Relatório Anual - 2012.

25
NOSSO RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES: 2012 EM NÚMEROS

description

Apresentamos nosso balanço geral de atividades ao longo de 2012. plataformamoi.org

Transcript of Relatório Anual - 2012.

NOSSO RELATÓRIO ANUAL

DE ATIVIDADES:

2012 EM

NÚMEROS

plataformamoi.org

RELATÓRIO ANUAL 2012

Apresentamos nosso relatório de atividades realizadas no ano de 2012.

É através deste relatório que apresentamos o resultado de tudo o que produzimos neste ano de criação da Plataforma Moi. Da viagem que deu origem à Plataforma às atividades que desempenhamos ao longo do ano, tudo está aqui. Aproveitamos, também, para apresentar o que planejamos para este início de ano de 2013.

Preste atenção também nas planilhas sobre nossa captação de recursos e despesas. É através delas que é possível compreender como empregamos estes recursos no dia-a-dia e em nossos projetos.

índice4. a plataforma

5. projeto universitários de empada

7.inovação

8. captação de recursos

10. relatórios de controle

11. balanço financeiro geral

15. exposição na mídia

18. planejamento para 2013

20. parceiros

RELATÓRIO ANUAL 2012

a plataforma moi A Plataforma MOI é uma iniciativa social focada em criar e incentivar ações que tenham como ponto de partida a inovação, o intercâmbio de culturas e, principalmente, a mobilização comunitária. Inspirada em uma viagem ao vilarejo de Empada, no interior da Guiné-Bissau, pequeno país do Oeste Africano, a Plataforma surgiu da reflexão acerca das perspectivas de desenvolvimento local e da influência da cultura e características da comunidade no percorrer deste caminho.

Acreditamos que a educação é a melhor forma de catalisar mudanças em pequenas comunidades locais, formando lideranças jovens, estimulando noções de responsabilidade social e criando condições para desenvolvimento próprio.

Como primeiro projeto, proporcionamos aos estudantes do último ano do ensino médio em Empada a oportunidade de cursar a Universidade, em Bissau.Chamamos este sistema de bolsas de ensino de Projeto Universitários de Empada. Antes de falarmos do planejamento de 2013, entenda melhor nossas atividades em 2012 através da linha do tempo.

RELATÓRIO ANUAL 2012

MARÇO ABRIL/MAIO/JUNHO/JULHO AGOSTOViagem à Empada, no interior da Guiné

Bissau. No decorrer da estadia, o contato com a cultura guineense.

Após longo período de planejamento de nossas atividades e objetivos,

lançamos a Plataforma.Ao lança-la, começamos a venda de camisetas para captação de

recursos

Já no Brasil, moldamos a Plataforma, com base

no que vimos e entendemos da Guiné-

Bissau e de Florianópolis.

SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO/DEZEMBRO

Época de divulgação da venda de camisetas com a colaboração da Gabriela Faraco

Acessórios, Aesthetic, Akomplice, Célula Showcase e ICom.

Com o aporte inicial necessário, enviamos à

Guiné Bissau o primeiro repasse para o custeio das bolsas referentes ao Projeto Universitários de

Empada

Fortalecemos nosso vínculo com a Universidade Lusófona com a ida dos professores e nossos colaboradores Joel e Mamadou à Bissau. Ao mesmo

tempo, demos início ao planejamento de 2013 e aos

novos projetos.

CONHEÇA O PROJETO UNIVERSITÁRIOS DE EMPADA

RELATÓRIO ANUAL 2012

Como ação inicial, o Projeto Universitários de Empada proporciona bolsas de estudo em uma instituição privada na capital de Guiné-Bissau, a Universidade Lusófona. Os alunos selecionados começaram o ensino superior em outubro de 2012, com bolsa garantida até o término da graduação. As bolsas destinam-se a jovens da vila de Empada, no interior do país, local onde a Plataforma tomou forma.    A Guiné-Bissau tem uma estrutura de ensino frágil, onde as faculdades privadas na Capital, únicos meios de acesso à educação superior, estão distantes da realidade econômica dos jovens do interior. O Projeto Universitários de

Empada surge como um novo caminho de acesso ao conhecimento, possibilitando que os alunos tenham influência em seu meio e naqueles que lhes cercam; mais do que tudo, possibilita que gerem, em suas próprias comunidades, caminhos de desenvolvimento a longo prazo.  

Cinco alunos do último ano escolar no Liceu Consolata foram selecionados pela Diretora da instituição, Irmã Sofia Carvalho, de acordo com desempenho acadêmico e possibilidade real de ida à capital Bissau.

O custo da mensalidade perante a Universidade Lusófona, por aluno, é de cerca de R$100,00.

Projeto Universitários de Empada

Alunos são selecionados pela escola em

Empada.As bolsas são custeadas pela Plataforma.

Fazemos os repasses à Irmã Sofia em avanço.Ela faz as matrículas e pagamentos mensais à Universidade.

A captação pela

Aesthetic foi a base em 2012. Em 2013 temos também a Akomplice.

Assim, buscamos

incentivar o um novo caminho de

desenvolvimento à vila de Empada.

Até agosto de cada ano, novos alunos

serão selecionados para as bolsas, somando-se aos anteriores.

Os detalhes das

vendas e repasses são publicados em nosso website e página no

Facebook.

Entenda como funciona

Levando na bagagem vasta experiência em possibilitar acesso à educação em países africanos, cabe à Diretora o controle financeiro da operação no País.

Prezando pela transparência, relatórios financeiros com informações das vendas e repasses financeiros serão postados em nosso website. Para acompanhar o rendimento dos alunos, criamos vínculos com a AEFASE (Associação dos Estudantes de Empada) e com dois professores da Universidade Lusófona, Mamadou Alpha Diallo e Joel Rosa.

Criamos, com esta rede de ligações, um ciclo de comunicação entre a Plataforma MOI, em Florianópolis, e quem está trabalhando para que as bolsas aconteçam em Bissau.

RELATÓRIO ANUAL 2012

inovaçãoUm dos pilares da Plataforma MOI é inovar sempre. Para o programa de bolsas Universitárias, a atuação foi projetada de forma diferente das organizações presentes em Guiné-Bissau. O contato e acompanhamento foi estabelecido diretamente com a faculdade e as instituições presentes na vila de Empada. O investimento também foi pensado para que fosse transformador e duradouro, estabelecendo um suporte ao ensino superior ainda inexistente naquela região do país.

Para a captação, procuramos explorar as raízes da Plataforma em Florianópolis sem perder o olhar internacional. Surgiu, então, a parceria com a Aesthetic, marca local, e a Akomplice, marca norte-americana, que desde a primeira reunião compartilharam o propósito de trabalhar para investir em educação. Das marcas, inovadoras por natureza, veio a inspiração dos tecidos e materiais que compuseram a mini coleção de camisetas, combinadas com as fotos da viagem à Empada.

O projeto Universitários de Empada trouxe, após o lançamento, elogios, sugestões e novos pontos de vista que - aliados a um olhar global e transformador - inspiraram metas para o próximo ano. A Plataforma MOI trabalhará, em 2013, para que essas as novas ideias sejam não só inovadoras, mas também socialmente impactantes.

Os Cinco Alunos

Domingos Imbonde: curso de Gestão de Recursos Humanos.

Janita Paulo Pereira: curso de Ciências Médicas.

Júnior Fernando Napam: curso de Engenharia da Informática.

Marcelino M’Batche: curso de Ciências Médicas.

Mohamed Indjai: curso de Bioquímica.

RELATÓRIO ANUAL 2012

Captação de Recursos Inovadora

Em parceria com as marcas Aesthetic Art, de Florianópolis, e Akomplice Clothing, dos Estados Unidos, a   coleção de camisetas foi lançada com o intuito de captar recursos de maneira inovadora ao Projeto Universitários de Empada.

As camisetas têm estampas com tiragem limitada, com três imagens que retratam a viagem dos fundadores da Plataforma Moi à Guiné Bissau e à comunidade de Empada. Nos modelos masculino e feminino, as peças  trazem um pouco do cotidiano e da convivência tida com os moradores,como o carnaval, a brincadeira, a mininesa.

Pela Aesthetic, a venda é realizada na loja física da Aesthetic Art, em Florianópolis, na Rua Alves de Britto, 141, como nas lojas online da marca (aesthetic.art.br), e no próprio site da Plataforma (plataformamoi.org/loja) ou em nossa página no Facebook.

Pela Akomplice, as camisetas serão vendidas à partir de abril de 2013 em 26 lojas nos EUA, Austrália, além de diversos países da Europa.

“The Empada Students Project aims to

raise awareness of the role that higher

education plays in develop and quality of

life for humans everywhere. The MOI

Platform invests 100% of sales profits in

scholarships for local students in Guinea

Bissau. Thses scholarships covers college

tuition in Bissau, the country’s capital, for

students from the village of Empada”.

Como forma de contraprestação, instituímos controle acadêmico aos alunos. Ao fim de cada termo letivo, cabe aos professores Mamadou Alpha e Joel Rosa preencher relatório e nos enviar, para que possamos publica-lo em nosso site.

O desempenho é avaliado quanto as notas e frequência dos alunos às aulas. Ao nosso ver, além de garantir a transparência do Projeto, o controle tem impacto positivo por nos possibilitar um panorama da adaptação e do interesse do aluno. Como abordado anteriormente, caso o rendimento seja insatisfatório, o aluno será acompanhado de perto pelos professores responsáveis e pela Diretora do Liceu em Empada, Sofia Carvalho.

É responsabilidade da Diretora o preenchimento dos relatórios financeiros, apresentado abaixo. Ao receber nossa remessa periódica, o pagamento é realizado por ela em mãos à Universidade. Dessa maneira, ao publica-los em nosso website em conjunto com nossas contas, mantemos o Projeto transparente e acessível.

RELATÓRIO ANUAL 2012

Relatórios de Controle Acadêmico e Financeiro

CONFIRA NOSSO CONTROLE FINANCEIRO

DE 2012

RELATÓRIO ANUAL 2012

Nossos NúmerosO ano de 2012 foi de estruturação da Plataforma MOI e das ação Universitários de

Empada. Demos nossos primeiros passos, investimos em nossas ações e conseguimos já repassar as primeiras mensalidades pagas integralmente com a venda das camisetas da coleção em parceria com a Aesthetic e a Akomplice.

Saldo Anterior R$0,00

Total de Receitas no Período R$7.588,00

Total de Despesas no Período -R$7.398,80

Balanço no Periodo R$190,00

Saldo Final R$190,00

InvestimentosFizemos investimentos diretos em Bissau, onde arcamos com a matricula e as

mensalidades até março de 2013 dos alunos selecionados (Investimento Direto). Além disso, investimos na estruturação da iniciativa Universitários de Empada e na produção da coleção de camisetas junto com a Aesthetic e Akomplice (Investimentos). Uma pequena parcela dos investimentos foi, ainda, para a criação e manutenção de nossas páginas na internet (Publicidade + Internet)

RELATÓRIO ANUAL 2012

Categoria Valor

Custos Camisetas R$3.300,00

Custos iniciais - bolsas R$2.000,00

Investimento Trimestral (Dez-Fev)

R$1.200,00

Gastos Materiais (evento) R$700,00

Site R$110,50

Loja Online R$66,30

Campanha Facebook R$22,00

Total R$7.398,00

ReceitasPara honrar com nossos

compromissos, contamos com o aporte inicial dos fundadores para o primeiro ano de operação (Empréstimo). Também já recebemos o primeiro adiantamento da receita de vendas vinda da Aesthetic (Vendas), que foi integralmente repassado para o pagamento das mensalidades do primeiro trimestre de 2013.

RELATÓRIO ANUAL 2012RELATÓRIO ANUAL 2012

Categoria Valor

Empréstimo R$5.498,80

Vendas R$2.090,00

Total R$7.588,80

Empréstimo72,46%

Vendas27,54%

Fluxo CompletoData Descrição Categoria Valor

1/8/12 Aporte- Léo (de fundadores) Empréstimo R$2.000,00

1/8/12 Custos Camisetas (a Aesthetic) Investimentos -R$3300,00

1/8/12 Aporte - Philippe (de Fundadores) Empréstimo R$1.300,00

1/9/12 1/6 Pgto Site - Pedro (de Fundadores) Empréstimo R$22,10

1/9/12 Site (a Virb) Internet -R$22,10

29/9/12 Gastos Materiais - Evento (a Variados) Publicidade -R$700,00

1/10/12 Aporte - Gedeão (de Fundadores) Empréstimo R$2.000,00

1/10/12 2/6 Pgto Site - Pedro (de Fundadores) Empréstimo R$22,10

1/10/12 Site (a Virb) Internet -R$22,10

10/10/12 Custos Iniciais - bolsas (a Irmã Sofia)Bolsas - (Investimento

Direto) -R$2.000,00

1/11/12 3/6 Pgto Site - Pedro (de Fundadores) Empréstimo R$22,10

1/11/12 Camisetas (de Aesthetic) Vendas R$890,00

1/11/12 Site (a Virb) Internet -R$22,10

23/11/12 Loja Online (a Big Cartel) Internet -R$22,10

23/11/12 Campanha (a Facebook) Publicidade -R$11,00

23/11/12 Campanha (a Facebook) Publicidade -R$11,00

23/11/12 1/6 Pgto Loja Online - Philippe (de Fundadores) Empréstimo R$22,10

23/11/12 Aporte - Pedro (campanhas Facebook) (de Fundadores) Empréstimo R$22,10

1/12/12 4/6 Pgto Site - Pedro (de Fundadores) Empréstimo R$22,10

1/12/12 Site (a Virb) Internet -R$22,1

14/12/12 Camisetas (de Aesthetic) Vendas R$1.200,00

19/12/12 Investimento Trimestral (Dez/Fev) (a Irmã Sofia)Bolsas - (Investimento

Direto) -R$1.200,00

23/12/12 Loja Online (a Big Cartel) Internet -R$22,10

1/1/13 5/6 Pgto Site - Pedro (de Fundadores) Empréstimo R$22,10

1/1/13 Site (a Virb) Investimentos -R$22,10

23/1/13 2/6 Pgto Loja Online - Philippe (de Fundadores) Empréstimo R$22,10

23/11/12 Loja Online (a Big Cartel) Internet -R$22,10

Saldo AnteriorSaldo AnteriorSaldo Anterior R$0,00

Total de Receitas no Período Total de Receitas no Período Total de Receitas no Período R$7.588,80

Total de Despesas no PeríodoTotal de Despesas no PeríodoTotal de Despesas no Período -R$7.398,80

Balanço no PeríodoBalanço no PeríodoBalanço no Período R$190,00

Saldo FinalSaldo FinalSaldo Final R$190,00

RELATÓRIO ANUAL 2012RELATÓRIO ANUAL 2012

RELATÓRIO ANUAL 2012

A Plataforma Moi na MídiaConfira aqui algumas matérias que falaram da

iniciativa da Plataforma MOI.

Ficamos felizes não só pela exposição do nosso projeto, mas também por saber que estamos cercados de outras iniciativas que também buscam usar a tecnologia para criar ações inovadoras.

A Plataforma Moi foi tema da 9a edição da Revista Level, em junho de 2012.

Às vésperas do lançamento da coleção de camisetas em parceria com as marcas Aesthetic e Akomplice, a revista introduz ao público a Plataforma e nosso primeiro projeto, Universitários de Empada. 

A Gabriela Faraco Acessórios lançou em seu blog um ensaio combinando os acessórios da Grife com a coleção de camisetas da Plataforma, Aesthetic e Akomplice.

Além das imagens publicadas, a parceria promete novas ações para 2013, unindo os projetos da Plataforma e as peças da

grife. catarinense.

O Diário Catarinense aproveitou o Social Good Brasil, seminário organizado pelo ICom, para reunir no Caderno BIS diversas iniciativas sociais atuantes em Florianópolis.A Plataforma Moi ganhou destaque na edição do jornal, estampando a capa do encarte e a contracapa do jornal.

Em sintonia com o Social Good, o Diário abordou o uso da tecnologia em nossos projetos. Questões como a utilização da internet para comunicação e divulgação, além das

RELATÓRIO ANUAL 2012

Conversamos com a Deutsche Welle - DW-WORLD.DE German, rádio pública alemã que está presente em mais de 100 países, entre eles Guiné Bissau. A entrevista, que pode ser acessada nesse link,

http://www.dw.de/dw/article/0,,16272828,00.html, foi cedida à jornalista Sansara Buriti, e explica o objetivo e nascimento da Plataforma. Há também, uma participação de Sofia Carvalho, missionária e diretora do Liceu de Empada, instituição formadora dos jovens que serão contemplados com as bolsas universitárias. Aos 15 minutos da gravação, pode-se ouvir a reportagem.

A terceira e última reportagem da série Redes do Bem, do Bom dia Santa Catarina (RBSTV), trouxe a temática do uso da internet para a execução de práticas de iniciação social.

Nosso trabalho foi apresentado em conjunto com diversos outros projetos interessantes em Florianópolis, como o Bem Possível e o Projeto Além da Pele.

À época do Social Good Brasil, seminário de renome internacional realizado em Florianópolis, tivemos a grande oportunidade de conceder entrevista ao blog do ICom, organizador do evento. Na ocasião, abordamos nossa origem e missão.

A parceria com o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis rendeu também, ao fim do ano, uma grande e descontraída conversa no Green Drinks, evento realizado em mais de 70 países.

No bate-papo, os participantes ficaram sabendo um pouco mais sobre nossas iniciativas, em especial sobre o Projeto Universitários de Empada.

Tivemos também a grande oportunidade de ser tema de reportagem do Jornal do Almoço, programa televisivo da RBSTV, cuja repercussão foi crucial para a divulgação de nossos trabalhos.

Após a reportagem, registramos aumento no número de acessos ao nosso website e à página no Faceboook.Principalmente, percebemos maior procura pelas camisetas, contribuindo para a captação de recursos ao Projeto Universitários de Empada.

RELATÓRIO ANUAL 2012

RELATÓRIO ANUAL 2012

Vídeo Institucional + Bem Possível

O crowdfunding é ferramenta de financiamento coletivo de projetos. Nele, doadores colaboram online e em conjunto para que projetos sejam transformados em realidade.

A prática ganhou o mundo e aterrissou em Florianópolis, onde foi criado o website ‘Bem Possível’ (bempossivel.org,br). Nele, um valor é estipulado e incentivadores doam quantias variáveis, buscando atingir a meta. Caso essa estipulação seja alcançada, o valor é repassado ao Projeto. Caso contrário, retorna aos financiadores.

Embora não tenhamos atingido o valor que estipulamos para sustentar o orçamento de um ano de atividades, da parceria entre o Bem Possível e a Plataforma Moi surgiu nosso video institucional, que você pode assistir, baixar e compartilhar através de nosso website, Youtube ou de nossa página no Vimeo (https://vimeo.com/plataformamoi).

Gostou das imagens? Em nosso website, disponibilizamos diversas fotos de Empada, com descrição que permite saber um pouco mais sobre o cotidiano da vila.

QUER SABER O QUE PLANEJAMOS PARA

2013?

Com o ano de 2013, vem novas responsabilidades à Plataforma Moi. Ao longo de 2012, visávamos nos estabelecer, organizando o Projeto Universitários de Empada e seus mecanismos. Foram necessários alguns meses para criar sintonia na comunicação com nossos colaboradores em Empada e Bissau. Também foram necessários meses de organização para firmarmos parcerias e criarmos produtos de qualidade a fim de captar recursos de maneira sustentável e inovadora para a manutenção das bolsas de estudo universitárias em Bissau.

Com isso tudo em mente, o planejamento para Janeiro/Abril de 2013 não pode deixar de lado novos projetos. Queremos gerar e potencializar impacto social positivo através dos nossos projetos e do incentivo à ação, sendo reconhecidos em âmbito nacional como uma iniciativa social inovadora, mobilizadora e de excelência.

Para atingir nossos objetivos, precisamos também nos estruturarmos. Para isso, estamos organizando nosso Conselho Consultivo, nosso Estatuto e configuração legal.Tudo isso é essencial para que tenhamos sempre novas ideias e perspectivas no caminho.

Quer nos ajudar a construir a Plataforma?

Entre em nosso website e nos envie seu projeto, sugestão ou crítica.

RELATÓRIO ANUAL 2012

Conselho Consultivo: propor

novos projetos, opinar sobre iniciativas em andamento, avaliar questões técnicas e

financeiras.

Organização legal da Plataforma

Moi: essencial para maior clareza na tributação, em doações e na destinação de recursos aos projetos.

Projeto Fotográfico entre os

alunos da ACAM do Morro do Mocotó, em Florianópolis, e escola particular. Ao fim, as fotos

serão expostas em pontos estratégicos da cidade, visando

incentivar noções de integração e cultura aos

participantes.

Projeto Universitários de

Empada: consolidar a captação de recursos e os mecanismos de escolha e controle acadêmico

dos alunos.

Nosso Primeiro

Trimestre:

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS

PARCEIROS

RELATÓRIO ANUAL 2012

O Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), é uma Fundação Comunitária que, desde 2005, promove odesenvolvimento comunitário por meio da mobilização, articulação e apoio a investidores e organizações sociais.

A organização auxilia a Plataforma MOI a estruturar o planejamento e a governança de suas ações, garantindo a viabilidade e potencializando o impacto das iniciativas.

Durante os 30 anos de história de seus projetos, o Instituto Padre Vilson Groth (IVG) atendeu milhares de jovens e adultos, direta ou indiretamente, que puderam vislumbrar outras oportunidades de vida a partir de cursos de qualificação profissional, atividades nas áreas cultural, de lazer e de esporte, sempre com apoio pedagógico e alimentar.

Foi através do IVG que a Plataforma MOI criou uma conexão com Gunié-Bissau, e é junto a ele que refletimos sobre nossa missão, valores e perspectivas como organização social.

A Sambba é uma das principais agências de publicidade de Santa Catarina. Atua nas esferas pública e privada, oferecendo soluções em comunicação.

Contamos com a atuação da Sambba a criação de nossa identidade visual, do logo ao aconselhamento na produção de produtos para captação.

Gabriela Faraco Acessórios é uma grife catarinense de acessórios de luxo que está presente em mais de 110 pontos de venda no Brasil e no exterior.

Em seu atelier, em Florianópolis, a marca conta com uma equipe de profissionais especializada na confecção de peças feitas à mão. De lá, saem brincos, anéis, pulseiras, colares e cintos para mais de 110 pontos de venda no Brasil e no exterior.

Em 2012, a parceria foi essencial para divulgação da Plataforma e da venda de produtos para captação. Em 2013, pretendemos mais, com a elaboração de projeto em conjunto.

RELATÓRIO ANUAL 2012

Criada em Florianópolis, a Aesthetic é mais que uma simples marca, é uma plataforma integrada de produções artisticas. Através das roupas e de projetos específicos, busca transmitir e integrar todas

as formas de arte, baseadas nas diversas culturas e subculturas, música, moda, fotografia e no estilo de vida contemporâneo.

Ao ajudar a promover a arte e seus artistas, obtém em troca inspiração e uma fonte inacabável de idéias e material para desenvolvimento de coleções. A Aesthetic é uma marca com objetivo de vestir aqueles que se identificam com este estilo de vida conteporâneo; com liberdade, originalidade, arte e colaborativismo.

A Akomplice é uma marca americana, com visão global. Com sede em Santa Barbara, Califórnia, sua missão é potencializar o impacto de conectar pessoas através de projetos expressivos - no sentido amplo de arte - e inovadores, expandindo as fronteiras de uma marca de roupas tradicional e promovendo a consciência humana e social.

Além de suas coleções próprias, a marca têm uma longa experiência em colaborações, trazendo conceitos novos e causas nobres para o seu portfólio.

A collective of humans that strive towards living perfect balance to our self-potential, and through our collective influence an exponential impact is made. Passion for expression roots the movement, shared to the world through the broad term we call “art”. The impact will constitute the connecting of like-minded humans through our innovative and expressive projects, meanwhile expanding the bounds of a traditional clothing company to help aid and promote human consciousness, and an evolved world. We will change are changing world.

Akomplice is a movement. We are characterized solely by the love inherent in each individual moment. Our philosophy is simple, Evolution Through Innovation.

RELATÓRIO ANUAL 2012

plataformamoi.org