Relatório de Atividades do Conselho Regional de ... · Relatório de Atividades do CRC SP 2010...

80
Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 1 de 80 Relatório de Atividades do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo 2010 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES No final de 2010, como Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, com a colaboração de todos os Conselheiros, temos o grato prazer de apresentar o Relatório de Atividades do Órgão ocorridas ao longo do ano. Formamos uma equipe coesa que, com muito trabalho e dedicação, nos permitiu alcançar as metas traçadas, sempre em prol dos interesses do CRC SP e de toda a classe contábil. Destacamos aqui a atuação dos Senhores Vice-Presidentes Luiz Fernando Nóbrega, de Administração e Finanças, Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi, de Fiscalização, Gildo Freire de Araújo, de Desenvolvimento Profissional, e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, de Registro, que muito nos apoiaram em suas respectivas áreas de atuação, possibilitando-nos levar a bom termo o nosso trabalho à frente desta casa de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil. Agradecemos, também, o trabalho desenvolvido pelos demais Conselheiros e pela equipe de colaboradores do Órgão, que deram muito de si para que a meta por nós planejada fosse alcançada. Congraçamento com as Entidades Contábeis de São Paulo Como de hábito, neste ano, o CRC SP e as demais Entidades Contábeis Congraçadas de São Paulo se reuniram para interagir, discutir e encontrar soluções para os problemas que afligem a nossa classe. Neste exercício, foram realizadas reuniões com a participação dos Presidentes e Vice- Presidentes do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – FECONTESP, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – SINDCONT/SP, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – SESCON/SP, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON – 5ª Seção Regional, da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – AESCON e da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – APEJESP. O aperfeiçoamento técnico e a consequente valorização de nossa profissão foram e continuam sendo uma das metas principais dos líderes da classe contábil paulista, sendo o lema dessas proveitosas reuniões.

Transcript of Relatório de Atividades do Conselho Regional de ... · Relatório de Atividades do CRC SP 2010...

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 1 de 80

Relatório de Atividades do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo 2010

1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

No final de 2010, como Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, com a colaboração de todos os Conselheiros, temos o grato prazer de apresentar o Relatório de Atividades do Órgão ocorridas ao longo do ano.

Formamos uma equipe coesa que, com muito trabalho e dedicação, nos permitiu alcançar as metas traçadas, sempre em prol dos interesses do CRC SP e de toda a classe contábil.

Destacamos aqui a atuação dos Senhores Vice-Presidentes Luiz Fernando Nóbrega, de Administração e Finanças, Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi, de Fiscalização, Gildo Freire de Araújo, de Desenvolvimento Profissional, e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, de Registro, que muito nos apoiaram em suas respectivas áreas de atuação, possibilitando-nos levar a bom termo o nosso trabalho à frente desta casa de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil.

Agradecemos, também, o trabalho desenvolvido pelos demais Conselheiros e pela equipe de colaboradores do Órgão, que deram muito de si para que a meta por nós planejada fosse alcançada.

Congraçamento com as Entidades Contábeis de São Paulo Como de hábito, neste ano, o CRC SP e as demais Entidades Contábeis Congraçadas de São Paulo se reuniram para interagir, discutir e encontrar soluções para os problemas que afligem a nossa classe.

Neste exercício, foram realizadas reuniões com a participação dos Presidentes e Vice-Presidentes do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – FECONTESP, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – SINDCONT/SP, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – SESCON/SP, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON – 5ª Seção Regional, da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – AESCON e da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – APEJESP.

O aperfeiçoamento técnico e a consequente valorização de nossa profissão foram e continuam sendo uma das metas principais dos líderes da classe contábil paulista, sendo o lema dessas proveitosas reuniões.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 2 de 80

Reuniões do Conselho Federal de Contabilidade Como sempre acontece, neste exercício, também participamos das reuniões de Presidentes dos Conselhos Regionais, promovidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, em que foram discutidos assuntos referentes ao exercício da profissão contábil, assim como problemas pertinentes à nossa classe. 2. FINALIDADE E LEGALIDADE O Conselho Federal de Contabilidade e seus Regionais foram criados pelo Decreto-Lei nº. 9.295/46 (com alterações introduzidas pela Lei nº 12.249/10), que em seus artigos 1º, 10 e 12 atribuem aos Regionais, além de outras, as funções básicas de REGISTRO e FISCALIZAÇÃO profissional. 3. EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Os Recursos Financeiros foram direcionados, prioritariamente, para as áreas básicas do CRC SP, que são as despesas com registro e fiscalização profissional da classe contábil.

As despesas foram realizadas de acordo com o princípio da economicidade, obedecendo à legislação e normas em vigor, sendo devidamente aprovadas pela Câmara de Controle Interno e Plenário deste CRC SP, e homologadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Demonstração da Receita Previsões

Receitas Inicial Final Arrecadada

41.000.000,00 48.900.000,00 44.657.741,69 Dotações

Despesas Inicial Final Realizada 41.000.000,00 48.900.000,00 48.081.227,06

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 3 de 80

4. RESULTADO ORÇAMENTÁRIO Demonstração Orçamentária

a) Receita Arrecadada 44.657.741,69

b) Despesa Realizada (48.081.227,06)

c) Déficit Orçamentário (3.423.485,37) ()

() O Déficit Orçamentário ocorrido no exercício deve-se à Despesa de Capital – Obras e Instalações, referente à reforma e adaptação do edifício ao lado que está sendo incorporado à sede atual, tendo sido suportada em parte com recursos extra-orçamentários originados do superávit do Exercício Anterior e parte pelo excesso de arrecadação do exercício. Se desconsiderássemos tal despesa, teríamos um Superávit Orçamentário de R$ 6.575.604,66. 5. RESULTADO PATRIMONIAL O CRC SP, no exercício de 2010, investiu parte dos recursos em: Aquisição de Equipamentos e Programas de Informática

No exercício de 2010, foram adquiridos os seguintes equipamentos e programas de informática:

Auditorias de computadores do CRC SP

Instalação de 4 servidores de rack com processadores QuadCore, Dual Processor.

Implantação e troca de todos os computadores desktop por microcomputadores em regime de contrato de locação de computadores.

Implantação de Rede IP dedicada de 10 Mbps com a possibilidade de expansão para 100 Mbps na própria infraestrutura.

Desenvolvimento do projeto de Storage e virtualização, prevendo a ampliação dos serviços informatizados.

Implantação da solução de GED e Workflow, TOTVS By You, para dar viabilidade ao projeto CRC SP sem papel.

Renovação contratual da solução de Firewall IPS/IDS por 3 anos.

Upgrade e instalação de servidor de Proxy e Firewall de perímetro para a nova versão Microsoft TMG 2010.

Consolidação de gerenciamento de todos os servidores com a solução NAGIOS.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 4 de 80

Aquisição de Switch Central para integrar ao Core existente.

Projeto de expansão da Rede Wireless Aruba.

Aquisição de 10 monitores de LCD 22 polegadas.

Aquisição e troca de todas as baterias do No-Break central.

Aquisição de 3 HD externos de 2 Tb.

Aquisição de implementação de trabalho de consultoria da TOTVS para a adequação do módulo contábil às regras do CFC.

Aquisições de software:

14 licenças Windows 7.

4 licenças Windows 2008 R2 Standard Server.

2 licenças Adobe CS4 Design Premium.

1 licença AutoCAD MEP.

3 licenças de ArcServe 15.

Reforma do prédio adquirido e ampliação da Sede do CRC SP Em 2010 foi dada continuidade na reforma do imóvel adquirido ao lado da atual sede, tendo sido a obra concluída em dezembro.

No dia 13 de dezembro de 2010, durante a solenidade em comemoração aos 64 anos de instalação do CRC SP, foi inaugurado o Edifício Ynel Alves de Camargo, que foi incorporado à sede da entidade, que passou a ter 17.000 m2. Inventário físico dos bens do CRC SP A Comissão para Levantamento Periódico do Inventário Físico dos Bens do CRC SP, criada em 2008, efetuou o inventário de todos os bens da sede, in loco, no final do exercício de 2010.

Demonstração das Variações Patrimoniais

a) Variações Ativas 104.570.263,08

b) Variações Passivas (64.622.555,74)

Resultados das Variações 39.947.707,34

c) Déficit Orçamentário (3.423.485,37)

Resultado Patrimonial do Exercício **36.524.221,97 (**) O superávit Patrimonial deve-se à inscrição dos encargos de Atualização Monetária, Multa e Juros, sobre os créditos a receber reconhecidos no Ativo, a fim de atender às novas Normas Contábeis Aplicadas ao Setor Público, conforme orientação do CFC.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 5 de 80

PATRIMÔNIO

Demonstração do Ativo Real Líquido

a) Saldo do Patrimônio Líquido em Dezembro/2009 70.420.841,30

b) Déficit Orçamentário (3.423.485,37)

c) Resultados das Variações Patrimoniais do Exercício 39.947.707,34

d) Patrimônio (Ativo Real Líquido) em Dezembro/2010 106.945.063,27

6. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

O CRC SP manteve a contabilidade regular, tendo sido encaminhados, periodicamente, os demonstrativos contábeis para a Vice-Presidência de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade, não existindo, na data de encerramento deste exercício, qualquer pendência com aquela instância.

Anexamos os balanços e demais demonstrações contábeis, que espelham a realidade desta gestão.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 6 de 80

7. FISCALIZAÇÃO

Foram estabelecidas metas para o exercício de 2010 de acordo com o Plano de Trabalho, tendo este Regional cumprido, em sua totalidade, o que foi proposto na área de fiscalização.

O Departamento de Fiscalização contou com 42 fiscais divididos em 31 contadores, 11 técnicos em contabilidade e, ainda, 5 Coordenadores Fiscais, 1 Chefe de Departamento e 17 funcionários da área administrativa que, juntos, realizaram 214.358 atividades, sendo 205.181 na capital e 9.177 no interior e litoral do Estado.

Essas atividades foram desenvolvidas em 297 cidades, que totalizaram 436 visitas a essas cidades.

ATIVIDADES TOTAL Na Capital 205.181

No Interior 9.177 Total de Atividades 214.358 Total de Visitas a Delegacias 139 Total de Visitas a Cidades 297 Total de Visitas 436 Ofícios Expedidos 1.815 Denúncias Recebidas 287

Notificações 11.366 AUTOS DE INFRAÇÃO Total de Ocorrências 1.486 Escrituração Contábil 28 Contrato 0

Decore 246 Demonstração Contábil 15

Auditoria 40 Perícia 0

Não qualificada 1.157 Total de Autos de Infração 1.337

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 7 de 80

MAPA COMPLETO DE PROCESSOS - 2010

PROCESSOS TOTAL

Saldo Anterior 1.192

Abertos 1.337

Ocorrências Qualificadas 498

Perícia Contábil 6

Auditoria 14

Análise e Demonstrações Contábeis 93

Elaboração da Escrita Contábil 55

Elaboração de Contrato de Prestação de Serviços 86

DECORE 244

Ocorrências Não Qualificadas 839

Arquivados 931

Ocorrências Qualificadas 408

Perícia Contábil 27

Auditoria 8

Análise e Demonstrações Contábeis 39

Elaboração da Escrita Contábil 22

Elaboração de Contrato de Prestação de Serviços 38

DECORE 274

Ocorrências Não Qualificadas 523

Quantidade de processos distribuídos a Conselheiros 1.258

Quantidade de processos julgados 1.302

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 8 de 80

O Vice-Presidente de Fiscalização, Conselheiro Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi, despachou expedientes, autos de infração, processos disciplinares e éticos/disciplinares, antes de serem encaminhados para análise e julgamento às Câmaras de Fiscalização I, II e III e Câmaras de Ética e Disciplina I, II e III.

Por sua vez, as Câmaras de Fiscalização I, II e III, Câmaras de Ética e Disciplina I, II, III e a Câmara de Recursos se reuniram por 165 vezes, neste exercício, julgando 1.302 processos, cujo demonstrativo segue abaixo.

PROCESSOS JULGADOS EM 2010 NAS CÂMARAS

Arquivamento 269

Multa 468

Multa e Suspensão 4

Suspensão 151

Advertência Reservada 576

Censura Reservada 121

Censura Pública 40

Total 1.629

Os programas especiais de fiscalização das empresas “não contábeis” e demais entidades, tiveram a sua sequência normal, todos eles visando verificar a habilitação profissional dos responsáveis pelos serviços contábeis, a estrutura das demonstrações contábeis e os respectivos pareceres de auditoria, quando necessários, e demais procedimentos fiscalizatórios, preservando, com isso, o mercado de trabalho dos contabilistas legalmente habilitados.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 9 de 80

ATIVIDADES REALIZADAS

Capital 205.181 Interior 9.177

VISITAS A CIDADES E DELEGACIAS Cidades 297 Delegacias 139 Foram desenvolvidos todos os projetos na área de fiscalização referentes ao Plano de Trabalho de 2010, a saber:

a) Fiscalização de Decores.

b) Fiscalização dos Trabalhos de Perícia Contábil.

c) Fiscalização das entidades públicas e sem fins lucrativos.

d) Fiscalização da atividade contábil das empresas de auditoria.

e) Fiscalização das Organizações Contábeis.

f) Fiscalização dos Contratos de Prestação de Serviços.

g) Fiscalização da Escrituração Contábil.

h) Fiscalização de Demonstrações Contábeis.

i) Fiscalização dos profissionais e escritórios com registro irregular, sem registro e combate ao leigo.

j) Atendimento a denúncias.

Capital95,72%

Interior4,28%

Cidades68,12%

Delegacias31,88%

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 10 de 80

8. REGISTRO

O Departamento de Registro apresentou os seguintes números em 2010:

ESTATÍSTICA DE REGISTROS PROFISSIONAIS E CADASTRAIS DURANTE O EXERCÍCIO DE 2010

ASSUNTO TOTAL REGISTRO DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE CONTADOR 8.101

REGISTRO DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE 5.804

REGISTRO PROVISÓRIO DE CONTADOR 6.398

REGISTRO PROVISÓRIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE 1.914

REGISTRO SECUNDÁRIO DE CONTADOR 575

REGISTRO SECUNDÁRIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE 199

RESTABELECIMENTO DE REGISTRO SECUNDÁRIO DE CONTADOR 155

RESTABELECIMENTO DE REGISTRO SECUNDÁRIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE 41

REGISTRO DEFINITIVO TRANSFERIDO DE CONTADOR 60

REGISTRO DEFINITIVO TRANSFERIDO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE 15

RESTABELECIMENTO DE REGISTRO DE CONTADOR 932

RESTABELECIMENTO DE REGISTRO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE 1.090

BAIXA DE REGISTRO DE CONTADOR POR SOLICITAÇÃO 1.019

BAIXA DE REGISTRO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE POR SOLICITAÇÃO 1.334

ALTERAÇÃO DEFINITIVA DE CATEGORIA 814

ALTERAÇÃO DE NOME 296

TRANSFERÊNCIA DE REGISTRO DE CONTADOR PARA OUTRO REGIONAL 50

TRANSFERÊNCIA DE REGISTRO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE PARA OUTRO REGIONAL 32

RESTABELECIMENTO DE REGISTRO POR RETORNO A ESTE REGIONAL 14

ALTERAÇÃO PROVISÓRIA DE CATEGORIA 453

CONVERSÃO DE REGISTRO PROVISÓRIO EM DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE CONTADOR 2.393

CONVERSÃO DE REGISTRO PROVISÓRIO EM DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE TÉC. EM CONTABILIDADE 529

CANCELAMENTO DE REGISTRO DE CONTADOR POR FALECIMENTO 507

CANCELAMENTO DE REGISTRO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE POR FALECIMENTO 400

REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE ESCRITÓRIO 803

ALTERAÇÃO DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE ESCRITÓRIO 1.418

BAIXA DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE ESCRITÓRIO 128

CANCELAMENTO DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE ESCRITÓRIO 123

RESTABELECIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE ESCRITÓRIO 16

PROCESSOS COM EXIGÊNCIAS / INDEFERIDOS 21

REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 428

RESTABELECIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIG. DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 0

BAIXA DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 4

CANCELAMENTO DE REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO ORIGINÁRIO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 1

CADASTRO DE ESCRITÓRIO INDIVIDUAL (CEI) – APROVADOS 187

CADASTRO DE ESCRITÓRIO INDIVIDUAL (CEI) – RESTABELECIDOS 43

CADASTRO DE ESCRITÓRIO INDIVIDUAL (CEI) – BAIXADOS 662

CADASTRO DE ESCRITÓRIO INDIVIDUAL (CEI) – CANCELADOS 122

OUTROS 505

CORRESPONDÊNCIAS EXPEDIDAS 9.016

TOTAL 46.602

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 11 de 80

O CRC SP findou o exercício de 2010 com os seguintes registros ativos:

ESTATÍSTICA DE CONTABILISTAS ATIVOS POR SEXO DEZEMBRO/2010

HOMENS Contadores Técnicos Total Resp. Escritório 9.847 11.783 21.630 Não-Responsáveis 36.372 29.735 66.107 Total 46.219 41.518 87.737 MULHERES Contadoras Técnicas Total Resp. Escritório 3.101 4.142 7.243 Não-Responsáveis 28.319 18.079 46.398 Total 31.420 22.221 53.641 GERAL Contadores Técnicos Total Resp. Escritório 12.948 15.925 28.873 Não-Responsáveis 64.691 47.814 112.505 Total 77.639 63.739 141.378

O Vice-Presidente de Registro, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, examinou e despachou os processos e expedientes relativos ao registro.

A Câmara de Registro realizou 24 sessões neste ano, deliberando sobre 37.586 processos que lhe foram encaminhados.

A Câmara de Recursos analisou 28 processos de registro.

PERCENTUAL DE REGISTROS ATIVOS DE CONTABILISTAS POR CATEGORIA

Contadores54,92%

Técnicos em Contabilidade

45,08%

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 12 de 80

9. COBRANÇAS DE ANUIDADES

Posição das Anuidades de 2010 Quantidades Físicas

PESSOA FÍSICA ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS TOTAL Contabilistas Sociedades Individuais 31/12/2010

Incluídas 107.288 9.665 8.428 125.381

100,00% 100,00% 100,00% 100,00% (-) Recebidas (Integrais)

59.790 6.510 6.279 72.579 55,73% 67,36% 74,50% 57,89%

(-) Baixadas (Integrais) 1.862 213 264 2.339

1,74% 2,20% 3,13% 1,87% (-) Parcelamentos Concedidos

33.081 2.393 992 36.466 30,83% 24,76% 11,77% 29,08%

(-) A Receber (Parcelamentos) 4.473 264 281 5.018

4,17% 2,73% 3,33% 4,00% A Receber (Integrais)

12.555 549 893 13.997 11,70% 5,68% 10,60% 11,16%

Total a Receber 17.028 813 1.174 19.015

15,87% 8,41% 13,93% 15,17% Com a finalidade de agilizar o processo de cobrança, o Departamento Financeiro deu continuidade à verificação e acertos dos cadastros incorretos, especialmente quanto aos endereços, oferecendo, em seguida, a cobrança amigável na forma de parcelamento e reparcelamento de débitos. Esgotada essa possibilidade, o Departamento Financeiro encaminhou os processos à Assessoria Jurídica, que tomou as providências cabíveis.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 13 de 80

10. CONTROLES INTERNOS

As contas deste Regional foram julgadas e aprovadas pela Câmara de Controle Interno e Plenário, conforme ata anexa.

Neste exercício as contas foram auditadas pela empresa UHY Moreira Auditores, com emissão de relatórios trimestrais durante o exercício de 2010 e parecer sobre as Demonstrações Contábeis. 11. ADMINISTRAÇÃO

A administração do CRC SP, no cumprimento de suas atribuições, desenvolveu todas as atividades afetas, observando, sempre que necessário, os devidos processos licitatórios e firmando os contratos. Atendimento ao Público em Geral O Departamento de Atendimento, em sua função de atender os contabilistas, as organizações contábeis e o público em geral que procura o CRC SP, pessoalmente, por telefone, por e-mail ou via correio, nas mais diversas situações, tais como obtenção de registro e consequentes alterações, cadastramento e alterações das organizações contábeis e demais serviços, incluindo-se o protocolo das correspondências recebidas, apresentou, em 2010, o seguinte resultado:

MÊS DOCUMENTOS PROTOCOLADOS TELEATENDIMENTO ATENDIMENTO

AO PÚBLICO TOTAL GERAL

Janeiro 5.349 7.301 2.472 15.122 Fevereiro 7.353 6.231 2.317 15.901 Março 7.251 7.481 3.805 18.537 Abril 6.345 5.200 2.322 13.867 Maio 4.463 6.019 2.708 13.190 Junho 4.789 4.625 2.517 11.931 Julho 5.284 7.060 3.269 15.613 Agosto 3.045 5.242 2.583 10.870 Setembro 2.076 3.910 2.727 8.713 Outubro 5.677 4.304 5.819 5.800 Novembro 10.259 3.304 1.923 15.486 Dezembro 5.473 3.341 2.195 11.009

TOTAL 67.364 64.018 34.657 156.039

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 14 de 80

Substituição de Delegados Neste exercício, foram substituídos e empossados 10 (dez) Delegados do CRC SP, cujos nomes e cidades relacionamos abaixo:

Cidade Delegado(a)

Araçatuba Marco Antônio de Campos Salles (CT – 1SP151236/O-3)

Campo Limpo Paulista Vivian Cristina Pimentel (CT – 1SP234193/O-3)

Capivari Adriana da Silva Armelin Godinho (TC – 1SP163817/O-3)

Lençóis Paulista Luiz Santino Perantoni (TC – 1SP057804/O-7)

Mirandópolis Almir Pontes Rodrigues (TC – 1SP060726/O-0)

São Simão Eduardo Alberto Simionato (TC – 1SP200560/O-5)

Suzano Régis Beraldinelle Renzi (CT – 1SP185633/O-2)

Tambaú Danilson Donizetti Perão (CT – 1SP144237/O-0)

Tatuí Antônio Marcos Tonini (CT – 1SP155263/O-9)

Valinhos Ricardo Ciotto Anselmi (TC – 1SP214849/O-6) Encerramento de Delegacias Devido à falta de candidatos para o cargo de Delegado nas cidades de Bastos e Monte Aprazível, foram encerradas as atividades das Delegacias em ambas as cidades, distribuindo suas jurisdições para as cidades próximas, visando assim não prejudicar os contabilistas daquelas regiões. Treinamento de Delegados No transcorrer do ano de 2010, o CRC SP aplicou treinamento em suas diversas Delegacias nas áreas de atendimento e desenvolvimento profissional, como também sobre preceitos administrativos em geral, contando com a participação dos Delegados e seus colaboradores, visando melhor capacitação, padronização e melhorias na prestação dos serviços destinados aos profissionais contábeis.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 15 de 80

Delegacias Regionais O CRC SP possui 18 (dezoito) Delegacias Regionais instaladas nas principais cidades da região metropolitana, do interior e do litoral do Estado de São Paulo que, além do atendimento aos profissionais de sua circunscrição, dão suporte para as 127 (cento e vinte e sete) Delegacias locais.

Dessa forma, o CRC SP faz-se presente em todo o Estado de São Paulo por intermédio de seus representantes em 145 (cento e quarenta e cinco) cidades da região metropolitana, do interior e do litoral paulista.

Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) O CRC SP deu prosseguimento à efetivação do projeto que substitui o sistema de microfilmagem, digitalizando todos os microfilmes e documentos de seu interesse, como registro cadastral de pessoa física e jurídica. Este projeto está sob responsabilidade da empresa TCI, que também guarda e organiza o acervo arquivístico. A digitalização destes documentos permitiu uma consulta rápida, confiável e confortável ao usuário, uma vez que a consulta é realizada em qualquer micro que possui acesso a internet, estando esta ferramenta disponível a todos os funcionários do órgão, desde que o acesso seja autorizado pelo responsável do Departamento.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 16 de 80

12. RECURSOS HUMANOS

Em relação à área de Recursos Humanos, em 31 de dezembro de 2010, contávamos com 234 funcionários, todos alocados na Sede, conforme quadro abaixo:

DEPARTAMENTO HOMENS MULHERES TOTAL %

Diretoria Executiva (DEX) 13 7 20 8,55%

Gerência de Assessoria Jurídica (JUR) 8 6 14 5,98%

Gerência de Auditoria Interna (AUD) 2 2 4 1,71%

Gerência de Eventos (EVT) 3 1 4 1,71%

Gerência de Tecnologia da Informação (TI) 12 1 13 5,56%

Departamento de Registro (REG) 11 6 17 7,26%

Departamento de Fiscalização (FIS) 45 20 65 27,78%

Departamento de Desenvolvimento Profissional (DES) 9 7 16 6,84%

Departamento de Atendimento (AT) 13 12 25 10,68%

Departamento de Compras e Licitações (CPR) 4 3 7 2,99%

Departamento de Manutenção (MAN) 12 0 12 5,13%

Departamento de Recursos Humanos (RH) 4 2 6 2,56%

Departamento de Contabilidade e Patrimônio (CTB) 4 1 5 2,14%

Departamento Financeiro (FIN) 6 9 15 6,41%

Departamento de Comunicação (COM) 0 3 3 1,28%

Departamento de Secretaria (SEC) 6 2 8 3,42%

TOTAL GERAL 152 82 234 100%

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 17 de 80

Treinamento de Funcionários

Nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2010 foi realizado o treinamento “Gestão Empresarial para Secretárias Executivas”, com a participação de 2 funcionários.

No período de 15 a 18 de março de 2010 foi realizado o evento “V Congresso Brasileiro de Pregoeiros”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 14 de abril de 2010 foi realizado o treinamento “Câmara de Auditores Independentes NBC TA 250”, com a participação de 1 funcionário.

No período de 19 a 30 de abril de 2010 foi realizado o curso “Corel Draw X4 – Módulo I”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 10 de junho de 2010 foi realizado o treinamento “Controle Eletrônico de Ponto – Novas Regras”, com a participação de 2 funcionários.

No dia 28 de julho de 2010 foi realizado o evento “Seminário de Normas de Auditoria”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 02 de agosto de 2010 foi realizado o evento “Treinamento de Admissão”, com a participação de 10 funcionários.

No dia 10 de agosto de 2010 foi realizado o evento “2ª Oficina de Auditoria Interna”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 11 de agosto de 2010 foi realizado o evento “Treinamento de Admissão”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 18 de agosto de 2010 foi realizado o curso “Processos e Controles Internos”, com a participação de 7 funcionários.

No dia 19 de agosto de 2010 foi realizado o evento “Treinamento de Admissão”, com a presença de 2 funcionários.

No período de 24 a 26 de agosto de 2010 foi realizado o treinamento “CIPA – Gestão 2010/2011”, com a presença de 6 funcionários.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 18 de 80

No dia 1º de setembro de 2010 foi realizado o evento “Treinamento de Admissão”, com a participação de 2 funcionários.

Nos dias 08 e 09 de setembro de 2010 foi realizado o curso “Norma ISO 9001:2008”, com a participação de 3 funcionários.

No dia 1º de outubro de 2010 foi realizado o evento “Treinamento de Admissão”, com a participação de 8 funcionários.

No dia 03 de novembro de 2010 foi realizado o evento “Treinamento de Admissão”, com a participação de 2 funcionários.

No período de 08 a 12 de novembro de 2010 foi realizado o curso “Ethical Hacker”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 11 de novembro de 2010 foi realizado o seminário “Informatização dos Sistemas”, com a presença de 1 funcionário.

No dia 17 de novembro de 2010 foi realizado o treinamento “Como Viabilizar a Certificação Digital no GED e ECM”, com a participação de 1 funcionário.

No dia 25 de novembro de 2010 foi realizada a palestra “Assédio Moral”, com a presença de 2 funcionários.

No dia 27 de novembro de 2010 foi realizado o curso “Gestão de Estoque”, com a participação de 1 funcionário.

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2010 foi realizado o curso “Formação de Auditor Interno ISO 9001:2008”, com a participação de 2 funcionários.

No dia 11 de dezembro de 2010 foi realizado o curso “Reciclagem NR 10”, com a participação de 4 funcionários.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 19 de 80

13. CURSOS E EVENTOS Programa de Educação Continuada

O CRC SP vem implementando o Programa de Educação Continuada (PEC), com temas direcionados e oportunos para o aprimoramento e reciclagem profissional, tendo como objetivo a fiscalização preventiva.

Os cursos, palestras seminários, entre outras atividades, seja de forma presencial ou à distância, foram formatados obedecendo às características dos assuntos, estágio de desenvolvimento profissional e perfil de cada região.

Sob coordenação da Vice-Presidência, da Câmara de Desenvolvimento Profissional, com apoio de diversas Comissões e através de convênios e parcerias, o PEC foi dirigido aos contabilistas, autônomos ou empregados, empresários da Contabilidade, Auditores Internos e Independentes, consultores, peritos, professores registrados no CRC SP e demais CRC’S e para alunos da área contábil, com atividades das instituições de ensino e, em algumas circunstâncias, para usuários da Contabilidade.

Quanto as Normas para Educação Profissional Continuada Resolução CFC nº 1.146/2008 a serem cumpridas pelos contadores com registro em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI); aqueles com cadastro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM); aqueles que exercem atividades de auditoria nas instituições financeiras, nas sociedades seguradoras e de capitalização e em entidades abertas de previdência complementar; aqui denominados auditores independentes e os demais contadores que compõem o seu quadro funcional técnico.

Foram realizadas 85 Atividades por meio do Ciclo de Palestras, 150 Palestras, 109 Seminários, 1 Curso de curta duração, 142 Atividades para alunos, 8 CRC SP Jovem, 54 Visitas à Sede do CRC SP, 1 Reunião Técnica, 11 Reuniões da Comissão de Educação Profissional Continuada e 31 Teleconferências. No total foram 592 atividades com 45.058 participações, conforme quadro abaixo:

1. ATIVIDADES REALIZADAS E PARTICIPAÇÕES

TÍTULO DO EVENTO ATIVIDADES PARTICIPAÇÕES Ciclo de Palestras 85 9.367 Palestras 150 10.655 Seminários 109 6.983 Cursos de curta duração - de 4 a 8 horas 1 37 Atividades para alunos 142 12.688 CRC SP Jovem 8 1.033 Visitas à Sede do CRC SP 54 1.947 Reuniões Técnicas 1 8 Reuniões Comissão EPC 11 87 Teleconferências 31 2.253 TOTAL 592 45.058

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 20 de 80

2. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS Especialistas, Mestres e Doutores foram credenciados por meio de Edital publicado no Diário Oficial da União.

O credenciamento é efetuado mediante análise da Câmara de Desenvolvimento Profissional e Comissão de Assessoramento à Câmara. Atualmente o CRC SP conta com 169 (cento e sessenta e nove) profissionais cadastrados, sendo 88 (oitenta e oito) na titulação de Especialistas, 66 (setenta e seis) Mestres e 15 (quinze) Doutores, que a cada atividade são avaliados pelos participantes, tendo como meta mínima 75%.

PESQUISA POR AMOSTRAGEM (QUESTIONÁRIO APLICADO A CADA ATIVIDADE)

Parâmetro dos Participantes Atividades Participações Fichas

respondidas Percentual Índice alcançado

Atividades para Contabilistas 329 25.336 19.986 79% 75%

Atividades para Alunos 162 11.473 10.936 95% 77,5%

TOTAL 491 36.809 30.922 84% 76% 1.1. Índice de Satisfação em relação aos Palestrantes/Instrutores Credenciados, Conselheiros e Colaboradores (Meta: 75%)

ITENS AVALIADOS ATIVIDADES PARA CONTABILISTAS

ATIVIDADES PARA ALUNOS

O conteúdo do tema apresentado foi abordado de maneira clara e objetiva? 77% 87%

O esclarecimento das dúvidas foi eficaz? 72% 82%

O material didático foi bem elaborado e de fácil compreensão? 80% 62%

A utilização de recursos audiovisuais facilitou a compreensão do programa? 83% 89%

O tema atende as suas necessidades imediatas ao desenvolvimento de seu trabalho? 71% 61%

O objetivo foi alcançado? 66% 70%

A duração foi adequada? 69% 90%

O programa foi cumprido pelo palestrante/instrutor? 82% 79%

MÉDIA GERAL 75% 77,5%

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 21 de 80

1.2. Perfil dos participantes e subsídios para implementação do programa a) Áreas de atuação:

ÁREA DE ATUAÇÃO

ATIVIDADES PARA CONTABILISTAS ATIVIDADES PARA ALUNOS

Empresas de Contabilidade 42% Estudante 75%

Empresa Privada 34% Funcionário 19%

Pública 3% Estagiário 6%

Auditoria 2% Empresas Privada 1%

Terceiro Setor 2% Empresa de Contabilidade 1%

Instituição de Ensino (Prof. / Coordenador) 1% - - b) Participação em outras atividades:

PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS ATIVIDADES

CONTABILISTAS 80%

ALUNOS 33% c) Sugestões de novos cursos:

SUGESTÕES PARA PRÓXIMAS ATIVIDADES – INDICAÇÕES DE CONTABILISTAS

ÁREAS DE INTERESSE CICLO DE PALESTRAS, PALESTRAS E SEMINÁRIOS

Área Contábil ( Contabilidade Gerencial / Controladoria, Custos, Financeira etc...) 19%

Tributária 16%

Padrões e Normas Internacionais de Contabilidade 10%

Trabalhista / Previdenciária / RH 4%

Auditoria Interna e Externa 4%

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 22 de 80

SUGESTÕES PARA PRÓXIMAS ATIVIDADES – INDICAÇÕES DE ALUNOS

ÁREAS DE INTERESSE / TEMAS ATIVIDADES PARA ALUNOS

As Oportunidades da Profissão Contábil no Mercado de Trabalho 11%

Micro e Pequena Empresa e a Contabilidade 10% A Contabilidade e a Tecnologia 9% Perícia 7% A Auditoria Contribuindo para a segurança 7% Perspectiva da Profissão Contábil 6% A Contabilidade como instrumento de apoio 6% A Importância do Contador Frente a 6% A Credibilidade dos Trabalhos de Auditoria e 5% Normas e Organismos Internacionais de 4% Contabilidade de Custos 3% Os Reflexos da Lei 11.638/07 na Contabilidade 3% Responsabilidade Social do Contabilista 3% Auditora Interna e Externa 2% Mediação e Arbitragem 2% Contabilidade Gerencial / Controladoria 2% A Empregabilidade do Contabilista 2% Terceiro Setor 2% A Contabilidade do Terceiro Setor 2% Sistema CFC CRC’S e Ética Profissional 2% O Novo Código Civil e a Responsabilidade do Contabilista 1%

3. EQUIPE TÉCNICA

Vice-Presidência: Gildo Freire de Araújo

Câmara de Desenvolvimento Profissional Coordenador: José Joaquim Boarin Vice-Coordenador: José Donizete Valentina

Membros: Adhemar Apparecido De Caroli Ângela Zechinelli Alonso Marcelo Roberto Monello Comissões, Diretoria Operacional e Departamento de Desenvolvimento Profissional.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 23 de 80

4. COMISSÕES 4.1. Comissão de Educação Profissional Continuada Finalidade: Responsável pelo Credenciamento de Capacitadoras, cursos e instrutores, atribuindo classificação e pontos para fins do Programa de Educação Profissional Continuada, conforme Resolução CFC nº 1146/08, em vigor a partir de janeiro de 2009, em especial o Anexo I, que dispõe sobre as Tabela de Eventos e Horas, visando o cumprimento das Normas para Educação Profissional Continuada, pelos contadores com registro em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI); aqueles com cadastro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM); aqueles que exercem atividades de auditoria nas instituições financeiras (BCB), nas sociedades seguradoras e de capitalização e em entidades abertas de previdência complementar (SUSEP); denominados auditores independentes e os demais contadores que compõem o seu quadro funcional técnico.

Realizou 18 reuniões em 2009 e, 11 em 2010. Atualmente, são 82 capacitadoras credenciadas e 1732 cursos e eventos ativos, um aumento de aproximadamente 13% em relação às capacitadoras e 8% em relação número de cursos no ano de 2009. 4.2. Comissão do Ciclo de Palestras Finalidade: Elaboração da Resenha de Matérias Técnicas SEMANAL contendo as principais publicações de atos legais, de artigos e comentários, da área contábil ocorridas no período, sendo encaminhado o link através do CRC On-line, com 118.407 acessos até novembro de 2010. As palestras são realizadas semanalmente na Sede e mensalmente no interior do Estado, por meio das Delegacias Regionais e Delegacias Jurisdicionadas do CRC SP nos Sindicatos dos Contabilistas por meio dos Centros de Estudos (Araçatuba; Araraquara; Bauru; Campinas; Cubatão; Franca; Lins; Marília; Mauá; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santo André; Santos; São Carlos; São José dos Campos; São José do Rio Preto; Sorocaba e Taubaté). Em 2010, foram 85 palestras com 9.367 participações. 4.3. Comissão CRC Jovem Finalidade – a criação de um grupo de trabalho, que se propõe a estudar a participação de pessoas mais jovens nas Entidades Contábeis.

Realização do programa de férias 2010 em parcerias com as Entidades OAB SP, SESCON SP, SINDCONT e IBRACON, totalizando 1.033 participações;

6.047 alunos registrados no portal CRC SP Jovem; Convenções Regionais em Campinas, Marília, Piracicaba e Sorocaba e com

um total de 637 participações; Em conjunto com a Câmara de Desenvolvimento Profissional foram 204

atividades com 15.847 participações; Divulgação das ações das Entidades (IBRACON, SESCON SP, SINDCONT

SP); - Portal do CRC SP – divulgação de ações como o Escritório Modelo, Banco de Currículos do SESCON SP e SINDCONT;

1217 estudantes ativos com o cadastro de estudantes; 802 estudantes que possuíam o Cadastro de estudantes efetuaram o registro

no Conselho como Contabilista no CRC SP.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 24 de 80

4.4. Comissão de Acompanhamento do Exame de Qualificação Técnica para o Registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Finalidade: Responsável pela aplicação do Exame de Qualificação Técnica no Estado de São Paulo. Em 2010, na 10ª edição do Exame, realizada entre os dias 28 e 30 de junho, contou com 521 candidatos inscritos. Em 24 de julho de 2009, o CFC alterou o item 5.5.2 da Resolução CFC nº 1109/07, passando a vigorar com a seguinte redação: “O Exame será aplicado pelo menos uma vez em cada ano, no mês de junho, ou mais de uma vez, a critério do Plenário do CFC, em dia, data e hora fixados no Edital pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC)”. 4.5. Comissão de Projetos Sociais Finalidade: O CRC Social tem como meta o desenvolvimento de programas sociais junto à comunidade contábil e, também, junto à sociedade e, para isso, a missão de incentivar os Contabilistas à prestação de serviços voluntários, inclusive técnicos para o exercício da cidadania e a busca da integração social.

A cartilha correspondente à campanha “Uma ação que vale um milhão” traz informações sobre como pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do Imposto de Renda devido para Conselhos e Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também foi elaborada página no Portal do CRC SP onde consta cada passo para efetuar a doação e realizados seminários com o objetivo de capacitar entidades do Terceiro Setor. Foram realizadas 15 atividades em todo o Estado de São Paulo, com 1.082 participações; Firmou parcerias com a Prefeitura Municipal de São Paulo para a campanha, com a APF (Associação Paulista de Fundações) e com a Receita Federal. 4.6. Comissão de Assessoramento à Câmara de Desenvolvimento Profissional Finalidade: Desenvolvimento de trabalhos envolvendo processos de Cadastro de Palestrantes e Instrutores, programas de convênios com instituições de ensino para os Cursos de Pós-graduação, entre outros processos gerenciados pelo Departamento de Desenvolvimento Profissional. 4.7. Comissão de Desenvolvimento Científico Finalidade: A Comissão terá como finalidade de intensificar esforços para conscientizar os graduandos em Ciências Contábeis e Contabilistas com registro no CRC SP, sobre as ameaças quanto aos riscos e oportunidades à sua profissão, para que esta possa cumprir adequadamente seus deveres frente à sua responsabilidade pública e dadas as pressões para estar em constante processo de modernização, mormente em face da adesão do Brasil aos Padrões Internacionais na Elaboração e Divulgação de Relatórios Financeiros, bem como a implantação das Normas Internacionais de Auditoria. 4.8. Comissão de Representação junto a Área Pública Finalidade: A parceria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) resultou na criação de grupos de trabalhos, imbuídos em fornecer aos entes públicos

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 25 de 80

meios de disponibilizarem informações contábeis transparentes e comparáveis. Vale lembrar que o Ministério da Fazenda publicou a Portaria n.º 184, de 25 de agosto de 2008, que estabelece diretrizes para tornar a Contabilidade Aplicada ao Setor Público convergente com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e que é de responsabilidade da STN promover o alinhamento contínuo dessas normas editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Foram realizadas por este CRC SP no exercício de 2010, 17 atividades em todo o Estado de São Paulo, com 967 participações. 5. CONVÊNIOS FIRMADOS E PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROGRAMAS ESPECÍFICOS Convênios e parcerias com as Entidades:

IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; SESCON SP – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas

de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo; APEJESP – Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo OAB – Ordem dos Advogados do Brasil SP

Convênios e parcerias com Instituições de ensino (Graduação, Pós-Graduação e Mestrado):

FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado MOURA LACERDA – Centro Universitário Moura Lacerda PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo FACULDADE ESPA – Escola de Ensino Superior de Guarulhos Ltda. UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba. FIPEFAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras.

Convênios com Empresas: IOB – Informações Objetivas. SOFTMATIC – Sistemas Automáticos de Informação Ltda. CENOFISCO – Editora de Publicações Tributárias Ltda.

Parcerias: Receita Federal, Previdência Social, Junta Comercial, Secretaria de Estado dos

Negócios da Fazenda, Instituições de Ensino Superior, SEBRAE/SP – Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, Empresas de Auditoria e Capacitadoras.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 26 de 80

Homenagem aos Melhores Alunos dos Cursos de Contabilidade Todos os anos, o CRC SP homenageia os melhores formandos das faculdades de Ciências Contábeis e dos cursos técnicos em Contabilidade agraciando-os com o Diploma de Mérito, tornado permanente a partir de 1985, por meio da Resolução CRC SP nº 232/85.

O objetivo da criação do Diploma de Mérito é incentivar o aprimoramento técnico-profissional dos alunos de Contabilidade e divulgar o bom exemplo dos patronos, notáveis Contabilistas que contribuíram para o desenvolvimento da profissão.

Em 2010, o patrono do Diploma de Mérito é o Contador José Geraldo de Mattos Barros. Os melhores alunos, indicados pelas instituições de ensino, recebem certificados e placas como uma homenagem do CRC SP.

Na capital a cerimônia de entrega do Diploma de Mérito “Contador José Geraldo de Mattos Barros” oferecido pelo CRC SP, aconteceu no dia 16 de dezembro de 2010, no auditório da Universidade São Judas Tadeu.

Em 2010, 165 Instituições de Ensino de todo Estado indicaram os melhores alunos.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 27 de 80

Atividades do Programa de Educação Continuada

realizadas em 2010 Atividades para Alunos

DATA TÍTULO DO EVENTO CIDADE PART. 02/02/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO CAMPINAS 20

08/02/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL OURINHOS 63

10/02/10 CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR SAO PAULO 23

23/02/10 A CREDIBILIDADE DOS TRABALHOS DE AUDITORIA E A ÉTICA PROFISSIONAL BAURU 30

05/03/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE SAO JOSE DOS CAMPOS 104

11/03/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL AVARE 81

15/03/10 SPED E NOTA FISCAL ELETRÔNICA CAMPINAS 236

25/03/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO MOGI DAS CRUZES 24

25/03/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL VOTUPORANGA 144

29/03/10 SISTEMA CFC, CRC´S E ÉTICA PROFISSIONAL RIBEIRAO PRETO 48

30/03/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO SAO PAULO 53

06/04/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL OURINHOS 29

07/04/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO RIBEIRAO PRETO 38

17/04/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE SAO CAETANO DO SUL 51

19/04/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL BOITUVA 119

19/04/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE MOGI DAS CRUZES 124

20/04/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO SOROCABA 59

22/04/10 A AUDITORIA CONTRIBUINDO PARA A SEGURANÇA E TRANSPARÊNCIA NOS NEGÓCIOS SOROCABA 92

22/04/10 CONTADOR, PROFISSÃO EM EXTINÇÃO? A TECNOLOGIA SUBSTITUIRA O PROFISSIONAL CONTÁBIL? CAMPINAS 131

22/04/10 A AUDITORIA CONTRIBUINDO PARA A SEGURANÇA E A TRANSPARÊNCIA NOS NEGÓCIOS SAO JOAO DA BOA VISTA 73

23/04/10 ÉTICA PROFISSIONAL SAO PAULO 56

23/04/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE PIRACICABA 67

23/04/10 MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E A CONTABILIDADE MARILIA 118

26/04/10 A IMPORTÂNCIA DO CONTABILISTA FRENTE À GLOBALIZAÇÃO PRAIA GRANDE 80

26/04/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL SANTOS 97

26/04/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO OURINHOS 90

26/04/10 A IMPORTÂNCIA DO CONTABILISTA FRENTE À GLOBALIZAÇÃO BARRETOS 71

26/04/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO RIBEIRAO PIRES 77

26/04/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE JACAREI 112

26/04/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE SANTOS 76

26/04/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE SOROCABA 164

26/04/10 DISPOSITIVOS QUE REGULAMENTAM A PROFISSÃO E ÉTICA PROFISSIONAL MARILIA 96

26/04/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL GUARULHOS 197

26/04/10 RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CONTABILISTA GUARULHOS 97

27/04/10 SPED -STATUS ATUAL E SEUS IMPACTOS NAS EMPRESAS BAURU 57

27/04/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL SOROCABA 87

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 28 de 80

27/04/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL JALES 83

27/04/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SANTA BARBARA D OESTE 39

27/04/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO ANDRADINA 92

27/04/10 A IMPORTÂNCIA DO CONTABILISTA FRENTE À GLOBALIZAÇÃO SAO PAULO 89

28/04/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL DRACENA 151

28/04/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO ITARARE 178

29/04/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL MARILIA 98

30/04/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO JOSE DOS CAMPOS 78

03/05/10 A IMPORTÂNCIA DO CONTABILISTA FRENTE À GLOBALIZAÇÃO CARAPICUIBA 41

03/05/10 A IMPORTÂNCIA DO CONTABILISTA FRENTE À GLOBALIZAÇÃO SAO PAULO 96

04/05/10 CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR SAO PAULO 32

06/05/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO SAO PAULO 69

06/05/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL BAURU 102

06/05/10 RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CONTABILISTA SAO PAULO 93

07/05/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE PERUIBE 28

07/05/10 NORMAS E ORGANISMOS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE TAQUARITINGA 74

12/05/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO SAO JOAO DA BOA VISTA 17

13/05/10 SISTEMA CFC, CRC'S E ÉTICA PROFISSIONAL CAJAMAR 40

13/05/10 CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR ITU 159

14/05/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL SAO PAULO 45

18/05/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO BOTUCATU 54

18/05/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL IPAUSSU 114

19/05/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL MOCOCA 46

19/05/10 PLANEJAMENTO TRIBUTARIO FRANCA 88

21/05/10 A IMPORTÂNCIA DO CONTABILISTA FRENTE À GLOBALIZAÇÃO SAO PAULO 54

25/05/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE SAO PAULO 25

25/05/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO SAO JOSE DO RIO PRETO 65

26/05/10 SPED E NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS E MÉTRICAS DE VALOR SAO PAULO 80

27/05/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL SAO PAULO 59

27/05/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638-07 NA CONTABILIDADE HORTOLANDIA 69

28/05/10 EMPREENDEDORISMO NA PROFISSÃO CONTÁBIL CAMPINAS 27

10/06/10 A IMPORTÂNCIA DO CONTABILISTA FRENTE À GLOBALIZAÇÃO SUZANO 38

10/06/10 CONTADOR: O PODER DA IMAGEM ARARAS 34

13/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS -SUA CARREIRA:A ESCOLHA CERTA, GESTÃO DA CARREIRA, PERFIL E DESAFIOS DA PROFISSÃO SAO PAULO 9

14/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS -RESPONSABILIDADES E RISCOS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 9

15/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS:NOVA LEI ALTERA NORMAS QUE REGEM A PROFISSÃO CONTÁBIL, EXAME DE SUFICIÊNCIA E EPC SAO PAULO 19

20/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS: NETWORKING: OPORTUNIDADES DE COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO SAO PAULO 10

22/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS: IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO PAULO 27

27/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS: BIG BROTHER FISCAL-IMPACTOS NA PROFISSÃO (CERTIFICAÇÃO DIGITAL, SPED, NF-E) SAO PAULO 23

28/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS -VISITA DE ALUNOS (PLENÁRIO, CENTRO DE MEMÓRIA, BIBLIOTECA) SAO PAULO 2

29/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS: PEQUENAS AÇÕES, GRANDES RESULTADOS SAO PAULO 7

04/08/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL SAO PAULO 42

09/08/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SANTOS 90

11/08/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE JALES 152

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 29 de 80

20/08/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO SAO PAULO 22

21/08/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL TAUBATE 81

24/08/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO SANTO ANDRE 400

25/08/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE BOTUCATU 57

27/08/10 APRESENTAÇÃO DA COMISSÃO DO PROGRAMA CRC SP JOVEM TAUBATE 81

28/08/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE TAUBATE 96

30/08/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL ARACATUBA 124

31/08/10 A AUDITORIA CONTRIBUINDO PARA A SEGURANÇA E TRANSPARÊNCIA NOS NEGÓCIOS REGISTRO 116

09/09/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL CAMPO LIMPO PAULISTA 110

09/09/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL COTIA 63

13/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO JOSE DO RIO PRETO 70

14/09/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE SAO PAULO 79

15/09/10 NOVA LEI DE REGÊNCIA DA PROFISSÃO CONTÁBIL, EXAME DE SUFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA SAO JOSE DO RIO PRETO 111

16/09/10 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL -PRODUTOS SUSTENTÁVEIS SAO PAULO 58

16/09/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL BRAGANCA PAULISTA 36

17/09/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL SAO JOSE DOS CAMPOS 84

17/09/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO LINS 120

18/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 305

20/09/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE SANTA BARBARA D OESTE 75

20/09/10 A IMPORTÂNCIA DO CONTABILISTA FRENTE À GLOBALIZAÇÃO ARACATUBA 107

21/09/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO OLIMPIA 60

21/09/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO CACHOEIRA PAULISTA 46

22/09/10 RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CONTABILISTA SAO PAULO 35

22/09/10 O PERFIL DO NOVO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE RIBEIRAO PIRES 100

22/09/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE OURINHOS 43

22/09/10 NORMAS E ORGANISMOS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE LIMEIRA 98

23/09/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO BAURU 57

23/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SANTA BARBARA D OESTE 39

23/09/10 CONTADOR: PROFISSÃO DO FUTURO LIMEIRA 78

25/09/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO SAO PAULO 81

28/09/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA DA PROFISSÃO CONTÁBIL E O EXAME DE SUFICIÊNCIA BIRIGUI 21

28/09/10 A PERSPECTIVA DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA -TURMA PÓS FECAP -CONTROLADORIA SAO PAULO 103

28/09/10 A PERSPECTIVA DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA -TURMA PÓS FECAP -AUDITORIA SAO PAULO 7

30/09/10 O BRASIL RUMO À CONTABILIDADE INTERNACIONAL SAO VICENTE 62

01/10/10 MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM: PERFIL E MERCADO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAL DA ÁREA CONTÁBIL MARILIA 75

04/10/10 NOVA LEI DE REGÊNCIA DA PROFISSÃO CONTÁBIL BARRETOS 60

05/10/10 A CONTABILIDADE NA ERA DIGITAL PENAPOLIS 72

07/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA MOGI DAS CRUZES 92

07/10/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO CUBATAO 77

13/10/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO SAO PAULO 59

13/10/10 CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR VALINHOS 104

13/10/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL AVARE 63

19/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE AS ALTERAÇÕES NA LEI DE REGÊNCIA CATANDUVA 112

20/10/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE CAMPINAS 140

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 30 de 80

20/10/10 NORMAS E ORGANISMOS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE OSASCO 250

20/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE AS ALTERAÇÕES NA LEI DE REGÊNCIA SAO PAULO 93

21/10/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL PRESIDENTE EPITACIO 103

22/10/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO SAO PAULO 100

23/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA CARAGUATATUBA 60

25/10/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO NOVO HORIZONTE 28

26/10/10 ERA DIGITAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL SAO PAULO 85

26/10/10 A AUDITORIA CONTRIBUINDO PARA A SEGURANÇA E A TRANSPARÊNCIA NOS NEGÓCIOS MARILIA 94

27/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE ÀS ALTERAÇÕES NA LEI DE REGÊNCIA JALES 78

27/10/10 LIDERANÇA COM FOCO EM PESSOAS E RESULTADOS PEREIRA BARRETO 871

28/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE ÀS ALTERAÇÕES NA LEI DE REGÊNCIA ASSIS 113

03/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE AS ALTERAÇÕES NA LEI DE REGÊNCIA SAO PAULO 78

03/11/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE ARARAS 64

03/11/10 SISTEMA TRIBUTÁRIO PIRACICABA 129

08/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE À NOVA LEI DE REGÊNCIA BARRETOS 57

09/11/10 ÉTICA PROFISSIONAL E O CONSELHO DE CONTABILIDADE RIBEIRAO PRETO 55

10/11/10 O MERCADO DE TRABALHO PARA OS PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RIBEIRAO PRETO 60

10/11/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA BARRETOS 52

11/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE AS ALTERAÇÕES NA LEI DE REGÊNCIA SAO PAULO 46

11/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTABIL FACE À NOVA LEI DE REGÊNCIA JUNDIAI 23

12/11/10 OS REFLEXOS DA LEI 11.638/07 NA CONTABILIDADE PRESIDENTE PRUDENTE 97

13/11/10 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO -NBCAPS RIBEIRAO PRETO 300

17/11/10 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO EMPRESARIAL GUARUJA 55

23/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE À NOVA LEI DE REGÊNCIA VOTUPORANGA 23

24/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA MARILIA 103

27/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA SAO PAULO 67

TOTAL DE ATIVIDADES 150 TOTAL DE PARTICIPANTES 12.794

Atividades para Alunos (Programa de Férias CRC Jovem)

DATA TÍTULO DO EVENTO CIDADE PART.

13/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS -SUA CARREIRA:A ESCOLHA CERTA, GESTÃO DA CARREIRA, PERFIL E DESAFIOS DA PROFISSÃO SAO PAULO 107

14/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS -RESPONSABILIDADES E RISCOS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 89

15/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS:NOVA LEI ALTERA NORMAS QUE REGEM A PROFISSÃO CONTÁBIL, EXAME DE SUFICIÊNCIA E EPC SAO PAULO 131

20/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS: NETWORKING: OPORTUNIDADES DE COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO SAO PAULO 154

22/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS: IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO PAULO 141

27/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS: BIG BROTHER FISCAL-IMPACTOS NA PROFISSÃO (CERTIFICAÇÃO DIGITAL, SPED, NF-E) SAO PAULO 148

28/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS -VISITA DE ALUNOS (PLENÁRIO, CENTRO DE MEMÓRIA, BIBLIOTECA) SAO PAULO 68

29/07/10 PROGRAMA DE FÉRIAS: PEQUENAS AÇÕES, GRANDES RESULTADOS SAO PAULO 89

TOTAL DE ATIVIDADES 8 TOTAL DE PARTICIPANTES 927

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 31 de 80

Ciclo de Palestras

DATA TÍTULO DO EVENTO CIDADE PART.

11/01/10 DIRF -RETENÇÕES NA FONTE -IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES FEDERAIS -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 208

18/01/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 246

26/01/10 ICMS -NOTA FISCAL PAULISTA -REDF -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 98

01/02/10 RAIS -RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS SAO PAULO 81

4/2/2010 DIMOB -DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE ATIVIDADES IMOBILIÁRIAS SAO PAULO 74

08/02/10 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS -ASPECTOS RELEVANTES SAO PAULO 247

18/2/2010 DACON/ DCTF -PRINCIPAIS ALTERAÇÕES -PRAZOS DE ENTREGA SAO PAULO 215

22/02/10 ISS/SP -DES -NFE -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 209

01/03/10 IRPF -MALHA FINA -CUIDADOS ESPECIAIS SAO PAULO 223

08/03/10 DECLARAÇÃO DE IRPF -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E ALTERAÇÕES SAO PAULO 244

15/03/10 SPED -NF ELETRÔNICA -ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 247

17/03/10 IFRS -CONVERGÊNCIA DAS NORMAS DE CONTABILIDADE BARUERI 36

22/03/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO FRANCO DA ROCHA 30

22/03/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL -ECD -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 251

24/03/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL POR MEIOS ELETRÔNICOS REGISTRO 29

24/3/10 DIPJ -LUCRO REAL -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E ALTERAÇÕES FRANCA 34

29/03/10 CONTABILIDADE GERENCIAL -ESTRATÉGIA E ANÁLISE SAO PAULO 173

30/03/10 CONTABILIDADE GERENCIAL -ESTRATÉGICA E ANÁLISE SOROCABA 78

05/04/10 RETENÇÕES NA FONTE NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS (PIS/ PASEP/COFINS/ CSLL/ IRPF/ ISS/ INSS) SAO PAULO 149

07/04/10 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS -ASPECTOS RELEVANTES RIBEIRAO PRETO 45

08/04/10 IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES FEDERAIS -RETENÇÕES ATUALIZAÇÃO JUNDIAI 67

08/04/10 DIPJ -LUCRO REAL -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E ALTERAÇÕES PRESIDENTE PRUDENTE 48

08/04/10 FAP -FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO LINS 34

08/04/10 DIPJ -LUCRO REAL -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E ALTERAÇÕES MARILIA 75

08/04/10 IRPF -MALHA FINA -CUIDADOS ESPECIAIS -NOVIDADES SAO JOAO DA BOA VISTA 35

12/04/10 DECLARAÇÃO DE IRPF -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E ALTERAÇÕES SAO PAULO 45

19/04/10 SPED CONTÁBIL -NORMAS PARA GERAÇÃO -MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS SAO PAULO 225

26/04/10 RETENÇÕES NA FONTE NAS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS -(PIS- PASEP/ COFINS/ CSLL/ IRPF/ ISS/ INSS) SAO PAULO 227

03/05/10 CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS COM BASE NAS NOVAS NORMAS SAO PAULO 238

05/05/10 DIPJ -PRESUMIDO, SIMPLES E ISENTAS -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS SAO CARLOS 27

06/05/10 FAP -FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO -NOVA MODALIDADE DE CÁLCULO OURINHOS 34

06/05/10 DIPJ -LUCRO PRESUMIDO -IMUNE E ISENTAS -ATUALIZAÇÃO BAURU 40

11/05/10 SEFIP/ GFIP E GRRF VERSÃO 8.4 -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 115

13/05/10 NOTA FISCAL ELETRÔNICA NACIONAL ARACATUBA 77

17/05/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 169

19/05/10 DIPJ -PRESUMIDO, IMUNES E ISENTAS -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS TAUBATE 77

24/05/10 DIPJ -PRESUMIDO, IMUNES E ISENTAS -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS SAO PAULO 190

31/05/10 DIPJ -LUCRO REAL -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E ALTERAÇÕES SAO PAULO 188

07/06/10 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO -NOVAS NORMAS CONTÁBEIS SAO PAULO 171

08/06/10 PRESTAÇÃO DE CONTAS DO TERCEIRO SETOR CAMPINAS 56

09/06/10 PRESTAÇÃO DE CONTAS DO TERCEIRO SETOR OSASCO 32

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 32 de 80

10/06/10 CONTABILIDADE GERENCIAL -ESTRATEGICA E ANÁLISE PRESIDENTE PRUDENTE 52

14/06/10 SPED FISCAL E NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-E -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 136

16/06/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO ARARAQUARA 56

21/06/10 PER/DCOMP -PRÁTICAS DE PREENCHIMENTO -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 133

23/06/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL POR MEIOS ELETRÔNICOS BRAGANCA PAULISTA 63

28/06/10 SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE PONTO -(SREP) SAO PAULO 75

05/07/10 DIRF -DECLARAÇÃO DO IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE -ATUALIZAÇÃO -IN RFB 1033/2010 SAO PAULO 138

08/07/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO BIRIGUI 27

12/07/10 CPC -PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO PAULO 102

14/07/10 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA -ATUALIZAÇÃO SAO CARLOS 31

19/07/10 COMÉRCIO EXTERIOR -NORMAS -REGRAS -TRIBUTAÇÃO SAO PAULO 138

21/07/10 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO -GESTÃO ESTRATÉGICA FRANCA 43

26/07/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SAO PAULO 143

27/07/10 RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS: PRINCIPAIS ALTERNATIVAS ADOTADAS CAMPINAS 76

28/07/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO SANTO ANDRE 61

28/07/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL -ECD -CONSIDERAÇÕES PRESIDENTE PRUDENTE 49

02/08/10 MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM -ÁREAS DE ATUAÇÃO -PERFIL E MERCADO DE TRABALHO PARA O CONTABILISTA SAO PAULO 88

09/08/10 IFRS -PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO PAULO 169

16/08/10 CONTABILIDADE RURAL -REFLEXOS DAS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS SAO PAULO 98

23/08/10 CADASTRO DE PESSOAS FÍSICAS -CPF -NOVAS DISPOSIÇÕES IN SRB 1042/2010 SAO PAULO 80

25/08/10 SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE PONTO -(SREP) RIBEIRAO PRETO 51

30/08/10 PERÍCIA: OPORTUNIDADE PARA OS CONTABILISTAS SAO PAULO 148

08/09/10 ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DO CONTABILISTA (A NOVA LEI DE REGÊNCIA) SAO PAULO 44

13/9/10 CONTABILIDADE PARA P M E -APLICAÇÃO DOS PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS -EFEITOS PRÁTICOS SAO PAULO 158

15/09/10 LALUR E FCONT -AJUSTES AO LUCRO REAL -CONSIDERAÇÕES SAO CARLOS 55

20/09/10 CONTABILIDADE PÚBLICA -CONCEITOS -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 68

22/09/10 CONTABILIDADE GERENCIAL -ESTRATÉGIA E ANÁLISE BARUERI 74

27/09/10 AUDITORIA EXTERNA INDEPENDENTE -IMPORTÂNCIA -CONTROLES INTERNOS E PREVENÇÃO DE FRAUDES SAO PAULO 112

04/10/10 NOVA LEI DA FILANTROPIA -ASPECTOS JURÍDICOS E CONTÁBEIS SAO PAULO 116

07/10/10 DECLARAÇÃO DO SIMPLES NACIONAL RELATIVA À SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E AO DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA -STDA SAO PAULO 167

14/10/10 CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - APLICAÇÃO DOS PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS -EFEITOS PRÁTICOS SAO PAULO 229

18/10/10 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 131

19/10/10 SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE PONTO -(SREP) GUARUJÁ 17

25/10/10 EFD -PIS/COFINS -ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL -IN SRF -1052 DE 05/07/2010 SAO PAULO 166

08/11/10 RETENÇÃO NA FONTE DE IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS (PIS/PASEP/COFINS/CSLL) SAO PAULO 86

16/11/10 CONTABILIDADE GERENCIAL -ESTRATÉGICA E ANÁLISE SAO PAULO 133

22/11/10 SIMEI -ALTERAÇÕES -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 68

24/11/10 MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM: PERFIL E MERCADO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL DA ÁREA CONTÁBIL FRANCA 22

29/11/10 DMED -DECLARAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS -ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 153

06/12/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA 2011 -ANÁLISE COMPARATIVA SAO PAULO 158

08/12/10 ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO -BALANÇO -ASPECTOS CONTÁBEIS E FISCAIS - ATUALIZAÇÃO SAO JOSE DOS CAMPOS 73

14/12/10 ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO -BALANÇO -ASPECTOS CONTÁBEIS E FISCAIS - ATUALIZAÇÃO RIBEIRAO PRETO 99

14/12/10 SPED -SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - ATUALIZAÇÃO SAO PAULO 141

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 33 de 80

15/12/10 ROTEIRO PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO FRANCA 53

TOTAL DE ATIVIDADES 85 TOTAL DE PARTICIPANTES 9.367

Palestras

DATA TÍTULO DO EVENTO CIDADE PART. 27/01/10 NOTA FISCAL ELETRÔNICA NACIONAL SAO JOSE DOS CAMPOS 91

27/01/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO CAMPINAS 164

28/01/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA AMERICANA 91

28/01/10 NFE -NOTA FISCAL ELETRÔNICA E SPED CONTÁBIL FRANCA 150

28/01/10 RETENÇÕES NA FONTE -IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES BAURU 71

28/01/10 LEI 11.941/09 -NOVOS CRITÉRIOS CONTÁBEIS RTT -REGIME TRIBUTÁRIO DE TRANSIÇÃO BRAGANCA PAULISTA 92

28/01/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA 2010 ARARAS 100

29/01/10 SPED CONTÁBIL E SPED FISCAL SANTOS 101

09/02/10 SPED CONTÁBIL E SPED FISCAL SAO JOAO DA BOA VISTA 119

9/2/2010 SIMPLES NACIONAL JUNDIAI 61

09/02/10 LALUR E FCONT -AJUSTES AO LUCRO REAL -CONSIDERAÇÕES CAMPINAS 167

10/02/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO SAO JOSE DO RIO PRETO 137

10/02/10 DACON/ DCTF -PRINCIPAIS ALTERAÇÕES -PRAZOS DE ENTREGA PIRACICABA 72

11/02/10 DACON/ DCTF -PRINCIPAIS ALTERAÇÕES -PRAZOS DE ENTREGA GUARULHOS 66

17/02/10 SPED CONTÁBIL E SPED FISCAL OSASCO 115

23/02/10 DACON/ DCTF -PRINCIPAIS ALTERAÇÕES -PRAZOS DE ENTREGA SAO JOSE DOS CAMPOS 114

23/02/10 SPED CONTÁBIL E SPED FISCAL SAO BERNARDO DO CAMPO 99

23/02/10 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COM BASE NA LEI Nº 11.638/07 PRESIDENTE PRUDENTE 48

23/02/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA 2010 SAO CAETANO DO SUL 39

24/02/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO OSASCO 176

24/02/10 FAP -FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO -NOVA MODALIDADE DE CÁLCULO SAO CARLOS 44

25/02/10 NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-E) MARILIA 95

25/02/10 DACON/DCTF -PRINCIPAIS ALTERAÇÕES -PRAZOS DE ENTREGA SAO PAULO 89

25/02/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA 2010 CAMPINAS 66

25/02/10 LEI 11.941 -NOVOS CRITÉRIOS CONTÁBEIS -RTT ARACATUBA 66

27/02/10 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COM BASE NA LEI Nº 11.638/07 SOROCABA 107

03/03/10 DACON/DCTF -PRINCIPAIS ALTERAÇÕES -PRAZOS DE ENTREGA RIBEIRAO PRETO 73

10/03/10 LALUR E FCONT -AJUSTES AO LUCRO REAL -CONSIDERAÇÕES TAUBATE 57

12/03/10 SPED CONTÁBIL E SPED FISCAL SAO JOSE DO RIO PARDO 39

19/03/10 SPED CONTÁBIL E SPED FISCAL BIRIGUI 67

19/03/10 CONTABILIDADE DE CUSTOS: ANÁLISE GUARULHOS 40

20/03/10 IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA -CUIDADOS ESPECIAIS E NOVIDADES SAO PAULO 410

23/03/10 SPED CONTÁBIL E SPED FISCAL VOTUPORANGA 102

25/03/10 DACON/DCTF -PRINCIPAIS ALTERAÇÕES -PRAZOS DE ENTREGA SAO JOAO DA BOA VISTA 58

25/03/10 CONTABILIDADE: ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS (LEI 11.638/07 E LEI 11.941/09) BOTUCATU 29

30/03/10 DIPJ -LUCRO REAL -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E ALTERAÇÕES SAO BERNARDO DO CAMPO 80

30/03/10 SPED CONTÁBIL E SPED FISCAL JUNDIAI 94

30/03/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO DRACENA 109

06/04/10 CPC 03 E 09-DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO INDAIATUBA 25

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 34 de 80

06/04/10 DIPJ -LUCRO REAL -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E ALTERAÇÕES GUARUJA 15

06/04/10 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS -ASPECTOS RELEVANTES SANTO ANDRE 38

06/04/10 IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA -2010 SAO PAULO 121

08/04/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO PIRACICABA 103

09/04/10 IRPF -MALHA FINA -CUIDADOS ESPECIAIS -NOVIDADES SAO JOSE DOS CAMPOS 54

10/04/10 SIMPLES -NACIONAL -ATUALIZAÇÃO GUARULHOS 61

13/04/10 DIPJ -LUCRO REAL -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E ALTERAÇÕES BARRETOS 31

22/04/10 SIMPLES NACIONAL -ATUALIZAÇÃO JAU 24

04/05/10 DIPJ -LUCRO REAL -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E ALTERAÇÕES ITU 51

05/05/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO RIBEIRAO PRETO 58

11/05/10 PRESTAÇÃO DE CONTAS DO TERCEIRO SETOR PRAIA GRANDE 34

13/05/10 ICMS -SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA -ATUALIZAÇÃO SAO JOAO DA BOA VISTA 64

19/05/10 APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS -NBC T 19.41 AVARE 24

20/05/10 ANÁLISE DE BALANÇO -ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS BOTUCATU 25

21/05/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS SAO PAULO 241

21/05/10 PRESTAÇÃO DE CONTAS DO TERCEIRO SETOR FRANCA 37

22/05/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS CAMPINAS 180

24/05/10 SPED CONTÁBIL (ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS SAO ROQUE 53

27/05/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS ARACATUBA 95

27/05/10 DIPJ -LUCRO REAL -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E ALTERAÇÕES MOGI DAS CRUZES 37

27/05/10 AS PRINCIPAIS MUDANÇAS CONTÁBEIS COM A IMPLANTAÇÃO DA LEI 12.101/2009 VOTUPORANGA 220

27/05/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS SAO JOSE DO RIO PRETO 120

27/05/10 CERTIFICAÇÃO: CONSELHEIROS FISCAIS E DE ADMINISTRAÇÃO E A IMPORTÂNCIA PARA A GOVERNANÇA CORPORATIVA SAO PAULO 36

28/05/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS SAO JOAO DA BOA VISTA 113

05/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS OSASCO 80

08/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS SANTOS 131

08/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS TAUBATE 100

10/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS LIMEIRA 171

11/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS SAO BERNARDO DO CAMPO 102

16/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS FRANCA 112

17/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS LINS 70

17/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS PRESIDENTE PRUDENTE 121

18/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS MARILIA 64

18/06/10 DIPJ -LUCRO REAL -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E ALTERAÇÕES SAO JOAO DA BOA VISTA 33

18/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS SAO CARLOS 53

19/06/10 SPED CONTÁBIL (ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS DRACENA 62

22/06/10 A CONTABILIDADE NO 3º SETOR -PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E GRATUIDADES CATANDUVA 18

23/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS SANTO ANDRE 72

24/06/10 SPED CONTÁBIL (ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS GUARULHOS 57

24/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS DIADEMA 49

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 35 de 80

24/06/10 PRESTAÇÃO DE CONTAS DO TERCEIRO SETOR SAO ROQUE 27

26/06/10 SPED CONTÁBIL -(ECD) -NORMAS PARA GERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ENTREGA DE ARQUIVOS ATIBAIA 41

29/06/10 CONTABILIDADE GERENCIAL -ESTRATÉGIA E ANÁLISE VOTUPORANGA 43

29/06/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL POR MEIOS ELETRÔNICOS BIRIGUI 37

30/06/10 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO -GESTÃO ESTRATÉGICA OSASCO 30

06/07/10 RETENÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE CESSÃO DE MÃO-DE-OBRA CAMPINAS 104

15/07/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL -ECD -CONSIDERAÇÕES BOTUCATU 25

20/07/10 CPC 03 E 09 -DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO GUARUJA 32

21/07/10 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO -GESTÃO ESTRATÉGICA SOROCABA 33

21/07/10 ANÁLISE DE BALANÇO -ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS AMPARO 23

21/07/10 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO -GESTÃO ESTRATÉGICA SAO JOSE DO RIO PRETO 33

28/07/10 CPC 03 E 09 -DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO VOTUPORANGA 54

05/08/10 CONTABILIDADE: ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS (LEI 11.638/07 E LEI 11.941/09) ATIBAIA 63

18/08/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL POR MEIOS ELETRÔNICOS BARUERI 99

25/08/10 DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO MARILIA 57

25/08/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL POR MEIOS ELETRÔNICOS MOCOCA 42

27/08/10 FILANTROPIA, APRENDIZAGEM E OS DESAFIOS DAS ENTIDADES FACE AO DECRETO 07.237 DE JULHO DE 2010 PIRACICABA 175

31/08/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES CAMPINAS 84

02/09/10 CONTABILIDADE PARA PEQUENAS MÉDIAS EMPRESAS APLICAÇÃO DOS PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS EFEITOS PRATICOS AVARE 28

08/09/10 CONTABILIDADE GERENCIAL -ESTRATÉGIA E ANÁLISE OURINHOS 36

08/09/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES RIBEIRAO PRETO 46

09/09/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES BAURU 24

15/09/10 CPC 03 E 09-DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO TAUBATE 68

15/09/10 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA -ATUALIZAÇÃO FRANCA 53

15/09/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES ARARAS 35

16/09/10 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA -ATUALIZAÇÃO SAO JOSE DO RIO PARDO 62

16/09/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES JUNDIAI 30

16/09/10 EDUCAÇÃO FINANCEIRA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA SAO PAULO 96

22/09/10 DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO SOROCABA 46

22/09/10 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL MARILIA 24

23/09/10 CPC 03 E 09 -DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO GUARULHOS 77

23/09/10 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO -GESTÃO ESTRATÉGICA DRACENA 28

23/09/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES ARACATUBA 31

29/09/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES SAO BERNARDO DO CAMPO 47

06/10/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES PIRACICABA 52

07/10/10 SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE PONTO -(SREP) BAURU 24

07/10/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES SAO JOSE DO RIO PRETO 69

08/10/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES SAO JOSE DOS CAMPOS 52

19/10/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES DRACENA 38

20/10/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES

SAO CAETANO DO SUL 37

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 36 de 80

20/10/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES SANTOS 56

21/10/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES LINS 34

22/10/10 CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - APLICAÇÃO DOS PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS -EFEITOS PRÁTICOS SAO CARLOS 54

28/10/10 ANÁLISE DE BALANÇO -ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS INDAIATUBA 44

04/11/10 O ATIVO IMOBILIZADO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO PAULO 110

11/11/10 EFD -PIS/COFINS -ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - IN SRF - 1052 DE 05/07/2010 SAO PAULO 175

17/11/10 MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA DOADORES AO FUNCRIANÇA SAO JOSE DO RIO PARDO 19

23/11/10 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA -ATUALIZAÇÃO CAMPINAS 145

24/11/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA EMPRESA DRACENA 25

24/11/10 A NOVA LEI DE REGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA OS CLIENTES SOROCABA 40

25/11/10 IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES FEDERAIS -RETENÇÕES ATUALIZAÇÃO ARACATUBA 50

26/11/10 NOVA LEI DA FILANTROPIA -ASPECTOS CONTÁBEIS SANTOS 58

30/11/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL POR MEIOS ELETRÔNICOS OURINHOS 54

30/11/10 RESOLUÇÃO N. 1040 SAO JOSE DOS CAMPOS 26

01/12/10 PARCERIAS PUBLICO PRIVADAS -CONCEITOS E APLICAÇÕES SAO PAULO 26

01/12/10 CPC 03 E 09-DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO SAO CAETANO DO SUL 33

06/12/10 ROTEIRO PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO OSASCO 63

07/12/10 ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO -BALANÇO -ASPECTOS CONTÁBEIS E FISCAIS - ATUALIZAÇÃO CAMPINAS 156

08/12/10 ROTEIRO PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO SAO CARLOS 45

09/12/10 ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO -BALANÇO -ASPECTOS CONTÁBEIS E FISCAIS - ATUALIZAÇÃO BAURU 78

09/12/10 ROTEIRO PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO SAO BERNARDO DO CAMPO 45

09/12/10 ROTEIRO PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO MOGI DAS CRUZES 42

14/12/10 ROTEIRO PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO TAUBATE 59

14/12/10 ROTEIRO PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO SANTO ANDRE 30

15/12/10 ROTEIRO PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO AMERICANA 72

15/12/10 NOVA LEI DA FILANTROPIA -ASPECTOS JURÍDICOS E CONTÁBEIS OSASCO 24

16/12/10 ROTEIRO PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO SAO JOAO DA BOA VISTA 54

16/12/10 ROTEIRO PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO ARACATUBA 49

16/12/10 CONTABILIDADE: ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS (LEI 11.638/07 E LEI 11.941/09) JAU 40

16/12/10 ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO -BALANÇO -ASPECTOS CONTÁBEIS E FISCAIS -ATUALIZAÇÃO JUNDIAI 65

16/12/10 ROTEIRO PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DRACENA 26

TOTAL DE ATIVIDADES 150 TOTAL DE PARTICIPANTES 10.665

Seminários

DATA TÍTULO DO EVENTO CIDADE PART. 30/01/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA 2010 E SIMPLES NACIONAL SAO PAULO 426

13/02/10 LEI 11.638/07 -CONTABILIDADE INTERNACIONAL COMPARADA A CASOS PRÁTICOS JUNDIAI 67

27/02/10 IFRS-AS NOVAS NORMAS CONTABEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO PAULO 197

10/03/10 CONTABILIDADE GERENCIAL -ESTRATEGICA E ANÁLISE PIRACICABA 47

17/03/10 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS -ASPECTOS RELEVANTES AMERICANA 55

19/03/10 CPC 03 E 09 -DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO BAURU 38

24/03/10 IFRS - AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SANTO ANDRE 77

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 37 de 80

26/03/10 CONTABILIDADE GERENCIAL -ESTRATÉGICA E ANÁLISE SAO BERNARDO DO CAMPO 45

30/03/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS ARARAQUARA 43

30/03/10 IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS CAMPINAS 111

07/04/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SOROCABA 52

08/04/10 CPC 03 E 09 -DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO SAO CARLOS 25

09/04/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO JOSE DO RIO PRETO 105

16/04/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS OSASCO 107

27/04/10 IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO PAULO 13

05/05/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SANTOS 58

06/05/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO BERNARDO DO CAMPO 81

07/05/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS GUARULHOS 79

07/05/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS JUNDIAI 83

12/05/10 CONTABILIDADE DE CUSTOS: ANÁLISE SAO JOSE DOS CAMPOS 51

12/05/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PIRACICABA 82

14/05/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BAURU 73

14/05/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS ASSIS 36

19/05/10 RELATÓRIOS GERENCIAIS E NOTAS EXPLICATIVAS AMERICANA 50

21/05/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS LEME 81

21/05/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PRESIDENTE PRUDENTE 72

28/05/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO OSASCO 32

08/06/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA EMPRESA SANTO ANDRE 38

09/06/10 GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS PARA TOMADA DE DECISÃO SOROCABA 37

11/06/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO SAO JOSE DO RIO PRETO 26

11/06/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO MARILIA 37

11/06/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS RIBEIRAO PRETO 173

12/06/10 DIPJ -PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS SAO PAULO 238

16/06/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO JOSE DOS CAMPOS 77

19/06/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BIRIGUI 45

22/06/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO CAMPINAS 49

22/06/10 NOVA LEI DA FILANTROPIA -ASPECTOS JURÍDICOS E CONTÁBEIS SAO PAULO 127

26/06/10 RELATÓRIOS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS TAUBATE 64

06/07/10 ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS E DE PERFORMANCE SANTO ANDRE 36

07/07/10 CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR BAURU 35

07/07/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA ARARAQUARA 49

07/07/10 CPC 03 E 09 -DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO MARILIA 31

08/07/10 CONTABILIDADE DE CUSTOS: ANÁLISE SAO BERNARDO DO CAMPO 36

08/07/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA SAO JOAO DA BOA VISTA 53

15/07/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA FRANCO DA ROCHA 27

16/07/10 CPC 04 E 12 -INTANGÍVEL E AJUSTE A VALOR PRESENTE DRACENA 23

21/07/10 ASPECTOS RELEVANTES DA CONTABILIDADE RURAL (INTRODUÇÃO E INTERMEDIÁRIO) RIO CLARO 29

22/07/10 IFRS PADRÕES INTERNACIONAIS ARACATUBA 52

22/07/10 ANÁLISE DE BALANÇO -ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS ARARAS 52

24/07/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO PAULO 231

28/07/10 SEMINÁRIO SOBRE NORMAS DE AUDITORIA SAO PAULO 164

30/07/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DIADEMA 71

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 38 de 80

10/08/10 ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DO CONTABILISTA CAMPINAS 38

10/08/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO SANTOS 50

11/08/10 CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR PIRACICABA 44

12/08/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO SOROCABA 45

14/08/10 ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS E DE PERFOMANCE TAUBATE 71

19/08/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO SAO JOAO DA BOA VISTA 56

20/08/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO SAO JOSE DOS CAMPOS 44

20/08/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO JUNDIAI 28

20/08/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA EMPRESA SAO CARLOS 36

20/08/10 RELATÓRIOS GERENCIAIS E NOTAS EXPLICATIVAS FRANCA 64

24/08/10 IFRS -CONVERGÊNCIAS DAS NORMAS DE CONTABILIDADE PRAIA GRANDE 27

26/08/10 RELATÓRIOS GERENCIAIS E NOTAS EXPLICATIVAS SAO BERNARDO DO CAMPO 64

02/09/10 CPC 04 E 12 -INTANGÍVEL E AJUSTE A VALOR PRESENTE SAO JOSE DO RIO PRETO 62

08/09/10 CONTABILIDADE DE CUSTOS: ANÁLISE OSASCO 63

09/09/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO SAO BERNARDO DO CAMPO 44

10/09/10 DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO RIO CLARO 33

10/09/10 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E NOTAS EXPLICATIVAS SOROCABA 57

14/09/10 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E NOTAS EXPLICATIVAS CAMPINAS 89

17/09/10 RELATÓRIOS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BAURU 62

17/09/10 O IMPACTO DA CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL JACAREI 25

21/09/10 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA REGISTRO 29

22/09/10 CPC 04 E 12 -INTANGIVEL E AJUSTE A VALOR PRESENTE PIRACICABA 59

24/09/10 ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS E DE PERFORMANCE JUNDIAI 72

05/10/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA EMPRESA SANTOS 73

06/10/10 CPC 04 E 12 -INTANGÍVEL E AJUSTE A VALOR PRESENTE SANTO ANDRE 44

08/10/10 CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - APLICAÇÃO DOS PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS -EFEITOS PRÁTICOS MOGI GUACU 91

08/10/10 CPC 04 E 12 -INTANGÍVEL E AJUSTE A VALOR PRESENTE SAO BERNARDO DO CAMPO 43

08/10/10 ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS E DE PERFORMANCE SOROCABA 31

08/10/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO RIBEIRAO PRETO 61

14/10/10 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS -ASPECTOS RELEVANTES ARACATUBA 37

14/10/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS -2º MÓDULO GUARULHOS 64

15/10/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS -2º MÓDULO JUNDIAI 82

15/10/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA EMPRESA BARUERI 76

16/10/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS TAUBATE 49

20/10/10 O IMPACTO DA CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL JAU 31

20/10/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA EMPRESA DIADEMA 37

21/10/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS -2º MODULO SAO BERNARDO DO CAMPO 48

22/10/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA EMPRESA BRAGANCA PAULISTA 51

22/10/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA EMPRESA SAO JOAO DA BOA VISTA 54

23/10/10 REUNIÃO COM COORDENADORES E PROFESSORES DOS CURSOS DE CONTABILIDADE SAO PAULO 86

26/10/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO PIRACICABA 49

26/10/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO ARACATUBA 29

27/10/10 CONTABILIDADE, GARANTIA EFETIVA DO CONTROLE SOCIAL SAO PAULO 67

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 39 de 80

27/10/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO ARARAQUARA 26

18/10/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO GUARULHOS 26

19/11/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS -2º MÓDULO ARACATUBA 37

23/11/2010 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS -2º MÓDULO SANTO ANDRE 28

24/11/10 AS NOVAS NORMAS DE CONTABILIDADE PARA O SETOR PÚBLICO BAURU 46

25/11/10 CERTIFICAÇÃO DIGITAL PARA ÁREA CONTÁBIL SAO PAULO 37

25/11/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS -1º MÓDULO ARARAS 35

25/11/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS -1º MÓDULO AMERICANA 146

25/11/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA EMPRESA SAO BERNARDO DO CAMPO 58

02/12/10 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA EMPRESA PIRACICABA 44

03/12/10 O IMPACTO DA CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL AMERICANA 17

04/12/10 IFRS -AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS -2º MÓDULO SAO PAULO 173

13/12/10 ESTRATÉGIAS DE APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO SAO PAULO 29

15/12/10 RELATÓRIOS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS ARARAQUARA 30

TOTAL DE ATIVIDADES 109 TOTAL DE PARTICIPANTES 6.983

Teleconferências

DATA TÍTULO DO EVENTO CIDADE PART. 25/08/10 ASPECTOS GERAIS PARA O IFRS PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO PAULO 174

25/08/10 ASPECTOS GERAIS DO IFRS PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MARILIA 31

25/08/10 ASPECTOS GERAIS DO IFRS PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO JOSE DO RIO PRETO 47

25/08/10 ASPECTOS GERAIS PARA O IFRS PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO JOSE DOS CAMPOS 57

25/08/10 ASPECTOS GERAIS PARA O IFRS PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS ARACATUBA 29

25/08/10 ASPECTOS GERAIS PARA O IFRS PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PRESIDENTE PRUDENTE 20

15/09/10 EFEITOS FISCAIS PELA ADOÇÃO DAS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS (RTT E FCONT) SAO PAULO 171

15/09/10 EFEITOS FISCAIS PELA ADOÇÃO DAS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS (RTT E FCONT) CAMPINAS 53

15/09/10 EFEITOS FISCAIS PELA ADOÇÃO DAS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS (RTT E FCONT) SAO JOSE DOS CAMPOS 22

15/09/10 EFEITOS FISCAIS PELA ADOÇÃO DAS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS (RTT E FCONT) ARACATUBA 27

15/09/10 EFEITOS FISCAIS PELA ADOÇÃO DAS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS (RTT E FCONT) PRESIDENTE PRUDENTE 18

15/09/10 EFEITOS FISCAIS PELA ADOÇÃO DAS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS (RTT E FCONT) MARILIA 31

15/09/10 EFEITOS FISCAIS PELA ADOÇÃO DAS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS (RTT E FCONT) SAO JOSE DO RIO PRETO 54

20/10/10 EFD -PIS/COFINS -ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL -IN SRF -1052 DE 05/07/2010 MARILIA 104

20/10/10 EFD -PIS/COFINS -ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL -IN SRF -1052 DE 05/07/2010 SAO JOSE DO RIO PRETO 111

20/10/10 EFD -PIS/COFINS -ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL -IN SRF -1052 DE 05/07/2010 CAMPINAS 155

20/10/10 EFD -PIS/COFINS -ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL -IN SRF -1052 DE 05/07/2010 SAO PAULO 198

20/10/10 EFD -PIS/COFINS -ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL -IN SRF -1052 DE 05/07/2010 ARACATUBA 61

20/10/10 EFD -PIS/COFINS -ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL -IN SRF -1052 DE 05/07/2010 PRESIDENTE PRUDENTE 83

17/11/10 ATIVO IMOBILIZADO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS ARACATUBA 28

17/11/10 ATIVO IMOBILIZADO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PRESIDENTE PRUDENTE 30

17/11/10 ATIVO IMOBILIZADO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS CAMPINAS 143

17/11/10 ATIVO IMOBILIZADO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MARILIA 50

17/11/10 ATIVO IMOBILIZADO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO JOSE DO RIO PRETO 57

17/11/10 ATIVO IMOBILIZADO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SAO PAULO 145

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 40 de 80

02/12/10 DECLARAÇÃO DE SIMPLES NACIONAL RELATIVA À SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS -STDA PRESIDENTE PRUDENTE 42

02/12/10 DECLARAÇÃO DE SIMPLES NACIONAL RELATIVA À SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS -STDA MARILIA 23

02/12/10 DECLARAÇÃO DE SIMPLES NACIONAL RELATIVA À SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS -STDA CAMPINAS 84

02/12/10 DECLARAÇÃO DE SIMPLES NACIONAL RELATIVA À SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS -STDA SAO JOSE DOS CAMPOS 56

02/12/10 DECLARAÇÃO DE SIMPLES NACIONAL RELATIVA À SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS -STDA SAO PAULO 106

02/12/10 DECLARAÇÃO DE SIMPLES NACIONAL RELATIVA À SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS -STDA SAO JOSE DO RIO PRETO 43

TOTAL DE ATIVIDADES 31 TOTAL DE PARTICIPANTES 2.253

Visitas à Sede do CRC SP

DATA TÍTULO DO EVENTO CIDADE PART. 27/05/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SANTA CATARINA 25

02/06/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 45

02/06/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL RIBEIRAO PIRES 59

02/06/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 17

10/06/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 31

18/06/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL PERUIBE 32

18/06/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SUZANO 34

23/06/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 44

23/06/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 76

23/06/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL GUARULHOS 48

25/06/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 22

11/08/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 25

11/08/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 25

11/08/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL TAUBATE 25

25/08/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL ARARAS 35

25/08/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 49

25/08/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL CARAPICUIBA 68

25/08/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SOROCABA 24

25/08/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 48

01/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL ITAPECERICA DA SERRA 35

01/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 35

01/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 27

08/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL GUARUJA 38

21/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO JOSE DOS CAMPOS 11

24/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 33

28/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL IPAUSSU 45

29/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 36

29/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 12

29/09/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL OSASCO 24

06/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 38

06/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL DIADEMA 63

15/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A ALTERAÇÃO NA LEI DE REGÊNCIA

MOCOCA 39

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 41 de 80

15/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE AS ALTERAÇÃO NA LEI DE REGÊNCIA ARACATUBA 25

19/10/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA SAO PAULO 57

19/10/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA SAO PAULO 25

20/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL GUARULHOS 9

27/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA VALINHOS 77

29/10/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL GUARULHOS 48

09/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA PRAIA GRANDE 42

10/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA RIBEIRAO PRETO 43

12/11/10 CONTADOR: O PODER DA IMAGEM SAO PAULO 39

12/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL AVARE 22

12/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL BARRETOS 24

12/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 24

17/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 11

17/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 14

18/11/10 SISTEMA CFC-CRC'S E O PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO SAO PAULO 17

23/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 29

23/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL SAO PAULO 33

24/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA TIETE 33

24/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA SAO PAULO 29

25/11/10 AS OPORTUNIDADES DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA COTIA 44

30/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA SAO PAULO 101

30/11/10 AS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL FACE A NOVA LEI DE REGÊNCIA SAO PAULO 33

TOTAL DE ATIVIDADES 54 TOTAL DE PARTICIPANTES 1.947

Cursos

DATA TÍTULO DO EVENTO CIDADE PART. 13/12/10 NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE – RECONHECIMENTO DE RECEITA SANTOS 37

TOTAL DE ATIVIDADES 1 TOTAL DE PARTICIPANTES 37

Reunião Técnica

DATA TÍTULO DO EVENTO CIDADE PART.

27/09/10 REUNIÃO: NBC T 19.41 – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS – MÓDULO 2 SÃO PAULO 8

TOTAL DE ATIVIDADES 1 TOTAL DE PARTICIPANTES 8

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 42 de 80

Reuniões da Comissão de Educação Profissional Continuada

DATA TÍTULO DO EVENTO CIDADE PART.

12/04/10 REUNIAO TECNICA -COMISSAO DE EDUC PROFISSIONAL CONTINUADA CRC SP -NOS TERMOS DA RES. CFC 1146/08 SAO PAULO 15

16/04/10 REUNIAO TECNICA -COMISSAO DE EDUC PROFISSIONAL CONTINUADA CRC SP -NOS TERMOS DA RES. CFC 1146/08 SAO PAULO 9

14/05/10 REUNIÃO TÉCNICA -COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA CRCSP -NOS TERMOS DA RES CFC 1146/08 SAO PAULO 8

28/05/10 REUNIAO TECNICA -COMISSAO DE EDUC PROFISSIONAL CONTINUADA CRC SP -NOS TERMOS DA RES. CFC 1146/08 SAO PAULO 5

05/07/10 REUNIAO TECNICA -COMISSAO DE EDUC PROFISSIONAL CONTINUADA CRC SP -NOS TERMOS DA RES. CFC 1146/08 SAO PAULO 7

06/08/10 REUNIÃO TÉCNICA -COMISSÃO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CRCSP -NOS TERMOS DA RES CFC 1146/08 SAO PAULO 4

27/08/10 REUNIAO TECNICA -COMISSAO DE EDUCAÇAO PROFISSIONAL CONTINUADA CRC SP NOS TERMOS DA RES CFC 1146/08 SAO PAULO 9

27/09/10 REUNIÃO TÉCNICA -COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA -NOS TERMOS DA RES. CFC 1146/08 SAO PAULO 7

25/10/10 REUNIÃO TÉCNICA -COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA CRC SP -NOS TERMOS DA RES CFC 1146/08 SAO PAULO 6

08/11/10 REUNIAO TECNICA -COMISSAO DE EDUCACAO PROFISSIONAL CONTINUADA CRC SP NOS TERMOS DA RES CFC 1146/08 SAO PAULO 11

29/11/10 REUNIAO TECNICA -COMISSAO DE EDUCACAO PROFISSIONAL CONTINUADA CRC SP NOS TERMOS DA RES CFC 1146/08 SAO PAULO 6

TOTAL DE ATIVIDADES 11 TOTAL DE PARTICIPANTES 87

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 43 de 80

Aproximação com outros Conselhos e Ordens Profissionais Em 2010 foram realizadas seis reuniões da Câmara de Profissionais Registrados nos Conselhos e Ordens do Estado de São Paulo, cuja finalidade é discutir assuntos e propor soluções em conjunto, tendo em vista os interesses comuns que essas entidades possuem. As reuniões contaram com a participação do CRC SP e foram realizadas na Sede do CRECI/SP nos dias 26 de janeiro, 30 de março, 30 de abril, 28 de maio, 27 de julho e 02 de setembro de 2010. Reuniões de Trabalho com os Delegados Neste exercício, foram realizadas reuniões de trabalho com os Delegados para tratar de assuntos administrativos e sobre as áreas de registro e fiscalização, bem como de assuntos de interesse da profissão contábil.

Em 2010, os Delegados Regionais do CRC SP realizaram 59 reuniões de trabalho e treinamentos com os Delegados de sua jurisdição, a saber: Delegacia Regional: Reuniões realizadas em (Data/Local): Araçatuba 16/06/2010 (Araçatuba), 01/10/2010 (Araçatuba) e 08/10/2010 (Araçatuba)(*).

Araraquara 03/12/2010 (Araraquara) (*).

Bauru 27/03/2010 (Pirajuí), 24/07/2010 (Dois Córregos), 01/10/2010 (Bauru) (*) e 06/11/2010 (Lençóis Paulista).

Campinas 15/03/2010 (Pedreira), 26/03/2010 (Campinas) (*), 07/07/2010 (Paulínia) e 21/09/2010 (Valinhos).

Jundiaí 09/04/2010 (Vinhedo), 16/04/2010 (Jundiaí) (*), 07/07/2010 (Amparo) e 22/09/2010 (Jundiaí).

Guarulhos 09/04/2010 (Guarulhos) (*), 07/07/2010 (Guarulhos) e 22/09/2010 (Guarulhos).

Marília 16/04/2010 (Marília), 28/05/2010 (Marília) (*), 06/08/2010 (Marília) e 01/10/2010 (Marília).

Osasco 21/05/2010 (Osasco) (*).

Piracicaba 17/07/2010 (Piracicaba), 06/08/2010 (Piracicaba) (*) e 02/10/2010 (Piracicaba).

Presidente Prudente 19/03/2010 (Presidente Prudente), 16/07/2010 (Presidente Prudente), 01/10/2010 (Presidente Prudente) e 15/12/2010 (Presidente Prudente) (*).

Ribeirão Preto 21/08/2010 (Orlândia), 15/10/2010 (Ribeirão Preto) (*) e 07/10/2010 (Ribeirão Preto).

Santo André 07/07/2010 (Santo André), 27/08/2010 (Santo André) (*) e 22/09/2010 (Santo André).

Santos 11/06/2010 (Santos) (*) e 25/10/2010 (Santos).

S. Bernardo do Campo 07/05/2010 (São Bernardo do Campo) (*), 06/03/2010 (SBC), 28/06/2010 (SBC), 17/09/2010 (SBC) e 15/12/2010 (SBC).

São João da Boa Vista 20/03/2010 (São João da Boa Vista), 16/07/2010 (São João da Boa Vista) (*), 25/09/2010 (São João da Boa Vista) e 16/12/2010 (São João da Boa Vista).

São José do Rio Preto 30/07/2010 (Santa Fé do Sul), 03/09/2010 (São José do Rio Preto) (*) e 23/10/2010 (São José do Rio Preto).

São José dos Campos 19/03/2010 (São José dos Campos), 16/07/2010 (Caraguatatuba), 16/09/2010 (São José dos Campos) (*) e 22/10/2010 (São José dos Campos).

Sorocaba 25/03/2010 (Sorocaba), 24/07/2010 (São Roque), 06/10/2010 (Sorocaba) e 22/10/2010 (Sorocaba) (*).

(*) Com visita do Presidente do CRC SP.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 44 de 80

Reuniões de Trabalho com os Delegados Regionais Foram realizados os seguintes encontros de trabalho com Delegados Regionais:

O 1º Encontro foi realizado no período de 05 a 07 de março de 2010, em Ilhabela/SP.

O 2º Encontro foi realizado no período de 25 a 27 de junho de 2010, em Campos do Jordão/SP.

O 3º Encontro foi realizado no período de 10 a 12 de setembro de 2010, em Lins/SP.

O 4º Encontro foi realizado no dia 13 de dezembro de 2010, em São Paulo/SP. EVENTOS Convenções Regionais de Contabilistas Procurando aprimorar e estreitar ainda mais o relacionamento entre os profissionais, empresários e estudantes de contabilidade, o CRC SP realizou, em 2010, 5 (cinco) Convenções Regionais em que foram discutidos assuntos a respeito da atualização da profissão contábil, a saber:

Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de São José dos Campos, realizada no dia 19 de março de 2010, com, aproximadamente, 300 participantes.

Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Marília, realizada nos dias 27 e 28 de maio de 2010, com, aproximadamente, 500 participantes.

Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Piracicaba, realizada nos dias 18 e 19 de junho de 2010, com, aproximadamente, 300 participantes.

Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Campinas, realizada nos dias 23 e 24 de setembro de 2010, com, aproximadamente, 280 participantes.

Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Sorocaba, realizada no período de 21 a 23 de outubro de 2010, com, aproximadamente, 352 participantes.

Fórum da Mulher Contabilista No dia 26 de março de 2010 foi realizado o 9º Fórum da Mulher Contabilista, na Sede do CRC SP, em homenagem do “Dia Internacional da Mulher”, que contou com a presença de, aproximadamente, 220 participantes.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 45 de 80

Fórum de Contabilidade Pública Foram realizados os seguintes eventos na área pública:

Data: 01 de julho de 2010 “1º Fórum de Contabilidade Aplicada ao Setor Público” Local: Clube Armênio – São Paulo Participantes: 500

Data: 14 de setembro de 2010

“Novos Padrões Internacionais Aplicados à Contabilidade Pública” Local: FIESP – São Paulo Participantes: 700

Palestras promovidas pela Comissão CRC SP Mulher Em 2010, a Comissão CRC SP Mulher realizou 3 palestras dirigidas às mulheres contabilistas, a saber:

Data: 13 de maio de 2010 Tema: “Competências e Habilidades do Profissional Contábil” Palestrante: Dalmir Santa’anna Participantes: 220

Data: 16 de setembro de 2010 Tema: “Educação Financeira, Produtividade no Trabalho e Qualidade de Vida” Palestrante: Reinaldo Domingos Participantes: 200

Data: 26 de novembro de 2010 Tema: “Nova Lei da Filantropia – Aspectos Contábeis” Palestrante: Marcelo Roberto Monello e Marina Marcondes S. Porto Participantes: 100

Palestras promovidas pela Comissão CRC SP Melhor Idade Em 2010, a Comissão CRC SP Melhor Idade realizou 2 palestras dirigidas ao público da terceira idade, a saber:

Data: 20 de maio de 2010 Tema: “Envelhecimento: Você está Preparado para essa Etapa da Vida?” Palestrante: Antonio Marangon Participantes: 70

Data: 26 de agosto de 2010 Tema: “Estatuto do Idoso” Palestrante: Glauco Eduardo Reis e Maria Esther Moretti Participantes: 120

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 46 de 80

6º Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis do Grande ABCD O CRC SP promoveu o 6º Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis do Grande ABCD, reunindo mais de dois mil alunos de diversas faculdades da região. O evento aconteceu no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais de Educação), no dia 7 de maio de 2010.

O presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, abriu o evento dizendo que a Contabilidade deixou de ser a profissão do futuro e tornou-se a profissão do presente. O presidente salientou que eventos como este são fomentadores de novos talentos na área contábil e contribuem para valorizar e enriquecer a profissão.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e presidente do CRC SP na gestão 2008-2009, Sergio Prado de Mello, representou o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro.

O professor e doutor em Controladoria e Contabilidade Fábio Frezatti abordou o tema “Da Contabilidade para o Controle Gerencial: um Grande Desafio e uma Enorme Oportunidade para o Contador”.

A conselheira do CRC SP e coordenadora da Comissão CRC SP Jovem e da Comissão Nacional Jovem Contabilista, Marcia Ruiz Alcazar, apresentou a Comissão paulista aos alunos e incentivou todos a participarem.

Os organizadores foram os professores José Joaquim Boarin (CRC SP), Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira (Universidade Metodista de São Paulo), Hamilton Cesar Moura (Faculdade Anchieta), Jonas Freire da Costa (Faculdade Anhanguera de São Caetano), Jovelino Gazola (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Claudio José Munhoz (Faculdade de Diadema), Nobuya Yomura (Faculdade Iesa), Alcides Melilo Galante (Centro Universitário Fundação Santo André), Wanny Arantes Bongiovanni Di Giorgi (Universidade do Grande ABC) e André Gomes de Oliveira (Faculdade Mauá).

Estavam presentes os vice-presidentes do CRC SP Luiz Fernando Nóbrega (Administração e Finanças), Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (Fiscalização) e Gildo Freire de Araújo (Desenvolvimento Profissional), o delegado regional do CRC SP em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior, o delegado do CRC SP em Mauá, Altino da Silva Dias, o ex-delegado regional do CRC SP em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira, e o conselheiro da entidade Wanderley Aparecido Justi.

Também prestigiaram o evento o presidente do Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo), José Heleno Mariano, o secretário da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo), Dorival Fontes de Almeida, representando o presidente da entidade, Almir da Silva Mota, e o diretor regional do Sescon-SP em Santo André, Daniel Zocarato, que representou o presidente do Sescon-SP, José Maria Chapina Alcazar. 2º Encontro de Estudantes do Estado de São Paulo (Encontro de Gigantes) O CRC SP realizou o 2º Encontro de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo, o maior evento de Contabilidade do Brasil, no dia 16 de outubro de 2010. Também chamado de Encontro de Gigantes, o evento reuniu 5 mil estudantes da área contábil, na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 47 de 80

O presidente do Conselho, Domingos Orestes Chiomento, deu as boas-vindas aos estudantes e professores. O presidente traçou um panorama do atual cenário da Contabilidade com a implementação das Normas Internacionais de Contabilidade no País.

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, e o vice-coordenador da Comissão CRC SP Jovem, Niveson da Costa Garcia, abriram as palestras com o tema “Exame de Suficiência: risco ou oportunidade?”.

Em seguida, o professor doutor José Carlos Marion deu uma aula sobre “Contabilidade: desafios e oportunidades de uma profissão fascinante”. Ele começou apresentando pontos que tornam a Contabilidade a profissão que tem a melhor relação entre custo e benefício.

O médico Jô Furlan encerrou a rodada de palestras com o tema “A Inteligência de quem faz acontecer”. Com muito bom humor, ele falou sobre atitudes que as pessoas devem ter para levar uma vida mais feliz e alcançar os objetivos que traçaram para suas vidas. Presidente do CRC SP é homenageado pelo Sindcont-SP no Dia do Contabilista O presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, foi um dos homenageados na comemoração do Dia do Contabilista, realizada pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, no dia 23 de abril, em comemoração à data magna da classe, festejada no dia 25 de abril. A homenagem foi um reconhecimento público pela contribuição para o engrandecimento e fortalecimento da profissão contábil. Ética, transparência e novos caminhos da profissão contábil no 22º Eescon: a participação do CRC SP O presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, e o vice-presidente de Fiscalização, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, abriram os trabalhos técnicos do 22º Eescon (Encontro das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo), organizado pelo Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), no dia 12 de agosto de 2010, com a palestra “Ética, transparência e novos caminhos da profissão contábil".

O painel contou ainda com a presença do presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), na gestão 1990-1993 e coordenador do 22º Eescon, Irineu Thomé, como moderador do debate, e do diretor financeiro do Sescon-SP, Vanildo Veras, como convidado.

Chiomento e Filippi abordaram temas sobre a fiscalização das organizações, obrigatoriedade da escrituração digital, funções especiais da Contabilidade e a nova Lei de Regência, a nº 12.249/2010. Ao abordar a obrigatoriedade da escrituração digital, Chiomento divulgou um índice alarmante, constatado pelo próprio CRC SP, de 88% das empresas contábeis que não fazem Contabilidade. “É um índice alto, apesar de existir uma série de leis, decretos-leis e resoluções que citam a necessidade e a exigência da Contabilidade”.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 48 de 80

Filippi destacou que em função dos números apresentados e da preocupação com a valorização profissional o CRC SP, juntamente com o Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo), Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo) e Sescon-SP decidiram reformular um ofício a ser enviado aos empresários com os novos parâmetros de fiscalização,referentes à quantidade de informações a serem prestadas.

Durante a palestra, foram apresentadas também as funções especiais da Contabilidade em uma série de situações fundamentais entre elas: falência, perícia judicial, dissidência societária, fiscalização da previdência, crime tributário, distribuição de lucros, informação gerencial, globalização da economia, orientação estratégica e avaliação social.

Ao falar sobre a Lei nº 12.249/10, Chiomento ressaltou a conquista, após 64 anos de espera, da aprovação da nova legislação, o que representa, segundo ele, uma fase de grandes modificações na Contabilidade, em especial pela adoção das Normas Internacionais de Contabilidade. Também ressaltou a importância da instituição do Exame de Suficiência para obtenção do registro contábil, a suspensão e cassação do exercício da profissão em casos específicos e as penalidades ético-disciplinares. CRC SP abre discussão temática do XXXIII Enercon O trabalho “Contribuição do CRC SP para a Valorização dos Serviços Contábeis”, de autoria de Domingos Orestes Chiomento, presidente do Conselho, e de Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, vice-presidente de Fiscalização, abriu as discussões do XXXIII Enercon (Encontro Nacional das Entidades Representativas de Contabilidade), realizado na cidade de Santos, nos dias 20 e 21 de agosto.

A proposta foi conduzida por Mac-Knight Filippi e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, vice-presidente de Registro do CRC SP, que representou o presidente Chiomento. Depois de expor a discussão das lideranças presentes, cada um dos tópicos contidos no trabalho, como a Legislação da Profissão Contábil, as Normas Brasileiras de Contabilidade, a Obrigatoriedade de Escrituração Contábil, Existência de Contrato de Prestação de Serviços, o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica, entre outros, foram discutidos e aprovados pela maioria dos participantes. Como resultado das propostas do trabalho, será encaminhado ao CFC (Conselho Federal de Contabilidade) a sugestão de implantação do Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica em todo o Brasil. Outra medida aprovada foi a ampla divulgação do trabalho apresentado pelo CRC SP.

Organizado pela Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo) e realizado pelo Sinconsantos (Sindicato dos Contabilistas de Santos), o XXXIII Enercon discutiu 12 trabalhos enviados por entidades representativas da Contabilidade de todo o País. CRC SP, Fiesp e Ciesp realizam seminário sobre Contabilidade Pública Promovido pelo CRC SP, em ação conjunta com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o seminário “Novos Padrões Internacionais Aplicados à Contabilidade Pública” movimentou, no dia 14 de setembro de 2010, o Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 49 de 80

O evento, que reuniu cerca de 340 pessoas, contou com a presença do presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento; do 3º vice-presidente do Ciesp, José Eduardo Mendes Camargo; do presidente do CRCRS (Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul), Zulmir Ivânio Breda; do auditor do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Valmir Leôncio da Silva; do 1º diretor financeiro do Ciesp e 3º diretor secretário da Fiesp, Sylvio Alves de Barros Filho; do gerente da Fiesp, Marcelo Lemos; do conselheiro do CRC SP, Manoel do Nascimento Veríssimo, além de profissionais contábeis e administradores públicos. Conselheiros do CRC SP tomam posse em cerimônia solene Com a presença de personalidades políticas e lideranças da classe contábil de todo o País, no dia 5 de fevereiro de 2010, tomaram posse os conselheiros do CRC SP que compõem o Conselho Diretor (gestão 2010-2011), as Câmaras (gestão 2010-2011) e os conselheiros efetivos e conselheiros suplentes do mandato 2010-2013.

As autoridades foram recebidas pelo presidente Domingos Orestes Chiomento, e pelos vice-presidentes Luiz Fernando Nóbrega (Administração e Finanças), Gildo Freire de Araújo (Desenvolvimento Profissional), Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (Fiscalização) e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho (Registro).

Estavam presentes o secretário do Desenvolvimento e ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Antônio de Medeiros Neto; o Contabilista e deputado federal, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP); o secretário de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo, Walter Feldman; e os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, Gílson Barreto (PSDB) e Edir Sales (DEM).

Também compareceram o presidente do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Juarez Domingues Carneiro; o presidente do CRC SP, gestão 2008-2009, e atual vice-presidente de Fiscalização Ética e Disciplina do CFC, Sergio Prado de Mello, os vice-presidentes do CFC, Enory Luiz Spinelli (Desenvolvimento Operacional) e Nelson Mitimasa Jinzenji (Técnica); o presidente do CRC SP, gestão 2006-2007, e atual conselheiro suplente do CFC, Luiz Antonio Balaminut, e os presidentes dos CRCs Cassius Régis Antunes Coelho (Ceará); Luiz Antônio Demarcki Oliveira (Goiás); Regina Célia Nascimento Vila Nova (Pará); Diva Maria de Oliveira Gesualdi (Rio de Janeiro); Sérgio Faraco (Santa Catarina) e os Contadores agraciados com a Medalha João Lyra, o presidente do CRC SP gestão 1989-1990, Sérgio Approbato Machado, e o professor doutor Eliseu Martins.

Prestigiaram o evento os presidentes das Entidades Contábeis Congraçadas, José Heleno Mariano (Sindcont-SP); José Maria Chapina Alcazar (Sescon-SP); Ana María Elorrieta (Ibracon - Órgão Nacional) e Walter Arnaldo Andreoli (Ibracon – 5ª Seção Regional). Em homenagem ao Dia do Contabilista, CRC SP condecora personalidades e inaugura novo Portal Em 10 de maio de 2010 foi aberta a sessão solene em homenagem ao “Dia do Contabilista”, comemorado em 25 de abril e realizada na sede do Conselho.

A sessão solene contou com a presença de numerosas personalidades da área contábil, financeira e de negócios, como o presidente do CFC (Conselho Federal de

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 50 de 80

Contabilidade), Juarez Domingues Carneiro, o Contabilista e deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), os presidentes dos CRCs de Mato Grosso do Sul, Carlos Rubens de Oliveira, e do Rio de Janeiro, Diva Maria de Oliveira Gesualdi, os presidentes das entidades contábeis paulistas, ex-presidentes, conselheiros e delegados do CRC SP.

De Portugal, veio o presidente da OTOC (Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas), António Domingues de Azevedo.

Em homenagem aos Contabilistas, o CRC SP inaugurou seu novo Portal (www.crcsp.org.br), apresentado pelo gerente de Tecnologia da Informação do Conselho, Domingos Sávio Mota. Com as mais modernas ferramentas e novo visual, o endereço eletrônico do CRC SP coloca em destaque os Serviços Online e a TV CRC SP, para facilitar a navegabilidade aos usuários.

O livro Coleção de Arte dos Contabilistas, com as 100 obras do acervo do CRC SP, também lançado durante a cerimônia, foi apresentado pelo seu autor, o superintendente de Patrimônio Cultural da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e presidente do Instituto do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, Emanuel von Lauenstein Massarani.

Em homenagem ao Dia do Contabilista, todos os anos, o CRC SP homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento da Contabilidade e da profissão. A Medalha Pedro Pedreschi é conferida pela projeção na militância contábil e foi entregue por Juarez Domingues Carneiro a António Domingues de Azevedo. A Medalha também foi recebida pelo presidente do CRC SP, gestão 2006-2007, e atual conselheiro do CFC, Luiz Antonio Balaminut, do vice-presidente de Administração e Finanças do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega.

O presidente do Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo) na gestão 1972-1974, Samuel Tufano, foi condecorado pelo vice-presidente de Registro do CRC SP, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho.

A Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, que agracia personalidades pelo trabalho na liderança da classe em associações, sindicatos e entidades contábeis, foi entregue pelo presidente Chiomento ao presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), José Maria Chapina Alcazar.

O representante da Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) no Comitê de Pronunciamentos Contábeis, Haroldo Reginaldo Levy Neto, recebeu do vice-presidente de Fiscalização do CRC SP, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, a Medalha Ernani Calbucci, que homenageia personalidades que prestam relevantes serviços à classe contábil.

A mesma medalha foi oferecida ao empresário Maurício Ferreira Frezzarin, entregue pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC SP, Gildo Freire de Araujo.

A solenidade homenageou também o presidente do CRC SP, gestão 2008-2009, Sergio Prado de Mello, com descerramento de sua fotografia no Memorial dos Presidentes.

O encerramento da solenidade foi feito pelos presidentes Domingos Orestes Chiomento e Juarez Domingues Carneiro. O presidente do CRC SP fez um balanço do trabalho desenvolvido pela entidade aos profissionais, estudantes e professores, por meio das Convenções Regionais, palestras, seminários e a TV CRC SP, com o intuito de levar informações aos profissionais.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 51 de 80

CRC SP comemora 64 anos de história com inaugurações Os 64 anos de instalação do CRC SP foram comemorados em grande estilo e com muitas homenagens, no dia 13 de dezembro de 2010. A solenidade teve início com a inauguração do Edifício Ynel Alves de Camargo, incorporado à sede do CRC SP, que passa a ter 17.000 m². Em seguida, os irmãos do saudoso Contador Hilário Franco, Ademar Franco e Mário Franco Filho cortaram a faixa inaugural do Teatro Professor Hilário Franco.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Juarez Domingues Carneiro; pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP); o presidente do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) – 5ª Seção Regional, Walter Arnaldo Andreoli, representando as Entidades Congraçadas; o presidente do CRCRS (Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul), Zulmir Ivânio Breda, que representou todos os presidentes de CRCs; o presidente do CRC SP na gestão 2006-2007 e conselheiro do CFC, Luiz Antonio Balaminut; a presidente do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) – Órgão Nacional, Ana María Elorrieta; o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC e presidente do CRC SP gestão 2008-2009, Sergio Prado de Mello, e o presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo) e Aescon-SP (Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo), José Maria Chapina Alcazar.

Impossibilitado de comparecer, o governador eleito do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, enviou uma mensagem gravada parabenizando o CRC SP pelos 64 anos de instalação e a classe contábil pelo trabalho desenvolvido.

Em nome das Entidades Congraçadas, Walter Andreoli destacou a nova era da Contabilidade brasileira com mais reconhecimento e valorização do profissional contábil. “Este é um momento auspicioso para a Contabilidade. Os Contabilistas alcançaram um novo posicionamento no mercado de trabalho. Porém novas oportunidades trazem novas obrigações e é preciso investir na formação do profissional”, disse. Andreoli parabenizou o CRC SP pela solenidade e a definiu como um marco importante para as Entidades Congraçadas.

Homenagens A Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho é entregue a Contabilistas que se distinguiram na liderança de entidades da classe contábil. A Auditora e presidente do Ibracon – Órgão Nacional, Ana María Elorrieta, recebeu sua homenagem das mãos do vice-presidente de Fiscalização do CRC SP, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Bauru na gestão 1981-1984, Antonio Mantovani, foi agraciado com a Medalha entregue pelo vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho, Luiz Fernando Nóbrega.

O Contador e presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP na gestão 2001-2003, Carlos José de Lima Castro, teve como paraninfo o vice-presidente de Registro do CRC SP, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, filho de Joaquim Monteiro de Carvalho.

O presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-contábeis do Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo) em 1980 e vice-presidente da Aescon-SP em 2009, João Aleixo Pereira, recebeu sua Medalha do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Gildo Freire de Araújo.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 52 de 80

O presidente Chiomento entregou a Medalha Horácio Berlinck ao Contador da Coordenação-geral de Normas Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional e coordenador dos cursos Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) Operacional, Administração Orçamentária e Financeira e Suprimentos de Fundos, Paulo Henrique Feijó da Silva. A Medalha Horácio Berlinck é destinada a quem se distinguiu na área acadêmica.

O membro do Iasb (International Accounting Standards Board – Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade) Amaro Luiz de Oliveira Gomes também foi homenageado com a Medalha Horácio Berlinck. Ele não pôde comparecer à solenidade, mas receberá a láurea em outra ocasião.

A história do CRC SP O presidente Chiomento apresentou a todos o livro A História do CRC SP – Comemorando 64 anos de instalação. Ele agradeceu o diretor executivo do Conselho e idealizador do projeto, Edeson Figueiredo Castanho, pelo empenho para a publicação da obra, bem como por todo o trabalho de elaboração do livro que foi realizado pela chefe do setor de comunicação do CRC SP Graça Ferrari.

Ainda valorizando a história da entidade, foi exibido um vídeo sobre o Centro de Memória da Contabilidade Paulista Joaquim Monteiro de Carvalho, que será instalado no Edifício Ynel Alves de Camargo. O Centro de Memória, atualmente localizado no 3º andar da sede do CRC SP, está sendo reformulado. O acervo será disponibilizado de forma interativa.

Presidente Benemérito Presidente do CRC SP na gestão 2008-2009, Sergio Prado de Mello foi agraciado com a placa de Presidente Benemérito por sua contribuição para o fortalecimento e engrandecimento da entidade e da profissão.

O presidente Domingos Chiomento falou sobre o crescimento do CRC SP desde a sua instalação há 64 anos. O presidente contou que “em 1947, quando começou a registrar os profissionais, o Conselho contabilizou 2.224 Contabilistas”. Atualmente, esse número chegou a 135.086.

O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, enfatizou o progresso da Contabilidade no Estado de São Paulo. Ao encerrar, o presidente colocou o CFC à disposição e disse se orgulhar de participar deste momento de engrandecimento do CRC SP.

Autoridades presentes Estavam presentes os presidentes do CRC SP Arthur Magalhães Andrade (1959-1960), Tikara Tanaami (1967-1968), Célia Regina de Castro (1994), José Serafim Abrantes (1994-1995), Irineu De Mula (1998-1999) e Victor Domingos Galloro (2000-2001).

Prestigiaram a solenidade os presidentes Almir da Silva Mota (Fecontesp – Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo), José Heleno Mariano (Sindcont-SP), Carlos Roberto Galli (Apejesp – Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo), Manoel do Nascimento Veríssimo (ACMSP – Associação dos Contadores Municipais de São Paulo) e Rubens Monton Coimbra (SP Arbitral – Câmara de Arbitragem Empresarial de São Paulo) e os vice-presidentes do CFC Enory Luiz Spinelli (Desenvolvimento Operacional) e Nelson Mitimasa Jinzenji (Técnica).

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 53 de 80

14. COMUNICAÇÃO

O Departamento de Comunicação do CRC SP, durante o ano de 2010, realizou a cobertura de diversos eventos como as solenidades do Dia do Contabilista; de comemoração do 64º aniversário de instalação do CRC SP, quando foi inaugurado o novo prédio anexo à sede e lançado o livro sobre a história do CRC SP; o Programa de Férias do CRC SP Jovem; a entrega do Diploma de Mérito; eventos culturais; cerimônias de entrega de Carteiras de Identidade Profissional; posse de novos delegados da entidade; atividades das Comissões CRC SP Mulher, CRC SP Social e CRC SP Melhor Idade e visitas de alunos da área contábil à sede do Conselho. O departamento também cumpriu a prerrogativa de assessorar a presidência.

Ao longo de 2010, o CRC SP editou diversas publicações e assessorou a realização dos programas da TV CRC SP, com o objetivo de estreitar a comunicação com os profissionais da Contabilidade, conselheiros, delegados e colaboradores. Houve empenho também na divulgação das atividades do Conselho. Boletim CRC SP A partir de fevereiro de 2010, o Boletim CRC SP passou a ter periodicidade mensal e teve 11 edições em 2010, do número 174 ao número 184. O Boletim CRC SP é uma publicação exclusivamente eletrônica, podendo ser acessada pelo Portal do Conselho (www.crcsp.org.br) em dois formatos: o de revista eletrônica e também em pdf.

O conteúdo da publicação está dividido em quatro editorias que abordam temas atuais e de interesse dos profissionais da área: artigos técnicos, legislação contábil, notícias e entrevistas.

O Boletim CRC SP contou com oito anunciantes para as edições de 2010. Delecon O boletim informativo Delecon é um periódico interno dirigido a conselheiros, delegados e chefias do CRC SP. O conteúdo divulga novidades administrativas do CRC SP e as atividades dos conselheiros e delegados.

Enviado mensalmente por e-mail para um mailing específico com 219 endereços eletrônicos, o Delecon traz também matérias sobre eventos do CRC SP e temas de interesse dos Contabilistas. CRC SP Online O CRC SP Online é elaborado semanalmente com o intuito de oferecer aos profissionais da Contabilidade informações completas e atuais.

A publicação está dividida nas editorias: “Resoluções e Normas de Contabilidade” (com as principais regulamentações que afetam o dia a dia dos profissionais), “Resenha de Matérias Técnicas” (elaborada pelos membros da Comissão do Ciclo de Palestras do CRC SP), “CRC SP Notícias” (informações sobre atividades do Conselho), “Por Dentro da Contabilidade” (novidades da área contábil), “Carreira”

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 54 de 80

(matérias para quem está começando e para quem já atua na área) e “Opinião” (entrevista com especialistas da área contábil).

A elaboração do informativo é de responsabilidade da empresa que presta assessoria de imprensa para o CRC SP. Além de ser disponibilizado no Portal do Conselho, o CRC SP Online é enviado todas as quintas-feiras para 97.781 Contabilistas que cadastraram seus e-mails para receberem mensagens eletrônicas do CRC SP. CRC SP Hoje O CRC SP Hoje é um informativo enviado para conselheiros, delegados e os colaboradores do Conselho. O conteúdo é focado nas atividades dos departamentos do CRC SP, reuniões, eventos, férias, contratações e aniversários dos colaboradores. De periodicidade diária, também traz dicas para o dia a dia e textos sobre qualidade de vida, curiosidades, meio ambiente, além de dicas culturais. Há 219 e-mails cadastrados no mailing de conselheiros, delegados e funcionários.

CRC SP Informa A coluna CRC SP Informa é o porta-voz da direção do Conselho. Publicada em jornais de todo o Estado de São Paulo, traz informações sobre as atividades do CRC SP e as novidades na legislação que interessam à classe contábil.

A coluna é publicada semanal e alternadamente em dois grandes jornais da Capital: O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde e também no jornal Empresas e Negócios. No Interior do Estado, 15 jornais veiculam a coluna, sem qualquer custo ao CRC SP. TV CRC SP A TV CRC SP, hospedada no Portal do Conselho (www.crcsp.org.br), tem três programas mensais:

- Espaço Técnico: programa de 30 minutos, divulgado todo dia 10, com temas recentes da legislação, explanadas por especialista e por um convidado. Em 2010, foram veiculados 12 programas.

- CRC SP Conversa: bate-papo informal de 30 minutos sobre temas de interesse dos profissionais da Contabilidade, realizado por especialista e um convidado. A divulgação se dá todo dia 20. Em 2010, foram veiculados 12 programas.

- CRC SP Notícias: jornalístico de 15 minutos, divulgado todo dia 5. Na pauta constam duas matérias ligadas à Contabilidade, um resumo do mês anterior das atividades do CRC SP, uma agenda do próximo mês e uma entrevista. Em 2010, foram veiculados 12 programas.

Os programas da TV CRC SP são realizados por uma produtora terceirizada, com a supervisão da Comissão de TV e assessoria dos Departamentos de Comunicação e Desenvolvimento Profissional.

A TV CRC SP apresenta também o Momento 10, um programa sem data definida de apresentação. O programa compõe-se de quatro apresentações de 10 minutos cada uma, com temas de grande interesse para os profissionais. É patrocinado por empresas de Auditoria e em 2010 foram veiculados 12 programas sob a responsabilidade da Crowe Horwath RCS; Folhamatic e IOB; Ernst Young Terco.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 55 de 80

CRC SP na Mídia Em 2010, a mídia veiculou inúmeras matérias em que o CRC SP foi citado.

Abaixo, o relatório:

- “Saiba como declarar trabalhos informais no IR” (Folha Online –2 de março de 2010). - “Receita lança nova página do IR 2010” (Jornal da Tarde –2 de março de 2010). - “Receita aperta o cerco às deduções” (Destak Jornal – 17 de março de 2010). - “Especialista explica como declarar no IR terrenos engolidos pelo mar” (Folha Online –18 de março de 2010). - “Como declarar um bem pago por um valor abaixo do mercado” (UOL –19 de março de 2010). - “Veja o que e quanto você pode deduzir do Imposto de Renda” (UOL –23 de março de 2010). - “Como declarar no IR rendimentos” (R7 –26 de março de 2010). - “Financiamento do carro precisa ser declarado” (Diário de S. Paulo –27 de março de 2010). - “Simples Nacional” (Valor Econômico –29 de março de 2010). - “Erros comuns são os mesmos de sempre” (Jornal da Tarde –29 de março de 2010). - “As principais dúvidas na hora de fazer a declaração” (Brasil Econômico – 31 de março de 2010). - “É possível descontar o imposto retido em investimentos” (UOL –2 de abril de 2010). - “Lucro na venda de único imóvel de até R$ 440 mil está isento de IR” (Folha de S. Paulo –11 de abril de 2010). - “Presidente do CRC SP vai a Brasília solicitar adequação da agenda tributária de 2010” (Executivos Financeiros –13 de abril de 2010). - “Meu dinheiro ficou preso na malha fina” (R7 –13 de abril de 2010). - “IR: atenção para o PGBL e o VGBL” (Diário de S. Paulo –17 de abril de 2010). - “CRC SP assina convênio com a Fiesp” (Financial Web –21 de abril de 2010). - “Empresas devem se atentar às mudanças tecnológicas de comunicação com o Fisco” (Infomoney –22 de abril de 2010). - “IR: é hora de correr para declarar” (Jornal da Tarde –27 de abril de 2010).

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 56 de 80

- “Mudam obrigações contábeis para pequenas e médias” (Brasil Econômico –30 de abril de 2010). - “Aperto do Fisco eleva procura por consultoria” (DCI –4 de maio de 2010). - “Recursos de cobrança” (Gazeta de Piracicaba –7 de maio de 2010). - “Como montar uma pequena microempresa” (Isto É Dinheiro –14 de maio de 2010). - “Receita libera R$ 1,1 bilhão da malha fina” (Jornal da Tarde –19 de maio de 2010). - “Empresas têm até 30 de junho para prestar contas com a Receita” (Jornal do Brasil Online –24 de maio de 2010). - “Falta um mês para pessoas jurídicas entregarem declaração de imposto de renda” (O Estado de S. Paulo –30 de maio de 2010). - “Certificação Digital” (Rede Bom Dia –2 de junho de 2010). - “Setor contábil tem risco e defende Sped mais flexível” (DCI – 8 de junho de 2010). - “Efeito ‘puxadinho’ faz venda de material de construção crescer” (Diário de S. Paulo –13 de junho de 2010). - “Passo à frente” (Jornal do Comércio RJ –23 de junho de 2010). - “Acaba hoje prazo para a entrega da Escrituração Contábil Digital” (Diário do Grande ABC –30 de junho de 2010). - “Quando o Simples complica” (Revista Exame – 1º de julho de 2010). - “Sped leva Receita a apertar cerco às empresas e clientes” (Folha de Alphaville – 2 de julho de 2010). - “Mercado carece de Contadores” (Folha de S. Paulo – 4 de julho de 2010). - “Prazo para solicitar registro vai até o dia 30” (DCI – 5 de julho de 2010). - “Contabilistas têm até 30 de julho para requerer registro profissional” (Bragança Jornal Diário – 8 de julho de 2010). - “CRC SP obriga registro de profissionais” (Diário de Marília – 8 de julho de 2010). - “Empresas e Sindicatos questionam novo ponto eletrônico” (G1 – 21 de julho de 2010 e A Tribuna de Santos – 21 de julho de 2010). - “Corra para pedir o IR de férias vendidas em 2005” (Agora SP –30 de agosto de 2010). - “Profissional contábil terá Exame em 2011” (Diário do Comércio SP –31 de agosto de 2010). - “Decifre seu contracheque” (Você S.A. – 1º de setembro de 2010).

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 57 de 80

- “Palestra sobre Educação Financeira” (Jornal da Tarde – 2 de setembro de 2010). - “Conselho vai apurar ação de Contador” (Diário do Grande ABC – 3 de setembro de 2010). - Artigo “Mais um lamentável episódio relacionado à divulgação de dados pessoais” – por Domingos Orestes Chiomento (Executivos Financeiros Online – 3 de setembro de 2010). - “Ministro admite que sistema da Receita Federal é vulnerável” (O Dia Online – 4 de setembro de 2010). - Artigo “Contabilidade Pública também seguirá padrão global” – por Domingos Orestes Chiomento (Empresas e Negócios – 6 de setembro de 2010). - “Chapa de Dilma também lidera” (Brasil Econômico – 8 de setembro de 2010). - “Conselho de Contabilidade estreia Sistema de Licenciamento para empresas” (Executivos Financeiros – 13 de setembro de 2010). - “Projetos de lei ameaçam direitos do contribuinte e da atividade contábil” (Revista Online Sescon-SP –14 de setembro de 2010). - Artigo “Lei Geral coopera para a queda da mortalidade” – por Domingos Orestes Chiomento (Diário do Comércio BH – 16 de setembro de 2010). - “Novas ocupações são permitidas ao microempreendedor individual” (Canal Executivo UOL –20 de setembro de 2010). - “Os possíveis caminhos para as finanças do Estado” (Jornal do Comércio RS – 22 de setembro de 2010). - “Seminário difunde novas regras contábeis no plano de contas” (Santander Empreendedor – 22 de setembro de 2010). - Artigo “Nova Contabilidade do setor público” – por Domingos Orestes Chiomento (DCI – 23 de setembro de 2010). - “Conheça as novas regras para o microempreendedor individual” (Comunidade Sebrae –22 de setembro de 2010). - “Nota Fiscal Eletrônica: prazo termina quinta” (Diário Regional – 28 de setembro de 2010). - “Resoluções tiram algumas categorias da lista do MEI” (Diário do Comércio RS – 29 de setembro de 2010). - Artigo “Reta final para Contabilistas obterem registro profissional sem fazer o Exame de Suficiência” – por Domingos Orestes Chiomento (Correio do Mato Grosso – 29 de setembro de 2010). - “Presidente do CRC SP participa do Troféu Transparência” (Anefac –30 de setembro de 2010).

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 58 de 80

- “Empresas de 257 ramos de atividades devem adotar a Nota Fiscal Eletrônica” (iG – 1º de outubro de 2010). - “Certificado Digital é obrigatório” (iG – 1º de outubro de 2010). - “Empresas de 257 ramos de atividades devem adotar a Nota Fiscal Eletrônica” (Fenacon – 1º de outubro de 2010 e Instituto de Direito Tributário de Londrina – 1º de outubro de 2010). - “O encantamento da natureza brasileira” (Jornal da Tarde –6 de outubro de 2010). - “Mostra reúne 17 obras de Marcio Petroni em São Paulo” (Estadão.com.br – 6 de outubro de 2010). - “Obrigatório” (Monitor Mercantil – 8 de outubro de 2010). - “Encontro de Contabilidade debate sobre a aplicabilidade do CPC 04 e 12” (Universidade Metodista de São Paulo – 8 de outubro de 2010). - “Confira se você está na malha fina do IR” (Agora São Paulo – 13 de outubro de 2010). - “Entidade reúne estudantes de Contabilidade em São Bernardo” (Diário do Grande ABC - 15 de outubro de 2010). - “Prazo para obter registro no CRC SP sem prova termina no dia 29” (iG – 15 de outubro de 2010). - “Prefeito assina hoje convênio com Contabilistas” (Jaú Mais – 15 de outubro de 2010). - Artigo “Encerra-se no próximo dia 29 o prazo para os bacharéis em Ciências Contábeis e Técnicos em Contabilidade fazerem o registro” (Jornal do Comércio RS –20 de outubro de 2010). - “Contador terá que fazer Exame de Suficiência” (Correio Popular –24 de outubro de 2010). - “Leão aperta o cerco a contribuintes e clínicas médicas” (Associação Paulista de Estudos Tributários – 26 de outubro de 2010). - Artigo “Novo empreendedor deve procurar Contabilista” – por Domingos Orestes Chiomento (Diário do Comércio BH –27 de outubro de 2010). - “Reta final para Contador se registrar sem Exame de Suficiência” (Maranhão Hoje –29 de outubro de 2010). - “Nova declaração vai reduzir malha fina” (Diário do Grande ABC – 31 de outubro de 2010). - “Meta para este ano da campanha ‘Leão Amigo’ é arrecadar R$ 300 mil” (Diário de Votuporanga – 30 de outubro de 2010).

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 59 de 80

- “Lei dos Incentivos Fiscais: sua empresa usa?” (Consumidor Moderno UOL – 3 de novembro de 2010). - “Leão aperta o cerco a clínicas de saúde” (Jornal do Comércio RS – 3 de novembro de 2010). - “CRC SP intensifica campanha ‘Uma Ação que Vale Um Milhão’” (Instituto Ressoar –4 de novembro de 2010). - “Norma que estipula inovação faz cinco anos com baixa adesão” (Diário do Grande ABC – 4 de novembro de 2010). - “Contabilidade fora de foco” (Folha de S. Paulo – 7 de novembro de 2010). - “Fornecedores de governos ou Comércio Exterior devem aderir à NF-e até 1º de dezembro” (Executivos Financeiros – 8 de novembro de 2010). - “Nota Eletrônica amplia adesões de empresas” (Diário do Grande ABC – 9 de novembro de 2010). - “Conheça o caminho necessário para fechar uma empresa” (IG – 9 de novembro de 2010). - “Prova dos Nove” (Razão Contábil – 15 de novembro de 2010). - “Seminário sobre Contabilidade na ESPA avalia gestão no setor público” (Folha Metropolitana – 16 de novembro de 2010). - “Integração de sistemas agiliza procedimentos junto à Receita Federal” (Fiesp – 16 de novembro de 2010). - “Empresas optantes do Simples têm menos de um mês para entregar declaração” (Executivos Financeiros –17 de novembro de 2010). - “Leviandades contra o Contabilista” (DCI – 18 de novembro de 2010). - “Conselho de Contabilidade vai investigar Panamericano” (Valor Econômico – 18 de novembro de 2010 e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – 18 de novembro de 2010). - “Senac Jabaquara promove palestra sobre a empresa contábil e o novo cenário” (Senac – 18 de novembro de 2010). - “Exame de Suficiência valoriza a Contabilidade” (DCI – 22 de dezembro de 2010). - “Falta de informação dificulta a adesão à Lei do Bem” (Infomoney – 19 de novembro de 2010). - Declaração deve ser apresentada com certificado digital válido (Cremesp – dia 16 de novembro de 2010). - Investimento para o futuro – (DCI – dia 25 de novembro de 2010).

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 60 de 80

- “Gasto das PMEs com Contabilidade pode dobrar com novas regras” (Portal Exame – 29 de novembro de 2010). - “Nota Fiscal Eletrônica vira obrigatória no País a partir de hoje” (iG – 1º de dezembro de 2010). - “Prazo para cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica é mantido em 168 horas” (Infomoney – 1º de dezembro de 2010). - “Exame de Suficiência para Contabilistas” (O Estado de S. Paulo – 5 de dezembro de 2010). - “Aluna recebe prêmio do Conselho Regional de Contabilidade” (PUC-SP – 6 de dezembro de 2010). - Artigo “Ações seguem no CRC SP” – por Domingos Orestes Chiomento (DCI – 8 de dezembro de 2010). - “Aplicativo para agendamento do Simples Nacional disponível até o dia 30” (Executivos Financeiros – 8 de dezembro de 2010). - “Retificar a declaração é a forma mais rápida de sair da malha fina” (Diário de S. Paulo – 9 de dezembro de 2010). - “Tudo o que você precisa saber sobre as mudanças do Imposto de Renda” (Diário de S. Paulo – 14 de dezembro de 2010). - “Receita acaba com o IR no papel” (Bom dia Jundiaí – 14 de dezembro de 2010). - “Doações ajudam a pagar menos Imposto de Renda” (Diário de S. Paulo – 15 de dezembro de 2010). - “13º salário: especialista recomenda cautela” (O Povo Online – 20 de dezembro de 2010). - “Ações sociais por meio da declaração de IR” (Empresas e Negócios – 20 de dezembro de 2010). - Artigo “Contabilista é cada vez mais valorizado” – por Domingos Orestes Chiomento (DCI - 27 de dezembro de 2010).

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 61 de 80

15. OUTRAS ATIVIDADES Acompanhamento de Projeto de Lei O acompanhamento de todos os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, que envolvem o interesse dos contabilistas, continuou a ser feito neste ano.

Para os projetos que mereceram estudo por parte deste Conselho, foi dada ciência aos Presidentes e Vice-Presidentes das Entidades Contábeis Congraçadas de São Paulo, por meio de ofício, para exame e posterior manifestação junto aos parlamentares. Convênio com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Em setembro de 2000, o CRC SP firmou convênio com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, possibilitando ao contabilista receber a DECA – Declaração Cadastral por meio eletrônico, destinada ao cadastramento e inscrição estadual das sociedades e suas alterações.

O convênio teve continuidade no exercício de 2010, possibilitando ao profissional o acesso aos serviços do Posto Fiscal Eletrônico, acessado via Internet, disponibilizado por meio de senha pessoal de acesso. Esta pode ser solicitada diretamente via Internet e, posteriormente, encaminhada pelo CRC SP através de correspondência ao endereço do profissional solicitante.

O convênio facilitou o acesso dos contabilistas aos serviços desse órgão e eliminou alguns procedimentos burocráticos, além de contribuir para evitar fraudes e dar segurança à sociedade. Convênio com o Ministério da Previdência Social O CRC SP assinou um convênio com o Ministério da Previdência Social e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com a finalidade de divulgar aos Contabilistas e empresas de serviços contábeis o agendamento de perícia médica pela internet, no site: www.previdencia.gov.br, onde poderão acessar o formulário no ícone: "Auxílio-Doença/Perícia/PR".

A finalidade do convênio é reduzir as filas e agilizar o atendimento dos segurados que necessitam do auxílio-doença.

A Previdência e o INSS propuseram esse acordo aos Contabilistas pela facilidade que os 111 mil profissionais e as 18 mil empresas contábeis do Estado de São Paulo têm para orientar os usuários de Contabilidade e as empresas a agendar pela internet a perícia médica para os empregados que precisam requerer os benefícios de auxílio-doença, sem esquecer dos próprios empregados das empresas contábeis.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 62 de 80

Convênios de Cooperação com Prefeituras Em 2010, o CRC SP assinou convênios de cooperação com as prefeituras de Jaú, Marília e Votuporanga.

O objetivo do convênio é incrementar a fiscalização preventiva e garantir mais segurança à prefeitura, assegurando que os documentos recebidos que envolvem a atuação de contabilistas foram elaborados por profissionais legalmente habilitados. CRC SP e OAB-SP firmam parceria voltada para o Terceiro Setor O CRC SP e a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo) firmaram Termo de Cooperação para a realização de atividades relacionadas ao Terceiro Setor e a ações sociais. O documento foi assinado no dia 9 de agosto de 2010, durante sessão plenária realizada na sede do CRC SP.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Gildo Freire de Araújo, disse que a parceria vai permitir uma maior disseminação de informações sobre temas do Terceiro Setor. “O Termo de Cooperação nos permitirá transmitir o conhecimento técnico, por meio do saber do Contabilista, com um embasamento jurídico”, afirmou.

O vice-presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, destacou que o Termo de Cooperação tem foco no fortalecimento do Terceiro Setor e na aproximação das entidades em prol da sociedade. Marcos falou sobre o desejo de estreitar ainda mais os laços entre o CRC SP e a Seção Paulista da Ordem.

O conselheiro do CRC SP e coordenador da Comissão de Projetos Sociais do Conselho, Marcelo Roberto Monello, enfatizou o objetivo de, por meio do Termo assinado, aprimorar e fortalecer as ONGs que enfrentam a pobreza e lutam pela equidade social.

O presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor, Cláudio Ramos da Silva, considera o acordo uma “aliança estratégica”. Ele comentou que já está sendo discutida a realização de alguns seminários sobre a nova lei da filantropia em diversas cidades do Estado de São Paulo.

As atividades promovidas serão voltadas não só para Contabilistas, advogados, estagiários e alunos de Contabilidade e de Direito, mas também para toda a sociedade, e, em especial, para gestores de organizações sociais, conselheiros, professores, acadêmicos, lideranças locais, agentes públicos e demais interessados.

O vice-presidente de Fiscalização do Conselho, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, que presidiu a sessão, assinou o termo. Os outros signatários do CRC SP foram o vice-presidente Gildo e o conselheiro Monello.

Marcos da Costa, que representou o presidente da entidade, Luiz Flávio Borges D’Urso, a presidente da Comissão de Ação Social da OAB-SP, Lúcia Maria Bludeni, e Cláudio Ramos, assinaram o termo.

O deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que também é Contabilista e estava presente na sessão plenária, acompanhou a assinatura do Termo de Cooperação.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 63 de 80

Representantes do CRC SP reúnem-se com coordenador da CAT O presidente do CRC SP Domingos Orestes Chiomento, o vice-presidente de Fiscalização Claudio Avelino Mac-Knight Filippi e o diretor executivo Edeson Figueiredo Castanho reuniram-se com o coordenador da CAT (Coordenadoria da Administração Tributária), da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Otávio Fineis Junior, no dia 12 de julho de 2010.

A reunião foi na sede da CAT e os representantes do CRC SP e o presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), José Maria Chapina Alcazar, apresentaram ao coordenador sugestões para a melhoria no cumprimento das obrigações acessórias na Contabilidade.

Todas as solicitações foram recebidas por Otávio Fineis Junior com a promessa de que as propostas serão estudadas. Parceria com a Secretaria da Receita Federal do Brasil O CRC SP mantém em sua sede o Posto de Atendimento da Receita Federal do Brasil, que atende a todos os contabilistas com situação regular junto ao Conselho. O posto presta os seguintes serviços: inscrição, alteração e baixa de CNPJ, pesquisa de situação fiscal e cadastral de pessoa física, baixa de conta corrente e REDARF, bem como processos administrativos (alteração de data de abertura, alteração de sócios perante o CNPJ e exclusão de nome da sociedade por saída no quadro societário) e, ainda, os serviços previdenciários como: cadastro (inscrição e alteração), ajuste de guia, emissão de guia e pesquisa previdenciária de pessoa jurídica.

Em 2010, foi registrada a seguinte movimentação de profissionais atendidos por este posto, conforme itens apresentados no quadro abaixo:

Posto de Agendamento de Serviços da Receita Federal Movimento Anual 2010

Serviços Total CNPJ (Inscrição / Alteração) 8.451 Conta Corrente 631 REDARF 233 Processos Administrativos 57 CNPJ (Baixa) 1.963 Pesquisas 81 CND (PF + PJ) 18 Procurações 5.447 Cadastro Previdência 91 Ajuste de Guia da Previdência 23 Emissão de Guia da Previdência 2 Pesquisas – Previdência 58 Atendimentos Pessoais 12.327 Total Geral de Atendimentos 29.382

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 64 de 80

Comissões do CRC SP

O Conselho Diretor do CRC SP, dentro do plano de trabalho elaborado pelo Presidente para esta gestão, criou comissões com finalidades específicas, a saber:

COMISSÃO DO CICLO DE PALESTRAS. Objetivo: Elaborar resenhas técnicas, com temas voltados para atualização profissional do contabilista, conduzindo as palestras ministradas na sede do CRC SP ou outro recinto exigido pela demanda. Coordenador: Júlio Linuesa Perez. Vice-Coordenador: Oswaldo Pereira. Membros: Adriano Gilioli, Ana Maria Costa, Bruno Roberto Kalkevicius, Cibele Costa Amorim, Cloriovaldo Garcia Baptista, Neusa Prone Teixeira da Silva, Nobuya Yomura, Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, Umberto José Tedeschi, Wanderley Antonio Laporta, Wanderley Aparecido Justi e Willian Peterson de Andrade.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA. Objetivo: Análise e credenciamento das capacitadoras e de cursos para atualização, inclusive para pontuação de auditores independentes, na forma regulada pelo Conselho Federal de Contabilidade. Coordenador: Marco Antonio de Carvalho Fabbri. Vice-Coordenador: José Donizete Valentina. Membros: Adriano Gilioli, Angela Zechinelli Alonso, Geraldo Gianini, José Aparecido Maion e Silmar Marques Palumbo. Colaboradores: Alexandre Queiroz de Oliveira, Cláudio Gonçalo Longo, Clinton Leandro Fernandes, Dário Vieira de Lima, Fernando Melo Monteiro, Guilherme Augusto de Almeida Neto e Vagner Ricardo Alves.

COMISSÃO CONSULTIVA. Objetivo: Dar suporte técnico e de estratégia para o Conselho Diretor, quando solicitada, nas questões que envolvem a profissão contábil. Coordenador: Sergio Prado de Mello. Vice-Coordenador: Luiz Antonio Balaminut. Membros: Antonio Luiz Sarno, Arthur Magalhães Andrade, Célia Regina de Castro, Custódio Guimarães Filho, Irineu De Mula, João Gondim Sobrinho, José Antonio de Godoy, José Rojo Alonso, José Serafim Abrantes, Luiz Carlos Vaini, Pedro Ernesto Fabri, Sergio Approbato Machado, Tikara Tanaami e Victor Domingos Galloro.

COMISSÃO DO PROJETO MULHER CONTABILISTA. Objetivo: Continuar promovendo o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo à maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do país e nas entidades de classe, direcionando esforços em locais onde tal fato não ocorre, conscientizando-as de sua importância no mercado de trabalho. Coordenadora: Marilene de Paula Martins Leite. Vice-Coordenadora: Luciana de Fátima Silveira Granados. Membros: Ana Maria Galloro Laporta, Camila Severo Facundo, Cibele Costa Amorim, Inez Justina dos Santos, Jocilene Oliveira dos Santos, Neusa Prone Teixeira da Silva e Teresinha da Silva. Colaboradoras: Eliane Aparecida Maia e Lilian Ricci Ghizzi.

COMISSÃO CRC JOVEM. Objetivo: Tem como finalidade a criação de grupos de trabalho para incentivar a participação de jovens nas entidades contábeis, visitando e dando palestras nos cursos médios e em faculdades, despertando interesses para a área contábil, bem como promover eventos priorizando a participação desse segmento. Coordenadora: Márcia Ruiz Alcazar. Vice-Coordenador: Niveson da Costa Garcia. Membros: Adriano Gilioli, Cibele Costa Amorim, Camila Severo Facundo, Jairo Balderrama Pinto, Paulo Roberto Martinello Júnior e Sandra Regina Nogueira Pizzo Sabathé. Colaboradores: Antonio Baesso Júnior, Beatriz Gullo Parente Conde Caselli,

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 65 de 80

Giovani Botelho Colacicco, Luís Gustavo de Souza e Oliveira e Márcio Massao Shimomoto.

COMISSÃO CRC MELHOR IDADE. Objetivo: Manter os contabilistas integrados à classe e às entidades, promovendo palestras. Coordenador: Antonio Luiz Sarno. Vice-Coordenador: Luiz Bertasi Filho. Membro: Cloriovaldo Garcia Baptista. Colaboradores: Arthur Magalhães Andrade, Custódio Guimarães Filho, Ernesto Marra, José Joaquim Boarin, Odilon Luiz de Oliveira, Sergio Approbato Machado, Sérgio Roberto Monello, Tikara Tanaami e Zoilo de Souza Assis.

COMISSÕES DE PROJETOS SOCIAIS. Objetivo: Dar suporte nas questões de envolvimento dos contabilistas em projetos sociais de iniciativa própria ou de terceiros legitimados em que a potencialidade do contabilista seja de reconhecida importância. Coordenador: Marcelo Roberto Monello. Vice-Coordenadora: Marina Marcondes da Silva Porto. Membros: Antonio Eugenio Cecchinato, Edison Ferreira Rodrigues, Hermenegildo Vendemiatti, Jocilene Oliveira dos Santos, José Maria Ribeiro e Luciana de Fátima Silveira Granados. Colaboradores: Edeno Teodoro Tostes, Edvaldo de Miranda, Jair Gomes de Araújo, José Alberto Tozzi e Odilon Luiz de Oliveira.

COMISSÃO DE PROJETOS CULTURAIS. Objetivo: Encetar ações que visem inserir o profissional da contabilidade no contexto da cultura em toda a sua abrangência. Coordenadora: Vera Lúcia Vada. Vice-Coordenadora: Ana Maria Costa. Membros: Antonio Eugenio Cecchinato, Rubens Monton Coimbra e Yae Okada. Colaboradores: Emanuel Von Lauenstein Massarani e Victor Domingos Galloro.

COMISSÃO DE ASSESSORAMENTO AO REGISTRO. Objetivo: Apreciar expedientes ou questões que sejam inéditos ou que efetivamente a área de registro não tenha convicção, sugerindo medidas ao Vice-Presidente de Registro. Coordenadora: Daisy Christine Hette Eastwood. Vice-Coordenador: Celso Carlos Fernandes. Membros: Antonio Carlos Gonçalves, Oswaldo Pereira, Paulo Roberto Martinello Júnior, Rita de Cássia Bolognesi e Wanderley Antonio Laporta.

COMISSÃO DE ASSESSORAMENTO À FISCALIZAÇÃO. Objetivo: Apreciar expedientes ou questões que sejam inéditos ou que efetivamente a área de fiscalização não tenha convicção, sugerindo medidas ao Vice-Presidente de Fiscalização. Coordenador: Mauro Manoel Nóbrega. Vice-Coordenador: Carlos Roberto Matavelli. Membros: Antonio Baesso Neto, Ari Milton Campanha, Celso Carlos Fernandes, Daisy Christine Hette Eastwood, José Carlos Duarte Leardine, Paulo Roberto Martinello Júnior, Rita de Cássia Bolognesi, Rosmary dos Santos, Sandra Regina Nogueira Pizzo Sabathé, Silmar Marques Palumbo, Umberto José Tedeschi e Vera Lúcia Vada. Colaboradores: Célia Regina de Castro, Deise Pinheiro e José Fernando Fontes.

COMISSÃO DE ASSESSORAMENTO À CÂMARA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Objetivo: Dar apoio à Câmara de Desenvolvimento Profissional. Coordenadora: Telma Tibério Gouveia. Vice-Coordenador: Adilson Luizão. Membros: Adriano Gilioli, Elizabeth Castro Maturenza de Oliveira e Noboya Yomura.

COMISSÃO DE CONTROLE DE DELEGACIAS. Objetivo: Acompanhar os procedimentos de remanejamento, exoneração e nomeação dos Delegados Regionais e Delegados, propondo o que se fizer necessário às instâncias superiores. Coordenador: Antonio Baesso Neto. Vice-Coordenador: Mauro Manoel Nóbrega.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 66 de 80

Membros: Luiz Antonio de Godoy, Niveson da Costa Garcia, Paulo Roberto Martinello Júnior, Sérgio Vollet e Valdimir Batista.

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO. Objetivo: Intensificar esforços para conscientizar os graduandos em Ciências Contábeis e Contabilistas com registro no CRC SP sobre as ameaças quanto aos riscos e oportunidades à sua profissão, para que esta possa cumprir adequadamente seus deveres frente à sua responsabilidade pública e dadas as pressões para estar em constante processo de modernização, mormente em face da adesão do Brasil aos Padrões Internacionais na Elaboração e Divulgação de Relatórios Financeiros, bem como a implantação das Normas Internacionais de Auditoria. Coordenador: Masayuki Nakagawa. Vice-Coordenadora: Tânia Regina Sordi Relvas. Membros: Adriano Gilioli, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira, José Donizete Valentina, José Joaquim Boarin, Nobuya Yomura e Valdir Donizete Segato. Colaboradores: Alexandre Assaf Neto, Altino da Silva Dias, Claudio Parisi, Edgar Bruno Cornachione Júnior, Edison Castilho, Maria Thereza Pompa Antunes, Mauro Fernando Gallo, Miguel Juan Bacic e Roberto Fernandes dos Santos.

COMISSÃO DE ESTUDOS DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM. Objetivo: Promover estudos no âmbito da mediação e da arbitragem, suprindo e dando suporte a cursos, palestras e demais iniciativas dessa natureza. Coordenador: Luiz Bertasi Filho. Vice-Coordenador: Júlio Linuesa Perez. Membros: José Joaquim Boarin, Manasses Efraim Afonso, Marilene de Paula Martins Leite e Rubens Monton Coimbra. Colaboradores: José Rojo Alonso, Osvaldo Monéa, Ronaldo Raymundo Saunier Martins e Silvio Lopes de Carvalho.

COMISSÃO DE REPRESENTAÇÃO JUNTO À IMPRENSA. Objetivo: Manter estreito relacionamento junto à imprensa e promover a imagem do profissional contábil nos meios de comunicação. Coordenador: Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos. Vice-Coordenador: Márcia Ruiz Alcazar. Membros: Gilberto Freitas, José Aparecido Maion, Marcelo Roberto Monello, Marilene de Paula Martins Leite e Niveson da Costa Garcia.

COMISSÃO DE RÁDIO E TV. Objetivo: Dar continuidade às operações da TV CRC SP e viabilizar o projeto da rádio, via portal do CRC SP, aprimorando e ampliando os canais de comunicação com os profissionais da contabilidade. Coordenador: Carlos Roberto Matavelli. Vice-Coordenador: Júlio Linuesa Perez. Membros: Celso Carlos Fernandes, José Aparecido Maion, Moacir da Silva Netto, Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos e Walter Iório.

COMISSÃO DE PUBLICAÇÕES. Objetivo: Opinar sobre matérias de autoria do CRC SP ou de terceiros, a serem inseridas em nossos veículos de comunicação. Coordenador: Walter Iório. Vice-Coordenador: Nobuya Yomura. Membros: Adhemar Apparecido De Caroli, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira e José Joaquim Boarin. Colaboradores: Célia Regina de Castro e Antonio Luiz Sarno.

COMISSÃO DE CONCESSÃO DE DIPLOMAS E MEDALHAS. Objetivo: Assessorar o Conselho Diretor na escolha das personalidades a serem agraciadas pelo CRC SP, para aprovação pelo Plenário. Coordenador: Luiz Bertasi Filho. Vice-Coordenador: Victor Domingos Galloro. Membros: Emir Castilho, José Joaquim Boarin, Rubens Monton Coimbra e Telma Tibério Gouveia. Colaboradores: Arthur Magalhães Andrade, Custódio Guimarães Filho, Odilon Luiz de Oliveira e Sergio Approbato Machado.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 67 de 80

COMISSÃO DE REPRESENTAÇÃO JUNTO À ÁREA PÚBLICA. Objetivo: Estreitar as relações com as esferas da área pública para, em conjunto, buscar alinhamento com as normas de contabilidade voltadas a este segmento. Coordenador: Manoel do Nascimento Veríssimo. Vice-Coordenadora: Vera Lúcia Vada. Membros: Gilberto Benedito de Godoy e Rosmary dos Santos. Colaboradores: Fabiana Ferreira Pascoaloto, Marcos Vinício Bilancieri e Valmir Leôncio da Silva.

COMISSÃO PARA LEVANTAMENTO PERIÓDICO DO INVENTÁRIO FÍSICO DOS BENS DO CRC SP. Objetivo: Efetuar o levantamento periódico dos bens do CRC SP. Coordenador: João Carlos Farber. Membros Efetivos: João Carlos Farber, Clésio Benedito Fogolin e Amauri da Silva Ozelin. Membros Suplentes: Jairo Nunes da Silva, Renata Alves Pereira Galindo e Ricardo Germano da Graça Souza.

Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica entra em vigor O Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica, aprovado pela Resolução CRC SP nº 1.040/09, entrou em vigor a partir do dia 16 de março de 2010. O documento foi editado com o objetivo de valorizar a profissão, assegurando a conduta ética e profissional da classe contábil. Além disso, o termo ajuda no trabalho de fiscalização nas organizações contábeis.

O novo responsável técnico deve preencher o Termo em três vias: uma para ele mesmo, outra para o cliente e a terceira para o responsável técnico anterior.

Ao realizar a transferência, o responsável técnico anterior deverá entregar ao novo responsável os documentos, livros fiscais, livros contábeis e arquivos magnéticos, em prazo estabelecido em cláusula rescisória do contrato de prestação de serviço. Caso tal prazo não tenha sido determinado no documento, ele será de 60 dias.

A documentação deverá ser acompanhada de protocolo de entrega, em duas vias, com remetente, destinatário, descrição dos documentos, referência do período, data de entrega e de recebimento, local para identificação de quem recebeu o material e espaço para assinatura.

As obrigações tributárias acessórias, cujo período de competência tenha decorrido na vigência do contrato de prestação de serviços do responsável técnico anterior, devem ser cumpridas por ele, mesmo que o prazo de vencimento da exigência seja posterior ao da vigência do contrato. Tal cumprimento pode ser dispensado se for especificado em contrato.

Caso o novo responsável encontre erros, atos e omissões infringentes de normas técnicas ou de dispositivos legais referentes ao período de competência do responsável anterior deverá comunicar ao cliente, por escrito, para que sejam tomadas providências.

Além das explicações sobre o Termo, estão anexados à Resolução CRC SP nº 1.040/09 os modelos do Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica a ser preenchido e o de Autorização de Transferência de Serviços Contábeis e de Serviços Acessórios.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 68 de 80

Espaço Cultural do CRC SP Em 2010, foram realizadas as seguintes atividades no Espaço Cultural do CRC SP:

No período de 01 a 31 de maio de 2010, foi realizada a exposição “Emoções” do artista Joseph Pace.

No período de 01 a 30 de junho de 2010, foi realizada a exposição “Equilíbrio entre forma e cor” da artista Teresinha Ehmke. Na abertura da exposição foi realizada apresentação com o Grupo Vocal Naem.

No período de 08 de julho a 30 de julho de 2010, foi realizada a exposição “Prospectivas Cósmicas” da artista Rosina D’Angina. Na abertura da exposição foi realizada apresentação com o Cantor Lírico Dannilu.

No período de 05 a 31 de agosto de 2010, foi realizada a exposição “Paisagem de Paz e Serenidade” da artista Neura Costa. Na abertura da exposição foi realizada apresentação com o Grupo Violeiros Matutos.

No período de 02 a 30 de setembro de 2010, foi realizada a exposição “O Encantamento da Luz” do artista Norival Bonfatti. Na abertura da exposição foi realizada apresentação musical com o Grupo Amigos da Arte.

No período de 07 a 29 de outubro de 2010, foi realizada a exposição “Paisagens Poéticas” do artista Marcio Petroni. Na abertura da exposição foi realizada apresentação “Noite Cultural de Erevan” feita pelo Coral Vahakn Minassian.

No período de 04 de novembro a 02 de dezembro de 2010, foi realizada a exposição “Surrealismo Fantasmagórico” do artista Gustavo Ulson. Na abertura da exposição foi realizada a apresentação musical com o Grupo Fantasia Italiana.

No período de 02 a 30 de dezembro de 2010, foi realizada a exposição “Construtivismo Onírico” do artista Sidney Lacerda. Na abertura da exposição foi realizada apresentação musical do Grupo Limão Cravo.

A quantidade de alimentos arrecadados com as atividades do Espaço Cultural do CRC SP somaram cerca de 940 kg, que foram doados a entidades assistenciais. Centro de Memória da Contabilidade Paulista O CRC SP possui instalado no terceiro andar de sua Sede, o Centro de Memória da Contabilidade Paulista, que está dividido em quatro conjuntos.

Recebemos várias doações de livros, objetos e equipamentos de contabilistas e organizações contábeis, que foram integrados ao acervo do Centro de Memória.

São promovidas, periodicamente, visitas de alunos dos Cursos de Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, agendadas pelo Departamento de Desenvolvimento Profissional, as quais são acompanhadas por funcionários da Gerência de Eventos.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 69 de 80

CRC SP e FIESP assinam convênio para intercâmbio educativo O presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, e o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, assinaram, no dia 19 de abril de 2010, um convênio visando à promoção de ações conjuntas, com o objetivo de contribuir para a valorização, desenvolvimento e aprimoramento dos empresários e dos profissionais contábeis.

A assinatura foi feita durante a reunião plenária do CRC SP com a presença dos conselheiros, do presidente Chiomento e dos vice-presidentes Luiz Fernando Nóbrega (Administração e Finanças), Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (Fiscalização) e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho (Registro). O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Gildo Freire, não compareceu porque estava em reunião de trabalho no CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Governador eleito recebe presidentes do CFC e do CRC SP O governador eleito do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu no dia 13 de dezembro de 2010, os presidentes do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Juarez Domingues Carneiro, e do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento.

Como o governador não conseguiu comparecer à solenidade de comemoração dos 64 anos do CRC SP, por problemas de agenda, ele fez questão de receber os representantes dos Contabilistas e gravar uma mensagem, que foi exibida durante o evento.

Estavam presentes na audiência com o governador eleito os vice-presidentes do CFC Sergio Prado de Mello (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Nelson Mitimasa Jinzenji (Técnica); o presidente do CRC SP na gestão 2006-2007 e conselheiro do CFC, Luiz Antônio Balaminut; o vice-presidente de Registro do CRC SP, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, e o ex-conselheiro do CRC SP, Valdir Campos Costa. Novos conselheiros do CRC SP participam de treinamento O CRC SP realizou no dia 8 de janeiro de 2010 um treinamento para os novos conselheiros da casa, que tomaram posse no dia 4. O objetivo foi mostrar como é o funcionamento da entidade.

O presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, apresentou o Conselho Diretor para a gestão 2010-2011, formado por ele e pelos vice-presidentes Luiz Fernando Nóbrega (Administração e Finanças), Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (Fiscalização), Gildo Freire de Araújo (Desenvolvimento Profissional) e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho (Registro).

Em seguida, foram apresentados os diretores Edeson Figueiredo Castanho (Executivo), Luiz Isao Miyata (Administrativo) e Claudio Rafael Bifi (Operacional).

O diretor Castanho deu início às apresentações sobre os departamentos, falando sobre a composição da diretoria. O treinamento continuou com as chefias de cada departamento do CRC SP dando explicações sobre as atividades desenvolvidas.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 70 de 80

CRC SP realiza treinamento de delegados da entidade O CRC SP promoveu o treinamento dos novos delegados que assumiram o cargo como representantes do Conselho em cidades do interior do Estado. A atividade aconteceu no dia 18 de agosto de 2010, na sede da entidade.

Os delegados que participaram do treinamento foram: Marco Antônio de Campo Salles (Araçatuba), Ricardo Aurélio Evangelista (Avaré), Vivian Cristina Pimentel (Campo Limpo Paulista), Luiz César Serra (Ipaussu), João Meira Neto (Itapeva), Almir Pontes Rodrigues (Mirandópolis), Donisete Aparecido Urtado (Palmital), Antônio Fernando Nogueira Fontão (São José do Rio Pardo) e Ricardo Sartorelli (Serra Negra).

Os delegados de Itatiba, Paulínia e São José dos Campos não puderam comparecer, mas enviaram representantes.

As delegacias do Conselho recebem, examinam e encaminham para a sede toda a documentação relativa ao registro de Contabilistas, cadastro de empresas de serviços contábeis, requerimentos e ofícios. Os delegados também representam o CRC SP em atividades realizadas no interior. CRC SP reúne-se com entidades para tratar de procedimentos fiscalizatórios O presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, reuniu-se no dia 20 de abril de 2010 com representantes de entidades representativas dos Contabilistas para uma troca de idéias sobre procedimentos fiscalizatórios.

O encontro, realizado na sede do CRC SP, teve a presença dos presidentes da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo), Almir da Silva Mota, do presidente do CRC SP, gestão 2000-2001, e vice-presidente do Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo), Victor Domingos Galloro, e do presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), José Maria Chapina Alcazar.

As entidades implementarão diversas ações para informar aos profissionais a necessidade de fazer a Contabilidade das empresas. O presidente Chiomento enfatizou que “o Conselho prioriza a fiscalização preventiva, que orienta os Contabilistas antes de puni-los”.

As propostas de modernização dos procedimentos fiscalizatórios foram apresentadas pelo vice-presidente de Fiscalização do CRC SP, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi. O CRC SP e as entidades vão operacionalizar as ações investindo na divulgação da necessidade de regularização de eventuais irregularidades, eventos educativos e uma cartilha com informações aos profissionais.

Participaram da reunião os conselheiros Júlio Linuesa Perez, Marcelo Roberto Monello, Mauro Manoel Nóbrega, Niveson da Costa Garcia e Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos.

Do Sescon-SP, compareceram Marcio Massao Shimomoto, José Vanildo Veras da Silva, Marcus Paulo Jadon, Dagoberto Silvério da Silva e Marcio Minoru Garcia Takeuchi.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 71 de 80

Certificação ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade Atendendo aos requisitos exigidos, o CRC SP manteve a certificação de seu Sistema de Gestão de Qualidade, segundo os padrões da Norma ISO 9001:2008. A recertificação, concedida no Brasil pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini e internacionalmente pela IQNet (The International Certification Network) é válida até 15 de março de 2013.

O escopo da certificação do Conselho inclui: Registro Profissional, Fiscalização do Exercício das Profissões de Contador e Técnico em Contabilidade, Atendimento ao Contabilista e Usuário, Publicações, Eventos, Programas de Educação Continuada e Biblioteca.

O Sistema de Gestão de Qualidade do CRC SP é certificado com a ISO desde 2000. Para a manutenção desse padrão, são realizadas auditorias periódicas na entidade para garantir que todas as exigências estão sendo cumpridas. As próximas auditorias estão previstas para março de 2011 e março de 2012.

A ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional de Normalização) é a entidade responsável pela elaboração de um conjunto de normas e diretrizes que servem como base para o estabelecimento de sistemas de gestão de qualidade. A série ISO 9000 é um desses conjuntos de normas e diretrizes e tem validade internacional. Planejamento Estratégico Em 1º de fevereiro de 2010 foi realizada reunião para revisão do Planejamento Estratégico, alinhando os objetivos propostos com o plano de trabalho do CRC SP para o biênio 2010/2011.

O Planejamento Estratégico 2006-2015, elaborado pela Diretoria do CRC SP, tem como missão “Reintegrar Melhorias e Inovações em Busca da Excelência” e em 2010 foram realizadas as seguintes atividades:

Treinamentos para Conselheiros, Delegados e funcionários.

Continuidade das obras de expansão da sede.

Continuidade dos eventos do Programa de Educação Continuada.

Realização de eventos para a entrega solene das carteiras profissionais aos contabilistas.

Ações junto à mídia.

Realização de 5 Convenções Regionais nas cidades de São José dos Campos, Marília, Piracicaba, Campinas e Sorocaba.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 72 de 80

Projeto CRC SP sem Papel Foi desenvolvido um projeto com a finalidade de tornar o CRC SP uma entidade sem papel, objetivando, inclusive, a questão dos controles de processos da fiscalização.

Em 2010 foi implantado o software TOTVS ECM by you, uma solução de GED e workflow, que permitirá dar viabilidade para o projeto CRC SP sem papel. Atividades da Ouvidoria do CRC SP A Ouvidoria do CRC SP foi implantada em 16 de março de 2009, sendo mais um serviço colocado à disposição dos Contabilistas.

A implantação da Ouvidoria do CRC SP obedeceu à Lei nº 10.294, de 20 de abril de 1999, mais conhecida como Lei de Proteção e Defesa do Usuário do Serviço Público do Estado de São Paulo, que garante aos usuários o direito ao controle adequado do serviço. Em 1º de julho de 1999 foi publicado o Decreto nº 44.074, que regulamentou as Ouvidorias do Serviço Público Estaduais.

O Ouvidor é um representante do cidadão junto à instituição, tendo como papel principal atuar na prevenção e solução dos conflitos. Para isso são necessárias independência e autonomia.

No CRC SP, a Ouvidoria é um canal de comunicação dos Contabilistas com a direção e os departamentos da entidade. Sua função é receber sugestões de aprimoramento e informações sobre os serviços prestados pela entidade, críticas, reclamações ou elogios.

Em 2010, a Ouvidoria recebeu 1.940 manifestações, como pedidos de informação, consultas, dúvidas, reclamações, sugestões e elogios. Serviços de teleatendimento e de atendimento ao público Para atender às necessidades do profissional da contabilidade, os serviços de teleatendimento e de atendimento ao público contam com colaboradores que são permanentemente treinados para oferecer mais qualidade no serviço de informação prestado aos profissionais contábeis e usuários em geral.

Em 2010, foram atendidas 64.018 (sessenta e quatro mil e dezoito) ligações e 34.657 (trinta e quatro mil, seiscentos e cinquenta e sete) contabilistas, representantes e público em geral, sobre os mais diversos assuntos. Solenidades de entrega de carteira de identidade profissional Em 2010, foram entregues 1.295 carteiras de identidade profissional a novos contabilistas registrados no CRC SP em 15 solenidades realizadas na sede do Conselho.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 73 de 80

Manutenção da Biblioteca Nelson Carvalho A Biblioteca Nelson Carvalho, instalada na sede deste CRC SP, vem passando por alterações significativas nos últimos anos, visando sua modernização, especialmente na área de TI – Tecnologia da Informação, o que motivou a aquisição do software “Sophia”, que é referência na área de Biblioteconomia, e que neste exercício teve o contrato de cessão e manutenção renovado o que permitiu as atualizações do sistema com a disponibilização de mais ferramentas de acesso aos usuários.

Entre os principais ganhos advindos com a aquisição do software “Sophia”, podemos citar a criação de página da Biblioteca Virtual em nosso portal, permitindo a consulta de informações sobre o acervo, 24 horas por dia, e a informatização de procedimentos burocráticos, que proporcionam economia de tempo na realização de tarefas e a possibilidade de aumento no futuro da oferta de serviços, visando um maior conforto e rapidez no atendimento aos seus usuários.

Além disso, durante o ano, foram firmados convênios com diversas editoras, que se propuseram a fornecer suas publicações, e também foram adquiridas as mais importantes obras bibliográficas da área contábil, mantendo-se desta forma seu acervo atualizado. Lei nº 13.541/2009 (Lei Anti-Fumo) e Selo de Ambiente Livre de Tabaco No dia 7 de agosto de 2009, entrou em vigor no Estado de São Paulo a Lei nº 13.541/2009, que proíbe cigarros em ambientes fechados de uso coletivo. Não será permitido que se fume no interior de repartições públicas, carros oficiais, bares, boates, restaurantes, escolas, museus, áreas comuns de condomínios e hotéis, casas de shows, açougues, padarias, farmácias, drogarias, supermercados, shoppings, hospitais e táxis.

A nova lei estabelece que os ambientes devem ser 100% livres de tabaco e, portanto, não autoriza nenhum tipo de fumódromo. Se alguém acender um cigarro e se recusar a apagá-lo, a presença da polícia poderá ser solicitada.

Se houver desrespeito, os responsáveis pelos estabelecimentos serão multados. Em caso de reincidência, a multa será dobrada; numa terceira vez, o estabelecimento será fechado por 48 horas; em nova reincidência, a interdição será por 30 dias.

O CRC SP já não permitia o fumo nos ambientes comuns de trabalho, corredores, banheiros e garagens, tendo sido agraciado, em 2008, com o Selo de Ambiente Livre de Tabaco, dado pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas, da Secretaria de Estado da Saúde. Em obediência à nova lei, não permitirá que se fume em nenhum dos seus ambientes, mesmo aqueles que são abertos, como o jardim interno e o jardim externo, e também nos seus veículos.

Estudos realizados já comprovaram os males que o cigarro causa à saúde, não apenas para quem fuma, mas também a quem inala a fumaça do cigarro. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o fumo passivo é a terceira maior causa de mortes evitáveis do mundo.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 74 de 80

Terceirização da Frota de Veículos do CRC SP No exercício de 2008, o CRC SP decidiu, estrategicamente, desfazer-se da frota própria de veículos e passou a locar os veículos utilizados no exercício da fiscalização da profissão contábil. Esta iniciativa teve continuidade no exercício de 2010.

Estabeleceu-se, também, novos critérios de utilização dos veículos, o que possibilitou uma redução efetiva de 15 veículos da frota.

A medida adotada proporcionou ao CRC SP maior controle, economia com manutenções em geral, agilidade com sinistros e, ainda, o problema de veículos parados por longos períodos de tempo em oficinas, pois sempre que um veículo necessita de reparos o CRC SP pode utilizar um carro reserva da locadora.

A operação foi colocada em prática no mês de setembro/2008 e, concomitantemente, os 49 veículos, até então de propriedade do CRC SP, foram colocados à venda através de leilão oficial. CRC SP tem novo representante no Comas O vice-presidente de Registro do CRC SP Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho é o novo representante da entidade no Comas (Conselho Municipal de Assistência Social). A cerimônia de posse do 6º mandato 2010/2012 dos conselheiros da Sociedade Civil e do Poder Público do Comas ocorreu no dia 14 de maio, no auditório da prefeitura de São Paulo. Na oportunidade, 18 efetivos e 18 suplentes tomaram posse do cargo, sendo que 9 representam a sociedade civil e os demais representam o governo. Nova Lei da Filantropia é analisada pelo CRC SP e OAB/SP: regras mais rígidas A Lei nº 12.101/2009, conhecida como a nova Lei da Filantropia, foi debatida em seminário organizado pelo CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) e a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo), por meio da Comissão de Projetos Sociais do CRC SP e das Comissões de Direito do Terceiro Setor e de Ação Social da OAB-SP.

O seminário “Nova Lei de Filantropia – Aspectos Jurídicos e Contábeis” aconteceu no Auditório Carlos de Carvalho, na sede do CRC SP, no dia 22 de junho de 2010. Aberto pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Gildo Freire de Araújo, o evento teve como palestrantes o advogado e presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-SP, Cláudio Ramos, e a advogada e presidente da Comissão de Ação Social da OAB-SP e coordenadora dos cursos de Terceiro Setor da ESA (Escola Superior de Advocacia), Lúcia Maria Bludeni Cunha.

O Contabilista e coordenador da Comissão de Projetos Sociais do CRC SP, Marcelo Roberto Monello, e a especialista em Terceiro Setor e vice-coordenadora da Comissão de Projetos Sociais do CRC SP, Marina Marcondes da Silva Porto, também participaram como palestrantes.

A Lei de Filantropia colocou novas regras para entidades das áreas de saúde, educação e de assistência social que reivindicam certificação como instituições beneficentes de assistência social e isenção de contribuições para a seguridade social.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 75 de 80

Evento promovido pelo CRC SP debate ações sociais Reconhecendo a importância da realização de atividades voltadas para a área social, o CRC SP, por meio da Comissão de Projetos Sociais, realizou o seminário “Contabilidade, garantia efetiva do Controle Social”, no dia 27 de outubro de 2010, em sua sede. O evento teve o apoio da Comissão Gestora Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).

Antes do início dos trabalhos, crianças da Obra Social Dom Bosco fizeram apresentações: fanfarra, bailarinas, grupo de percussão e dançarinos de ritmos africanos.

O auxiliar técnico do projeto Carlos Antonio Silva contou que a instituição atua há 30 anos atendendo crianças, adolescentes e adultos. Atualmente, são cerca de 6 mil pessoas atendidas por dia. Algumas das atividades oferecidas são oficinas de dança, fanfarra e pintura. Para adolescentes a partir de 15 anos, há cursos profissionalizantes gratuitos de diversas áreas como construção civil, mecatrônica, elétrica e pneumática.

O seminário foi dividido em painéis apresentados por diversos especialistas. Os temas abordados foram “A Responsabilidade Social do Contabilista no Controle Social”, “Prestação de Contas e Transparência de ONGs”, “Gestão Eficiente da Merenda Escolar”, “Mobilização Social para Doadores ao Funcriança – Fumcad”, “Rede Nacional de Cidadania Fiscal” e “Ações de Voluntariado em Políticas Sociais”. Reunião da Comissão de Desenvolvimento Científico Os membros da Comissão de Desenvolvimento Científico do CRC SP reuniram-se no dia 16 de agosto de 2010, na sede do Conselho.

O presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, os vice-presidentes Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (Fiscalização) e Gildo Freire de Araujo (Desenvolvimento Profissional) e o diretor operacional da entidade, Claudio Rafael Bifi, também participaram da reunião.

O objetivo da reunião era discutir o andamento de projetos para o desenvolvimento da profissão contábil e também das Ciências Contábeis. Atividades desenvolvidas na área de Tecnologia da Informação A área de Tecnologia da Informação desenvolveu os seguintes projetos/atividades no ano de 2010:

Aplicações de Sistemas desenvolvidas em Delphi/C#/Terceiros:

Consulta de veracidade de Formandos por instituição.

Reformulação do armazenamento de informações de LOG.

Instalação, treinamento e definições de escopo da solução ECM TOTVS.

Pesquisas em cadastro de estudantes.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 76 de 80

Manutenção de avaliações de eventos.

Sistema de inscrições para a 22ª Convenção.

Adequação do Sistema Financeiro do SPI às novas regras do Manual de Contabilidade do Sistema CFC/CRCs.

Criação de relatório de penalidades por tipo e período, selecionado pelo usuário.

Sistema de inscrições para eventos diversos, independente do inscrito ser ou não contabilista.

Manutenções no cadastro de eventos.

Manutenção nos relatórios de cursos e eventos.

Desenvolvimento do novo sistema de Fiscalização On-Line aderente ao Projeto CRC SP sem Papel (em andamento).

Novos serviços on-line (migração de aplicações Web Delphi 8 para Visual Studio C#).

Aplicações Web/Portal.

Desenvolvimento do novo portal do CRC SP.

Desenvolvimento do site da 22ª Convenção.

Desenvolvimento do site da Mulher Contabilista.

Rediagramação e desenvolvimento de consulta para os vídeos da TV CRC SP.

Desenvolvimento de formulário on-line para indicação de alunos para receber o diploma de mérito.

Inscrição e divulgação do 2º Encontro de Gigantes.

Implantação e criação dos formulários do ECM TOTVS.

Projeto de rediagramação do Portal da Intranet.

Divulgação de atividades do Desenvolvimento Profissional.

Desenvolvimento da diagramação do layout do novo Serviços On-Line com a criação de modelos e objetos para a equipe de desenvolvimento de sistemas.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 77 de 80

Participação e Representação em Eventos Estaduais e Nacionais 1. Estadual

No dia 19 de março de 2010, foi realizada a Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de São José dos Campos, com a participação de 06 Conselheiros.

No dia 26 de março de 2010, foi realizado o 9º Fórum Mulher Contabilista, em Santos, com a participação de 01 Conselheiro e 11 Integrantes da Comissão CRC SP Mulher.

No dia 07 de maio de 2010, foi realizado o 6º Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis do Grande ABCD, com a participação de 05 Conselheiros.

Nos dias 27 e 28 de maio de 2010, foi realizada a Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Marilia, com a participação de 04 Conselheiros.

Nos dias 18 e 19 de junho de 2010, foi realizada a Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Piracicaba, com a participação de 04 Conselheiros.

No dia 1 de julho de 2010, foi realizado o 1º Fórum de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em São Paulo, com a participação de 07 Conselheiros e 02 Funcionários.

No período do dia 11 a 13 de agosto de 2010, foi realizado o 22º EESCON: Encontro das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão, com a participação de 24 Conselheiros e 01 Delegado.

No dia 17 de agosto de 2010, foi realizado o evento “Mulher de Negócios – SEBRAE”, em Presidente Prudente, com a participação de 01 Conselheira.

Nos dias 20 e 21 de agosto de 2010, foi realizado o XXXIII ENERCON – Encontro Nacional das Entidades Representativas de Contabilistas, em Santos, com a participação de 01 Conselheiro e 01 Delegado.

Nos dias 23 e 24 de setembro de 2010, foi realizada a Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Campinas, com a participação de 06 Conselheiros.

No período de 21 a 23 de outubro de 2010, foi realizada a Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Sorocaba, com a participação de 03 Conselheiros e 01 Delegado.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 78 de 80

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2010, foi realizada o IFRS – Seminário para Pequenas e Medias Empresas, em São Paulo, com a participação de 08 Conselheiros.

2. Nacional

Nos dias 11 e 12 de março de 2010, foi realizado o V Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis, em Brasília/DF, com a participação de 02 Conselheiros.

No período de 2 a 4 de agosto, foi realizado o Seminário IFRS para Pequenas e Medias Empresas – Formação de Multiplicadores, no Rio de Janeiro/RJ, com a participação de 04 Conselheiros.

No período de 20 a 22 de setembro de 2010, foi realizado o II Seminário Internacional de Contabilidade Publica em Belo Horizonte/MG, com a participação de 01 Conselheira

Nos dias 23 e 24 de setembro de 2010, foi realizado o IV Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, em Londrina/PR, com a participação de 02 Conselheiras.

Nos dias 11 e 12 de março de 2010, foi realizado o V Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis, em Brasília/DF, com a participação de 02 Conselheiros.

Nos dias 07 e 08 de outubro de 2010, foi realizado o V Fórum da Mulher Contabilista do Estado do Rio de Janeiro, com a participação de 01 Conselheira.

No período de 20 a 22 de outubro de 2010, foi realizado o Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, em Florianópolis/SC, com a participação de 05 Conselheiros.

Nos dias 29 e 30 de outubro de 2010, foi realizado o XXI Convenção dos Contabilistas do ES e o V Encontro dos Peritos e Auditores do ES, em Domingos Martins/ES, com a participação de 01 Conselheiro.

No período dos dias 03 a 06 de novembro de 2010, foi realizada a III Convenção Paraibana de Contabilidade, em João Pessoa/PB, com a participação de 01 Conselheiro.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 79 de 80

3. Internacional

No período de 16 a 20 de agosto de 2010, foi realizado o “Cumbre de Las Américas”, em São Jose – Costa Rica, com a participação de 01 Conselheiro.

Nos dia 05 de outubro de 2010, foi realizado o “CRECER – Leadership & Commitment V”, no Panamá – Republica do Panama, com a participação de 2 Conselheiros.

No período de 08 a 11 de novembro de 2010, foi realizado o “World Congress of Accountants 2010”, em Kuala Lumpur – Malásia, com a participação de 08 Conselheiros.

No dia 03 de dezembro de 2010, foi realizado o “XXI Seminário CILEA – Conferência Internacional de Países Latinos, da Europa e America”, em Marselha – França, com a participação de 01 Conselheiro.

Relatório de Atividades do CRC SP 2010 Página 80 de 80

16. CONCLUSÃO Ao concluirmos o presente relatório, queremos fazer as seguintes considerações sobre algumas medidas tomadas durante o exercício de 2010, que contribuíram para o bom desempenho do CRC SP: Plano de Trabalho Conseguimos completar e executar todo o plano de trabalho proposto para este exercício, cumprindo todas as metas fixadas. Eficiência e Economicidade da Ação Administrativa Os próprios números e atividades, que compõem este relatório, são testemunhas da eficiência e eficácia com que o CRC SP desenvolveu suas atividades, alcançando metas e executando um trabalho sério e exaustivo, no sentido de cumprir com sua finalidade básica, que é o registro e a fiscalização do exercício profissional, dentro de um custo razoável e utilizando os meios de que o CRC SP dispõe.

Gostaríamos de reiterar os nossos sinceros agradecimentos aos Senhores Conselheiros, Efetivos e Suplentes, que conosco trabalharam nas reuniões realizadas neste exercício, colaborando decisivamente para que atingíssemos os resultados verificados no final do presente ano.

Agradecemos a orientação e a colaboração recebida do Conselho Federal de Contabilidade que, com a sua costumeira eficiência e solicitude, nos guiou nas decisões mais polêmicas e essa colaboração foi importante para que o nosso trabalho de registro e fiscalização profissional chegasse a bom termo.

Não podemos deixar de agradecer o apoio recebido dos demais Conselhos Regionais, Federações, Sindicatos, Associações Profissionais, Institutos, Clubes e das Entidades da Classe Contábil de todo o país.

Agradecemos, também, a preciosa colaboração recebida dos Delegados, que representam o CRC SP por todo o Estado, funcionando como intermediários em todos os serviços executados na Sede, facilitando, sobremaneira, a vida profissional dos nossos colegas de outras cidades.

Finalmente, os nossos agradecimentos ao corpo de colaboradores do Órgão, que são a nossa linha de frente constante, sempre batalhando em prol das causas e finalidades do CRC SP.

São Paulo, 31 de dezembro de 2010.

Contador DOMINGOS ORESTES CHIOMENTO Presidente