Relatorio da partilha de Saberes

3
PROGRAMA SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE Relatório individual da Partilha de Saberes Prof esp : Raimundo Mizael Gonçalves da Luz Disciplina- Matemática Primeiro e Segundo eixos Temáticos AGRICULTURA FAMILIAR, Identidade, Cultura e Etnia SISTEMA DE PRODUÇÃO E PROCESSOS DE TRABALHOS NO CAMPO. Tema central do eixo: PRODUÇÃO AGRÍCOLA NA AGRICULTURA FAMILIAR. Continuando com os procedimentos didáticos legais da formação, chegou finalmente o dia da Partilha de Saberes, momento da metodologia em que os educandos fazem uma apresentação ou exposição de tudo o que foi trabalhado e aprendido por eles teoricamente no tempo escola e praticado em suas respectivas propriedades, no chamado tempo comunidade como parte prática desta formação. A equipe de professores cuidou da parte de organização como: ornamentação, místicas e até algumas dinâmicas, após a abertura do evento e formação da mesa das autoridades pelo coordenador do Projeto, deu-se inicio as apresentações da Partilha de Saberes. Foram previamente selecionados estudantes para expor e partilhar cada saber determinado para esta Partilha. Foram convidadas autoridades locais envolvidas no projeto e comunitários de cada uma das comunidades de origem dos educandos para assistirem tudo o que os mesmos aprenderam e podem, a partir daqui, usufruírem e repassar aos demais. Seus conhecimentos, oriundos de suas origens, agora acrescentado de teorias antes desconhecidas lhes auxiliarão no desempenho das atividades agrícolas como se estivessem sendo avaliados.

description

Relatamos o momento das ações dos educandos fazendo uma exposição de tudo o que aprenderam até agora no curso para seus familiares, comunitário e professores. Uma espécie de avaliação.

Transcript of Relatorio da partilha de Saberes

Page 1: Relatorio da partilha de Saberes

PROGRAMA SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSERelatório individual da Partilha de SaberesProfesp: Raimundo Mizael Gonçalves da Luz

Disciplina- MatemáticaPrimeiro e Segundo eixos Temáticos

AGRICULTURA FAMILIAR, Identidade, Cultura e EtniaSISTEMA DE PRODUÇÃO E PROCESSOS DE TRABALHOS NO CAMPO.

Tema central do eixo: PRODUÇÃO AGRÍCOLA NA AGRICULTURA FAMILIAR.

Continuando com os procedimentos didáticos legais da formação, chegou finalmente o dia da Partilha de Saberes, momento da metodologia em que os educandos fazem uma apresentação ou exposição de tudo o que foi trabalhado e aprendido por eles teoricamente no tempo escola e praticado em suas respectivas propriedades, no chamado tempo comunidade como parte prática desta formação.

A equipe de professores cuidou da parte de organização como: ornamentação, místicas e até algumas dinâmicas, após a abertura do evento e formação da mesa das autoridades pelo coordenador do Projeto, deu-se inicio as apresentações da Partilha de Saberes. Foram previamente selecionados estudantes para expor e partilhar cada saber determinado para esta Partilha.

Foram convidadas autoridades locais envolvidas no projeto e comunitários de cada uma das comunidades de origem dos educandos para assistirem tudo o que os mesmos aprenderam e podem, a partir daqui, usufruírem e repassar aos demais. Seus conhecimentos, oriundos de suas origens, agora acrescentado de teorias antes desconhecidas lhes auxiliarão no desempenho das atividades agrícolas como se estivessem sendo avaliados.

Foi apresentada a Partilha de Saberes do primeiro módulo: Agricultura Familiar Identidade, Cultura, e Etnia, tendo como tema principal do eixo articulador a Mandioca. Seus derivados foram estudados como instrumentos de modelo matemático para o ensino da disciplina dentro do currículo integrado.

O evento continuou com a apresentação do segundo módulo cujo tema é: Sistema de Produção e Processos de Trabalho no Campo, que enfatiza todo tipo de

produção, desde a produção agrícola até algumas paródias e poemas de origem cabocla, porém, de muita importância para seus aprendizados. Destacando-se alguns alunos ao apresentarem suas produções diante do publico cantando suas esperanças em forma de canções.

Page 2: Relatorio da partilha de Saberes

Como ponto máximo do evento, os representantes da SEMED puderam ver verdadeiramente o que o Projeto Projovem Campo Saberes da Terra – Bragança está fazendo pela educação deste município, fico feliz em saber que nosso objetivo de educador está sendo alcançado, mas sei que temos muito a melhorar e nos surpreender, pois numa perspectiva de que em outras turmas iremos passar por momentos semelhantes a este em função da metodologia do projeto. Tivemos como positivo o reconhecimento das autoridades e professores que perceberam claramente a evolução dos nossos educandos. Percebe-se na maioria a vontade de vencer através do aprendizado e como estes ainda ficam deslumbrados com novas descobertas. Estão todos de parabéns.

Ainda dentro da programação da Partilha de Saberes as mães presentes receberam brindes de seus filhos além de que o melhor presente estava sendo mostrados a elas, seus filhos crescendo dentro de uma formação que para algumas parecia impossível, pois já haviam passado da idade escolar.

Suas práticas mudaram para melhor seus afazeres não atrapalham seus estudos e de forma organizada conseguem

estudar com esperança de dias melhores.