Relatório de Atividades do IBP - 2014

107
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 ibp.org.br

description

 

Transcript of Relatório de Atividades do IBP - 2014

Page 1: Relatório de Atividades do IBP - 2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014ibp.org.br

Page 2: Relatório de Atividades do IBP - 2014
Page 3: Relatório de Atividades do IBP - 2014

ÍNDICEOrgãos de Administração

Mensagem do Presidente

Vencemos o desafio de mudar e avançar

A nova cara do IBP

E&P reforça a importância do IBP para o setor

Infraestrutura para a logística de transporte e distribuição de derivados

Mais gás para a matriz energética

Agenda Prioritária – um termômetro para a indústria

Nova gerência amplia e fortalece o trabalho corporativo

Gestão do Conhecimento

Comunicando mais e melhor

Referência em capacitação profissional

Onde o mercado se reúne

O maior encontro da indústria

04

06

08

10

14

18

22

24

26

28

34

38

40

44

Page 4: Relatório de Atividades do IBP - 2014

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente

Maria das Graças Silva Foster - Petrobras

Membros

André Araújo - Shell Brasil

Antonio Augusto de Queiroz Galvão - Queiroz Galvão S.A.

Armando Guedes Coelho – Consultor

Carlos José Fadigas de Souza Filho - Braskem

Eduardo Demarchi Difini - Conselheiro Emérito

Eunice de Carvalho - Chevron Brasil

Guillermo Quintero Ordoñez - BP Brasil

José Lima de Andrade Neto - Petrobras Distribuidora

José Miranda Formigli Filho - Petrobras

Lauro Marcos M. B. Cotta - Supergasbras

Leocadio de Almeida Antunes Filho - Ipiranga

Leonardo Gadotti Filho - Raízen

Nelson Silva - BG Brasil E&P

Otto Vicente Perrone - Conselheiro Emérito

Paulo Guilherme de Aguiar Cunha - Conselheiro Emérito

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente

João Carlos de Luca - Barra Energia

Membros

Armando Teruo Hashimoto – Petrobras

Cynthia Santana Silveira - Total

Flávio Ofugi Rodrigues - Shell Brasil

Jorge Marques de Toledo Camargo - Consultor

Jose Augusto Dutra Nogueira - Ipiranga

Maurício Belem de Figueiredo - Baker Hughes

William Zattar - Trim

CONSELHO FISCAL

Presidente

Maria Alice Deschamps - Petrobras

Membros

Guilherme Lima - Queiroz Galvão Óleo E Gás

Antero Costa - Ipiranga

Mauro Brás Rocha - Pré-Sal Petróleo S.A. – PPSA

Rafael Matas Luz - Ipiranga Produtos de Petróleo

Eduardo de Barros Magalhães - Queiroz Galvão

O R G Ã O S D E A D M I N I ST RA Ç Ã O

Page 5: Relatório de Atividades do IBP - 2014

5RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Secretário Geral

Milton Costa Filho

Gerente Executivo de Abastecimento e Petroquímica

Ernani Filgueiras

Gerente Executivo de Gás Natural

Jorge Delmonte

Gerente Executivo de Gestão do Conhecimento

Raimar van den Bylaardt

Gerente Executivo Corporativo

Evandro Pires

Gerente Executivo de Eventos

Ana Guedes

Gerente Executivo de Relações Institucionais

Rosângela Nucara

SECRETARIA EXECUTIVA DE E&P

Secretário Executivo de E&P

Antonio Guimarães

Gerente Executivo Jurídico/Tributário

Matias Lopes

Gerente Executivo de Meio Ambiente

Carlos Henrique Abreu Mendes

Gerente Executivo de Política Industrial

Pedro Além

SECRETARIA GERAL

Page 6: Relatório de Atividades do IBP - 2014

MENSAGEM DO PRESIDENTEO ano de 2014 apresentou um cenário que ainda requer compreensão e respostas do setor de óleo e gás nacional, com a crise de graves pro-porções que atingiu toda a cadeia petrolífera, paralisando muitas ativi-dades. Além disso, outras questões do mercado global, como o surgi-mento de novos mercados, o rápido desenvolvimento de recursos não convencionais e, principalmente, a impactante queda do preço do pe-tróleo no mundo, nos desafiam, tanto nas questões tecnológicas, como regulatórias, de logística e de capacitação.

Page 7: Relatório de Atividades do IBP - 2014

Para isso, lançamos, no ano passado, um docu-mento que congrega as principais questões da nos-sa área. Os temas expostos na Agenda Prioritária 2014/2015 são essenciais para o desenvolvimento do nosso segmento.

A indústria anseia por uma definição do papel a ser exercido por todos os atores que compõem nosso setor, as oportunidades que o país pretende abrir ao mercado e em que tempo elas serão oferecidas. Uma indústria de capital intensivo e de longo prazo como a nossa exige estabilidade regulatória e previsibilidade de regras, para garantir a atração de investimentos e a manutenção de projetos.

Ressalto mais uma vez a importância do estabele-cimento de um calendário de rodadas de licitação da ANP para renovação de áreas exploratórias. Os certames produzem um ciclo virtuoso para o desen-volvimento brasileiro. No ano passado, durante a Rio Oil & Gas, o governo anunciou a realização da 13ª rodada, cuja data esperamos que seja confirmada o quanto antes.

Na área de Exploração e Produção, é preciso aperfei-çoar o marco regulatório do pré-sal e adequar a política de conteúdo local. Sobre a revisão das regras de aplica-ção dos recursos de P&D pelas empresas operadoras, participamos ativamente das reuniões e audiências e apresentamos sugestões para o fortalecimento da nossa indústria.

Tivemos importantes avanços na questão do licencia-mento ambiental, como poderá ser visto neste relató-

rio. Evoluímos com a assinatura de um acordo de coo-peração técnica com o Ibama, no qual foi estabelecida uma agenda de trabalho específica. Contudo, apesar de todos os avanços e esforços feitos pelas partes para o bom andamento do acordo, o tema ainda care-ce de previsibilidade e dinamismo.

A necessidade de novos investimentos em infraes-trutura na área de gás natural também foi um tema importante para o IBP em 2014, assim como as ques-tões relativas ao GLP e aos biocombustíveis.

Em todos esses aspectos, é necessário um esforço conjunto do governo, agências reguladoras, empresas operadoras e associações de fabricantes, entre ou-tros, para resolver as questões que dificultam o de-senvolvimento do setor de petróleo no país.

Para finalizar, destaco que, no ano em que o IBP com-pletou 57 anos, consolidamos a reestruturação da nossa organização. Este é um esforço concentrado para garantir que o IBP seja cada dia mais a “Casa da Nossa Indústria”. O objetivo é fazer com que o Insti-tuto seja uma bússola para nossos associados. Este é o espaço para que os diversos atores dos segmentos de petróleo, gás e biocombustíveis discutam e encon-trem soluções para os desafios do setor.

Todo esse esforço de mudança para melhor não seria possível sem o trabalho e a colaboração contínua de toda a equipe de colaboradores do IBP, seus dire-tores, conselheiros e associados. A todos, o nosso muito obrigado! João Carlos de Luca.

No caso do Brasil, especificamente, vemos um futuro com abundantes e diversificadas fontes de energia. Temos um poten-

cial enorme para desenvolver nosso pré-sal a custos cada vez mais competitivos, bem como as demais áreas exploratórias existentes.

Nosso grande desafio, agora, é manter e melhorar a atratividade dos investimentos para a nossa indústria.

7RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 8: Relatório de Atividades do IBP - 2014

VENCEMOS O DESAFIO DE MUDAR E AVANÇARA indústria de petróleo e gás no Brasil viveu um ano estratégico em 2014. A promessa de uma nova rodada de leilões, a discussão de as-suntos como a política de P&D, além da crise no preço do petróleo mo-vimentou o mercado. Decisões importantes precisaram ser tomadas para apontar caminhos e definir cenários para o desenvolvimento do nosso setor. Como representante da indústria, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) exerceu um papel fundamental na estruturação da agenda para o setor.

Page 9: Relatório de Atividades do IBP - 2014

Isso foi possível, em grande parte, graças ao esforço do IBP em torno de sua reestruturação. Em 2013, plan-tamos a semente da mudança. Olhamos para dentro da nossa casa e nos dispusemos a enfrentar um lon-go processo de transformação. O objetivo, para nós, sempre foi claro: precisamos ganhar musculatura para enfrentar novos cenários e momentos de incerteza e assegurar que nosso setor se mantenha como uma fonte segura de investimento.

Dados os primeiros passos em 2013, o ano de 2014 ser-viu para colocar nossos planos em prática. E as mudanças cada dia mais rápidas na indústria, seus impactos nas re-lações com governos, setores da economia e a sociedade pediam que o IBP continuasse trilhando esse caminho.

Era preciso, então, abrir um canal de comunicação mais próximo com todos os atores e, em particular, com as novas gerações. Fez-se fundamental consolidar a ima-gem do IBP como a casa da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis. Afinal de contas, este é o local onde aprendemos a ouvir os vários participantes deste seg-mento para discutir e pensar em soluções que ajudem a desenvolver toda a cadeia.

O fato é que, com 57 anos de existência, o IBP se dispôs a mudar. Por muito tempo focamos nossa atuação em áreas técnicas, comissões, projetos educacionais e de treinamentos, eventos, se-minários, feiras e exposições. Nos tornamos referência nestas áreas. Mas precisáva-mos ir além.

No ano passado, nos dedi-camos a cuidar da gestão do conhecimento. Focamos em nos comunicar melhor com a sociedade em geral e ressaltar a importância desse setor, que traz inves-timento e desenvolvimento significativos para o país. Por isso, montamos uma nova estrutura que pudes-se atender a essas demandas. Ampliamos em 50% o número de colaboradores, mudamos nossa estrutu-ra de gestão e chegamos a um recorde de trabalhos em comissões.

Com isso, o IBP pôde dar mais apoio às solicitações do mercado não apenas nas áreas técnicas, mas também na disponibilização de conhecimento e de treinamento.

Nosso entendimento foi que, na medida em que a ope-ração se tornava mais complexa, as empresas neces-sitavam de apoio crescente. Por isso, buscamos criar ambiente e ferramentas de trabalho para auxiliar toda a cadeia produtiva.

Colaboração - Estamos vivendo uma era em que co-laboração e cooperação são palavras de ordem. E um ambiente propício para a colaboração é a essência do IBP. No ano passado, nossas comissões técnicas traba-lharam nesse espírito. Com até 20 colaboradores vo-luntários, as cerca de 50 comissões discutiram temas específicos, como regulação, tecnologia e melhores práticas do mercado.

Ao todo, promovemos 11 eventos ao longo do ano. Aqui, destaco a melhor edição da Rio Oil & Gas já reali-zada nos mais de 30 anos do evento. Não tenho dúvi-das que o salto de qualidade na 17ª edição do encontro se deu em função das novas diretrizes. Conseguimos, na Rio Oil & Gas, atrair um número recorde de jovens participantes, público que é de extrema importância para a indústria.

Em 2014, o Instituto investiu no desem-penho de resultados, no atendimento mais próximo aos associa-dos, às empresas e à indústria de petróleo como um todo.

No Brasil, o papel do IBP nesse momento é o de coordenar ações e ajudar a indústria a prosperar. Acredita-

mos que o atual cenário alimenta a importância do nosso Instituto. Ressalto aqui que o IBP represen-ta os interesses de toda a cadeia de petróleo, gás e biocombustíveis, expondo-se em vários setores e sinalizando que existe um grupo organizado e atento às questões prioritárias para o desenvolvimento da indústria nacional.

Destaco ainda que a otimização de nossas ações de-pende da participação ativa dos nossos associados, pois é por meio de uma gestão participativa e colabora-tiva que manteremos uma maior legitimação na repre-sentação dos interesses da classe. Milton Costa Filho.

9RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Estamos vivendo uma era em que colaboração e

cooperação são palavras de ordem

Page 10: Relatório de Atividades do IBP - 2014

A NOVA CARA DO IBP

Page 11: Relatório de Atividades do IBP - 2014

A reorganização interna tem um cronograma que se estende até 2016, mas a nova estrutura já está em operação. A área de Exploração e Produção transfor-mou-se em Secretaria Executiva e ganhou uma estru-tura reforçada com as gerências executivas de SMS/Operações, Política Industrial e Jurídico/Tributário.

O novo organograma também contempla agora áreas que não existiam ou que tiveram seu esco-po modificado e/ou ampliado, agregando gerências antes independentes. Um desses casos foi o da Ge-rência Executiva de Gestão do Conhecimento, que absorveu as gerências de Certificação, Normaliza-ção e Tecnologia, ganhou a de Análise Econômica e agregou o Centro de Informação e Documentação Hélio Beltrão (CID).

A Gerência Executiva Corporativa abriga hoje duas gerências novas: a Jurídica e a de Planejamento. A Gerência Executiva de Abastecimento ampliou sua atuação com a criação da Gerência de Logística.

A nova Gerência Executiva de Relações Institucionais uni-ficou, sob seu guarda-chuva, a Assessoria de Imprensa, a área de Comunicação e Marketing e a Coordenadoria de Responsabilidade Social, além de ampliar o foco do traba-lho com as novas Gerências de Gestão do Relacionamen-to e de Relações Externas, para expandir as atividades de comunicação, engajamento e marketing mais agressivo para venda dos produtos e serviços do IBP.

A reorganização interna fortaleceu ainda mais a área de treinamentos e cursos, abrigada hoje na Gerência Exe-cutiva de Projetos Educacionais, mais aparelhada para o desafio de promover a qualificação do setor e atrair novos profissionais para a indústria do petróleo.

Para colocar em operação a nova estrutura de gestão, o IBP promoveu ajustes em seu quadro de pessoal, am-pliado em cerca de 50%, após um processo criterioso de seleção, ocorrido ao longo do ano. A nova geração se une à experiência que tornou o IBP referência no setor e o firmou como a Casa da Nossa Indústria.

O novo organograma do IBP, concebido em 2013, começou a se tornar uma realidade neste ano de 2014. Desenhado a partir do planejamento estratégico, aprovado em fevereiro do ano passado, procura atender as demandas dos associados e dar mais agilidade ao novo cenário da indústria.

11RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 12: Relatório de Atividades do IBP - 2014

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO IBP

Para atender com agilidade e eficiência as demandas da indústria de óleo e gás, a Gerência de Recursos Huma-nos concentrou seus esforços em 2014 na contratação de novos profissionais, ampliando o quadro de colabo-radores do IBP e trazendo novas experiências e visões de diferentes segmentos industriais ao nosso setor.

A área investiu no lançamento do Programa Trainee, que recebeu mais de 1.000 inscrições de jovens profis-sionais para ocupação de 10 vagas. Com esta injeção de novos profissionais, foi necessário o desenvolvimento

de ações estratégicas para a construção de uma nova cultura no IBP, reforçando a valorização de todos os co-laboradores e promovendo ações de engajamento.

A Gerência de RH fechou o ano de 2014 com 153 inscri-tos para treinamento em 11 temas relacionados à in-dústria de óleo e gás e ao desenvolvimento comporta-mental. Esses treinamentos somaram uma carga total de 1.408 horas investidas na qualificação de pessoal.

Foi implantado o PDVI – Programa de Desligamento Vo-

Capacitando a casa da nossa indústria

Secretário

Área

Administração

Abast / PQ / Bio RelaçõesInstitucionais

Responsabilidade Social

Gestão deRelacionamento

Gestão doConhecimento

Page 13: Relatório de Atividades do IBP - 2014

13RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Secretário

Área

Administração

Abast / PQ / Bio RelaçõesInstitucionais

Responsabilidade Social

Gestão deRelacionamento

Gestão doConhecimento

luntário Incentivado, com o cuidado de planejar a apo-sentadoria dos colaboradores e valorizar o legado deixado por esses profissionais. O Plano procurou dar todo o suporte para o desligamento de forma planejada e em condições incentivadas, com respeito ao tempo de contribuição para o desenvol-vimento das atividades no IBP.

O lançamento do Programa IBP a Todo Gás aposta na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e inclui

ações como ginástica laboral, checkup médico anual e a concessão de descontos em academias, para incentivar o cuidado com a saúde e a prática regular de atividades físicas.

Ao final do ano, foi estruturado e inicia-do o projeto de Gestão de Desempenho, uma importante ferramenta de análise

da performance profissional em função das atividades relevantes e dos resultados alcançados, com o objetivo de reconhecer e valorizar os esforços realizados no ano.

TRAINEE: MAIS DE 1.000 INSCRITOS

Page 14: Relatório de Atividades do IBP - 2014

E&P REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO IBP PARA O SETOR

Page 15: Relatório de Atividades do IBP - 2014

aumentar a segurança regulatória e tri-butária e manter a atratividade do país com a realização constante de rodadas foram alguns dos tópicos trabalhados ao longo do período.

A garantia da competitividade foi o con-ceito que guiou os trabalhos realizados pelas gerências. As sugestões para in-crementar a política de conteúdo local, aperfeiçoar o licenciamento ambiental,

Gerência de SMS e Operações

Em 2014, foram concluídos cinco projetos previstos pelo Acordo de Cooperação Técnica fechado com o Ibama, com o objetivo de apri-morar o processo de avaliação de impactos e o aperfeiçoamento da gestão ambiental. Firmado em 2013, o ACT prevê a entrega de 12 projetos até 2016.

Um dos programas, batizado de “Limpeza e Pro-teção da Costa”, visa identificar trechos da costa brasileira que devem ser protegidos, avaliando as condições de acesso ao local das equipes operacionais, apresentar estratégias recomen-dadas para a proteção e limpeza do litoral e criar um banco de dados com informações georrefe-renciadas que servirão como guia estratégico no caso de uma emergência. O resultado obtido foi incluído no Sistema de Informações sobre Inci-dentes de Poluição por Óleo nas Águas Jurisdi-cionais Brasileiras (SISNOLEO).

Também foi criado o Manual de Gerenciamento de Resíduos nas Bases de Apoio, que identifica as melhores práticas para o geren-ciamento de resíduos em bases portuárias que prestam serviço de apoio logístico e operacional para atividades de E&P. Além da publi-cação do manual, o Senai passou a oferecer curso de capacitação para funcionários das bases seguindo as suas diretrizes.

A área de E&P produziu ainda o Guia de Análise de Risco Ambiental com o objetivo de orientar a tomada de decisão nos processos de licenciamento. Este material se baseou nas experiências de outros países no assunto e contém sugestões para a melhoria da gestão dos riscos ambientais durante as atividades de exploração.

Para integrar as iniciativas ambientais e educativas desen-volvidas pelos operadores de petróleo na região da Bacia de Campos, em especial para a comunidade de pescadores e mo-radores das áreas costeiras perto de campos de produção, foi produzido um portal com uma interface intuitiva e opções de filtros para encontrar os projetos.

O quinto projeto concluído dentro do acordo de cooperação com o Ibama foi o de gerenciamento de áreas com presença de rodolitos.

O ano de 2014 foi um marco na área de Exploração e Produção do IBP: a mobilização para a confecção da agenda com as questões prioritárias do setor – levantando os principais temas, desafios e propostas para desenvolver a indústria – mostrou a evolução dessa secretaria executiva.

GUIA REDUZ RISCOS AMBIENTAIS DURANTE A EXPLORAÇÃO

15RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 16: Relatório de Atividades do IBP - 2014

O estudo traz informações que podem orientar o licenciamento de atividades de exploração e produção em áreas com a presença de algas calcárias encontradas em águas rasas ao longo da costa brasileira.

A área participou ainda de reuniões de elabo-ração de um regulamento voltado aos novos projetos de perfuração de poços. Pelas regras antigas da ANP, as operadoras eram obrigadas a enviar o projeto de perfuração para a agên-cia 90 dias antes do início das atividades, o que

atrasava o início de alguns projetos, na óti-ca do IBP. Depois de debates em torno do tema, a ANP decidiu publicar uma carta até que o novo regulamento seja oficializado. A carta estabelece novos termos, passan-do a não ser mais necessária a aprovação prévia do projeto de perfuração. As opera-doras podem ainda enviar os projetos 30 dias antes do início da perfuração, no caso de poços considerados críticos. A planilha de trabalho proposta pelo IBP nesse caso passou a ser adotada como modelo.

Gerência Jurídica e Tributária

O IBP atuou para modificar o texto da Medida Provisória nº 651, sobre a forma de tributação de equipamentos de operações offshore produzidos no exterior, desconsiderando o regime de afretamentos e tratando-os como ser-viços, gerando cobrança de 46% de impostos sobre o valor investido no afre-tamento. O impacto dessa nova interpretação na indústria de petróleo seria em torno de R$ 100 bilhões. O IBP fez contatos com a Casa Civil e os Ministérios da Fazenda e de Minas e Energia e envolveu todas as entidades que sofreriam algum tipo de impacto com a nova interpretação do afreta-mento. O resultado foi positivo. O texto final foi aprovado com os seguintes percentuais-limite de afretamento: 85% para FPSOs, 80% para sondas e 65% para os demais tipos de embarcações.

Gerência de Política Industrial

A Secretaria Executiva de Exploração e Produção investiu, em 2014, no aprimoramento da política de Conteúdo Local, para vencer o desafio de ocupar a capacidade ociosa da cadeia fornecedora de bens e serviços existente no país. Revi-sou-se a Resolução nº 39/2007, que busca assegurar o cumprimento dos percentuais mínimos de investimentos locais pelos concessionários que se aplicam às fases de exploração e desenvolvimento da produção dos contratos de conces-são a partir da 7ª Rodada de Licitações. O Comitê de Conteúdo Local preparou uma proposta para esclarecer melhor as regras e a enviou à Coordenação de Conteúdo Local da ANP. Ainda é aguardada a publicação de uma nova minuta para que os debates sejam retomados.

Outro assunto sensível em 2014 foi a retomada das discussões, no âmbito da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), sobre o afretamento de embarcações exclusivamente por Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs), o que dificulta as atividades das empresas de E&P associadas. O pleito foi indeferido em setembro de 2013. Mas o Comitê Jurídico do IBP se reuniu e entendeu que o assunto permanece importante para o setor. Se-gundo o escritório contratado, a diretoria da Antaq reabriu o assunto em novo processo para análise. O escritório está acompanhando o andamento da discussão.

A revisão da Cláusula de Pesquisa e Desenvolvimento estabelecida na Resolução ANP nº 33/2005 e do Regula-mento Técnico ANP nº 5/2005 também teve a participação de profissionais do IBP, de modo a adequar a regula-mentação aos contratos vigentes e validando as diretrizes das Rodadas 11 e 12 e a partilha da produção para os contratos anteriores, além de fortalecer a ampliação do conteúdo local, estimulando a aplicação de recursos em micro, pequenas e médias empresas industriais e de serviços nacionais. Foram realizadas reuniões com a ANP e apresentou-se um parecer sobre o tema à Procuradoria Geral (PROGE). O IBP enviou suas considerações, após análise dos Comitês de Tecnologia e Jurídico. O IBP participou como expositor na audiência pública, destacando os pontos de impacto do setor.

Ação do IBP foi decisiva para evitar aumento de impostos

Page 17: Relatório de Atividades do IBP - 2014

A Secretaria de Exploração e

Produção participou das discussões na Comissão

de Trabalho da Câmara dos Deputados em torno do projeto de lei que prevê mudanças no turno de revezamento de funcionários submetidos a regime de embarque e confinamento. A tramitação da matéria está parada no Congresso.

A ANP solicitou ainda ao IBP suporte para a elabo-ração de um regulamento que estabeleça os proce-dimentos que as empresas operadoras devem se-guir para realizar o pedido de waiver. Um grupo de trabalho foi criado no IBP para debater o assunto sob duas perspectivas: auxiliar a agência na elabo-ração do regulamento e mapear o mercado de for-ma a destacar os segmentos em que os índices de conteúdo local exigidos são impossíveis de serem atingidos (waiver automático).

A área de E&P voltou sua atenção ainda para o projeto de Conteúdo Local Tecnológico (IND

P&G 84) – que propõe uma metodologia de ade-quação da atual regulação aplicada ao setor de Petróleo e Gás para que as atividades de enge-nharia, desenvolvimento tecnológico e inovação realizadas no país possam ser contabilizadas como Conteúdo Local na forma de bônus. Após um mapeamento de mecanismos de valorização à inovação tecnológica no Brasil, constatou-se que muitas políticas já existentes poderiam ser aplicadas ao setor de Petróleo e Gás. A proposta final está sendo elaborada pelo grupo de traba-lho e a expectativa é que o projeto se encerre no primeiro semestre de 2015.

Antonio Guimarães,Secretário Executivo de E&P

17RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 18: Relatório de Atividades do IBP - 2014

INFRAESTRUTURA PARA A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DE DERIVADOS

Page 19: Relatório de Atividades do IBP - 2014

A Gerência Executiva de Abastecimento, Petroquí-mica e Biocombustíveis contou com o apoio de suas comissões, no desenvolvimento de projetos, pare-ceres, estudos e participação técnica em eventos.

Refino e Petroquímica | GLP | Asfalto | Combustíveis e Biocom-

bustíveis | Lubrificantes | Laboratório | Logística de Distribuição

de Combustíveis | Portos e Terminais e Transporte Dutoviário.

Logística

O desafio de ajudar a prover o setor de óleo e gás de uma infraestrutura logística que acompanhe suas necessidades crescentes levou a Gerência Executiva de Abastecimento, Pe-troquímica e Biocombustíveis do IBP a concentrar esforços, em 2014, na elaboração de projetos de grande envergadura com foco no escoamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), na infraestrutura de portos e nas perspectivas para o trans-porte de derivados pelo modal dutoviário. A produção desse material pela recém-criada Gerência de Logística foi o maior avanço da área no ano passado. Todos os projetos conside-ram o cenário para os próximos 10 anos.

Esse trabalho reflete a urgência de se alavancar o percentual de investimentos em infraestrutura logística no Brasil, sendo forte a posição do IBP na defesa de uma política clara e um planejamento consistente que permitirá o desenvolvimento não somente do setor de combustíveis, mas da economia do país como um todo.

GLP

Um dos projetos citados, coordenado pela Comissão de GLP, avaliou a capacidade e a demanda das cadeias de suprimento atuais do GLP e identificou os gargalos na infraestrutura até 2024, dada a expectativa de au-mento da participação do energético na matriz ener-gética brasileira.

Além disso, foi promovido, em parceria com o Sindi-gás, um painel para discutir a minuta de Resolução que altera Critérios de Desconsideração de Reincidên-cia, utilizada para aplicação de penalidades previstas na Lei n. 9.847/99, com a participação da indústria, da academia e do governo. A citada Lei dispõe sobre a fiscalização das atividades relativas ao abastecimen-to nacional de combustíveis e de GLP - impõe, além de multas pecuniárias, outras sanções mais gravosas, como suspensão de atividades e até revogação de au-torização para o exercício da atividade.

19RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 20: Relatório de Atividades do IBP - 2014

Contribuindo com a regulamentação do segmento, foi encaminhado à apreciação da ANP o Regulamento Técnico de Terminais (RTT), que estabelece os requisi-tos essenciais e os padrões de segurança operacional para os terminais (dutos portuários, instalações ma-rítimas e terrestres). A proposta visa a proteção do público em geral e da força de trabalho da companhia operadora, bem como a proteção das instalações e do meio ambiente.

Para novos terminais e ampliações dos existentes, os requisitos do RTT são aplicáveis no projeto, na cons-trução, na montagem, na operação, na inspeção, na manutenção da integridade estrutural, na resposta às ocorrências e na desativação temporária e perma-nente de um terminal. Em relação aos terminais exis-tentes, é necessário que os requisitos do RTT sejam aplicáveis na operação, na inspeção, na manutenção da integridade física, na resposta a emergências e na sua desativação.

Lubrificantes e Lubrificação

Destaque nesta área foi o estudo para a revisão da Re-solução nº 22 da ANP, de 11/04/2014, que estabelece os critérios de obtenção do registro de graxas e óleos lubrificantes de uso veicular e industrial, bem como as responsabilidades e obrigações dos detentores de re-gistro, produtores e importadores.

Asfalto

Participação ativa na revisão e elaboração de novos projetos de norma para o segmento, na discussão de novas especificações de produtos e também na orga-nização de eventos técnicos, conforme relacionados no quadro a seguir.

Transporte Dutoviário

O aumento da demanda nacional de combustíveis ob-servado nos últimos anos foi item de grande relevância para a elaboração de um projeto, discutido no âmbito da Comissão de Transporte Dutoviário, visando identificar as oportunidades de construção de novos dutos para movi-mentação de derivados no país nos próximos 10 anos. As condições para que os investimentos propostos sejam realizados por empresas privadas e a proposição de no-vos modelos de negócios também foram consideradas.

Ainda nessa área e em parceria com a Gerência Exe-cutiva de Gás do IBP, foram enviados comentários ao processo de Consulta Pública do Plano Decenal de Ex-pansão da Malha de Trasporte Dutoviário (PEMAT), con-duzido pelo Ministério de Minas e Energia

Item permanente na pauta dessa Comissão, a Rio Pi-peline Conference foi foco da missão brasileira que participou da International Pipeline Conference and Ex-position, em Calgary, visando a continuidade do acor-do de cooperação técnica com a Divisão de Dutos da ASME – American Society of Mechanical Engineers, uma das organizadoras do evento, cujo apoio à Rio Pipeline acontece desde 2000.

Portos e Terminais

A atualização dos cálculos de movimentação de produtos e investimentos nos principais terminais portuários do país até 2025 foi outra atividade importante. A proposta de investimento para o segmento de R$ 3,1 bilhões visa a eliminação das restrições previstas ao aumento da movi-mentação de gasolina, diesel, querosene de aviação (QAV) e etanol, tanto na infraestrutura (píer e tancagem) como na integração com outros modais para acesso aos terminais.

Page 21: Relatório de Atividades do IBP - 2014

OS PRINCIPAIS EVENTOS DA GERÊNCIA DE ABASTECIMENTO, PETROQUÍMICA E BIOCOMBUSTÍVEIS

1) SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS (17-18 DE MARÇO DE 2014): Em parceria com o World Petroleum Council (WPC), o evento promoveu o debate sobre a im-portância dos biocombustíveis na matriz energética brasileira e mundial e sua interface com as indústrias de petróleo, automotiva, de aviação e alimentícia.

2) 10º FÓRUM DE DEBATES SOBRE QUALIDADE E USO DE COMBUSTÍVEIS (10 DE MAIO DE 2014): Cumpriu propósito de incentivar os debates sobre o mercado de combustíveis, levando-se em consideração aspectos de qualidade e tecnologia de produção dos deriva-dos do petróleo; oferta e demanda de combustíveis, logística de escoamento (destaque para a experiência da distribuição com os combustíveis de baixo teor de enxofre) e inter-face com o mercado de biocombustíveis.

3) 5º SEMINÁRIO DE LABORATÓRIO (6-7 DE MAIO DE 2014): Propiciou grande debate sobre inovações, aspectos técnico-científicos e de gestão dos laboratórios associados aos laboratórios da indústria de petróleo e seus derivados, petroquímica, gás natural e áreas afins, além de aprofundar a questão de qualificação profissional para esta atividade.

4) 21º ENCONTRO DE ASFALTO (12-14 DE MAIO DE 2014): O desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas aos ligantes asfálticos, misturas asfálticas e agregados; o esta-do da arte do dimensionamento de pavimentos flexíveis; o impacto da prática operacio-nal na qualidade dos revestimentos asfálticos, e reciclagem a quente e a frio foram foco deste evento.

5) WORKSHOP GT SMS – “ECONOMIA DE ENERGIA NA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA” (14 DE OUTUBRO DE 2014): Foram abordados temas como o uso de materiais alternativos e reciclados em pavimentação, emissões asfálticas na pavimentação, vantagens e desvan-tagens do asfalto borracha e economia de energia na pavimentação asfáltica.

6) 1º ENCONTRO TÉCNICO DE GLP: Apresentou o Gás LP como energia viável e o seu pa-pel diferencial no Programa Nacional de Etiquetagem de Edificação Eficiente, que indica o nível de eficiência energética em construções comerciais e residenciais. Criou um canal aberto de comunicação para ampliar o relacionamento técnico entre agentes reguladores, distribuidoras, consumidores, arquitetos e construtoras.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 21

Page 22: Relatório de Atividades do IBP - 2014

MAIS GÁS PARA A MATRIZ ENERGÉTICA Num momento em que o país debate novas fontes de energia, a re-boque da crise hídrica que compromete a operação dos reservatórios brasileiros e a produção das empresas geradoras, o trabalho da Ge-rência de Gás Natural do IBP foi marcado, em 2014, pela participação em consultas públicas e discussões de projetos de lei, audiências públicas e eventos sobre temas fundamentais do setor. A gerência participou dos estudos realizados pelo Conselho Consultivo para Polí-tica de Desenvolvimento do Gás Natural, apresentados no Seminário sobre Gás Natural do IBP, em junho, e expôs os primeiros resultados do Estudo sobre Ineficiências Tributárias na Cadeia de Valor do Gás e o Cenário de Oferta e Demanda de Gás no Brasil.

Page 23: Relatório de Atividades do IBP - 2014

novo regulamento de requalificação dos cilindros para armazenamento de GNV. Também foram analisadas regulamentações técnicas de com-ponentes para GNV, com o objetivo de aumentar a segurança de seu uso. O comitê acompanhou iniciativas do setor, como o uso de gás natural em veículos pesados e projetos de produção de gás natural em aterros sanitários e sua utilização como combustível veicular.

Além disso, contribuições ao Plano de Expansão da Malha de Transportes (PEMAT) foram entregues ao Mi-nistério de Minas e Energia (MME). A disponibilidade de infraestrutura de transporte é considerada peça im-portante pelo IBP para viabilizar a monetização do gás, sendo os gasodutos o principal meio utilizado para levar o combustível dos campos de produção aos consumi-dores. O Comitê do Gás Natural Veicular (GNV) enviou comentários às consultas públicas do Inmetro para um

Participação Ativa

O Conselho de Gás Natural teve pre-sença ativa nas consultas públicas de regulação da Lei nº 11.909, conhecida como a Lei do Gás, o arcabouço regula-tório para o transporte de gás, ativida-de estratégica para o desenvolvimento desse mercado. A lei foi publicada em 2009, após quase cinco anos de deba-

tes com todos os agentes do setor. Sua regulamentação, contudo, ainda está em processo de implementação.

O Conselho iniciou estudos para propor ajustes que tornem mais com-petitiva a geração térmica a gás natural, o que permitirá ampliar a par-ticipação dessa fonte na oferta de energia. O gás natural representa hoje mais de 13% da matriz energética brasileira, atendendo sobretu-do consumidores dos mercados veicular, industrial e termoelétricas.

O Conselho de Gás Natural, com apoio da Comissão de Comercializadores, enviou comentários à minuta do edital da ANP sobre chamada pública para contratação de transporte de gás no gasoduto Itaboraí-Guapimirim. Também foram encami-nhados comentários à consulta promovida pela Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro) sobre autoprodutores, autoimportadores e consumidores livres.

GERÊNCIA DE GÁS NATURAL CONTRIBUIU COM CONTEÚDO NA ELABORAÇÃO DE NOVO REGULAMENTO DE REQUALIFICA-ÇÃO DE CILINDROS DE GNV

23RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 24: Relatório de Atividades do IBP - 2014

AGENDA PRIORITÁRIA UM TERMÔMETRO PARA A INDÚSTRIANuma iniciativa inédita, o IBP lançou, em 2014, a Agenda Prioritária da Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis 2014-2015. O documento é resultado de um tra-balho intenso do instituto e aponta os desafios para garantir a competitividade do setor. Contempla as áreas estratégicas e fundamentais de Exploração e Produção (E&P), Abastecimento e Refino, Gás Natural e GLP, Tecnologia e Sustentabilidade.

A agenda traz um perfil do cenário mundial e nacional da indústria, detalha os desafios enfrentados pelo setor e apresenta propostas para manter a atratividade do país aos investimentos e o desenvolvimento de tecnologias de ponta. Durante o lançamento, na Rio Oil & Gas, em setembro, o presidente do IBP, João Carlos de Luca, ressaltou que a elaboração do documento foi cercada de cuidados. “Essa Agenda traduz o espírito do IBP: somos a casa da indústria de petróleo e gás, da busca pelo consenso e da conciliação.”

“A Agenda traduz o espírito do IBP”João Carlos de Luca, presidente do IBP

AGENDA PRIORI

TÁRIA

DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO, GÁS E BIOCOMBUSTÍVEIS

2014-2015

Page 25: Relatório de Atividades do IBP - 2014

O secretário-geral do IBP, Milton Costa Filho, destacou o papel do instituto como “um bom termômetro para saber o que está acontecendo na indústria do petróleo”. E acres-centou que a agenda ajuda a equacionar questões impor-tantes para aumentar a atratividade do Brasil na disputa global por investimentos.

Para o secretário executivo de Exploração e Produção (E&P), Antônio Guimarães, o IBP cumpriu uma impor-tante missão. “Acredito que, com o lançamento da agenda, o IBP cumpriu seu papel de jogar luz e trazer com clareza à sociedade as questões mais importantes para o setor”, frisou.

O documento de 33 páginas prega a necessidade de o país ter um calendário fixo de rodadas de licitação para E&P, aborda a evolução do modelo vigente de conteúdo local, defende a adequação da cláusula de pesquisa e desen-volvimento à atual, prega por aperfeiçoamentos no marco regulatório do pré-sal, licenciamento ambiental, segurança operacional e capacitação de mão de obra.

O IBP ressalta que a descoberta das reservas do pré-sal foi um marco crucial para consolidar a segurança energética do país, que possui um leque diversificado de fontes de energia. Mas alerta que essa disponibilidade de recursos necessita de um planejamento contínuo e uma infraestru-tura adequada para o desenvolvimento de uma indústria sólida, competitiva e sustentável.

A Agenda inclui os avanços do setor, em especial das áreas de Exploração e Produção, que têm investido cerca de R$ 77 bilhões anuais, num movimento com consequências diretas na geração de empregos, na descoberta de novas tecnologias e na demanda de bens e serviços de forne-cedores nacionais. Para o IBP, contudo, a manutenção de

investimentos está diretamente relacionada à realização periódica das rodadas de licitações da ANP. A adoção de um calendário de longo prazo, contínuo e transparente dos leilões é hoje um dos principais pleitos do IBP.

O texto da Agenda reforça que, em uma indústria de ca-pital intensivo e de prazos longos, como é o caso do se-tor de petróleo e gás, a segurança jurídica, a estabilidade regulatória e a previsibilidade das regras são elementos essenciais para garantir o fluxo de investimentos e a ma-nutenção de projetos. Além disso, defende a revisão das regras do modelo de partilha e propõe a atuação de múl-tiplos operadores.

A Agenda alerta que os recursos financeiros da cláusula de P&D da ANP poderiam apresentar resultados mais efi-cientes se fossem também disponibilizados para o desen-volvimento e inovação da cadeia de bens e serviços, e não somente para as universidades.

Por entender que as lacunas de mão de obra no setor são uma preocupação atual que afeta não só o Brasil, mas a indústria no mundo, a Agenda cobra uma política integrada de governo para melhorar a qualidade do en-sino básico, profissionalizante e universitário. No docu-mento, o IBP defende a necessidade de aprimoramento do licenciamento ambiental.

Em relação ao Abastecimento, prega pela construção e modernização de refinarias no Brasil e o estabelecimen-to de políticas e a liberação dos preços dos combustíveis de modo a viabilizar os investimentos. A Agenda chama a atenção para as dificuldades que a indústria de etanol vem enfrentando pela perda de competitividade frente à ga-solina em decorrência da política de preços adotada pelo governo federal.

A Agenda inclui os avanços do setor, em especial das áreas de Exploração e Produção, que têm investido cerca de R$ 77 bilhões anuais

25RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 26: Relatório de Atividades do IBP - 2014

NOVA GERÊNCIA AMPLIA E FORTALECE O TRABALHO CORPORATIVO

Page 27: Relatório de Atividades do IBP - 2014

A área de planejamento foi criada em julho, para dotar o IBP das ferramentas e da agilidade necessárias para apoiar as demais áreas da organização na execução de seus portfólios.

Coordenado pela Gerência Executiva, o IBP montou seu plano de atividades para 2015, onde foram apresenta-dos os conceitos e diretrizes para o desenvolvimento do planejamento de cada área. O processo de fechamen-to das atividades para o próximo ano foi realizado em dezembro, durante um workshop de imersão com os gerentes e coordenadores.

Outra medida importante dentro da Gerência Executiva foi a unificação das gerências Financeira e Contábil sob o guarda-chuva da Gerência de Controladoria, para uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros. Em pa-

ralelo, está em andamento a implantação de uma nova ferramenta para controle e monitoramento das ativida-des alinhadas ao plano estratégico do IBP e à Agenda Prioritária do setor. Para atender ao aumento dessas demandas, a Gerência de Tecnologia da Informação am-pliou o quadro de pessoal e investiu e investiu na aqui-sição de novos equipamentos.

A Coordenadoria Jurídica foi outra novidade no Institu-to. O IBP mantém agora um advogado em seu quadro de colaboradores, a fim de melhor gerenciar todos os assuntos que demandam análise jurídica. O ganho foi percebido de imediato, com a elaboração de mais de 60 novos contratos em apenas 5 meses, absorvendo inclu-sive parte do serviço prestado até então por escritórios terceirizados, de forma a possibilitar uma economia sig-nificativa de honorários.

Fortalecer financeira e administrativamente as atividades do IBP foi a meta da Gerên-cia Executiva Corporativa em 2014, que, para tanto, revisou sua estrutura e promoveu a contratação de novos profissionais e a criação de novas gerências: a de Planeja-mento e a de Controladoria.

27RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 28: Relatório de Atividades do IBP - 2014

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Page 29: Relatório de Atividades do IBP - 2014

A criação da Gerência Executiva de Gestão do Conhecimento partiu de um trabalho cri-terioso e amplo de busca das melhores experiências na área, aplicadas por grandes em-presas de diversos segmentos da economia. O diagnóstico dessas práticas de excelência tem o objetivo de conduzir o IBP a um desempenho superior na gestão de seu conteúdo, produzido por colaboradores das mais diversas atribuições, sejam diretores, conselheiros, gerentes, membros de comissões técnicas ou colaboradores em eventos do instituto.

A partir desse trabalho, em 2014 a gerência já deu início ao diagnóstico do conteúdo produzido pelo IBP e à pes-quisa das plataformas e processos que serão usados para melhor capturar e disponibilizar toda esta gama de informações relevantes.

Essa nova estrutura colocou sob o mesmo guarda-chuva as gerências de Tecnologia e Inovação, de Normalização, de Certificação e de Análise Econômica e o Centro de Informação e Documentação Hélio Beltrão (CID). Novos colaborado-res foram incorporados a essa estrutura, que também passou por mudanças em seus planos de trabalho e recebeu investimentos em treinamento para adequação às novas estratégias do IBP.

29RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 30: Relatório de Atividades do IBP - 2014

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO

CONHECIMENTO NA CAPTAÇÃO DE CONTEÚDO

INVESTIMENTO EM CERTIFICAÇÃO GEROU ECONOMIA DE US$ 928 MILHÕES AO PAÍS

CERTIFICAÇÕES POR CATEGORIA DE ATUAÇÃO

PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL

Único foro autorizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a elaborar Normas Técnicas para o segmento de petróleo e gás no Brasil, a Ge-rência de Normalização desenvolveu 76 projetos em 2014, o que resultou na publicação de 24 normas técnicas ao longo do ano, envolvendo o trabalho de 11 Comissões de Estudo.

IBP PUBLICOU 24 NORMAS TÉCNICAS DURANTE O ANO

A ativa atuação do IBP nesse setor assegura aos projetos as características desejáveis de qualidade, segurança, confiabilidade e eficiência para produtos e serviços do setor de petróleo e gás natural, além de ser estratégica para contornar barreiras técnicas e comerciais nos acordos de petróleo e gás.

As atividades da Gerência de Normalização na elaboração das regras que orientam o setor também se traduziram na emissão de 77 votos brasileiros para projetos de normas interna-cionais sobre petróleo, derivados e biocombustíveis. Com isso, o IBP participou da aprovação de 10 normas internacionais, sendo duas delas elaboradas pelo próprio IBP, um feito inédito. Também pela primeira vez, o IBP terá um representante na Secretaria Técnica do ISO/TC28, em parceria com a Holanda – que assumiu a coordenadoria e a secretaria da Organização.

Responsável pelas auditorias de Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE), a Gerência de Certificação acelerou o passo em 2014 e realizou 68 auditorias SPIE – 8% a mais do que o previsto para o ano. As auditorias SPIE elevam em cerca de 1,4% ao ano a produtividade do setor de petróleo, e a estimativa é a de que tenham aju-dado a economizar cerca de US$ 928 milhões ao país.

O destaque do trabalho da gerência foi a entrada no processo de auditorias das primeiras unidades estrangeiras operando na Bacia de Santos. As auditorias de SPIE permitem que as unidades de exploração e produção, refina-rias, petroquímicas e terminais operem por mais tempo, sem necessidade de paradas gerais de manutenção, mas mantendo os níveis de segurança fundamentais para o setor.

E&P

REFINO

PETROQUÍMICA

QUÍMICA

FERTILIZANTES

TRANSPORTE

14

13

17

03

04

09

SPIETotal 60

10 NORMASINTERNACIONAIS

Page 31: Relatório de Atividades do IBP - 2014

INFORMAÇÃO A SERVIÇO DA INDÚSTRIA

O DEBATE SOBRE P&D

IMPACTOS ECONÔMICOS DA RIO OIL & GAS

Uma vasta biblioteca com 26.919 títulos técnicos, entre estudos, teses, dis-sertações, livros e periódicos, disponíveis tanto em versão impressa como digital. O Centro de Informação e Documentação Hélio Beltrão (CID), do IBP, atravessou 2014 acelerando o processo de incorporação de novos itens bi-bliográficos ao acervo de seu portal de consulta digital. Foram indexados no período 3.527 novos títulos no suporte digital, que podem ser acessados remotamente por qualquer interessado, e o conteúdo livre de limitações de direito autoral permite o download na íntegra.

A Gerência de Análise Econômica assumiu a tarefa de elaborar e disponibilizar estatísticas e estudos econômicos que ajudam a orientar o mercado de óleo e gás. Os textos e análises são feitos com recursos próprios e expertise de consultores renomados. Esse papel foi aprimorado em 2014 com novas parcerias com universidades e consultorias.

Um dos trabalhos foi o estudo sobre os impactos econômicos da Rio Oil & Gas no Rio de Janeiro. A pesquisa obteve resultados reveladores, como o fato de que apenas no Rio o evento gera R$ 200 milhões para o PIB da cidade e 4.250 postos de trabalho.

A Gerência de Tecnologia e Inovação deu início ao tra-balho de analise da proposta de reformulação do Re-gulamento ANP nº 05/2005, o qual define as diretrizes para aplicação de recursos pelas empresas concessio-nárias em trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O IBP defende mudanças na regulamenta-ção e, em 2014, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natual e Biocombustíveis (ANP) realizou uma consulta pública sobre o tema. No encontro, o Comitê de Tecno-logia e Inovação apresentou 176 sugestões e comen-tários à ANP, espelhando as propostas do setor.

O Programa de Inovação para Conteúdo Local, feito em parceria com as principais empresas de explora-ção e produção atuantes no Brasil, iniciou os estudos técnicos do projeto-piloto de produção nacional de guindaste offshore. Voltado para o desenvolvimento de fornecedores nacionais, o programa espera ampliar o conteúdo local dos projetos em bases competitivas e sustentáveis, ao mesmo tempo que contribui para

que fornecedores brasileiros alcancem níveis interna-cionais de qualidade em seus produtos e serviços.

O estudo do estado da arte da nanotecnologia no setor levou a gerência a colaborar com a organização do pai-nel “Nanotecnologia aplicada às atividades de E&P”, na Rio Oil & Gas 2014. A gerência coordenou também os preparativos para a 3ª edição do Congresso Brasileiro de CO2 na Indústria do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, que será realizado em abril deste ano.

Contribuindo para a solução dos desafios de TI no se-tor de petróleo e gás, a Comissão de Tecnologia da Informação entrou no debate sobre o Big Data, os sistemas que concentram dados de empresas na “nu-vem” da rede mundial de computadores. A comissão estudou os desafios de como administrar esses con-teúdos e garantir a segurança do acesso, tema central do painel “Experiências de Big Data na Indústria de Petróleo e Gás” durante a Rio Oil & Gas.

31RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 32: Relatório de Atividades do IBP - 2014

Boa parte desses trabalhos está disponível no site do IBP, alguns com possibilidade de download. A íntegra dos documen-tos também pode ser solicitada ao Centro de Informação e Documentação (CID) do instituto.

Criado para estimular a formação de profissionais com especialização em petróleo e gás e a elaboração de pesquisas e trabalhos acadêmicos que contribuam para o desenvolvimento do setor, o Programa IBP de Bolsas de Mestrado bateu, em 2014, a marca de 51 bolsas desde a criação do projeto há sete anos, e envolveu 14 universidades de 10 estados do país. Os pesquisadores foram selecionados a partir das propostas de estudos para a criação de novos equipamentos, rotinas de trabalho, serviços e normas de regulação.

ESTÍMULO À FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

Page 33: Relatório de Atividades do IBP - 2014

O Programa não se limita às bolsas. Em março de 2014, realizou a 3ª edição do encontro com a participação de bolsistas, professores coor-denadores e profissionais da indústria de petróleo e gás. Na ocasião, os mestrandos apresentaram as dissertações em desenvolvimento para os membros de Comissões e Grupos Técnicos do IBP, visando aprimorar o conteúdo final.

Um dos destaques foi a apresentação do ex-bolsista João Ricardo Castro Melo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele venceu o Prêmio Student Paper Contest, da Rio Pipeline Conference & Exposition 2013, com o trabalho sobre um equipamento de inspeção de dutos com uso de sensor ótico a laser. O disposi-tivo mapeia as falhas do sistema de operação de dutos a partir de uma tecnologia mais avançada, minimizando eventuais erros de inspeção.

| UFRJ 10 | USP 2 | UNIFACS 2 | UFSC 9 | PUC-RIO 3 | UFTPR 3 | UNIFEI 2 | UFPR 1 | UFCG 5 | UFPE 1 | UFRN 7 | | UERJ 3 | UFBA 1 | UFRGS 2 |

NÚMERO DE BOLSAS POR UNIVERSIDADE

Rio de Janeiro 16 bolsas

Minas Gerais 2 bolsas

Bahia 3 bolsas

Pernambuco 1 bolsaParaíba 5 bolsasRio Grande do Norte 7 bolsas

São Paulo 2 bolsas

Paraná 4 bolsas

Santa Catarina 9 bolsas

Rio Grande do Sul 2 bolsas

NÚMERO DE BOLSAS POR ESTADO

51 BOLSAS DE MESTRADO FORAM DISTRIBUÍDAS PELO IBP EM SETE ANOS DO PROGRAMA

33RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 34: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMUNICAR MAIS E MELHOR: REFORÇO PARA A IMAGEM E A REPUTAÇÃO DO IBPCOMUNICANDO MAIS E MELHOR

Page 35: Relatório de Atividades do IBP - 2014

Na busca deste alinhamento, cinco áreas ficaram sob este guarda-chuva: Assessoria de Imprensa, Co-municação e Marketing, Gestão do Relacionamento, Relações Externas e Sustentabilidade. E, em 2014, o grande desafio foi reforçar, treinar e integrar esta nova equipe. Desenvolver o planejamento estratégico da área e lançar seus pilares, com o desenvolvimento de mapeamentos, pesquisas e diagnósticos, além de dar todo o apoio aos projetos já em execução, demandou criatividade da equipe.

Dentro deste contexto, a área de Assessoria de Impren-sa, que já era responsável por todo o relacionamento

com a imprensa e o desenvolvimento de publicações, assumiu também a responsabilidade pela comunica-ção digital e iniciou o desenvolvimento do novo portal IBP, que está sendo desenvolvido em fases, com as ferramentas mais modernas de usabilidade.

A área de Comunicação e Marketing se voltou à ta-refa de pensar de maneira aprofundada a marca IBP, seus atributos e posicionamento. Um novo estudo de identidade visual foi desenvolvido, inclusive re-forçando o conceito de casa da indústria. As bases para a revisão nas marcas de eventos também fo-ram traçadas/definidas.

Criada oficialmente em julho, a Gerência Exe-cutiva de Relações Institucionais foi pensada para desenvolver e implementar estratégias e planos de comunicação, marketing e de rela-cionamento, alinhado aos novos objetivos do IBP e aos seus diversos públicos. A meta era clara: reforçar, por meio de uma comunicação efetiva e ampla, com o uso de ferramentas mo-dernas de comunicação e melhores práticas, o posicionamento do IBP como a casa da nos-sa indústria, além de ressaltar seu valor como um celeiro de conhecimento, representação e relacionamento, através do engajamento com seus stakeholders e posicionamentos.

35RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 36: Relatório de Atividades do IBP - 2014

O pontapé inicial na Gestão do Relacionamento foi dado, com o diagnóstico da base de contatos do IBP e a aplica-ção de uma pesquisa de opinião para entender um pouco mais o público de interesse, que inclui empresas asso-ciadas, governo, estudantes e professores, entre outros. Com posse destas informações, iniciou-se o desenvolvi-mento de um sistema que gerenciará esta base e que futuramente servirá de input para um CRM. O principal objetivo deste projeto é prestar um atendimento mais eficaz aos associados.

Além desta ação, e por entender que uma relação mais próxima com entes e órgãos governamentais é funda-mental para endereçar as necessidades da indústria, a área de Relações Externas focou no desenvolvimento de engajamento com seus stakeholders, a fim de trazer mais para perto das discussões propostas pelo IBP as autoridades e figuras públicas que atuam diretamente ou interferem de alguma forma nas decisões da indústria.

No âmbito da Sustentabilidade, com apoio das Comissões de Responsabilida-de Social e Sustentabilidade, 2014 des-tacou-se principalmente pelos eventos coordenados pela área, que deram o tom do caminho que o IBP está traçando.

Arena de Responsabilidade Social na Rio Oil & Gas

O ano de 2014 também foi marcado pela volta da Arena de Responsabilidade Social à Rio Oil & Gas. Com o ob-jetivo de mostrar os resultados que o investimento so-cial estratégico do setor gerou, 12 empresas aceitaram o desafio e indicaram 14 organizações do terceiro setor, apoiadas por elas, para expor seus trabalhos.

Fez parte também da Arena de Responsabilidade Social a discussão sobre a construção do legado tecnológico e de formação de novos profissionais pelo setor de petróleo e gás brasileiro. Cerca de 200 técnicos, gerentes, executi-vos, acadêmicos e representantes de órgãos de governo participaram. Dos debates, chegou-se ao consenso de que já existe uma base sólida no país, tanto em termos de infraestrutura como de profissionais capacitados, em condições de fomentar os avanços tecnológicos e de ino-vação requeridos pela indústria e pela sociedade.

1º Fórum Latino-Americano sobre GRC

O 1º Fórum Latino-Americano sobre Governança, Riscos e Compliance do Setor de Petróleo e Gás foi realizada em parceria com a ARPEL, em novembro, e contou com aproximadamente 300 participantes, sendo 40% estran-geiros. Os variados tipos de riscos a que estão subme-tidas às atividades da indústria de petróleo e gás foram abordados no fórum. E os debates comprovaram que, apesar dos mecanismos, técnicas avançadas e boas práticas adotadas para o gerenciamento de riscos, esta ainda é uma área que tem peso relevante na análise do mercado de investimentos e, por isso, requer novos avanços, como a integração com as áreas de governan-ça e de compliance.

Projetos na área ambiental

Outros projetos importantes, focados na área de explora-ção e produção, foram o desenvolvimento e lançamento do Manual de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que é uma importante ferramenta para as bases de operadoras com atividades offshore, assim como o Portal do PEA-BC (Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos), que teve grande colaboração do IBP e congrega as ações dos projetos na região, disseminando conhecimento e compartilhando as melhores práticas.

Arena de Responsabilidade Social na Rio Oil & Gas

Page 37: Relatório de Atividades do IBP - 2014

Público Jovem

O IBP entende que, para alcançar a Visão 2020, precisará contar com a força do jovem profissional – atrair e engajar jovens para a indústria de petróleo e gás nacional está entre os temas prioritários. E, investindo/apostando nisso, o Ins-tituto se candidatou e será a sede do WPC Youth Forum 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro. Trata-se de um evento itinerante do World Petroleum Council (WPC) voltado aos jovens profissionais de petróleo e gás e à atração de novos talentos para o setor. Sua governança ficará sob a responsabilidade da Gerência Executiva de Relações Institucionais e contará com o apoio do Comitê Jovem.

O Comitê Jovem apoia ainda a organização do projeto Profissional do Futuro. Realizado junto com os eventos promovi-dos pelo IBP para mais de 500 participantes, o programa consiste em criar um espaço exclusivo para os jovens estudan-tes com uma agenda diária de palestras com profissionais do mercado. A ideia é aproximar as duas pontas da cadeia produtiva, pavimentando o caminho dos novos profissionais até a indústria e ao mesmo tempo facilitando às empresas a busca por novos profissionais em potencial.

Formado por profissionais voluntários de empresas associadas que, entre outras iniciativas, se dedicaram, no final do ano passado, à organização do Seminário de Jovens Lideranças, trazendo grandes executivos do setor e empreendedo-res para compartilhar suas experiências com estu-dantes universitários.

1º Fórum Latino-Americano sobre GRC

Page 38: Relatório de Atividades do IBP - 2014

A nova Gerência de Projetos Educa-cionais do IBP representa uma mu-dança estratégica na atuação do instituto voltada para a capacitação profissional, ampliando o enfoque do trabalho da área de treinamen-tos e cursos. Auxiliar a indústria de óleo e gás na qualificação de seus profissionais – área sensível e fun-damental para vencer os desafios operacionais do setor – sempre foi uma meta do IBP. O instituto quer avançar ainda mais e, em 2014, co-meçou a fazer parcerias com uni-versidades e instituições voltadas à capacitação profissional no Brasil e no mundo, bem como a desen-volver sua plataforma de ensino, com o objetivo de trazer para o IBP o estado da arte do conhecimento, oferecendo ao associado e cliente o que há de mais moderno em meto-dologias de ensino.

REFERÊNCIA EM CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Page 39: Relatório de Atividades do IBP - 2014

Nessa direção, fechou parceria com o Instituto Francês do Petróleo (IFP), mundialmente reco-nhecido pela competência na área de treina-mentos em petróleo e gás. A modelagem dos novos produtos educacionais está sendo defi-nida, mas a intenção é a de oferecer cursos de qualificação tanto com especialistas franceses no Brasil como em programas de imersão no instituto francês. Com isso, as empresas dimi-nuirão significativamente seus custos em trei-namento, já que não necessitarão enviar seus funcionários a outros países para serem treina-dos em temas específicos. O IBP está cada vez mais preparado para oferecer qualquer tipo de curso, inclusive in company, para a indústria.

O IBP está desenvolvendo um projeto de educa-ção à distância para criar um centro de excelên-cia em educação no qual o conteúdo dos cursos – como videoaulas, chats, avaliações e simulações – seja acessado com facilidade por estudantes e profissionais do setor a qualquer momento ou de qualquer lugar, pela internet.

Em 2014, a Gerência de Projetos Educacionais realizou ainda um total de 47 cursos, incluindo os de extensão, dos quais participa-ram 1.047 profissionais.

Mais de 1.000 profissionais participaram dos cursos em 2014

39RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 40: Relatório de Atividades do IBP - 2014
Page 41: Relatório de Atividades do IBP - 2014

Profissionais do mercado, órgãos gover-namentais, representantes da indústria e estudantes – num total de mais de 60 mil pessoas de 31 países – participaram dos 11 eventos realizados em 2014 pelo IBP, sob a coordenação da Gerência Executiva de Eventos.

A gerência, além de responsável por toda a infraestrutura, montagem, logística e cerimonial dos eventos externos, incorporou, em 2014, a organização de todos os eventos internos e de pequeno porte realizados nas instalações do IBP.

Dentre os eventos mais relevantes realizados pelo IBP em 2014, a Rio Oil & Gas foi com certeza o grande destaque do ano – veja os detalhes na página 45.

60 mil participantes

31 países

11 eventos

41RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

ONDE O MERCADO SE REÚNE

Page 42: Relatório de Atividades do IBP - 2014

Abril Santos Offshore

Principal encontro de negócios da Bacia de Santos, levou para a Baixada Santista a discussão sobre os aspectos técnicos, comerciais e executivos do segmento offshore, com foco especial nos fornecedores e empresas que atuam na região. O IBP respondeu pela programação da con-ferência, que reuniu 20% de participantes a mais do que a edição de 2012. O evento também atraiu 18.618 compradores e gerou expectativa de R$ 114,5 milhões com a rodada de negócios.

Junho Seminário sobre Gás Natural

Os temas de maior prioridade na agenda do setor de gás fo-ram abordados na 15ª edição do Seminário sobre Gás Natural. O evento discutiu a oferta e demanda de gás, perspectivas para o gás natural nos leilões de exploração e produção, geração térmi-ca e desafios para o fomento do setor.

EVENTOS

INTERNACIONAIS O IBP coordenou a organização do Pavilhão Brasil na Offshore Technology Con-ference (OTC), em Houston, com a presença de 50 empresas fornecedoras e enti-dades do setor, além da participação institucional no 21th World Petroleum Con-gress (WPC), em Moscou.

Maio Encontro de Asfalto

Referência para os profissionais da área, o tradicional encontro reuniu cerca de 200 congressistas em sua 21ª edição. Apresen-tou uma programação abrangente, com trabalhos técnicos, pa-lestras e mesas-redondas sobre as novas tecnologias em pa-vimentação asfáltica, além da experiência de outros países no segmento.

Subsea Forum Rio – Fórum de Tecnologias Submarinas

O forte crescimento das atividades subsea no Brasil impulsio-nou a 2ª edição do evento, que registrou a presença de mais de 300 congressistas de oito países e abordou temas ligados ao processamento de petróleo offshore, como sistemas de produ-

ção, extensão do ciclo de vida dos equipamentos, dutos e linhas de produção.

Page 43: Relatório de Atividades do IBP - 2014

O IBP e o Comitê Brasileiro do World Energy Council (WEC) organizaram uma campanha para sediar o Congresso Mun-dial de Energia, em 2019, no Rio de Janeiro. A campanha teve o apoio de autoridades federais e estaduais, entre elas o Ministério de Minas e Energia, o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Riotur e a Rio Negócios, além do patrocínio de 18 empresas e entidades da área energética. A votação para a escolha da cidade sede em 2019 aconte-ceu em Cartagena, na Colômbia, em outubro, durante a Assembleia Executiva Anual do WEC, com a participação de 74 países membros da entidade. A cidade de Abu Dhabi foi a vencedora do pleito.

Para ver o calendário completo dos eventos realizados em 2014, acesse www.ibp.org.br.

Novembro Fórum Latino-Americano de Governança, Risco e Com-pliance do Setor de Petróleo e Gás (GRC 2014)

Em sua 1ª edição, o evento reforçou as expectativas do IBP em relação ao tema e trouxe importantes especialistas para debater sobre as práticas de combate à corrupção no setor de petróleo e gás; os riscos operacionais, econômicos, regulatórios, sociais, ambientais e corporativos; os princípios e práticas de gover-nança corporativa e os modelos de governança, risco e com-pliance (conformidade).

Brazil Onshore

A produção de petróleo em terra (onshore) também mereceu destaque, e a realização do Brazil Onshore, em Natal, fechou o calendário de eventos do ano. Principal encontro brasileiro do segmento, a feira e o congresso reuniram mais de 1.500 participantes e 100 empresas expositoras. Uma

novidade na edição deste ano foi a Rodada de Negócios.

43RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 44: Relatório de Atividades do IBP - 2014

O MAIOR ENCONTRO DA INDÚSTRIA

Page 45: Relatório de Atividades do IBP - 2014

A 17ª edição da Rio Oil & Gas Expo and Con-ference levou 47 mil pessoas ao Riocentro para conhecer as novidades apresentadas por 1,1 mil empresas de 14 países. Como saldo, o evento deixou uma perspectiva de negócios da ordem de R$ 164 milhões para os próximos 12 meses.

NEGÓCIOS DA

ORDEM DE

R$ 164 MILHÕESRealizada há mais de 30 anos, a Rio Oil & Gas está consolidada como um dos maiores eventos promovidos pelo IBP no mundo. No ano passado, o tema foi “Novo Cená-rio Geopolítico: Superando os Desafios”. As transformações na produção energética mundial, provocadas por fatores como o crescimento da produção de recursos não convencionais e a abertura de novos mercados, foram os temas que centralizaram as atenções nas palestras e painéis. A competitividade da indústria de óleo e gás no Brasil, o uso de novas tecnologias na exploração em águas profundas, a consolidação do modelo de partilha do pré-sal e a importância do gás natural na matriz energética brasileira permearam os debates.

As propostas levadas à Rodada de Negócios, ambiente tradicionalmente criado no evento pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e pelo Sebrae para fomentar novas parcerias, somaram um montante de recursos superior a todas as de-mais edições da Rio Oil & Gas. Durante dois dias, foram realizadas 828 reuniões com 176 fornecedores e 37 empresas-âncora.

RODADA DE NEGÓCIOS

45RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 46: Relatório de Atividades do IBP - 2014

3,8 mil congressistas

31 países

Recorde na participação de estrangeiros.

Ao todo, foram realizados 18 painéis, 10 sessões especiais, cinco conferências plenárias e quatro

almoços-palestras, com executivos de grandes em-presas. E apresentados 652 trabalhos técnicos. A Con-

ferência registrou a presença de 3,8 mil congressistas de 31 países – um recorde na participação de estrangeiros.

O IBP inovou em sua presença e revisou a presença de sua marca e sua participação institucional, criando uma nova iden-

tidade visual e um lounge para receber os participantes da feira.

O evento deixou ainda um legado positivo para a economia do Rio de Janeiro, uma vez que a ocupação dos hotéis na cidade saltou de 30%

para 86% no período. Estudo encomendado pelo IBP mostrou que o PIB do estado teve um incremento de R$ 200 milhões impulsionado pelo evento.

O resultado de mídia da Rio Oil & Gas também foi expressivo. O evento tri-plicou sua exposição, com 1.355 publicações, correspondentes a um retorno

comercial de mais de R$ 4,5 milhões, em parte incentivada pelo lançamento da Agenda da Indústria do Petróleo, Gás e Biocombustíveis durante o evento.

No âmbito da Sustentabilidade, a Rio Oil & Gas foi marcada pela retomada da Arena de Responsabilidade Social. O espaço abrigou uma mostra com o

trabalho de 14 ONGs que atuam em projetos sociais ligados à indústria e tam-bém serviu de base para o Fórum de Sustentabilidade, que discutiu os legados tecnológicos e de formação de novos profissionais.

O PIB do Estado teve um incremento de R$ 200 milhões impulsionado pelo evento

Page 47: Relatório de Atividades do IBP - 2014

A Rio Oil & Gas Expo and Conference 2014 bateu recorde de inscritos no Programa Profissional do Futuro. Cerca de 3 mil jovens universitários de 37 cursos e 45 universidades do país participaram da 17ª edição do evento. Levados ao Riocentro por aproximadamente 500 professores, os gru-pos de alunos participaram das palestras e de-bates entre executivos e empresários do setor e puderam realizar visitas guiadas aos estandes de expositores. Criado em 2002, o programa bus-ca estimular a integração entre estudantes e o mercado de óleo e gás.

Visitantes: 47 mil

Congressistas: 3.800, de 31 países

Empresas expositoras: 1.100

14 pavilhões internacionais

Retorno de mídia R$ 4,5 milhões

Volume de negócios R$ 164 milhões

Número de reuniões da Rodada de Negócios 828

Empresas-âncora participantes: 37

Fornecedores: 176

47RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Page 48: Relatório de Atividades do IBP - 2014

Coletiva Agenda Prioritária

OTC Houston Pavilhão Brasil

Sede do IBP

O IBP em imagens

Page 49: Relatório de Atividades do IBP - 2014

49RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Seminário Gás Natural

Palestra Gerência RH

21º Encontro Asfalto

Rio Oil & Gas - Inauguração

Rio Oil & Gas - Profissional do Futuro

Page 50: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COLABORADORES IBP 2014

• Adriana Gomes dos Santos• Adriene Cassar Kfuri• Alessandro da Silva Chaves• Aline Nicacio de Carvalho• Aline Ribeiro Barbosa• Almir Zanini Junior• Ana Claudia Ferreira Da Costa• Ana Cristina Pimenta Vidal• Ana Maria Guedes• Ana Paula Cordeiro• Ana Paula Iorio dos Santos• Breno Gomes de Oliveira Souza• Carla Pereira Imbroisi• Carlos Alberto de Souza Rezende• Carlos Augusto dos Santos Victal• Carlos Henrique Abreu Mendes• Caroline Barbosa Ramos de Alencar• Caroline Ferreira Calvert• Cassius Cleber de Cerqueira• Cleber De Arruda Araripe• Cristiane Alves de Lima Gomes• Dafne Valle de Mattos• Daniel Wagner Fonteles Alves• Daniela Bittencourt Vasconcelos• Deolinda dos Prazeres Goncalves• Dione dos Santos Oliveira• Edgar Rubem Pereira Da Silva• Ernani Filgueiras de Carvalho• Evandro Pires de Oliveira• Ezoneth Gomes de Souza• Fábio Pereira Dantas• Felipe Augusto Dias• Felipe Soares da Silva• Felipe Viveiros Montenegro• Fernanda da Silva Santiago• Fernanda de Matos Coimbra• Fernanda Martins Moreira• Fernando Porto Dantas• Francisco Ebeling Barros

• Getulio da Silveira Leite• Gisele Helena Assumpcao Pereir• Gleisilaine Souza Martins• Glicia Silva Gomes• Guilherme Lieberenz Falleiros

Mariante• Guilherme Tanus Luz• Gustavo Fernandes Bittencourt• Haydee Maria Correia da Silveira

Batista• Ilana Fogel Homburger• Ingrid Pereira de Andrade• Isadora Bini Dahoui• Ivone Maria Goulart Pereira• João Alberto Capanema Mansur• Joao Batista S Franco• Jorge Paulo Delmonte• Jose Romeu Dantas• Lays Torquilho dos Santos• Leila da Silva Duarte• Leila Maron Srur• Leonardo de Oliveira Conceição• Leonardo Duarte Silva• Leonardo Lima de Oliveira• Lidia Maria da Silva Bairros• Louise dos Reis Melo• Luciana Dolores Santos Melo• Luciano Bezerra de Figueiredo• Luiz Antonio Moschini de Souza• Marcia Aparecida Sgarbi• Marcia dos Santos Diniz• Marcus Teixeira Baldanza• Maria Augusta Roberto Braga

Nogueira• Maria Natalia de Andrade Veras• Mariana Francelino E Silva• Marlis de Melo Silva• Matias de Oliveira Lopes• Mauricio Bove• Mayara Helena Fonseca dos Santos

• Meike Thrum• Melissa De Moura Fernandez• Milton Costa Filho• Nathália Geronazzo Franco• Nelson Vasconcelos da Silva• Nilda Moura Mota• Nilda Ribeiro Mamede• Nina Silva Fernandez Y Fernandez• Núbia de Lima Melo• Patricia da Luz Silva• Patricia de Souza Scott• Pedro Alem Filho• Rafael Cesar• Rafael Ramos Rondinelli• Raimar Van Den Bylaardt• Raphael Gomes de Oliveira• Raphael Leal da Silva• Raphael Maria Dias da Costa• Raquel Barbosa de Barros• Rachel Pinto Moniz• Renan de Oliveira e Silva• Renata Guedes da Silva• Renata Pereira Gonçalves Ribeiro• Ricardo de Souza Lopes Cognac• Robson Santos Miranda• Rosa Maria Duarte de Farias• Rosana Cristina Oliveira Lima• Rosangela Nucara• Rossane Sander• Sergio Carvalho Martins• Sergio Murilo da Silva• Sidney Ceciliano Ismael• Sonia Aparecida Fraga• Tatiana Alves de Medeiros• Tatiana de Aguiar Campos• Thamires dos Santos de

Vasconcellos• Valeria Vianna da Cunha• Vanessa Santos Mello• Viviane Ferreira Vargas De Almeida

Page 51: Relatório de Atividades do IBP - 2014

51RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

• ABDIB - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA E INDÚSTRIAS DE BASE

• BRASKEM S.A.• CHEVRON BRASIL PETRÓLEO LTDA• COMPANHIA ULTRAGAZ S.A.• IPIRANGA PRODUTOS DE PETRÓLEO S.A.• PETROBRAS - PETRÓLEO BRASILEIRO S.A.• PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A.• QUEIROZ GALVÃO EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO S.A.• RAIZEN COMBUSTÍVEIS• REPSOL SINOPEC BRASIL S.A.• SHELL BRASIL PETRÓLEO LTDA• SUPERGASBRAS ENERGIA LTDA

• ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA QUÍMICA - ABIQUIM

• CÂMARA DE COMÉRCIO AMERICANA PARA O BRASIL - AMCHAM

• CENTRO DE TECNOLOGIA EM DUTOS - CTDUT• FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DA SOLDAGEM

- FBTS• IMCA - INTERNATIONAL MARINE CONTRACTORS

ASSOCIATION• INSTITUTO ELDORADO

RELATÓRIO DE ASSOCIADOS

ENTIDADES

PATRIMONIAL

COOPERADORES

• ANADARKO PETRÓLEO LTDA• BARRA ENERGIA DO BRASIL PETRÓLEO E GÁS LTDA• BG E&P BRASIL LTDA• BHP BILLITON PETROLEUM• BP ENERGY DO BRASIL LTDA• BRASOIL MANATI EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA S.A.• CHARIOT BRASIL PETRÓLEO E GÁS LTDA• ECOPETROL ÓLEO E GÁS DO BRASIL LTDA• ENI DO BRASIL INVESTIMENTOS EM EXPLORAÇÃO E

PRODUÇÃO DE PETRÓLEO LTDA

• EP ENERGY DO BRASIL LTDA• EXXONMOBIL QUÍMICA LTDA - DIVISÃO DE EXPLORA-

ÇÃO E PRODUÇÃO• GRANTIERRA ENERGY BRASIL LTDA• HRT O&G EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO

LTDA• IBV BRASIL PETRÓLEO LIMITADA• INPEX PETRÓLEO SANTOS LTDA• KAROON PETRÓLEO E GÁS S.A.• MAERSK OIL BRASIL LTDA• NIKO BRASIL EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE

PETRÓLEO LTDA• OGX PETRÓLEO E GÁS LTDA• ONGC CAMPOS LTDA• OURO PRETO ÓLEO E GÁS S.A.• PANORO ENERGY DO BRASIL LTDA• PARNAÍBA GÁS NATURAL S.A.• PARTEX BRASIL OPERAÇÕES PETROLÍFERAS LTDA• PARTICIPAÇÕES INDUSTRIAIS DO NORDESTE S.A.• PETRA ENERGIA S.A.• PETROGAL BRASIL S.A.• PETROSYNERGY LTDA• PREMIER OIL DO BRASIL PETRÓLEO E GÁS LTDA• SCHLUMBERGER SERVIÇOS DE PETRÓLEO LTDA• SINOCHEM PETRÓLEO BRASIL LTDA• SONANGOL STARFISH OIL & GAS S.A.• STATOIL BRASIL LTDA• TNK-BRASIL EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE ÓLEO E

GÁS NATURAL LTDA• TOTAL E&P DO BRASIL LTDA• TRANSPORTADORA BRASILEIRA GASODUTO BOLÍVIA-

BRASIL S.A. - TBG• VANCO BRASIL EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE

PETRÓLEO E GÁS NATURAL LTDA• W. WASHINGTON EMPREENDIMENTOS E

PARTICIPAÇÕES LTDA• WINTERSHALL DO BRASIL SERVIÇOS LTDA

ASSOCIADOS IBP

Page 52: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COLETIVOS

• ABS GROUP SERVICES DO BRASIL LTDA• ACCENTURE DO BRASIL LTDA• AECOM DO BRASIL LTDA• AFTON CHEMICAL INDÚSTRIA DE ADITIVOS LTDA• AGIRA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA• AKER SOLUTIONS DO BRASIL LTDA• ALMEIDA BUGELLI E VALENÇA ADVOGADOS

ASSOCIADOS• ALPINA BRIGGS DEFESA AMBIENTAL S.A.• AMERICAN BUREAU OF SHIPPING• ANTONIO VICENTE MARQUES & ASSOCIADOS,

SOCIEDADE DE ADVOGADOS• ASPRO DO BRASIL LTDA• ATLAS COPCO BRASIL LTDA• AZEVEDO & TRAVASSOS ENGENHARIA LTDA• BAIN & COMPANY• BAKER BOTTS CONSULTORES EM DIREITO

ESTRATÉGICO• BAKER HUGHES DO BRASIL LTDA• BARBOSA, MUSSNICH & ARAGÃO ADVOGADOS• BETUNEL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA• BGP BRASIL SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS

GEOFÍSICOS LTDA• BHS - BRAZILIAN HELICOPTER SERVICES TAXI AÉREO S.A.• BOND CONSULTORIA EMPRESARIAL SC LTDA• BRANDT MEIO AMBIENTE LTDA• BRASBAUER EQUIPAMENTOS DE PERFURAÇÃO LTDA• BRASBUNKER PARTICIPAÇÕES S.A.• BRASIL SUPPLY S.A.• BRAZILIAN INTERNATIONAL LTDA• BSN COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA• BUREAU VERITAS DO BRASIL• CAMPOS MELLO, PONTES, VINCI & SCHILLER

ADVOGADOS• CAS ÓLEO VISAS LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

LTDA• CASTROL BRASIL LTDA• CBB INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ASFALTOS E

ENGENHARIA LTDA• CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. -

ELETROBRÁS• CGG DO BRASIL PARTICIPAÇÕES LTDA• CHEMTECH SERVIÇOS DE ENGENHARIA E SOFTWARE

LTDA• COBRAPI GERECIAMENTO CONSULTORIA E PROJETOS

LTDA• COMPACTGTL PARTICIPAÇÕES LTDA• COMPANHIA DE GÁS DA BAHIA - BAHIAGÁS• COMPANHIA DE GÁS DE MINAS GERAIS - GASMIG• COMPANHIA DISTRIBUIDORA DE GÁS DO RIO DE

JANEIRO - CEG

• COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS S.A. - CEMIG

• COMPANHIA PERNAMBUCANA DE GÁS - COPERGÁS• CONFAB INDUSTRIAL S.A.• CONPET - CONSULTORIA E ENGENHARIA DE

PETRÓLEO LTDA• CONSTRUTORA OAS LTDA• DET NORSKE VERITAS• DETEN QUÍMICA S.A.• DOW BRASIL S.A.• DURO FELGUERA• DWM - DRILLING WASTE MANAGEMENT - SOLUÇÕES

AMBIENTAIS LTDA• E3 SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA• EBTE ENGENHARIA LTDA• EMBRAER S.A.• ENGINEERING DO BRASIL S.A.• ENGINEERING SIMULATION AND SCIENTIFIC

SOFTWARE LTDA• ENVENTURE SERVIÇOS DE PETRÓLEO LTDA• EQUADORLOG S.A.• ERM BRASIL LTDA• ERNST YOUNG AUDITORES INDEPENDENTES S/C• ESSENCIS SOLUÇÕES AMBIENTAIS• EXPETRO• FELSBERG, PEDRETTI, MANNRICH E AIDAR• FESA CONSULTORES EM RECURSOS HUMANOS -

REGIONAL RIO, NORTE, NORDESTE E CENTRO OESTE LTDA• FMC TECHNOLOGIES DO BRASIL S.A.• FORSHIP ENGENHARIA LTDA• FTI CONSULTING• GAIA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO E SERV. LTDA• GÁS NATURAL SERVIÇOS• GDF SUEZ ENERGY LATIN AMERICA PARTICIPAÇÕES

LTDA• GEOCHEMICAL SOLUTIONS INTERNATIONAL BRASIL

LTDA• GEOHUB PROCESSAMENTO E GERÊNCIA DE DADOS

LTDA• GEOMATH APPLIED REMOTE SENSING (GARS BRASIL)• GEOMECÂNICA S.A. TECNOLOGIA DE SOLOS, ROCHAS

MATERIAIS• GNL GEMINI COMERCIALIZAÇÃO E LOGÍSTICA DE GÁS

LTDA• GRANT THORNTON BRASIL• GRECA DISTRIBUIDORA DE ASFALTOS LTDA• HALLIBURTON SERVIÇOS LTDA• HIRSA SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE LTDA• HONEYWELL DO BRASIL LTDA• ICF CONSULTORIA DO BRASIL LTDA• IHS INFORMAÇÕES E INSIGHT LTDA

Page 53: Relatório de Atividades do IBP - 2014

53RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

• INGRAX IND. COM. GRAXAS LTDA• INSTITUTO DE CIÊNCIAS NÁUTICAS - ICN• INSTITUTO SINTEF DO BRASIL• INTECH ENGENHARIA LTDA• INTEGRATED PETROLEUM EXPERTISE COMPANY -

SERVIÇOS EM PETRÓLEO LTDA• INTEROIL REPRESENTAÇÃO LTDA• INTERTEK DO BRASIL INSPEÇÕES LTDA• ITW CHEMICAL PRODUCTS LTDA• J. FORMAN CONSULTORIA LTDA• KONGSBERG OIL AND GAS TECHNOLOGIES DO BRASIL• KPMG AUDITORES INDEPENDENTES• KROMAV ENGENHARIA LTDA• LABORATÓRIOS UNIVERSAL IND. COM. LTDA• LIQUIGÁS DISTRIBUIDORA S.A.• LLOYD’S REGISTER DO BRASIL LTDA• LLX LOGÍSTICA S.A.• LSI LOGÍSTICA S.A.• LUBRIZOL DO BRASIL ADITIVOS LTDA• LUPATECH S.A.• MAGNETROL INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL LTDA• MATTOS FILHO, VEIGA FILHO, MARREY JR. E QUIROGA

ADVOGADOS• McDERMOTT SERVIÇOS OFFSHORE DO BRASIL LTDA• METROVAL CONTROLE DE FLUIDOS• MFX DO BRASIL EQUIPAMENTOS DE PETRÓLEO LTDA• MITSUI GÁS E ENERGIA DO BRASIL LTDA• MOUNT ENGENHARIA, CONSULTORIA, COMÉRCIO E

PARTICIPAÇÃO LTDA• O. W. BUNKER & TRADING DO BRASIL PETRÓLEO LTDA• OCEANEERING / MARINE PRODUCTION SYSTEMS DO

BRASIL LTDA• ODEBRECHT ÓLEO E GÁS LTDA• ODFJELL GALVÃO PERFURAÇÕES LTDA• ODFJELL GESTÃO DE PERFURAÇÕES DO BRASIL LTDA• OIL STATES INDUSTRIES DO BRASIL INSTALAÇÕES

MARÍTIMAS LTDA• OXITENO S.A.• PAX LUBRIFICANTES LTDA• PERBRÁS - EMPRESA BRASILEIRA DE PERFURAÇÕES LTDA• PETROLUB INDUSTRIAL DE LUBRIFICANTES LTDA• PETRONAS LUBRIFICANTES BRASIL S.A.• PETRORECÔNCAVO S.A.• PETROSERV S.A.• PGS SUPORTE LOGÍSTICO E SERVIÇOS LTDA• PINHEIRO NETO - ADVOGADOS• POLAND QUÍMICA LTDA• PRICEWATERHOUSECOOPERS AUDITORES

INDEPENDENTES• PROMAX PRODUTOS MÁXIMOS S.A. IND E COM• PROMON ENGENHARIA LTDA• PROTESYSTEM ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA

• RAPIDÃO COMETA LOGÍSTICA E TRANSPORTE S.A.• RIO ENGENHARIA LTDA• ROXTEC LATIN AMERICA LTDA• SABIA EXPERIENCE TECNOLOGIA S.A.• SAIPEM DO BRASIL SERVIÇOS DE PETRÓLEO LTDA• SBM DO BRASIL LTDA• SCHAHIN ENGENHARIA LTDA• SCHULZ AMÉRICA LATINA IMPORTAÇÃO E

EXPORTAÇÃO LTDA• SEVAN MARINE DO BRASIL LTDA• SIEMENS LTDA• SINDICATO NACIONAL TRR• SINOPEC PETROLEUM DO BRASIL LTDA• SPENCER STUART• STRATURA ASFALTOS S.A.• TAPB EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA• TECHINT ENGENHARIA S.A.• TECHNIP BRASIL - ENGENHARIA, INSTALAÇÕES E

APOIO MARÍTIMO LTDA• TECNOIL COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA• TELSAN ENGENHARIA LTDA• TIGER RENTANK DO BRASIL EQUIPAMENTOS

INDUSTRIAIS LTDA• TOMÉ ENGENHARIA S.A.• TOZZINI FREIRE ADVOGADOS• TRACERCO DO BRASIL - DIAGNÓSTICOS DE

PROCESSOS INDUSTRIAIS LTDA• TRADENER LTDA• TRAMP OIL (BRASIL) LTDA• TRANSCONTROL COM. IND. DE PRODUTOS

ELETRÔNICOS LTDA.• TRANSOCEAN BRASIL LTDA• TUBOS SOLDADOS ATLÂNTICO LTDA• VALLOUREC TUBOS DO BRASIL S.A.• VEIRANO & ADVOGADOS• VITOL DO BRASIL LTDA• WARTSILA BRASIL LTDA• WBL/NKN - DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTES DE

BETUMES LTDA• WEATHERFORD IND E COM LTDA• WHITE MARTINS GASES INDUSTRIAIS S.A.• WIPRO DO BRASIL TECNOLOGIAS LTDA• WMTM EQUIPAMENTOS DE GASES LTDA• ZA.VE.RO SRL• ZERUST PREVENÇÃO DE CORROSÃO S.A.• ZETEN ASSESSORIA TÉCNICA INDUTRIAL LTDA

Page 54: Relatório de Atividades do IBP - 2014

INDIVIDUAIS

• Abdon Baptista de Paula Filho• Abrão José Kahn• Adelaide Maria de Souza Antunes• Adriana Maria Rodrigues de Lima• Agustin Daniel Castaño• Alberto Costa Souza Fontenelle• Alberto Lemos Araujo Neto• Alcides Nunes da Costa Filho• Alessandra Lessa dos Santos• Alessandro Bragagnolo• Alex Collazo• Alexander Randall Sandoval• Alexandre Correa Netto de Alcantara• Alexandre da Costa Coutinho• Alexandre de Lima Paniza• Alexandre de Siqueira Motta• Alexandre Ribeiro Chequer• Alexandre Sales Cabral Arlota• Alexandre Tavares Chamonge• Alfredo Shor• Alice Uzeda Delgado• Allan Sergio Torres Lima• Ana Lucila Monteiro Bastos• Ana Sabina de Campos Henriques de Brito• Anderson da Silva Coelho• André Fonseca Prince• Andre Lacerda Salgado• Andre Luiz dos Santos Pazza• André Luiz Palmeira Costa• Andrea Bacellar Falcão Bittencourt• Andreia Maria Lopes Bentes• Antonio Carlos Gomes dos Santos• Antonio Carneiro Maia Neto• Antonio Gilberto Bandeira de Carvalho• Antonio Manuel Baptista• Antonio Rigno de Sousa• Antonio Roberto Teixeira Oliveira• Antonio Sergio de Cajueiro Costa• Ariana Lorena Ricaldez Hurtado• Armando Cesar Gonçalves de Moraes Junior• Artur Cruz Andrade• Augusto Cesar Herwans de Souza Junior• Barbara Nolli Bittencourt• Bernardo de Castro Antunes• Bernardo Kunrath Barbien• Bianca Basílio de Sá Barreto• Bianca Castelar Andrade de Almeida• Bianca do Livramento Silva• Bruno Camera Gregory

• Bruno da Rocha Palmieri Barbosa• Bruno de Oliveira Castro Werneck de Menezes• Bruno Leite de Souza• Bruno Levy Fuks• Bruno Oliveira de Almeida• Bruno Rodrigues de Andrade• Camila da Silva Rocha• Camila Gonzalez Gullo• Carla Renata Botelho de Souza• Carlos Alberto da Silva Santos• Carlos Balthazar da Silveira Neto• Carlos Eduardo Alves de Melo• Carlos Eduardo Sanchez• Carlos Eiffel Arbex Belem• Carlos Henrique Borges Rosolini• Carlos Maurício Maia Ribeiro• Carlos Pereira de Gouvêa• Carlos Sezinio de Santa Rosa• Carol Inoue Dick• Carolina Araujo de Azevedo• Carolina Montenegro Natal• Celio Geraldo Ferreira• Celso Fraga da Silva• Celso Luiz Gonçalves Loureiro• Cesar Dias Ramos• Charles Christian Isely• Cid Queiroz Fontes• Claudinei Azevedo Malheiro• Claudio Araujo Pinho• Claudio Makarovsky• Cleber Pascoal D’Assunção• Cleiton Moya de Almeida• Cristiano Camilo• Cristine Alessandra Kayser• Daniel Escudero Guedes Frei• Daniel Gonçalves da Silva• Daniel Muniz Bezerra• Daniel Sartini Leonardo• Daniel Villela de Almeida• Daniel Zimermann de Sousa Moreira• Daniela da Silva Santos• Daniela Maia Ribeiro de Fernández Dávila• Daniela Vidal Willis Fernandez• Daniele Mesquita Bordalo da Costa• Danilo Alves Santos• Danilo Horta Bicalho Cruz• Darlan de Amorim Souza• Davi Monteiro Lisboa• Denise dos Santos Leite

Page 55: Relatório de Atividades do IBP - 2014

55RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

• Denivaldo Silva da Luz• Diogo Bon Ribeiro de Farias• Diogo Feitosa de Camargo Pachedo• Diony Douglas Durães Santos• Dominique Schmid• Douglas Fernandes Junior• Douglas Ricardo Esteves• Douglas Sant’Ana Mecias de Castro• Eberson David da Silva• Edgar Cardoso Damásio• Edilamar de Paula Vieira• Edilene Gomes de Araujo• Edson Wilson de Lima• Eduardo Freitas Santana• Eduardo Gomes do Nascimento• Eduardo Henrique de Farias Costa• Eduardo José Staszczak• Eduardo Neves Assunção• Eduardo Nogueira Simeone• Elaine da Costa Ribeiro• Elizabeth Cunha Bonaparte• Eloi Fernández y Fernández• Enio Costa Soeiro• Erick de Oliveira Aeck• Erick Fagundes de Souza• Erico Gurgel Martins• Ester Figueiredo Girão• Eunice Maria Peruzzo• Euquimeia Oliveira da Silva• Evandro Cosenza• Evandro de Oliveira Passos• Everaldo de Souza Luna• Ezequiel Giacomolli• Fabiana Leão de Melo• Fabiano de Souza Moreira• Fabiano Rodrigo Alves Nascimento• Fabiano Soares Bicalho• Fabio Barros Fernandez Gonçalves• Fabio Guedes da Silva• Fabio Jacinto Zanetti de Souza• Fabio Pedrotti Terra• Fabio Ramos da Silva• Felipe Pereira Simões Magluta• Felippe Schuwartz Borba Marques• Fernando Bittencourt• Fernando Cariola Travassos• Fernando de Paiva• Fernando de Souza Moura• Fernando Henrique Ortega Borotta• Fernando Jardim Ribeiro Lins• Fernando Paes Pimentel

• Flavia Ramos do Amaral• Flavio Nogueira Pinheiro de Andrade• Flavio Silva Belchior• Francielli Pedroso Scopel• Francisco Breno de Holanda• Francisco Lisboa Moreira• François Moreau• Geovan Oliveira Santos• Geraldo Ferreira Calainho Filho• Gilberto Cotecchia Porto• Gilberto da Silva Costa Filho• Gilberto Gonzaga Cardarelli• Giliandro de Lima Pinto• Gisélia Cardoso• Glauco Tulio Pessa Fabbri• Graham Isaac Shannon• Guilherme Cacciari Veloni• Guilherme Martins Pinheiro• Guillermo Santacoloma Cajale• Gustavo Henrique Oliveira Sobreira• Gustavo Melo de Lima• Gustavo Pedrosa Bosco• Hamilton Tavares Nery• Hannfried Schaller• Hans Libert Westphalen• Helena Carvalho Mendes• Helton Lourival de Azevedo Guimarães• Hermes Poitguara Novazzi• Hilson A. de Figueiredo• Hugo Delgado Pereira de Souza• Hugo Ledertheil Ruffo• Igor Camanzano• Igor Silva e Silva• Isabel Bartholomeu• Itamar Pifano Silva• Ivan de Araújo Simões Filho• Javier Paul Montalvo Andia• João Carlos Alves Rodrigues• João Carlos Zétola• João Felipe Mozer de Lima• João Francisco de Azevedo Milanez Neto• João Manuel dos Santos Fernandes• João Marcos Leal• John Heinrich Von Lehsten Goes• Jorge Alain Lemos Mattar• Jorge Franco Barbosa de Oliveira• Jose Alberto Azevedo dos Santos• José Antonio Zorman• Jose Candido de Almeida Senna• Jose Carlos Fioravante Junior• Jose Carlos Ribeiro

Page 56: Relatório de Atividades do IBP - 2014

• Luis Felipe da Rocha Ferreira• Luis Mauricio Louvain Klem• Luis Paulo Machado Amorim• Luis Phillip Aguiar de Oliveira• Luís Sávio Barreto Alves de Sousa• Luiz Alberto Barbosa Romeu• Luiz Antonio Bragatto• Luiz Antonio da Paz Campagnac• Luiz Antonio D’Avila• Luiz Antonio de Castro Maneschy• Luiz Antonio Hermenegildo da Silva• Luiz Carlos Resende Maciel• Luiz Cláudio Allemand• Luiz Felipe de Almeida Barros• Luiz Fernando Kastrup Friedheim• Luiz Fernando Saran• Luiz Paulo Gomes• Luiz Rodolfo Tinoco Aboim Costa• Luka Parma de Freitas• Maicon Matz Araujo• Manuel Roberto de Souza• Marcello Cimino Faria• Marcello Lopes Castro e Silva• Marcelo Alves Marinho• Marcelo Cunha Costa• Marcelo Cury e Lima• Marcelo da Silveira Inojosa• Marcelo de Miranda Castro• Marcelo Lauar Leite• Marcelo Lima Rodrigues• Marcelo Oliveira Mello• Marcelo Pinheiro Vieira• Marcio Aarestrup Arbex• Marcio Elias Mendes de Andrade• Marco Antonio Soares Akil• Marco Aurélio Guimarães Falcão• Marco Luiz dos Santos• Marcos José Lourenço Ferreira• Marcos Paulo Cordeiro da Silva• Marcos Paulo Mello Araujo• Marcos Roberto Monteiro• Marcos Roberto Pinheiro Ferreira• Marcus Vinicius Pereira Lucas• Marcus Vinicius Ribeiro dos Santos• Maria Christina Rodrigues Menezes• Maria D’Assunção Costa• Mariana de Oliveira Pedreira• Mariana Wolfovitch Ferreira Sales• Marilda Rosado de Sá Ribeiro• Marina Dória Miguel• Mario Araujo de Medeiros

• Jose Claudeni Oliveira Lima• Jose Coutinho Barbosa• José Eduardo Frascá Poyares Jardim• Jose Fernando da Silva Martins• José Guilherme de Carvalho• José Luis Cardoso Zamith• Jose Mauricio Alves Silva• Jose Mauro Albuquerque Melo• Jose Nelson Freitas Farias• José Paravidino de Macedo Soares• Josemar Ferreira Nascimento• Juan Carlos Catano Aybar• Juarez Valença Abdalla Junior• Juliana Caridade Correa Dourado• Julio Alberto Nogueira Teixeira• Júlio César Duarte Franco• Julio Cezar Pires• Jurandir Gonçalves de Sousa Silva• Kazumi Miura• Keila Cristiani Menossi• Lais Clara Valadares• Lara Varoveska• Laudelino de Souza Soares• Lauro Celidonio Gomes dos Reis Neto• Leandro Chambela de Araújo• Leandro Jose Rabay Lucas• Leandro Novis Cardozo• Leilimar Belo da Fonseca• Leonardo Antonio Ferreira de Assis• Leonardo Galdino Alves Silva• Leonardo Jose Melo Brandão• Leonardo Lima Sanches• Leonardo Manuel da Silva Antunes• Leonardo Miranda da Silva• Leticia Pitanga Bertocchi• Levy Santos de Argolo Azevedo• Liedi Legi Bariani Bernucci• Lilian Karine Palhares Cornélio• Loic Jacques Pierre Behin• Lucia Helena Gonçalves Raymundo• Lucian Salgado Correia• Luciana Campos da Silva Machado• Luciana Silva da Costa• Luciane Fernandes Fontana• Luciano da Costa Elias• Lucimara de Agostini• Ludmila Alvarenga• Luis Alberto Serpa Choncen• Luis Carlos Pasquale Rosa• Luis de Sousa Torres• Luis Eduardo Santos

Page 57: Relatório de Atividades do IBP - 2014

57RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

• Mario Jose Montini• Mario Katuya Nonaka• Martin Hester• Mauricio Barboza de Melo• Mauricio dos Santos de Azevedo• Mauricio Franco de Oliveira• Mauricio Kerche Nunes• Mauricio Mauro Rocha Latado• Mauro Gentile Rodrigues da Cunha• Max Leite Filho• Michele Daniel Paes• Miguel Angelo Rabelo• Milena Seibert Moreira• Milton Romeu Franke• Moacir Apolinário da Silva Junior• Monica Soares Pinheiro da Cunha• Monique Oliveira Santos• Natacha Sofia C.M.M. Rodrigues• Natalia Dias Sardinha Mendes• Natalie Fernandes Correa Leite• Nathan Scortegagna de Medeiros• Nayellen Inchausp Porto• Nicole Faccio Altafini• Nivaldo C. do Sacramento• Noelia del Valle Franco Rondon• Orlando Galvão Filho• Oswaldo Antunes Pedrosa Junior• Pablo Raffin• Pablo Silveira Guimarães• Paola de Angeli• Paschoal Prearo Junior• Patricia Gabriela Souto Souza• Patricia Oliveira da Silva• Patrick Yves Pluen• Paula Maria Silva Furtado Kohn• Paula Marinho Azevedo de Sá• Paulo Estevão Lemos de Oliveira• Paulo Eugenio Soares Junior• Paulo Fernando Alves Maffioletti• Paulo Koji Usuda• Paulo Rogério Villarinho Raña• Paulo Santos Freire• Pedro Alberto Costa Braga de Oliveira• Pedro Alcântara Nunes Neto• Pedro Antonio Masiero Junior• Pedro Augusto Chagas Montanha Castro• Pedro Evanil Zanelatto e Silva• Pedro Henrique Sousa Prado• Pedro Paulo Araujo da Costa• Pedro Paulo Saraceni• Pedro Santiago Lemgruber

• Pedro Wongtschowski• Philippe Mauriac• Priscila da Costa Palmeira• Rafael Alves Madeira• Rafael Baptista Baleroni• Rafael Coutinho de Araujo Ribeiro• Rafael de Araujo Lima• Rafael de Oliveira• Rafael Doria Neto• Rafael Furtado Semêdo• Rafael Martins de Castro• Rafael Oliveira Machado Queiroz• Rafael Pinto de Souza• Rafael Ribeiro Bastos Junior• Rafael Silva dos Santos• Ranilso Pereira do Nascimento• Raphael Manhães Martins• Raul Guio• Rawflin Praia Bezerra• Renan Destefani Monteiro• Renata Santos Gomes Ferreira• Renato Antonio Oliveira dos Reis• Renato Moraes Mendonça Raposo• Renzo Correa Silva• Reynaldo Vilardo Aloy• Ricardo Caruso Vieira• Ricardo do Nascimento Correia de Carvalho• Ricardo Seiti Gondo• Ricardo Silva dos Santos• Ricardo Silveira Gonçalves• Ricardo Yogui• Rita de Cássia Falsetti• Rita de Cássia G. Batista• Roberta Labanca Arcadier• Roberto Cavalcanti Birkeland• Roberto Cotrim Brandão da Silveira• Roberto David Bittencourt Cury• Roberto Fleury de Aguiar• Roberto Gonçalves de Carvalho• Roberto Wagner Delarue dos Santos• Robinson Natalicio Pan• Robson Advincula da Conceição• Rodrigo Dal Bello Morasco• Rodrigo Faria Coutinho• Rodrigo Galvão de Souza Câmara• Rodrigo Marcussi Fiatikoski• Rodrigo Von Glehn Joao• Rogério Almeida Manso da Costa Reis• Rogerio Amado Machado• Rogério Arcuri Filho• Rogério Henrique Ludorf

Page 58: Relatório de Atividades do IBP - 2014

• Ronnie Freitas Mendes• Rony Kramer Fouz• Rosana Caldeira Schmittd• Rubens Branco da Silva• Sara ON Locatelli Schmitz• Saulo Murari Calazans• Seiji Cintho• Sergio Antonio de Jesus Cataldo• Sergio Lourenço Cescato• Sergio Van Lammeren• Silvio Pessoa de Carvalho Junior• Simone Cristina Lopes de Medeiros• Simone Duque de Miranda• Stela Terra• Tamara Guinsburg Barlem• Tania Tisser Beyda• Teófilo Antônio de Sousa• Therezinha Maria da Silva Dias• Thiago Antonio Franco Flores

• Thiago de Freitas Rodrigues• Thiago Henrique David Lima Miranda• Thiago Vasquez Silva• Thiago Vaz Simas dos Santos• Tito Fernando Antunes da Silveira• Tito Luiz da Silveira• Tomaz Carvalho Dias de Gouvêa• Tulio Cintra• Ulysses Silva de Jesus• Urbano Mena Cisternas• Valerio Machado Dallolio• Vinicius Dutra B. de Oliveira• Vinicius Mauricio Garcia Japiassu• Vinicius Rabello de Abreu Lima• Virgilio Lagemann• Viviane Gonçalez• Viviane Severiano dos Santos• William Barbosa Cassetti

Page 59: Relatório de Atividades do IBP - 2014

59RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÕES DO IBP

SECRETARIA EXECUTIVA DE E&P

CONSELHO CONSULTIVO ESTENDIDO

NOME EMPRESA

ANDRÉ PEREIRA GUIMARÃES BRASOIL

ANDRÉ LOPES DE ARAÚJO SHELL

ANGELA VAZ DE MELLO ALMADA EXXON

DEAN HENNINGS ANADARKO

DENIS PALLUAT DE BESSET TOTAL

EUNICE CARVALHO CHEVRON

FERNAND LANCA MAERSKOIL

GERMÁN BECKMAN PREMIER OIL

GUILLERMO QUINTERO ORDONEZ BP

JOÃO CARLOS FRANÇA DE LUCA IBP

JOÃO GUILHERME CLARK FILHO ECOPETROL

JOAQUIM LEITE DA COSTA SONANGOL

JOSÉ MIRANDA FORMIGLI FILHO PETROBRAS

LEANDRO CUNHA GRANTIERRA

LINCOLN RUMENOS GUARDADO QGEP

NELSON SILVA BG E&P BRASIL

PAAL EITHREIM STATOIL

RENATO TADEU BERTANI BARRA ENERGIA

RICARDO GUERRERO BHP BILLITON

S. RAMESH IBV

TOMÁS GARCIA BLANCO REPSOL

TIM HOSKING KAROON

CONSELHO DE E&P - 2014

PRESIDENTE: GUILLERMO QUINTERO | VICE PRESIDENTE: LINCOLN RUMENOS GUARDADO

NOME EMPRESA

JOÃO CARLOS DE LUCA IBP

JOSÉ FORMIGLI PETROBRAS

ANDRÉ ARAÚJO SHELL

ANGELA ALMADA EXXON

JULIO MOREIRA GRANTIERRA

NELSON SILVA BG

ANTONIO GUIMARÃES IBP

MILTON COSTA FILHO IBP

Page 60: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMITÊ EXECUTIVO ESTENDIDO DE E&P 2014

NOME EMPRESA

ADHEMAR M. FUGITA ECOPETROL

ALEJANDRO MIGUEL ROIG REPSOL SINOPEC

ANDRE GUIMARAES BRASOIL

ANGELA ALMADA EXXONMOBIL

ANTONIO GUIMARÃES IBP

ANTÔNIO TISI KAROON

ARMANDO HASHIMOTO PETROBRAS

CANDIDO CARDOSO SONANGOL

CÉSAR CAINELLI BARRA ENERGIA

CLAUDIO ARAUJO ANADARKO

DENIS PALLUAT DE BESSET TOTAL

FLAVIO RODRIGUES SHELL

FRANCISCO SANTOS PREMIER OIL

IVAN DE ARAÚJO SIMÕES FILHO BP

JASON CARNEIRO MAERSKOIL

LEANDRO CUNHA GRANTIERRA

MAURO ANDRADE STATOIL

MILTON COSTA IBP

PATRICIA PRADAL CHEVRON

PAULO MACEDO BG

RENATA LIMA IBV

RICARDO GUERRERO BHP BILLITON

S. RAMESH IBV

SERGIO MICHELUCCI RODRIGUES QGEP

COMITÊ EXECUTIVO 2014

PRESIDENTE: DENIS PALLUAT DE BESSET | VICE PRESIDENTE: PATRICIA PRADAL

NOME EMPRESA

ANTONIO GUIMARÃES IBP

ARMANDO HASHIMOTO PETROBRAS

CLAUDIO ARAUJO ANADARKO

JOÃO GUILHERME CLARK FILHO ECOPETROL

MAURO ANDRADE STATOIL

MILTON COSTA FILHO IBP

Page 61: Relatório de Atividades do IBP - 2014

61RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÃO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS - ACCOUNTING

COORDENADOR: ISRAEL XAVIER (STATOIL) | VICE-COORDENADOR: KLEBER MOURA (SHELL)

NOME EMPRESA

ANDRÉ LEMOS FRAGA REPSOL SINOPEC

ANGELA SILVA TOTAL

BRENO RAMOS STATOIL

CARLA COSTA FILGUEIRAS BASTOS EXXONMOBIL

CASSIO MOSCARDINI CHEVRON

CEDRIC L'HENORET TOTAL

CLAUDIA MORAIS DE FARIAS ANADARKO

CLAUDIO SANTOS BG

CRISTINA QUEIROZ PEREIRA DE MELO EXXONMOBIL

DANIEL CARAMALHO GRAN TIERRA

DANIELA SARMENTO PETROBRAS

EDINEI FURTADO BP

EDUARDO SEIXAS PETROBRAS

ÉRICA DE CASTRO NASCIMENTO CHEVRON

ERNESTO RODRIGUES QGEP

FABIANO DE ALMEIDA BARBOZA REPSOL SINOPEC

FABIO PAGLIARO ECOPETROL

FRANCISCO SANTOS PREMIER OIL

GLORIA NOGUEIRA QGEP

IDALMO COSTA PERENCO

KAREN ALBUQUERQUE KAROON

LEANDRO CUNHA GRAN TIERRA

LEONARDO ALCANTARA BARBOSA PERENCO

LEONARDO DA SILVA BENTO BG

LILIANE TUCCI SMITH FREITAS BARRA ENERGIA

LUCIANA BORGES GRAN TIERRA

LUCIANO JANONI MAERSK

MABELLE MARTINEZ MONTANDON PETROBRAS

MARCELO BARBOSA SONANGOL

MARCELO SOUZA MAERSK

MARCIA CRISTINA S. LOUREIRO STATOIL

MARCIA TORRES KAROON

MARCIO MAGALHÃES MOREIRA DE SOUZA BHP BILLITON

MARIA TEREZINHA GARCIA FERREIRA EXXONMOBIL

MICHEL GURWICZ SHELL

NATHALIE DELBARRIO ECOPETROL

NUNO POMBO SONANGOL

RENATO GUIMARÃES SHELL

SANDRA CRISTINA VALBOM LADEIRA PETROBRAS

SANDRO CRUZ HENRIQUES REPSOL SINOPEC

VANESSA TIBURCIO FERNANDES CHEVRON

VITOR PINHEIRO ECOPETROL

VIVIAN SCHAEFFER BARRA ENERGIA

Page 62: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMISSÃO DE ASSUNTOS JURÍDICOS

COORDENADOR: HUMBERTO VINICIUS QUINTAS (BP)

NOME EMPRESA

ANDRÉ PEREIRA GUIMARÃES BRASOIL

ANDRÉ COSTA BG

ANGELA CRISTOFARO PETROBRAS

BERNARDO COSTA PETERLI GUIMARÃES REPSOL SINOPEC

CLARICE CARVALHO TOTAL

CLAUDIO MOREIRA ARAUJO ANADARKO

DANIEL CARAMALHO GRAN TIERRA

DIANA MACIEL STATOIL

DIOGO ANDRADE KAROON

FABIO PAGLIARO ECOPETROL

FELIPE FRANCISCO PETROBRAS

FERNANDO GARCIA BONINI TOTAL

FLAVIA BARBOSA KAROON

FRANCISCO SANTOS PREMIER OIL

GERMÁN BECKMANN PREMIER OIL

JOANA BOUSQUET BG

LEANDRO CUNHA GRAN TIERRA

LETICIA ANDRADE STATOIL

LETICIA MARQUES DE SÁ GRAN TIERRA

LIA FERREIRA GUIMARAES BG

LUCAS QUEVEDO TOTAL

LUCIANA ALBUQUERQUE PIRAGIBE SHELL

LUCIANA BARATA REPSOL SINOPEC

LUCIANO JANONI MAERSK

MARCIO GUSMAO DE FIGUEIREDO MENDES EXXONMOBIL

MARIA M M MEDEIROS SONANGOL

MAURICIO ZAKI TAAM FILHO ECOPETROL

MICHAEL SILVER BHP BILLITON

MONICA KAUFFMAN BG

MÔNICA SOARES PEREIRA DE SKOWRONSKI CHEVRON

PABLO LUIS GAY-GER REPSOL SINOPEC

PATRICIA LIMA BRUNET ANADARKO

RAFAEL RODRIGUES REZENDE BP

RENATO ALMEIDA SONANGOL

RITA ZANFORLIN QGEP

SANDRA COLEMAN BHP BILLITON

SAULO SOBROSA CHEVRON

SERGIO DANTAS MAERSK

SILVIO RODRIGUES SHELL

TATIANA FIORATTI QGEP

TATIANA ZUMA PEREIRA PETROBRAS

WALID MUGHRABI CHEVRON

Page 63: Relatório de Atividades do IBP - 2014

63RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÃO DE CONTEÚDO LOCAL

COORDENADOR: GUILHERME SESTO KÜHNER (STATOIL) | VICE-COORDENADORA: MONIQUE GONÇALVES (BG)

NOME EMPRESA

ÁLVARO TEIXEIRA IBP

ANDRÉ RODRIGUES FERNANDES PETROBRAS

CAMILA M. BORGES EXXONMOBIL

CARLOS E. C. MONTAGNA SHELL

CLAUDIO MOREIRA ARAUJO ANADARKO

DILSON MESQUITA ANADARKO

DIOGO ANDRADE KAROON

EDIVAL DAN JUNIOR PETROBRAS

EDUARDO MAGALHÃES QGEP

ERIKA GOUVEIA SHELL

FLAVIA CRAVEIRO BP

FREDERICO BRAGA OGPAR

GABRIELA COELHO G. DOS REIS MAERSKOIL

GUILHERME CIRAUDO ANTONIO JOSÉ JUNIOR SONANGOL

IGOR MATTOS TOTAL

ISABELLE CARVALHO BG

JOÃO GUILHERME CLARK FILHO ECOPETROL

JORGE LUÍS FREITAS PETROBRAS

JOSÉ AGOSTINHO DE BARROS REPSOL SINOPEC

LUCIANO JANONI MAERKS

LUIZA VICTOR ARRUDA CHEVRON

MARCELO MARELLI MOFATI SHELL

MÁRCIO BASTOS EXXONMOBILO

MARCIO MAGALHÃES MOREIRA DE SOUZA BHP BILLITON

MARCUS WERNECK QJEP

MARIO JORDÃO CHEVRON

PATRICIA LIMA BRUNET ANADARKO

RAFAEL PEIXOTO STATOIL

RAPHAELA FONTANA SONANGOL

ROSANGELA CONCEIÇÃO ROSEIRA RAMOS REPSOL SINOPEL

VALERIA PINHEIRO BPL

VINICIUS PASSOS TOTAL

VITOR MANUEL MARQUES PISCO QJEP

WENDERSON RIBEIRO KAROON

Page 64: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMISSÃO DE RECURSOS HUMANOS (HR)

COORDENADORA: KARINA FRANKEN (SHELL) | VICE-COORDENADORA: BEATRICE LEITE (EXXONMOBIL)

NOME EMPRESA

ADRIANA GAMA CHEVRON

CLÁUDIA RAMOS MAERSKOIL

ANA MARIA PALENCIA GARCIA REPSOL

BEATRIZ RESENDE HALLAK PETROBRAS

CARLA HERMENEGILDO UCHOA CHEVRON

DANIELA FRANCA ANADARKO

DANIELE LEMOS CARESTIATO REPSOL

DEISE DE BORBA MARTINS PETROBRAS

ELAINE DE SOUTO ECOPETROL

FABIO PAGLIARO ECOPETROL

FERNANDO FERNANDES DE CARVALHO STATOIL

FABIANA ARAÚJO BG

GISELE DUTRA MONTEIRO MAERSKOIL

FLAVIA CAVALCANTI QGEP

JANAINA FARIA TOTAL

JULIANA ALVES BP

LUIS CLÁUDIO RODRIGUES GROPPO BARRA ENERGIA

MARCELO TONASSI BG

MARCIO DOS SANTOS BARBARIZ SONANGOL

PATRICIA WAGNER BP

PAULA LOBO STATOIL

RENATA LIMA IBV BRASIL

RODRIGO BYKOWSKI ANADARKO

MARIANA NEJAIN SHELL

SIMONE ROCHA MELLO QGEP

ULISSES JORGE SOARES MARTINS TOTAL

WAGNER SANTOS SONANGOL

Page 65: Relatório de Atividades do IBP - 2014

65RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÃO DE SMS (HSE)

COORDENADOR: ANDERSON CANTARINO (BP) | VICE-COORDENADORA: MARIA EDUARDA PESSOA (QGEP)

NOME EMPRESA

ADRIANE GARCIA BHP BILLITON

ANÍDIO CESAR TORRES CORREA SHELL

BARBARA MILANEZ BOSISIO BP

BRUNO FELICETTI NOVARINI EXXONMOBIL

CLAUDIO HENRIQUE COSTA TOTAL

CLAUDIO STERNBERG REPSOL SINOPEC

DIOGO DIAS SANDY STATOIL

EVELY LOUREIRO PETROBRAS

FLÁVIO MONTEIRO CHEVRON

HÉLDER OLIVEIRA FERREIRA ANADARKO

JOÃO CARLOS TAVARES MAERSK

JOSIMAR MOREIRA TOTAL

LEANDRO COSTA KAROON

LEANDRO LEME JUNIOR OGPAR

LUIZ CLAUDIO COSENDEY REPSOL SINOPEC

LUIZ MOLLE JUNIOR PETROBRAS

MARCELO MEDEIROS BG

MAURICIO ZAKI TAAM FILHO ECOPETROL

NATHAN BIDDLE PREMIER

PATRICIA BURLINI SOARES DE ARAUJO EXXONMOBIL

PAULO HENRIQUE VAN DER VEN STATOIL

PRISCILLA LOWNES DALE CARVALHO LAGE OGPAR

RICARDO CANELA KAROON

SANDRO MARQUES GRANTIERRA

SÉRGIO ARAÚJO BG

SERGIO DE MESQUITA SAHLIT ANADARKO

SONIA LIMA PREMIER OIL

STELLA MARIS DUARTE GOMES CHEVRON

TATIANA MAFRA GRANTIERRA

THAYS PAES C. AMARO QGEP

Page 66: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMISSÃO DE PERFURAÇÃO E POÇOS

COORDENADOR: MIGUEL MOLLINEDO (BG) | VICE-COORDENADOR: CLOVIS LOPES (BP)

NOME EMPRESA

ADHEMAR M. FUGITA ECOPETROL

ALEXANDER VASTENAVOND BG

ANDERSON RAPELLO DOS SANTOS PETROBRAS

ANTONIO TISI KAROON

CLAUDIO MOREIRA ARAUJO ANADARKO

DAG PETER BERG STATOIL

EDUARDO MIDUFO UETA SONANGOL

ERIC TRAMMELL CHEVRON

ERNESTO COBO REPSOLSINOPEC

FERNANDO BORENSZTEIN VANCO BRASIL

JACQUES BRAILE SALIES QGEP

JEAN BENOIT LAUDET TOTAL

JEAN YVES LOLIVIER TOTAL

JEFF GAIR BRASOIL

JOHN COOK SHELL

JOSE RAMON FIGUEIRAS MOREIRAS PETROBRAS

KATRINE WIENBERG MAERSK

LUIZ ANTONIO BONIFÁCIO BP

MÁRCIO BASTOS EXXON MOBIL

MAURO JOSÉ GUISS RAUSIS QGEP

NATHAN BIDDLE PREMIER OIL

PATRICIA SOARES EXXON MOBIL

PATRICK GHESQUIERE TOTAL

PAUL PAREDES SHELL

PAULO DAL CERE ECOPETROL

PETER NIJSSE MAERSKOIL

RICARDO CANELA KAROON

RICARDO MAZORRA PERES SONANGOL

ROB MURRAY PERENCO

SHINITI OHARA BARRA ENERGIA

TERRY MARTINS REPSOL

TROND ROSBAK STATOIL

WOOD MCGUYER ANADARKO

Page 67: Relatório de Atividades do IBP - 2014

67RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERNAS

COORDENADORA: MARIA LUIZA SOARES (BG) | VICE-COORDENADOR: TIAGO VICENTE (SHELL)

NOME EMPRESA

ADRIANA AMARAL TOTAL

ALEJANDRO ROIG REPSOLSINOPEC

ALEXANDRE COELHO TOTAL

ANDREA MACHADO BP

AUGUSTO AVIAS SONANGOL

CAMILA MANFREDINI STATOIL

CLAUDIA AFFALO BRANDÃO CHEVRON

CLAUDIO ARAUJO ANADARKO

DANIELE RIVERA OGPPAR

EDUARDO MAGALHÃES QGEP

FABIO CALDAS SHELL

FERNANDO GARCIA BONINI TOTAL

FRANCISCO SANTOS PREMIEROIL

GABRIELA SIMÕES REPSOLSINOPEC

GERMAN BECKMANN PREMIEROIL

GISELLE BARBOSA TOTAL

GLAUCO PAIVA SHELL

JOÃO CARLOS CAMPINA TAVARES MAERSK

JOÃO CLARK ECOPETROL

JOÃO PEDRO SONANGOL

JOSÉ CASTRO SONANGOL

JULIO MOREIRA GRANTIERRA

LAURA FRANÇA MARQUES BARBOSA STATOIL

LUIS AUGUSTO NOBRE MAERSK

MARINA SAYAO KAROON

MAURICIO TAAM ECOPETROL

MIRELE MACHADO CHEVRON

OLIVIER CLAUDE CLINCKEMAILLIÉ PERENCO

RAFAEL JAEN WILLIAMSON CHEVRON

REBECA KIPERMAN QGEP

RENATA LIMA IBV

SIMONE GUIMARÃES SHELL

THIAGO MARTINS BG

THOMAS LUCENA SHELL

ULISSES MARTINS TOTAL

VALÉRIA CORA ROSSI EXXONMOBIL

Page 68: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMISSÃO COMERCIAL

COORDENADOR: MAURO ANDRADE (STATOIL)

NOME EMPRESA

ANDRES JARAMILLO SHELL

CARLA FILGUEIRA BASTOS EXXONMOBIL

CHRISTINA MARIA INGWERSEN CHEVRON

CRISTIANE ZIMMERMANN SHELL

CYNTHIA SANTANA SILVEIRA TOTAL

FABIO PAGLIARO ECOPETROL

FELIPE ROMÃO BARBUTO DIAS QGEP

JOÃO PEDRO SONANGOL

JOSÉ CASTRO SONANGOL

KAREN ALBUQUERQUE KAROON

LEANDRO CUNHA GRANTIERRA

MARCIA TORRES KAROON

MATTHEW DENDY BG

PATRICIA PRADAL CHEVRON

PLINIO MOURA DA SILVA EXXONMOBIL

RENATA BARROUIN PETROBRAS

RICARDO CAMPOS LAMAFFA QGEP

RICARDO GUERRERO BHPBILLITON

ROBERT SILVERMAN BHPBILLITON

S. RAMESH IBV

Page 69: Relatório de Atividades do IBP - 2014

69RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÃO DE E&P

COORDENADOR: JOSE MARQUES NETTO

NOME EMPRESA

ADHEMAR DA S. FREIRE JR LUPATECH

ADYR TOURINHO JUNIOR WESTERNGECO

ALBERTO CARLOS F. DE ALMEIDA FUNDAÇÃO GORCEIX

ALEXSANDRA C. PEREIRA SIEMENS

ANDRE LUIZ DOS SANTOS PAZZA OCEANEERING

ANTONIO E. F. MULLER TRIDIMENSIONAL

ANTONIO LUIS TISI PETRA ENERGIA

ANTONIO PRIMO FERREIRA GE ENERGY

CARLOS AMSLER MOURA ASPEN SOLUTIONS

CLAUDIO MOREIRA ARAUJO ANADARKO

DAVID JOHN RICHARDSON TRANSOCEAN

EVERALDO LIMA FILHO HALLIBURTON

FABIANA FONSECA CHAVES STATOIL

FERNANDO MAGALHÃES TECNOIL

GUSTAVO DOS SANTOS FRICKMAN SPE/EXPETRO

H. PEDRO D. DE SANSON FILHO PWR MISSION

HANNFRIED SCHALLER GEORADAR

HERNANI AQUINI FERNANDES CHAVES / ADILSON DE OLIVEIRA UERJ

JEAN-PAUL TERRA PRATES CERNE

JOÃO ANTÔNIO BERNARDI FILHO SAIPEM

JOSÉ EDUARDO FRASCA POYARES JARDIM INTECH

JOSE MARQUES NETTO MULTI TERMINAIS

JOSÉ RICARDO RORIZ COELHO BRASIL SUPPLY

KAZUMI MIURA BPEXP

MANOELA LOPES SHELL

MARCOS PIMENTEL MAERSK OIL

MARTHA DE OLIVEIRA MOSSER DORIA, JACOBINA, ROSADO E GONDINHO ADVOGADOS ASSOCIADOS

MILTON ROMEU FRANKE / NILO CHAGAS DE AZAMBUJA FILHO HRT OIL GAS

NEWTON REIS MONTEIRO NM CONSULTORIA

PAULO BUARQUE DE MACEDO GUIMARÃES ONIP

PAULO DAL CERE ECOPETROL

PAULO LOPES DA CUNHA GEOGAS

PEDRO IVO DE ASSIS SCHLUMBERGER

RAUL MOSMANN EXXON

RENATO LOPES SILVEIRA ANP

RENEU RODRIGUES DA SILVA / MARCOS FREDERICO FARIAS DE SOUZA EPE

ROBERTO AZEVEDO DE O. MAGALHÃES PPSA

ROBERTO BENJAMIN AXELPAR

SIMPLICIO L. FREITAS SCF CONSULTORIA

SYLVIA MARIA COUTO ANJOS PETROBRAS

VANDER ANDRADE / CRISTIANE MENDES COELHO BP BRASIL

WAGNER FREIRE TECNICO COLABORADOR

Page 70: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMISSÃO DE ASFALTO 2014

COORDENADOR: LUIZ HENRIQUE TEIXEIRA | VICE-COORDENADORA: LUCIANA NOGUEIRA DANTAS

NOME EMPRESA

ALFREDO MONTEIRO DE CASTRO NETO / MARLENE DOS REIS ARAÚJO DER/SP

ANGELO MONTEIRO PINTO / JOSÉ ANTONIO MOREIRA DER/RJ

ANTONIO RICARDO PIMENTEL DE OLIVEIRA PETROBRAS / ABASTECIMENTO / REFINO

ARMANDO MORILHA JUNIOR TÉCNICO COLABORADOR

BENTO SERGIO LEITÃO PAMPLONA TÉCNICO COLABORADOR

CARLOS AUGUSTO COSTA / ALBERTO GARRIDO PIÑON BRASQUÍMICA

CELMA DA SILVA ANASTACIO ROCCO / PAULO MATOS ANP

CELSO REINALDO RAMOS / VANIA LUZIA DO ESPIRITO SANTO TIZO LÁO SMOP

DILMA DOS SANTOS GUARÇONI TÉCNICO COLABORADOR

DULTEVIR VILLAR GUERREIRO DE MELO / DÉCIO DE REZENDE SOUZA ABCR

EDUARDO ALBERTO RICCI ABPV

EMERSON RODRIGUES MACIEL STRATURA ASFALTOS

EURICO MORAIS TÉCNICO COLABORADOR

FERNANDO AUGUSTO JÚNIOR TÉCNICO COLABORADOR

GABRIEL DA SILVA AZEVEDO JORGE/ VITOR MANUEL DO ESPÍRITO SANTO SILVA EPE

GLICERIO TRICHES UFSC

HEITOR ROBERTO GIAMPAGLIA TÉCNICO COLABORADOR

ILONIR ANTONIO TONIAL / ALEXANDER MARCOS VIVONI PETROBRAS / DISTRIBUIDORA

JORGE AUGUSTO PEREIRA CERATTI UFRGS

JORGE BARBOSA SOARES UFC

JOSE DE ALENCAR NUNES DE ALMEIDA TÉCNICO COLABORADOR

JOSE ELCIO SANTOS MONTEZE / MARIA DE FATIMA AMAZONAS DE SÁ ARAUJO DER/MG

JOSE FERNANDO LEAL / JASMIM LEAL QUIMIGEL

LAURA MARIA GORETTI DA MOTTA / FRANCISCO THIAGO SACRAMENTO ARAGÃO UFRJ

LENI FIGUEIREDO MATHIAS LEITE / LUIS ALBERTO HERMANN DO NASCIMENTO / ADRIANA TINOCO MARTINS / MARGARETH CARVALHO COUTINHO CRAVO /VERÔNICA TEIXEIRA FRANCO BRANCO

PETROBRAS/CENPES

LIEDI LEGI BARIANI BERNUCCI / KAMILA LIMA VASCONCELOS / ROSANGELA MOTTA USP

LUCIANA NOGUEIRA DANTAS DNIT

LUIZ HENRIQUE TEIXEIRA / GERSON DA SILVA PEREIRA ABEDA

OCTAVIO DE SOUZA CAMPOS ARTESP

OSVALDO TUCHUMANTEL JÚNIOR TÉCNICO COLABORADOR

PRECILINA MARIA RAMOS N. FALCÃO / EVANILDA COHIN DA COSTA DER/BA

RAFAEL MARÇAL MARTINS DE REIS TÉCNICO COLABORADOR

RAYMUNDO CAVALCANTI COSTA PEREIRA PROBITEC

ROMULO SANTOS CONSTANTINO / MAURICIO DIAS DE SOUZA BETUNEL

RONALDO ASPESI DISBRAL

RONALDO JOSÉ DA COSTA MONTEIRO/ VALÉRIA YUAN PETROBRAS/ABASTECIMENTO

RUBENS VIEIRA IPT

SAUL BIRMAN TÉCNICO COLABORADOR

WANDER OMENA GRECA

GERÊNCIA DE ABASTECIMENTO

Page 71: Relatório de Atividades do IBP - 2014

71RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÃO DE GLP 2014

COORDENADOR: ADRIANO HORTA LOUREIRO

NOME EMPRESA

ADRIANO HORTA LOUREIRO / SERGIO BANDEIRA DE MELLO SINDIGÁS

ALVARO LUIS FONSECA DE OLIVEIRA / TATIANA BOTELHO LAGOA DE AQUINO PETROBRAS

ANDRÉ LUIZ JOSÉ MONTEIRO / CESAR OURIQUE DA SILVA ALMEIDA SUPERGASBRAS

DIEGO CIUFI NOGUEIRA ALVES AIGLP

FERNANDO CORNER DA COSTA / LUIZ ANTONIO DANIELE ULTRAGAZ

HENRIQUE PLAUDIO RANGEL / RAFAEL MORO DA MATA EPE

IVO GASTALDONI FILHO / EDSON QUEIROZ NETO NACIONAL GAS

JAIME KILINSKY / AMARO HELFSTEIN / VICENTE LONGATTI NETO COPAGAZ

JONATHAN SAUL BENCHIMOL SOCIEDADE FOGÁS

ROSANGELA MOREIRA DE ARAUJO / ALEXANDRE CARDOSO COSTA CALDEIRA ANP

THOMAZ LUCCHINI COUTINHO LIQUIGÁS

COMISSÃO DE COMBUSTÍVEIS 2014

COORDENADORA: MARCELLE ALVES FARIAS | VICE-COORDENADOR: ANTONIO ALEXANDRE FERREIRA CORREIA

NOME EMPRESA

ABEL DA SILVA LEITÃO / CARLOS AUGUSTO DE CARVALHO / DIEGO DI SARLI DE BIASE TOBRAS

ALESSANDRA SANTANNA DA CUNHA / DANIELA FRANCO PROMAX

ANTONIO ALEXANDRE FERREIRA CORREIA PETROBRAS /DISTRIBUIDORA

EDMILSON RALDENES DE SOUSA COSTA / EDNEIA CALIMAN ANP

ELIZABETH DA SILVA FIGUEIREDO / SANDRO DOURADO SILVEIRA INT

HELINEIA OLIVEIRA GOMES / ROBERTO LOPES CARVALHO PETROBRAS/CENPES

JOÃO BATISTA PORTO CURSINO MOURA FECOMBUSTÍVEIS

JOSÉ GERALDO MELLO DE SOUZA / ANTÔNIO DE SÁ BARRETO SAMPAIO RAIZEN

LUCIANO CORREA LIBÓRIO SINDICOM

MARCELLE ALVES FARIAS LUBRIZOL

PABLO F. WERNECK TELLES / SERGIO DE SOUZA ARAUJO / MIGUEL ALVES ALESAT

RAISSA CAPUTO DOMINGUES DA SILVA / PATRICIA FEITOSA BONFIM STELLING / ANDRÉ LUIZ FERREIRA DOS SANTOS

EPE

RENATA NOHRA CHAAR DE SOUZA / FRANCK TURKOVICS PSA PEUGEOT CITROËN

RICARDO FRANÇA / CAROLINA QUEIROZ FERNANDES IPIRANGA

SERGIO ANTONIO MONTEIRO FONTES PETROBRAS

WAGNER GUIMARÃES DE SÁ AFTON CHEMICAL

Page 72: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMISSÃO DE TRANSPORTE DUTOVIARIO 2014

COORDENADOR: ROGÉRIO MATTOS | VICE-COORDENADOR: CLAUDIO RIBEIRO TEIXEIRA CAMPOS

NOME EMPRESA

ADAÍLO SANT'ANNA TÉCNICO COLABORADOR

ALEXANDRE MITCHELL / JOÃO ANTÔNIO BERNARDI FILHO SAIPEM

ALUIZIO GUIMARÃES CUPERTINO AZEVEDO & TRAVASSOS

ANANIAS FIGUEIREDO DE SOUZA /VICENTE LUIS THIAGO/ GUSTAVO ELIAS TBG

BENJAMIN SODRÉ NETTO BSN

BYRON G. SOUZA FILHO / CHARLES SIQUEIRA LABRUNIE / MARCELINO GUEDES FERREIRA GOMES / RODRIGO CABRAL PETROBRAS

CLAUDIO CAMPOS /ISAIAS QUARESMA MASETTI / SILVIO MOURA FRANCO/ FERNANDO PEREIRA PETROBRAS TRANSPORTE

ELZO MIRAHY TÉCNICO COLABORADOR

FERNANDO TOLEDO HALLIBURTON

FRANCISCO VIANNA / LUIZ FELIPE KUHNERT VALOUREC

GUSTAVO LUIS MACHADO GALIAZZI ABEGÁS

HILDEU DELLARETTI JUNIOR / PERCY MARCO ANTÔNIO SAAVEDRA PINTO TSA

IDARILHO GONÇALVES NASCIMENTO NETO /LUIS CLAUDIO CAMPOS CHAD TENARIS CONFAB

IZEDS BASSETTO CAMARGO CORRÊA

JAY CHAPMAN AUSENCO PSI

JOSE AUGUSTO PEREIRA DA SILVA PIPEWAY ENGENHARIA

LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO PUC

LUIS FERNANDO MENDONÇA FRUTUOSO ONIP

MARCELO ROSA RENNÓ GOMES GASODUCTO SUR PERUANO

MARIO HELEN PONCHÓN BREDERO SHAW

MAURO CHAVES BARRETO IEC

PAULO MOREIRA DE CARVALHO TÉCNICO COLABORADOR

PAULO RENATO ALMEIDA CELLULAR CTDUT

PEDRO ALTOÉ FERREIRA /SERGIO DAMASCENO SOARES PETROBRAS / CENPES

ROBERTO GARCIA GASMIG

ROGERIO MANSO TÉCNICO COLABORADOR

ROGERIO MATTOS TAG

VALTHER XAVIER AGUIAR ESTEIO

VANDERLEI DA CONCEIÇÃO NEVES CONDUTO

VICTOR MANUEL DO ESPIRITO SANTO / KRISEIDA GUEDELHA ALEKSEEV / RICARDO MOREIRA DOS SANTOS EPE

WONG LOON / MOACIR MEGIOLARO LOGUM

Page 73: Relatório de Atividades do IBP - 2014

73RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÃO DE PORTOS E TERMINAIS 2014

COORDENADOR: PAULO PENCHINÁ

NOME EMPRESA

ANA BEATRIZ STEPPLE DA SILVA BARROS ANP

ARTURO ZAMPERLINI / HARDI LUIZ SCHUCK BRASKEM

CARLA NITSCHE ROCHA / CARLOS HENRIQUE KSZAN / JOSE PAULO FERNANDES CATTALINI TERMINAIS

CARLOS SCHOBINER AZEVEDO / JORGE DE OLIVEIRA LEMOS DECAL BRASIL

DANIEL LISAK / CARLOS QUINTERO VOPAK BRASIL

FABIO BRASILEIRO / ROBERTO O. PINTO DE ALMEIDA VALE S.A

FERNANDO SÉRGIO MARTINS FONTES/ RICARDO ISAAC CATRAN ULTRACARGO

HUMBERTO BARBOSA CARRILHO / JOÃO LUIZ DE OLIVEIRA EQUADORLOG

MAURÍCIO ZANNIN OILTANKING

PAULO PENCHINÁ / ADISSON COELHO NUNES / LUCIANO MALDONADO GARCIA PETROBRAS / TRANSPETRO

VINICIUS PATEL GRAN ENERGIA

COMISSÃO DE LABORATÓRIO 2014

COORDENADOR: ELCIO CRUZ DE OLIVEIRA | VICE-COORDENADOR: LUIZ ANTÔNIO D’ÁVILA

NOME EMPRESA

DANIELA PRATES / LUCIANE HALUSKA RODRIGUES DE SÁ UNICAMP

ELCIO CRUZ DE OLIVEIRA / EMERSON ALLEVATO FURTADO TRANSPETRO

ELIZABETH DA SILVA FIGUEIREDO / KATIA FERREIRA CAVALCANTE INT

ELZA ARAÚJO LESSA FREIRE COMPERJ

EUSTÁQUIO VINÍCIUS RIBEIRO DE CASTRO / RENZO CORREA SILVA UFES

FERNANDA SEABRA VIANNA VIEIRA BRASKEM UN

HELENICE FERREIRA DE ARAUJO COLARES ANP/SBQ/CPT

JACQUELINE DA SILVA BAKER HUGHES

JOSÉ RENATO REAL SIQUEIRA INMETRO

JULIO CÉSAR MAGALHÃES DIAS PETROBRAS/CENPES

LUIZ ANTÔNIO D'ÁVILA / ALEXANDRE GOMES LEIRAS UFRJ

MARCILENY BARBOSA PORTO FUNDAÇÃO COPPETEC

MARIA ISABEL PAIS DA SILVA PUC

MAURA MOREIRA GOMES PETROBRAS

OSNI SOARES DE FREITAS / PATRICIA OPALKA COSTA PETROBRAS DISTRIBUIDORA

ROSANA SALES BASSO / ROBERTA MIRANDA TEIXEIRA CBPI

Page 74: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMISSÃO DE LUBRIFICANTES E LUBRIFICAÇÃO 2014

COORDENADOR: PEDRO NELSON BELMIRO | VICE-COORDENADORA: LETÍCIA MARIA SEABRA MONTEIRO LÁZARO

NOME EMPRESA

ALESSANDRA SANTANNA DA CUNHA / DANIELA FRANCO / ARLEY BARBOSA DA SILVA PROMAX

ALESSANDRO ERICH ALCANTARILLA / JOÃO CAROSELLA / MICHELLE KÉSSIA DE MATTOS ROCHA BLASER SWISSLUBE

CARLOS A. RISTUM / MAURICIO MATTA / MANOEL HONORATO DA SILVA FILHO SIMEPETRO

CELMA DA SILVA ANASTACIO ROCCO / MARIA DA CONCEIÇÃO CARVALHO DE PAIVA FRANÇA ANP

DEISE DOS SANTOS TRINDADE RIBEIRO / JULIANA RANGEL DO NASCIMENTO EPE

EDÍLSON LUIZ GUARATTO CRODA

ELY SIMÕES INGRAX

FABIO DE CARVALHO JACOBY / MARCELO ARAÚJO LUBRIZOL

GERALDO PEREIRA RIOS CONSULTOR

GIANCARLO PASSALACQUA SINDICOM

GUTHIERRI VOLTATONI / RODRIGO MASSARONI FUCHS

JOSÉ CLAUDIO JALLES MONTEIRO TÉCNICO COLABORADOR

LETÍCIA MARIA SEABRA MONTEIRO LÁZARO PETROBRAS/CENPES

LUCIANE MARÇON PACKBLEND

LUCIENNE STEPHANIE BATISTA / EMERSON LEITE LABORATÓRIOS UNIVERSAL

LUIZ CARLOS TRECENTI / ANDREZA FRASSON BALIELO LWART

LUIZ FERNANDO FEIJÓ DE LEMOS / ALEX B. SOUZA CHEVRON BRASIL

MARCELO CAPANEMA LIMA E SILVA PETRONAS

MARCO AURELIO CURI VALERIO PETROBRAS

MARCOS DAVI R. DOS SANTOS CHEVRON ORONITE

MAURO ALMEIDA NORONHA / MARCO ANTONIO GONZALEZ DE ALMEIDA PETROBRAS / DISTRIBUIDORA

NILTON TORRES DE BASTOS / WALTER FRANÇOLIN SINDIRREFINO

NORMA REGINA LOPES V. DE SOUZA SHELL BRASIL

PEDRO NELSON A. BELMIRO CONSULTOR

RICARDO PEIXOTO GOMES EVONIK

ROBERTO PAULO LEAL CORRÊA PETROLUB

RODOLFO BARBOSA FERREIRA DOS SANTOS / CLAUDIO W. DE AZEVEDO LOPES AFTON

RUY RICCI SINDILUB

SAMUEL ONASSIS SILVA PEREIRA COSAN

SERGIO LUIZ CAMACHO VISCARDI / ROBERTA MIRANDA TEIXEIRA IPIRANGA

SERGIO NASCIMENTO IBG

SIDNEY FURTADO GOUVEA PETROBRAS/AB-MC/CPE/CIL

SIMONE KANZAKI HASHIZUME JX NIPPON OIL & GAS

VERÔNICA AZEVEDO BITTENCOURT ITW

WANDER FRANCA INFINEUM

Page 75: Relatório de Atividades do IBP - 2014

75RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

PROGRAMA INTERLABORATORIAL DE ASFALTO

NOME EMPRESA

ALEXANDER MARCOS VIVONI PETROBRAS DISTRIBUIDORA

ANTONIO PETRUS PETROBRAS / REDUC

BRUNO SANTOS UFRJ / LABCOM

CAIO TÚLIO EGÍDIO ROCHA PETROBRAS / REGAP

CRISTIANE TORRES CÂMARA CBB

EDUARDO MASSINGER PETROBRAS / REFAP

FRANCISCO SAMPAIO PETROBRAS / LUBNOR

REGINALDO DE JESUS ECORODOVIAS

RITA DE CÁSSIA SIMÕES PETROBRAS / RLAM

ROMULO CONSTANTINO BETUNEL

ROSANA ALMEIDA DE AZEVEDO PETROBRAS / CENPES - LPE

PROGRAMA INTERLABORATORIAL DE LUBRIFICANTES

NOME EMPRESA

SUELLEN COSTA DA SILVA / SAMUEL ONASSIS SILVA PEREIRA COSAN

ADRIANA DE CASTRO PASSOS MARTINS CEMIG

ALEKSANDER FERREIRA DE MELLO / CAROLINA SOSA PETROBRAS PARAGUAY

ANDRÉ CIFONI MERCEDES - BENZ

BEATRIZ CHAVES COPPETEC

CAROLINA LABRAÑA PETROBRAS CHILE

CINTIA CORDEIRO PARAUTA PETROBRAS/CENPES/HPE

CLAUDIO MAGALHÃES FASANO AFTON CHEMICAL

DENILSON BARBOSA TOTAL

EDSON JOSE GOTARDI SENAI/LABELT

ERIK ANDRÉ MIRANDA PETROWAX

GUSTAVO ADOLFO SALAZAR GAVIRIA PETROBRAS COLOMBIA

JORGE REIS / MARCIA MARIA MAIA CARVALHO CASTROL

JOSÉ ALVES VILELA FURNAS

LUIS ALBERTO DIÓGENES PINHEIRO PAX LUB

MARIA DA CONCEIÇÃO FRANÇA ANP

MERCEDES AMARILLA PETROBRAS ARGENTINA

MIRES LUCI PELISSER ITAIPU

NELSON LUIZ SANTOS DE OLIVEIRA PETROBRAS DISTRIBUIDORA

PEDRO ROGÉRIO ANANIAS / ANA PAULA SILVA PROMAX

ROSANA ALMEIDA DE AZEVEDO PETROBRAS / CENPES/LPE

ROSANA SALES BASSO IPIRANGA

SABRINA FERNANDA THAIS ALVES / ERON DE CASTRO PEREIRA PETRONAS

SEBASTIAN DA SILVA PETROBRAS URUGUAY

TATIANE CRISTINA ZANOTELLO ELVIN

Page 76: Relatório de Atividades do IBP - 2014

GT GRAXA 2014

COORDENADOR: MANOEL HONORATO

NOME EMPRESA

ALESSANDRA SANTANNA DA CUNHA / ARLEY BARBOSA DA SILVA / DANIELA FRANCO PROMAX

ANA PAULA RIBEIRO SHELL

ANDRE PINHEIRO COSAN

ANDREIA LIMA DA SILVA IPIRANGA

BERNARDO ZICA VIANNA CHEVRON BRASIL

DEISE DOS SANTOS TRINDADE RIBEIRO / JULIANA RANGEL DO NASCIMENTO EPE

EDILSON LUIZ GUARATTO CRODA

EDUARDO ANTONIO PIRES DO CARMO / PAULO MATOS ANP

ELY SIMÕES INGRAX

EMERSON LEITE LABORATÓRIO UNIVERSAL

GUTHIERRI VOLTATONI / RODRIGO MASSARONI FUCHS

IVO ENK / NELSON RIBEIRO IPS

JOSÉ CLAUDIO JALLES MONTEIRO JALLES MONTEIRO

LETÍCIA MARIA SEABRA MONTEIRO LÁZARO PETROBRAS/CENPES

LUIS ALBERTO DIÓGENES PINHEIRO / ROBERTO MARQUES PAX LUB/ELVIN

MANOEL HONORATO DA SILVA FILHO SIMEPETRO

MARCELO CAPANEMA LIMA E SILVA PETRONAS

MICHELLE KESSIA DE MATTOS ROCHA BLASES SWISSLUBE

ROBERTO PAULO LEAL CORRÊA PETROLUB

RODRIGO AFFONSO PFAFFENZELLER PETROBRAS / DISTRIBUIDORA

SÉRGIO ANGELO SPAZIANI SKF DO BRASIL

SÉRGIO NASCIMENTO IBG

VERÔNICA BITTENCOURT ITW

UBIRACY CAMPOS LUBRASIL

GT SMS NO SEGMENTO ASFALTO 2014

COORDENADOR: RONALDO MONTEIRO | VICE-COORDENADORA: ROSANA ALMEIDA DE AZEVEDO

NOME EMPRESA

ANDERSON BRITTO PEREIRA PETROBRAS/DISTRIBUIDORA

ANGELO MONTEIRO PINTO DER/RJ

ARMANDO MORILHA JUNIOR MECPAVI

BENTO SERGIO LEITAO PAMPLONA TÉCNICO COLABORADOR

EMERSON RODRIGUES MACIEL STRATURA ASFALTOS

JASMIM LEAL / JOSE FERNANDO LEAL QUIMIGEL

JORGE HENRIQUE RIBEIRO ABPV

MARGARETH CARVALHO COUTINHO CRAVO / ROSANA ALMEIDA DE AZEVEDO PETROBRAS/CENPES

OSVALDO TUCHUMANTEL JÚNIOR TÉCNICO COLABORADOR

RONALDO JOSÉ DA COSTA MONTEIRO PETROBRAS/ABASTECIMENTO

THEREZINHA MARIA DA SILVA DIAS PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

WANDER OMENA GRECA

Page 77: Relatório de Atividades do IBP - 2014

77RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

GERÊNCIA DE GÁS NATURAL

CONSELHO CONSULTIVO PARA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO GÁS NATURAL

COORDENADOR: RICARDO CAMPOS LAMASSA | VICE-COORDENADOR: ALEXANDRE CERQUEIRA

NOME EMPRESA

PATRICIA BRUNET ANADARKO EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

R. FERNANDES COMITÊ DO GNV - ALGNV

PATRICIA ROCHA BG E&P BRASIL

ROBERTO SCHLOESSER JR. BG E&P BRASIL

ANDERSON FLEMING DE SOUZA CEMIG - COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS

ROBERTO BORGES COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS - CEMIG

MATHEUS AMORIM GDF SUEZ ENERGY LATIN AMERICA

DIANE DEFRENNE GDF SUEZ ENERGY LATIN AMERICA

JOÃO CARLOS FRANÇA DE LUCA INSTITUTO BRASILEIRO DE PETRÓLEO, GAS E BIOCOMBUSTÍVEIS - IBP

MILTON COSTA FILHO INSTITUTO BRASILEIRO DE PETRÓLEO, GAS E BIOCOMBUSTÍVEIS - IBP

HUGO REPSOLD PETROBRAS

DEAN WILLIAM PETROBRAS

CELSO SILVA PROMON ENGENHARIA

RICARDO LAMASSA QUEIROZ GALVÃO EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

DANILO OLIVEIRA QUEIROZ GALVÃO EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

MÁRCIO GONÇALVES DE CARVALHO REPSOL SINOPEC BRASIL

ERICK ALBERTO GONZÁLEZ MARQUES REPSOL SINOPEC BRASIL

ALEXANDRE CERQUEIRA SHELL BRASIL

LAURA FRANÇA MARQUES BARBOSA STATOIL

NIDIA ALVAREZ CROGH STATOIL

CYNTHIA SILVEIRA TOTAL GÁS & ELETRICIDADE DO BRASIL

CARLA COHEN TOTAL GÁS & ELETRICIDADE DO BRASIL

Page 78: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMITÊ DO GNV

COORDENADOR: R. FERNANDES | VICE-COORDENADOR: ANDRÉ GUIMARÃES

NOME EMPRESA

R. FERNANDES ASSOCIACION LATINOAMERICANA DEL GNV - ALGNV

ANDRÉ GUIMARÃES ASPRO DO BRASIL

CARLOS PEREIRA DE GOUVÊA NEOGÁS DO BRASIL

ADRIANA LOURENÇO AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS

ALEXANDRE N. DE SOUSA INMETRO

ALEXANDRE RODRIGUES DO SANTOS WMTM

ANTONIO BERMUDO NETO ABGNC

CELSO MATTOS FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FIRJAN

CLAUDIO HENRIQUE E SILVA FERREIRA CIA. BRAS. PETRÓLEO IPIRANGA

CLAUDIO TORELLI

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ORGANISMOS DE INSPEÇÃO - ANGIS

CLEBER GOMES WHITE MARTINS

CRISTIANO RIBEIRO GOMES COMPANHIA ESTADUAL DO GÁS - CEG

DOMINGOS JOSÉ DE OLIVEIRA PETROBRAS

EDDIE VASCONCELOS MAT

EDILSON DE OLIVEIRAS CALDAS FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FIRJAN

EROS DOS SANTOS WHITE MARTINS

FRANK CHEN ASSOCIAÇÃO BRAS. GÁS NATURAL VEICULAR ( ABGNV / SINDIMOTOR )

GUSTAVO LUIS MACHADO GALIAZZI ABEGÁS

HELENA BARROS PETROBRAS

JOÃO BATISTA P. CURCINO DE MOURA FECOMBUSTÍVEIS

JORGE ANTONIO LOUREIRO DO CARMO SEC.DE DESENV.ECONOMICO, ENERGIA, IND. E SERVIÇOS

JORGE MATHUIY MAT

LUIS GUSTAVO LEAL DEVILLA PETROBRAS DISTRIBUIDORA

MARCELO ALBUQUERQUE WHITE MARTINS GASES INDUSTRIAIS

MARCELO GRINSZTAJN PETROBRAS DISTRIBUIDORA

MARCIO PASCHOAL ASSOCIAÇÃO BRAS. GÁS NATURAL VEICULAR ( ABGNV / SINDIMOTOR )

MARCOS VALÉRIO BARRADAS INMETRO

MARIA CRISTINA A. SILVA COMPANHIA DISTRIBUIDORA DE GÁS DO RJ - CEG

MAURO CESAR RAMOS UMBELINO CIA. BRAS. PETRÓLEO IPIRANGA - RJ

PAUL LOUIS POULALLION SINERGIA

PAULO ISSAMO SIMABUGURO WMTM EQUIPAMENTOS DE GASES

PEDRO PARREIRA CIA. BRAS. PETRÓLEO IPIRANGA

RICARDO GOMARA ASPRO DO BRASIL

RICARDO JOSE WHITE MARTINS

RICARDO LISBOA VIANNA FECOMBUSTÍVEIS

RICARDO VALLEJO COMPANHIA DE GÁS DE SÃO PAULO - COMGÁS

ROBERTA LOPES DA SILVA GARCIA ASPRO DO BRASIL

SANDRO TAPPARO CIA. BRAS. PETRÓLEO IPIRANGA

SERGIO WAJNBERG MAT

VANDER MIRANDA PRIOSTI PETROBRAS

Page 79: Relatório de Atividades do IBP - 2014

79RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMERCIALIZADORES DE GÁS

COORDENADOR: ROBERTO FERREIRA BORGES | VICE-COORDENADORA: PATRICIA LIMA BRUNET

NOME EMPRESA

ROBERTO BORGES COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS - CEMIG

PATRICIA BRUNET ANADARKO EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

ANDERSON FLEMING DE SOUZA CEMIG - COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS

CARLA COHEN TOTAL GÁS & ELETRICIDADE DO BRASIL

CARLOS DAVID BARBOSA JÚNIOR PETROBRAS

ERICK ALBERTO GONZÁLEZ MARQUES REPSOL SINOPEC BRASIL

FERNANDO GOMES PETROBRAS

JOSÉ ARTHUR REIS MILIAUSKAS BG GROUP

JOYCE PERIN SILVEIRA PETROBRAS

JUAN JASSON SHELL

MÁRCIO GONÇALVES DE CARVALHO REPSOL BRASIL

MARCIO PRAZERES DA SILVA PETROBRAS

PATRICIA ROCHA BG E&P BRASIL

RICARDO LAMASSA QUEIROZ GALVÃO EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

Page 80: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMISSÃO TÉCNICA DE GÁS

COORDENADOR: CELSO SILVA

NOME EMPRESA

CELSO SILVA PROMON ENGENHARIA

ALCIR DE FARO ORLANDO PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - PUC

ALINE MARIA DOS SANTOS EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA - EPE

ANDERSON FLEMING DE SOUZA CEMIG - COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS

ANDERSON GIL RAMOS BASTOS MITSUI GÁS E ENERGIA DO BRASIL

BERNARDO MÔCHO MOURA ULHÔA CANTO, REZENDE E GUERRA-ADVOGADOS -RJ

CARLOS ALBERTO LOPES GAS ENERGY

CARLOS PEREIRA DE GOUVÊA NEOGÁS DO BRASIL

EDMAR LUIZ FAGUNDES DE ALMEIDA UNIV. FEDERAL RIO JANEIRO - INST.ECON.IND.

EDMUNDO ALFREDO POCHMANN DA SILVA

ABRAGET - ASSOC. BRAS. GERADORAS TERMELÉTRICAS

EDSON L. M. REAL PRUMO LOGÍSTICA

EDUARDO FARIA MPX

EDUARDO PALHARES EXPETRO BRASIL

FELIPE ERNESTO LAMM PEREIRA ABRAGET - ASSOC. BRAS. GERADORAS TERMELÉTRICAS

GISAH BRANDÃO BG GROUP

GUILHERME PINHEIRO ACCENTURE DO BRASIL

GUSTAVO LUIS MACHADO GALIAZZI ABEGÁS

LAURA BARBOSA CIA. VALE DO RIO DOCE

LEONARDO DE LIMA FERREIRA PROMON ENGENHARIA

LILIAN LAUBENBACHER SAMPAIO ELETROBRAS

LÚCIA BAHIA GUIMARÃES CARPENTER ULHÔA CANTO, REZENDE E GUERRA ADVOGADOS

LUIZ AUGUSTO BARROSO PSR CONSULTORIA

LUIZ PEDRO BIAZOTO ULTRAFERTIL/VALE FERTILIZANTES

MARCIO BALTHAZAR DA SILVEIRA NATGAS

MÁRCIO GONÇALVES DE CARVALHO REPSOL BRASIL

MARCOS DE FREITAS SUGAYA PETROBRAS

MARIA D´ASSUNÇÃO COSTA ASSUNÇÃO CONSULTORIA INSTITUCIONAL

MARIA ELIZABETH MORALES CARLOS INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA - INT

MARILDA ROSADO DE SÁ RIBEIRO

MAURICIO F. HENRIQUES JUNIOR INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA - INT

MIRIAM DE PAULA REGO COMPANHIA DE GÁS DE MINAS GERAIS - GASMIG

PATRICIA BRUNET ANADARKO EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

PAUL POULALLION SINERGIA

PAULO AZZI DA SILVA BNDES - BANCO NACIONAL DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

PAULO VALOIS PIRES SCHMIDT, VALOIS, MIRANDA, FERREIRA & AGEL ADVOGADOS

PEDRO CAMAROTA WOOD MACKENZIE

PEDRO LUÍS GALVÃO SERAPHIM / PEDRO MARCELO DITTRICH TOZZINI FREIRE ADVOGADOS

Page 81: Relatório de Atividades do IBP - 2014

81RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

GT – TRIBUTAÇÃO DO GÁS NATURAL

COORDENADOR: LEANDRO TORRES

NOME EMPRESA

LEANDRO EDILBERTO TORRES DE OLIVEIRA PETROBRAS

ANDERSON FLEMING DE SOUZA CEMIG - COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS

BRUNO CESAR CAMPOS PETROBRAS

BRUNO SÉRGIO GOMES DOS SANTOS COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS - CEMIG

CARLA COHEN TOTAL GÁS & ELETRICIDADE DO BRASIL

ERICK ALBERTO GONZÁLEZ MARQUES REPSOL SINOPEC BRASIL

FELIPPE MEDEIROS PEREIRA DE SÁ REPSOL BRASIL

GISAH BRANDÃO BG GROUP

ISABELLA WOLF SIQUEIRA SIMEONE VALE

IVAN SENE DO CARMO SHELL BRASIL

KAREN DE MAGALHÃES MORET REPSOL BRASIL

KATIANA BILDA DE CASTRO BG GROUP

LUCAS CAVALCANTE SHELL BRASIL

MAX RODRIGUES JUNQUEIRA PETROBRAS

PATRICIA BRUNET ANADARKO EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

PAULA VARELLA CALUX LOPES PETROBRAS

RAFAEL RESENDE PERTUSIER PETROBRAS

RODRIGO NARCISO RIBEIRO TELES REPSOL SINOPEC BRASIL

THATIANA MOURA MEIRELLES REPSOL SINOPEC BRASIL

VIVIANA C. FARIA PETROBRAS

COMISSÃO TÉCNICA DE GÁS

COORDENADOR: CELSO SILVA

NOME EMPRESA

ROBERTO AZEVEDO DE O. MAGALHÃES PRÉ SAL PETRÓLEO S.A - PPSA

ROBERTO FERREIRA BORGES COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS - CEMIG

RODOLFO ZAMIAN DANILOW ABRACE - ASSOC. BRAS.GRANDES CONSUM. IND.ENERGIA

RODRIGO RUEDA TERRAZAS TOTAL GÁS & ELETRICIDADE DO BRASIL

RUBEM BASTOS SANCHES BRITO ELETROBRÁS

SANDRO MASSELI MPX

THIAGO NARCISO MPX

Page 82: Relatório de Atividades do IBP - 2014

GERÊNCIA DE TECNOLOGIA

COMISSÃO DE INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO

COORDENADOR: ALEXANDRE RODRIGUES MAIA | VICE-COORDENADOR: PAULO DIAS

NOME EMPRESA

ALEXANDRE RORIGUES MAIA PETROBRAS

ADIECI VIGANNICO DA SILVA SENAI

ALVARO MASELLI JUNIOR ACE ITAHANGÁ

ANA LUISA AULER DA S. FERREIRA TRANSPETRO

ANDRÉ LAURINDO MAITELLI UFRN

ANTONIO CARVALHAL AMC ENGENHARIA

ANTONIO SERGIO MOREIRA DE SÁ SUPERQUIP

ARTHUR CARVALHO EMERSON

ARTUR PLATENIK TRANSPETRO

BRUNO DE OLIVEIRA CASTRO WERNECK QUEIROZ GALVÃO

CARLOS EDUARDO SANCHEZ ROCKWELL

CLAUDIO MAKAROVSKY CONSULTOR

DARIO SABENÇA DE OLIVEIRA PETROBRAS

DIONISIO ALVES RAMOS PETROBRAS

DIONISIO DE CARVALHO VIEIRA EMERSON

DIRCEU SILVEIRA SAMPAIO PETROBRAS

ELIZABETH BARABAS CONSULTOR

ERNERSTO PIERONI HIRSA

GUILHERME ROCHA LOVISI BAYER

GUSTAVO MELO DE LIMA CONSULTOR

ISADORA BINI DAHOUI IBP

JAIRO ALBERTO PREZZI P&S ENGENHEIROS ASSOCIADOS

JIM ALLIPERTI HONEYWELL DO BRASIL

JORGE DIANO BRAGA BAYER

JOSÉ GUILHERME DE CARVALHO USE ULTRAFLUX

JOSÉ JORGE CHURRO CONSULTOR

JOSÉ MANUEL GONZALEZ PEREZ PETROBRAS

KAZUTO KAWAKITA IPT-SP

LEOVALDO MOREIRA DOS SANTOS NETTO CONSULTOR

LOURIVAL SALLES FILHO TECHNIP

LUIS SILBERMAN IPIRANGA

MARCELO PINHEIRO VIEIRA CCSIA

MARCOS PAULO MELLO ARAÚJO PETROBRAS

MARCOS PELUSO EMERSON

MELISSA FERNANDEZ IBP

MURILLO DOS SANTOS CAMPISTA FLUXO SOLUÇÕES INTEGRADAS

NATHAN S. DE MEDEIROS APPLIED CONSULTING

PAULO DIAS DA SILVA JÚNIOR CONSULTOR

PAULO ROBERTO BARBOSA TORREZAN CSN

PEDRO ESTEFANO COHN CONSULTOR

RAIMAR VAN DEN BYLAARDT IBP

ULISSES PIRES EPC ENGENHARIA PROJETO

VICTOR VENANCIO LOUREIRO DIAS MOKVELD VALVES BV

VITOR SCHIMIDT FINKEL FINKEL CONSULTORIA

Page 83: Relatório de Atividades do IBP - 2014

83RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 2015

COORDENADOR: MANOEL SEGADAS

NOME EMPRESA

ADRIAN ALBERTO DIGILIO REPSOL

AFONSO PAIVA QUEIROZ GALVÃO

ANDERSON MARINHO DE LIMA STATOIL DO BRASIL

BRENO DE MOURA SPAGNUOLO GOMES STATOIL DO BRASIL

CARLOS HENRIQUE LOPES BG BRASIL

CHRISTIAN ALEXANDER G. DE MAN ANADARKO

CLAUDIO MOREIRA ARAUJO ANADARKO

ETIENNE VREULS QUEIROZ GALVÃO

FABIO BASTOS REPSOL

FRANCISCO ANTONIO P. VIEIRA IPIRANGA

ISADORA BINI DAHOUI IBP

LIGIA FERREIRA CAMARA STATOIL DO BRASIL

LUCIO ANDRE MENDONÇA PETROGAL

MANOEL SEGADAS ASSESPRO

MARCELO COUTO FERRAZ CHEVRON

MARCO TOLOMEI SHELL

MARTA MARIA VENTORINI SALOMON BG BRASIL

MELISSA FERNANDEZ IBP

MICHEL NUNES ZAHN PETROGAL

MIRIAM FERNANDES CRUZ SHELL

PAULO BUARQUE DE MACEDO GUIMARÃES ONIP

PLINIO LUIZ LEHMANN DE FIGUEIREDO NETO IPIRANGA

RAIMAR VAN DEN BYLAARDT IBP

Page 84: Relatório de Atividades do IBP - 2014

GERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

COMISSÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL – 2014

COORDENADOR: CLAUDIO LUIZ DE VIVEIROS | COORDENADOR: EDSON RICARDO SOARES PEREIRA DA CUNHA

VICE-COORDENADORA: LIA MEDEIROS | VICE-COORDENADORA: PÂMELLA DE-CNOP

NOME EMPRESA

ADRIANA AYER PETROBRAS/SMES

ALTAIR EDUARDO DE VASCONCELLOS CIA. BRAS. PETRÓLEO IPIRANGA

ANA CAROLINA ANDRADE SHELL BRASIL PETRÓLEO

ANA CRISTINA NASCIMENTO FIRJAN

ANA LOPES CHEVRON BRASIL PETRÓLEO

ANALICE ARAUJO DA SILVA SIGA

ANDRÉ LIMA VAZ DE MELLO PETRORECÔNCAVO

BEATRIZ GIACOMINI CRUZ REPSOL SINOPEC BRASIL

CARLOS VICTAL IBP

CAMILA FREIRE PETROBRAS DISTRIBUIDORA

CAMILA GUERRA BAKER HUGHES

CAMILA PEREIRA FELIPE WILSON SONS

CAMILA PITANGA BP ENERGY DO BRASIL

CAMILA SANDOVAL PETROBRAS DISTRIBUIDORA

CARLA CRISTINA VICENTE STATOIL

CAROLINA COUTINHO BG E&P BRASIL

CAROLINA SENNA FIGUEIREDO CHEVRON BRASIL PETRÓLEO

CLAUDIA GRECCO AECOM DO BRASIL LTDA

CLAUDIO LUIZ DE VIVEIROS WILSON SONS

DAGMAR BRASILIO TN PETRÓLEO

DALIA MAIMON SIGA

DANIELE BENFICA RIVERA SCHLUMBERGER

DOMICIANO DE SOUZA ODEBRECHT OIL & GAS

EDSON RICARDO SOARES PEREIRA DA CUNHA PETROBRAS / RS

EMILE MACHADO ALVES CALMON DE SIQUEIRA ODEBRECHT OIL & GAS

FÁTIMA RIBEIRO BP ENERGY DO BRASIL

FELIPE SALGADO CIA. BRAS. PETRÓLEO IPIRANGA

FERNANDA DA CUNHA VEGA G-COMEX ÓLEO E GÁS

FLAVIA DO AMARAL SIQUEIRA FIRJAN

GANESHA MELO PETRORECÔNCAVO

GENTIL SOBRINHO QUEIROZ GALVÃO ÓLEO E GÁS

HELOISA COELHO RIOVOLUNTARIO

JOÃO CARLOS TAVARES MAERSK OIL BRASIL

JOCELINA VALLE ODEBRECHT OIL & GAS

JOSÉ ROBERTO MANNA DE DEUS TENARIS CONFAB

JULIO CÉSAR DIAS MOREIRA GRAN TIERRA ENERGY BRASIL

LAURELENA PALHANO SAGE / COPPE / UFRJ

LEISE DUARTE SHELL BRASIL

LIA BLOWER COMUNICARTE

LIA MEDEIROS TN PETRÓLEO

LUCINDA MIRANDA SUPERGASBRAS S.A

LUIS AUGUSTO NOBRE MAERSK OIL BRASIL

LUIS CESAR STANO PETROBRAS / SMES

LUIZ CARLOS DE ALBUQUERQUE SCHLUMBERGER

LUIZ FERNANDO RODRIGUES TÉCNICO COLABORADOR

MARCELO JASMIM MEIRINO LATEC / UFF

Page 85: Relatório de Atividades do IBP - 2014

85RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL – 2014

NOME EMPRESA

MÁRCIO RUIZ SCHIAVO COMUNICARTE

MARCO AURÉLIO COSTA CRUZ FONSECA ODEBRECHT OIL & GAS

MAURICIO ZAKI TAAM FILHO ECOPETROL

MAURO HILL SAGE / COPPE / UFRJ

NÁDIA PINTO FMC TECHNOLOGIES BRASIL

NATHALIE DEL BARRIO ECOPETROL

OSVALDO LUIZ GONÇALVES QUELHAS LATEC / UFF

PAMELA SOUZA QGEP

PÂMELLA DE-CNOP BG E&P BRASIL

PRISCILLA LAGE OGPAR

REBECA LUSSAC KIPERMAN QGEP

ROBERTO VIANNA STATOIL

ROSANGELA GOMES TENARIS CONFAB

ROSANGELA NUCARA IBP

SILVIA BLAJBERG SCHAFFEL AECOM DO BRASIL LTDA

TATIANA MAFRA GRAN TIERRA ENERGY BRASIL

TEREZA BATISTA TECHNIP BRASIL

THIAGO ROCHA TENARIS CONFAB

VICTOR DE MENEZES CESARINO ANP

Page 86: Relatório de Atividades do IBP - 2014

GERÊNCIA DE EVENTOS

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS

COMITÊ ORGANIZADOR

NOME EMPRESA

ÁLVARO TEIXEIRA IBP

ANA GUEDES IBP

ARMANDO GUEDES IBP

CARLA IMBROISI IBP

ERNANI FILGUEIRAS DE CARVALHO IBP

GISELE PEREIRA IBP

JOSÉ LUIZ ORLANDI ELOENERGIA

MILTON COSTA FILHO IBP

RAIMAR VAN DEN BYLAARDT IBP

RENATO BERTANI WPC

WILLIAM ZATTAR IBP

10º FÓRUM DE DEBATES SOBRE QUALIDADE E USO DE COMBUSTÍVEIS

COMITÊ TÉCNICO E ORGANIZADOR - COMISSÃO DE COMBUSTÍVEIS (VER PÁGINA 71)

SANTOS OFFSHORE

COMITÊ TÉCNICO

NOME EMPRESA

ALFREDO RENAULT ONIP

ANA GUEDES IBP

BRUNO MUSSO ONIP

EDIE ABUD FIESP

EDISON MONTEIRO UNIP

EDUARDO BERKOVITZ CIESP/FIESP

JOSÉ ANTÔNIO OLIVEIRA DE REZENDE PREFEITURA DE SANTOS

JULIANA BREGENSKI SCHUHLI PETROBRAS

JULIANA LOPES SEBRAE

KALENIN POCK CIESP/FIESP

LARIZA PIO ABIMAQ

MÁRCIO LARA PREFEITURA DE SANTOS

MICHEL NELSON RODRIGUES FIESP

MILTON COSTA FILHO IBP

PAULO SERGIO BRITO FRANZOSI SEBRAE

SERGIO OJIMA CIESP

SERGIO SANTOS PETROBRAS

VILMA BARROS ABIMAQ

5º SEMINÁRIO DE LABORATÓRIO

COMITÊ TÉCNICO E ORGANIZADOR - COMISSÃO DE LABORATÓRIO (VER PÁGINA 73)

Page 87: Relatório de Atividades do IBP - 2014

87RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

SUBSEA FORUM RIO 2014

COMITÊ CONSULTIVO

PRESIDENTE: ORLANDO RIBEIRO – PETROBRAS

NOME EMPRESA

ALEXANDRE MITCHELL SAIPEM

ANTONIO CRITSINELIS CHEVRON

CARLOS MOREIRA GENESIS

CEZAR PAULO PETROBRAS

DAVID MORGAN CAMERON

DANIEL BYRD TOTAL

FRANCESCO SANTORO OCEANEERING

GUSTAVO FREITAS PETROBRAS

IAN BALL INTECSEA

ISABEL WACLAWEK BG

JACQUES SALIES QUEIROZ GALVÃO OIL & GAS

JOHN MAIR SUBSEA 7

LUIS OLIJNIK SHELL

LEANDRO ULBRICHT GE OIL & GAS

MARCELO LARDOSA BP

MARCOS GUEDES PETROBRAS

MAURICIO DINIZ PETROBRAS

MARIA PERALTA AKER

MURILO VAZ COPPE/UFRJ

OLE OKLAND STATOIL

PAULO COUTO FMC TECHNOLOGIES

ROBERTO AQUINO TECHNIP

RICARDO TONETO PETROBRAS

COMITÊ EXECUTIVO

NOME EMPRESA

ANA GUEDES IBP

ANTONIO LAGE PETROBRAS

FERNANDO MACHADO PETROBRAS

FERNANDO NAGLE PETROBRAS

GUILHERME CASTRO PETROBRAS

21º ENCONTRO DE ASFALTO

COMITÊ TÉCNICO E ORGANIZADOR - COMISSÃO DE ASFALTO (VER PÁGINA 70)

Page 88: Relatório de Atividades do IBP - 2014

15º SEMINÁRIO SOBRE GÁS NATURAL

COMITÊ ORGANIZADOR

COORDENADOR: HUGO REPSOLD (PETROBRAS)

NOME EMPRESA

ALOYSIO VASCONCELOS PETROBRAS

ANA GUEDES IBP

ANDERSON FLEMING DE SOUZA CEMIG

CARLA COHEN TOTAL GÁS E ELETRICIDADE DO BRASIL

DEAN WILLIAM CARMEIS PETROBRAS

JORGE DELMONTE IBP

RICARDO LAMASSA QUEIROZ GALVÃO E&P

I FÓRUM LATINO-AMERICANO SOBRE GOVERNANÇA, RISCOS E COMPLIANCE NO SETOR PETRÓLEO E GÁS

COMITÊ EXECUTIVO

COORDENAÇÃO: AMANDA PEREIRA (ARPEL) | MILTON COSTA FILHO (IBP)

NOME EMPRESA

ANA GUEDES IBP

CARLOS VICTAL IBP

FELIPE DIAS IBP

GABRIELA PRITSCH ARPEL

ROSÂNGELA NUCARA IBP

Page 89: Relatório de Atividades do IBP - 2014

89RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

BRAZIL SUBSURFACE WORKSHOPS

COMITÊ TÉCNICO

PRESIDENTE: RENATO PINHEIRO (PETROBRAS)

NOME EMPRESA

ADOLFO POLILLO PETROBRAS

ALEXANDRE PÉPIN SCHLUMBERGER

ALEXANDRE PEREIRA PETROBRAS

ANDRE PINHEIRO BG

DAYANA NUNES PETROBRAS

DAVID AQUINO SCHLUMBERGER

FLAVIA PETERSEN PETROBRAS

HUGUES POITRENAUD TOTAL

LAERTE DUQUE REPSOL

MARCOS ROSOLEN INDEPENDENT CONSULTANT

PAULA PANARO REPSOL

RILDO OLIVEIRA PETROBRAS

WILMAR CARVALHO HALLIBURTON

COMITÊ EXECUTIVO

NOME EMPRESA

ANA GUEDES IBP

ANTONIO LAGE PETROBRAS

CARLOS PEDROSO QUEIROZ GALVÃO

CELSO BRANCO PETROBRAS

FERNANDO CARNEIRO HALLIBURTON

ROBERTO MELO BAKER HUGHES

THIAGO JUDSON PETROBRAS

Page 90: Relatório de Atividades do IBP - 2014

BRAZIL ONSHORE

COMITÊ ORGANIZADOR

PRESIDENTE: LUIZ DANS

NOME EMPRESA

ANA GUEDES IBP

ANABAL SANTOS ABPIP

ANTONIO LAGE PETROBRAS/SPE

CAMILA GUERRA BAKER HUGHES

DONEIVAN FERREIRA UFBA/UFRJ

FARID SHECAIRA PETROBRAS/SPE

IGOR MORAIS PETROBRAS

JEAN-PAUL PRATES IBP/CERNE

NADINE LOPES CONSULADO DO CANADÁ

REGINA CUNHA CONSULADO AMERICANO

RIO OIL & GAS EXPO AND CONFERENCE

COMITÊ ORGANIZADOR

PRESIDENTE: MAURÍCIO FIGUEIREDO - IBP

NOME EMPRESA

ÁLVARO TEIXEIRA IBP

ANA GUEDES IBP

ANDRÉ CORDEIRO PETROBRAS/CENPES

ANTONIO GUIMARÃES IBP

ARMANDO GUEDES IBP

ARMANDO HASHIMOTO PETROBRAS

CARLOS AFFONSO DE AGUIAR TEIXEIRA CONSULTOR

CARLOS EUGÊNIO DA RESSURREIÇÃO PETROBRAS

CARLOS TADEU DA COSTA FRAGA PETROBRAS

CYNTHIA SILVEIRA TOTAL

COMITÊ TECNICO

PRESIDENTE: FARID SHECAIRA - PETROBRÁS/SPE

NOME EMPRESA

ANDRE LEIBSOHN PETROBRAS

ANDRE RAPOSO PETROBRAS

ANDREA NICOLINO PETROBRAS

CLAUDIO FURTADO PETROBRAS

CYNTHIA DE AZEVEDO ANDRADE PETROBRAS

EDUARDO ALBINO SPE/SCHLUMBERGER

FARID SHECAIRA SPE/PETROBRAS

FERNANDO LUCENA CERNE

FLAVIA VILLARROEL SPE/BAKER HUGHES

GUSTAVO BEZERRA UTC

LUIZ OTAVIO SCHMALL PETROBRAS

MARCO SCHINELLI PETROBRAS

RAPHAEL MELLO PETROBRAS

GIL CARVALHO SPE/HALLIBURTON

Page 91: Relatório de Atividades do IBP - 2014

91RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

NOME EMPRESA

ELOI FERNANDEZ Y FERNANDEZ ONIP

FLÁVIO OFUGI RODRIGUES SHELL

HELDER QUEIROZ PINTO JUNIOR ANP

JOÃO CARLOS DE LUCA IBP

JOSÉ AUGUSTO DUTRA NOGUEIRA IPIRANGA

MARCELINO GUEDES FERREIRA GOMES PETROBRAS

MARCOS ISAAC ASSAYAG PETROBRAS

MICHEL HARTVELD IBP

MILTON COSTA FILHO IBP

PATRÍCIA MARIA BACCHIN PRADAL CHEVRON

PAULO CESAR MARTINS ABESPETRO

WILLIAM ZATTAR IBP

COMITÊ TÉCNICO

PRESIDENTE: CARLOS EUGÊNIO DA RESSURREIÇÃO (PETROBRAS)

NOME EMPRESA

ADRIANA AYER PETROBRAS

ADRIANO MARQUES MANSO PETROBRAS

ÁLVARO TEIXEIRA IBP

ANDERSON CANTARINO BP

ARLINDO MOREIRA FILHO PETROBRAS

CARLA IMBROISI IBP

CARLOS HENRIQUE ABREU MENDES IBP

CARLOS RODRIGUEZ SUAREZ QUEIROZ GALVÃO EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

CLÁUDIA VALÉRIA CARREIRO DE SOUSA PETROBRAS

EDMAR ALMEIDA IE/UFRJ

EDSON RICARDO CUNHA PETROBRAS

ERNANI FILGUEIRAS IBP

FELIPE DIAS IBP

JOÃO NORBERTO NOSCHANG NETO PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEL

JORGE DELMONTE IBP

MARILDA ROSADO DE SÁ RIBEIRO UERJ/MARILDA ROSADO ADVOGADOS

PRISCILA MOCZYDLOWER PETROBRAS

RAFAEL CORREA FABRA NAVARRO BRASKEM

ROSANGELA MOREIRA DE ARAUJO ANP

RAIMAR VAN DEN BYLAARDT IBP

Page 92: Relatório de Atividades do IBP - 2014

GERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO

COMISSÃO DE INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS

NOME EMPRESA

ADILSON CEZAR ZIBORDI

ALDO CORDEIRO DUTRA INMETRO - RJ - RIO COMPRIDO - STA. ALEXANDRINA

AMILCAR ANDRADE SALES BRASKEM UN - INSUMOS BÁSICOS - BA - R.ETENO

ANTONIO LUIZ DE MELO VIEIRA LEITE DOW BRASIL NORDESTE INDUSTRIAL LTDA (BA)

ARNOLDO LIMA FAGUNDES CONSULTOR

CARLOS BRUNO ECKSTEIN PETROBRAS - HORÁCIO MACEDO - ILHA FUNDÃO - RJ

CLAUDIO SOLIGO CAMERINI PETROBRAS - HORÁCIO MACEDO - ILHA FUNDÃO - RJ

DEYSON MARCELO ROTHEN ARCELORMITTAL TUBARÃO

EDGAR RUBEM PEREIRA DA SILVA IBP - INSTITUTO BRAS. DE PETRÓLEO, GÁS E BIOCOMBUSTÍVEIS

GUILHERME VICTOR PEIXOTO DONATO PETROBRAS - HORÁCIO MACEDO - ILHA FUNDÃO - RJ

HELDER DE SOUZA WERNECK PETROBRAS / UN-REGAP

HELENO RIBEIRO SIMÕES CONFAB INDUSTRIAL - PINDAMONHANGABA - SP

HELOISA CUNHA FURTADO CEPEL - SEDE - ILHA DO GOVERNADOR

JOÃO ROBERTO SILVA PICANÇO BRASKEM UN - INSUMOS BÁSICOS - BA - R.ETENO

JOAQUIM SMIDERLE CORTE PETROBRAS (SP AV PAULISTA)

PETROBRAS / E&P / UO-RIO / OPM / MIEEI

JORGE DOS SANTOS PEREIRA FILHO PASA (BA-R.CARLOS ALBERTO SANTOS)

JOSE EDUARDO DE ALMEIDA MANESCHY ELETRONUCLEAR

JOSÉ LUIZ DE FRANÇA FREIRE PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - PUC (RIO JANEIRO - RJ)

LUIS CARLOS GREGGIANIN BRASKEM - RS - TRIUNFO

LUIZ ANTONIO MOSCHINI DE SOUZA IBP - INSTITUTO BRAS. DE PETRÓLEO, GÁS E BIOCOMBUSTÍVEIS

MARCELO APARECIDO DA SILVA BRASKEM

MARCO AURÉLIO OLIVEIRA LIMA DET NORSKE VERITAS (BA-R.DR.JOSÉ PEROBA)

MARIO PEZZI FILHO PETROBRAS / E&P

PAVEL RODRIGUES BERNARDI PETROBRAS - REPÚBLICA DO CHILE - RJ

PEDRO FERES FILHO PASA (SP-R. JOAQUIM ANTUNES)

PEDRO VIZILDE SOUZA DA SILVA PETROBRAS / E&P / UO-RIO / OPM / MIEEI

RICARDO BARBOSA CALDEIRA (COORDENADOR) ISQ BRASIL (SERRA-ES)

RICARDO DE OLIVEIRA CARNEVAL PETROBRAS /CENPES (RJ. ILHA FUNDÃO)

RICARDO PEREIRA GUIMARÃES BAYER S.A. - (RJ -BELFORD ROXO)

SEVERINO ALBANI JUNIOR ARCELORMITTAL TUBARÃO

TEÓFILO ANTÔNIO DE SOUSA (VICE-COORDENADOR) ÍNTEGRA-INTEGRIDADE DE EQUIPAMENTOS

TITO LUIZ DA SILVEIRA TSEC - INTEGRIDADE ESTRUTURAL LTDA.

WALDOMIRO LIMA PEREIRA ELETRONUCLEAR

Page 93: Relatório de Atividades do IBP - 2014

93RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

GRUPO REGIONAL DE INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS - GRINSP-RJ

NOME EMPRESA

ANDRE S. LOURO CHEVRON

ARNOLDO LIMA FAGUNDES CONSULTOR

CARLOS CESAR DIAZ HORTA CONSULTOR

CÉLIO HAMILTON SILVA SANTOS BRASKEM - CAXIAS RJ

JOÃO CARLOS RODRIGUES SBM OFFSHORE

JOÃO MARCELO DE CASTILHO SBM

JOÃO TEIXEIRA LEÃO NETO BAYER

JOAQUIM SMIDERLE CORTE (COORDENADOR) PETROBRAS UO RIO

JORGE LUIZ RESENDE GALVÃO PETRBRAS REDUC

MAGNO WAGNER MESSIAS JUNIOR ELETROBRAS ELETRONUCLEAR

MELQUISEDEQUE PEREIRA AXESS

PABLO BARTHOLO MODEC

PAULO DA CRUZ SILVA ELETROBRAS

RICARDO PEREIRA GUIMARÃES BAYER

ROBERTO FUNGER BRASKEM - CAXIAS - RJ

TEÓFILO ANTÔNIO DE SOUZA INTEGRA

TITO FERNANDO DAS SILVEIRA TSEC

VERA LUCIA KLEISORGE RODRIGUES CIC

WALLACE SILVA CARMONA PETROBRAS UNIVERSIDADE PETROBRAS

Page 94: Relatório de Atividades do IBP - 2014

GRUPO REGIONAL DE INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS - GRINSP-SP

NOME EMPRESA

ARILSON RODRIGUES ARAUJO ENGENHARIA

ANTÕNIO CARLOS RIBEIRO BASF GUARATINGUETA

HENRIQUE DOS REIS BASF GUARATINGUETA

ALEXANDRE APARECIDO CORSO BASF SBC

CARLOS CARVALHO DE JESUS BRASKEM PE - CUBATÃO

MARCELO ANDRADE DE FREITAS BRASKEM PP3 PAULÍNIA

ALEXANDRE VIEIRA BARBOSA BRASKEM PE7 ABC

MICHAEL J. SILVA BRASKEM PP4 - ABC

TIAGO ORSI LEME BRASKEM UNIB ABC

FLAVIO CAMPOS CAMEF

GUSTAVO ELIAS M. PEREIRA CARBOCLORO

ANTÕNIO CARLOS B. CUNHA LEAL CEREBRO S.A

AKIKA SAKAMOTO CETRIL

JOSÉ ANTONIO PEREIRA CHAINHO CINTRA

LUCIANO DUCCINI CLARIANT

CARLOS HENRIQUE DE MORAES CONERG ENGENHARIA

JOSE CLAUDIO GARCIA CONSULTOR TÉCNICO

DIRCEU COSTA CONSULTOR TÉCNICO

FERNANDO TEICEIRA GAZINI CONSULTOR TÉCNICO

CLAUDIO SANCHEZ CONSULTOR TÉCNICO

VINICIUS BOÊ DGERMAN ENGENHARIA

VANESSA FERNANDES DOW BRASIL

LUIZ ROBERTO ALVES ESCOLA TÉCNICA UNIÃO

MARCOS A. NEVES FERREIRA NEVES ENGENHARIA

Page 95: Relatório de Atividades do IBP - 2014

95RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

GRUPO REGIONAL DE INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS - GRINSP-SP

NOME EMPRESA

TULIO MELO INVISTA

GUSTAVO BORGES VITORINO KRATON POLYMERS

NESTOR C. MOURA LATEC / M&F

MARCO ANTONIO DUBINIAK MA DUBINIAK CONSULTORIA

VANDERLEI PEREIRA MARQUES MAG FIBRAS BRASIL

ÁTILA MENTZ MKS SERV. INSP. ENGª

CARLOS G.G. DE OLIVEIRA MONSANTO

ROBINSON NATALÍCIO PAN PANENG ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

AMILTON CARVALHAL PASA

WALTHER MEILLER JUNIOR PETROCOQUE

ANDERSON W. PUPIN PROWR - ENGENHARIA & CONSULTORIA

LUIS HENRIQUE DE FREITAS RAIZEN

ROBERTO ARTHUR RODRIGUES MARSON RBPC

EDNEU JATKOSK REPLAN

GERALDO LOPES DA SILVA REVAP

CARLOS COVISI / JOÃO LAZARINI RHODIA POLIAMIDA E ESPECIALIDADES - PAULINIA

RAFAEL MAGNARELLI VALE FERTILIZANTES

ADRIANA S. GUIMARAES PEDRO VALE FERTILIZANTES

FERNANDO MEIRA WELDING SOLDAGEM E INSPEÇÕES LTDA

ERDUARDO KRUGER WELDING SOLDAGEM E INSPEÇÕES LTDA

ADILSON ZIBORDI

Page 96: Relatório de Atividades do IBP - 2014

GERÊNCIA DE NORMALIZAÇÃO

COMISSÃO DE ESTUDO DE COMBUSTÍVEL E PRODUTOS ESPECIAIS

COORDENADORA: VALERIA YUAN | SUBSTITUTO EVENTUAL: ÊNIO JOSÉ LEÃO LANZ

NOME EMPRESA

ALEX RODRIGUES BRITO MEDEIROS ANP - AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO

AMANDA PEREIRA FRANCO SANTOS LABCOM/UFRJ

ANDERSON ROUGE DOS SANTOS PETROBRAS

CAIO C.S. OLIVEIRA IPT- INST. DE PESQUISAS TECNOLOGICAS

DANIELA PRATES SILVA UNICAMP / CENTRAL ANALITICA - IQ

EDUARDO MENDONÇA ASELCO/SENTRY

ENIO JOSE LEÃO LANA CETEC / SENAI

EZONETH GOMES DE SOUZA IBP

FELIPE DE ARAUJO LIMA ANP - AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO

JESSICA LYRA CASTROL DO BRASIL

LEANDRO FARIAS ANP

LEONARDO YUJI NOGUCHI PENSALAB

LÍVIO GARCIA TRANSPETRO

MARIA AUXILIADORA NOBRE ANP

MAURA MOREIRA GOMES PETROBRAS

MONIQUE CORREA VAILLE DA SILVA PETROBRAS

RAQUEL LETICE VALVA UFRJ

RICARDO NERY ICR3 CIENTIFICA

RITA C.C PEREIRA TORRES ANP

SANDRO DOURADO SILVEIRA INT - INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA

SIMONE CORIOLANO PETROBRAS

VALERIA YUAN PETROBRAS

VALQUIRYA CAETANA DIAS IPIRANGA

VICTOR FERNANDO GOMA KURAH PENSALAB

WELLINTON LOPES MARTINS IPIRANGA

Page 97: Relatório de Atividades do IBP - 2014

97RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÃO DE ESTUDO DE LUBRIFICANTES

COORDENADORA: ROSANA ALMEIDA DE AZEVEDO | SUBSTITUTA EVENTUAL: MARISTELA LOPES S. MELO

NOME EMPRESA

ANDREZA FASSON BABIELO LWART LUBRIFICANTES

CATARINA COSTA SHELL

CELMA DA SILVA ANASTACIO ROCCO ANP - AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO

ANDREA DOS SANTOS VIEIRA PUC - RIO

CLAUDIO DE OLIVEIRA CUSTODIO PETROBRAS

CLAUDIO DOS SANTOS DUTRA ANP - AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO

DEBORA CRISTINA FERREIRA DA SILVA PUC - RIO

ESTEVAM PANDINI NETO LABCOM/UFRJ

EZONETH GOMES DE SOUZA IBP

FELIPE FELIX DA SILVA LABCOM/UFRJ

ILSE MARIA GUILHERMINO LEMOS COLABORADOR

JOSE ALVES VILELA FURNAS

JOSE DONIZETI DIAS FURNAS

KELLY ALGAYER DA SILVA LWART LUBRIFICANTES

MARCIA MARIA MAIA DE CARVALHO CASTROL DO BRASIL

MARCIO RAMOS DE LUCA MDL

MONICA VINHOZA PUC - RIO

MONIQUE CORREA VAILLE DA SILVA PETROBRAS

NELSON J. A. RIBEIRO SINDIRREFINO

PAULO R. R. MATOS ANP - AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO

ROSANA ALMEIDA DE AZEVEDO PETROBRAS

SANDRO DOURADO SILVEIRA INT - INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA

TALITA CRISTIANE MAGANHA LWART LUBRIFICANTES

WANDER FRANCA INFINEUM

COMISSÃO DE ESTUDO DE DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS - CEDAC

COORDENADOR: MAURICIO PRADO ALVES | SUBSTITUTO EVENTUAL: ANTONIO CARLOS NOBREGA

NOME EMPRESA

ADELMO LOURENÇO SAUD ALS MONTAGENS

ALAIN GOLDSTEIN ASHLAND

ALEXANDRE DIAS GILBARCO VEEDER-ROOT

ALEXIS D. RABUSCKY ECOBRASIL

ANTENOR VERONA METALURGIA VERONA

ANTONIO CARLOS NOBREGA SINDICOM

ANTONIO GONÇALVES ROXO AMROXO SA CONSULTORIA OPERACIONAL

ARNALDO NASCENTES FILHO FUEL QUEST

AVELINO P. MORGADO FECOMBUSTÍVEIS

BRUNO GALVAN LEITE IPIRANGA

BRUNO OZI SILVA ROSALIN DE OLIVEIRA TORK

CARLOS EDUARDO FERNANDES OLIVEIRA STARTEST AMBIENTAL E AVALIAÇÕES S/S AMBIENTAL

Page 98: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMISSÃO DE ESTUDO DE DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS - CEDAC

COORDENADOR: MAURICIO PRADO ALVES | SUBSTITUTO EVENTUAL: ANTONIO CARLOS NOBREGA

NOME EMPRESA

CARLOS EDUARDO SAVASINI FERREIRA VL DO BRASIL

CARLOS EMILIO SODER SODERTECNO

CARLOS MATEUS RIBEIRO GILBARCO VEEDER-ROOT

CESAR RENATO COLA MAHLE FILTROIL

CIDEMAR DALLA ZEN ARXO

CLAUDIA CAVALHEIRO SINCOPETRO

CRISTIAN BAZAGA DRESSER WAYNE

DANIELE DUTRA FERNANDES IPIRANGA

DAVI AMBROZIO LOIO PETROBRAS

DENIS BARBOSA ZEPPINI INDUSTRIAL E COMERCIAL LTDA

DIEGO JABUR SINCOPETRO

EVANDRO BATISTA JOB OPW BRASIL

EZONETH GOMES DE SOUZA IBP

FABIO PASSAFARO PASSAFARO & CIA LTDA

FERNANDO ROMANO DIAS AROCA ABIEPS

FERNANDO SERGIO MIRANDA TANKTEST

FERNANDO SERRANO OPW BRASIL

FLAVIO GONZALEZ WAYNE GE

GABRIEL H. B. OLIVEIRA IPIRANGA

GERALDO DO AMARAL FILHO CETESB

GUILHERME BENTI SINDTRR

GUILHERME DURANTE IPIRANGA

HELDER LOPES SOARES MEDLIQ

HENRIQUE PEDREIRA ECOTEST TECNOL. AMBIENTAL

HOMERO DE CARVALHO ABOUD PETROBRAS DISTRIBUIDORA

IBRAHIM HADURA ORRA INAFLEX

JOÃO BATISTA PORTO CURSINO DE MOURA FECOMBUSTÍVEIS

JORGE INFURNA BRASILCOM

JORGE LUIS MODESTO MM ENGENHARIA DE POSTOS

JOSE ANTONIO ROCHA FECOMBUSTÍVEIS

JOSE ROBERTO PL REPRESENTAÇÕES

JUNIO CESAR TMT TANQUES

KLEBER GEESDORF PETROAÇO SÃO JOÃO

LAERCIO LOPES PL CONSULTORIA

LINCOLN CESAR ECOBRASIL

LUIZ FERNANDO ZEPPINI ZEPPINI INDUSTRIAL E COMERCIAL LTDA

LUIZ FELIPE PAIVA BRANDÃO ANP - AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO

LUIZ OCTAVIO DE SOUZA DIAS CONSTRUTORA VANZIN/ECOFAB

LUIZ SANCHA SANCHA CONSTRUTORA

MAGNO XAVIER FECOMBUSÍVEIS

MARCELLO CYRINO GARCIA OPW BRASIL

MARCELO JOSE TESTONI ARXO

Page 99: Relatório de Atividades do IBP - 2014

99RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÃO DE ESTUDO DE DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAMENTO DE COMUSTIVEIS - CEDAC

COORDENADOR: MAURICIO PRADO ALVES | SUBSTITUTO EVENTUAL: ANTONIO CARLOS NOBREGA

NOME EMPRESA

MARCO ANTONIO GARCIA DOS SANTOS PETROBRAS DISTRIBUIDORA

MARCOS B. CANALE PETROBRAS DISTRIBUIDORA

MARCUS GALVANI SINDICOM

MARIANNE TEIXEIRA IPIRANGA

MAURICIO PRADO ALVES SINDTRR

MURILO CUMIM METALURGIA VERONA

PAULO DE TARSO M. GOMES ABTLP

PAULO RICARDO LEOPOLDINO METALURGIA VERONA

PAULO ROBERTO PINTO FECOMBUSTIVEIS

PAULO SERGIO DUARTE APOIO SERV. INST. MONIT.

REGIS RUTKOWSKI SINCOPETRO

RENATO INAMA ARXO

RENATO MIZIARA CTBQ - CENTRO TECNOLOGICO BRASILEIRO DA QUALIDADE

RENE CARLOS ABBAD SINCOPETRO

RICARDO A. NATTI MAHLE FILTROIL

RICHARD CARLSON METALSINTER

ROBERT STEIJNTJES BLUE 2 GREEN

ROBERTO PAIVA DA SILVA PETROBRAS DISTRIBUIDORA

ROGERIO ANTONIO RAINHA MEDLIQ

SAMUEL FILIPE FERREIRA ZEPPINI INDUSTRIAL E COMERCIAL LTDA

SERGIO J. RÉ OPW LATIN AMÉRICA

SERGIO MASSILON BRASILCOM

SILVIO CEZAR CAMPANHOLI WAYNE GE

WILSON BORGES PETRO TANQUE

Page 100: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMISSÃO DE ESTUDO DE SISTEMAS DE TRANSPORTE DE PETRÓLEO E DERIVADOS (DUTOS)

COORDENADOR: AMAURY GARCIA | SUBSTITUTO EVENTUAL: PAULO FERNANDO SCOFIELD DE LEMOS

NOME EMPRESA

ADAILO SANT`ANNA COLABORADOR

AMAURY GARCIA DOS SANTOS FILHO TRANSPETRO

ANTONIO GERALDO DE SOUZA TRANSPETRO

HOMERO OSORIO DA S. JUNIOR PETROBRAS

PAULO FERNANDO SCOFIELD DE LEMOS PETROBRAS

RICARDO COGNAC IBP

GRUPO DE TRABALHO DE REVISÃO DA NORMA ABNT NBR 7821 DA CEDAC

RELATOR: PAULO DE TARSO M. GOMES

NOME EMPRESA

CLAUDIO JOSE FREITAS CARDOSO ABNT/CB-16

ERNANDO ARAUJO EMYPRO

EZONETH GOMES DE SOUZA IBP

GILMAR SILVA PESSOA EMI ENGENHARIA

HOMERO DE CARVALHO ABOUD PETROBRAS DISTRIBUIDORA

JADER CONDE ROCHA ANP - AGENCIA NACIONAL DE PETROLEO

JONAS HAMESTER SOLDADURA

JORGE INFURNA BRASILCOM

JOSE WILSON BATISTA VETOR TECNOLOGIA

LUIZ MAURO ALVES ABENDI

MANOEL HONORATO SIMEPETRO

MIGUEL MONTEIRO DE BARROS IPIRANGA

MILTON QUINTANILHA DOS SANTOS PETROBRAS

PAULO DE TARSO M. GOMES ABTLP

Page 101: Relatório de Atividades do IBP - 2014

101RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

COMISSÃO DE ESTUDO DE ETANOL COMBUSTÍVEL

COORDENADOR: ADERSON RODRIGUES PESSOA JR | SUBSTITUTA EVENTUAL: MÔNICA TEIXEIRA DA SILVA

NOME EMPRESA

ADERSON RODRIGUES PESSOA JR ANP - AGENCIA NACIONAL DE PETROLEO

ALEX RODRIGUES BRITO MEDEIROS ANP - AGENCIA NACIONAL DE PETROLEO

ANDREA OLIVEIRA BOSCOLO METTLER TOLEDO IND. COM. LTDA

CELSO PASCHOAL RAIZEN S/A ENERGIA

CRISTIANE MARIA PORTELLA INT - INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA

EDUARDO SIMOES METROHM PENSALAB

FRANCISCO FLORES MEDINA DIGIMED

FREDERICO RAMADINHA METTLER TOLEDO IND. COM. LTDA

ILSE MARIA GUILHERMINO LEMOS COLABORADOR

JACQUELINE A. SILVA INT - INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA

JANAINA GOMES AGILENT

JOAO ANTONIO PRUDENCIATTI USINA SAO MARTINHO

JOAO CARLOS DE SOUZA RAIZEN S/A ENERGIA

JOSE FELIX SILVA JUNIOR JFS ASSOSSORIA AGROINDUSTRIAL

JULIANA BELINCANTA PETROBRAS

LIVIO GARCIA DA COSTA TRANSPETRO

MARCELO MENDES IBANHES AÇUCAR GUARANI S.A.

MARCOS GAERTNER BRASIL INT - INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA

MARCOS RASERA CTC - CENTRO DE TECNOLOGIA CANAVIEIRA

MONICA TEIXEIRA DA SILVA PETROBRAS

RICARDO COGNAC IBP

SOLIMAR DE SOUZA SILVA PETROBRAS

WOKIMAR TEIXEIRA GARCIA CTC - CENTRO DE TECNOLOGIA CANAVIEIRA

Page 102: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMISSÃO DE ESTUDO DE BIODÍESEL

COORDENADORA: FÁTIMA DUTRA FARIA | SUBSTITUTO EVENTUAL: FÁBIO DA SILVA VINHADO

NOME EMPRESA

ADRIANA F. YUKIMITU CARGILL

ADRIANA V. SORIANO PETROBRAS

ALANE BEATRIZ VERMELHO PETROBRAS

ALEXANDRE DE SA PORTES MACHADO METTLER TOLEDO IND. COM. LTDA

BRUNO RAFAEL MARQUES JBS-BIODIESEL

CARLA VIVIANE DA SILVA CARAMURU ALIMENTOS

CAROLINA VIEIRA VIEGAS UFRJ/UBRABIO

DANIELLE IGNACIO MARÇARO DE MATTOS LABCOM/UFRJ

EDUARDO H. DE S. CAVALCANTI INT - INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA

ELAINE MARCELA AGUIAR CABRAL PUC - RIO

EZONETH GOMES DE SOUZA IBP

FABIO DA SILVA VINHADO ANP - AGENCIA NACIONAL DE PETRÓLEO

FATIMA M. BENTO UFRGS

FATIMA REGINA DUTRA FARIA PETROBRAS

FERNANDA RIBEIRO BURGEL DIAS CARNEIRO PUC

FERNANDO RAFAEL FREITAS NORONHA UNIBRASPE

GERALDO DO CARMO CETEC / SENAI

ILSE MARIA GUILHERMINO LEMOS COLABORADOR

ISABEL C. P. FORTES UFMG

JULIANE A. A. DE MELO KAMINURA CARGILL

KATIA FERREIRA CAVALCANTI INT - INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA

LAIS LOBATO GUIMARAES CARAMURU ALIMENTOS

LEIA CECILIA LIMA FAVARO EMBRAPA AGROENERGIA

MARCOS GAERTNER BRASIL INT - INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA

MARIANA MONTEIRO FORTES UFRJ/UBRABIO

MARIANA ORTEGA GARCIA NOVA ANALITICA

MAURÍCIO DUPIM PUC-RIO

MICHELE ANDRADE ADM DO BRASIL

MÔNICA VINHOZA PUC-RIO

MONIQUE CORREA VAILLE DA SILVA INFOTEC

RAFAEL FRAGOSO FERREIRA PETROBRAS

RAFAEL RODRIGUES HATANAKA CEMPEQC/UNESP

RENATA DE S. CANDIDO GREENTEC/UFRJ

ROBERTO DA COSTA LIMA MARINHA DO BRASIL

ROSA V. VITORINO DE PAULA GREENTEC/UBRABIO

SERGIO MASSILON BRASILCOM

TATIANA D. SANT'PIERRE PUC - RIO

TERESA CRISTINA O. FONSECA PETROBRAS

VALQUIRYA CAETANA DIAS IPIRANGA

VANESSA SOUZA BREDER VALENTE IPIRANGA

WALDEMAR PACHECO DE OLIVEIRA FILHO ANP - AGENCIA NACIONAL DE PETRÓLEO

WALTER B. CRAVO INT/LABIO

Page 103: Relatório de Atividades do IBP - 2014

103RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

ABNT/CEE-83 - APLICAÇÕES E MÉTODOS ESTATÍSTICOS

COORDENADOR: PAULO AFONSO LOPES DA SILVA | SUBSTITUTA EVENTUAL: SORAIA CRISTINA ALMEIDA DOS SANTOS

NOME EMPRESA

CAMILA CARDOSO DE OLIVEIRA INSTITUTO ADOLF LUTZ

ELCIO CRUZ DE OLIVEIRA TRANSPETRO

EZONETH GOMES DE SOUZA IBP

MARIA ALICE GOES CETEM/MCT

NORMA DOS SANTOS KIKUCHI SATO PUC - RIO

PATRICIA RITTER MARTINS PETROBRAS

PAULO AFONSO LOPES DA SILVA CONSULTOR INDEPENDENTE

RONEY ANTONIO BARBOSA ANP - AGENCIA NACIONAL DE PETRÓLEO

ROSANA ALMEIDA DE AZEVEDO PETROBRAS

ROSSINE AMORIM MERSSIAS ANP - AGENCIA NACIONAL DE PETRÓLEO

RUTH EPSZTEJN INMETRO

SIDNEY TEYLOR DE OLIVEIRA CEFET

SORAIA CRISTINA ALMEIDA DOS SANTOS PETROBRAS

COMISSÃO DE ESTUDO DE COMBUSTÍVEIS MARÍTIMOS

COORDENADOR: CLAUDIO VIANA MARTINS | SUBSTITUTO EVENTUAL: ANTONIO FERNANDEZ PRADA JR

NOME EMPRESA

ALEXANDRE CARDOSO COSTA CALDEIRA ANP - AGENCIA NACIONAL DE PETROLEO

ANTONIO FERNANDEZ PRADA JR. PETROBRAS

CLAUDIO SILVIO VIANA MARTINS PETROBRAS

DANIELA DOS SANTOS GARCIA MARINHA DO BRASIL

DANIELLE CAMPOS LEAO PETROBRAS DISTRIBUIDORA

EDUARDO H. DE S. CAVALCANTI INT - INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA

LETICIA SIQUEIRA LA PLATA MPA - MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA

LUCIANO MESSINA STOR PETROBRAS

LUIZ EMILIO FREIRE SINDICOM

MARCELA GAMEN FLORES ANP - AGENCIA NACIONAL DE PETROLEO

MARCIA VALERIA DE S. ALVES ANP - AGENCIA NACIONAL DE PETROLEO

MARIO BASTOS F. MENDONCA SYNDARMA

MAURA M. GOMES PETROBRAS

RAISSA CAPUTO D. DA SILVA EPE - EMPRESA DE PESQ. ENERGICA

RAQUEL WAYAND SOARES ANP - AGENCIA NACIONAL DE PETROLEO

RICARDO FRANCA NUNES DA ROCHA IPIRANGA

ROBERTO DA COSTA LIMA MARINHA DO BRASIL

THAIS HENRIQUES CHAVES SYNDARMA

Page 104: Relatório de Atividades do IBP - 2014

COMISSÃO DE ESTUDO ESPECIAL DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR

COORDENADOR: MARCOS PAULO VICENTIM

NOME EMPRESA

ABSAI CONCEIÇÃO GOMES PETROBRAS

CELINA L. DUARTE IPEN

KAREN MARABEZI USP - IQSC

LUIZ FERNANDO MARTINS BANDEIRA PETROBRAS

MARCOS PAULO VICENTIM INMETRO

MARIA TERESA BORGES PIMENTA CTBE

RICARDO COGNAC IBP

WOKIMAR TEIXEIRA GARCIA CTC

COMISSÃO DE ESTUDO DE GASES COMBUSTÍVEIS

COORDENADOR: CARLOS DO AMARAL C. BRASTFISCH | SUBSTITUTO EVENTUAL: PAULO FERNANDO SCOFIELD DE LEMOS

NOME EMPRESA

ALOÍSIO PEREIRA DA SILVA SCGAS

ANGELA M. A. FERNANDES MITSUIGAS / ABEGAS

AUGUSTO CÉSAR A. VITORIO MITSUIGAS

CARLOS ALBERTO CUNHA COMGAS

CARLOS DO AMARAL C. BRATFISCH BRATFISCH ENGENHARIA EM GÁS

CRISTIANE H. KAFER SULGÁS

CRISTIANO STEFANELLI BAHIAGAS

DANIEL CRUCELLO EVONIK

DANIELE DE OLIVEIRA MACHADO DIAS GASMIG

FRANCISCO PANARO MADDALENA MITSUIGAS E ENERGIA DO BRASIL LTDA

GUSTAVO GALIAZZI ABEGÁS

LEONARDO VASCONCELOS CEG RIO

OTTO F. CARDOSO SULGÁS

PAULO FERNANDO SCOFIELD DE LEMOS PETROBRAS

PAULO RICARDO COMGAS

PAULO STRINGACI GAS LOCAL - GNL

PÉRICLES BRIZOLARA BAHIAGAS

PLÁCIDO MARINS GNSPS

RICARDO COGNAC IBP

RINALDO HIROSHI RODRIGUES DAMNO MSGAS

SÉRGIO JORGE FURLEY SANTOS JR. PETROBRAS

VENILTON DA SILVA TBG

Page 105: Relatório de Atividades do IBP - 2014

105RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

CALENDÁRIO DE EVENTOS 2014

NÚMEROS TOTAIS DOS EVENTOS DE 2014

DATA EVENTO LOCAL PARCERIAÁREA DE

EXPOSIÇÃOEXPOSITORES VISITANTES CONGRESSISTAS PAÍSES

17-18 de março

Seminário Internacional de Biocombustíveis

http://www.ibp.org.br/biocombustivel

São Paulo

SPWPC 139 5

3 de abril

"10º Fórum de Debates sobre Qualidade

e Uso de Combustíveis

www.ibp.org.br"

Rio de Janeiro RJ

- 71 3

08-11 de abril

Santos Offshore

http://www.santosoffshore.com.brSantos

SP

Reed Exhibitions Alcantara Machado

8 mil m2 180 18.618 298 5

6-7 de maio

"5º Seminário de Laboratório

http://www.seminariolaboratorio.com.br"Rio de Janeiro

RJ - 58

12-14 de maio

"21º Encontro de Asfalto

http://www.ibp.org.br/21asfalto"Rio de Janeiro

RJ- 168 5

26-28 de maio

"Subsea Forum Rio 2014

http://www.subseaforum.com.br"Rio de Janeiro

RJ

SPE Seção Brasil

Sessão Macaé

319 8

03-04 de junho

15º Seminário sobre Gás NaturalRio de Janeiro

RJ- 173 3

15-18 de setembro

"Rio Oil & Gas Expo and Conference

http://www.riooilgas.com.br "

Rio de Janeiro

RJ- 34.100 M2 1.100 47.000 3.800 31

13-14 de novembro

1º Fórum Latino-Americano Sobre Governança,

Riscos e Compliance Setor Petróleo e Gás

Rio de Janeiro RJ

ARPEL 104 10

10-11 de novembro

Brazil Subsurface WorkshopsRio de Janeiro

RJSPE Seção

Brasil79 7

25-27 de novembro

"Brazil Onshore - Congress & Exhibition

www.brazilonshore.com.br"Natal RN

SPE Seção Brasil

650 m2 100 1.485 382 7

PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL

5–8 de maio

OTC - Offshore Technology Conference

http://www.otcnet.orgHouston

EUAOTC

15-19 de junho

WPC - 21st World Petroleum CongressMoscow Russia

WPC

30 de setembro a 2 de outubro

IPE/IPC - International Pipeline Conference

tp://www.internationalpipelineconference.comCalgary - Canadá

ASME

Eventos realizados: 11

Eventos em Parceria: 6

Participações Internacionais: 5

Apoio Institucional: 27

Apoio de Mídia: 37

Congressista: 5.591

Visitantes: 67.103

Países: 31

Page 106: Relatório de Atividades do IBP - 2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

EXPEDIENTE

Coordenação Geral

Rosângela Nucara

Coordenação Editorial

Tatiana Campos

Rossane Sander

TEXTO E REVISÃO

FSB Comunicação

Edição

Ana Maria Tahan

Revisão

Diogo Henriques

DIREÇÃO DE ARTE E PROJETO GRÁFICO

Grande Comunicação

Direção de Criação

Rodrigo Michelli

Direção de Arte

Leonardo Calvão

Edição de Arte

Leonardo Calvão

Diagramação:

Leonardo Calvão Leandro Castro

Revisão

Tatiana Nascimento

Ilustração

Arian Barbosa

Imagens

Thinkstock

Acervo IBP

Somafoto

Benício Biz

Tatiana Campos

Page 107: Relatório de Atividades do IBP - 2014

107RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

Av. Almirante Barroso, 52 – 21º e 26º andares – RJTel.: (+55 21) 2112-9000 | ibp.org.br

IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis