RELATÓRIO DE ATIVIDADES E PRESTAÇÃO DE CONTAS · estacas de madeira para as brincadeiras com os...

36
RELATÓRIO DE ATIVIDADES E PRESTAÇÃO DE CONTAS 2016 FREGUESIA DE S. JOÃO DA MADEIRA

Transcript of RELATÓRIO DE ATIVIDADES E PRESTAÇÃO DE CONTAS · estacas de madeira para as brincadeiras com os...

RELATÓRIO DE ATIVIDADESE PRESTAÇÃO DE CONTAS2016

FREGUESIA DE S. JOÃO DA MADEIRA

ÍNDICE

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

INDICADORES DE ATIVIDADE

DOCUMENTO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

EVOLUÇÃO DOS DADOS CONTABILÍSTICOS 2010-2016

P. 03

P. 14

P. 19

P. 30

03

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1. ENCONTRO INTERNACIONAL DE ILUSTRAÇÃO DE S. JOÃO DA MADEIRA

O 9º Encontro Internacional de Ilustração de São João da Madeira (9EII), que teve como tema a “Máquina”, ocorreu de 14 a 21 de outubro. Nas suas edições mais recentes, o Encontro Internacional de Ilustração (EII) registou um crescimento considerável, tendência que se manteve em 2016. No total, foram 102 as candidaturas recebidas, número que constitui um recorde de participação, vindas de países como Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Itália, Inglaterra, México, Polónia, Portugal, República Dominicana, Suíça e Taiwan.

Estas ilustrações foram avaliadas por um júri previamente definido, constituído pelo ilustrador e criador da livraria “Gigões e Anantes”, Francisco Vaz Silva, pelo ilustrador João Vaz Carvalho, pela ilustradora e professora da ESAG, instituição convidada desta edição do EII, Isabel Carvalho, Mariana Silva da “Tecmacal” e o empresário e colecionador de arte, José Lima, que selecionaram 50 obras de 25 autores.

Durante estes dias, ilustradores como Ana Pez, Carolina Celas, Helena Perez Garcia, Isabelle Vandenabeele, Kike Ibañez, Lord Mantraste, Pat Bradbury, Susa Monteiro e Valerio Vidali foram convidados para lecionar os mais diversos “workshops”, realizados na Torre da Oliva, dirigidos aos finalis-tas e aos apaixonados por esta arte.

Para além dos “workshops”, a Torre da Oliva acolheu uma feira do livro, organizada pela livraria especializada em ilustração “Gigões e Anantes”, uma feira da ilustração e algumas conversas entre ilustradores convidados e apaixonados pela Ilustração. Houve também lugar para algumas apresentações de livros de ilustração de artistas como Pat Bradbury, Hélder Magalhães e Cátia Vidinhas, Joana Estrela e Carolina Celas.

04

• Exposição das obras do concurso do 9EII; • “Barrios de Colores” | Kike Ibañez; • “Serge Bloch” | Serge Bloch; • “No país das letras” | Francisco Vaz; • “Ilustração” | ESAG Alunos • “Desenho Científico” | ESAG • “Mapa Ilustrado de S. João da Madeira” | José Miguel Cardoso • “GUR + Júlio Dolbeth” • “Urban Sketchers” em São João da Madeira

As exposições acima referidas são parte integrante do programa do 9º Encontro Internacional de Ilustração. Para além dos trabalhos dos finalistas do concurso, de Kike Ibañez, vencedor da edição anterior, de Francisco Vaz, júri do concurso, da ESAG, escola parceira do EII, havia um espaço dedicado ao sanjoanense José Miguel Cardoso, que desenhou o que via da cidade a partir de uma vista de 360 graus do topo do Fórum Municipal. Outra das novidades deste ano foi a exposição dos “Urban Sketch-ers”: Aqui estavam expostos alguns trabalhos de artistas que ilustraram alguns locais importantes de São João da Madeira.

Foram realizadas três cerimónias que encheram a Casa da Criatividade: A “Cerimónia de Abertura”, onde foi apresentado o programa, foram conhecidos alguns convidados e finalistas e, para finalizar, a “Orquestra da Academia de Música de São João da Madeira” brindou os presentes com uma atuação; O “Concerto Ilustrado”, onde alguns ilustradores mostravam a sua arte “in loco” enquanto a banda sanjoanense “Prana” atuava; A “Cerimónia de Encerramento”, onde foram atribuídos prémios e distinções e se assistiu a um brilhante concerto da “Big Band do Conservatório de Música de Aveiro.”

Na “Cerimónia de Encerramento” foram conhecidos os vencedores do concurso do 9EII: Manuel Marsol, ilustrador espanhol, foi o grande vencedor do concurso do 9EII, seguido pela compatriota Patrícia Gutierrez Fuertes e pelo português Hélder Barbosa. Foram também anunciados os vencedores do tradicional concurso entre escolas: O Jardim de Infância da Devesa Velha venceu no primeiro escalão e a EB1 do Parrinho no segundo. O 6ºH, da EB 2/3 foi o grande vencedor do terceiro escalão, o 9ºE da Escola João da Silva Correia venceu o quarto escalão e, por fim, no quinto escalão, a turma do 10ºE foi a grande vencedora.

05

2. ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

O Orçamento Participativo da freguesia de São João da Madeira 2016 (OP’16) iniciou-se a 17 de março. A partir desta data, todos os cidadãos residentes na cidade ou com relação comprovada com a mesma – trabalhadores ou estudantes – participaram nesta iniciativa mediante a apresentação de uma proposta com um valor máximo de 12,500€ e que se inserisse em certos trâmites temáticos estabelecidos no regulamento do OP’16, tais como: Ação Social, Cultura, Juventude e Espaços Públicos e Verdes. As propostas enviadas, para serem levadas a votação, careciam de uma aprovação do executivo da Junta de Freguesia.

No total, foram sete as propostas levadas a escrutínio: “Busto Dr. Serafim Leite – Padre Borges”; “Ser Mais – Maria Teresa Melo”; “Fruta Social – Ecos Urbanos”; “Cheque Solidário Animal – ANI S. João”; “Party Sleep Repeat – Associação Luís Lima”; “Festival Jazz N’Ul – Afonso Correia Costa”; “Parque Infantil Orreiro+ – Leonardo Silva Martins”.

Uma das novidades do OP’16 foi o sistema de votação. Ao contrário do que aconteceu em edições anteriores, em 2016 o Orçamento Participativo contou com duas fases de votação: A primeira, de 1 de junho a 31 de julho, foi única e exclusivamente feita em regime presencial na Junta de Freguesia. Durante o mês seguinte, aqueles que não votaram presencialmente tiveram a oportunidade de o fazer “online”, efetuando um registo no sítio de Internet da Junta de Freguesia de São João da Madeira. Só os eleitores na cidade é que tinham direito a exercer o voto numa das setes propostas apresentadas.

O projeto vencedor do Orçamento Participativo da freguesia de São João da Madeira 2016 foi a “Fruta Social”, da Associação Ecos Urbanos, com 36,1% dos votos.

06

O “Parque de Exercícios e Recreio Canino”, proposta vencedora do Orçamento Participativo da freguesia de São João da Madeira 2014, tem como objetivo criar um espaço lúdico para cães. Sempre acompanhados pelos seus donos, os cães poderão exercitar-se com o auxílio de equipamentos adequados. No local, foram ainda instalados “pipicans”, um bebedouro, rampas, tuneis e estacas de madeira para as brincadeiras com os animais. Do ponto de vista arquitetónico, o parque será o mais natural possível, respeitando assim a natureza e as características do Parque da Nossa Senhora dos Milagres. O “Parque de Exercícios e Recreio Canino” foi inaugurado no passado dia 11 de março de 2017.

A “Horta Comunitária”, projeto apresentado pela Cruz Vermelha Portuguesa, tem como objetivo criar um espaço onde se poderá aproveitar a produção variada para ajudar as famílias carenciadas. Este projeto poderá servir, também, como um espaço de aprendizagem para a comunidade escolar. Localizada Cruz Vermelha de São João da Madeira, a “Horta Comunitária” foi inaugurada no passado dia 4 de março de 2017.

07

3. A JUNTA AJUDA

Através das mais variadas iniciativas, a Junta de Freguesia de São João da Madeira tem produzido um impacto positivo junto da população carenciada. As iniciativas desenvolvidas são muito bem ponderadas e escolhidas, de forma a potenciar da melhor maneira possível os recursos existentes.

• A Picadinha, iniciativa que leva, mensalmente, até Fundo-de-Vila e Parrinho/Mourisca rastreios médicos gratuitos, teve, em 2016, um impacto acima do esperado. Foram efetuados 532 rastreios no ano transato, o que reflete bem a importância que a “Picadinha” tem para a população. O facto de esta iniciativa incidir sobre os dois bairros periféricos da cidade é um ponto importante para o seu sucesso, uma vez que há uma maior proximidade com os mais carenciados. Para o bom funcionamento da “Pic-adinha”, a Junta de Freguesia conseguiu envolver diversas entidades da cidade, tais como todas as farmácias que apoia com equipamentos e descontos na compra de algum material, a Escola João da Silva Correia que contribuiu com alunos do curso de Saúde, sem esquecer uma larga equipa de voluntários que completam o grupo de trabalho: enfermeiros, analistas e nutricionistas.

• A Junta de Freguesia de São João da Madeira, em parceria com o IPO, está a transportar, de forma gratuita, os doentes residentes em São João da Madeira a esta unidade hospitalar. As viagens ao IPO ocorrem duas vezes por semana, às terças e quintas. Nestes dias, a Junta de Freguesia transporta os doentes às 8H e o regresso é feito quando todos os utentes estiverem atendidos. O IPO do Porto concentra os exames e consultas dos utentes de São João da Madeira nos dias acima mencionados, de forma a coincidirem com o transporte providenciado pela Junta de Freguesia. Foram transportadas 31 pessoas em 2016.

• Durante todo o Verão, a Junta de Freguesia transportou, de forma gratuita, 844 fregueses às praias de Esmoriz, Furadouro e Espinho e ainda disponibilizou atividade desportiva orientada.

08

• Foi dada sequência à parceria com as Termas das Caldas de S. Jorge, o que proporcionou, aos seniores de São João da Madeira o acesso ao programa “TermalSénior – Saúde e Termalismo.” Este programa garante o transporte parar as termas de forma gratuita, que é assegurado pela Junta de Freguesia de São João da Madeira. A nível económico, os inscritos viram a sua inscrição termal oferecida – no valor de 25€ – assim como um desconto de 10% em todos os tratamentos termais de foro terapêutico. No total, 31 pessoas aderiram a esta parceira: 19 de abril e 12 em setembro.

• A Junta de Freguesia disponibilizou à população com rendimentos mais baixos o serviço de preenchimento do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS). Esta ação pretende facilitar aos fregueses o cumprimento desta obrigação fiscal de forma gratuita.

• Foi celebrado, com a Associação Desportiva Sanjoanense (ADS), um protocolo que visa a gestão do Centro de Fisioterapia por parte da ADS. O espaço, situado no pavilhão Paulo Pinto, foi inaugurado em novembro. O horário do Centro de Fisioterapia, numa primeira fase, é das 14H às 20H e os preços são os seguintes: Jovens Atletas com idade até aos 18 anos – 2,50€; Atletas com mais de 18 anos – 4€; Pensionistas com cartão sénior A – 2,50€; Pensionistas com cartão sénior B – 0,00€; Pensionistas sem cartão sénior – 5€; Público em geral – 10€.

• No dia 8 de dezembro, a Junta de Freguesia organizou, na Biblioteca de Fundo-de-Vila, a iniciativa “Natal em Beleza.” Esta atividade consistia em proporcionar a um núcleo de pessoas escolhidas pela “Rede Social”, um serviço de cabeleireiro providenciado pela “Aurora Ferreira – Cabeleireira” e um workshop de “auto-maquilhagem” realizado pela equipa da Oriflame “Rir Consigo.”

• A Junta de Freguesia transfere, anualmente, 1200€ para o “Rotary Club de São João da Madeira”, uma vez que esta entidade promove a “Sopa Solidária.”

09

4. CULTURA

No dia 14 de junho realizou-se o Passeio Sénior, que contou com 904 participantes. Em 2016, a Nazaré foi o destino turístico escolhido e a Quinta da Boubã o local para o tradicional almoço e baile. A boa disposição reinou nesse dia, uma vez que esta ocasião é especial e, como tal, tem um forte impacto na população idosa da cidade.

Para se inscreverem na atividade são necessários dois requisitos: ter mais de 65 anos e ser cidadão eleitor em São João da Madeira. À semelhança do que aconteceu em 2015, o Passeio Sénior contou com a participação de estagiários de dois cursos profissionais, Turismo e Saúde da Escola Secundária João da Silva Correia, que foram um precioso complemento a toda a estrutura monta pela Junta para este eventoA Junta de Freguesia lançou o “Passeio Cultural Sénior.” Este passeio mensal, baseado em alguns trâmites que o tradicional “Passeio Sénior” tinha a cidade de Ílhavo como destino.

A iniciativa “Cultura Conjunta”, que apoia o acesso de carenciados a eventos culturais na região prolongou-se ao longo do ano 2016, tendo sido realizadas as seguintes deslocações: “Imaginarius”, em Santa Maria da Feira, Festival de Circo, no Porto, a Matosinhos, para assistir a um concerto de Jazz, a Serralves, no Porto, a Famalicão, para assistir à peça de teatro “Bácoro”. Esta iniciativa é realizada em parceria com a Associação Ecos Urbanos.

A Junta de Freguesia, ao longo do ano 2016, procurou aproximar os fregueses à cultura. Para isso, foram realizadas diversas iniciativas tais como a “Hora do Conto”, vários concertos de diversos registos musicais pela cidade – com destaque para a “Trupe de Reis”, iniciativa que encheu a Casa da Criatividade. O 25 de Abril foi celebrado com uma tertúlia, que tinha como mote a pergunta “O que significa, para si, o 25 de abril”, que contou com a presença do jornalista Mário Crespo, do ex-oficial miliciano José Vigário Silva, que colaborou na madrugada da revolução, de Maria José Ribeiro, cujo pai foi preso político, e com Patrícia Brandão, a quem coube a tarefa de testemunhar a visão de quem nasceu após a revolução. Poucos dias depois, foi celebrado, na Biblioteca de Fundo-de-Vila, o Dia do Trabalhador. Os alunos da EB1 de Fundo-de-Vila proporcionaram um espetáculo com músicas relacionadas com a ocasião e uma peça de teatro sobre a liberdade de expressão.

10

Durante o verão, a Junta de Freguesia (JF) organizou diversos espetáculos ao ar livre para divertir os fregueses. No dia 6 de agosto, organizou-se uma noite de fados na Praça Luís Ribeiro. Teresa Oliveira e ngelo Oliveira foram os fadistas convidados. Dia 11 de agosto, realizou-se, no mesmo local, um espetáculo de violino e piano interpretado por Vladimir Olmetchenko. De forma a evitar a centralização de eventos, a Junta de Freguesia organizou, no dia 22 de agosto, uma noite de fados em Fundo-de-Vila, que contou com a presença dos fadistas ngelo Oliveira, Cristina Ferreira e Teresa Oliveira. Com o mesmo objetivo, “Carlos Pereira & os Antimónio” deram um concerto no Coreto do Parque Ferreira de Castro, dia 4 de setembro, em mais uma iniciativa promovida pela JF. No mesmo local, a Tuna dos Voluntários de São João da Madeira atuaram a 11 de setembro.

Dia 22 de abril, a Junta de Freguesia preparou, no âmbito da Semana da Terra, uma atividade que consistia num curso de fotografia, no Parque da Nossa Senhora dos Milagres, com os alunos da Escola do Parque.

A Junta de Freguesia esteve presente na Cidade no Jardim. Neste período, os fregueses eleitores em São João da Madeira puderam votar nos projetos a concurso do Orçamento Participativo. As Termas das Caldas de S. Jorge, no âmbito da TermalSénior, estiveram presentes no “stand” da JF a demonstrar algumas das suas valências profissionais.

11

5. DESPORTO

As atividades desportivas foram apostas recorrentes da Junta de Freguesia ao longo do ano de 2016. Foram organizadas diversas iniciativas, seja de terra ou de água, com o objetivo de promover uma vida ativa aos fregueses.

• As piscinas municipais de São João da Madeira encheram para as aulas de Hidroginástica e “Áqua Pilates.” • O Parque do Ul e o Parque da Nossa Senhora dos Milagres receberam aulas de “Biodanza”, Pilates Autêntico e Zumba.

• De Maio a Outubro, foi organizada, semanalmente, uma caminhada no Parque da Nossa Senhora dos Milagres.

• No dia 23 de Setembro decorreu a iniciativa “PeddyPaper Junta.” Este evento, que se inseria no programa da “Semana da Juventude”, tinha como objetivo promover o comércio tradicional e a atividade-física. No total, 18 equipas participaram nesta atividade.

• No dia 11 de dezembro de 2016, foi organizada a primeira “Caminhada Solidária.” O objetivo do evento passava por ajudar os Bombeiros Voluntários (BV). Nesse sentido, a inscrição para o evento tinha um custo de 3€, valor que revertia na sua totalidade para os BV. Para além da inscrição, os participantes entregaram um bem-alimentar no dia da caminhada. A somo dos bens-alimentares recolhidos reverteu a favor da Santa Casa da Misericórdia (Centro Comunitário “Porta Aberta” e “Trilho”), do Centro Comunitário “Ecos Urbanos” e do “Protocolo RSI da ACAIS).

• Foi realizada uma parceria com a Associação Desportiva Sanjoanense, que visa a cedência do autocarro da JF para as deslocações do plantel sénior de futebol e juvenil de andebol.

• Apoia o “AndebolMania”, torneio internacional de andebol que se realiza em São João da Madeira, fornecendo transporte às demais equipas para estas se deslocarem para os jogos e, posteriormente, para o local onde se encontram hospedadas.

12

6. TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO

A Junta de Freguesia de São João da Madeira organizou, em 2016, uma Assembleia de Freguesia na Escola Secundária João da Silva Correia – Parrinho/Mourisca – uma na Escola João da Silva Correia – Fundo-de-Vila – e outra na Escola Secundária Oliveira Júnior – Orreiro. Estas assembleias foram organizadas nestes locais para evitar a centralização dos eventos realizados, permitindo assim que as pessoas destas zonas pudessem participar de forma mais ativa na vida política da cidade.

7. OUTRAS ATIVIDADES

• Iniciou-se, em dezembro, na Biblioteca de Fundo-de-Vila, um “Curso de Costura.” O curso é direcionado aos desempregados e permite a certificação profissional dos mesmos pelo “IEFP.”

• O Parque da Nossa Senhora dos Milagres foi alvo de uma constante manutenção durante o ano. Neste local, mais propriamente entre o parque infantil e o lago, alunos do curso profissional de Jardinagem, do Centro de Formação de Rio Meão, garantem a manutenção e o bom-funcionamento da estufa aí situada..

• Apoia as festas da cidade, com uma contribuição no valor de 1000€ para a Comissão de Festas da “Festa do Parque” e para a Comissão de Festas das “Festas da Cidade.”

• No dia 6 de abril, transportou os alunos de Artes e Design da Escola Secundária Serafim Leite à “Ilustrarte ‘16”, realizado em Lisboa.

• No dia 15 de abril, a Casa da Criatividade recebeu a exposição “Fashion Kids.” Este é um projeto de solidariedade social que tem como modelos crianças utentes da Pediatria do IPO do Porto. A Junta de Freguesia aliou-se a esta causa solidária e propôs aos autores desta iniciativa, Cristina Jorge, designer e produtora de moda, e Jorge Castro, fotógrafo de moda, organizar a exposição em São João da Madeira.

• Foi dado continuidade à política de cedência gratuita de autocarros às escolas e associações da cidade. Foram efetuados 3685 quilómetros com o apoio às escolas e cerca de 19000 Km com as asso-ciações.

13

AUTOCARRO 51 LUGARES PAGO SUBSÍDIO PROTOCOLO JUNTA TOTAL RECEITA

N.º Viagens km N.º Viagens km N.º Viagens km N.º Viagens km N.º Viagens km

0 0 8 184 0 0 24 641 32 825

3 221 7 551 0 0 14 1 106 24 1 878

4 529 7 879 0 0 17 1 961 28 3 369

0 0 2 525 0 0 2 412 4 937

1 308 5 1 634 0 0 2 709 8 2 651

1 653 5 3 229 0 0 0 0 6 3 882

9 1 711 34 7 002 0 0 59 4 829 102 13 542

0 a 49 km - €

50 a 99 km 85,50 €

100 a 199 km 429,20 €

200 a 299 km - €

300 a 400 km 50,15 €

+ de 400 km 123,65 €

TOTAL 688,50 €

AUTOCARRO 27 LUGARES PAGO SUBSÍDIO PROTOCOLO JUNTA TOTAL RECEITA

N.º Viagens km N.º Viagens km N.º Viagens km N.º Viagens km N.º Viagens km

11 298 90 2 224 40 570 75 1 702 216 4 794

1 55 22 1 807 15 1 127 24 1 974 62 4 963

2 238 27 4 231 8 1 148 11 1 272 48 6 889

0 0 2 462 2 405 1 269 5 1 136

0 0 1 397 0 0 1 377 2 774

0 0 5 2 901 1 435 0 0 6 3 336

14 591 147 12 022 66 3 685 112 5 594 339 21 892

0 a 49 km 124,85 €

50 a 99 km 66,00 €

100 a 199 km 398,15 €

200 a 299 km - €

300 a 400 km - €

+ de 400 km - €

TOTAL 589,00 €

23 2 302 181 19 024 66 3 685 171 10 423 441 35 434TOTAL 2 AUTOCARROS 1 277,50 €

14

INDICADORES DE ATIVIDADEDA JUNTA DE FREGUESIA DES. JOÃO DA MADEIRA

CANÍDEOS Registos 6 13 6 14 8 16 15 12 14 12 9 18 143

Licenças 12 24 20 24 32 53 0 32 34 30 23 33 317

Receitas 85,00 € 152,50 € 135,00 € 155,00 € 160,00 € 287,50 € 242,50 € 190,00 € 205,00 € 200,00 € 137,50 € 217,50 € 2 167,50 €

SERVIÇOS Atestados 90 68 88 82 93 129 92 67 94 86 101 99 1 089ADMIN. Autenticação de Fotocópias 2 2 1 0 5 4 0 3 2 2 2 1 24

Apresentações Quinzenais (IEFP) 1 281 956 1 133 1 146 2 518 1 351 1 183 501 725 0 0 0 10 794

Receitas 156,50 € 133,75€ 158,50 € 133,00 € 179,00 € 194,50 € 163,50 € 114,00 € 163,50 € 174,00 € 137,50 € 209,75€ 1 835,50 €

AUTOCARROS Km efetuados ao abrigo protocolo 215 265 320 399 644 160 0 0 0 248 1422 12 3 685

Km efetuados a título de subsídio 0 770 1 945 1 253 1 398 2 739 2 788 1 881 1 974 1 340 1 135 1 801 19 024

Km efetuados or atividades da JF 500 472 328 791 1 814 1 312 1 386 1 290 795 1 175 252 308 10 423

Km pagos 121 126 123 136 0 158 307 308 0 0 245 778 2 302

Total global de km efetuados 836 1 633 2 716 2 579 3 856 4 369 4 481 3 479 2 769 2 763 3 054 2 899 35 434

Receitas 150,00 € - € 102,75 € 155,15 € - € 143,65 € 298,35 € 50,15 € - € - € - € 209,15 € 1 109,20 €

BIBLIOTECA Fotocópias 290 286 296 1 626 414 403 113 184 780 304 435 1 156 6 287

Utilizadores dos computadores 116 105 133 98 90 95 105 57 85 34 55 43 1 016

Requisições de livros 0 4 9 3 0 2 0 1 2 4 3 2 30

Requisições de revistas 11 1 1 5 2 1 7 0 6 0 1 0 35

Leitores diários de jornais/revistas 67 52 53 41 57 56 34 26 51 22 42 33 534

FISIOTERAPIA Atletas Próprios da ADS até 18 anos 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 18 143(Tratamentos) Atletas Próprios da ADS mais de 18 anos 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 18 143

Atletas e Estudantes até 18 anos (total) 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 52 176 228

Atletas com mais de 18 anos (total) 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Pensionistas com cartão sénior A 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5 5

Pensionistas com cartão sénior B 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4

Pensionistas sem cartão sénior 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Munícipes Recenseados 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Total 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 56 181 237

ATIVIDADE JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Acumulado

15

16

PICADINHA Fundo de Vila / Orreiro 28 26 32 66 43 39 0 0 0 54 43 38 369

Parrinho / Mourisca 15 14 8 11 17 12 0 0 0 41 25 20 163

A JUNTA Idas à Praia - - - - - - 334 510 0 0 0 0 844AJUDA Passeio Sénior - - - - - 1022 - - - - - - 1 022

Passeio Cultural Sénior - - - 62 76 72 75 - 20 - - 11 316

Transporte ao IPO - - - - - - - - - - - - 31

Atividades Desportivas - - - 49 32 34 143 114 154 28 21 186 761

ATIVIDADE (Continuação) JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Acumulado

CAIXA E BANCOS

EXISTÊNCIAS A 31/12/2016

CAIXA

Numerário

Cheques

69,66 €

0,00 €

5 181,23 €

1 475,73 €

3 301,16 €

43 000,00 €

53 384,13 €

356,35 €

BANCOS

À ORDEM:

Caixa Geral de Depósitos

B. P. I.

Montepio

Montepio (Cartão)

A PRAZO:

Montepio

TOTAL a 31/12/2016

DÍVIDAS À JUNTA DE FREGUESIA

AUTOCARROS

ENTIDADE

ADS

VALOR

1 938,45 €

ENTIDADE

ADS

VALOR

2 101,00 €

AEJ 1 928,09 €

FISIOTERAPIA

17

APOIOS CONCEDIDOS

INSTITUIÇÃO VALOR FORMA

Academia de Música 83,60 € AutocarroACAIS 583,55 € AutocarroACAPO 144,50 € AutocarroADS - Andebol 1 781,05 € AutocarroADS - Andebolmania 1 113,45 € AutocarroADS - Basquetebol 119,15 € AutocarroADS - Campo Férias 510,20 € AutocarroADS - Ginástica 469,25 € AutocarroAPROJ 376,23 € AutocarroAPROJ - Campo de Férias 235,20 € AutocarroAssociação Maense Portugal 126,65 € AutocarroAssociação “É Bom Viver” 992,57 € AutocarroAssociação de Professores 915,55 € AutocarroAssociação Ecos Urbanos 1 625,30 € AutocarroAssociação Ecos Urbanos - Cultura Conjunta 515,35 € AutocarroAssociação Ecos Urbanos - Campo de Férias 401,50 € AutocarroAssociação Estamos Juntos - Campo de Férias 592,30 € AutocarroATL Gente Miúda 1 999,90 € AutocarroATL Gente Miúda - Campo de Férias 950,12 € AutocarroBombeiros Voluntários de S. João da Madeira 750,00 € SubsídioCâmara Municipal 268,65 € AutocarroCERCI 418,33 € AutocarroCFPIC 236,50 € AutocarroComissão Festas da Cidade 1 000,00 € Subsídio

18

INSTITUIÇÃO VALOR FORMA

Comissão Festas do Parque 1 000,00 € SubsídioCPCJ S. João da Madeira 471,35 € AutocarroCPCJ S. João da Madeira 150,00 € SubsídioEscola EB1 Fundo de Vila - Fundanças 86,90 € AutocarroEscola EB1 dos Condes - Projeto Ciência na Escola 507,80 € AutocarroEscola Secundária João da Silva Correia 34,65 € AutocarroEscola Secundária Serafim Leite 1 088,35 € AutocarroLIONS Clube 162,70 € AutocarroParty Sleep Repeat 500,00 € AutocarroTransporte de banda Revolution Within 765,75 € AutocarroRock on Música 770,90 € AutocarroROTARACT 94,50 € AutocarroRotary Club - Sopa Solidária 1 200,00 € SubsídioSanta Casa da Misericórdia 10,45 € AutocarroServiços Sociais do Município 304,15 € AutocarroTuna dos Voluntários 620,20 € Autocarro

APOIOS CONCEDIDOS

19

DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃODE CONTAS DA JUNTA DE FREGUESIA DE S. JOÃO DA MADEIRA

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

EVOLUÇÃO DOS DADOSCONTABILÍSTICOS DA JUNTA DE FREGUESIA DE S. JOÃO DA MADEIRA2010 - 2016

1.541,90 €1.836,20 €

2.378,45 €

1.337,75 €

2.652,15 €

1.752,50 €

2.167,50 €

2010 2011 2012 2013 2014 2015 201631

TOTAL DA RECEITA

RECEITA - Registo e Licenciamento de Canídeos

400.234,95 €

362.768,77 €345.924,14 €

339.996,58 €

364.109,92 €

384.122,89 €376.247,90 €

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016

32

RECEITA - Fundo de Financiamento de Freguesias

RECEITA - Apresentações Quinzenais IEFP

290.598,00 €

265.626,00 €

252.456,00 €

252.456,00 €

248.676,10 €

251.337,18 € 253.320,68 €

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016

8.400,00 €

11.164,36 €

16.178,32 €

6.473,62 €

11.944,88 €12.742,75 €

6.650,72 €

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016

33

RECEITA - Cedência dos Autocarros

RECEITA - IMI

25.351,31 € 25.032,46 €

20.690,89 €

12.571,31 €

16.909,36 €

2.916,82 €

1.061,45 €

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016

654,23 € 164,60 € 457,57 €

346,18 €

21.346,97 €

30.028,53 €

39.178,01 €

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016

34

TOTAL DA DESPESA

DESPESA - Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira

33.061,06 €

33.326,89 €

41.749,46 €

34.842,06 €32.524,53 €

29.610,61 €31.850,62 €

���� ���� ���� ���� ���� ���� ����

373.753,03 €

362.051,62 €

361.431,60 €

349.255,51 €

360.104,32 €

370.903,14 €

380.429,08 €

���� ���� ���� ���� ���� ���� ����

35

DESPESA - Passeios Sénior

Execução Orçamental

43.192,75 €

26.260,00 €

28.748,30 €26.159,77 €

18.561,80 €

21.260,88 €24.833,46 €

���� ���� ���� ���� ���� ���� ����

62.469,47 € 63.186,62 €

47.679,16 €

38.420,23 €

42.425,83 €

55.645,58 €50.903,71 €

���� ���� ���� ���� ���� ���� ����

36

DOCUMENTO DE PRESTAÇÃODE CONTAS 2016 A presente Prestação de Contas do Ano de 2016, foi aprovada por unanimidade, na reunião da Junta de Freguesia de 6 de abril de 2017, tendo todas as folhas e anexos sido rubricadas pelo execu-tivo que abaixo assinam.

A Junta de Freguesia

A Prestação de Contas do Ano de 2016 que antecede foi presente e aprovada por __________ em sessão ordinária da Assembleia de Freguesia, que se realizou em 19 de abril de 2017.

A Presidente

1.º Secretário 2.º Secretário