Relatório de Gestão 2010

52
Relatório de Gestão 2009 - 2011

description

Relatório de Gestão 2010

Transcript of Relatório de Gestão 2010

Page 1: Relatório de Gestão 2010

Relatório de Gestão2009 - 2011

Page 2: Relatório de Gestão 2010

2 Relatório de Gestão 2009 - 2011

EXPEDIENTERealização: Eliana Camejo Comunicação Empresarial

Redação: Carolina Mello e Daniela Aspis Diagramação e impressão: Dolika-Afa - Realização: Agert

Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão

Paulo Tonet Camargo Geraldo Corrêa Roberto Cervo Melão Leonardo Meneghetti Luis Cruz Cláudio Brito Cláudio Zappe Myrna Proença Wanderley Ruivo Carlos Piccoli Cláudio Toigo Filho Osébio Borghetti Pedro Ricardo Germano Renato Albuquerque Jerônimo Fragomeni André Luis JungblutKamal Badra Luciano Hintz Mallmann Pedro Edir Farias

Relações Governamentais/ MercadoSocial

MarketingTécnico e Normas

Informática e Novas TecnologiasJurídicoEventos

CapacitaçãoAdministrativo

FinançasRegional Metropolitano

Regional SerraRegional Vale do Jacuí

Regional Litoral SulRegional Planalto

Regional CentroRegional FronteiraRegional Missões

Regional Litoral Norte

VICE-PRESIDENTES DIRETORESAry dos Santos Verdi Ubiratan de Moura Maria Luiza Proença João Vianei Arizoli de Bem Cristiano Casali Antônio Donádio Eloy Milton Scheibe José Luiz Bonamigo Vanderlei Roberto Uhry Miguel Puretz Neto Alexandre Kannenberg Ricardo Brunetto Ildomar Joanol Cláudio Albert Zappe Marcos Dytz Piccoli

JurídicoInterior

MarketingCapacitação

FinançasSocial

Relações InstitucionaisQualidade e Produtividade

TécnicoEntidades de Representações Comerciais

Normas TécnicasConteúdo

AdministrativoExpansão

EventosNovas Tecnologias

ASSESSORESGildo Milman Ronaldo Silva de Oliveira Paulo Ledur

Assessoria JurídicaAssessoria Contábil

Assessoria Fiscal

DIRETORIA PRESIDENTE Alexandre Alvarez Gadret

Gildo MilmanPresidenteMembros do Conselho

CONSELHO CONSULTIVO

Afonso Antunes da Motta, Antônio Abelin, Fernando Ernesto Corrêa, Otavio Gadret, Pedro Raimundo Dias, Paulo Sérgio Pinto,

Ricardo Ferro Gentilini, René Onzi, Roberto Cervo, Valdir Andrés,

Valdir Heck

ii

Paulo Roberto Abelin Ceccin, Pedro Raimundo Dias, José Henrique GaloNelcy Adão de Souza, Olavo Carlos Wagner, João Roberto Vasconcelos

Conselho Fiscal Efetivo

Conselho Fiscal Suplentes

Page 3: Relatório de Gestão 2010

Agert. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04

Palavra do Presidente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 05

Desafios e Conquistas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 07

Agert na Sociedade Gaúcha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15

Ações da Diretoria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19

Emissoras Associadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48

Homenagem Póstuma . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51

ÍNDICE

3Relatório de Gestão 2009 - 2011

Page 4: Relatório de Gestão 2010

4 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão foi fundada em 13 de dezembro de 1962

por sessenta e dois empresários gaúchos de radiodifusão. Seus associados são hoje 146

emissoras AM, 126 FM, uma OC, 22 estações de televisão e dez representantes comerciais,

totalizando 305 filiados. A estrutura da diretoria da AGERT é composta pelo presidente, nove vice-

presidentes, oito vice-presidentes regionais e diretores.

4 Relatório de Gestão 2009 - 2011

AGERT

Promover o desenvolvimento estratégico de seus filiados no contexto da radiodifusão.

A AGERT tem como missão representar e defender os interesses da radiodifusão gaúcha, prestando-

lhe suporte técnico e jurídico institucional, bem como contribuir para o desenvolvimento de seus

recursos humanos e para o incremento de sua produtividade.

Defender os interesses da radiodifusão;

Acompanhar e participar do desenvolvimento tecnológico;

Produzir e incentivar a capacitação profissional;

Agilizar as informações para filiados;

Manter postura ética na condução de suas atividades;

Respeitar os interesses coletivos.

Visão

Missão

Princípios

Page 5: Relatório de Gestão 2010

A Agert completa 50 anos em 2012 e, neste período, vem se fortalecendo e reforçando seu pioneirismo em diversas áreas. Nos últimos dois anos lutamos em busca do reconhecimento e da regularização do setor, que é responsável por levar entretenimento e informação aos ouvintes e telespectadores de todo o Estado.

Nossa associação é uma instituição forte e representativa, cuja diretoria é formada por profissionais que só engrandecem a atividade empresarial do rádio e da televisão do Rio Grande do Sul. Trabalhamos de maneira coesa, utilizando a experiência que cada um tem nas mais diferentes áreas, com o objetivo de fazer com que a radiodifusão gaúcha continue sendo referência nacional, sempre inovando.

Desde sua fundação, a Agert luta para que a radiodifusão jamais seja injustiçada por medidas legais restritivas, infundadas ou descabidas. No dia a dia da entidade, buscamos o cumprimento da legalidade por todas emissoras que utilizam o espectro de radiofrequência da radiodifusão.

As emissoras de rádio e televisão legalmente estabelecidas passaram por longos e significativos processos licitatórios para poderem ter o direito de informar e entreter a população. A Agert acredita que não podemos admitir que emissoras atuem fora dos contextos especiais em que elas foram concedidas, seja por comercialização ou por desrespeito às áreas de cobertura, gerando uma concorrência desleal, principalmente nos menores municípios, e ainda, lesando a própria União, ao não recolher os tributos e taxas referentes à radiodifusão comercial.

Nossa entidade busca levar informação com qualidade aos gaúchos em todos os lugares e em todos os horários. Estamos engajados na luta para que todas as emissoras de rádio não sejam obrigadas a transmitir “A Voz do Brasil” no mesmo horário. A Agert acredita que a liberdade de escolha do ouvinte não pode mais ser ignorada e que a flexibilização do horário de exibição deste programa fará com que com que as mensagens ali veiculadas sejam ouvidas e apreciadas por aqueles que realmente desejam receber seu conteúdo.

O próximo grande desafio não só da radiodifusão gaúcha, mas também brasileira é a digitalização do rádio. As rádios AM, que foram as emissoras que ajudaram a construir a história do nosso país, têm sofrido cada vez mais interferências provenientes de ruídos gerados por aparelhos eletrônicos e linhas de alta tensão, reduzindo a qualidade do áudio e a própria abrangência geográfica. Elas precisam entrar na era digital e ganhar mais competitividade. Acreditamos que a melhor maneira de atingirmos este objetivo é através da migração dessas emissoras para a faixa de VHF, situação já testada e sugerida pela Anatel.

O rádio digital poderá contribuir ainda mais com seu papel na sociedade, oferecendo um serviço de qualidade superior, conteúdos diferenciados e informações complementares. Mais do que nunca o rádio terá condições de entreter e informar de maneira rápida e dinâmica, que só o meio rádio permite, com recursos inovadores que ampliarão muito seu papel social e oferecerão ao mercado publicitário e ao público, novas e únicas oportunidades inerentes à digitalização.

Por fim, a Agert vem mostrando desde 2004 seu papel social de forma clara e organizada através do Relatório Social de nossa entidade. Só em 2010, o documento mostrou que as emissoras somaram mais de 71 milhões de reais em mídia doada para ações de responsabilidade social, ambiental, filantrópicas e culturais, além de gerar trabalho e renda para milhares de gaúchos.

As emissoras do Rio Grande do Sul acreditam na força do nosso estado e no poder de mudança que o homem tem quando possui acesso ao conhecimento. É através do rádio e da televisão que o gaúcho se conectou com o mundo e com emissoras sempre fortes, continuaremos prestando um serviço de extrema importância, levando entretenimento e informação da melhor qualidade aos quase 11 milhões de gaúchos.

5Relatório de Gestão 2009 - 2011

Palavra do Presidente

Alexandre GadretPresidente da Agert

Page 6: Relatório de Gestão 2010
Page 7: Relatório de Gestão 2010

Desafios eConquistas

Page 8: Relatório de Gestão 2010

8 Relatório de Gestão 2009 - 2011

A Agert defende a destinação da faixa de VHF, compreendida entre 76 MHz e 88 MHz, para permitir a digitalização do rádio AM no país. O presidente da entidade, Alexandre Gadret, participou em junho de 2011, em Brasília de reunião da Câmara de Rádio da Abert e presidentes de entidades estaduais de rádio e de televisão quando foi decidido apoiar essa migração.

A migração das rádios AM para os canais 5 e 6 de televisão, que serão liberados quando da conclusão da digitalização da TV, prevista para 2016, é uma das principais bandeiras da Agert. Há, pelo menos, três fatos que reforçam essa convicção,as características físicas do meio de propagação das ondas médias - mais suscetíveis a interferências e ruídos, impossibilitam a digitalização das emissoras na faixa de AM-,os estudos preliminares já realizados pela Anatel sobre as condições de migração de emissoras AM para outras faixas de frequência e a liberação a partir de 2016 de espaço de radiofreqüênica contíguo ao das emissoras de FM.

Desafios do Rádio AM

Flexibilização da Voz do BrasilA decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que as emissoras afiliadas à Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) voltem a transmitir a Voz do Brasil às 19h, mobilizou a diretoria da entidade para buscar alternativas que possam permitir a flexibilização do horário original. Esta mobilização resultou em projeto que será submetido à apreciação no Plenário da Câmara Federal.

A Agert estima, com base em dados do Ibope, que a flexibilização ajudou a aumentar em 300 mil ouvintes por minuto a audiência na Região Metropolitana no horário, anteriormente ocupado pelas informações oficiais. A conquista desse número de ouvintes significa que o serviço que oferecemos é mais adequado aos interesses da população. A Voz do Brasil não está formatada como a sociedade atual precisa e deseja. A programação precisa ser cada vez mais ágil, até para fazer frente à internet e às mídias sociais, e não pode ser interrompida por uma programação fixa. A Agert defende a liberdade de escolha da população gaúcha com relação ao que quer ouvir no seu rádio.

Ressarcimento FiscalA compensação fiscal pela veiculação de propaganda eleitoral e partidária é um pleito antigo do setor da radiodifusão e, especialmente, das pequenas emissoras de rádio. A matéria havia sido sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 29 de setembro de 2010, depois de longa negociação com o Ministério da Fazenda, a Receita Federal e líderes partidários no Congresso Nacional. Apesar da intensa mobilização da Agert, foram vetados os dispositivos que estabeleciam a sua forma de cálculo das rádios optantes do chamado Sistema Tributário do Simples. A Agert promoveu várias audiências para debater o tema e as melhores soluções para os radiodifusores do Rio Grande do Sul. Com base na legislação em vigor, estima-se que em ano eleitoral uma emissora de rádio ou de TV pode chegar a exibir, individualmente, 100 horas de propaganda política partidária e eleitoral. Esse cálculo considera também a possibilidade de ocorrência de 2º turno. Hoje a Agert luta pela regulamentação do ressarcimento fiscal na Receita Federal, das emissoras optantes do Simples.

Page 9: Relatório de Gestão 2010

9Relatório de Gestão 2009 - 2011

Como ocorre a cada dois anos, no mês de julho de 2010, foi renovado o contrato firmado entre o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) e a ABERT. Na ocasião, a principal alteração no documento diz respeito à troca do indexador utilizado para o reajuste dos valores. O acordo prevê desconto de 25% na mensalidade dos radiodifusores filiados e adimplentes junto à entidade.

A Agert defende o pagamento dos direitos autorais como uma garantia aos compositores, no entanto, a forma como tem sido feita a cobrança está gerando muita insatisfação em ambos os lados: em quem produz e em quem retransmite as obras. Por esta razão a entidade defende a utilização de patamares mais adequados de forma de cobrança.

Forma de cobrança do Ecad

Relatório Social 2010 registra recorde de mídia doada

RELATÓRIOANO A ANO

número de emissoras participantes

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV lançou, em junho de 2011, no Hotel Sheraton em Porto Alegre, o Relatório Social 2010 da entidade que teve adesão histórica de emissoras filiadas. O trabalho, pioneiro no país, consolida em números e fatos o que as emissoras de rádio e televisão do estado entregaram através de doações de mídia e ações de responsabilidade social. O presidente da Agert, Alexandre Gadret ressalta que a meta da entidade é atingir todas as suas associadas.

Em 2010 o resultado foi de R$ 71,3 milhões de reais em mídia doada - espaço cedido para apoiar causas e campanhas de cunho social e ambiental de parceiras ou para registro de ações promovidas pelas emissoras. Este número bateu o recorde de doação de mídia. Nesta edição do Relatório, a adesão de emissoras associadas também foi a maior da história do documento, totalizando a participação de 217 que doaram para a sociedade gaúcha, através de projetos comunitários, assistenciais, culturais, ecológicos, recreativos e de capacitação e sustentabilidade.

O trabalho, desenvolvido desde 2004 e coordenado pela vice-presidente de capacitação da Agert, Myrna Proença, relata ações de emissoras que aderiram ao projeto. A metodologia do Relatório Social segue as normas do Instituto Ethos, organização sem fins lucrativos, que é referência nacional em responsabilidade social empresarial e apresenta as temáticas: Valores e Transparência, Clientes, Público Interno, Comunidade, Meio Ambiente e Governo e Sociedade.

9Relatório de Gestão 2009 - 2011

Page 10: Relatório de Gestão 2010

10 Relatório de Gestão 2009 - 2011

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, esteve em visita para uma maior aproximação com a Agert. O encontro ocorreu durante reunião, em abril de 2011, na sede da entidade. A defesa intransigente do cumprimento da legalidade no setor de radiodifusão foi um dos pontos convergentes do evento, que contou com a participação de diretores e associados da entidade.

Fiscalização, Plano Nacional de Banda Larga, as emissoras de Ondas Médias e o Marco Regulatório estiveram entre os assuntos abordados. A Agert levou à consideração do ministro a preocupação dos radiodifusores com os longos prazos e números excessivos de processos que estão no Ministério das Comunicações e a urgência em resolvê-los. A reivindicação histórica da reativação da delegacia regional do Ministério das Comunicações em Porto Alegre também foi lembrada.

O ministro falou da importância da fiscalização, entretanto, ressaltou as dificuldades em fazê-la de forma mais eficaz devido ao grande número de outorgas no país. “Temos que fiscalizar as comerciais, educativas e comunitárias, mas sabemos que não é possível chegar a todas as emissoras”. A idéia é fazer um plano de fiscalização com critérios por amostragem e de forma isenta. Bernardo lembrou a fiscalização feita pela Anatel, com colaboração da Policia Federal, em Caxias do Sul, quando duas rádios ilegais foram fechadas. “Se a rádio estiver irregular, tomaremos as providências legais”, afirmou.

Ao final do encontro, foi entregue ao ministro documento com as reivindicações da categoria, o Relatório Social da radiodifusão gaúcha, anualmente editado pela Agert, e que mostra cada uma das ações sociais desenvolvidas por suas associadas. Paulo Bernardo foi homenageado com uma placa relativa à reunião realizada.

Ministro das Comunicações mais próximo dos radiodifusores gaúchos

Respeito aos limites de atuação de cada tipo de outorga A Agert defende que todas as emissoras devem respeitar os limites de suas outorgas. Para isso é fundamental que obedeçam seus parâmetros de alcance, potência e disponibilidade de comercialização. Ao longo da gestão, a diretoria da entidade se reuniu com autoridades da Anatel, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Tribunal de Contas visando subsidiá-los com aspectos técnicos e informações sobre emissoras que operam de forma ilegal.

A entidade ressalta que o Brasil tem uma legislação sobre o tema, e é preciso fazer com que essa lei seja respeitada e todas as emissoras fiscalizadas. A Agert luta para acabar com as irregularidades no setor, pois essas emissoras causam prejuízo não apenas aos radiodifusores, mas às comunidades, pois não pagam impostos, não têm funcionários legalizados e ainda colocam a vida dos cidadãos em risco.

Page 11: Relatório de Gestão 2010

Governo do EstadoPor duas vezes, Tarso Genro participou de entrevista coletiva na Agert. A primeira, ocorreu logo após a sua eleição, em outubro de 2010. Na ocasião, o governador eleito abordou seus projetos e metas para o Rio Grande do Sul.Tarso Genro voltou à sede da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV ,em julho de 2011, para uma nova rodada de entrevistas aos associados da entidade, que participaram enviando perguntas, fazendo perguntas ao vivo e retransmitindo o programa. O governador garantiu sua participação na abertura do Congresso Gaúcho de Emissoras de Rádio e TV, nos dias 2, 3 e 4 de outubro, em Gramado. E se comprometeu em apoiar a causa da Agert pela abertura de uma delegacia do Ministério das Comunicações no Estado. Ele recebeu ainda um exemplar do Relatório Social da Agert 2010, e prometeu retornar à entidade para mais entrevistas coletivas às emissoras associadas. "As questões aqui não se esgotam, por isso prometo retornar outras vezes".

Tribunal de Justiça A diretoria da Agert esteve reunida com o Desembargador Leo Lima, presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em 06 de julho de 2011. O papel fundamental do Poder Judiciário para a democracia e para o combate à ilegalidade foi ressaltado no encontro, no qual o Relatório Social da entidade foi entregue.

Assembleia LegislativaA aproximação com a Assembleia Legislativa e os temas de interesse do radiodifusor foram debatidos durante encontro da diretoria da Agert com o presidente do Legislativo gaúcho, deputado Adão Villaverde. Alexandre Gadret, e a vice-presidente de Capacitação, Myrna Proença, também entregaram o Relatório Social da entidade. O encontro ocorreu no dia 01 de agosto de 2011, na sede do Legislativo gaúcho. O relatório também concorre ao Prêmio de Responsabilidade Social da ALRS.

11Relatório de Gestão 2009 - 2011

Maior proximidade com os três poderes gaúchos

Page 12: Relatório de Gestão 2010

12 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Com a finalidade de manter o diálogo existente com o TRE e entregar o Relatório Social 2010, a diretoria da Agert participou de audiência com o presidente do Tribunal, desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha. No dia 21 de julho, o presidente da Agert, Alexandre Gadret, entregou o documento ao desembargador.

O presidente da Agert ressaltou, no encontro, a importância dos trabalhos desenvolvidos em conjunto pelas duas instituições como as campanhas de esclarecimento do voto biométrico, do mesário cidadão, que resultou em homenagem à Associação, entre outras.

Na ocasião foram lembrados também os Seminários Eleitorais promovidos pela Agert, em parceria com o TRE. As edições do evento ocorreram em Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria, além da assistência para todos os associados.Com essa iniciativa, nenhuma emissora associada foi multada durante o pleito de 2010. Outra grande iniciativa durante as eleições foram os debates. A Agert realizou o encontro entre os candidatos ao Senado e ao Governo do Estado. Nas duas ocasiões, a participação foi bastante expressiva.

Tribunal Regional Eleitoral

Tribunal de Contas do EstadoCom o objetivo de estreitar a relação com o TCE, o presidente da Agert, Alexandre Gadret, e a vice de Capacitação, Myrna Proença, estiveram na sede do Tribunal.

Na ocasião, dia 30 de junho de 2011, debateram as iniciativas do TCE e formas de atuação conjunta, além de entregarem o Relatório Social da Agert ao conselheiro Cezar Miola, presidente do TCE. Após esse encontro o conselheiro esteve na Agert, onde foi acertada a divulgação de spots relacionados ao trabalho desenvolvido pelo TCE visando o esclarecimento da população gaúcha.

Page 13: Relatório de Gestão 2010

13Relatório de Gestão 2009 - 2011

Encontro inédito com a Bancada Federal GaúchaA diretoria da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão esteve reunida dia 10 de agosto de 2011 com a Bancada Federal Gaúcha em café da manha realizado na Câmara Federal, em Brasília.

Na abertura do encontro o coordenador da Bancada deputado Paulo Pimenta ressaltou a importância do setor de radiodifusão. "Diariamente os deputados e senadores concedem, no mínimo, entrevistas a cem rádios do RS", afirmou ao ressaltar que as emissoras são o canal que permite a integração da população.

A senadora Ana Amélia Lemos falou em nome dos senadores e destacou o trabalho de responsabilidade social da Agert, retratado no relatório Social da Entidade. O compromisso com a flexibilização da Voz do Brasil, que será analisado semana que vem na Comissão de Constituição e Justiça foi tema do pronunciamento da deputada Manuela D'Avila.

Ela, quando era coordenadora da bancada, foi responsável pelos contatos iniciais da Agert, através do diretor da entidade, Ary dos Santos, com os parlamentares. Já a legislação trabalhista específica da radiodifusão, que prejudica o setor e diminui oportunidades de trabalho, foi abordada pelo deputado Luiz Noé. Ele sugeriu parceria para incluir no Pronatec, programa de ensino técnico do governo federal, cursos que possam contribuir para a melhoria da qualificação dos trabalhadores das emissoras de rádio e televisão.

No encontro, os parlamentares ficaram conhecendo mais dos temas atualmente em discussão no setor e o trabalho desenvolvido pela Agert, através do Relatório Social, que foi entregue pela vice-presidente de capacitação, Myrna Proença, idealizadora do projeto. A diretoria da Agert ressaltou o papel das emissoras que são comprometidas em informar seus ouvintes e telespectadores, acompanhando o dia a dia dos gaúchos. "Essas emissoras acreditam no desenvolvimento do nosso estado, e para isso defendem sua sustentabilidade como empresas e sua relevância dentro de suas comunidades" afirmou.

Os radiodifusores colocaram a necessidade da flexibilização do horário da transmissão do programa "A Voz do Brasil". Eles ressaltaram que a liberdade de escolha do ouvinte não pode mais ser ignorada e que a flexibilização do horário de exibição do programa fará com que com que as mensagens ali veiculadas sejam ouvidas por aqueles que realmente desejam receber este conteúdo.

A questão dos direitos autorais e a defesa de uma política mais adequada em sua arrecadação e distribuição foi outro tema do encontro. A diretoria da Agert lembrou que hoje os valores são estipulados arbitrariamente, com reajustes irreais nos valores pagos pelas emissoras, o que nem sempre acaba resultando em uma distribuição mais significativa ou abrangente para os autores. Os diretores ressaltaram no encontro o fato de existirem emissoras atuando fora dos contextos especiais em que elas foram concedidas, seja por comercialização ou por desrespeito às áreas de cobertura, gerando uma concorrência desleal, principalmente nos menores municípios, e ainda, lesando a própria União, que cobra pelo uso de outorgas de rádio e televisão que podem comercializar.

Com relação às rádios AM, a direção da Agert reafirmou sua posição de defesa da migração destas emissoras para a faixa de VHF, situação já testada e sugerida pela Anatel, que fortalecerá esta plataforma e permitirá sua inclusão na era digital.

Outro tema abordado foi a luta pela regulamentação do ressarcimento fiscal das empresas optantes pelo Simples, que permitirá que as pequenas emissoras tenham os prejuízos das veiculações políticas obrigatórias minimizado.

Participaram do encontro a senadora Ana Amélia Lemos (PP), os deputados, Alceu Moreira (PMDB), Alexandre Roso (PSB), Assis Melo (PC do B), Elvino Bohn Gass (PT), Darcísio Perondi (PMDB), Fernando Marroni(PT), Henrique Fontana (PT),Jerônimo Goergen(PP), José Otávio Germano (PP), José Stédile(PSB),Luiz Carlos Heinze (PP), Luiz Noé(PSB), Manuela D'Ávila (PC DO B), Mendes Ribeiro Filho(PMDB), Osmar Terra (PMDB), Paulo Pimenta (PT), Ronaldo Zulke (PT), Vieira da Cunha (PDT) e Vilson Covatti (PP).

Pela Agert, participaram da reunião Alexandre Gadret, Carlos Domingos Piccoli, Cláudio Brito, Cláudio Zappe, Jerônimo Fragomeni, Kamal Badra, Luciano Mallmann, Luis Cruz, Myrna Proença, Pedro Edir Farias, Pedro Ricardo Germano, Renato Gatti de Albuquerque, Roberto Cervo, Fábio Tucilho Wanderley Ruivo dos Santos, Alexandre Kannenberg, Ary dos Santos, Eloy Scheibe, Ildomar Joanol, João Vianei Zasso de Castro,José Luiz Bonamigo, Marcos Dytz Piccoli, Miguel Puretz Neto, Solange Calderon, Vanderlei Roberto Uhry, Verdi Ubiratan de Moura, Cristiano Casali, Edison de Bem, Claudio Lorini.

Page 14: Relatório de Gestão 2010
Page 15: Relatório de Gestão 2010

Agert na Sociedade Gaúcha

Page 16: Relatório de Gestão 2010

16 Relatório de Gestão 2009 - 2011

"Um Estado forte precisa de instituições que promovam a democracia através da disseminação da informação correta. O Rio Grande do Sul tem o orgulho de ter a Agert como a representante dos seus principais veículos de comunicação. Nossa associação – digo nossa porque a considero de todos os gaúchos e gaúchas – tem cumprido essa missão com grande êxito. A administração do presidente Alexandre Gadret e seus diretores honra a tradição. Tenho convicção de que poderemos

contar com a Agert no novo processo de desenvolvimento do estado que estamos coordenando. Muito obrigado"!

Tarso GenroGovernador do Estado do Rio Grande do Sul

“Eu gostaria de valorizar a continuidade que foi dada, pela atual gestão, de trabalhos importantes que eram anteriormente realizados. Como, por exemplo, o Relatório Social. Gostaria de destacar também a proximidade do presidente com novas ideias que foram sendo apresentadas e implementadas.”

Cláudio Toigo FilhoVice-presidente

“O que destaco nesta gestão, e que cresceu muito, foi o Relatório Social. Isso foi uma coisa importante e que deu corpo nesta gestão. E, que melhorou muito, no que diz respeito à divulgação para as autoridades. Destaco também que houve um congraçamento da Diretoria, que esteve muito unida em todos os trabalhos que nós realizamos, dando um destaque especial à Agert e

fazendo com que ela se torne cada vez mais conhecida e que tenha cada vez mais poder junto a Radiodifusão do Rio Grande do Sul. Além das relações com as autoridades, que foram muito importantes.”

Pedro Edir FariasVice-presidente

“Tem uma série de coisas que esta gestão realizou, mas eu, particularmente, atuei junto com o nosso presidente Alexandre Gadret em algumas coisas muito relevantes no cenário nacional. Uma é que nós chegarmos muito próximos da aprovação do processo de flexibilização da Voz do Brasil. E a outra é que nós conseguirmos colocar em funcionamento a questão do ressarcimento fiscal para as empresas optantes pelo Simples. Essa é uma luta na qual esta gestão se empenhou muito no trabalho que fizemos aqui em Brasília. E eu acho

que o trabalho foi muito relevante neste sentido.”

Paulo Tonet CamargoVice-presidente

“O bom-senso de parte do nosso presidente Alexandre Gadret e de toda a Diretoria, e a sensibilidade de buscar e entender aquilo que o radiodifusor mais necessita. E não

poderíamos esquecer que o Relatório Social desta e das outras gestões tem sido extremamente importante para que a Radiodifusão do Rio Grande do Sul se consolide cada vez mais em toda a sociedade.”

Cláudio ZappeVice-presidente

“Além de todo o trabalho do presidente Alexandre Gadret, a transparência que ele buscou e conseguiu eu achei muito importante. Quanto aos projetos, destaco a aproximação com o

ministro das Comunicações, os eventos com os deputados e com a Bancada federal em Brasília - são questões muito importantes.”

André Luis JungblutVice-presidente

" A Agert tem cumprido um papel fundamental no RS não apenas no que concerne à representação das emissoras filiadas, mas na promoção do interesse público. Uma síntese desta importância tem sido disponibilizada ao público pelo Relatório Social da Associação, um trabalho pioneiro que cumpre, na prática, a função de estimular as emissoras de rádio e TV a uma atuação cada vez mais próxima da comunidade e de seus desafios. Em um país com as imensas desigualdades sociais que ainda persistem, trabalhos como os realizado pela Agert são decisivos

para a mobilização da sociedade civil e para a construção das soluções que haveremos de alcançar ".

Cezar MiolaPresidente do TCE

Page 17: Relatório de Gestão 2010

17Relatório de Gestão 2009 - 2011

“Eu considero como o mais importante desta gestão a integração entre toda a Diretoria. A quantidade de objetivos comuns que foram tratados e que conseguimos dar a devida atenção. Eventos como os debates políticos, a coletiva com o governador Tarso Genro, a ação

junto à Bancada política gaúcha em Brasília, são situações que eu destaco. A qualidade dos temas abordados foi de alto nível, as reuniões muito produtivas e a presença da Agert sempre muito marcante em todos os acontecimentos do setor.”

Luis CruzVice-presidente

“Destaco como o mais importante da nossa gestão na Agert a continuidade do Relatório Social, que usamos bastante nas comunidades em que atuamos. Outro destaque é a aproximação da Agert junto ao setor político, para tratar de assuntos importantes para a radiodifusão gaúcha. Esse contato mais apurado com os políticos,

que era uma coisa que já vinha sendo feita pelo Melão, e agora com o Alexandre Gadret, que está tendo bastante afinco nisso. Questões com a fiscalização e a flexibilização da Voz do Brasil também continuam sendo de extrema importância.”

Luciano Hintz MallmannVice-presidente

“A representatividade da Agert junto aos atores públicos e privados do Estado e também em nível Federal foram uma grande marca desta gestão. Campanhas com o TRE, FAMURS e outros órgãos governamentais fizeram um grande protagonismo da Agert no nosso

Estado. Também em nível federal, o peso de nossa entidade junto à entidade nacional e a sua ação junto aos órgãos da União foram marcantes a ponto de a primeira visita do Ministro das Comunicações a uma Associação Estadual neste governo ser na nossa Agert.”

Geraldo CorrêaVice-presidente

“Liderar uma entidade como a Agert, que reúne as emissoras de Rádio e Televisão do nosso estado, significa ter visão de responsabilidade social. Significa estar atento às mudanças tecnológicas que as novas plataformas oferecem ao setor. Mas, principalmente, significa entender que os nossos veículos são movidos por sonhos coletivos. Nesta gestão de apenas 2 anos, a diretoria da Agert conseguiu encaminhar com sucesso demandas das emissoras associadas, utilizando o diálogo constante com os mais experientes na hora de decidir os melhores caminhos. Dessa forma, assumiu compromissos históricos da entidade como a defesa da Flexibilidade da Voz do Brasil, a luta pela legalidade no uso do espectro eletromagnético, a transparência legal e ética das regras que regem o setor e acima de tudo a defesa incondicional da liberdade de expressão que deve ter a radiodifusão em uma sociedade livre. Como coordenadora do Relatório Social da Agert,

publicação anual que contabiliza toda a mídia doada po r nossas em isso ras pa ra ações de responsabilidade social nas comunidades onde atuamos, posso garantir que tive na presidência de Alexandre Gadret o indispensável apoio”.

Myrna ProençaVice-presidente

“O mais importante nesta gestão foi a representatividade junto aos poderes e instituições constituídas, projetando e solidificando o conceito da Agert junto aos "tomadores de decisões". Ilustro com a

proximidade na relação com o Governador do Estado.”

Jerônimo FragomeniVice-presidente

“Com respeito à gestão do presidente Alexandre Gadret posso afirmar que tem sido uma gestão serena, firme e atuante. É uma pessoa que entende do assunto e sabe conduzir os debates que envolvem a Radiodifusão na defesa do setor. Tem marcado presença junto a organismos envolvidos na radiodifusão, junto às autoridades e ao Ministério das Comunicações. Nesta gestão, a Agert cresceu e ganhou espaço. Basta lembrar a presença do senhor Ministro das Comunicações na Agert - pelo que me parece a primeira vez que um ministro comparece a uma associação de classe - além da coletiva com o senhor governador.Merece ainda destaque o esforço feito no sentido de questionar as mudanças do programa Voz do Brasil e o lançamento do Relatório Social da entidade, um trabalho pioneiro no Brasil. Minha opinião é que a gestão do presidente Alexandre Gadret tem atendido os objetivos e anseios da categoria e, se não conseguiu mais, não foi por falta de empenho e de luta. É persistente, transparente e firme. É um

defensor intransigente da radiodifusão legal. Combativo nos embates da ilegalidade e hábil em conduzir os projetos que engrandecem a Radiodifusão. Está de parabéns a Agert com seu presidente e sua diretoria.”

Frei Osébio Borghetti Vice-presidente

Page 18: Relatório de Gestão 2010
Page 19: Relatório de Gestão 2010

Ações da Diretoria

Page 20: Relatório de Gestão 2010

20 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Durante Congresso da Agert, nova diretoria toma posseNos dias 20,21 e 22 de outubro, a Agert realizou o 20º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, no Hotel Laje de Pedra, em Canela. O evento contou com a participação da governadora do Estado, Yeda Crusius. No encerramento do Congresso, ocorreu a posse da nova Diretoria da Agert. O novo presidente da Associação, Alexandre Gadret, iniciou sua atuação durante o encontro.

Homenagem a Rádio BandeirantesO presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão entregou uma placa em homenagem aos 75 anos da Rádio Bandeirantes AM 640, no Chalé da Praça XV, em Porto Alegre.

NovembroAgert participa de recadastramento biométrico O presidente Alexandre Gadret, esteve, juntamente com o vice-presidente Roberto Cervo Melão, no Recadastramento Biométrico, no município de Canoas, na Praça de Eventos do Conjunto Comercial Canoas, a convite do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

Outubro 2009out

20

nov

10Reunião com ABERT e deputados federais A Agert participou, na residência de seu vice –presidente, Paulo Tonet Camargo, em Brasília, de encontro com a ABERT e deputados federais.

out

27

Page 21: Relatório de Gestão 2010

21Relatório de Gestão 2009 - 2011

Primeira reunião da nova diretoria A Agert realizou a primeira reunião de diretoria da gestão 2009/2011. Na ocasião, a entidade definiu rumos para o próximo biênio, além de ter dado as boas vindas aos novos membros.

Agert participa de reunião da Abert em Brasília A diretoria da Associação esteve presente na reunião do Conselho Superior da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, em Brasília.

nov

19

nov

24

nov

25Homenagem na Assembleia Legislativa conta com presença da AgertO vice-presidente Wanderley Ruivo dos Santos, representou a entidade na Assembleia Legislativa, onde foi realizada homenagem aos 40 Anos da TV Bandeirantes e 75 Anos da Rádio Bandeirantes AM.

Dezembrodez

2Ministro das Comunicações recebe presidente da AgertO presidente Alexandre Gadret, esteve em Brasília reunido com o Ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Page 22: Relatório de Gestão 2010

22 Relatório de Gestão 2009 - 2011

dez

11Reunião de Diretoria em Santana do LivramentoCerca de 50 associados da Agert estiveram reunidos, em Santana do Livramento, para a última reunião de diretoria do ano. O encontro discutiu, entre outras pautas, a criação de uma frente de trabalho para municiar os associados com campanhas de valorização do rádio.

dez

15Audiência com ministro Hélio CostaA diretoria da entidade e o líder da bancada gaúcha, deputado Beto Albuquerque, foram recebidos pelo Ministro das Comunicações Hélio Costa. O objetivo do encontro foi solici-tar a instalação de uma delegacia regional do Ministério no Rio Grande do Sul.

dez

16Yeda Crusius recebe a Agert A entidade participou de reunião com a governadora Yeda Crusius para apresentar um balanço de suas atividades nos três anos em que ela está no Governo do Estado.

Reunião de Diretoria com participação de representantes do merca-do publicitário A Diretoria da Agert recebeu os executivos da agência SLM Ogilvy, que apresentaram aspectos legais da comercialização publicitária. O assunto gerou discussões e propostas para possíveis soluções ao combate às rádios ilegais, com a participação da Agert identificando emissoras que estão operando legalmente.

jan

22 jan

25Agert participa de reunião no Ministério PúblicoO foco da reunião foi mostrar ao MPRS como a Agert acredita que deva ser o combate à ilegalidade no setor de radiodifusão e como o Ministério Público pode contribuir nesta luta.

Janeiro 2010

Page 23: Relatório de Gestão 2010

23Relatório de Gestão 2009 - 2011

jan

26Seminário de Osório A Governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius, abriu oficialmente o Seminário da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (Agert), em Osório. A palestra foi pautada pelas ações do Governo ao longo do mandato. No encontro, foram realizadas diversas palestras e debates. Entre elas, uma do Ministério das Comunicações e Anatel sobre as perspectivas para 2010.

Reunião de diretoria em OsórioDurante o Seminário da Agert, a entidade promoveu reunião de diretoria para tratar de projetos e metas para o ano de 2010.

jan

26

mar

2

MarçoAudiência com presidente da OAB/RS Claudio LamachiaO presidente e o vice-presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, Alexandre Gadret e Paulo Tonet Camargo, reuni-ram-se com o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia. Na ocasião, foi discutida a publicidade de escritórios de advocacia.

mar

24Lançamento de livro sobre a história da TV no RS A Agert participou do lançamento do livro de Walmor Bergesch, "Os Televisionários - 50 Anos TV no Sul". No evento, estiveram presentes todos que fazem ou fizeram parte da história da televisão no Estado, sejam como protagonistas ou testemunhas.

Page 24: Relatório de Gestão 2010

24 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Fre

dy V

ieiraDebate na Agert sobre a falta de energia no Morro da Polícia

A Diretoria da entidade fez reunião com representantes das principais emissoras de rádio e TV do Rio Grande do Sul, além de empresas de telefonia. Na pauta, alternativas para solucionar o constante problema enfrentado com os cortes do abastecimento de energia elétrica no Morro da Polícia, onde estão localizadas diversas antenas retransmissoras.

AbrilAgert apoia campanha do TRE/RS Foi lançada, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral – RS, a campanha "16 anos: Uma Idade Inesquecível", com o objetivo incentivar o voto dos jovens que já completaram ou completam 16 anos até a data da eleição, marcada para o dia 3 de outubro. A Associação foi parceira da campanha.

Descerramento da foto do ex-presidente Melão na Galeria de Ex-presidentes Convidados, autoridades políticas e colegas de radiodifusão estiveram presentes na sede da Agert para acompanhar a cerimônia de descerramento da foto de Roberto Cervo Melão, ex-presidente da Associação por duas gestões (de 2005 até 2007). O presidente Alexandre Gadret homenageou seu antecessor destacando a luta de Melão em prol dos interesses dos radiodifusores.

mar

30

abr

26

abr

29

Page 25: Relatório de Gestão 2010

25Relatório de Gestão 2009 - 2011

Agert é parceira na campanha: Defensores Públicos pelo Direito à MoradiaO lançamento da Campanha Nacional "Cidadania começa em casa: Defensores Públicos pelo Direto à Moradia", apoiada pela Agert, em parceria com as associ-ações estaduais de Defensores Públicos e o Conselho Nacional de Defensores Público-Gerais (Condege), tem por objetivo somar esforços de todos os estados na comemoração do Dia Nacional da Defensoria Pública.

Vereador Márcio Souza propõe moção de apoio à Agert em processo de flexibilização da Voz do BrasilEm carta oficial enviada à presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí, o vereador Márcio Souza pediu a inserção, em sessão ordinária, da Moção de Apoio à ação judicial proposta pela AGERT, que visa flexibilizar o horário de transmissão do programa "A Voz do Brasil".

Reunião de diretoria O encontro, ocorrido na sede da entidade, definiu, entre outros assuntos, que o vice-presidente jurídico da Agert, seria o responsá-vel por orientar os radiodifusores na questão da Lei Eleitoral ou encaminhar a uma assistência jurídica, se necessário.

Cláudio Brito,

Kamal Badra é eleito presidente da ADIEm assembleia geral realizada no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS) elegeu Kamal Zuheir Badra, diretor do jornal A Plateia, de Santana do Livramento, para presidência da entidade na gestão de 2010/2011. Kamal é vice-presidente da Fronteira Oeste da Agert.

Maiomai

4mai

13

mai

26

mai

27

Page 26: Relatório de Gestão 2010

26 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Agert e TRE promoveram seminário para orientar e esclarecer a todos os profissionais de rádio e televisão quanto aos procedimentos legais envolvidos na divulgação do processo eleitoral O plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS) recebeu, dia 31 de maio, o Seminário Eleições 2010, promovido pela Agert em parceria com Abert, SINDIRÁDIO E TRE. O objetivo foi passar à imprensa informações sobre como proceder durante o período eleitoral sem correr riscos.

Mobilização para flexibilizar a transmissão da A Voz do Brasil Dezenas de manifestações recebidas de rádios do Estado motivaram o deputado Luciano Azevedo (PPS) a propor mobilização em favor da flexibilização do horário de transmissão do programa A Voz do Brasil.

JunhoAgert apoia 1º Semana Interinstitucional do Meio AmbienteA entidade apoiou os órgãos de Justiça do Estado na 1ª Semana Interinstitucional do Meio Ambiente. O evento reúne magistrados, gestores e servidores e está sendo concebida sob a perspectiva da Ética e da Solidariedade como valores de motivação para o comportamento sustentado em relação ao meio ambiente onde se inserem os Tribunais, Ministério Público e demais operadores do direito, tais como os advogados, congregados na OAB.

Passo Fundo sedia primeiro Seminário Eleitoral da Agert no interiorO primeiro seminário eleitoral promovido pela Agert, em parceria com SINDIRÁDIO E TRE, no interior do Estado movimentou a imprensa de Passo Fundo, no dia 16 de junho. Os radiodifusores locais participaram ativamente querendo tirar dúvidas sobre as limitações de veiculação e sobre as mudanças nas regras eleitorais.

mai

31

mai

31

jun

16

jun

7

Page 27: Relatório de Gestão 2010

27Relatório de Gestão 2009 - 2011

Seminário Eleitoral da Agert em Santa MariaAs regras para o pleito eleitoral de 2010 foram apresentadas no Seminário promovido pela Agert, em parceria com SINDIRÁDIO e TRE, e apoio da Associação dos Diários do Interior.

Pelotas debate eleições 2010A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV encerrou o Seminário Eleitoral 2010, promovido em parceria com TRE e SINDIRÁDIO, e apoio da Associação dos Diários do Interior (ADI) em Pelotas, no campus da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).

Lançamento do Relatório Social de 2009A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV - Agert anunciou, no dia 24 de junho, que o Relatório Social - 2009 teve adesão histórica de emissoras filiadas. Foram 210 associadas que juntas doaram R$ 60,7 milhões de reais em mídia para a sociedade gaúcha, através de projetos comunitários, assistenciais, culturais, ecológicos, recreativos e de capacitação e sustentabilidade.

Campanha de Responsabilidade Social Agert em prol de Alagoas A Associação se solidarizou com os flagelados do Estado de Alagoas e lançou campanha de arrecadação, convocando a todos os radiodifusores associados a participarem, com as suas audiências, para uma arrecadação solidária.

jun

17

jun

18

jun

24

jun

24

Page 28: Relatório de Gestão 2010

28 Relatório de Gestão 2009 - 2011

JulhoGovernadora recebe Relatório SocialA atuação da Agert e as parcerias possíveis com o governo do Estado foram debatidas em encontro entre o presidente da entidade e a governadora, Yeda Crusius. Alexandre Gadret entregou o Relatório Social do ano de 2009 e a governadora saudou o volume de recursos destinado a fins sociais.

Relatório Social entregue à Associação do Ministério PúblicoCom o objetivo de entregar o Relatório Social 2009, integrantes da diretoria da Agert cumpriram uma extensa agenda com autoridades gaúchas. As visitas começaram na Associação do Ministério Público, onde Alexandre Gadret e Myrna Proença foram recebidos pelo presidente da associação, Marcelo Lemos Dornelles.

Parceria Agert com Tribunal Regional Eleitoral (TRE)O encontro entre a diretoria da Agert e o TRE realizado em julho de 2010 teve como objetivo a concretização de mais uma parceria, visando à conscientização da população para o fato de que só poderá votar quem tiver em mãos o título de eleitor e um documento com foto. Além disso, foi entregue o Relatório Social da entidade.

jul

1

jul

1

jul

1

Page 29: Relatório de Gestão 2010

29Relatório de Gestão 2009 - 2011

Aprovada na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado proposta da Abert e Agert da flexibilização da Voz do Brasil A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou no dia 07 de julho, por unanimidade, a proposta da Abert/Agert de flexibilização do horário da Voz do Brasil.

Relatório Social 2009 é entregue para autoridades gaúchasDiversos integrantes da diretoria da Agert realizaram entregas do Relatório Social de 2009. O vice-presidente Kamal Badra partici-pou de audiência com o prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado. Já Ricardo Bruneto entregou o documento para Promotoria de Justiça, Prefeitura, Câmara de Vereadores, CIC Regional e ACIL de Lajeado. Renato Albuquerque realizou a entrega para o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco. O também vice-presidente Frei Osébio Borguetti participou de encontros com o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, além das seguintes entidades: CIC – Caxias do Sul, Jornal Pioneiro, CIC – Farroupilha, CIC – Vacaria, CIC – Nova Prata, CIC – Garibaldi, Prefeitura de Farroupilha, Prefeitura de Vacaria e UCS – Caxias do Sul.

Agert entrega Gol sorteado em congressoA Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) entregou, no dia 09 de julho de 2010, um Gol 0 Km para a Rádio Cultura, de Arvorezinha.

Audiência no Tribunal de Contas do RS Encontro entre Agert e Tribunal de Contas do Estado reforçou o papel do TCE de certificar-se que as prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa estejam anunciando em emissoras compatíveis com suas concessões. Na audiência, onde as emissoras de rádio e televisão do estado foram representadas pelo presidente, Alexandre Gadret, além do vice-presidente jurídico, Claudio Brito, e do presidente do conselho consultivo, Gildo Milman, foram apresentados aos integrantes do TCE documentos que comprovam a prática ilegal de órgãos públicos ao anunciarem em rádios comunitárias.

jul

7jul

7

jul

9

jul

12

Page 30: Relatório de Gestão 2010

30 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Sindirádio promove o 10° Seminário da Qualidade na Radiodifusão, em Porto AlegreEvento contou com a participação de diversos representantes do setor e da Agert.

Lu

cia

no

Co

sta

Vereadores de Alvorada aprovam moção de apoio à flexibilização da Voz do Brasil Foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Alvorada, a Moção de apoio à Flexibilização da Voz do Brasil proposta pelo vereador Cristiano Schumacher (PT). De acordo com o documento apresentado, a proposta de Schumacher está baseada no fato de a Agert ter recebido ofício do Ministério das Comunicações informando que por decisão do Ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, a flexibilização do horário de veiculação da Voz do Brasil estava suspensa no Rio Grande do Sul.

Reunião Ministério das Comunicações, em Brasília O presidente da Agert esteve reunido, em Brasília, com o Ministro das Comunicações José Artur Filardi Leite. A pauta da reunião foi a instalação de uma Delegacia Regional do MC no Rio Grande do Sul, pleito antigo da associação.

Câmara de NH aprova moção pela flexibilização da Voz do BrasilA moção de apoio à luta da AGERT pela flexibilização do horário de transmissão da Voz do Brasil, de autoria de Gilberto Koch (PT), foi aprovada na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Segundo o vereador, o horário das 19h, escolhido para início do programa, justificava-se por ser o momento em que as pessoas se preparavam para dormir. Entretanto, hoje, nesse horário, ocorre o pico das grandes cidades

jul

16

jul

20

jul

21

jul

22

Page 31: Relatório de Gestão 2010

31Relatório de Gestão 2009 - 2011

SetembroAgert e TRE firmam nova parceriaA Agert e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul firmaram uma nova parceria visando às Eleições 2010. As campanhas de conscientização, Mesário Cidadão e Dois Documentos para Votar foram produzidas em cinco VTs e cinco spots, com a duração de trinta segundos cada, para serem veiculados na TV e no rádio. Todas as peças com a assinatura de apoio da Agert.

Agenda 2020 é apresentada em reunião na entidadeEm reunião realizada no dia 16 de setembro, o movimento Agenda 2020, que reúne aproximadamente 350 voluntários e 176 instituições do meio empresarial, público e acadêmico, foi apresentado ao presidente da Agert, Alexandre Gadret, e ao vice-presidente Wanderley Ruivo dos Santos, na sede da entidade. A partir das ações propostas pelo projeto, os radiodifusores poderão divulgar o que está sendo feito com o objetivo de melhorar as condições da população do Estado.

Debate com os candidatos ao Senado Os candidatos ao Senado participaram de debate promovido pela Agert. Participaram do evento: Ana Amélia Lemos, Paulo Paim, Roberto Gross, Germano Rigotto e Abgail Pereira. Ao longo dos cinco blocos do encontro, que reuniu diversos radiodifusores, foram discutidos temas como as reformas tributária e previdenciária, rádios comunitárias, ferrovias e a Voz do Brasil, entre outros.

Debate com os candidatos ao Governo do Estado, 1º turno, na AgertOs candidatos ao governo do Estado participaram do Debate Eleições 2010 promovido pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). Entre os temas abordados pelos candidatos surgiram questionamentos como segurança, saúde, educação e pedágio. Participaram do evento: Carlos Schneider, José Fogaça, Tarso Genro, Humberto Carvalho, Pedro Ruas e Montserrat Martins.

set

1set

16

set

17

set

24

Page 32: Relatório de Gestão 2010

32 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Agert homenageia o Rádio em sua data comemorativa No dia 25 de setembro se comemora no Brasil o Dia do Rádio. A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão fica muito honrada em celebrar esta data tão especial junto com suas mais de 300 emissoras associadas por todo o estado. Esta é a data do nascimento de Roquete Pinto - o "Pai do Rádio Brasileiro". Em 1923, Roquete fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

OutubroTarso Genro concede entrevista coletiva na Agert Uma rede de emissoras associadas à AGERT se formou na manhã do dia 7 de outubro para a entrevista coletiva que o governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), concedeu na sede da entidade. Além das perguntas enviadas pelas rádios do interior, Genro respondeu a questões formuladas pela imprensa da Capital. Segundo o petista, seu governo será marcado pela participação popular, onde a sociedade será parte atuante no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social que pretende implantar na sua gestão.

Agert e Ministério Público firmam nova parceriaAgert e Ministério Público firmam parceria para estimular e ampliar a criação de conselhos e fundos municipais de entorpecentes para que cada cidade gaúcha consiga trabalhar de forma adequada no combate às drogas. O promotor de Justiça Francesco Conti e o assessor Rodrigo Puggina procuraram a Agert para buscar apoio junto à associação em uma nova iniciativa que está sendo desenvolvida pelo órgão.

Paulo Paim reitera apoio à flexibilização da Voz do Brasil em reunião na Agert O senador reeleito pelo Rio Grande do Sul, Paulo Paim (PT), participou de uma reunião na sede da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão. O encontro contou com as presenças do presidente da entidade, Alexandre Gadret, do vice-presidente Wanderley Ruivo dos Santos, dos diretores Ary dos Santos e Verdi Ubiratan de Moura, além do presidente do conselho consultivo Gildo Milman. Na ocasião, Paim afirmou que é parceiro da Agert na luta pela flexibilização da Voz do Brasil.

set

25

out

7

out

15

out

19

Page 33: Relatório de Gestão 2010

33Relatório de Gestão 2009 - 2011

Agert recebe comitiva do Ministério da Comunicações em sua sedeRepresentantes do Ministério das Comunicações e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República apresentou à diretoria da Agert o Plano Setorial de Infraestruturas Críticas do Governo Federal (PNISEC), que visa proteger setores estratégicos do país como energia, transporte, água, finanças e telecomunicações.

Agert na Argentina Diretores da Agert participam da feira Caper 2010, na Argentina. O evento reúne as últimas tendências em equipamentos e serviços para radiodifusão, TV, cinema e multimídia.

NovembroCampanha do Ministério Público contra violência doméstica é apresentada à Agert A apresentação da Campanha Institucional do Ministério Público Estadual com o tema "Violência Doméstica - Vergonha é não fazer nada" selou mais uma parceria entre o órgão e a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). O encontro foi realizado na sede do MP. De acordo com a Procuradora-Geral de Justiça do Estado, Simone Mariano da Rocha, o MP trabalha na prevenção contra a violência doméstica, uma vez que a cada 15 segundos ocorre uma agressão desse tipo.

Reunião inicial do Relatório Social Se os números do Relatório Social 2009 - 210 emissoras participantes e mais de R$ 60 milhões em mídia doada - foram bastante comemorados pela Agert, também fizeram com que a meta para 2010 fosse aumentada. De acordo com Cristiane Ostermann, diretora da Signi Estratégias para Sustentabilidade, que mais uma vez ficou encarregada pela captação e organização do material, o objetivo é fazer com que 100% das emissoras gaúchas se insiram no projeto.

out

22

out

28

nov

5

nov

11

Page 34: Relatório de Gestão 2010

34 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Associação recebe homenagem do TRE/RS pela contribuição dos radiodifusores nas campanhas Mesário Cidadão 2010 e Dois Documentos para Votar O Tribunal Regional Eleitoral homenageou personalidades da sociedade gaúcha que participaram da campanha "Mesário Cidadão 2010", além de mesários voluntários e eleitores jovens e idosos. As emissoras associadas da Agert divulgaram em todo o Estado a iniciativa do TRE. O presidente do Tribunal, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, destacou a participação de parceiros como a Agert, que colaborou para que a campanha fosse um sucesso "foi uma comunicação absolutamente fluente entre o Tribunal e os destinatários da mensagem: os eleitores".

Relatório Social da Agert recebe prêmio da Assembleia Legislativa Os vencedores da 11ª edição do Prêmio Responsabilidade Social foram homenageados no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. O Relatório Social elaborado pela Agert foi um dos trabalhos selecionados para receber a distinção. Para a Agert, a homenagem é a valorização do trabalho realizado pelas emissoras ao longo do ano.

Diretores da Agert conhecem trabalho do Grupo de Mídia RS, durante reunião na entidadeA presidente do Grupo de Mídia do Rio Grande do Sul, Patrícia Angeletti, e duas diretoras da entidade sem fins lucrativos formada por 50 publicitários que atuam, entre outros, em agências e centrais de mídia, participaram da última reunião de diretoria da Agert para apresentar o trabalho que realizam no Estado.

DezembroAprovada no Senado a flexibilização da Voz do Brasil O Senado Federal aprovou, dia 01 de dezembro de 2010, um projeto de lei que flexibiliza o horário de transmissão do programa Voz do Brasil nas rádios brasileiras. A matéria precisa ainda ser analisada pelos deputados antes de ser submetida à aprovação presidencial. De acordo com o projeto, haverá distinção entre horários e os tipos de rádios.

nov

22

nov

25

nov

29

dez

1

Page 35: Relatório de Gestão 2010

35Relatório de Gestão 2009 - 2011

Relatório Social recebe homenagem do IDFO Relatório Social, elaborado pela Agert, recebeu um novo reconhecimento. No dia 01 de dezembro, a associação foi agraciada com uma placa de Fornecedor Consciente 2010, em premiação organizada pelo Instituto de Desenvolvimento do Fornecedor (IDF-RS). O vice-presidente Wanderley Ruivo dos Santos recebeu a honraria.

Reunião de Diretoria em Santana do Livramento O vice-presidente Kamal Badra recebeu a diretoria da Agert para a última reunião de diretoria do ano.

Janeiro 2011Ações para a segurança no trânsito Agert participa de grupo que busca alternativas para aumentar a segurança no trânsito. O Detran/RS e o Ministério Público Estadual se reuniram com órgãos e entidades representativas da sociedade, entre elas a Agert, para encaminhar sugestões a serem desenvolvidas na década mundial de ações para a segurança no trânsito.

Agert recebe secretária Vera SpolidoroFortalecer e estreitar o processo de comunicação do Governo do Estado com as emissoras de rádio do interior do Rio Grande do Sul é um dos principais objetivos da Secretaria de Comunicação para os próximos quatro anos. A notícia foi repassada pela titular da pasta, jornalista Vera Spolidoro, durante visita a Agert, na sede da entidade em Porto Alegre.

dez

1dez

10

jan

6

jan

21

Page 36: Relatório de Gestão 2010

36 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Reunião de Diretoria em Osório A entidade discutiu temas importantes para os radiodifusores, como a capacitação das equipes comerciais, formas de aproximação com a bancada gaúcha no Congresso Nacional, a realização do congresso que será promovido em outubro, e contou com a presença do prefeito Romildo Bolzan Jr. No dia em que os radiodifusores comemoraram os 150 anos de nascimento do padre católico Landell de Moura, inventor do rádio, a Agert realizou a primeira reunião do ano em Osório, no Litoral Norte.

Homenagem ao inventor do rádio, padre Landell de MouraA Agert participa das homenagens alusivas ao sesquicentenário do cientista Landell de Moura destacando a importância do pioneiro trabalho do padre católico na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por rádio) entre as emissoras associadas.

MarçoAgert recebe secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso MottaA presença do ex- presidente da Agert, Afonso Motta, atualmente secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas do Estado, movimentou a extensa pauta da reunião da diretoria da entidade, realizada dia 24 de março. Motta relatou sua atuação no governo do Estado ressaltando com o desenvolvimento e a preocupação com a questão ambiental, que deve ser um tema de destaque em todas as cidades.

Galeria da Agert recebe placas de Ex-Diretores Foram inauguradas novas placas na Galeria de Ex-Presidentes da Agert, durante a reunião da diretoria, que trazem a composição de todos os integrantes das diretorias anteriores.

jan

21

jan

21

mar

24

mar

24

Page 37: Relatório de Gestão 2010

37Relatório de Gestão 2009 - 2011

Agert recebe ministro das Comunicações, Paulo BernardoFiscalização das radiodifusoras, rádios comunitárias e plano nacional de Banda Larga, entre outros assuntos, foram debatidos no encontro com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na sede da Agert, em Porto Alegre. A defesa intransigente do cumprimento da legalidade no setor de radiodifusão foi o ponto convergente da reunião entre a diretoria da Agert e Paulo Bernardo.

Homenagem ao presidente do TRE O presidente do TRE, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, recebeu homenagem da Agert. Em cerimônia na cidade de Faxinal do Soturno, quase uma centena de nomes expressivos do Estado lotaram os salões do Clube Cruzeiro. Segundo o vice-presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, "trata-se de justo agradecimento das emissoras de rádio e televisão pelo apoio constante do desembargador durante os seus dois anos de atuação no TRE, na condição de corregedor eleitoral e também de presidente da Corte".

Diretoria da Agert homenageia Rádio IndependenteA entidade entregou uma placa pela passagem dos 60 anos da Rádio Independente AM de Lajeado.

AbrilAgert e Grupo de Mídia promovem curso para radiodifusores em Porto Alegre Pela primeira vez a Agert reuniu profissionais de vendas das radiodifusoras de todo estado com profissionais de mídia. Representantes de 15 emissoras do RS associadas à Agert participaram de um curso básico de mídia nos dias 2 e 3 de abril, sábado e domingo, na sede da Associação. O objetivo principal foi aproximar os profissionais de vendas das radiodifusoras aos profissionais de mídia com a finalidade de integrá-los e com isto transformar o trabalho mais objetivo e profícuo.

abr

2

abr

13

abr

15

21

Page 38: Relatório de Gestão 2010

38 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Reunião de DiretoriaA Diretoria esteve reunida, no dia 28 de abril, na sede da entidade. A diretoria debateu formas de auxiliar a Anatel em seu trabalho de fiscalização das emissoras que trabalham de maneira irregular não somente em questões operacionais mas também nas áreas trabalhista e fiscal. Também foram apresentados o Banco de Imagens e o Banco de Atas da Agert, que visam fazer um resgate histórico da documentação da entidade.

MaioAgert participa do Brasil Radio Show em São PauloA diretoria esteve presente no Brasil Radio Show, em São Paulo, onde participou de diversas palestras, debates e seminários. O conteúdo dessas foi repassado a todos os associados através do Agert Informa.

Reunião de DiretoriaA diretoria esteve reunida, no dia 20 de maio, no Hotel Deville. Na ocasião, foram debatidos assuntos relativos à entidade como a flexibilização da A Voz do Brasil, a fiscalização de emissoras que operam de forma ilegal, o Relatório Social e as cobranças dos direitos autorais.

Agert presente na 19ª edição do Prêmio UnirádioA 19ª edição do Prêmio Unirádio entregou seus troféus no estúdio principal da TVE em Porto Alegre. A premiação tem o apoio da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e do Sindicato dos trabalhadores em empresas de radiodifusão e televisão do Rio Grande do Sul. O vice-presidente da Agert, Wandeley Ruivo participou da comissão julgadora da distinção que é promovida pela Rádio FM Cultura, da Fundação Cultural Piratini, e pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Estado.

abr

25

abr

28

mai

17

mai

20

Page 39: Relatório de Gestão 2010

39Relatório de Gestão 2009 - 2011

Agert participa de Seminário 11º Seminário da Qualidade na Radiodifusão, promovido pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIRÁDIO), proporcionou dois dias de palestras, debates e troca de informações entre profissionais do rádio. O tema do evento foi “Futuro, a próxima estação”. O evento contou com o apoio e a participação da Agert.

Comissão aprova horário flexível para Voz do BrasilA Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal aprovou, no dia 24 de maio 2011, proposta que flexibiliza o horário de transmissão, pelas emissoras de rádio, do programa "Voz do Brasil". O texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 595/03, aprovado em 2006 pela Câmara. Essa é uma antiga bandeira da Agert.

Junho76 anos do Tribunal de Contas do EstadoO presidente do Conselho Consultivo da Agert, Gildo Milman, representou a entidade em cerimônia comemorativa aos 76 anos da Corte de Contas do Tribunal de Contas do Estado.

Reunião de DiretoriaA Diretoria da Agert esteve reunida no dia 16 de junho para tratar assuntos relevantes para a radiodifusão gaúcha. Entre eles, a ida da Diretoria para Brasília, para reunião com a bancada gaúcha.

Lançamento do Relatório SocialA Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV - Agert lançou, dia 21 de junho de 2011, no Hotel Sheraton em Porto Alegre, o Relatório Social 2010 da entidade que teve adesão histórica de emissoras filiadas. O presidente da Agert, Alexandre Gadret anunciou que em 2010 o resultado foi de R$ 71,3 milhões de reais em mídia doada - espaço cedido para apoiar causas e campanhas de cunho social e ambiental de parceiras ou para registro de ações promovidas pelas emissoras.

mai

20

mai

24

jun

16jun

16

jun

21

Page 40: Relatório de Gestão 2010

40 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Posse da nova diretoria da Famurs A Agert esteve presente na posse da nova diretoria da Famurs. O evento, ocorrido dia 21 de junho, foi realizado durante o 31º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, no salão São José do Plaza São Rafael. Assumiu a presidência o prefeito de São Borja, Mariovane Gottfried Weis.

Reunião Abert em Brasília O Relatório Social da Agert foi entregue pelo presidente da entidade, Alexandre Gadret, ao presidente da Abert, Emanuel Carneiro durante reunião em Brasília, dia 29 de junho. Alexandre ressaltou no encontro que a meta da Agert é obter a participação de todas as emissoras filiadas.

Reunião com o Ministério Público em TorresA Agert participou de audiência com o Ministério Público em Torres, para debater as antenas existentes no município. Representou a entidade, o vice-presidente Jurídico da Associação, Cláudio Brito.

Entrega do Relatório Social para o presidente do O presidente da Agert, Alexandre Gadret, e a vice-presidente, Myrna Proença, entregaram o Relatório Social da entidade, no dia 30 de junho, ao conselheiro Cezar Miola, presidente do TCE. O encontro aconteceu na sede do Tribunal. Na oportunidade, a Agert mostrou o trabalho realizado que culminou na publicação e que revela dados importantes como o valor de mídia doada pela entidade ao povo gaúcho no valor de R$ 71,3 milhões de reais relativo ao período de 2010.

Tribunal de Contas do Estado

JulhoEntrega do Relatório Social para o gerente regional da AnatelJoão Jacob Bettoni, gerente regional da reguladora, recebeu do presidente da instituição, Alexandre Gadret, e da vice de Capacitação, Myrna Proença, um exemplar do documento, no dia 01 de julho, na sede da Anatel.

jun

21jun

29jun

29jun

30

jul

1

Page 41: Relatório de Gestão 2010

41Relatório de Gestão 2009 - 2011

Polícia Federal recebe Relatório Social O superintendente Regional da Policia Federal do Rio Grande do Sul, Rosalvo Ferreira Franco recebeu, dia 04 de julho, o Relatório Social da Agert. No encontro, que aconteceu na sede da PF em Porto Alegre, a entidade agradeceu a atenção que o órgão dá às demandas do setor e solicitou apoio para as emissoras legalmente estabelecidas.

Prêmio Programa Gaúcho de Qualidade e ProdutividadeAlexandre Gadret, presidente da Agert, recebeu em nome da entidade, o prêmio especial de reconhecimento "Liderança da Comunicação 2011", dentro do 12º Congresso Internacional da Gestão e a 16º Edição do Prêmio Qualidade RS, no dia 05 de julho, na Fiergs. A Agert foi reconhecida pela sua relevante contribuição na área da comunicação e a premiação foi entregue pelo presidente do Conselho Superior do PGPQ, Jorge Gerdau Johannpeter.

Entrega do Relatório Social para o presidente do Tribunal de Justiça do RS, Desembargador Léo Lima A entidade entregou, no dia 06 de julho, o Relatório Social da Associação ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Leo Lima. Na ocasião, a Agert ressaltou o papel fundamental do Poder Judiciário para a democracia e para a liberdade.

Posse dos Conselheiros do TCEA Agert participou, no dia 11 de julho, da posse dos novos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. Tomaram posse Cezar Miola, Algir Lorenzo e Marco Peixoto nos cargos de Presidente, Vice-Presidente e 2º Vice-Presidente, respectivamente. A cerimônia ocorreu no Auditório Romildo Bolzan do Palácio Flores da Cunha.

Reunião de associados do Vale do Taquari e lançamento Relatório Social em LajeadoA Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão entregou o Relatório Social a autoridades de Lajeado e região em reunião realizada no pavilhão da 2º Agroind Familiar- Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços, no Parque do Imigrante. O encontro foi realizado no município atendendo convite de João Pedro Muller e Ricardo Brunetto, diretores do Grupo Independente e da Agert.

jul

4jul

5

jul

6jul

11jul

15

Page 42: Relatório de Gestão 2010

42 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Lançamento do livro Rádio Independente 60 Anos, em Lajeado O presidente e membros da diretoria da Agert participaram do lançamento do livro Rádio Independente - 60 anos no ar, de autoria do pesquisador José Alfredo Schierholt e da jornalista Greice Feldens.

Procurador-Geral de Justiça recebe Relatório Social da Agert com a participação recorde O Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, recebeu, dia 19 de julho, exemplar do Relatório Social da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão - Agert.

Agert reúne-se com Associação do Ministério Público Nesse dia foi entregue o Relatório Social da entidade a dirigentes da Associação do Ministério Público do Estado. Do encontro, participaram a promotora Letícia Ilges, a promotora e vice-presidente social da AMP, Guacira Almeida Martins e o promotor e vice-presidente de núcleos da AMP, Alexandre Saltz. Através do documento eles puderam conhecer um pouco mais sobre os relevantes trabalhos sociais das emissoras de radio e TV de nosso Estado.

Coletiva de Imprensa com o governador Tarso Genro O governador do Estado do RS, Tarso Genro, voltou à sede da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV, na manhã do dia 20 de julho de 2011, para uma nova rodada de entrevistas aos associados da entidade

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral tem encontro com Associação O desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, recebeu o Relatório Social da Agert, dia 21.

jul

15jul

19

jul

19jul

20

jul

21

Page 43: Relatório de Gestão 2010

43Relatório de Gestão 2009 - 2011

Agert tem encontro no Ministério Público FederalA Procuradora-chefe regional substituta do Ministério Público Federal, Maria Emília Corrêa da Costa recebeu dia 25 de julho o Relatório Social da Agert em encontro realizado na sede da Procuradoria Regional da República - 4ª Região.

Presidentes da ARI e Agert falam da história das entidadesO presidente da Associação Riograndense de Imprensa, Ercy Pereira Torma recebeu no dia 25 de julho, na sede da entidade, o Relatório Social da Agert, quando fez um breve relato da história da entidade. O presidente da Agert, Alexandre Gadret, ressaltou a representatividade da ARI e a importância de se preservar sua história. " A trajetória da Agert tem muita ligação com a própria ARI”. As ações sociais das emissoras de rádio e televisão do Estado foram enaltecidas pelos presidentes que ressaltaram a importância de as empresas trabalharem em prol das comunidades nas quais estão inseridas.

Diretoria se reúne com diretora de Jornalismo do Governo do EstadoO presidente da Agert esteve reunido, no dia 27 de julho, com a diretora de Jornalismo da Secretaria de Comunicação e Inclusão Social do Governo do Estado do RS, Dica Sitoni, e a diretora da Rádio FM Cultura, Patrícia Duarte. Na ocasião, foi discutida uma possível parceria da entidade com o Governo para o evento dos 50 anos da Legalidade.

AgostoRelatório Social é entregue ao Presidente da Assembleia LegislativaEm audiência, a diretoria da Agert entregou para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), o Relatório Social 2010 da entidade. O relatório também concorre ao Prêmio de Responsabilidade Social da ALRS.

jul

25

jul

25

jul

27

ago

1

Page 44: Relatório de Gestão 2010

44 Relatório de Gestão 2009 - 2011

Encontro com Bancada Gaúcha, em BrasíliaDeputados e senadores tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos radiodifusores do estado. A diretoria da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão esteve reunida com a Bancada Federal Gaúcha, em café da manhã, realizado na Câmara Federal, em Brasília. No encontro os parlamentares ficaram conhecendo mais da situação da radiodifusão no RS e o trabalho desenvolvido pela Agert.

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprova flexibilização da Voz do BrasilO Projeto de Lei que flexibiliza o horário de transmissão do programa 'A Voz do Brasil' (PL 595-D, de 2003), foi aprovado na CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara dos Deputados. A proposta foi apresentada em 2003 pela deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC) e tramitou em cinco comissões da Câmara e do Senado, sofrendo alterações. A aprovação na CCJC é a última etapa na tramitação do projeto antes da votação no Plenário da Câmara.

Reunião na Secretaria da JustiçaRessaltando a importância do trabalho desenvolvido pela secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, a Agert entregou o Relatório Social ao titular da pasta, Fabiano Pereira. O relatório contempla todas as ações desenvolvidas pelas emissoras, sem finalidade lucrativa, que beneficiam a sociedade.

ago

2

ago

10

ago

18

Page 45: Relatório de Gestão 2010

45Relatório de Gestão 2009 - 2011

Reunião de Diretoria em Bento GonçalvesA diretoria da Agert realizou reunião na cidade serrana atendendo convite do vice-presidente Carlos Piccoli, que também organizou jantar comemorativo.

SetembroAgert reedita Cadeia da LegalidadeAproximadamente 200 emissoras associadas à Agert transmitiram um programa especial que debateu os 50 anos da Cadeia da Legalidade. A iniciativa da entidade, juntamente com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital e Rádio FM Cultura, levou aos ouvintes a historia do RS, contada por personalidades que a viveram. Conduzido pelo vice-presidente da Agert, jornalista Claudio Brito, o programa foi transmitido diretamente dos porões do Palácio Piratini e contou com a participação de personalidades que fizeram parte do movimento.

set

5

ago

18

Page 46: Relatório de Gestão 2010
Page 47: Relatório de Gestão 2010

Gestão firme e atuante em defesa da Radiodifusão Gaúcha

Page 48: Relatório de Gestão 2010

Emissoras Associadas

Page 49: Relatório de Gestão 2010

Emissoras Associadas à AgertCidade

AgudoAlegreteAlegreteAlegreteAlegreteAmaral FerradorAntônio PradoAratibaArroio GrandeArvorezinhaArvorezinhaBagéBagéBagéBagéBagéBento GonçalvesBento GonçalvesBento GonçalvesBento GonçalvesBom JesusButiáCacequiCachoeira do SulCachoeira do SulCachoeira do SulCachoeira do SulCaibatéCampina das MissõesCampinas do SulCampo BomCandeláriaCandeláriaCanelaCanelaCanguçuCanguçuCanoasCapão da CanoaCarazinhoCarazinhoCarazinhoCarlos BarbosaCatuípeCaxias do SulCaxias do SulCaxias do SulCaxias do SulCaxias do SulCaxias do SulCaxias do SulCerro LargoChapadaChiapettaConstantinaCoronel BicacoCrissiumalCruz AltaCruz AltaCruz AltaCruzeiro do SulDavid CanabarroDom PedritoDom PedritoEncantadoEncruzilhada do SulErechimErechimErechimErechimErechimEspumosoEstrelaEstrelaFarroupilha

Fantasia

Rádio Agudo AMRádio Gazeta de Alegrete AMRádio Alegrete AMRádio Minuano FMRádio Nativa FMRádio São José FMRádio Solaris AMRádio Aratiba AMRádio Difusora AMRádio Cultura de Arvorezinha AMRádio Cultura de Arvorezinha FMRádio Difusora AMRádio Cultura de Bagé AMRádio Delta FMRádio Pop RockRBS TV BagéRádio Bento AMRádio Difusora AMRádio Viva NewsRádio Rainha FM 90.9Rádio Aparados da Serra AMRádio Sobral AMRádio Cultura 1.470 AMRádio Cachoeira AMRádio Fandango AMRádio Fandango FMTV Shop TourRádio Caibaté AMRádio Ativa 103.1 FMRádio Campinas AMRádio Cinderela Rádio Princesa AMRádio Triangulo 104,3 FMRádio Clube AMRádio Clube FMRádio Liberdade AMRádio Cultura AMRádio Real 540 AMRádio Horizonte AMRádio Gazeta AMRádio 100.3 FMTV Pampa NorteRádio Estação FMRádio Águas Claras AMRádio Caxias AMRádio Difusora Caxiense AMRádio 1010 AMRádio São Francisco SATRádio Atlântida FMRádio Maisnova FMRBS TV Caxias do SulRádio Cerro Azul AMRádio Simpatia AMRádio Ciranda 105.5Rádio Atlântica de Constantina AMRádio Guarita AMRádio Metropole CrissiumalRádio Cruz Alta AMRádio Pop Rock FMRBS TV Cruz AltaRádioLight FMRádio Amizade FMRádio Upacaraí AMRádio Sulina AMRádio Encanto FMRádio Encruzilhadense AMRádio Erechim AMRádio Difusão 650 AMRádio Difusão 94.9 FMRádio Virtual FMRBS TV ErechimRádio Planetário AMRádio Alto Taquari AMRádio Sorriso FMRádio Miriam AM

Frequência

1350 kHz1370 kHz550 kHz97,5 MHz105,9 MHz92,3 MHz1110 kHz900 kHz1580 MHz1450 kHz92,3 MHz1170 kHz1460 kHz99,7 MHz98,1 MHzCanal 61070 kHz890 kHz92,5 MHz90,9 MHz1240 kHz1140 kHz1470 kHz1090 kHz1260 kHz102,5 MHzCanal 111440 kHz90,5 MHz1460 MHz1470 kHz760 kHz104,3 MHz1320 kHz88,5 MHz1490 kHz1030 kHz540 kHz1310 kHz670 kHz100,3 MHzCanal 989,5 MHz1250 kHz930 kHz1250 kHz1010 kHz560 kHz105,7 MHz98,5 MHzCanal 81190 kHz1500 kHz91.9 MHz1390 kHz1430 kHz1070 kKHz1140 MHz105,1 MHzCanal 391,7 MHz107,3 MHz1330 kHz1530 kHz100,1 MHz1230 kHz1200 khz650 kHz94,9 MHz104,7 MHzCanal 21290 kHz820 kHz102,9 MHz1160 kHz

FarroupilhaFarroupilhaFaxinal do SoturnoFaxinal do SoturnoFelizFlores da CunhaFlores da CunhaFlorianópolisFrederico WestphalenGaribaldiGaribaldiGauramaGetúlio VargasGiruáGlorinhaGramadoGramadoGuaporéGuaporéGuarani das MissõesHorizontinaHumaitáIbirubáIgrejinhaIjuíIjuíIjuíIjuíIraíItaquiItaquiItaquiJaguariJúlio de CastilhosJúlio de CastilhosLagoa VermelhaLagoa VermelhaLajeadoLajeadoLajeadoMarauMarauMarcelino RamosMato LeitãoMiraguaiMontenegroMontenegroNão-Me-ToqueNão-Me-ToqueNonoaiNova PetrópolisNova PrataNova PrataNovo HamburgoNovo HamburgoNovo HamburgoNovo HamburgoNovo HamburgoNovo HamburgoOsórioOsórioPalmeira das MissõesPalmeira das MissõesPalmitinhoPanambiPanambiPasso FundoPasso FundoPasso FundoPasso FundoPasso FundoPasso FundoPasso FundoPasso FundoPasso FundoPelotasPelotas

Rádio Viva FMRádio Spaço 100.9 FMRádio São Roque AMRádio La Sorella FMRádio Vale Feliz FMRádio Mãe de Deus AMRádio Pop ShowCentral de comunicaçãoRádio Luz e Alegria AMRádio Garibaldi AMRádio Maisnova 88 FMRádio Gaurama AMRádio Sideral AMRádio Giruá AMRádio Igreja Pentecostal Deus é AmorRádio Excelsior AMRádio Sorriso 95,3 FMRádio Aurora AMRádio Liberal FMRádio Guaramano AMRádio Vera Cruz AMRádio do Povo AMRádio Ibirubá AMRádio Amizade FMRádio Jornal da Manhã AMRádio Repórter de Ijuí AMRádio Progresso de Ijuí AMRádio Iguatemi FMRádio Marabá AMRádio Pitangueira AMRádio Cruzeiro AMRádio Pitangueira FMRádio Jaguari AMRádio 14 de Julho AMRádio Itapuã FMRádio Cacique AMRádio Maisnova FMRádio Independente AMRádio Tropical FMRádio Univates FMRádio Alvorada AMRádio Maisnova FMRádio Sallete AMRádio 88 FMRádio Planeta FMRádio América AMRádio Viva Metropolitana FMRádio Ceres AMRádio Magia FMRádio Clube NonoaiRádio Imperial FMRádio Prata AMRádio Coroados FMRádio ABC 900Rádio 88.7 FMRádio Alegria FMRádio União FMRádio Oi FMRádio Novo Tempo FM Rádio Osório AMRádio Jovem Pan FMRádio Palmeira AMRádio Difusora FMRádio Chiru AMRádio Panambi AMRádio Sorriso FMRádio Diário da Manhã AMRádio Uirapuru AMRádio Planalto AMRádio Planalto FM/AMRádio Mais Nova FMRádio Diário da Manhã FMRádio Atlântida FMRádio UPFRBS TV Passo FundoRádio Universidade AMRádio Tupanci AM

94,5 MHz100,9 MHz1480 kHz90,9 MHz96,3 MHz1370 kHz89,1 MHzAgência1160 kHz1410 kHz88,1 MHz1260 kHz700 kHz1090 kHz91,5 MHz1440 kHz95,3 MHz1350 kHz102,1 MHz1480 kHz1270 kHz970 MHz1240 kHz98,7 MHz1370 kHz1030 kHz690 kHz101,5 MHz1080 kHz1170 kHz1110 kHz94,1 MHz1160 kHz1420 kHz103,1 MHz630 kHz104,3 MHz950 kHz103,7 MHz95,1 MHz1360 kHz94,7 MHz1090 kHz88,7 MHz102,7 MHz1270 kHz90,7 MHz1440 kHz90,9 MHz1230 kHz104,5 MHz1230 kHz103,3 MHz900 kHz88,7 MHz92,9 MHz105,3 MHz90,3 MHz99,9 MHz750 kHz103,1 MHz740 kHz92,7 MHz1380 kHz1320 kHZ103,5 MHz570 MHz1170 kHz730 kHz105,9 MHz102,5 MHz98,7 MHz97,1 MHz99,9 MHzCanal 71160 kHz1250 kHz

Page 50: Relatório de Gestão 2010

PelotasPelotasPelotasPelotasPelotasPelotasPelotasPiratiniPlanaltoPlanaltoPorto AlegrePorto Alegre Porto Alegre Porto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto Alegre

Porto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto LucenaQuaraíRestinga SecaRestinga SecaRio GrandeRio GrandeRio GrandeRio GrandeRio GrandeRio PardoRoca SalesRodeio BonitoRosário do SulSalto do JacuíSananduvaSananduvaSanta Bárbara do SulSanta Cruz do SulSanta Cruz do SulSanta Cruz do SulSanta Cruz do SulSanta Cruz do SulSanta MariaSanta Maria

Porto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto AlegrePorto Alegre

Rádio Pelotense AMRádio Federal FMRádio Alfa FMRádio Atlântida FMTV NativaTV Pampa SulRBS TV PelotasRádio Nativa FMRádio Ametista AMRádio Florestal FM de PlanaltoRádio Princesa AMRádio Rural AM Rádio Guaíba AM Radio Gaúcha AMRádio Bandeirantes AMRádio Farroupilha AMRádio CBN 1340 AM Rádio Caiçara AMRádio Pampa AMRádio Itaí AMRádio Capital AMCevecomExpansão Assessoria ComunicaçãoJC ComunicaçõesPereira de SouzaRádio PublicidadeRádiowebSulrádio

Rádio Cidade FMRádio 104, 1 FMRádio Band News FMRádio Atlântida FMRádio Antena 1 FMRádio Aliança FMRádio Continental FMRádio Eldorado FMRádio FM CulturaRádio Gaúcha FMRádio Itapema FMRádio Guaíba FMRádio Ipanema FMRádio Liberdade FMRádio Jovem Pan FMRádio Aleluia 100,5 FMRádio Nossa RádioTVE EducativaTV PampaTV BandeirantesRBS TVSBT Canal 5TV RecordRádio Navegantes AMRádio Salamanca FMRádio Integração AMTchê FM 97.7 FMRádio Nativa AMRádio Cassino AMRádio Oceano FMRádio Atlântida FMRBS TV Rio GrandeRádio Rio Pardo AMRádio Energia PopRádio Universal FMRádio Marajá AMRádio Geração FMRádio Sananduva AMRádio Sananduva FMRádio Blau Nunes AMRádio Gazeta 1.180 AMRádio Santa Cruz AMRádio Gazeta 101.7 FMRádio Atlântida FMRBS TV Santa Cruz do SulRádio Medianeira AMRádio Imembuí AM

BerberianLorini Engenharia

620 kHz107,9 MHz94,5 MHz95,3 MHzCanal 18Canal 13Canal 493,9 MHz760 kHz91,7780 kHz1120 kHz 720 kHz 600 kHz640 kHz680 kHz1340 kHz1020 kHz970 kHz880 kHz840 kHz

92,1 MHz104,1 MHz99,3 MHz94,3 MHz89,3 MHz106,3 MHz98,3 MHz96,7 kHz107,7 MHz93,7MHz102,3 MHz101,3 MHz94,9 MHz95,9 MHz97,5 MHz100,5 MHz106,7 MHzCanal 7Canal 4Canal 10Canal 12Canal 5Canal 21590 kHz101,3 MHz1310 kHz97.7 MHz740 kHz1450 kHz97,1 MHz102,1 MHzCanal 9790 kHz97.7 MHz89,3 MHz660 kHz107,1 MHz990 kHz97,7 MHz1210 kHz1180 kHz550 kHz101,7 MHz93,3 MHzCanal 61130 kHz960 kHz

AgênciaAgênciaAgênciaAgênciaAgênciaAgênciaAgênciaEngenheiroEngenheiro

Rádio Santamariense AMRádio Medianeira FMRádio Nativa 99,5 FMRádio Antena 1 FMRádio Atlântida FMTV Pampa CentroRBS TV Santa MariaRádio Noroeste AMRádio Guaíra FMRBS TV Santa RosaRádio RCC FMRádio Band FM Fronteira FMRádio Querência FMRádio Líder FMRádio Santiago AMRádio Nova 99 FMRádio Verdes Pampas FMRádio Santo Ângelo AMRádio Sepé Tiarajú AMRádio Nova FMRádio Itapuí AMRádio Querência AMRádio Cultura AMRádio Fronteira FM StéreoRádio Assisense AMRádio São Gabriel AMRádio Batovi AMRádio Educadora AMRádio Poatã AMRádio Progresso 1530 AMRádio Unisinos FMRádio São Lourenço AMRádio Missioneira AMRádio São Luiz AMRádio Diplomata AMRádio Trans Mundial Rádio Municipal São Pedrense AMRádio Cotrisel AMRádio Sarandi AMRádio Seberi AMRádio Rosário AMRádio Odisséia FMRádio Sobradinho AMRádio Gazeta FM SobradinhoRádio Jacuí FMRádio Cristal AMRádio Maisnova FMRádio Tapejara AMRádio Caiobá FMRádio Cultura AMRádio Stúdio 2 FMRádio Tapense AMRádio Taquara AMRádio FM 91Rádio Província FMRádio Popular FMRádio Maristela AMRádio Atlântida FMRádio Colonial AMRádio Cidade Canção FMRádio Difusora Celeiro AMRádio 92,5 FMRádio Tupã AMRádio Clube Um FMRádio Charrua AMRádio Lider FMRBS TV UruguaianaRádio Fátima AMRádio Mais Nova FMRádio Esmeralda FMRádio UCS 106,1 FM Rádio Venâncio Aires AMRádio Terra FMRádio Veranense AM96,1 FMRádio Maisnova FM Vila Flores

Santa MariaSanta MariaSanta MariaSanta MariaSanta MariaSanta MariaSanta MariaSanta RosaSanta RosaSanta RosaSantana do LivramentoSantana do LivramentoSantana do LivramentoSantana do LivramentoSantiagoSantiagoSantiagoSanto ÂngeloSanto ÂngeloSanto ÂngeloSanto Antônio da PatrulhaSanto AugustoSão BorjaSão BorjaSão Francisco de AssisSão GabrielSão GabrielSão João da UrtigaSão José do OuroSão LeopoldoSão LeopoldoSão Lourenço do SulSão Luiz GonzagaSão Luiz GonzagaSão MarcosSão PauloSão Pedro do SulSão SepéSarandiSeberiSerafina CorrêaSerafina CorrêaSobradinhoSobradinhoSobradinhoSoledadeSoledadeTapejaraTapejaraTaperaTaperaTapesTaquaraTaquaraTenente PortelaTeutôniaTorresTramandaíTrês de MaioTrês de MaioTrês PassosTrês PassosTupanciretãTupanciretãUruguaianaUruguaianaUruguaianaVacariaVacariaVacariaVacariaVenâncio AiresVenâncio AiresVeranópolisVeranópolisVeranópolis

630 kHz100,9 MHz99,5 MHz93,5 MHz94,3 MHzCanal 4Canal 12890 kHz97,7 MHzCanal 695,3 MHz96,1 MHz97,7 MHz93,1 MHz1230 kHz99,3 MHz102,1 MHZ930 kHz540 kHz94,5 MHz1170 kHz1120 kHz1260 kHz97,1 MHz1490 kHz580 kHz700 MHz1400 kHz1560 kHz1530 kHz103.3 kHz1190 kHz1010 kHz1060 kHz1330 kHz5965 kHz900 kHz1200 khz1310 kHz880 kHz1190 kHz104,9 MHz1110 kHz98,1 MHz97,3 MHz1060 kHz99,1 kHz1530 kHz100,7 MHz1380 kHz101,9 MHz1420 kHz1490 kHz91,1 MHz100,7 MHz96,9 MHz1380 kHz104, 7 MHz1460 kHz102,3 MHz1350 kHz92,5 MHz990 kHz92,5 MHz1140 KHz99,9 MHzCanal 13580 kHz101,5 MHz660 kHz106,1 MHz910 kHz105,1 MHz1480 kHz96,1 MKz93,9 MHz

Emissoras Associadas à Agert

Page 51: Relatório de Gestão 2010

Aos 83 anos, Flávio Alcaraz Gomes, um dos fundadores da Agert se despediu da radiodifusão. Radialista, jornalista, escritor e, acima de tudo, polêmico, inventivo e um lutador pelos direitos dos radiodifusores, Flávio faleceu dia 5 de abril de 2011. Um dos maiores nomes do jornalismo gaúcho era formado em Direito na UFRGS e começou a carreira na década de 50, no jornal Folha da Tarde, do grupo Caldas Júnior.

Radiodifusão gaúcha dá adeus a grandes ícones

Homenagem Póstuma

51Relatório de Gestão 2009 - 2011

Arizoli de Bem, membro da diretoria da Agert e do Grupo Sideral, de Santa Maria, faleceu dia 21 de agosto de 2011. O contabilista, apaixonado pelo rádio era dirigente da Agert, foi membro do Sindirádio e um amante das tradições do Rio Grande do Sul, e um defensor incansável da radiodifusão gaúcha.

Page 52: Relatório de Gestão 2010

AGERTAssociação Gaúcha de

Emissoras de Rádio e Televisão

Rua Riachuelo, 1098 CJ 204Porto Alegre / RS - CEP 90.010-270

(51) 3212.2200 - 3228.3959