Relatorio de Estágio JOSI 2

9
FALC-Faculdade da aldeia de Carapicuíba Relatório de Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional Josiane Matos dos Santos 1

Transcript of Relatorio de Estágio JOSI 2

Page 1: Relatorio de Estágio JOSI 2

FALC-Faculdade da aldeia de Carapicuíba

Relatório de Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional

Josiane Matos dos Santos

2015

1

Page 2: Relatorio de Estágio JOSI 2

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO.......................................................................................03

1- RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO............................................................04

2 - CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................06

3 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................07

ANEXOS......................................................................................................

2

Page 3: Relatorio de Estágio JOSI 2

APRESENTAÇÃO

A Faculdade da Aldeia de Carapicuíba – FALC, através da elaboração do Estágio, apresenta o desenvolvimento das atividades do estágio curricular supervisionado para o Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional.

O estágio, enquanto atividade obrigatória inserida na programação didático-pedagógica do curso de especialização em Psicopedagogia Institucional destina-se à formação do profissional para atuar nestas áreas em uma perspectiva de prevenção e/ou intervenção. Seu papel é de grande relevância para a construção de conhecimentos teórico-técnico relativo aos conteúdos específicos orientadores do campo de atuação psicopedagógico, uma vez que garante a inserção do estudante no contexto profissional. O estudo ou aprimoramento sobre a Psicopedagogia, que trata da aprendizagem e seus processos, não é simplesmente recolher elementos descritivos e práticos desse exercício, mas, também, a aprendizagem teórica e conceitual desse mesmo movimento, compreender como se constitui, como se define e organiza, como se processa a construção deste saber específico e como este se relaciona com os demais campos do saber.

A partir do entendimento que a aprendizagem não se restringe exclusivamente ao ambiente escolar que a psicopedagogia institucional tem se consolidado enquanto campo profissional e tem trazido contribuições valiosas a diversas instituições. No contexto organizacional, o papel da psicopedagogia é analisar e assinalar os fatores que contribuem, interferem ou prejudicam na boa aprendizagem institucional, propondo mudanças que auxiliam no desenvolvimento de transformação favorável (OLIVEIRA 2005).

Para Barbosa (2011)

A psicopedagogia no âmbito da instituição, ao escolher uma forma preventiva de ação, transforma a atenção individual em grupal, analisa os sintomas, considerando a gama de relação que existem numa instituição, e propõe projetos de atuação que apontem para a mudança global, sem deixar de atender os casos concretos que aparecem como sintomas das tensões existentes na instituição (BARBOSA, 2011, p. 64).

3

Page 4: Relatorio de Estágio JOSI 2

2. Relatório de observação

O Estágio Supervisionado do curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba - FALC está estruturado em uma etapa com a carga horária total de 150hs.

Dessa forma, o presente trabalho consiste num relato descritivo da experiência do Estágio Supervisionado que foi realizado em uma escola da rede pública municipal-EMEIEF. Prof.ª Maria Zélia Padovani Martins Pereira, situada na Rua Wadih George Hoche, nº 300- Zona Leste de Araras/SP, com crianças de cinco anos de idade, estudantes do Jardim II do ensino fundamental.

De acordo com o Projeto Pedagógico a ementa e a carga horária da disciplina de estágio estão organizadas da seguinte forma:

-Estágio prático supervisionado em Psicopedagogia Institucional, dividido em: observação, participação (diagnóstico e intervenção).

Carga horária: 150 horas, divididas em:

60 horas/aula: Atividades de Observação;

60 horas/aula: Atividades de Participação;

30 horas/aula: Elaboração do Relatório Final.

Obs.: Atividade obrigatória na área institucional.

Quanto a Estrutura Física da escola

Observei durante o estágio como funciona a rotina do CAIC.

A professora inicia suas atividades planejadas, com rotina diferente a cada dia. Algumas vezes com roda de conversa, outras contam história e cantam.

As atividades foram sobre alfabeto, números, leituras, placas de transito, primavera, produção oral, matemática, nome e sobrenome, escrita espontânea, corpo, texto, musica, calendário, e outros. Foram desenvolvidas no coletivo, onde a professora avaliou a participação e o desenvolvimento de todos, sendo mediadora das atividades, fazendo as intervenções, sempre que necessário, questionando e levando os alunos a pensarem nas hipóteses levantadas.

Auxiliei alguns alunos com maior dificuldade, juntamente com a professora. Uma grande valia para meu estágio.

Assim sendo, as rotinas transmitidas às crianças são muito importantes para a sua organização durante o dia escolar. O fato de saberem a ordem pela qual vão

4

Page 5: Relatorio de Estágio JOSI 2

desempenhar as tarefas ao longo do dia funciona como um instrumento organizador das mesmas. Durante as aulas observadas foi possível detectar que os alunos possuem esta estrutura organizadora.

5

Page 6: Relatorio de Estágio JOSI 2

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Terminado este Relatório de Estágio Profissional importa refletir sobre a sua importância para a minha futura prática profissional. A realização da Prática Pedagógica possibilitou-me o contato com a realidade educativa, a observação de estratégias metodológicas bastante diversificadas realizadas pelos professores cooperantes. Este fato contribuiu para um elevado crescimento profissional, visto que, tive a oportunidade de refletir todas estas práticas.

Alarcão (2001, p.19) salienta que a supervisão reflexiva “baseia-se em saberes reconfigurados a partir da interação dos saberes adquiridos e constituídos como saberes emergentes resultantes da análise das situações”.

Ao longo de todo este percurso senti que consegui evoluir através das reflexões e observações. Contudo, acho que não existem “receitas” em educação. Cada turma é uma turma e cada aluno é um ser individual e único. O professor deve sim estar capacitado para agir perante qualquer situação.

Durante este período tive como já referi um elevado crescimento profissional. Mas esse crescimento foi também pessoal. Passei a acreditar nas minhas capacidades, visto que tive que superar diversos obstáculos. Gomes e Medeiros (2005) salienta que a Prática Pedagógica tem uma importante função

no desenvolvimento pessoal e profissional (função desenvolvimentista), pois se trata de um processo que envolve a pessoa do formando, numa diversidade de vertentes relacionadas com as formas de organização e de apreensão de conhecimentos, as crenças, os valores, os sentimentos e as atitudes do próprio formando, no seu contexto de referencias sócio cultural e educativo, e com vista, por sua vez, a aperfeiçoar o desenvolvimento integral e a aprendizagem significativa dos (seus) alunos da turma que lhe foi confiada (p.21).

Este longo período foi bastante enriquecedor para mim. Aprendi inúmeras coisas, como mencionei ao longo de todo este trabalho. Contudo, a minha formação não terminará aqui. Considero que um professor tem que estar em constante formação.

6

Page 7: Relatorio de Estágio JOSI 2

Referências Bibliográficas

Gomes, E. & Medeiros, T. (2005). (Re) pensar a prática pedagógica na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico. In Alarcão, I., Cachapuz, A., Medeiros, T. & Jesus, H. (org.) (2005). Supervisão – investigações em contexto educativo. Aveiro: Universidade de Aveiro.

BARBOSA, Laura Monte Serrat. Intervenção Psicopedagógica no Espaço da Clínica. Curitiba: Ibpex, 2010.

LOPES, Shiderlene Vieira de Almeida. O Processo da Avaliação e Intervenção em Psicopedagógica. Reproset, 2009.

7