Relatório de Responsabilidade Corporativa 2013...

20
BRASIL KINROSS GOLD CORPORATION RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 Relatório de Responsabilidade Corporativa 2013 Brasil

Transcript of Relatório de Responsabilidade Corporativa 2013...

BRASIL KINROSS GOLD CORPORATION RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

Relatório de Responsabilidade Corporativa 2013 Brasil

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

CONTEÚDO

01 Mensagem do CEO

02 Nossa estratégia de responsabilidade corporativa

04 Gerando valor econômico

06 Contratando nossa mão de obra

07 Saúde e segurança da mão de obra

08 Direitos humanos

09 Fortalecendo as comunidades

12 Administrando nosso impacto ambiental

18 Informação para contatos

1

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

MENSAGEM DO CEO

Na Kinross, acreditamos que o setor de mineração tem uma oportunidade única para impactar de forma positiva e duradoura vida de indivíduos, comunidades e até mesmo países.

Quando administrada de forma responsável e respeitosa, a mineração gera empregos bem remunerados em locais frequentemente remotos, oferece capacitação e educação, apoia serviços carentes da comunidade, promove contribuição fiscal e protege o meio ambiente ao diminuir impactos.

Este é o resumo do nosso relatório de responsabilidade corporativa de 2013 que oferece uma apresentação geral de nossa abordagem e desempenho de responsabilidade corporativa nos últimos dois anos. Recomendo acessar o relatório completo on-line no link http:\\2013corporate responsibilityreport.kinross.com.

J. Paul Rollinson Presidente e CEO Kinross Gold Corporation

A KINROSS GOLD é uma empresa mineradora aurífera com sede no Canadá e que opera minas e projetos no Brasil, Canadá, Chile, EUA, Gana, Mauritânia e Rússia, empregando mais de 9.100 pessoas no mundo.

A Kinross esta listada nas bolsas de valores de Toronto e da Nova Iorque (Toronto Stock Exchange e New York Stock Exchange).

Em 2014, a Kinross contratou a KPMG para fornecer indicadores de desempenho para 2013. Veja esses indicadores aqui.

>

Veja o mapa de operações no site Kinross.com para saber mais sobre a nossa operação em Paracatu.

2

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

NOSSA ESTRATÉGIA DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

A Kinross acredita ter a responsabilidade de conduzir as suas operações de maneira segura para os empregados, protegendo o meio ambiente e sendo correta com nos países onde opera e comunidades nas quais está estabelecida. Através da mineração responsável, acreditamos poder gerar valor sustentável nestes locais.

A Estratégia de Responsabilidade Corporativa é parte integrante da nossa estratégia de negócios em cada etapa do ciclo de vida das minas e estabelece:

• Um marco referencial que articula os nossos compromissos e padrões em áreas-chave, tais como meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, desenvolvimento social e comunitário, fornecedores e direitos humanos;

• Um Sistema de Gestão da Responsabilidade Corporativa (SGRC), que requer de cada operação o estabelecimento de mecanismos de gerenciamento

que cupram critérios de desempenho nas áreas social, de meio ambiente, de saúde e segurança do trabalho e social, assim como os procedimentos, responsabilidades e métricas necessárias para assegurar que estes critérios;

• Planos locais de responsabilidade que ofereçam uma abordagem estratégica sobre a via de mão dupla que caracteriza a relação com os nossos acionistas e demais partes interessadas, investidores e associações comunitárias, bem como critérios para medir e reportar o progresso em cada uma destas áreas.

A cada dois anos, saímos a campo

para realizar auditorias e verificar

na prática se áreas-chave como o

meio ambiente, saúde e segurança

do trabalho e relações com a

comunidade se encontram conforme

os nossos padrões. Como parte do

nosso sistema corporativo de gestão

do desempenho e remuneração

gerencial, temos desenvolvido

sistemas de medição para

acompanhar, em bases trimestrais

e anuais, cada operação específica,

no que tange ao seu desempenho

nestas áreas-chave.

3

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

COMPROMISOS EXTERNOS E FILIAÇÕES COMO MEMBRO

PARTE IMPORTANTE DA ESTRATÉGIA DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA KINROSS SÃO OS SEUS COMPROMISSOS EXTERNOS E AS SUAS FILIAÇÕES COMO MEMBRO. CORPORATIVAMENTE, A KINROSS APOIA:

• O Pacto Global das Nações Unidas

• A Iniciativa de Transparência das Indústrias Extrativistas (ITIE)

• O Código Internacional de Gestão do Cianeto (que regulamenta a produção, transporte e utilização do cianeto para a produção aurífera)

• A Rede Internacional para a Prevenção de Ácidos

• Os Princípios Voluntários de Segurança do Trabalho e Direitos Humanos

NO BRASIL, A KINROSS É MEMBRO OU PARCEIRA DAS SEGUINTES INSTITUIÇÕES:

• Associação Mineira de Defesa do Ambiente

• Associação Brasileira para a Proteção dos Direitos de Crianças e Jovens (ABRINQ)

• Câmera de Comércio Brasil Canadá

• Agência de Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Mineração Brasileiro

• Instituto Brasileiro de Mineração

• Associação Comercial e Industrial de Paracatu

• Associação de Comércio de Minas Gerais – Comissão de Mineração

• Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)

• Movimento Verde de Paracatu

• Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu

4

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

GERANDO VALOR ECONÔMICO

Nossas operações geram valor econômico nos países onde atuamos através da criação de empregos, compras e pagamento de impostos locais , o que por outro lado ajuda a reduzir o índice de pobreza e fortalecimento das comunidades.

Nossa abordagem para geração de valor econômico consiste em duas estratégias complementares: primeiro, maximizar o valor gerado com uma rigorosa disciplina financeira e cultura de alto desempenho e segundo, realização de análise precisa de nossas atividades de recrutamento, compras e investimento nas comunidades para assegurarmos que os países e comunidades que atuamos se beneficiem deste valor.

Nossa contribuição econômica beneficia as comunidades onde operamos. A Kinross acompanha nossa contribuição registrando a distribuição geográfica de investimentos incluindo benefícios diretos, impostos, salários e compras de fornecedores, em níveis local, regional, nacional e internacional. Nossa contribuição em cada uma de nossas operações nos permite estebelecer estratégias para promover engajamentos com a comunidade, investir em projetos

comunitários, criar parcerias públicas e privadas, promover aquisição local, criar políticas de contratação e analisar processos e impactos.

Em termos consolidados, 88% da receita da Kinross foi usada em salários, compras e impostos nos países onde operamos. A contribuição da Kinross mostra a importância dos benefícios como as aquisições e salários para geração de valor dentro desses países.

5

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

Saiba mais sobre a geração de valor econômico em nosso estudo de caso vídeo de Tasiast.>

VALOR ECONÔMICO DISTRIBUÍDO E RETIDO NO BRASIL EM 2013

Em 2013 geramos uma variedade de benefícios socioeconômicos para a comunidade de Paracatu. Dentre eles destacamos a geração de trabalho para cerca de 3.400 empregados e prestadores de serviços (dos quais 86% moram em Paracatu), a realização de aproximadamente $51,9 milhões em compras de 560 fornecedores locais e o pagamento de $7 milhões em impostos, royalties e outros para entidades do governo local. Em 2012 e 2013, também oferecemos $1,5 milhão e $2,9 milhões, respectivamente, em suporte financeiro para iniciativas das comunidades locais.

CONTRIBUIÇÃO DE BENEFÍCIOS DA KINROSS 2013 Gastos peracionais e de capital

Receita da venda de metal

Compras

Investimentosna comunidade

Salários

Impostos

Investimentos líquidos em operações

Valor gerado Divisão dos gastos no país host (%)

Divisão dos gastos (%)

País Anfitrião Local Região do País Anfitrião País Anfitrião Fora da RegiãoOutros Países Corporativo e Outros

70

0,3

1515

22

42

11

26

A contribuição benéfica é nosso fator de avaliação para acompanhar a distribuição do impacto econômico direto. Esta quantidade é significativa: em 2013, quando comparado com a receita total da venda de ouro, os gastos das operações no país chegaram a 88% do valor total que geramos como empresa.

Os gastos nos países onde operamos também representam 78% dos gastos totais de nossas operações, das quais 15% foram gastos em impostos, 70% em compras e 0,3% em investimentos na comunidade.

6

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

CONTRATANDO NOSSA MÃO DE OBRA

Como empregador, estamos comprometidos em atrair e reter os melhores profissionais na indústria. Nosso objetivo é o de ser o “empregador de preferência” entre as empresas mineradoras globais.

Nossa cultura e compromisso têm como suporte o primeiro dos quatro valores fundamentais da Kinross: “As Pessoas em Primeiro Lugar”. A saúde e a segurança dos empregados são as nossas prioridades. Tratamos uns aos outros de maneira justa e respeitosa, e procuramos oferecer uma ampla variedade de treinamentos para o desenvolvimento profissional e crescimento pessoal. Cultivamos um ambiente de trabalho que celebra e apoia a diversidade e que reconhece que, como companhia global, devemos ser sensíveis à cultura, usos e costumes locais. Valorizamos

a inovação, adaptabilidade e responsabilidade de nossos empregados e desejamos que os mesmos sejam reconhecidos por sua paixão, senso de urgência e iniciativa.

No Brasil, a nossa força de trabalho compreende:

• 1.419 empregados

• 99,6% deles recrutados no país

• 94,7% dos gerentes recrutados no país

• 69% deles representados por acordos coletivos

Saiba mais sobre treinamento em nosso estudo de caso vídeo de Kupol.>

2013 EMPREGADOS DA KINROSS POR PAÍS

Chile924

Mauritânia1.495

Gana1.050Rússia

2.197

EUA1.798

Brasil1.419

Canadá235

7

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

SAÚDE E SEGURANÇA DA MÃO DE OBRA

Zelar pela questão da saúde e segurança no trabalho é o que fazemos de mais importante na Kinross. Trabalhar de forma segura reflete uma operação bem administrada e também uma talentosa e dedicada equipe que toma as decisões certas.

Treinamentos obrigatórios em segurança no trabalho acontecem em todas os nossas operações, incluindo os projetos de exploração. Quanto a isto, estima-se que, no ano de 2013, 250.000 horas foram dedicadas a treinar empregados, terceirizados e prestadores de serviço, por toda a Kinross.

Nossos programas versam sobre temas diversos, tais como proteção auditiva e respiratória, estresse térmico, higiene no trabalho, saúde ocupacional e ergonomia. Monitoramos a exposição dos empregados, terceirizados e prestadores de serviços aos riscos ocupacionais e, regularmente, levamos a cabo análises dos potenciais riscos à saúde. Quando da identificação de problemas, desenvolvemos e implementamos programas formais de saúde ocupacional e higiene industrial. Também nos preparamos para o imprevisto. Requer-se de todas as operações da Kinross que tenham planos formais para cobrir as possíveis emergências, incluindo as de derrames de produtos químicos ou exposição a eles.

AVALIAÇÃO DE RISCOS PARA A SAÚDE HUMANA EM PARACATU

A Kinross opera de forma consistente dentro dos limites regulamentares controlando a qualidade da água e do ar em Paracatu. A empresa promove proativamente pesquisa independentes junto a comunidade local para reforçar o seu compromisso com a saúde e segurança da população ,em relação aos riscos potenciais associados com a atividade de mineração.

A Kinross promoveu uma série de estudos, incluindo uma avaliação completa dos riscos para a saúde humana e potenciais impactos na saúde da comunidade em relação ao arsenio presente no jazida de Paracatu. Todos os trabalhos concluídos confirmam que não houve aumento nos riscos para a saúde dos empregados e da comunidade em relação ao arsênio presente na mina da Kinross.

A Kinross também cooperou com a Prefeitura Municipal de Paracatu que conduziu uma avaliação independente sobre os riscos para a saúde através de uma extensa análise e amostragem biológica. Este estudo independente também concluiu que os níveis de arsênico na água e no ar não apresentam nenhum risco para a saúde da comunidade.

DESEMPENHO DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL (indice de incidentes reportados totals por 200 000 horas)

11 1309 10 12

0,440,43

Kinross Paracatu

0,80

1,09

0,46

0,76

0,92

0,49

0,57

0,86

Îndice de Incidentes Reportados Totais é a soma da Taxa de Frequência com Afastamento do Trabalho, Taxa de Frequência de Atividades de Trabalho Restritas e Taxa de Frequência de Casos com Tratamento Médico

8

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

DIREITOS HUMANOS

Conduzimos as nossas atividades de acordo com os padrões normalmente aceitos na proteção e promoção dos direitos humanos. Respeitamos as perspectivas culturais e históricas, assim como os direitos daqueles que são afetados por nossas operações, em particular as comunidades tradicionais. Este nosso compromisso de respeitar os direitos humanos é implementado de diversas formas:

• Nosso compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas;

• Nosso compromisso em apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos no local de trabalho e na comunidade, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos;

• Nosso compromisso de implementar os Princípios Voluntários de Segurança e Direitos Humanos;

• O Código de Conduta e Ética da Kinross;

• Nossas práticas e procedimentos internos, tais como nossas políticas de saúde e segurança no trabalho; nossas práticas no relacionamento com comunidades e nossas práticas de consulta e obtenção de licenças para operar projetos.

Em 2012-2013, 603 agentes, representando aproximadamente 81% da equipe de segurança da Kinross, em quase 1.800 horas de treinamento, receberam formação em direitos humanos de acordo com os Princípios Voluntários de Segurança e Direitos Humanos.

9

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

FORTALECENDO AS COMUNIDADES

A mineração responsável é capaz de gerar valor sustentável nos países e comunidades que operamos. Alcançar estes benefícios requer compromisso, associação e coordenação entre a Kinross e os seus parceiros no setor privado, governo, sociedade civil e partes interessadas nas nossas comunidades em que operamos.

Estabelecer compromissos com governos e partes interessadas em países em que operamos pressupõe um conjunto de abordagens, incluindo reuniões periódicas com autoridades e vizinhos; acordos negociados; mesas redondas formais com vistas ao diálogo e comitês das partes interessadas; apresentações comunitárias, empresariais, governamentais e escolares, assim como as parcerias com estes setores; visitas públicas guiadas às minas; participação em eventos locais culturais e esportivos; e conversas informais.

Reconhecemos a importância e a singularidade das comunidades tradicionais, consultando aquelas comunidades próximas às nossas operações para evitar, minimizar ou mitigar quaisquer impactos adversos das nossas atividades. Também, nos envolvemos no sentido de ajudá-las a obter benefícios positivos alinhados com as suas aspirações. Nosso objetivo é desenvolver e operar projetos de uma forma que respeite e fortaleça estas comunidades e traga contribuições positivas de longo prazo para a sua qualidade de vida.

TEMAS RELEVANTES JUNTO ÀS PARTES INTERESSADAS NO BRASIL INCLUEM:

• Reivindicação histórica de demarcação de terras quilombolas e construção de uma nova barragem de rejeitos

• Poeira, ruído e vibração

• Regularização fundiária

10

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

PLANOS DE RESPONSABILIDADE DAS OPERAÇÕES

Para ajudar a fazer com que as nossas ações na comunidade fiquem consistentemente alinhadas com os Dez Princípios Orientadores para Responsabilidade Corporativa, nossos Planos de Responsabilidade das Operações (PRO) oferecem o consistente Jeito Kinross de gerenciar os assuntos comunitários a nível local. Os elementos-chave incluem: Compromisso, Avaliação, Ação e Monitoramento.

• Análise Socioeconômica

• Definição da Contribuição Positiva

• Capacidade da Comunidade

• Análise das necessidades da Comunidade

• Plano de Sustentabilidade da Comunidade

• Política de Doações

• Programas Comunitários

• Plano de Compromisso dos Empregados

• Pesquisas de Percepção

• Procedimento de Queixas

• Indicadores Principais - Programas de

Sustentabilidade das Comunidades

• Divulgação e Plano de Consulta

• Mapeamento das Partes Interessadas

• Grupos de Consulta Formal COMPROMISSO AVALIAÇÃO

AÇÃOMONITORAMENTO

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMUNITÁRIO DE PARACATU

Nosso programa de desenvolvimento social e comunitário (Integrar) foi concebido para promover o diálogo e decisões de investimento na comunidade em parceria com os stakeholders locais. O Integrar atua em quatro eixos principais – educação, cultura, educação ambiental e geração de trabalho e renda. Em 2013, mais de 10.000 pessoas, incluindo

estudantes, professores e moradores da comunidade, participaram das atividades do Integrar.

Em 2014, a Kinross foi reconhecida pela sua contribuição para a melhoria da qualidade da educação pública em Paracatu através do Programa Integrar. O programa foi reconhecido pelas metas de desenvolvimento do milênio (MDGs)

de Minas Gerais, conduzida pelas Nações Unidas em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais e a Fundação João Pinheiro. O programa foi considerado como uma das 15 melhores iniciativas de Minas Gerais em uma cerimônia da qual participou o Governador do Estado.

11

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

Para mais informações sobre desenvolvimento comunitário e social em Paracatu, ver o nosso Relatório de Responsabilidade Corporativa.

>

FATOS DE DESTAQUE NA COMUNIDADE DE PARACATU, NO BRASIL

• Continuamos avançando em nossa meta para aumentar o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). Trabalhamos em parceria com uma rede de pessoas que incluem educadores, a secretaria da municipal de educação, a superintendência regional de ensino, membros de famílias, bem como estudantes universitários e crianças em idade escolar. Esses programas beneficiaram aproximadamente 590 estudantes de 27 turmas em 2012 e 840 estudantes de 32 turmas em 2013. Junto com a comunidade educacional, contribuímos para um aumento

de 13% na avaliação nacional de rendimento escolar (Prova Brasil) em 2011. O impacto do programa será avaliado através das mudanças no IDEB de 2014 em relação ao de 2011.

• A geração de empregos e de renda é uma prioridade. Através do Integrar, são oferecidos suporte financeiro, capacitação e orientação às organizações participantes para desenvolver projetos de geração de empregos no município. Em 2013, 11 projetos receberam suporte para o período de 2013-2014 e os beneficiários receberam 50 horas de capacitação.

• Apoiamos programas patrocinados por diversos grupos de stakeholders para promover a identidade da cidade e celebrar suas tradições culturais. Ao trabalhar com artistas locais no ano passado, apoiamos 300 horas de oficinas culturais para estudantes sendo que mais de 9.000 pessoas participaram desses eventos culturais locais.

• Apoiamos a educação ambiental nas escolas e instituições locais. Mais de 2.200 alunos de nove escolas parceiras participaram.

Estamos firmando também uma parceria com a comunidade local para promover o esporte. Em parceria com a Prefeitura de Paracatu, investimos aproximadamente $508.000 na construção de centros esportivos públicos nas comunidades de Alto da Colina, Bela Vista II e Amoreiras II. Criamos também oportunidades para jovens em bairros carentes através de um projeto esportivo para crianças de 8 a 13 anos no final de 2013.

12

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

ADMINISTRANDO NOSSO IMPACTO AMBIENTAL

Exercemos máxima vigilância na proteção do meio ambiente e buscamos formas de minimizar nossos impactos negativos e maximizar os impactos positivos em todas as operações. Em nosso desempenho ambiental, estamos sempre em conformidade com as exigências legais e, sempre que é possível, vamos até mesmo além delas.

Em apoio a este nosso compromisso, todas as nossas operações são regularmente auditadas segundo as normas corporativas e os requisitos legais. Essas normas estão incorporados no Sistema Administrativo de Responsabilidade Corporativa (SARC) da Kinross e este último está certificado em conformidade com a Norma ISO 14001, e em outras normas reconhecidas internacionalmente e também nas melhores práticas mundiais.

Para mais detalhes sobre o desempenho ambiental em Paracatu, ver as Tabelas de Dados 2013 disponíveis em nosso Relatório de Responsabilidade Corporativa.

>

Reconhecendo a importância de manter os mais altos padrões de gestão de cianeto, a Kinross foi uma das 14 signatárias iniciais do Código Internacional de Gestão do Cianeto (ICMC) em 2005. Em 2008, recebemos certificação em Paracatu e a recertificaçao foi obtida em 2012.

13

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

GESTÃO DA ÁGUA

Estabelecemos os mais altos padrões para proteger os recursos hídricos em nossas operações. Os controles incluem planos de gestão, balanços hídricos abrangentes e atualizados e programas de monitoramento contínuo das águas superficiais e subterrâneas.

Antes do desenvolvimento da mina, os impactos aos recursos hídricos são avaliados e medidas são tomadas para assegurar que os impactos sobre a disponibilidade hídrica sejam mínimos. Todos os nossos sistemas e processos de beneficiamento e hidrometalurgia são projetados para recirculação e reuso da água industrial.

A gestão de água dentro da empresa é feito por um Sistema de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos (SIGERH), que possibilita racionalizar todas as operações que envolvem o uso da água, desde a captação até a disposição final e recuperação da água livre nas barragens de contenção.

O consumo real varia entre as diferentes operações e de um ano para o outro, mas, em geral, ele depende mais do tipo de minério produzido e do contexto ambiental (clima) na operação. Com o desafio de operar em uma região de baixo teor de ouro e maior dureza, a Kinross Paracatu atua em larga escala, mantendo assim um consumo de água por tonelada maior que as demais operações.

A participação no comitê de bacia do rio Paracatu permite maior diálogo e transparência com todos os usuários sobre os usos da água na unidade. A elaboração do Plano de Utilização de Água (PUA) possibilita também aos órgãos ambientais avaliar o desempenho da empresa e a estratégia de uso futuro do recurso.

Entre 2011 e 2014 desenvolvemos ações de proteção das nascentes e veredas das áreas rurais de Paracatu. Foram cercadas 120 nascentes e já é possível observar nessas áreas o início da recuperação ambiental, através do desenvolvimento de espécies arbóreas e do aumento da fauna silvestre. São parceiros do projeto o Instituto Estadual de Florestas (IEF), e o Movimento Verde de Paracatu (MOVER).

Em 2013 88% de toda água usada no processo industrial da Kinross Paracatu foi re-circulada de barragem de rejeitos, da Mina e do processo.

CONSUMO DE ÀGUA POR TONELADA DE MINÉRIO PROCESSADO (litros/tonelada)

11 1309 10 12

552

356

Kinross Paracatu

796

372

779

339

832

329

548

327

CONSUMO DE ÁGUA MÉDIO 2013

Barragem de Rejeitos (Água Recirculada)

86%

Tanques da Mina2%

Água dos Ribeirões São Pedro, São Domingos e Santa Rita

12%

14

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA COMUNIDADE GERA CONFIANÇA EM PARACATU

A mina da Kinross em Paracatu é uma das maiores e mais antigas operações de ouro do mundo, processando impressionantes 56 milhões de toneladas de minério por ano. Ao contrário de muitas minas que estão localizadas em áreas remotas, longe de centros urbanos, ela faz fronteira com a movimentada cidade brasileira de Paracatu, uma cidade mineira histórica com uma população de 84.000 habitantes.

Desde que a Kinross se tornou a operadora da mina de Paracatu, em 2004, trabalhamos para estabelecer um diálogo com a comunidade vizinha. Esse diálogo se tornou ainda mais importante com o projeto de expansão plurianual, concluído em 2012, que triplicou a produção da mina. Em vez da mineração anterior que contava com um minério mais macio e próximo da superfície, atualmente a lavra conta com minério mais duro que requer explosivos para fragmentá-lo antes de transporta-lo em caminhões para os britadores.

Para minimizar os efeitos das explosões na comunidade vizinha, a Kinross tomou uma série de

medidas, incluindo o uso dos explosivos eletrônicos e mais avançados. Também foi reduzido a quantidade de explosivos usados em cada orifício e aumentado a camada de material sobre o explosivo o que limitou a emissão da energia sonora. Como resultado, o nível de vibração da pressão do ar gerado por uma explosão chega a uma média de 2 milímetros por segundo, que fica bem abaixo do máximo de 15 milímetros permitido por lei no Brasil.

Essas soluções técnicas fazem parte da nossa gestão. Além disso, a gerência de Paracatu definiu um programa completo para a comunidade que inclui dois elementos fundamentais: o primeiro é um programa de monitoramento da comunidade em que seus membros participam do monitoramento diário da explosão para assegurar que a empresa atende os regulamentos de emissões sonoras e de vibrações. Os participantes voluntários recebem treinamento sobre leitura de equipamento de monitoramento e requisitos, bem como assistem uma explosão de minério em tempo real.

Todos os dias às 3 da tarde, membros da comunidade se reúnem junto ao equipamento de monitoramento instalado ao redor da mina para registrar os níveis de vibração da pressão do ar gerados por uma detonação de 1,5 segundos. A empresa mantém um vídeo e registros dos níveis de emissões sonoras de cada detonação para melhorar o desempenho operacional, se necessário.

O segundo elemento fundamental foi a instação de uma linha direta 24 horas que a empresa usa para responder imediatamente todas as reclamações da comunidade. Ao receber uma chamada, o supervisor de área é informado e uma equipe é enviada no endereço do reclamante para identificar a fonte do problema, interromper o trabalho em questão e redirecionar a reclamação para o setor responsável da mina. Esta comunicação e interação constante ajuda Paracatu a evitar problemas potenciais e integrar as prioridades da comunidade no planejamento da mina. Como resultado, o número de reclamações diminuiu consideravelmente de 121 em 2012 para 73 em 2013.

Não é comum que um bairro esteja próximo a uma grande operação industrial e certamente nem sempre é fácil conviver próximo de uma mina. Mas o diálogo constante fortaleceu consideravelmente o relacionamento entre a comunidade e a empresa, o que é e continuará sendo a fator mais importante para o sucesso de nossas operações em Paracatu.

15

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

Cada operação Kinross foi concebida de modo a que as emissões atmosféricas não tenham um impacto significativo na qualidade do ar. A poeira fugitiva produzida a partir do tráfego e operação dos equipamentos móveis da Mina, bem como do processo de britagem do minério constitui a maior fonte de emissão de particulados em nossas operações. Para minimização deste impacto, os controles adotados começam com a umidificação das vias de acesso e frentes de operação, e com a utilização de produtos que não agridem o meio ambiente denominados polímeros, usados para minimizar a suspensão da poeira decorrente da incidência de ventos nas bermas, taludes e pilhas de minério ou estéril; e através da utilização de aspersores que suprimem a poeira em áreas específicas de nossos processos. Em 2013 a operação de Paracatu adquiriu um caminhão pipa nas mesmas dimensões de um equipamento utilizado para o carregamento de minério. Portanto sua capacidade de armazenamento

de água para umidificação das vias é superior aos demais. Com capacidade de 75.000 litros, este caminhão aumenta a eficiência na empresa no controle de poeira das atividades de operação de mina. Pensando também num controle mais preventivo, a empresa instalou aspersores de água na área de descarregamento de minério das plantas, diminuindo assim a geração de particulados destas áreas.

O monitoramento também é fator importante para verificação da eficácia de nossos controles. Em Paracatu, por exemplo, estão em operação 5 estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar que medem a concentração de poeira em tempo real na cidade de Paracatu. No intuito de promover a transparência, os dados destas estações são enviados em tempo real para a agência ambiental, que divulga diariamente os resultados em seu endereço de internet. Estes equipamentos possibilitam que ações preventivas sejam tomadas em nossa operação. A Kinross também adota o monitoramento

de Opacidade como uma forma de verificação de eficácia dos controles adotados para supressão de poeira e como padrão global. Esta medição se refere ao grau com que a poeira fugitiva obscurece a visibilidade em um determinado período de tempo. Desta forma, estabelecemos a meta global da empresa de manter as nossas emissões partículas fugitivas a um nível menor que 20% de opacidade.

Cada uma das nossas operações mantém o inventário de todas as fontes de emissões de atmosféricas e o cálculo das emissões anuais (físicas e químicas). Para isso, frequentemente são realizados monitoramentos de todas as fontes fixas (chaminés) presentes em cada empreendimento. Desta forma, é possível determinar a quantidade de elementos emitidos para a atmosfera. Este inventário é consolidado pelo corporativo da empresa e divulgado nos Relatórios de responsabilidade Corporativa, o que demonstra o comprometimento da Kinross no que se refere a transparência das informações divulgadas.

16

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

GESTÃO DE RESÍDUOS

Nossas operações de mineração produzem duas categorias de resíduos: resíduos minerais, tais como rejeitos e estéril, e resíduos não-minerais, compreendendo todo o resto.

Para todos os resíduos minerais gerados, o nosso objetivo é tde assegurar que estes materiais sejam manuseados de maneira a não representar risco ambiental de longo prazo.

O material estéril é avaliado para determinar o seu potencial de drenagem ácida ou lixiviação de metais, e as condições geotécnicas são extensivamente estudadas para assegurar que os materiais sejam colocados de modo a prevenir processos erosivos. Rejeitos são depositados em barragens que são projetadas, construídas, operadas e fechadas de acordo com normas e padrões legais, de segurança de engenharia e ambientais. Além da inspeção anual por um engenheiro geotécnico a que cada barragem

de rejeitos da Kinross está sujeita, cabe um nível adicional de supervisão conduzido por um perito geotécnico externo e que se reporta à gerência sênior da Companhia.

Quanto aos resíduos não-minerais, nosso foco é o de reduzir a quantidade de resíduos gerados, reciclá-los ou reutilizá-los o máximo

possível. Os resíduos que não podem ser reciclados ou reutilizados são dispostos de forma segura e em conformidade com as normas vigentes. Temos programas de reciclagem em todas nossas operações. Em 2013, reciclamos cerca de 36% de resíduos não-minerais.

INTENSIDADE DE RESÍDUOS NÃO MINERAIS (kg por tonelada de minério processado)

10 12 1309 11

Resíduos não minerais destinadosna mina

Resíduos não minerais destinadosfora da mina

,076

,021

,052

,079

,022

,057

,053

,028

,080

,046

,028

,083

,115

,081

,028

Resíduos não minerais reciclados

Saiba mais sobre o apoio da Kinross na proteção da biodiversidade em nosso estudo de caso vídeo sobre coexistência entre mineração e criadouro de peixes no Alasca.

>

Em Paracatu, obtivemos melhorias no consumo energético graças à otimização do processo operacional em uma das quatro usinas. Através dessas melhorias, reduzimos o consumo em 9% nesta área de processamento. No final de 2013 comparado com o valor de 2011, alcançamos uma economia anual de 61.000 GJ em consumo de eletricidade e 1,6 mil toneladas de emissões de CO2e.

* Reflete as reduções de intensidade energética em uma das duas usinas de Paracatu.

EFEITO EM INTENSIDADE ENERGÉTICA EM PARACATU* (%)

12 1311

100 95 91

A geração de resíduos não minerais em 2013 foi afetada por atividades operacionais assim como atividades que ocorreram uma única vez em Maricunga. Essas atividades contabilizam aproximadamente 43% do total de resíduos não minerais gerados pela compania em 2013.

17

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

ENERGIA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Desde 2006, a Kinross vem divulgando o seu consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa (GEE), como parte do Projeto de Divulgação do Carbono (DdC). Apesar da demanda de energia e das emissões de GEE terem aumentado ao longo do tempo como resultado do aumento da nossa produção, em termos relativos de emissões (por quantidade de minério processado), elas têm se mantido relativamente consistentes.

Para reduzir o impacto ambiental e nos manter competitivos, temos de prosseguir em nossos esforços para reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência energética sempre que possível.

Com vistas ao futuro, desenvolvemos uma estratégia de três pontas para energia e GEE que foca em importantes melhorias em nosso negócio:

• Nas operações existentes, o foco encontra-se nos locais de alto consumo e de alto risco

para, a partir daí, estabelecer estratégias de energia que objetivem tanto otimizar a oferta quanto reduzir o consumo. Concentramos em novas oportunidades e também em iniciativas já em andamento;

• Em nossos principais projetos de crescimento, estamos revendo as ofertas de energia e as oportunidades para reduzir o consumo, o que inclui métodos alternativos menos dependentes de energia, outras opções convencionais de energia como gás natural ou energia elétrica e opções de energias alternativas e/ou renováveis, quando houver recursos disponíveis; e

• Como parte fundamental dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) requeridos para a aprovação e licenciamento de novos projetos de mineração, estamos avaliando impactos e estratégias com relação à mudança climática.

CONSUMO DE ENERGIA (DIRETA E INDIRETA) POR TONELADA DE MINÉRIO PROCESSADO (megajoules/tonelada)

11 1309 10 12

81

116

Kinross Paracatu

70

99

73

102

75

113

75

114

PRODUÇAO DE GASES DO EFEITO ESTUFA POR TONELADA DE MINÉRIO PROCESSADO (quilogramas CO2e/tonelada)

11 1309 10 12

2,9

8,9

Kinross Paracatu

4,7

9,2

5,0

8,9

5,5

9,6

2,3

8,6

18

BRASIL RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 KINROSS GOLD CORPORATION

PLANO DE FECHAMENTO

Na Kinross, reconhecemos a responsabilidade de gerenciar os impactos ambientais associados às nossas operações em todas as fases do ciclo de vida da mina. Requeremos de todas as nossas operações que desenvolvam e mantenham planos de fechamento com as melhores práticas de reabilitação e conservação demostrando a nossa liderança na indústria.

Trabalhando em conjunto com as partes interessadas, o plano de fechamento implica em uma análise extensa das opções de uso, dos fatores ambientais e das preocupações e objetivos desenvolvidos com a comunidade.

O plano de fechamento é parte integral das considerações iniciais do planejamento da mina e é atualizado regularmente assim

que uma nova informação se torne disponível ou as operações sejam otimizadas ou ampliadas.

SITUAÇÃO ATUAL DO TERRENO, PARACATU (2013) (hectares)

Áreas operacionais

2.214

Habitat protegido7.439

Novas áreas operacionais

125

Reablitação em Desenvolvimento 696

Fase inicialde reabilitação

129

INFORMAÇÃO PARA CONTATOS:

Kinross Brasil Mineração S.A.

Página Web: www.kinross.com.br

E-mail: [email protected]

Paracatu

Rodovia BR 040 KM 36,5 s/nZona RuralCaixa Postal 168 38.600-000 – Paracatu, Minas GeraisBrasilPhone: (55) (38) 3679-1411