta pela criação daReserva Verde para Sempre.

... Um tapete de400 m2 com mais de 50 mil assina-turas foi entregue às autoridades noPalácio do Planalto, dizendo não aAngra 3 e sim às energias renováveis.

... No dia do aniver-sário do presidente russo, oGreenpeace pressionou-o a assinaro Protocolo de Kyoto, com manifestações em embaixadas econsulados da Rússia em 19 países, inclusive o Brasil.

... Com o lança-mento da campanha VenenoDoméstico, o Greenpeace coletou apoeira na casa de voluntários, paraidentificar as substâncias tóxicas. Osativistas aspiraram casas em São Pauloe Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ)e Porto Alegre (RS), além de gabine-tes de políticos em Brasília (DF).●

ção do Guia do Consumidor, com24 empresas que se compromete-ram a produzir alimentos semtransgênicos. Reimpresso emsetembro, o guia é a única fonte deinformação do País sobre produtos

... Em mais de 20países (incluindo o Brasil), oGreenpeace exigiu a liberaçãodo navio Rainbow Warrior, retidona Espanha depois de um pro-testo contra o comércio demadeira ilegal. Depois de mui-tas negociações e mais de 1.800ciberações enviadas para aembaixada espanhola só noBrasil, o RW foi liberado.

de eletricidade gigante, alertandopara os altos custos da energianuclear. Diante da estatal no Rio deJaneiro (RJ), um cogumelo atômicolembrou o aniversário da bomba deHiroshima. Mais de 7.100 ciberati-vistas do Greenpeace e da SOS MataAtlântica exigiram que o governonão investisse nessa fonte perigosa.

atividadespou ativamente das negociações paraque o tratado entrasse em vigor.

... Como nosanos anteriores, o Greenpeaceintegrou o grande esforço pelanão liberação dos OGMs semestudos de impacto ambientalno País. Graças à luta, os trans-gênicos vêm sofrendo embargosno Brasil ano após ano.

... Quase 1.500ciberativistas enviaram mensagens àSolvay, exigindo a descontaminação dodepósito de cal localizado ao lado daárea da indústria, em Santo André (SP).

... Total deciberações do Greenpeace noano: 15. Total de mensagensenviadas: 45 mil.

† O Greenpeace passou por umlamentável episódio ao final da expedição do Arctic Sunrise naAmazônia, com o falecimento da rádio-operadora Emily Craddock.

GR

EE

NP

EA

CE

/ M

ÁR

CIO

PE

NA

GR

EE

NP

EA

CE

/ M

ÁR

CIO

PE

NA

GR

EE

NP

EA

CE

/ M

ÁR

CIO

PE

NA

GR

EE

NP

EA

CE

/ JU

AN

PR

ATG

IME

STÓ

S

GR

EE

NP

EA

CE

/ FL

ÁV

IO C

AN

NA

LON

GA

GR

EE

NP

EA

CE

/ R

OD

RIG

O B

ALE

IA

GR

EE

NP

EA

CE

/ R

OD

RIG

O B

ALE

IA

GR

EE

NP

EA

CE

/ R

OD

RIG

O B

ALE

IA

GR

EE

NP

EA

CE

/ D

AN

IEL

BE

LTR

A

GR

EE

NP

EA

CE

/ FL

ÁV

IO C

AN

NA

LON

GA

recursos

RECEITAS 2003 2002

Recursos recebidos do Greenpeace Intl 3.443.099 3.991.383

Contribuição de Sócios 2.001.455 1.526.078

Financeiras/Outras (1) 389.610 77.821

Licenças 54.167 135.163

Total de Receitas 5.888.331 5.730.445

DESPESAS 2003 2002

Campanha Amazônia 2.695.487 2.830.491

Outras Campanhas(2) 1.170.554 880.136

Administrativas(3) 826.599 553.391

Captação de sócios 794.255 860.541

Informação Pública e Difusão 463.657 328.672

Total de Despesas 5.950.552 5.453.231

(1) Valor inclui doações recebidas de Fundações no exterior.(2) Engenharia Genética, Energia, Nuclear e Tóxicos.(3) As despesas administrativas em 2003 tiveram um aumento em relação ao ano de 2002 em função da perda cambial pela dife-

rença de taxas de câmbio dos recursos enviados pelo Greenpeace Internacional. As despesas decorrentes da mudança para anova sede do escritório em SP também estão incluídas neste item.

GR

EE

NP

EA

CE

/ FL

ÁV

IO C

AN

NA

LON

GA

Nas tabelas abaixo, veja os dados referentesàs finanças do Greenpeace Brasil, auditadospela empresa Rovai, Guisado, Tesseroli & Associados. Vale ressaltar que a contribuiçãovinda de sócios no total de receitas passoude 27%, em 2002, para 33%, em 2003.

parceriasPara a impressão do calendário2004, o Greenpeace contou com aparceria da agência Y&R, gráficaIpsis, Digital Image, Ação, Suzanoe Espaço Greenpeace. As imagensforam cedidas pelo fotógrafoAraquém Alcântara. A criação donovo site contou com o apoio daAlmapp/BBDO e Web 80, além de

seguir no servidor Linux do TerraNetworks. O Greenpeace contoucom o apoio de inúmeros veículos impressos, emissoras de TV erádio, websites, mídias eletrônicas,cartões e salas de exibição de cine-ma, que divulgaram as nossas cau-sas gratuitamente.

Conselho Diretor: Fernando Furriela (Presidente) Hugo Rosa João Lara MesquitaMarcelo Sodré Pedro Jacobi Regina Scharf

Diretor-Executivo: Frank Guggenheim Diretor de Campanhas: Marcelo Furtado

Diretora de Comunicação: Gladis Éboli Diretor Administrativo e Financeiro: Wilson Mosca Segundo

Diretora de Marketing e Captação de Recursos: Clélia Maury

RELATÓRIO ANUAL 2003Edição: Elisa Almeida França

Colaboração: Cristina BodasCaroline Donatti

Projeto gráfico e edição: Kraft design (3875.4219)Imagens Greenpeace: Daniel Beltra

Flávio CannalongaMárcio PenaRodrigo BaleiaRodrigo Petterson

Impressão: Gráfica PhotonTiragem: 20.000 exemplares

MISSÃO

O Greenpeace é uma organização inde-

pendente que faz campanhas util izan-

do confrontos não-violentos para ex-

por os problemas ambientais globais e

alcançar soluções que são essenciais

a um futuro verde e pacífico.

OBJETIVOS

Proteger a biodiversidade em todas as

suas formas, evitar a poluição e o

esgotamento do solo, oceanos, água e

ar, acabar com as ameaças nucleares

e promover a paz