Relatório Anual Das Ações-fedex-2013

download Relatório Anual Das Ações-fedex-2013

of 56

description

FEDEX-RELATÓRIO ANUAL 2013

Transcript of Relatório Anual Das Ações-fedex-2013

  • CONEXESGLOBAIS

    GlobalRelatrio 2013 de

    Cidadania

  • Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Carta do Chairman e CEO 4Q&A com Mitch Jackson 5Economia e Acesso 7Meio Ambiente e Eficincia 19Comunidade e Socorro a Desastres 35Pessoas e Local de Trabalho 45

    ndice

    INTRODUO 2

    Sobre este relatrio

    Nosso Relatrio Anual de Cidadania Global monitora as estratgias, metas e progressos da organizao em quatro pilares importantes:

    n Economia e Acesso: ampliar o comrcio global de forma sustentvel para comunidades e acionistas

    n Meio Ambiente e Eficincia: criar redes mais eficientes para nossos clientes e, em paralelo, reduzir nossa pegada de carbono

    n Comunidade e Socorro a Desastres: utilizar nossa infraes-trutura, recursos e pessoas para ajudar comunidades do mundo todo

    n Pessoas e Local de Trabalho: promover a cultura de fazer com que cada experincia do cliente com a FedEx seja excepcional

    O relatrio do FY13 cobre o ano fiscal de 2013, encerrado em 31 de maio de 2013. O documento inclui dados de todas as nossas empresas e regies onde operamos, salvo quando indicado em contrrio.

    Nossos esforos de cidadania global comearam a ser repor-tados anualmente a partir de 2008, embora a Kinko atual FedEx Office tenha publicado seu primeiro relatrio de sus-tentabilidade em 2003, antes de sua aquisio pela FedEx.

    Neste ano comeamos uma avaliao das questes mais importantes para ns, consultando stakeholders externos nas questes de cidadania global de maior relevncia para ns. Pretendemos terminar nossa anlise e iniciar a divulgao dos resultados na edio 2014 do Relatrio de Cidadania Global (RCG).

    O relatrio do ano fiscal 2013 segue as Diretrizes G3.1 da Global Reporting Initiative (GRI). O ndice completo dos indi-cadores da GRI e outros materiais de referncia voc encon-tra no csr.fedex.com.

    http://csr.fedex.com

  • INTRODUO 3

    2014: A FedEx Corporation foi a oitava colocada na lista das Empresas Mais Admiradas do Mundo da revista FORTUNE, ficando entre as dez primeiras pelo quarto ano consecutivo.

    2013: A FedEx Corporation foi includa na lista das 25 empresas que mais utilizam energia solar nos Estados Unidos da Associao das Indstrias de Energia Solar.

    2013: A FedEx Corporation foi includa na Lista dos 100 Melhores Cidados Corporativos da Revista CR.

    2013: A FedEx Corporation foi reconhecida a lder do setor de transportes em divulgao dos riscos de desmatamento no Relatrio Global Florestas do CDP (antigo Carbon Disclosure Project).

    2013: A FedEx Corporation foi reconhecida uma das empresas mais preocupadas com a comunidade nos Estados Unidos na pesquisa The Civic 50, realizada pelas organizaes National Conference on Citizenship e Points of Light.

    2013: A FedEx Express recebeu o Prmio Ouro de Melhor Programa Comunitrio na 5 edio do Global CSR Awards, reali-zada em Davao, nas Filipinas, por seu patrocnio global ao Programa Flying Eye Hospital, desenvolvido em parceria com a ORBIS.

    2013: A FedEx Corporation foi includa na lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar nos Estados Unidos da Revista FORTUNE pela 13 vez nos ltimos 16 anos.

    PRMIOS RECENTES

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

  • Na FedEx, a cidadania global a base para a criao de um mundo mais sustentvel. Estamos comprometidos em encon-trar solues boas para o planeta e que atendam as necessi-dades da sociedade, seja de pases desenvolvidos ou em desenvolvimento. Tentamos dar o exemplo com nossas aes; apoiamos os esforos de cidadania global de nossos clientes; e defendemos mudanas polticas para promover um desenvolvimento econmico sustentvel.

    Os esforos de cidadania global da FedEx ajudam a reduzir custos, promover a inovao, estreitar relacionamentos e a preparar nossa empresa para um futuro mais brilhante.

    CONEXES ECONMICASA FedEx uma facilitadora do comrcio global, servindo mais de 220 pases e territrios que, juntos, geram mais de 90% do PIB mundial. Continuamos investindo em nossa rede, expandindo a infraestrutura de centros de distribuio estrat-gicos a fim de alcanar novos mercados e aprimorar os servi-os disponveis. Nossa recente expanso inclui as operaes da FedEx Express em sete pases da frica, novos hubs regionais em Cingapura e Xangai, a ampliao das operaes na Europa e a expanso da FedEx Express no Brasil.

    Essas conexes ajudam muitas pessoas ao redor do mundo. Por exemplo, uma empresa familiar do setor de carnes que decidiu ampliar seu mercado e hoje conta com a FedEx para dispor de um transporte confivel, de baixo custo e baixa emisso de carbono. Essa mesma empresa ganhou um est-mulo de US$ 5.000 no FedEx Small Business Grant Contest, investido pelo proprietrio na compra de caixas de alta quali-dade para transporte a frio, o que permitiu a ele usar opes de envio mais econmicas e flexveis.

    Ns tambm engajamos as comunidades e pases a que ser-vimos. Por exemplo, compartilhamos nossa expertise em transportes com uma ONG chamada EMBARQ, que ajuda cidades do Brasil, ndia e Mxico a transportar pessoas com mais eficincia e a crescer de forma mais sustentvel. Os resultados que buscamos? Acelerar a ida e a volta do trabalho da populao, e reduzir as emisses de carbono enquanto as economias crescem.

    EFICINCIA E MEIO AMBIENTENa FedEx, as aes de cidadania enfatizam a eficincia de nossas operaes. No FY13, baixamos as emisses de CO2

    de nossas aeronaves em 22,3% em relao aos nveis de 2005, ultrapassando nossa meta original de 20%. Agora, estamos trabalhando para atingir a nova meta de reduo 30% at 2020. Tambm melhoramos a eficincia energtica dos veculos da FedEx Express em 27% em relao aos nveis de 2005 e ultrapassamos a meta original de 20% no ano passado.

    Nosso comprometimento com a eficincia sustentvel tem tido efeitos cascata nos Estados Unidos. Em 2006, em parce-ria com a organizao SAFE (Securing Americas Future Energy), defendemos a criao dos primeiros padres de efi-cincia energtica e limites de emisso de gases de efeito estufa para todos os veculos comerciais norte-americanos. A lei foi aprovada no final de 2007 e os regulamentos esto entrando em vigor agora no pas.

    O PODER DAS PESSOASA cidadania global da FedEx tambm enfatiza as pessoas. Temos muito orgulho da dedicao de nossos mais de 300.000 colaboradores que oferecem um servio excepcional aos nossos clientes a cada dia de trabalho e, em paralelo, apoiam as comunidades a que servimos por meio de aes de socorro a desastres, segurana de pedestres e no trnsito e sustentabilidade ambiental. Para isso, contribumos com mais de US$ 46 milhes em dinheiro, envios gratuitos para entidades filantrpicas e doaes de funcionrios em 2013 sem falar nas milhares de horas de trabalho doadas por nos-sos voluntrios e utilizadas na realizao de diferentes atividades durante a semana FedEx Cares.

    Estabelecer metas grandiosas fcil, mas alcan-las requer muito trabalho e comprometimento. No vemos a cidadania global como uma atividade secundria, e sim como um valor central que fortalece nossa empresa e torna o mundo mais sustentvel. Temos isso como um compromisso de longo prazo e a cidadania global da FedEx continuar sendo uma constante em um ambiente global que no para de mudar.

    Atenciosamente,

    Frederick W. SmithChairman e CEO da FedEx Corporation

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    COISAS INCRVEIS ACONTECEM QUANDO CONECTAMOS PESSOAS E POSSIBILIDADES. IDEIAS FLUEM, INOVAES ACONTECEM, EMPRESAS SO FUNDADAS E PESSOAS FLORESCEM AO VEREM AS COISAS COMO ELAS PODEM SER, EM VEZ DE COMO ELAS SO HOJE.

    CARTA DO CHAIRMAN E CEO 4

  • SESSO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS COM MITCH JACKSON, VICE-PRESIDENTE DE ASSUNTOS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE DA FEDEX CORP.

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Por favor, descreva sua funo.Minha equipe supervisiona a estratgia de sustentabilidade corporativa, bem como sua implantao em toda a FedEx. Nossa estrutura de gover-nana de sustentabilidade reflete o modelo de administrao da empresa. Os executivos de alto escalo participam por meio do Conselho de Sustentabilidade da FedEx (FedEx Enterprise Sustainability Council) e envolvemos as reas das empresas subsidirias como operaes areas, veculos e cadeia de suprimentos por meio das Equipes de Sustentabilidade Ambiental (Sustainability Impact Teams), coordenadas por meu departamento. Minha equipe tambm est frente da plataforma EarthSmart, roteiro da FedEx para operar de forma de cada vez mais sus-tentvel e engajar nossos colaboradores, clientes, fornecedores, prestado-res de servios e comunidades nesse esforo crtico.

    O seu trabalho baseia-se em um caso de negcio?Em minha opinio, existe um caso de negcio forte para a sustentabilidade na indstria logstica. Ele se baseia no ganho de eficincia, na excelncia operacional e no atendimento ao cliente. A sustentabilidade pode baixar custos e alinhar a empresa aos clientes. Isso tambm promove a inovao e a liderana tecnolgica no setor de logstica, dois pontos importantes para a competitividade e o sucesso da empresa.

    A logstica pode ser realmente sustentvel?No incio, a sustentabilidade era parte de nossas iniciativas verdes. Hoje, entendemos a sustentabilidade como algo mais amplo, como indica a frase conectando o mundo de forma responsvel e criativa. Nossa principal fun-o conectar os clientes aos mercados globais promove desenvolvi-mento social e econmico. A logstica sustentvel faz isso da forma mais responsvel e eficiente possvel. Portanto, a resposta sim.

    Estamos encontrando formas novas e incrveis de executar essa viso. Com frequncia, ouvimos a expresso licena para operar para indicar que a comunidade aceita os impactos de nossas operaes. Na FedEx, vemos a sustentabilidade como uma licena para otimizar ou seja, queremos encontrar e implantar formas mais sustentveis de atender as necessida-des dos clientes.

    Em 2005, por exemplo, nossa expectativa mxima para as novas tecnolo-gias como a tecnologia de veculos eltricos hbridos era atingir uma reduo de 40% no consumo de combustvel dos veculos de entrega. A realidade, porm, que a tecnologia, combinada a modelos menores, per-mitiu ganhos de eficincia de 80% em relao a 2005 em alguns veculos. O mesmo aconteceu em nossas operaes areas, onde os ganhos de efi-cincia obtidos superaram as metas iniciais. Consequentemente, revisa-mos a meta de eficincia energtica dos veculos de entrega expressa e a meta de reduo da intensidade das emisses de CCO2 de nossas

    aeronaves, e as elevamos de 20% para 30% at 2020 (ambas em relao aos nveis de 2005).

    Com que reas voc est mais satisfeito este ano?Tenho muito orgulho de todos os funcionrios da FedEx que oferecem um servio excepcional aos nossos clientes, esforando-se para faz-lo de forma cada vez mais sustentvel. No FY13, seus esforos reduziram a intensidade das emisses de CO2 de nossas aeronaves em 4,2% e melho-raram a eficincia energtica dos veculos da FedEx Express em 5% dei-xando-nos mais prximos de atingir nossas metas de melhoria de 2020. Trabalhamos com empenho e criatividade para alcanar esses ganhos.

    A FedEx Express, por exemplo, participou de uma pesquisa com a Administrao Federal Norte-Americana de Aviao para entender melhor a esteira de turbulncia que se forma atrs das aeronaves na fase de apro-ximao do aeroporto. As descobertas nos permitiram modificar os proce-dimentos de aterrisagem, gerando economia de combustvel e um aumento na capacidade dos aeroportos. Esses procedimentos esto sendo implan-tados nos aeroportos americanos agora.

    A FedEx Office identificou que muitos documentos no eram reciclados por uma questo de confidencialidade. Respondemos disponibilizando um ser-vio seguro de fragmentao e reciclagem de documentos em locais sele-cionados, onde os clientes podem entregar declaraes de impostos, registros financeiros e outros documentos confidenciais antigos.

    No Mxico, ndia e Brasil, trabalhamos em parceria com a EMBARQ, uma organizao sem fins lucrativos, para ajudar a levar transportes mais sus-tentveis a algumas cidades. Isso complementa as atividades realizadas h anos com organizaes como a Safe Kids, voltadas a aumentar a segu-rana nas ruas, e o programa de eficincia energtica veicular, que busca melhorar a qualidade do ar nas comunidades.

    Na fora de trabalho da Amrica Latina, executivos da FedEx conduziram seminrios para promover a educao empresarial das mulheres. O esforo para dar a nossos talentos femininos a oportunidade de crescer outro componente de nossa abordagem mais ampla sustentabilidade.

    Houve algum desafio ou contratempo expressivo?Sim, e aprendemos com eles. Em 2004, comeamos o trabalho com veculos comerciais eltricos hbridos com o Fundo de Defesa Ambiental (EDF). Embora muitas frotas comerciais utilizem veculos eltricos hbridos, a tec-nologia no foi adotada com a rapidez que espervamos.

    Percebendo que a tecnologia de hbridos precisava de uma fora, em 2006, defendemos a criao dos primeiros padres de eficincia energtica e emisso de gases de efeito estufa para veculos comerciais convencionais nos Estados Unidos. Essa lei foi aprovada em 2007, e os padres esto entrando em vigor agora. Isso aumentar as exigncias para todos os vecu-los comerciais.

    Sabemos que para sermos verdadeiramente sustentveis precisamos encontrar o que chamamos de inovao frugal transformadora. Essa inova-o dever, alm de reduzir substancialmente a pegada ambiental do ciclo de vida de nossas operaes, ser econmica e durvel. Veculos totalmente eltricos parecem bastante promissores, mas precisam do respaldo de uma rede eltrica com baixa emisso de carbono para serem uma inovao frugal.

    Com frequncia, as polticas pblicas ficam presas a uma viso fixa do futuro ou maneira como as coisas so feitas hoje. Empresas e governos precisam encontrar solues imediatas, dentro das realidades tecnolgicas e econmicas atuais, e buscar melhorarias medida que prosseguimos. Nem sempre as respostas encontradas so aquelas que imaginvamos e precisamos estar abertos para isso.

    Q&AQ&A COM MITCH JACKSON 5

  • Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Q&A COM MITCH JACKSON 6

    Quais as principais mensagens que voc gostaria de deixar para os leitores deste relatrio?Somos sinceros em nossos esforos para ter uma operao mais susten-tvel e trabalhamos com empenho para que garantir que eles aprimorem o trabalho dirio da FedEx, que conectar o mundo. Focamos em metas para minimizar nossos impactos ambientais e a plataforma EarthSmart d aos nossos clientes a oportunidade de reduzir os seus impactos.

    A FedEx acredita que o crescimento econmico local requer conectivi-dade com o restante do mundo e que seu papel e responsabilidade fazer isso de forma sustentvel.

  • ECONOMIA E ACESSO 7

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    A FEDEX VEM PROMOVENDO A ATIVIDADE ECONMICA GLOBAL E A PROSPERIDADE H MAIS DE 40 ANOS, CONECTANDO PESSOAS E OPORTUNIDADES NO MUNDO TODO.

    ECONOMIA E ACESSO

    MONITORANDO NOSSO PROGRESSO:

  • ECONOMIA E ACESSO 8

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Viso geral 8Governana 10A Cidadania Global apoia nosso negcio 11Nosso negcio conecta a economia global 13Ajudando a pequena empresa a se globalizar 15

    ndice

    Viso geral

    A forma como o mundo faz negcios mudou radicalmente ao longo das quatro dcadas em que a FedEx vem apoiando o crescimento econmico global. Hoje, nossas empresas oferecem servios e chegam a lugares inima-ginveis em 1971. Mas uma coisa continua a mesma: nosso compromisso de conectar pessoas a oportunidades.

    NOSSA EMPRESA Sediada em Memphis, no Tennessee, a FedEx Corporation oferece servios de transporte, comrcio eletrnico e empre-sariais por meio de quatro empresas que competem coletiva-mente, operam independentemente e so gerenciadas colaborativamente. Com receita de quase US$ 44,3 bilhes no FY13, a FedEx reconhecida globalmente como a lder em seu setor, figurando consistentemente na lista das empresas mais admiradas e confiveis do mundo. Temos mais de 300.000 funcionrios e servimos mais de 220 pases e territrios.

    A confiana na marca FedEx fundamental para o sucesso em uma economia global competitiva. por isso que fazemos questo de atender as necessidades de nossos clientes e levamos extremamente a srio questes como qualidade de servio, conduta tica, segurana, responsabilidade ambiental e relaes com a comunidade.

  • ECONOMIA E ACESSO 9

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Rico e Ilhas Virgens Americanas. No FY13, a receita da FedEx Freight foi de US$ 5,4 bilhes, um aumento de 2% em relao ao FY12.

    A FedEx Services desenvolve atividades de vendas, marke-ting, administrativas e de tecnologia de informao em uma operao de servios compartilhados, apoiando nossas empre-sas de transporte e permitindo que nos beneficiemos da com-binao dessas atividades. O segmento FedEx Services engloba: a FedEx Services, que oferece suporte de vendas, marketing, tecnologia da informao, comunicao e adminis-trativo s nossas empresas; a FedEx TechConnectSM, respons-vel pelo Atendimento ao Cliente, suporte tcnico, faturamento e cobrana nos Estados Unidos, atendendo nossas principais unidades de negcio; e a FedEx Office, que oferece uma srie de servios para documentos e empresas e ajuda nosso cliente mais ocasional a ter acesso aos servios de transporte de pacotes da FedEx.

    Desempenho EmpresarialContinuamos implementando planos para ganhar rentabili-dade e nosso foco continua sendo a inovao. Estamos tra-balhando para tornar nossos sistemas mais eficientes, modernizar nossa frota, transformar nossas redes domsti-cas, melhorar a rentabilidade das operaes internacionais e expandir nossa carteira de servios. Para mais informaes sobre esses planos e nosso desempenho financeiro no FY13, consulte o Relatrio Anual do FY13.

    Empresas Operacionais da FedExNossas operaes dirias so desenvolvidas por quatro empresas operacionais: FedEx Express, FedEx Ground, FedEx Freight e FedEx Services. Cada uma atua com neg-cios e nichos especficos, como segue:

    A FedEx Express inventou a distribuio expressa e a lder global do setor. Oferece entregas rpidas, confiveis e com prazos definidos em mais de 220 pases e territrios, conec-tando mercados que representam mais de 90% do produto interno bruto mundial. Sua expertise em rotas areas e sua infraestrutura de transporte inigualveis, aliadas a tecnologias de informao de ltima gerao, fazem da FedEx Express a maior empresa de transporte expresso do mundo, que oferece servios de entrega rpidos e confiveis a mais de 3,9 milhes de envios a cada dia til. O segmento FedEx Express engloba tambm a FedEx SupplyChain Systems, que oferece solues de cadeia de suprimentos, e a FedEx Trade Networks, que ofe-rece servios globais de agenciamento de carga por meio de servios completos e flexveis, entre os quais, servios de agenciamento de carga area e martima, desembarao adua-neiro, armazenamento, distribuio e facilitao do comrcio. No FY13, a receita da FedEx Express foi de US$ 27 bilhes, um aumento de 2% em relao ao FY12.

    A FedEx Ground oferece servios de transporte terrestre, coleta e entrega de pequenos pacotes nos Estados Unidos e Canad. Nosso brao de atendimento residencial, a FedEx Home Delivery, oferece servios de entrega aos sbados, no perodo noturno e com hora marcada. A FedEx SmartPost, subsidiria da FedEx Ground, utiliza o Servio Postal dos Estados Unidos para fazer a entrega final de pacotes leves e no urgentes, enviados por empresas ao consumidor final, em qualquer endereo residencial ou caixa postal do pas. No FY13, a receita da FedEx Ground foi de US$ 10,6 bilhes, um aumento de 10% em relao ao FY12.

    A FedEx Freight oferece servios de carga fracionada em toda a Amrica do Norte. O segmento FedEx Freight engloba tam-bm a FedEx Custom Critical, uma empresa lder na Amrica do Norte, especializada em servios de envio crtico e com hora marcada. A FedEx Freight atua ainda no Mxico, Porto

    TENDNCIAS FINANCEIRAS E DESTAQUESA seguir, um resumo de nossos resultados financeiros para o perodo FY11-FY13. Para mais informaes e conhecer nossos resultados tri-mestrais, acesse o site de Relaes com Investidores da FedEx:

    FY111 FY122 FY133

    Receita (em bilhes) US$39,3 US$42,7 US$44,3

    Lucro operacional (em milhes) US$2.378 US$3.186 US$2.551

    Margem operacional 6,1% 7,5% 5,8%

    Lucro lquido (em milhes) US$1.452 US$2.032 US$1.561

    Lucro diludo por ao US$4,57 US$6,41 US$4,91

    Despesas de capital (em bilhes) US$3,4 US$4,0 US$3,4

    Endividamento x capitalizao total 10,0% 10,2% 14,7%

    1. Os resultados do FY11 inclui encargos de aproximadamente US$ 199 milhes (US$ 104 milhes, livres de impostos e de impactos aplicveis ao plano de incentivos de remune-rao varivel, ou US$ 0,33 por ao diluda) para as operaes da FedEx Freight e FedEx National LTL, e uma reserva referente a uma questo legal da FedEx Express.

    2. Os resultados do FY12 incluem perdas por depreciao de US$ 134 milhes (US$ 84 milhes, livres de impostos, ou US$ 0,26 por ao diluda) geradas pela deciso de tirar de operao 24 aeronaves da FedEx Express, bem como os motores a elas asso-ciados, e pela reverso de uma reserva legal de US$ 66 milhes registrada inicial-mente in 2011.

    3. Os resultados do FY13 incluem custos de realinhamento de negcios de US$ 560 milhes (US$ 353 milhes livres de impostos, ou US$ 1,11 por ao diluda) e perdas por depreciao de US$ 100 milhes de dlares (US$ 63 milhes, lquidos de impostos, ou US$ 0,20 por ao diluda) resultantes da deciso de tirar de operao 10 aeronaves da FedEx Express, bem como os motores a elas associados.

    http://annualreport.van.fedex.com/2013/Files/FedEx_Annual_Report_2013.pdfhttp://investors.fedex.com

  • ECONOMIA E ACESSO 10

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Diversidade de FornecedoresNosso Programa de Diversidade de Fornecedores tem promo-vido a escolha de pequenas empresas e empresas de proprie-dade de mulheres e minorias em toda nossa cadeia de suprimentos desde 1992. Algumas das polticas do programa so:

    n Participao de no mnimo um fornecedor selecionado pelo programa de diversidade em todas as concorrncias para a compra de commodities, quando devidamente qualificados

    n Incluso de clusulas referentes diversidade de fornece-dores nos contratos, quando apropriado

    n Nossos principais fornecedores devem reportar seus gas-tos com fornecedores selecionados por seus programas de diversidade

    A diversidade de fornecedores monitorada pela Organizao de Sourcing Estratgico (Strategic Sourcing Organization). Os lderes da Organizao reveem os processos de sourcing de nossas empresas para garantir alinhamento entre os esforos de diversidade de fornecedores e nossa estratgia geral de sourcing. A Organizao planeja desenvolver metas de diversi-dade de fornecedores para promover avanos nessa rea.

    Governana

    O compromisso com a tica, a segurana e a satisfao dos clientes faz parte da misso da FedEx. A definio de polti-cas de fiscalizao srias e de papis e responsabilidades claros em todos os nveis da empresa permite que lidemos com novos desafios e tomemos decises difceis visando os melhores interesses da empresa e de nossos stakeholders.

    GOVERNANA CORPORATIVANossas operaes globais so supervisionadas em nvel macro pelo Conselho de Administrao. No FY13, o Conselho foi liderado por Frederick W. Smith, chairman, presidente e CEO da FedEx. O Conselho composto por dez diretores

    das empresas contratadas para prestar servios de coleta, entrega e transporte para a FedEx Ground pertencem a minorias ou mulheres.

    30%

    CRIANDO VALOR PARA OS STAKEHOLDERSAlm de dar retornos positivos para seus acionistas, a FedEx tambm gera valor econmico para outros stakeholders.

    Geramos valor econmico direto por meio de salrios e bene-fcios competitivos, do uso de um grupo diverso de fornece-dores e de investimentos nas comunidades. Nossas operaes globais ajudam a criar valor econmico de forma indireta ao conectar as pessoas e empresas do mundo. A tabela a seguir resume o valor econmico direto agregado.

    Nossa Cadeia de SuprimentoContamos com uma rede global de fornecedores para forne-cer os bens e servios necessrios operao do nosso negcio, entre os quais, fabricantes de equipamentos, presta-dores de servios e fornecedores de combustvel. O combus-tvel uma de nossas maiores despesas, respondendo por mais de US$ 4,7 bilhes, ou 11.4%, de nossas despesas ope-racionais no FY13. As aeronaves representam nossa maior despesa de capital. No FY13, gastamos US$ 1,2 bilho com aeronaves e equipamentos a elas relacionados. No FY14, a expectativa que as despesas de capital aumentem de US$ 3,4 bilhes para US$ 3,7 bilhes em funo de investimentos em novas aeronaves previstos no programa de modernizao da frota, e da contnua expanso da rede da FedEx Ground. Para informaes sobre os benefcios ambientais dos progra-mas de modernizao de frota, consulte a pgina 24.

    VALOR AGREGADO PARA OS STAKEHOLDERS

    FY11 FY12 FY13Dividendos pagos aos acionistas (em milhes) US$151 US$164 US$177Salrios e benefcios de funcionrios (em bilhes) US$15,3 US$16,1 US$16,6Gastos com fornecedores selecionados pelo programa de diversidade (em bilhes) US$3,4 US$3,8 US$4,1 Empresas pertencentes a

    minorias (% do gasto total com fornecedores) 1% 1% 3%

    Empresas pertencentes a mulheres (% do gasto total com fornecedores) 1% 1% 1%

    Outras empresas de pequeno porte (% do gasto total com fornecedores) 23% 25% 26%

    Investimentos na comunidade1 (em milhes, na forma de dinheiro ou servios) N/R US$46,0 US$46,51. Veja os detalhes no captulo Comunidade & Socorro a Desastres deste relatrio.

  • ECONOMIA E ACESSO 11

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    A Cidadania Global apoia nosso negcio

    Muitos dos riscos e oportunidades presentes em nosso neg-cio esto diretamente ligados s formas como interagimos com as comunidades onde operamos e com os recursos naturais de que dependemos. Nesse contexto, vemos a cida-dania global como um elemento crtico para nossa estratgia de negcio. Como lder do setor de servios de transporte e empresariais, estamos comprometidos a ser uma empresa melhor, mais forte e mais eficiente a cada ano.

    ALCANANDO METAS DE LONGO PRAZOO planejamento e os investimentos de longo prazo so essenciais para nosso sucesso hoje e no futuro, e incluem consideraes financeiras, sociais e ambientais. Nossas metas financeiras de longo prazo so:

    n Alcanar uma margem operacional mnima de 10%

    n Aumentar os ganhos por ao entre 10% a 15% por ano

    n Aumentar a receita de forma rentvel

    n Melhorar os fluxos de caixa

    n Aumentar o retorno do capital investido (ROIC)

    n Aumentar os retornos aos acionistas

    O caminho para a conquista de muitas dessas metas est ligado nossa estratgia de cidadania global e, em especial, reduo de nossos impactos ambientais. Por exemplo, esta-mos comprometidos a modernizar a frota area da FedEx Express. A substituio de avies antigos, como o A310-200 ou o MD10-30 pelo B757 ou B767 gera uma economia de combustvel duplamente vantajosa uma vez que os novos modelos reduzem os custos por viagem em 20% e 30%, res-pectivamente, e consomem menos combustvel nossa maior fonte de emisso de gases de efeito estufa. Similarmente, a FedEx Ground conseguiu ganhos ambientais e empresariais no FY13 com a expanso do programa de reciclagem Ground Green. As receitas com a venda de materiais reciclveis ps--consumo e os menores custos de manuseio do lixo eletrni-cos proporcionaram um benefcio financeiro de mais de US$ 5 milhes ao longo do ano.

    independentes e quatro comits permanentes, supervisiona-dos por presidentes independentes: o Comit de Auditoria, o Comit de Remunerao, o Comit de Fiscalizao de Tecnologia de Informao, e o Comit de Nomeao e Governana. O presidente desse ltimo Comit atua tambm como Diretor Independente, presidindo o Conselho na ausn-cia do chairman e CEO, alm de ter vrias outras responsabili-dades. Para mais informaes sobre o Conselho, seus papis e responsabilidades, visite o site de Relaes com Investidores.

    Gerenciamento de RiscoO Conselho de Administrao revisa regularmente nossos ris-cos mais expressivos e supervisiona as atividades dirias de reduo de risco desenvolvidas pela gerncia da empresa. O sistema corporativo de gerenciamento de risco fornece mode-los e polticas comuns para nossas empresas, com base nos quais o risco financeiro e outros riscos materiais do negcio so gerenciados. Quando apropriado, categorias de risco especficas so delegadas aos Comits relevantes do Conselho, para uma superviso mais detalhada. O Comit de Auditoria tambm revisa todos os processos relacionados a risco e recebe atualizaes anuais da diretoria.

    Remunerao de ExecutivosNosso programa de remunerao de executivos busca reter e atrair executivos altamente qualificados e eficazes. Alm disso, busca motiv-los a contribuir para o sucesso de longo prazo do negcio, alinhando seus interesses aos de nossos acionistas. O programa de remunerao por desempenho dos executivos de alto escalo supervisionado pelo Comit de Remunerao do Conselho, sendo composto por dois planos variveis: o programa de incentivo anual (AIC, na sigla em ingls) e o programa de incentivo de longo prazo (LTI, na sigla em ingls), vinculado aos resultados financeiros de um per-odo de trs anos. No FY13, nosso chairman e CEO no rece-beu o bnus do plano de AIC e outros presidentes receberam bnus menores do que os previstos. Todos os executivos receberam o bnus mximo do plano de LTI. Tambm ofere-cemos prmios na forma de participao acionria (opes de aes e aes restritas) para motivar ainda mais nosso quadro de executivos a maximizar o valor de longo prazo oferecido aos acionistas.

    GOVERNANA DE CIDADANIA GLOBALNossa estratgia de sustentabilidade ambiental e a plataforma EarthSmart so desenvolvidas e supervisionadas por execu-tivos que integram o Conselho de Sustentabilidade (FESC ou FedEx Enterprise Sustainability Council), enquanto nossos esforos filantrpicos so supervisionados pelo Comit Corporativo de Contribuies. Os departamentos de Recursos Humanos (RH) de cada empresa operacional supervisionam questes de RH, como engajamento e desenvolvimento de funcionrios. O RH Corporativo coordena os esforos de nos-sas empresas operacionais e gerencia questes como desen-volvimento de executivos, benefcios e estratgia de diversidade.

    A FedEx Corporation determina a estratgia corporativa de cidadania global e incentiva todas as empresas operacionais a reportar um conjunto de indicadores. Embora muitos de nos-sos programas e polticas sejam criados e implantados em nvel de empresa operacional, nossa cultura e objetivo comum unem esses esforos.

    http://investors.fedex.comhttp://investors.fedex.com

  • ECONOMIA E ACESSO 12

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    o planejamento de longo prazo de nossas operaes permi-tem que evitemos impactos adversos nos custos, receitas e na continuidade de nossos negcios.

    Para a FedEx, uma potencial rea de exposio a impactos adversos so os padres de tica e governana adotados nos mercados emergentes em geral, menos rgidos do que os praticados nos Estados Unidos. Essa menor rigidez nos padres pode impactar a continuidade de nossos negcios, acarretando interrupo nos servios e danos reputao. Implantamos nossa forte governana e polticas e processos de conformidade (veja na pgina 10) em todos os pases e territrios em que operamos, independentemente da regula-mentao governamental, e estamos seguros de que isso nos ajudar a evitar e a lidar com potenciais problemas.

    Nossos clientes esto cada vez mais preocupados com a questo da responsabilidade social e ambiental, o que pode afetar nossas oportunidades de crescimento com novos clien-tes e tambm com os atuais. Nossos programas de cidadania global e relatrios transparentes nos ajudam a responder per-guntas referentes s nossas polticas de cidadania global nas concorrncias (RFPs) de que participamos, e comunicam nos-sos compromissos com as comunidades e a gesto ambiental a todos os stakeholders. (Para mais informaes sobre nos-sos programas de cidadania, visite about.fedex.com).

    Os aumentos nos preos do combustvel, gerados pela escas-sez de recursos ou regulamentos referentes a mudanas cli-mticas, afetam nossos custos operacionais. Estamos reduzindo esses efeitos apoiando pesquisas de combustvel alternativo (veja na pgina 25) que permitiro FedEx utilizar outras opes de combustvel de origem no fssil no futuro. Tambm estamos comprometidos a aumentar a efici-ncia energtica de nossa frota veicular em 30% at 2020 (veja na pgina 20), o que reduz nossos gastos com combust-vel. Da mesma forma, estamos modernizando nossa frota de aeronaves e adotando diferentes abordagens para uma gesto estratgica do combustvel de aviao (veja na pgina 24).

    A segurana de motoristas e pedestres tambm um ponto importante para ns, uma vez que acidentes de trn-sito afetam nossos motoristas, outros veculos e pedestres, podendo gerar danos nossa reputao, alm de despesas legais. Estamos comprometidos com a segurana dos motoristas, exigindo que todos os nossos motoristas fun-cionrios ou terceiros sejam extensivamente treinados em segurana (veja na pgina 48). Nas comunidades, estamos investindo em programas de segurana de pedestres direcio-nados a jovens e adolescentes (veja na pgina 39).

    Para saber mais sobre esses e outros riscos ao nosso neg-cio, consulte o Relatrio Anual de 2013.

    PROMOVENDO OPORTUNIDADESNosso compromisso com a cidadania global d origem a oportu-nidades de negcio e inovaes que fortalecem a FedEx por meio de:

    n Fortalecimento da reputao

    n Reduo de custos

    n Reduo de riscos

    Nosso desempenho como cidad corporativa afeta cada vez nossa reputao perante grandes clientes corporativos e inves-tidores institucionais, que querem fazer negcios com empre-sas que partilham de seus valores e gerenciam bem seus impactos ambientais e sociais. Durante o FY13, a FedEx rece-beu muitas consultas sobre seu programa de cidadania e forne-ceu estimativas de emisses de carbono a muitos clientes. Estimamos que a receita gerada por empresas que solicitaram esse tipo de informao tenha sido superior a US$ 5,5 bilhes.

    Os programas corporativos de aumento de eficincia operacio-nal e reduo de resduos e de consumo de combustvel tra-zem retornos financeiros imediatos, uma vez que reduzem nossos custos operacionais. O programa Fuel Sense, sozinho, permitiu que economizssemos 226 milhes de litros (59,8 milhes de gales) de combustvel de aviao e mais de US$ 200 milhes no FY13. Atingir a meta de melhorar a eficincia da frota veicular da FedEx Express em 30% at 2020 tambm resultar em um retorno sobre o investimento expressivo, com o tempo. Tambm aprimoramos o processo de carregamento de carga dos veculos da frota, tirando das estradas mais de 2.500 reboques. Considerando que o combustvel responde por aproximadamente 11% de nossas despesas operacionais anuais, o ganho de eficincia energtica representa uma opor-tunidade significativa para nosso negcio.

    REDUZINDO IMPACTOS ADVERSOS POR MEIO DA CIDADANIAO programa de cidadania global um elemento importante de nossa estratgia de reduo de risco. A gesto responsvel e

    Estimamos que os contratos com as empresas que pediram informaes sobre nosso pro-grama de cidadania no FY13 tenham gerado uma receita superior a US$ 5,5 bilhes.

    Sozinho, o programa Fuel Sense permitiu que economizssemos

    226 milhes de litros (59,8 milhes de gales) de combus-tvel de aviao e mais de US$

    200 milhes no FY13.

    US$5,5bilhes

    US$200milhes

    http://about.fedex.comhttp://annualreport.van.fedex.com/2013/Files/FedEx_Annual_Report_2013.pdf

  • ECONOMIA E ACESSO 13

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Pontos de Inspeo) para a realizao do desembarao adua-neiro, o que se traduz em mais rapidez e convenincia para os clientes da FedEx.

    Em Xangai, uma nova instalao de Transporte Expresso e Carga Internacional deve ser inaugurada em 2017 no Aeroporto Internacional de Pudong, o que mais do que triplicar a capaci-dade da atual instalao da FedEx. Ofereceremos servios de desembarao aduaneiro no local e processaremos at 36.000 pacotes por hora. Com a nova instalao, os clientes america-nos e europeus tero acesso ainda mais rpido e confivel sia.

    A FedEx Express continua expandindo suas operaes na Europa, com 48 novas instalaes na ustria, Blgica, Dinamarca, Finlndia, Frana, Alemanha, Itlia e Sucia. Na Alemanha, expandimos o uso do Boeing 777 em grandes cida-des para oferecer conexes mais rpidas e ampliar nossa capa-cidade nas rotas entre Europa Central e sia e Estados Unidos. Tambm lanamos servios terrestres nos mercados domsti-cos da Blgica, Dinamarca, Frana, Alemanha, Itlia, Luxemburgo e Holanda.

    Em junho de 2012, a FedEx comprou a empresa de entregas polonesa Opek Sp. z o.o. (atual FedEx Express Polnia), ganhando acesso rede terrestre da Opek no pas, por onde transitam anualmente 12,5 milhes de envios. Em julho de 2012, a FedEx adquiriu a TATEX (atual FedEx Express Frana), empresa de transporte expresso especializada no segmento comercial (b2b), expandindo ainda mais suas operaes euro-peias. A FedEx Express Frana ganhou mais de 1.000 colabo-radores, e nos forneceu um hub central, prximo a Paris, conectando a FedEx a uma rede nacional de transporte terrestre.

    Em setembro de 2013, a FedEx Trade Networks lanou na ndia o servio FedEx International Direct Priority OceanSM. Disponvel em quatro grandes centros comerciais Bangalore, Chennai, Delhi e Mumbai a soluo oferece ser-vios de agenciamento de carga martima a empresas que exportam produtos da ndia para os Estados Unidos. O ser-vio custa menos do que a opo area, mas mais rpido e confivel do que o envio martimo tradicional.

    Em outubro de 2012, finalizamos a expanso do hub global de Memphis, no Tennessee, que aumentou a agilidade, a eficin-cia e a capacidade de nossas operaes internacionais em 30%. Tambm ampliamos o espao fsico utilizado pelo

    Nosso negcio conecta a economia global

    A FedEx conecta empresas a fornecedores e clientes em todo o mundo. Servimos mais de 220 pases e territrios, usando tecnologias sofisticadas e redes comerciais capazes de conectar mercados que geram mais de 90% do PIB mun-dial, oferecendo servios de porta a porta com desembarao alfandegrio, e a garantia de devoluo do valor do frete em caso de atraso.

    Boa parte de nossa estratgia de crescimento est relacio-nada ao aumento da interdependncia da economia global. O crescimento contnuo do comrcio eletrnico depende de nossa capacidade de entregar produtos do outro lado do mundo. Alm disso, a expanso de cadeias produtivas para novas regies, menos desenvolvidas, requer uma rede logs-tica eficiente.

    A FedEx tem um papel central no comrcio global, benefi-ciando a economia mundial e promovendo o desenvolvimento dos pases mais pobres. Mais pases e regies esto aumen-tando sua participao na economia global e ns estamos l, prontos para servir novos clientes.

    ROTAS COMERCIAIS NOVAS E MELHORESLogstica e conectividade so essenciais para que possamos oferecer acesso ao comrcio a nossos clientes. Estamos expan-dindo a infraestrutura de hubs de distribuio estratgicos para alcanar novos mercados e aprimorar as rotas j disponveis.

    Em junho de 2013, a FedEx anunciou a aquisio da Supaswift (Pty) Ltd., nosso prestador de servios no sul da frica. A compra expandiria as operaes da FedEx Express em sete pases do sul da frica, entre os quais, a frica do Sul, e daria acesso direto a algumas das economias que mais crescem no mundo.

    Nosso hub regional no Pacfico Sul foi inaugurado em outubro de 2012. Localizado em Cingapura, o hub a primeira e nica instalao de transporte da FedEx em Cingapura a reunir ope-raes areas, terrestres e servios aduaneiros em um s local. O hub dispe de um sistema de separao totalmente automatizado, de alta velocidade, capaz de processar at 12.000 pacotes por hora. Tambm o nico hub em Cingapura a contar com um posto da ICA (Autoridade de Imigrao e

    frica

    sia Pacfico

    Europa, Oriente Mdio e ndia

    Amrica do Norte

  • ECONOMIA E ACESSO 14

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    servio FedEx International Priority Freight Service em 939 metros quadrados (10.000 ps quadrados), aumentando subs-tancialmente sua capacidade de manuseio de carga.

    Nossas expanses mundiais ajudaro a conectar a Amrica do Norte, um mercado mais desenvolvido, a fornecedores e produtos de economias emergentes.

    Expandimos nosso acesso aos mercados sul-americanos com a aquisio da brasileira Rapido Cometa (rebatizada de FedEx Express Brasil), o que nos permitiu abrir novos centros de distribuio no estado de Pernambuco e nas cidades de Guarulhos e So Paulo. Com isso, nossos clientes ganharam um ponto de compra nico para servios de transporte e logstica, sejam eles domsticos ou internacionais. O portflio da FedEx Express no Brasil inclui uma rede domstica de transporte terrestre composta por 45 filiais e aproximada-mente 145 pontos de distribuio, 770 veculos e carretas e 9.000 colaboradores. Os clientes da FedEx Express Brasil tm acesso agora aos mais de 220 pases e territrios servi-dos pela empresa.

    Alm de inaugurar um novo escritrio no Rio de Janeiro, a FedEx Trade Networks tambm est oferecendo, aos clientes da Amrica Latina e Amrica do Sul, novos servios de con-solidao de carga area entre o Aeroporto Internacional Benito Juarez, no Mxico, e o Aeroporto Internacional de So Paulo-Guarulhos, no Brasil. Esses novos servios tornam os envios entre esses dois grandes hubs mais rpidos e econmicos.

    APOIANDO UM COMRCIO ABERTO E EFICIENTERestries comerciais e processos de entrada ineficientes nas fronteiras atrapalham o crescimento do comrcio interna-cional. Est claro que pases abertos ao comrcio tm um crescimento econmico maior e padres de vida mais eleva-dos. por isso que a FedEx defende polticas e acordos comerciais para remover barreiras comerciais e simplificar o

    comrcio internacional. O comrcio beneficia todas as econo-mias, mas especialmente importante para as economias emergentes que desejam participar de cadeias de suprimento globais e ganhar competividade econmica. A FedEx trabalha no mundo todo para apoiar polticas comerciais voltadas a eli-minar barreiras, reduzir a burocracia, aumentar a eficincia nas fronteiras e modernizar normas e regulamentos.

    Apoiamos vrias negociaes comerciais, como o Acordo de Facilitao do Comrcio da Organizao Mundial do Comrcio, o Acordo Internacional de Servios, a Parceria Transpacfico, e a Parceria Transatlntica de Comrcio e Investimento. Cada um desses acordos ajudar a facilitar o aumento do intercmbio comercial e de investimentos, e abrir novas oportunidades comerciais para nossos clientes.

    Alm de defender e promover discusses sobre polticas comerciais internacionais, nossos especialistas so frequente-mente chamados para falar ao Congresso dos Estados Unidos sobre a questo. Em outubro de 2013, o COO e presidente da FedEx Express compareceu perante o Comit de Finanas do Senado americano para defender a Parceria Transatlntica de Comrcio e Investimento (T-TIP, na sigla em ingls) com a Unio Europeia.

    A FedEx tambm apoiou o revolucionrio Acordo de Facilitao da Organizao Mundial do Comrcio, concludo em dezembro de 2013, em Bali.

    Colaboraes na indstriaTrabalhamos em parceira com grupos setoriais e empresariais de apoio ao comrcio. A FedEx uma das fundadoras da Coalizao Empresarial pelo Comrcio Transatlntico (BCTT, na sigla em ingls), que promove o crescimento econmico por meio de um novo acordo comercial e de investimentos entre Estados Unidos e Europa. Tambm estamos engajados em iniciativas governo a governo (g2g) como a Cooperao Econmica sia Pacfico (APEC, na sigla em ingls), a Associao das Naes do Sudeste Asitico (ASEAN, na sigla em ingls), a iniciativa Alm da Fronteira (U.S.-Canada Beyond the Border), entre EUA e Canad, e o Dilogo Econmico de Alto Nvel (U.S.-Mexico High Level Economic Dialogue), entre EUA e Mxico todas voltadas ao aumento da integrao econmica e promoo do comrcio e de investimentos. A FedEx contribui com essas iniciativas ofere-cendo assessoria e recomendaes polticas baseadas em nossa incomparvel experincia com comrcio e intercmbio comercial.

    O COO e presidente da FedEx Express membro do Conselho de Administrao da Cmara de Comrcio dos Estados Unidos. O vice-presidente de operaes da FedEx Express para o sul da Europa membro do Comit Executivo da AmCham (brao internacional da Cmara Americana de Comrcio). A FedEx participa ativamente da AmCham na Frana, patrocinando eventos com pares da indstria e desen-volvendo relacionamentos para fortalecer as relaes de comrcio transatlntico.

    Amrica do Sul

  • ECONOMIA E ACESSO 15

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    das PMEs, oferecemos programas especficos para ajud-las a competir.

    ENTENDENDO OS REGULAMENTOSA FedEx tem vrias iniciativas para ajudar o pequeno e mdio empresrio que utiliza os servios da empresa a entender os complexos marcos regulatrios internacionais. Programas como o FedEx Know and GrowSM e a Export University munem nossos clientes de recursos e habilidades para atuar no mercado internacional.

    FedEx Know and GrowO programa FedEx Know and Grow um conjunto de cerca de 100 eventos, seminrios e outras oportunidades de treina-mento anuais nos Estados Unidos, que levam informaes sobre exportao aos seus participantes. Desde a criao do programa, em 2009, j capacitamos mais de 65.000 empre-srios, do quais cerca de 15.000 foram treinados no FY13.

    Em pesquisas realizadas pelas organizaes National Institute of Standards and Technology e Manufacturing Extension Partnership, as empresas que participaram do programa FedEx Know and Grow em 2012 relataram aumentos de at

    O presidente e CEO da FedEx Freight membro do Comit Executivo e Conselho de Administrao das Associaes Americanas de Motoristas de Caminho e do Conselho de Administrao do Instituto de Pesquisa de Transporte ameri-cano (ATRI, na sigla em ingls). Nosso vice-presidente de assuntos ambientais e sustentabilidade tambm membro do Conselho de Administrao de Associaes Americanas de Motoristas de Caminho. Ambos representam os interes-ses da FedEx em questes polticas importantes.

    Em novembro de 2013, anunciamos uma aliana com o Banco de Exportao e Importao dos Estados Unidos (Ex-Im), agncia federal independente que oferece servios de financiamento exportao a exportadores americanos. O Ex-Im oferece servios que protegem as pequenas empresas contra o risco de no reembolso e elimina a necessidade de letras de crdito ou pagamentos antecipados, transaes one-rosas e demoradas. Segundo o acordo, a FedEx divulgar os servios do Ex-Im aos seus clientes.

    Ajudando a pequena empresa a se globalizar

    O crescimento do comrcio eletrnico tem levado a pequena e mdia empresa (PME) a assumir um papel cada vez mais relevante na economia global. Porm, para empresas que desejam atuar no mercado global, entender as muitas regula-mentaes aplicveis s suas atividades pode ser algo intimidador.

    Ao longo de seus 40 anos de operao, a FedEx desenvolveu um conhecimento expressivo sobre regulamentos comerciais, gesto de cadeias de suprimento e logstica conhecimento que pode ajudar o pequeno empresrio a ter sucesso no mer-cado global. Alm de trabalharmos com agncias como o Departamento de Comrcio dos Estados Unidos e o Servio Comercial dos Estados Unidos para apoiar as necessidades

    As pequenas empresas representam

    mais de 99% dos empregadores. Elas

    movimentam a economia global e so

    uma parte absolutamente vital do

    sucesso de empresas maiores, como a

    FedEx.

    Raj Subramaniam Vice-presidente executivo de

    marketing global da FedEx Services

    Na FedEx, vemos diariamente, e em pri-

    meira mo, os benefcios do comrcio.

    por isso que apoiamos acordos comerci-

    ais que resultem em crescimento empre-

    sarial, empregos, melhoria do padro de

    vida e mais eficincia na movimentao

    de mercadorias.

    Frederick W. Smith Chairman e CEO

    https://smallbusiness.fedex.com/international/export-education

  • ECONOMIA E ACESSO 16

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    A GERMANPLATES SE GLOBALIZA COM A FEDEX EXPRESSChristian Kleinschmidt comeou a vender placas de carro alems como hobby, em 2002, aps notar um interesse crescente por placas de carro inusitadas, especialmente entre os colecionadores americanos. Operando inicialmente no poro de sua casa, nas proxi-midades de Berlim, e vendendo os produtos por meio de seu site, www.germanplates.com, e pelo eBay, Kleinschmidt recebia dois ou trs pedidos por dia, e tinha um crescimento anual modesto. Sua grande chance surgiu em 2009, quando ele identificou parcei-ros comerciais nos Estados Unidos e passou a receber tantos pedidos que transformou seu hobby em um tra-balho em tempo integral.

    Prevendo que a empresa de Kleinschmidt continuaria crescendo, um de seus parceiros americanos contatou a FedEx para ajudar a racionalizar e a profissionalizar o envio das placas dos Alemanha.

    No incio, eu no sabia se seria possvel a

    Germanplates e a FedEx trabalharem juntas.

    Como toda pequena empresa, temos de ficar

    atentos aos nossos custos e, ao mesmo, ofere-

    cer opes de envio atraentes aos clientes.

    A FedEx props uma soluo sob medida para as necessidades do empresrio alemo, que precisava de uma soluo de envio internacional de baixo custo e confivel. Hoje, Kleinschmidt usa um software da FedEx e uma impressora de etiquetas de enderea-mento em seu escritrio para preparar as placas para as coletas regulares da FedEx.

    US$ 772.000 nas vendas e uma reduo de at US$ 150.000 em suas despesas em seis meses.

    Export UniversityUm dos destaques dos programas FedEx Know and Grow a Export University, srie de programas de treinamento em exportao desenvolvidos e apresentados por membros do District Export Council e o Servio Comercial dos Estados Unidos. Juntos, oferecemos treinamento em exportao para exportadores, abordando questes como entrada em novos mercados, conformidade regulatria, finanas da exportao e identificao de novos compradores. Em 2013, a Export University foi disponibilizada em mais de 20 mercados ameri-canos. No FY14, planejamos entrar em 15 novos mercados e expandir ainda mais nossa presena em 2015. Os treinamen-tos da Export University esto abertos a todos os clientes da FedEx que realizam exportaes. Cada evento recebe aproxi-madamente 75 representantes de PMEs interessadas em entrar em mercados internacionais e identificar novos clien-tes. No FY13, o programa recebeu o reforo dos novos mate-riais de treinamento Export 101, que ajudam o participante a entender a relao entre os tpicos cobertos e seu impacto no crescimento da empresa.

    APOIANDO EMPREENDEDORESOperando ou no no mercado internacional, as pequenas e mdias empresas so fontes crticas de inovao, gerao de emprego e crescimento econmico. As PMEs tambm so clientes importantes para a FedEx e estamos ampliando a oferta de servios especficos para suas necessidades, como o servio de agenciamento de carga e os documentos comerciais eletrni-cos. Apoiamos as pequenas empresas dos Estados Unidos por meio do Small Business Center, de nossa parceria com o Small Business Saturday (Sbado das Pequenas Empresas) e o FedEx Small Business Grant Contest, um concurso nacional.

    FedEx Small Business CenterLanado na primeira metade de 2013, o FedEx Small Business Center, um novo centro de recursos e informa-es para pequenas empresas. O FedEx Small Business Center disponibiliza informaes sobre envios internacionais, marcos regulatrios, documentos necessrios e nossos servi-os de valor agregado tudo separado por pas. Para facilitar

    http://www.germanplates.comhttp://www.exportuniversity.com

  • ECONOMIA E ACESSO 17

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Satgur Singh Athwal fundou a Athwal FDS Corp. em 2005, comeando com uma van de carga e uma rea de servio da FedEx. No primeiro ano de operao, sua empresa entregava 120 pacotes por dia, gerando uma receita total de US$ 120.000. Hoje, a Athwal FDS Corp. tem quase 20 funcionrios, opera 14 caminhes em nove reas de servio e entrega at 1.700 pacotes por dia, gerando uma receita anual de mais de US$ 1 milho.

    a vida dos empreendedores, o FedEx Small Business Center est disponvel em verses para smartphones e tablets. Alm disso, oferece a funcionalidade de chat interativo, com a qual possvel falar diretamente com nossos atendentes.

    Small Business SaturdayA FedEx participa do Small Business Saturday (Sbado das Pequenas Empresas) desde que o projeto foi lanado em 2010 pela American Express. O projeto visa incentivar o con-sumidor a apoiar pequenas empresas locais no fim de semana seguinte ao dia de Ao de Graas, um dos finais de semana de maior venda do ano. Em novembro de 2013, a FedEx apoiou as lojas participantes do Small Business Saturday de todo o pas distribuindo gratuitamente cartazes de 28 x 43 centmetros (11 x 17 polegadas), ajudando-as a promover a iniciativa em suas vitrines.

    FedEx Small Business Grant ContestEm 2012, lanamos o Small Business Grant Contest, con-curso que d subsdios a pequenas empresas para o aprimo-ramento de suas operaes. O Small Business Grant Contest concedeu seis subsdios, em um total de US$ 50.000. Os vencedores foram selecionados entre 3.500 candidatos, com base em seus formulrios de inscrio e no uso proposto para os fundos recebidos. A deciso final levou em conta tambm o processo de votao via internet, onde consumidores e internautas puderam apoiar seus candidatos votando uma vez ao dia durante o perodo do concurso. A segunda edio do concurso foi lanada em janeiro de 2014.

    Apoiando empresas independentes por meio do modelo da FedEx GroundOs prestadores de servios so uma parte importante da rede da FedEx Ground. No FY13, as quase 8.500 empresas con-tratadas pela FedEx Ground para prestar servios de coleta e entrega de pacotes e/ou servios de transporte geraram receitas de mais US$ 3,6 bilhes, empregando mais de 32.000 pessoas. Quando contratamos empresas independen-tes, apoiamos o crescimento de empreendedores.

    US$3,6Receita

    32.500Pessoas

    8.460Empresas de

    pequeno portebilhes

  • ECONOMIA E ACESSO 18

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Proprietrio da Catullo Prime Meats em Youngstown, em Ohio, Danny Catullo pertence terceira gerao de uma famlia de aougueiros. Com o crescimento do comrcio eletrnico, Danny viu que podia expandir o negcio da famlia despachando carnes de alta quali-dade para todo o pas. A FedEx ofereceu a ele a agili-dade e a flexibilidade necessria para despachar seus produtos perecveis para longas distncias, com a entrega confivel da FedEx Ground e da FedEx Express.

    Em 2013, Danny recebeu um subsdio de US$ 5.000 do FedEx Small Business Grant. O dinheiro foi inves-tido na compra de caixas de alta qualidade para trans-porte a frio, que lhe permitiram ganhar flexibilidade e racionalizar custos.

    O que me surpreendeu na FedEx foi que eles se

    preocupam tanto quanto eu com a pequena

    empresa. Estamos sempre tentando melhorar.

    Fazer bem no suficiente. Queremos ser

    excelentes. Para ser uma pequena empresa de

    sucesso, voc precisa ter paixo pelo que faz.

    No basta trabalhar com empenho.

    Danny est adaptando sua pequena empresa para atender as demandas do sculo XXI e, com isso, garantir um futuro para seus filhos. O FedEx Small Business Grant Contest e as solues de envio da FedEx esto contribuindo para que ele alcance sua meta.

  • MEIO AMBIENTE E EFICINCIA 19

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    OPERAMOS 660 AERONAVES, MAIS DE 90.000 VECULOS PRPRIOS E CONTRATADOS E MAIS DE 4.700 INSTALAES. NOSSOS ESFOROS PARA REDUZIR NOSSA PEGADA AMBIENTAL BASEIAM-SE NO AMBIENTALISMO PRTICO.

    MEIO AMBIENTE E EFICINCIA

    MONITORANDO NOSSO PROGRESSO:

  • MEIO AMBIENTE E EFICINCIA 20

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Metase Progresso

    Obter 30% de todo o combustvel usado por nossas aeronaves de fontes alternativas at o ano 2030.

    Os colaboradores da FedEx participam de esforos internacionais para testar, pesquisar e promover combustveis alternativos e sustentveis, tornando cada vez maior a possibilidade de usarmos combustveis de aviao alternativos em um futuro prximo.

    META PROGRESSO

    Reduzir a intensidade das emisses das aeronaves em 30% at 2020, utilizando como base os nveis de 2005.

    Em 2013, reduzimos a intensidade das emisses de CO2 de nossas aeronaves em 4,2%, ainda que o nmero de voos e a receita tenham aumentado. Considerando os nveis de 2005, a reduo acumulada j chega a 22,3%. desde 2005

    22,3%Aumentar a eficincia energtica dos veculos da FedEx Express em 30% at 2020, utilizando como base os nveis de 2005.

    Em 2013, melhoramos em 5% a eficincia energtica de nossos veculos. Considerando os nveis de 2005, a melhora acumulada j chega a 27%.

    desde 2005

    27,0%

    Conquistar a certificao LEED (sigla em ingls para Liderana em Energia e Design Ambiental), para todos os novos prdios da FedEx Express nos Estados Unidos.

    Dois novos prdios da FedEx Express rece-beram a certificao LEED, na categoria prata, no FY13. Com isso, o total de prdios certi-ficados subiu para dez.

    Prdios com a certificao LEED

    10

    Expandir a gerao de energia renovvel em nossas instalaes e continuar adquirindo esse tipo de energia para uso interno.

    Nossas nove instalaes de energia solar gera-ram 6.492.977 kWh de eletricidade no FY13, o suficiente para evitar a emisso de 2.451 tone-ladas de CO2e. Com isso, atingimos uma eco-nomia acumulada de 26,98 GWh desde 2005.

    Continuamos comprando energia renovvel; a atividade de sourcing foi centralizada, uma abordagem estratgica para nos ajudar a alcan-ar nossa meta.

    GWh desde 2005

    27

  • MEIO AMBIENTE E EFICINCIA 21

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    ndice

    Viso geral

    Pesquisamos e implantamos solues transformadoras para reduzir nosso consumo de combustvel e de energia, e queremos inspirar outras empresas a fazerem o mesmo. Os esforos da FedEx para reduzir sua pegada ambiental baseiam-se no ambientalismo prtico e tm por objetivo ser economicamente viveis, apoiar os objetivos empresariais estratgicos, envolver e motivar nossos colaboradores e refletir nossa responsabilidade com as comunidades em que operamos.

    Nossos contnuos progressos este ano nos deixam mais prx-imos da conquista das metas ambientais de 2020 e com muita satisfao que reportamos que tivemos inovaes e melhorias em toda a empresa. Por exemplo, nossa aborda-gem sistemtica ao aumento da eficincia energtica e modernizao da frota de aeronaves gerou uma economia de 317 milhes de litros (83,9 milhes de gales) de combustvel de aviao no FY13. Alm disso, evitamos o consumo de 23 milhes de kWh de energia instalando sistemas de iluminao mais eficientes em nossas unidades.

    Alm de fazermos as mudanas possveis hoje, ns investi-mos em solues futuras. Por exemplo, investimos em infraestruturas que beneficiaro nosso negcio e a sociedade como o todo, como estaes de recarga para veculos eltri-cos nas cidades de Hong Kong, Londres, Paris, Washington, D.C., e Nova York, e instalaes com energia renovvel nos Estados Unidos.

    Viso geral 21Combustvel, energia e mudana climtica 23Uso de materiais 31Resduos e reciclagem 32Gesto ambiental 34

  • MEIO AMBIENTE E EFICINCIA 22

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    REPORTANDO AS EMISSES DE CARBONONo FY11, reportamos apenas nossas emisses de CO2. No FY12, demos incio medio e ao reporte de nossas emisses de CO2e, que incluem outros gases de efeito estufa, como o xido nitroso e o metano. Essas emisses so expressas em termos de equiva-lentes de CO2, calculadas com base em seu potencial de aquecimento global relativo. Para que os leitores possam comparar nosso desempenho no FY13 com o de anos anteriores, e visando oferecer dados mais completos, este ano, estamos reportando tanto os dados de CO2 quanto os de CO2e. A partir do ano que vem, reportaremos apenas os dados de CO2e.

    RESUMO GLOBAL DO CONSUMO DIRETO DE ENERGIA (em terajoules)

    FY12 FY13Combustvel para aeronaves 157.293 153.244Combustvel para veculos e geradores de emergncia (diesel, gasolina e propano) 38.506 38.891Uso interno (leo para aquecimento e gs natural) 3.616 4.386TOTAL 199.415 196.521

    197.000 Consumo total de energia no FY13

    A plataforma EarthSmart nossa forma de reconhecer e incentivar iniciativas inovadoras para melhorar nosso desempenho ambiental, engajar nossos colaboradores e clientes e inspirar outras pessoas. Muitos dos programas descritos neste relatrio receberam a designao EarthSmart em uma das trs categorias a seguir:

    EarthSmart Innovations, aplicvel a produtos, servi-os, ativos e solues:

    n Demonstram inovao na gesto ambiental, acima das prticas padro da indstria

    n Oferecem um benefcio claro e tangvel para o meio ambiente e tambm para nossos clientes, colabora-dores e negcio

    EarthSmart @ Work, aplicvel a projetos que:

    n Constroem uma cultura de sustentabilidade ambien-tal em nosso local de trabalho por meio de educao e inovao

    n Motivam todos os nossos colaboradores a entender e implantar prticas sustentveis no trabalho, em casa e na comunidade

    n Promovem uma mudana de comportamento no local de trabalho com relao aos esforos de sus-tentabilidade ambiental

    EarthSmart Outreach, aplicvel a programas que:

    n Envolvem mobilizao comunitria e engajamento de colaboradores, demonstrando benefcios ambientais mensurveis (veja exemplos no captulo Comunidade e Socorro a Desastres).

    RESUMO GLOBAL DAS EMISSES DE CO2 (em toneladas)

    FY10 FY11 FY12 FY13Scope 1 13.152.895 13.802.445 13.967.349 13.742.388Scope 2 996.872 989.874 955.169 965.809Scope 3 1.008.493 1.018.713 1.705.7682 1.744.470TOTAL 15.158.260 15.811.032 16.628.286 16.452.6671. Atualizado para aumentar a preciso do relatrio. Inclui um adicional de 44.192 toneladas

    de CO2e emitidas pelas empilhadeiras movidas a gs propano usadas pela FedEx Freight.

    2. Os dados atualizados incluem o combustvel usado pelos prestadores de servios da FedEx Freight no Canad e o diesel comprado no varejo pelos prestadores de servios da FedEx Ground usando o carto de compra para combustvel.

    16,5milhes FY13 CO2 Emissions

    RESUMO GLOBAL DAS EMISSES DE CO2E (em toneladas)

    FY12 FY13Scope 1 14.136.0701 13.928.770Scope 2 959.109 970.652Scope 3 1.750.7682 1.786.437TOTAL 16.845.947 16.685.8591. Atualizado para aumentar a preciso do relatrio. Inclui um adicional de 44.192 toneladas

    de CO2e emitidas pelas empilhadeiras movidas a gs propano usadas pela FedEx Freight.

    2. Os dados atualizados incluem o combustvel usado pelos prestadores de servios da FedEx Freight no Canad e o diesel comprado no varejo pelos prestadores de servios da FedEx Ground usando o carto de compra para combustvel.

    16,7milhes Total no FY13Emisses de CO2e

    Solues FedEx para um mundo mais sustentvel

  • MEIO AMBIENTE E EFICINCIA 23

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Combustvel, energia e mudana climtica

    O fato de a FedEx conectar pessoas e empresas do mundo todo faz com que a empresa tenha uma grande pegada de carbono relacionada ao transporte. O combustvel de aviao a principal fonte de nossas emisses de CO2e, seguido do combustvel usado nos veculos rodovirios. Nossos esforos ambientais buscam reduzir esses impactos por meio de inicia-tivas para aumentar a eficincia energtica, modernizar a frota e outras. Ao mesmo tempo, pesquisamos e testamos tecno-logias pioneiras que, no futuro, podem vir a beneficiar nosso negcio e o meio ambiente. A FedEx tambm est compro-metida em coletar mais dados para entender e lidar melhor com seus impactos no clima.

    CONSUMO DIRETO E INDIRETO DE ENERGIA (em terajoules)

    FY12 FY13

    CONSUMO DIRETO DE ENERGIA (ESCOPO 1)Combustvel para aeronaves 157.293 153.244Diesel (veculos e gerador de emergncia) 34.511 34.971Gasolina (veculos) 3.181 3.121Propano (veculos e instalaes da empresa) 814 800Gs natural (usado principalmente nas instalaes da empresa) 3.608 4.371leo (aquecimento das instalaes da empresa) 8 14TOTAL (Consumo Direto de Energia) 199.415 196.521

    CONSUMO INDIRETO DE ENERGIA (ESCOPO 2)Eletricidade comprada TOTAL (Consumo Indireto de Energia) 5.830 6.292

    TOTAL DO CONSUMO DIRETO E INDIRETO DE ENERGIATOTAL (Consumo Direto e Indireto de Energia) 205.245 202.813

    1. Atualizado para aumentar a preciso do relatrio.

    203.000 Total do consumo direto e indireto de energia no FY13

    EMISSES DIRETAS E INDIRETAS DE GHG (em toneladas de CO2e)

    FY12 FY13

    EMISSES DIRETASCombustvel para aeronaves 11.120.040 10.833.815Diesel (veculos e geradores de emergncia) 2.559.188 2.608.689Gasolina (veculos) 222.1631 219.418Propano (veculos e instalaes da empresa) 46.209 45.654Gs natural (usado principalmente nas instalaes da empresa) 187.916 220.184leo (aquecimento das instalaes da empresa) 554 1.0083

    TOTAL de emisses de Escopo 1 14.136.070 13.928.770

    EMISSES INDIRETAS (ESCOPO 2)TOTAL de emisses de Escopo 2 (Eletricidade Comprada) 959.109 970.652

    EMISSES INDIRETAS (ESCOPO 3)Transporte terceirizado 1.697.8244 1.737.802Viagens reas a trabalho de funcionrios 52.943 47.635TOTAL de emisses de Escopo 3 1.750.768 1.786.437

    TOTAL DE EMISSES DIRETAS E INDIRETASTOTAL (Escopo 1 e 2) 15.095.179 14.899.422TOTAL (Escopo 1, 2 e 3) 16.845.947 16.685.859

    1. Atualizado para aumentar a preciso do relatrio.

    2. Os dados atualizados incluem um adicional de 44.192 toneladas de CO2e emitidas pelas empilhadeiras movidas a gs propano usadas pela FedEx Freight.

    3. No FY13, o uso de leo para aquecimento aumentou em relao ao FY12 devido ao impacto do clima mais frio da regio nordeste na FedEx Express, e incluso dos dados da FedEx Ground, no reportados anteriormente.

    4. Os dados atualizados incluem o combustvel usado pelos prestadores de servios da FedEx Freight no Canad e o diesel comprado no varejo pelos prestadores de servios da FedEx Ground usando o carto de compra para combustvel.

    16,7milhes Total de emisses diretas e indiretas no FY13

  • MEIO AMBIENTE E EFICINCIA 24

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    EMISSES DAS AERONAVESReduzir as emisses geradas pelas aeronaves que operamos uma grande prioridade ambiental. Nossa abordagem tem trs pilares:

    n Substituir aeronaves antigas por modelos mais novos e eficientes

    n Identificar oportunidades de ganho de eficincia energtica por meio do programa Fuel Sense

    n Trabalhar para substituir parte do combustvel que usamos por combustvel de fontes alternativas, mais limpas

    No FY13, reduzimos a intensidade das emisses das aerona-ves da FedEx (medidas por libras de emisses de CO2 por tonelada milha disponvel) em mais 4,2%, chegando a uma reduo acumulada de 22,3% desde 2005. Isso nos deixa bem mais prximos da meta de reduzir a intensidade das emisses de nossas aeronaves em 30% at 2020, conside-rando os nveis de 2005.

    Modernizando nossa frota de aeronavesEm 2008, iniciamos o processo de substituio de aeronaves antigas por modelos de maior eficincia energtica. No FY13, 23 aeronaves Boeing 777 entraram em servio em rotas inter-nacionais. Elas so 18% mais eficientes do que as aeronaves MD-11 previamente utilizadas em algumas dessas rotas. Tambm aposentamos toda nossa frota de Boeings 727-200, substituindo-os pelos Boeings 757, modelo que possui uma eficincia energtica 36% maior. Se considerarmos a frota do FY12, no FY13 essas mudanas economizaram:

    n 90,8 milhes de litros (24 milhes de gales) de combustvel

    n 230.048 toneladas de emisses de CO2e

    O Boeing 767 tambm comeou a ser introduzido na frota da FedEx em FY14 em substituio ao MD-10, com a vantagem de ser 30% mais econmico.

    Na medida do possvel, identificamos novos usos para as aeronaves antigas uma opo do-los para escolas de aviao, aeroportos comunitrios e corpos de bombeiro para uso e em treinamento.

    ENERGIA ECONOMIZADA

    FY12 FY13

    Gerao de eletricidade solar (kWh)

    6.657.481 (24 Terajoules)

    6.492.977(23 Terajoules)

    Adaptao de sistemas de iluminao predial (kWh)1

    59.910.238(215 Terajoules)

    23.230.286(84 Terajoules)

    FedEx Fuel Sense (Litros/Gales de combustvel de aviao)

    185.485.177 litros 49.000.000 gales(6.692 Terajoules)

    226.367.625 litros 59.800.000 gales(8.167 Terajoules)

    Modernizao da frota de aeronaves da FedEx Express (Litros/Gales de combustvel de aviao)

    185.485.177 litros 49.000.000 gales(5.053 Terajoules)

    91.082.292 litros 24.061.396 gales(3.286 Terajoules)

    Programa Reduce, Replace, Revolutionize de eficincia dos veculos da FedEx Express (Litros/Gales de diesel)

    64.352.000 litros 17.000.000 gales1

    (2.390 Terajoules)

    75.708.235 litros 20.000.000 gales(2.811 Terajoules)

    TOTAL

    N/D (diferentes unidades

    de combustvel)

    (14.374 Terajoules)

    N/D (diferentes unidades

    de combustvel)

    (14.371 Terajoules)

    EMISSES DE CO2E EVITADAS (em toneladas)

    FY12 FY13

    Gerao de eletricidade solar 2.400 2.4512

    Adaptaes na iluminao predial3 42.270 16.390

    FedEx Fuel Sense 470.165 577.116

    Modernizao da frota de aeronaves da FedEx Express 356.954 230.048

    Programa Reduce, Replace, Revolutionize de eficincia dos veculos da FedEx Express

    173.060 177.800

    TOTAL 1.044.849 1.003.805

    1. No relatrio do ano passado, essas economias foram incorretamente atribudas ao Vehicle Refresh Plan apenas, que um dos elementos do Reduce, Replace, Revolutionize.

    2. O aumento no total de emisses de CO2e que deixaram de ser liberadas frente reduo no total de eletricidade solar gerada no FY13 se deve principalmente s atualizaes nos fatores de emisses de carbono publicados usados para estimar as emisses que evitamos liberar na instalao de Colnia, na Alemanha.

    3. Os dados referem-se apenas economia gerada pelas adaptaes finalizadas durante o ano fiscal; eles no refletem as economias geradas no FY13 pelas instalaes modernizadas anteriormente.

    1,511,48

    1,451,41

    1,37 1,351,30

    1,241,21

    19,5

    21,422,7

    24,4

    22,421,6

    24,6

    26,527,2

    FY05 06 07 08 09 10 11 12 13

    FEDEXEXPRESSREVENUES(in billions USD)

    CO2 lbs./ATM1

    1. Uma ATM, ou tonelada milha disponvel, definida como uma tonelada de capacidade (de carga) transportada por uma milha.

    RECEITA DA FEDEX EXPRESS(em bilhes de dlares)

    CO2 lbs./ATM1

  • MEIO AMBIENTE E EFICINCIA 25

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Fuel SenseAcreditamos que cada gota de combustvel conta e trabalha-mos continuamente para ganhar eficincia em cada fase de nossas operaes. A equipe Fuel Sense supervisiona o pro-grama, buscando inovaes em nossa empresa, indstria e programas de pesquisa externos.

    No FY13, implantamos seis novas iniciativas Fuel Sense que, juntas, economizaram 23 milhes de litros (6,15 milhes de gales) de combustvel de aviao e evitaram a emisso de 59.423 toneladas de C02e. No total, nossas 40 iniciativas Fuel Sense economizaram 226 milhes de litros (59,8 milhes de gales) de combustvel de aviao e evitaram a emisso de 577.116 toneladas de C02e no FY13. O quadro Principais Iniciativas Fuel Sense, direita, descreve alguns dos progra-mas de maior impacto.

    Combustvel de aviao alternativoEstabelecemos a meta de obter 30% de nosso combustvel de aviao de fontes alternativas, mais sustentveis, at 2030. Estamos trabalhando para resolver trs grandes obst-culos conquista dessa meta. So eles: escala, a habilidade de produzir combustvel suficiente para nossas necessidades; logstica, a habilidade de transportar esse combustvel do ponto de produo ao ponto em que ser utilizado; e custo, ou seja, esses combustveis precisam ser disponibilizados a preos competitivos. Apoiamos os fabricantes de combustvel alternativo compartilhando nosso conhecimento sobre o mer-cado de combustvel de aviao, a fim de que eles entendam nossas necessidades e trabalhem para superar esses obstculos.

    Como membros da Iniciativa de Combustveis Alternativos para a Aviao Comercial (CAAFI, na sigla em ingls), coaliza-o internacional que lidera os esforos da indstria de avia-o comercial para engajar a emergente indstria de combustveis alternativos, apoiamos o desenvolvimento de alternativas sustentveis. Por meio de nossa associao ASTM International (antiga Sociedade Americana de Testes e Materiais), contribumos com esforos para desenvolver padres industriais para diversos combustveis de aviao alternativos. Dois colaboradores da FedEx, integrantes de uma equipe especializada da diviso de operaes de compa-nhias areas, participam de grupos de testes da CAAFI e ASTM International, revisando padres para combustveis alternativos e fazendo avaliaes e recomendaes tcnicas.

    Graas ao trabalho desses grupos, este ano, as companhias areas receberam aprovao para usar steres hidrogenados e cidos graxos (produzidos com sementes oleaginosas e algas) e o processo Fischer-Tropsch, que converte carvo, gs natural e biomassa em hidrocarbonetos lquidos. Embora haja obstculos ao uso em grande escala dessas opes, espera-mos comear a usar alguns combustveis alternativos em um futuro prximo.

    A FedEx est trabalhando com a ONG The Nature Conservancy em um projeto para identificar fontes sustent-veis de biocombustvel. Alm disso, a FedEx est

    Padres de esteira de turbulnciaA esteira de turbulncia formada no ar atrs da aeronave, durante o voo. Padres de separao estabelecem a distncia mnima a ser mantida entre as aeronaves para evitar que elas voem nesse ar ins-tvel. Em algumas situaes, a reduo dessa distncia pode reduzir o tempo de taxiamento e de voo, economizar combustvel e aumen-tar a capacidade do aeroporto, sem prejuzos segurana. A FedEx participa de uma pesquisa da Administrao Federal de Aviao (FAA) nessa rea desde 2006, permitindo que as atividades de nossa companhia area no aeroporto de Memphis, hub global da FedEx, sejam utilizadas como estudo de caso.

    No FY13, o departamento de Operaes de Trfego Areo da FedEx trabalhou com a FAA para definir novos padres de separao. Como resultado, hoje podemos ter certas aeronaves decolando simultaneamente em duas pistas prximas, desde que suas trajet-rias de voo tenham uma diferena de mais de 15 graus. Isso acarre-tou benefcios como economia de combustvel e aumento da capacidade dos aeroportos. Atualmente, esse programa gera uma economia de mais de 1,32 milho de litros de combustvel (350.000 gales) e evita a emisso de 3.530 toneladas de C02e por ms.

    Principais Iniciativas Fuel Sense

    Aeronave de trs Aeronave da frente

    Separao: RECAT Pr-RECAT

    777 777

    777MD11/10Airbus MD11/10Airbus

    757727 MD11/10Airbus

    Qualquer uma 757

    4 milhas3 milhas

    4 milhas3 milhas

    4 milhas3 milhas

    5 milhas3,5 milhas

    Weight Turbulence Separation Recategorization (RECAT)

    trabalhando com os Departamentos de Energia e Agricultura dos Estados Unidos para identificar formas de tornar as fontes alternativas de energia mais economicamente viveis e rent-veis para os agricultores americanos.

    ENVIO EM ENVELOPE NEUTRO EM EMISSO DE CARBONOUm exemplo de iniciativa EarthSmart Innovation o uso de envelopes neutros em emisso de carbono. A FedEx compensa as emisses de carbono relaciona-das ao transporte de todos os envelopes estampados com a marca FedEx Express enviados mundialmente. A compensao feita por meio da BP Target Neutral, organizao sem fins lucrativos especializada na com-pensao de carbono, e no gera custo para os clien-tes. Desde o lanamento do programa, em abril de 2012, j compensamos mais de 150.000 toneladas de CO2e.

  • MEIO AMBIENTE E EFICINCIA 26

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    Reduzir: Hbitos de direo que racionalizam o uso de combustvelAdotamos vrias medidas para incorporar hbitos de direo e rotas que racionalizam o uso de combustvel. Maximizamos o uso de veculos menores, de maior eficincia energtica, em rotas que no requerem capacidade adicional. E usamos um software especializado para encontrar as rotas mais cur-tas e melhorar a densidade da carga a fim de evitar que o ve-culo rode desnecessariamente e, em alguns casos, reduzir o nmero de veculos nas ruas.

    O programa Eco-Driving da FedEx Express foi ampliado para o Canad no FY13. O programa envolveu diversas atividades, entre as quais, um concurso para couriers, no qual as estaes tm o desafio de melhorar seu uso de combustvel anual-mente. Como resultado, as estaes de melhor desempenho racionalizaram seu consumo de combustvel em mais de 10%. Um inverno particularmente rgido fez com que o volume de combustvel consumido no Canad ficasse inalterado no FY13,

    EMISSES VEICULARESOs veculos da frota prpria da FedEx Express e FedEx Freight so a segunda maior fonte das emisses de Escopo 1 de nossa empresa, enquanto os veculos operados pelos prestadores de servios da FedEx Ground respondem pela maior parte das emisses de Escopo 3 reportadas. Na FedEx Express, descrevemos nossa abordagem ao aprimoramento da eficincia veicular como Reduce, Replace e Revolutionize (Reduzir, Substituir, Revolucionar). Aprimorando nossas rotas e hbitos de direo, conseguimos reduzir o nmero de quil-metros rodados. Sempre que possvel, substitumos veculos de menor eficincia energtica por modelos mais eficientes. Tambm pesquisamos e investimos em tecnologias futuras, como combustveis alternativos e veculos eltricos. Todas as nossas empresas operacionais possuem programas para reduzir as emisses.

    FROTA GLOBAL DA FEDEX MOVIDA A COMBUSTVEL ALTERNATIVO1

    1. No encerramento do FY13

    2. Esse nmero inclui 97 empilhadeiras eltricas da FedEx Freight. Os nmeros previa-mente reportados incluam apenas veculos rodovirios.

    Hbridos

    363

    Gs Liquefeito de Petrleo (Propano)

    41Eltricos2

    214

    Hidrognio

    40

    Gs natural liquefeito ou comprimido

    45

    Hbridos hidrulicos

    6

    FUEL EFFICIENCY AT FEDEX EXPRESS2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013FedEx Express Vehicle Fuel Efficiency improvement since 2005 9.3% 11.5% 14.1% 15.1% 16.6% 22.0% 27%

    0

    5

    10

    15

    20

    25

    30

    0

    20000

    40000

    60000

    80000

    100000

    120000

    NORTH AMERICAWASTE AND RECYCLING (U.S. TONS)[CHART]Category 2012 2013Total Waste 89,0041 101,810Total Sent to Recyclers4 41,2592 41,190% Sent to Recyclers 46% 40%

    0

    50

    100

    150

    200

    250

    300

    350

    400

    0.25

    0.30

    0.35

    0.40

    3.5

    4.0

    0

    2000

    4000

    6000

    8000

    10000

    FY07

    9,3%

    FY06

    5,4%

    FY05 FY08

    11,5%

    FY09

    14,1%

    FY10

    15,1%

    FY11

    16,6%

    FY12

    22,0%

    FY13

    27,0%

    EFICINCIA ENERGTICA NA FEDEX EXPRESSEficincia energtica dos veculos da FedEx Express Melhora desde 2005

    Anlise de combustvel de contingnciaA anlise de combustvel de contingncia utiliza modelos esta-tsticos para prever a quantidade necessria de combustvel em caso de atrasos gerados por excesso de trfego, ou de impre-vistos durante o voo. Desenvolvemos um novo e complexo modelo que identifica oportunidades para reduzir a quantidade de combustvel de contingncia em alguns voos, sem prejuzos segurana. O fato de uma aeronave carregar menos combus-tvel de contingncia reduz a carga do avio, o que gera uma economia de combustvel. O passo seguinte foi treinar extensi-vamente despachantes e tripulaes de voo. A implantao dessas mudanas gera uma economia de mais de 302.800 litros (80.000 gales) de combustvel e evita a liberao de mais de 787 toneladas de CO2e por ms.

    Perfil timo de DescidaA forma mais eficiente e silenciosa de aterrissar uma aeronave baixar da altitude de cruzeiro at a pista de aterrisagem no modo idle power, procedimento chamado de Perfil timo de Descida (OPD, na sigla em ingls). As descidas convencionais utilizam tcnicas de nivelamento e manobras.

    No FY13, trabalhamos com controladores de trfego areo para implantar os OPDs em 60% de nossos voos que pousaram em Memphis. Isso nos permitiu reduzir o volume de emisses e, ao mesmo tempo, manter o fluxo de trfego areo, sem atra-sos. Estimamos que os OPDs adotados no hub de Memphis tenham gerado uma economia de 1,135 milho de litros de combustvel (300.000 gales) e evitado a emisso de aproxima-damente 2.897 toneladas de CO2e por ms.

    Abordagem atual (descidas por degraus)

    Perfil timo de Descida (OPD)O processo de descida pode comear a uma distncia de at 100 milhas nuticas do aeroporto, para uma trajetria tima

    A aeronave mantida em alta altitude para reduzir o rudo

  • MEIO AMBIENTE E EFICINCIA 27

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    mas acreditamos que o consumo teria sido maior sem a inicia-tiva Eco-Driving. Na sia, a implantao das atividades Eco-Driving tem gerado uma economia expressiva de combustvel desde 2011. Por exemplo, no Japo, onde 550 colaboradores receberam o treinamento Eco-Driving, a eficincia energtica aumentou 12% desde FY11. Na China, onde a iniciativa foi lan-ada no FY12, a eficincia energtica subiu 5%.

    Reduzir: Melhorias nos veculosQueremos otimizar o uso dos veculos em operao hoje e estamos sempre buscando formas de ganhar eficincia energtica. Por exemplo:

    n 32% da frota rodoviria da FedEx Freight possui transmisso automtica, o que promove o uso timo das marchas, e 38% das carretas possuem aparatos que minimizam o arrasto. No FY13, essas e outras mudanas garantiram frota um ganho de eficincia de 1,3%.

    n A FedEx Freight est defendendo a aprovao de uma nova legislao que estenderia o comprimento mximo permitido carretas de 8,53 para 10 metros (28 para 33 ps), se usadas em uma configurao dupla. Isso permitiria um aumento aproximado de 18% na quantidade de carga transportada na mesma viagem, reduzindo expressiva-mente o nmero de caminhes nas estradas e o consumo de combustvel.

    n A FedEx Ground trabalhou com um fornecedor de carre-tas para testar uma tecnologia aerodinmica que poderia gerar uma economia de combustvel de 5% e evitar a emisso de mais de 70.000 toneladas de CO2e por ano, se aplicada em toda a frota de carretas usada nos trans-portes de longa distncia. Testes adicionais sero realiza-dos no FY14. Alm disso, passou a utilizar pneus com baixa resistncia de rolagem em sua frota de carretas, medida que aumenta a economia de combustvel em 2% a 5%, e instalou aparatos que diminuem o arrasto, certifi-cados pela SmartWay, em mais de 1.200 carretas.

    Substituir: Veculos a diesel eficientes e avanadosA frota movida a diesel limpo da FedEx Express nos Estados Unidos contribuiu substancialmente para que aumentssemos nossa eficincia energtica em 5% no FY13. Ao longo do ano, expandimos nossa frota com 1.200 novas vans Isuzu Reach, modelo de alta eficincia, e 2.500 vans Sprinter, fabricadas pela Mercedes-Benz, tirando de circulao modelos de menor eficincia energtica. Os modelos Reach e Sprinter so um pouco menores do que as vans substitudas, mas tm uma eficincia energtica 65% e 85% maior, respectivamente. Ao todo, a FedEx Express possui agora mais de 27.000 veculos a diesel em operao nos Estados Unidos mais de 50% de nossa frota de entrega no pas movida a diesel limpo.

    SOLUES DE TRANSPORTE INTERMODAIS A FedEx Freight adota solues ferrovirias, quando estas nos permitem atender adequadamente nossos clientes e so economicamente viveis. Adotamos containers para transporte intermodal e reboques que se adaptam a caminhes e a trens. O transporte fer-rovirio oferece benefcios ambientais expressivos em termos de consumo de combustvel, se comparado ao transporte rodovirio (caminhes) de longa distncia. Aumentamos o uso do transporte ferrovirio nos Estados Unidos no FY13. Hoje ele cobre aproximada-mente 15% da quilometragem dos trajetos de longa distncia.

    Mais eficincia energtica, considerando a relao tonelada

    por quilmetro

    70+%Aumento do uso de

    transporte ferrovirio nos Estados Unidos

    15%

    No FY13, introduzimos 20 veculos movidos a diesel com baixo teor de enxofre na frota da Amrica Latina e Caribe, eco-nomizando at 189,2 litros de combustvel (50 gales) por ve-culo a cada semana em algumas rotas. H tempos que a FedEx Ground compra diesel com baixo teor de enxofre a fim de revend-lo para seus prestadores de servio e, em 2011, comeou a mistur-lo com o biodiesel para revenda.

  • MEIO AMBIENTE E EFICINCIA 28

    Relatrio de Cidadania Global de 2013 da FedEx

    TRICICLOS E BARCAAS REVOLUCIONAM AS ENTREGAS EM PARISA FedEx Express tem usado triciclos eltricos para entregar pacotes em Paris desde 2011. Este ano, nossa frota de veculos recebeu um reforo absolutamente inusitado: uma barcaa. A barcaa possui estaes de recarga para as baterias dos trici-clos e funciona como uma unidade flutuante de separao de pacotes, bem como meio de transporte para os triciclos.

    No incio de cada dia, a carga levada de nossa estao cen-tral de separao de pacotes, em Paris, at a barcaa. L, os pacotes passam por nova separao e so distribudos para os triciclos, para entrega em um distrito central de Paris. O uso da barcaa e de triciclos no lugar de vans nos permite evitar e ajudar a reduzir os congestionamentos no centro da cidade; ao mesmo tempo, ela reduz nossas emisses de CO2. Nossa meta para o FY14 ampliar o servio da barcaa para cobrir mais distritos.

    INVESTINDO EM INFRAESTRUTURA PARA VECULOS ELTRICOSNossa meta de longo prazo ver a eletrificao do transporte rodovirio de curta distncia. Para isso, esta-mos trabalhando com outras empresas para investir na infraestrutura de suporte e aprimor-la, a fim de demonstrar que essa tecnologia pode ser vivel, se implantada da forma correta. Nos Estados Unidos, a FedEx Express vem trabalhando com a General Electric, a Con Edison e a Universidade de Columbia desde 2011 em um projeto piloto na regio de lower Manhattan para identificar como construir estaes de recarga de veculos eficazes.

    Uma tecnologia desenvolvida pela Universidade de Columbia est monitorando os dados da estao de recarga de veculos eltricos para estabelecer as demandas de energia de cada um de nossos 10 cami-nhes eltricos e coordenar a atividade de recarga com o sistema de gerenciamento de distribuio de energia da Con Edison. No momento, estamos moni-torando o uso de energia na instalao de recarga da FedEx e as atividades do equipamento de alimentao dos veculos eltricos.

    O prximo passo ser carregar o sofisticado software criado pela GE, que prever as necessidades de ener-gia de nossa frota local com base em dados em tempo real e do consumo histrico. Isso nos permitir usar uma bateria reserva e/ou fazer uma suplementa-o de energia do veculo para a rede, quando a demanda por cargas for reduzida.

    Revolucionar: Veculos movidos a combustvel alternativoJ operamos um pequeno nmero de veculos movidos a energia eltrica hbridos eltricos e eltricos e a gs natu-ral (veja na pgina 26). O investimento nessas e outras tecno-logias limpas uma parte importante de nossa estratgia de sustentabilidade de longo prazo. Todas as empresas operacio-nais da FedEx esto trabalhando para expandir as frotas movi-das a combustvel alternativo e testar novas tecnologias relevantes.

    A FedEx Express expandiu sua frota global de veculos eltri-cos no FY13, introduzindo dez veculos eltricos em Hong Kong e seis no Brasil. O teste do Nissan e-NV200 EV, veculo eltrico de emisso zero, foi expandido, e o prottipo foi testado em Cingapura e no Brasil. No FY14, o modelo ser testado nos Estados Unidos. Alm disso, continuamos ava-liando nove tratores para reboque de carga nos hubs aeroporturios.

    No segundo semestre de 2014, iniciaremos uma avaliao de dois anos com 15 tratores de carga equipados com clula de combustvel de hidrognio em Memphis, no Tennessee, bem como o desenvolvimento de 20 caminhes de entrega equi-pados com clula de combustvel de hidrognio, que sero testados no Tennessee e na Califrnia. Esses novos veculos devem ter uma autonomia de at 241 quilmetros (150 milhas) por carga. Os atuais caminhes de entrega eltricos tm uma autonomia de 129 quilmetros (80 milhas) por carga. Essa autonomia quase que duas vezes maior viabiliza o uso de veculos eltricos, movidos a bateria, em quase todas as nossas rotas de entrega de pacotes, alm de aumentar a efi-cincia e