RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE -...

83
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013

Transcript of RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE -...

R E L AT Ó R I O D ES U S T E N TA B I L I DA D E

2 0 1 3

SUmáRIOMensageM do

Presidente 04

o PositiVo06

gestÃo e VaLores 16

QUeM FaZ o PositiVo22

Meio aMBiente

edUCaÇÃo

soBre o reLatÓrio

teCnoLogia e inoVaÇÃo

inVestiMento soCiaL PriVado

50

38

46

60

64

MensageM do Presidente

Hélio Bruck Rotenberg, Presidente do PositiVo

ao longo de nossa trajetória de 42 anos, reforçamos o compromisso com as questões sociais e ambientais.

Pelo segundo ano, o Positivo publica o seu relatório de sustentabilidade. o conteúdo desta edição, que retrata os resultados de 2013, foi elaborado com base no resultado de um processo de materialidade que nos aproxima dos nossos públicos de relacionamento e ajuda a focar no ge-renciamento de temas relevantes para o negócio. este é um importante passo para o Positivo, um dos primeiros do setor de educação no Brasil a aplicar o conceito de materialidade para a definição do conteúdo do relatório e das diretrizes estratégicas de sustentabilidade.

em 2013, mantivemos a liderança nos mercados nos quais atuamos e avançamos na gestão de pessoas com a criação de uma área corporativa de recursos Humanos. Com foco na competência e na meritocracia, o objetivo é profissionalizar ainda mais essa gestão, que reflete o ama-durecimento de nossas empresas. outro marco do período foi a certificação de nosso sistema de gestão ambiental – já consolidado na Positivo informática e na Posigraf – em nove unidades educacionais e na administração Central.

a Posigraf avançou ainda mais na sua capacidade e qualidade de impressão, com a aquisição de equipamen-tos da mais avançada tecnologia gráfica disponível hoje no mundo. na editora Positivo e na Positivo informática tecnologia educacional, foram desenvolvidos e lançados novos produtos, voltados a acompanhar as mudanças so-ciais e o surgimento de novas necessidades das famílias e estudantes brasileiros. na Positivo informática, consolida-mos a marca Positivo como sinônimo de inovação, tecno-logia, garantia de qualidade, assim como nossa presença no mercado argentino.

Cada uma das empresas se diferencia em seu segmento. ao mesmo tempo, mantêm uma sinergia que beneficia a todas. acreditamos que o compromisso com a qualidade da educação, a formação crítica e a inovação de métodos de ensino são nossas principais contribuições para a sus-tentabilidade. Cotidianamente, procuramos aliar a compe-titividade das operações e os bons resultados econômicos financeiros ao desenvolvimento de nossos colaboradores e à mitigação dos nossos impactos no meio ambiente.

essas diretrizes, associadas aos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, permitem-nos inspirar e es-timular os nossos pares, parceiros e toda a comunidade escolar a integrar uma rede de transformação positiva do mundo, baseada nos princípios do desenvolvimento sus-tentável. ainda em 2014, a meta é construir um Plano es-tratégico de sustentabilidade para os temas prioritários a ser implementado a partir do próximo ano.

Pautados pela transparência, procuramos relatar neste documento os principais avanços e desafios que todos en-frentamos a partir de um mesmo objetivo: inovar e impri-mir cada vez mais qualidade a tudo o que fazemos.

Uma boa leitura!

4 | GRUPO POSITIVO

Para ler este relatório

Para tirar dúvidas sobre as informações reportadas, envie um e-mail para [email protected].

Mais informações sobre o processo de elaboração do conteúdo em Sobre o relatório, na página 64.

este é o segundo relatório anual de sustentabilidade do Positivo, resul-tado de nossos esforços para aprimorar a gestão de nossos impactos

econômico, social e ambiental e tonar mais transparente a comunicação com os públicos com os quais nos relacionamos.

o conteúdo traz nossa visão da sustentabilidade e os principais re-sultados no ano de 2013. as diretrizes da global reporting initiative (gri), versão g4, orientam este documento. também foi realizado o primeiro processo de materialidade da companhia, que definiu os te-mas relevantes do Positivo a partir de uma série de consultas às partes interessadas e análises de documentos dos setores de atuação do grupo. a lista final de temas materiais foi validada com a alta liderança para garantir a sintonia com a estratégia corporativa.

os indicadores de desempenho foram organizados de acordo com os setores de atuação do Positivo: • EDUCACIONAL (administração Central do Positivo¹, instituto Posi-

tivo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Universidade Positivo, Centro tecnológico Positivo, editora Positivo e eFeX²);

•GRÁFICA (Posigraf);• INFORMÁTICA (fábricas da Positivo informática no Brasil e tecnologia

educacional).

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 5

1 a administração Central é responsável por fornecer serviços e promover a integração entre todas as empresas do Positivo.

2 responsável pela administração do Centro de eventos expo Unimed Curitiba, do expo renault Barigui, do teatro Positivo e do teatro Positivo Jardim ambiental.

O POSITIVO6 | GRUPO POSITIVO

PerfilPresente em mais de 40 países, o Positivo tem na educa-

ção sua origem e seu principal foco de atuação. no Brasil, aproximadamente nove mil colaboradores trabalham no desenvolvimento de produtos e serviços que impactam diretamente cerca de 1 milhão de estudantes de escolas públicas e privadas em todo o País. as operações da Positivo informática estão também na argentina, onde trabalham aproximadamente 500 pessoas.

sediada em Curitiba, capital do Paraná, a organização possui operações em 26 estados brasileiros e no distrito Federal e conta com unidades de negócios em cinco seg-mentos de mercado: ensino, soluções educacionais, gráfica, Cultura e tecnologia.

A expertise em educação gera sinergia entre as

unidades de negócio do Positivo e concentra hoje o principal foco

de atuação.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 7

Sinergia nos negócioster a educação, no sentido mais amplo, como o foco central de suas operações é o que diferencia as empresas que compõem o Positivo. o reconhecimento da tradição de qua-lidade das escolas, conquistado ao longo de 42 anos de história, é a marca do Positivo e reflete de forma concreta a atuação de cada um de seus negócios: da editora Positivo, responsável pela elaboração de livros didáticos e sistemas de ensino que alcançam mais de 1 milhão de estudantes no Brasil e no Japão; da Positivo informática, pioneira em aliar tecnologia a ensino para abrir novos horizontes na educação; e da Posigraf, que imprime livros e materiais didáticos usados por alunos das escolas e cursos do Positivo e por escolas e instituições conveniadas à editora Positivo. desde 2012, esse norte comum ganhou ainda mais luz com a criação do instituto Positivo, que nasceu para potencializar ações conjuntas e fomentar o engajamento e a participação de todas as unidades em projetos voltados à sociedade e relacionados à educação. a sinergia entre as empresas é o principal diferencial do grupo. o empenho e o comprometimento que tornaram o Positivo uma referência nacional em educa-ção – por meio de uma atuação com reflexos em toda a sociedade, e não apenas em suas escolas – são hoje o aval de qualidade e seriedade de cada uma das empresas do Positivo na busca por contribuir de forma relevante para o pro-gresso da educação e a transformação da sociedade brasileira.

O reconhecimento da tradição de

qualidade das escolas, conquistado ao longo de

42 anos de história, é a marca do Positivo.

8 | GRUPO POSITIVO

Ensinoa rede de unidades educacionais próprias do Positivo

soma 11 sedes em Curitiba, que oferecem da educação Básica a programas de doutorado. integram essa rede o

Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim am-biental, o Colégio Positivo – Ângelo sampaio e o Colégio

Positivo internacional, que oferecem da educação infan-til ao ensino Médio; o Curso Positivo, curso preparatório

para o ingresso no ensino superior, com duas unidades; o Centro tecnológico Positivo, com quatro unidades (são quase 30 opções de cursos superiores de tecnologia nas

áreas de negócios, industrial, design, eventos, gastrono-mia e, desde 2013, também aviação) e a Universidade Po-

sitivo, que oferece 29 cursos superiores de Bacharelado e Licenciatura em diversas áreas do conhecimento. na área

de Pós-graduação, os cursos da instituição incluem três programas de doutorado, quatro de Mestrado, dezenas

de cursos de especialização e MBas e vários programas de extensão.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 9

Soluções Educacionaisresponsável pela propagação da qualidade de ensino

do Positivo para além da rede própria de escolas, a editora Positivo publica e comercializa livros didáticos,

paradidáticos, de literatura, atlas e dicionários. também é responsável pelo desenvolvimento e comercialização,

em escolas particulares e públicas, do sistema Positivo de ensino (sPe) e do sistema de ensino aprende Brasil,

os quais, juntos, garantem o acesso ao padrão de ensino do Positivo para mais de 1 milhão de alunos, 95 mil

professores e 5 mil escolas no Brasil e no Japão. o sPe chega hoje a escolas em todos os estados brasileiros,

além do distrito Federal, e o sistema de ensino aprende Brasil é utilizado em 236 municípios de 19 estados.

Gráficaa cada ano, mais de 11 milhões de livros são impressos na

Posigraf e distribuídos para alunos das escolas da rede Positivo e instituições conveniadas à editora Positivo, usuárias do sPe e do

sistema de ensino aprende Brasil. além de atender à demanda do Positivo, o parque gráfico produz revistas, informativos e materiais

promocionais voltados, sobretudo, a grandes redes de varejo brasileiras. a Posigraf está instalada em uma área com 50 mil m2.

10 | GRUPO POSITIVO

Culturaa eFeX é responsável pela administração do Centro de eventos

expo Unimed Curitiba, do expo renault Barigui, do teatro Positivo – maior teatro do Paraná – e do teatro Positivo Jardim

ambiental, todos em Curitiba. também atua na promoção e na organização de negócios na área de eventos.

Tecnologiaempresa de capital aberto, com ações listadas na Bolsa de Valores de são Paulo (BM&FBovespa), a Positivo informática conta com

capacidade para produção de 530 mil PCs e tablets por mês. assim como os notebooks, ultrabooks, smartphones e messaging phones

fabricados pela empresa, eles são comercializados em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil. Maior fabricante de computadores

do País, é líder também no desenvolvimento de soluções integradas em tecnologia educacional. Com fábricas em Curitiba, Manaus

(aM), ilhéus (Ba), terra do Fogo e Buenos aires, na argentina, a Positivo informática gera cerca de 4 mil empregos diretos.

Por meio do trabalho de uma equipe multidisciplinar, que reúne profissionais de informática, educadores e designers, a Positivo

informática tecnologia educacional (te) é responsável pela criação de produtos e soluções como mesas educacionais, lousas

interativas, aplicativos educacionais e hardwares educacionais, que estão presentes em 11 mil escolas brasileiras e são exportadas

para mais de 40 países. o trabalho da área de te alcança também milhares de internautas por meio do Portal Positivo, dirigido a professores e alunos da rede própria de ensino; do Portal

educacional, para escolas que utilizam o sPe; e do Portal aprende Brasil, para escolas usuárias do sistema de ensino aprende Brasil.

Juntos, esses portais contabilizam 1,4 milhão de usuários.

Mais informações sobre as empresas do Positivo em www.positivo.com.br.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 11

Sistemas de ensino

no Brasil e no Japão, utilizam o sistema de ensino Positivo (escolas particulares) e o sistema de ensino aprende Brasil (escolas públicas).

destaques 2013

Reconhecimentoa editora Positivo foi reconhecida, pelo quinto ano consecutivo, no Prêmio top educação 2013, concedido pela editora segmento e pela revista educação. o sistema de ensino aprende Brasil conquistou a primeira colocação na categoria sistema de ensino para a rede Pública.

Qualidadea Universidade Positivo obteve o reconhecimento pelo Ministério da educação (MeC), pelo segundo ano consecutivo, como a melhor universidade privada do Paraná e uma das dez melhores do País, segundo o Índice geral de Cursos (igC).

Educacional

1 milhãode alunos

95 milprofessores

5 milescolas

11,5 mil alunos

estudam nas escolas próprias

de Educação Básica do Positivo.

12 | GRUPO POSITIVO

Éticaos colaboradores da editora Positivo, vinculados a negócios públicos, recebem treinamen-to sobre a Lei anticorrupção empresarial (Lei 12.846).

PioneirismoCertificação do sistema de gestão ambiental (sga) na administração Central e em nove unidades educacionais do Positivo. Primeira universidade e primeiras escolas do Paraná a se-rem certificadas pela iso 14001.

em diversas áreas do conhecimento elaboram o material didático da editora Positivo.

200 Especialistas

no salaMundo 2013, evento internacional realizado pelo instituto Positivo para promover a reflexão sobre a educação no Brasil.

2.400participantes

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 13

Redução de impacto ambientala Posigraf passou a utilizar, em 2013, tintas produzidas a partir de óleos vegetais. o insumo permite a redução do uso de solventes de limpeza e a diminuição do uso de energia no processo de secagem.

Lâmpadas LEDjá foram adotadas em 40%

dos pontos de luz do Centro de distribuição e 30% dos pontos

de iluminação do Centro de Produção da Posigraf.

50 mil m2de área instalada na Posigraf.

14%foi a redução do

consumo de água na Posigraf em 2013.

11 MILHÕES de livrosimpressos por ano.

Gráfica

98%dos resíduos gerados pela Posigraf em 2013 foram destinados para reciclagem.

14 | GRUPO POSITIVO

Informática

Presença 11 mil escolas brasileiras e mais de

40 países adotam os produtos e soluções educacionais da Positivo

informática tecnologia educacional.

1,4 milhão de usuáriosé o número de acessos diários aos portais

educacionais disponibilizados pelo Positivo para as escolas próprias, conveniadas e plugadas.

10 milhõesde computadores vendidos

em 25 anos de história.

530 milPCs e tablets por mês é a capacidade de

produção da Positivo informática.

25%foi a redução do consumo de água na Positivo informática em 2013.

4.294 colaboradorestrabalham na Positivo informática.

destes, 55% são mulheres.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 15

GESTÃO E VALORES16 | GRUPO POSITIVO

estrutura de governança

a estrutura de governança do Positivo tem no Conselho de administração (Ca) sua principal instância. Com

reuniões realizadas mensalmente, conta com sete mem-bros, dos quais um é independente. o Positivo considera membro independente aquele que não participa dos negó-cios das empresas. Uma das exigências para que integrem o Ca é a experiência no segmento educacional. todos os membros do Conselho participam das reuniões delibera-tivas e têm como missão definir as políticas e diretrizes do Positivo. a execução dessas normativas cabe aos executivos das empresas do grupo.

dois comitês, compostos de membros designados pelo Ca com mandato por prazo indeterminado, apoiam a atu-ação do Conselho: o Comitê de auditoria e o Comitê de Conduta. ao primeiro cabe chancelar as demonstrações financeiras das empresas do Positivo e também aprovar todas as operações fiscais, contábeis e financeiras, tarefa que seus três membros desempenham por meio de reuni-ões mensais, além de contar com o apoio de uma auditoria externa.

Todos os membros do Conselho participam das reuniões deliberativas e têm como missão definir as políticas

e diretrizes do Positivo.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 17

Já o Comitê de Conduta tem como responsabilidade acompanhar a aderência aos valores do Positivo. Cabe a seus cinco membros, indicados pela assembleia geral, analisar informações e denúncias recebidas por meio dos canais de comunicação disponibilizados a colaboradores, clientes, fornecedores e distribuidores. as reuniões são re-alizadas mensalmente, sendo passíveis de convocação, a qualquer momento, para encaminhamento de situações consideradas graves (leia mais no quadro reestruturação do Comitê de Conduta, na página 20).

A governança da Positivo Informáticadesde 2006, a Positivo informática está listada no novo Mercado, conjunto de empresas com o mais alto nível de governança corporativa.

o Conselho de administração é a principal instância de governança da Positivo informática. eleitos durante a assembleia geral para mandatos de um ano, os sete con-selheiros reúnem-se mensalmente para definir e acompa-nhar as estratégias do negócio. entre eles está o presidente da Positivo informática, Hélio Bruck rotenberg, único mem-bro que ocupa um cargo executivo na companhia. recen-temente a companhia também aumentou de um para três o número de conselheiros independentes.

Cabe ao Conselho eleger os membros da diretoria da Positivo informática, cujo mandato é de dois anos, e nomear os integrantes do Comitê de auditoria, órgão que monitora as atividades relacionadas ao gerenciamento da empresa e à atuação dos auditores independentes.

Mais informações sobre a governança na Positivo informática em:

www.positivoinformatica.com.br/ri.

Missão trabalhar para a formação de um ser humano melhor, capaz de cons-

truir um mundo melhor. atingir esse ideal pela educação integral e inovação tecnológica, tendo como base de ação os princípios do

saber, da ética, do trabalho e do progresso.

Visãoatuar como referência empresarial nos mercados brasileiro

e mundial, nas áreas em que atua, e ter, como fruto da livre iniciativa, o reconhecimento do mercado e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Valoressaber 

Ética trabalho 

Progresso

18 | GRUPO POSITIVO

Ética e transParência

o Código de Conduta do Positivo reúne as principais dire-trizes adotadas para garantir um relacionamento ético

entre a empresa e os diversos públicos interessados. o docu-mento traduz os valores do Positivo em regras claras de con-duta que devem nortear a atuação de todos os colaboradores nas relações interpessoais, na proteção dos recursos e segu-rança da informação e no relacionamento com fornecedores, distribuidores e terceiros, entre outros. estabelece, ainda, as medidas disciplinares cabíveis em casos de não observação das diretrizes definidas.

Para garantir a imparcialidade e a transparência no tra-tamento de situações de denúncia que caracterizem o des-cumprimento do Código, o Canal aberto recebe denúncias confidenciais dos colaboradores, clientes, fornecedores e dis-tribuidores. ele pode ser acessado por meio do site do Positivo e de cada uma das empresas* ou e por um número telefônico de discagem gratuita. os relatos são avaliados pelos membros do Comitê de Conduta, que conta com o apoio consultivo de uma equipe especializada e independente.

na Positivo informática, um Código de alinhamento de Conduta próprio aborda as especificidades do negócio da em-presa. além de recriminar a discriminação no ambiente de trabalho e de repudiar o trabalho infantil e análogo ao escravo, o documento estabelece diretrizes para o tratamento de casos de conflitos de interesse envolvendo órgãos do poder público, concorrentes, parceiros, associações profissionais, sindicatos e imprensa. o Código de Conduta para revendedores, da Posi-tivo informática tecnologia educacional, é outro documento importante na definição de diretrizes para uma atuação ética.

*o Canal aberto não está disponível no site da Positivo informática, pois este possui seu próprio canal de relatos.

O documento traduz os valores do

Positivo em regras claras de conduta que devem

nortear a atuação de todos os

colaboradores.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 19

no início de 2014, o Positivo reestruturou o Comitê de Conduta. na nova estrutura, essa ins-tância passa a incorporar membros de áreas estratégicas, como responsabilidade social, recursos Humanos Corporativo, Jurídico e auditoria, contando com apoio consultivo de um membro externo e independente de uma empresa especializada em gestão de relatos e denúncias.

Com o objetivo de garantir ainda mais transparência e efetividade à atuação do comitê, está prevista a criação de uma política que defina sua governança.

o canal de comunicação destinado a receber esse tipo de informação, até então Canal atitudes Positivas, também muda de nome. ganha nova identidade visual e passa a se chamar Canal aberto. disponível para os colaboradores e o público em geral, com exceção da informática, que possui um processo próprio, o Canal aberto terá links de acesso nos sites e intranets de todas as empresas do Positivo.

Reestruturação do Comitê de Conduta

Medidas anticorrupçãoo Código de Conduta Positivo define regras claras para orientar seus colaboradores a respeito dos riscos de corrupção. o tema também é abordado nos contratos firmados entre o Positivo, seus distribuidores e representantes comerciais.

na editora Positivo, o combate à corrup-ção é um tema de extrema relevância e, por isso, os colaboradores têm acesso às dire-trizes éticas desde os primeiros treinamen-tos realizados após o processo de admissão. entre os principais riscos monitorados pela empresa, estão possíveis mudanças na po-lítica pública de compra e distribuição de livros didáticos por parte dos municípios brasileiros ou uma eventual restrição, ao poder municipal, no uso do Fundo de Manutenção e desenvolvimento da educação Básica e de Va-lorização dos Profissionais da educação (Fundeb). trata-se de um fundo especial, de natureza contábil e âmbito estadual, voltado à aplicação

exclusiva na educação Básica. as empresas parceiras assinam o Código de Conduta do Positivo e

recebem orientação em relação a sua observação. além disso, todos os processos conduzidos obedecem com rigor a Lei 866/93 (Lei das Li-

citações). na Positivo informática, o maior risco

relacionado à corrupção decorre da inter-pretação subjetiva da Lei anticorrupção, principalmente nos negócios realizados com instituições da administração públi-ca em geral. nesses casos, a área jurídica da empresa faz uma rigorosa avaliação dos contratos e demais documentos do

processo. Um documento formal também fornece as diretrizes sobre ética e conduta tanto para os colaboradores quanto para os parceiros de negócios, que devem atuar de forma profissional e isenta, evitando conflitos de interesse e protegendo a empresa em suas decisões e esco-

Os colaboradores têm acesso às diretrizes éticas desde os primeiros

treinamentos realizados após o processo de admissão.

20 | GRUPO POSITIVO

lhas de negócios. as denúncias são recebidas por meio de um canal de comunicação específico, possibilitando o anonimato e a independência na apuração. a empresa também possui um código de conduta para revendedores da Positivo informática tecnologia educacional.

outro ponto de atenção são os processos que envolvem compras. a companhia adota rígidos procedimentos que garantem que a aquisição de materiais e serviços seja baseada exclusivamente em aspectos co-merciais, de capacitação técnica e logística e situação financeira. Quan-do aplicável, também é feito um mapeamento de risco para detectar possíveis problemas financeiros e trabalhistas com fornecedores.

Treinamentono início de 2014, os colaboradores da editora

Positivo, vinculados a negócios públicos, participaram de um curso de capacitação sobre a

Lei anticorrupção empresarial (Lei 12.846). a nova lei também foi tema de treinamentos na Positivo informática.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 21

QUEm FAZ O POSITIVO22 | GRUPO POSITIVO

colaBoradoreso maior diferencial do Positivo são as pessoas. É a partir

delas que o conhecimento é gerado, a inovação é im-pulsionada e a educação é desenvolvida. Promover a inte-gração e a sinergia entre as equipes de todas as unidades de negócios é o maior desafio.

Para garantir o alinhamento ao referencial estratégico da companhia, a gestão de pessoas tem como temas prio-ritários a capacitação permanente, o desenvolvimento de lideranças, o monitoramento do clima organizacional e a retenção de talentos.

o Positivo também tem atuado para fazer com que as particularidades de cada uma das empresas contribuam de maneira positiva para o crescimento do grupo, fazen-do com que as melhores práticas sejam compartilhadas e incorporadas por todos. no início de 2014, a criação de uma área corporativa de recursos Humanos para o educa-cional e gráfica foi um dos investimentos realizados para dar ainda mais robustez à condução dos objetivos estraté-gicos, como o desenvolvimento de processos de sucessão, a criação de programas de capacitação e a condução do programa de trainee.

Perfil dos colaboradores Positivo 2013

52%MULHERES

48%HOMENS

2012 HOMENS (4.342 – 48%) + MULHERES (4.647 – 52%)

2013 HOMENS (4.276 – 48%) + MULHERES (4.724 – 52%)

Colaboradores por gênero

Colaboradores por setor de

atuação 48%

39%

13%

GRÁFICa

INFORMÁtICa

eduCaCIONaL

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 23

Colaboradores por nível funcional

adMinistratiVo e ProFessores

aPrendiZes e estagiÁrios

oPeraCionaL

TRAINEES

CoordenaÇÃo e sUPerVisÃo

diretoria, sUPerintendÊnCia e gerÊnCia

44,84%

4,14%5,17%

2,49%

43,19%

0,17%

norte: 2%

nordeste: 1%

Centro-oeste: 0%

sUdeste: 1%

sUL: 96%

Colaboradores por região 2012

2013

32%

38%

Taxa de rotatividade (%)

entre os setores de atuação do Positivo, o educacional é o que teve a menor taxa de rotatividade em 2013 (28%). Quando considera-dos apenas os professores, a taxa de rotatividade foi de 4,92%. de acordo com pesquisa da associação Brasileira de recursos Humanos (aBrH) divulgada em 2014, o índice de rotatividade no setor educacional no Paraná é de 35% – sete pontos percen-tuais acima do resultado obtido pelas unidades educacionais do Positivo.

Mais informações sobre rotatividade no anexo (página 78).

24 | GRUPO POSITIVO

Gestão do Clima OrganizacionalUm dos principais mecanismos usados para monitorar o clima interno são as Pesquisas de Clima organizacional, realizadas a cada dois anos em todas as empresas do Positivo. em 2013, a terceira edição da pes-quisa foi elaborada no educacional para avaliar a gestão, as lideranças e as mudanças percebidas no decorrer dos últimos anos, bem como a visão que os colaboradores têm do Positivo, mapeando oportunidades de melhoria nessas e em diversas outras frentes de ação. no total, 1.375 colaboradores participaram da pesquisa, aplicada por meio de questio-nários impressos e acessados on-line.

em comparação à edição anterior, realizada em 2011, a pesquisa mos-trou ganhos como um aumento de satisfação de 18,3% na categoria Carreira e desenvolvimento e de 13,9% na categoria remuneração e Benefícios. Parte desse resultado é atribuída a programas e ações im-plementadas após a pesquisa de 2011, como a criação da Universidade Corporativa, a unificação do plano de saúde, a substituição de fornece-dores dos refeitórios e a padronização dos descontos para colaboradores nas unidades educacionais. na Posigraf e na Positivo informática, as pesquisas de clima orga-

nizacional são conduzidas separadamente e avaliam aspectos como comunicação, reconhecimento e remuneração, nível de engajamento, ambiente e relação com o trabalho. na Posigraf, a mais recente aconte-ceu em 2012. na Positivo informática, a próxima pesquisa será realizada em 2014.

além da Pesquisa de Clima, também contribui para o monitoramento do clima interno a avaliação Jeito Positivo de Liderar e servir o time. Hoje realizada no educacional e na gráfica para níveis de liderança, a iniciativa permite que os colaboradores avaliem seus gestores em relação a 12 aspectos, como a disponibilidade para atender a equipe, a proatividade em compartilhar informações e o comprometimento em demonstrar tratamento igualitário. os resultados obtidos geram um feedback para o gestor e permitem a orientação de seus planos de desenvolvimento.

estão satisfeitos com as condições de trabalho oferecidas pelo Positivo e com as normas de conduta adotadas

sentem-se estimulados a desenvolver novos conhecimentos e competências

afirmaram que têm orgulho de trabalhar no Positivo

vêm o Positivo como uma empresa socialmente responsável

86%

82%

75,9%

65%

Pesquisa de Clima 2013

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 25

Capacitação e Desenvolvimentoo Positivo investe em seus colaboradores e busca aprimorar seus ta-lentos e competências, promovendo seu desenvolvimento pessoal e profissional.

em 2013, já dentro de uma abordagem mais abrangente, o progra-ma Mais Positivo foi criado com base em dois pilares: a gestão da Performance e a Universidade Corporativa. a gestão da Performance avalia, a partir de indicadores individuais e globais, o desempenho da organização e de seus colaboradores. entre suas principais ferramentas organizacionais está a avaliação de desempenho. até o fim do ano de 2014, todas as empresas do grupo devem estar envolvidas, possibili-tando a estruturação de Planos de desenvolvimento individual (Pdi) mais assertivos.

os resultados da avaliação alimentam os programas da Universidade Corporativa (UC), também criada em 2013 para unificar e ampliar as ações de capacitação do Positivo com foco na estratégia de negócios da empresa. nos primeiros quatro meses após o lançamento, 381 cola-boradores participaram dos 10 cursos ofertados, envolvendo 433 horas de capacitação. Para 2014, o número de cursos foi ampliado em 50%, contemplando opções como gestão do tempo e Produtividade; trabalho em equipe e gestão da Mudança.

os colaboradores também contam com descontos nos cursos do Cen-tro de Línguas Positivo, na Universidade Positivo, no Centro tecnológico Positivo e no Curso Positivo. a Posigraf mantém um programa de bolsas de estudos como forma de incentivar o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

outro destaque é o Programa aprimorar , que possibilita a todos os colaboradores cursar gratuitamente as disciplinas que possuem vagas remanescentes nos cursos de Pós-graduação da Universidade Positivo. Por meio da iniciativa, desde 2012, o programa já atendeu a mais de 800 solicitações de vagas, permitindo que 539 colaboradores participassem das aulas disponibilizadas. em 2013, o programa passou a divulgar na intranet Corporativa as disciplinas ofertadas, com as ementas e os des-critivos de cada módulo.

Nos primeiros quatro meses após o lançamento, 381

colaboradores participaram dos 10 cursos ofertados, envolvendo 433 horas de capacitação. Para

2014, o número de cursos foi ampliado em 50%.

26 | GRUPO POSITIVO

Horas de treinamentoem 2013, os colaboradores do educacional participaram, em média, de 129,3 ho-ras de treinamento , 80% a mais do que no ano anterior devido aos treinamentos realizados durante a implantação do sistema de gestão ambiental. na Positivo informática, a média foi de 11,7 horas por colaborador, incluindo também os apren-dizes e estagiários. Já na Posigraf, a média de horas de treinamento por colaborador passou de 29,1, em 2012, para 16,7. na metodologia de contabilização do indicador, os treinamentos obrigatórios para o exercício das atividades profissionais deixaram de ser considerados no cálculo.

2012

2012

2012

2012

2013

2013

2013

2013

20,1

27,3

29,1

13,4

57,7

129,3

16,7

11,7

tOtaL GRÁFICaeduCaCIONaL INFORMÁtICa

Média de horas de treinamento

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 27

coMunidade escolarao investir na formação contínua dos profissionais que atuam na

área da educação, o Positivo promove um ganho de qualidade que beneficia toda a comunidade escolar. atualmente, mais de mil profes-sores lecionam nas escolas próprias, na Universidade Positivo e nas unidades do Centro tecnológico e do Curso Positivo.

desde 2012, o Positivo dispõe do rH da área educacional, que trata es-pecificamente das necessidades das unidades educacionais, integrando as práticas e os processos de gestão de pessoas. em 2013, foi feita uma reestruturação da avaliação de desempenho do docente, que existe desde 2012 para os professores e passou a incluir os coordenadores e demais educadores que trabalham fora da sala desempenhando outras atividades relacionadas à docência, como programas de estágio e orien-tação a trabalhos de Conclusão de Curso (tCC). o sistema de avaliação desses profissionais contempla, com pesos diferentes, cinco etapas: as avaliações realizadas pelos alunos e pelo coordenador do curso, a au-toavaliação, a participação no Programa de aperfeiçoamento docente e a avaliação da Produção acadêmica do Professor.

também foi implantado o novo plano de carreira dos professores da Universidade Positivo e do Centro tecnológico Positivo. Por meio da iniciativa, após dois anos de casa, todos os professores são avaliados e

podem ser promovidos a partir de quatro critérios: disponibilidade de vagas, tempo no cargo, requisito mínimo de titulação e resultados da avaliação de desempenho.

outro importante avanço em 2013 foi a criação do Programa de desenvolvimento de Coordenadores na UP. são realizados encontros mensais de capacitação com os coordenadores de cursos para que eles estejam preparados para implementar as estratégias e políticas da insti-tuição. estruturado em dois ciclos com 40 horas cada, o curso é dividido em 21 módulos, como Cultura e Comportamento na educação, gestão estratégica de Cursos de graduação e Plano de ensino de disciplinas.

na editora Positivo, a maior parte do público interno é composta de profissionais com formação em educação. o Projeto Capacitações é voltado para esses colaboradores. a revisão periódica das necessidades de desenvolvimento garante a atualização constante dos profissionais e permite definir as ações a serem realizadas no próximo período.

no Colégio Positivo, a qualificação profissional dos professores é facilitada com a gratuidade dos cursos de Pós-graduação da Universidade Positivo. também contribuem para o aprimoramento constante iniciativas como os estudos e workshops propostos durante a Positivação (semana pedagógica do Positivo) e o Programa de desenvolvimento integral do Professor (PdiP), por meio do qual são realizados encontros bimestrais com foco em capaci-tação. as reuniões do PdiP são acompanhadas por profissionais da editora Positivo e da Positivo informática tecnologia educacional, que compartilham conhecimento e experiências.

95.382professores fazem parte da

comunidade escolar do Positivo. O número inclui educadores do Colégio

Positivo, Curso Positivo, Centro Tecnológico, Universidade Positivo e

escolas conveniadas e plugadas.

Foi implantado o novo plano de carreira dos professores da Universidade Positivo

e do Centro Tecnológico Positivo.

28 | GRUPO POSITIVO

Contato Próximo com Pais e Alunoso Índice Positivo de Promotores (iPP) é uma importante ferramenta na gestão do relaciona-mento com pais de alunos do Colégio Positivo. o indicador é acompanhado semanalmente a partir de uma pesquisa sobre a probabilidade de indicação do Colégio Positivo.

Caso a avaliação mostre um resultado igual ou inferior a seis, o diretor da unidade e um representante da gerência de relacionamento do Positivo entram em contato com a família e usam os apontamentos apresentados pelos pais como ponto de partida para trabalhar os pontos de melhoria.

o Positivo também realiza pesquisas para avaliar a satisfação geral de pais e alunos com suas unidades educacionais. no Colégio Positivo, o nível de satisfação foi de 87%, um aumento de 4% em relação a 2011, data da última pesquisa realizada pela unidade utilizando a mesma metodologia. no Curso Positivo, o percentual de alunos satisfeitos e muito satisfeitos totalizou 97%. na Universidade Positivo, a soma entre os estudantes que declararam o mesmo totalizou 74%; no Centro tecnológico Positivo, 55%.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 29

nossos Parceiroso conhecimento de 42 anos do Positivo em educação chega a cente-

nas de alunos de outras escolas por meio do sistema Positivo de ensino (sPe) – voltado a escolas particulares – e do sistema aprende Brasil – que atende escolas públicas. em 2013 foi lançado o Conquista

– solução educacional Positivo, que apresenta uma abordagem focada na família e trabalha temas como empreendedorismo e educação fi-nanceira.

Cerca de 1 milhão de alunos e 95 mil professores em 1.440 municí-pios mantêm um relacionamento permanente com a editora Positivo. o material pedagógico é elaborado por cerca de 200 especialistas das mais diversas áreas de conhecimento e que fazem parte do Centro de Pesquisas da editora. o grupo é formado por educadores e tem como atribuição a pesquisa permanente de inovações e das melhores práticas pedagógicas para fazer com que elas sejam aplicadas nas salas de aula.

além do cuidado com o conteúdo que será aplicado em sala de aula, os sistemas de ensino têm como principal diferencial o compromisso com a capacitação dos professores que aplicam a metodologia.

De professor para professoro Centro de Formação da editora Positivo é responsável por oferecer assessoramento pe-dagógico às escolas públicas e privadas que utilizam o sistema Positivo de ensino e o sis-tema de ensino aprende Brasil. Professores por formação, os assessores da área ministram as capacitações para os educadores que irão utili-zar os sistemas de ensino em sala de aula. eles desenvolvem um programa de capacitação que inclui um grande evento anual, além de ofi-cinas, cursos de metodologia e atendimentos personalizados, conforme a demanda das esco-las e dos municípios. o trabalho é realizado por uma equipe formada por 80 professores, em sua maioria, com títulos de Mestre e doutor.

30 | GRUPO POSITIVO

Sistemas de ensinoo sistema Positivo de ensino abrange da educação infantil até cursos preparatórios para o ingresso no ensino superior; oferece ainda às esco-las conveniadas livros didáticos e tecnologia educacional – por meio dos portais educacionais desenvolvidos pela Positivo informática tecnolo-gia educacional. a metodologia e os materiais didáticos estão presentes também no Japão, onde o sPe é utilizado desde 1997, no ensino de filhos dos chamados decasséguis, brasileiros que migraram para aquele país.

a orientação pedagógica é oferecida de forma contínua e inclui capa-citações presenciais realizadas para professores e diretores, bem como o assessoramento constante, via e-mail e telefone. a cada ano, mais de 3 mil capacitações do sistema Positivo de ensino são promovidas em diversas escolas brasileiras.

a mesma qualidade em material didático chega às escolas públicas de mais de 200 municípios brasileiros por meio do sistema de ensino aprende Brasil. a parceria é feita pela editora Positivo com as secreta-rias de educação. Por meio do sistema, professores e estudantes têm acesso ainda às ferramentas multimídia disponibilizadas pelo Portal aprende Brasil, incluindo atividades pedagógicas interativas, obras li-terárias, dicionários virtuais, simuladores e sugestões de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, entre outros conteúdos.

o portal permite que secretarias de educação e escolas interajam e usem a internet como mais um ambiente de aprendizagem. os mu-nicípios que adotam o sistema contam ainda com apoio de uma co-ordenação pedagógica regional, em um processo de integração que envolve professores, coordenadores e diretores das escolas e também a comunidade escolar.

entre os bons resultados colhidos pelas escolas que adotam o sistema está a melhoria de desempenho de seus alunos em indicadores nacio-nais de qualidade, como o Índice de desenvolvimento da educação Bási-ca (ideb), do Ministério da educação (MeC). os resultados obtidos pelos estudantes que utilizam o sistema de ensino aprende Brasil espelham a efetividade do sistema: 28 municípios conveniados já alcançaram a média seis, o índice estabelecido pelo governo federal como meta para 2021, equiparando-se à qualidade de ensino dos países desenvolvidos. igualmente positivos foram os resultados dos estudantes de Pouso ale-gre (Mg), onde a editora Positivo conduz um programa-piloto de uso do aprende Brasil para o ensino Médio. dos 70 jovens usuários do sistema de ensino, 59 foram aprovados no enem, garantindo seu ingresso em universidades públicas e privadas.

sistemas de ensino (2013) Público Municípios Escolas Professores Alunos

Sistema de Ensino Positivo (SPE)

Escolas Particulares 1.018 1.964 49.000 500.000

Sistema Aprende Brasil

Escolas Públicas 236 2.800 43.000 510.000

Conquista - Solução Educacional Positivo

Escolas Particulares

e Públicas186 343 2.200 36.000

Total - 1.440 5.107 94.200 1.046.000

Parceiros no ambiente

virtual Juntos, pais, alunos, professores

e diretores das escolas plugadas, próprias e conveniadas respon-

dem pelos mais de 7 milhões de acessos diários aos portais

educacionais do Positivo.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 31

Aprende Brasil chega ao Xinguno início de 2014, cerca de 200 alunos do Parque indígena do Xingu, no norte de Mato grosso, passaram a utilizar o sistema de ensino aprende Brasil, da editora Positivo. educadores da empresa viajaram até as aldeias Maraká, sobradinho, guarujá, Moorená e Waura, para levar o material didático e ministrar cursos de formação aos professores, todos habitantes locais, integrando as características do aprende Brasil à cultura indígena. o projeto, realizado a partir de parceria com a prefeitura do município de Feliz natal (Mt), atende da educação infantil ao ensino Fundamental.

Educação de qualidade no Amazonasdesde 2011, a secretaria Municipal de educação de Manaus (aM) conta com o apoio do Positivo para trabalhar com mais qualidade o ensino em sala de aula e capacitar de for-ma periódica os professores. o sistema de ensino aprende Brasil, inicialmente implantado como um projeto-piloto em três escolas, atualmente faz parte do dia a dia de 71 mil alunos e três mil professores de 125 escolas da rede pública de Manaus – a terceira maior entre as capitais do País.

em apenas dois anos, o município teve uma expressiva melhora nos indicadores educacionais. o índice de apro-vação subiu de 78% (2011) para 85% (2013). Já o índice de reprovação caiu de 13% para 7% no mesmo período.

além do aprende Brasil, as escolas utilizam também lou-sa digital, notebook, jogos, dVds e minibiblioteca. outra solução educacional adotada é a sala itinerante, equipada com 25 tablets e um data show, além de outros equipamen-tos. Para criar um ambiente de autoavaliação que se adapta ao desempenho do aluno e proporciona uma participação ativa do professor durante o processo de ensino é utilizado o software aprimora.

a parceria com o Positivo trouxe também o reconhe-cimento da própria comunidade escolar. no fim de 2013, uma pesquisa de satisfação realizada com os professores da rede municipal de ensino evidenciou o reconhecimento em relação à qualidade do material didático e da formação continuada oferecida pelo convênio. a proposta agora é expandir o uso do sistema de ensino para outras escolas da rede.

Positivo ajuda a reduzir em quase

50% a reprovação em escolas de Manaus.

32 | GRUPO POSITIVO

Melhoria da avaliação e da gestão Para estender às escolas que utilizam o sistema Positivo de ensino e o aprende Brasil a possibilidade de avaliar a proficiência de seus alu-nos, a editora Positivo criou o hábile – sistema de avaliação Positivo. a ferramenta permite a coleta sistematizada de informações sobre o desempenho de alunos do 4º ao 9º ano do ensino Fundamental em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. o hábile ajuda a identificar as áreas em que os resultados são satisfatórios e aquelas nas quais é necessário o aprimoramento. a metodologia foi desenvolvida de for-ma alinhada ao modelo teórico do sistema nacional de avaliação da educação Básica (saeb), à Prova Brasil e ao Programme international student achievement (Pisa).

também na editora Positivo nasceu o gero – gestão escolar integrada. trata-se de um sistema que reúne ferramentas para a gestão escolar, formação de lideranças educacionais e estratégias gerenciais nas diver-sas áreas do ambiente escolar. Lançada como projeto-piloto em 2013 e disponibilizada em 2014, a solução integra ferramentas de gestão administrativa, jurídica e financeira. além disso, um sistema virtual de gestão permite avaliar qualitativa e quantitativamente a atuação da escola, servindo de suporte para ações de melhoria. o gero oferece ainda formação continuada aos gestores, por meio de eventos de com-partilhamento, estudos de caso e um programa de Pós-graduação em gestão escolar oferecido a distância pela Universidade Positivo.

Um sistema virtual de gestão permite avaliar qualitativa e quantitativamente

a atuação da escola, servindo de suporte para ações de melhoria.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 33

clienteso Positivo acredita que o relacionamento próximo com os clientes é

essencial para o sucesso dos negócios. a qualidade do atendimento e dos produtos e serviços oferecidos tem como principal objetivo cons-truir parcerias comerciais duradouras.

atualmente os principais clientes da Positivo informática são gran-des redes varejistas que vendem notebooks, smartphones e tablets dire-tamente ao consumidor final. Com mais de 10 milhões de computadores vendidos em 25 anos de história, a companhia conta hoje com uma rede de distribuição composta por mais de dez mil pontos de vendas no Brasil e quase dois mil na argentina. outro cliente significativo é o governo federal, que adquire equipamentos e soluções de tecnologia educacional por meio de programas próprios.

a Posigraf, responsável pela impressão do material didático e livros produzidos pela editora Positivo, atende também o mercado de servi-ços gráficos com a impressão de livros, revistas, tabloides e materiais

promocionais. Para esse último segmento, diferencia-se por meio do Posigraf+, pacote de soluções integradas que agrega serviços comple-mentares desenvolvidos especificamente para os grandes clientes da área varejista. entre os serviços está a análise de mídia, que inclui o levantamento de informações sobre comportamento do consumidor e pesquisas personalizadas para propor ao cliente os melhores locais de distribuição e a tiragem ideal para que seu impresso atinja o público-

-alvo. a Posigraf também disponibiliza a ferramenta de geomarketing, um serviço de inteligência baseado em softwares de geoprocessamento, mapas digitais e dados oficiais do instituto Brasileiro de geografia e estatística (iBge), que garante mais eficiência à distribuição dos im-pressos do cliente no sistema porta a porta.

A companhia conta hoje com uma rede de distribuição composta de mais de dez mil pontos de vendas no Brasil

e quase dois mil na Argentina.

34 | GRUPO POSITIVO

Pesquisas de satisfaçãona Posigraf, a satisfação dos clientes é medida mensalmen-te por meio de pesquisa que avalia o atendimento, o cum-primento de prazos e a qualidade de produtos e serviços. Por meio dessa pesquisa, a empresa identifica seus pontos de melhoria e define ações para três temas principais: o aten-dimento prestado pelos repre-sentantes técnicos, a agilidade na realização de orçamentos e atendimento a pedidos, e a qualidade dos serviços de im-pressão, acabamento, embala-gem, entrega e transporte dos produtos contratados. em 2013, a média mensal de satisfação foi de 72%. Para 2014, a empresa estabeleceu como meta conquistar um índice de 80% de satisfação.

na Positivo informática, a satisfação do cliente também é monitorada mensalmente. a pesquisa é realizada pelo

Em 2013, a média mensal de satisfação foi de 72%. Para

2014, a empresa estabeleceu como meta conquistar um

índice de 80% de satisfação.

instituto ibero-Brasileiro de relacionamento com o Cliente (iBrC). a consulta abrange consumidores que entraram em contato com a empresa por meio de seu call center e da assistência técnica Positivo (atP). em 2013, a avalia-

ção dos serviços da Central de relacionamento apresentou média de satisfação geral de 55% para o net Promoter sco-re (nPs), que avalia o nível de fidelidade ao serviço, e de 88% para o Índice de satisfação ge-ral induzido (isgi). além dos bons resultados nas pesqui-sas realizadas internamente, a empresa também recebeu a

classificação de “ótima” segundo o site reclame aqui (www.reclameaqui.com.br), referência para internautas que bus-cam informações sobre produtos, serviços e atendimento oferecidos pelas companhias brasileiras.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 35

fornecedoresa diversidade dos setores de atuação representa um grande desafio.

--a cadeia de fornecedores do Positivo é composta de empresas como indústrias eletroeletrônicas; de componentes eletrônicos; me-talúrgicas; de transformação de termoplásticos; de semicondutores; de papel e cartonagem; de insumos gráficos; empresas de logística; de manutenção de equipamento e de infraestrutura. entre os mais críticos estão os fornecedores ligados à gráfica e à informática.

desde o início de 2013, a homologação de fornecedores internacio-nais da Positivo informática só acontece a partir da comprovação das certificações iso 9001, iso 14001 e da carta ou Certificação roHs (sigla em inglês para restrição de Certas substâncias Perigosas). os forne-cedores locais – que correspondem às empresas localizadas dentro do território nacional – têm preferência na contratação por meio de políticas para cumprir o Processo Produtivo Básico (PPB). isso acontece nos casos exigidos por licitação ou para atender a necessidades internas como logística e estoque.

os fornecedores contratados respondem a um checklist que avalia as práticas de sustentabilidade. Quando necessário, as respostas são conferidas in loco, por meio de auditorias periódicas. Caso seja identi-ficada alguma inconformidade, o fornecedor deve elaborar um plano de ação que preveja uma data para a solução da pendência. devido ao trabalho de pré-homologação, a maioria dos fornecedores é contratada. em casos muito graves de falta de estrutura (técnica, logística, estrutura de produção etc.), o fornecedor não é contratado.

na Posigraf não existe uma política formal de contratação de for-necedores locais. no entanto, por questões operacionais e de logística, 15% dos gastos com fornecedores envolveram empresas locais em 2013.

Para orientar o trabalho dos cerca de três mil fornecedores ativos, a Posigraf utiliza o Manual de desenvolvimento de Fornecedores, que é

Para orientar o trabalho dos cerca de três mil fornecedores ativos, a Posigraf utiliza o

Manual de Desenvolvimento de Fornecedores.

36 | GRUPO POSITIVO

enviado após a assinatura do contrato e está disponível no site da empresa. além de oferecer orientações práticas, o documento explicita também as principais diretrizes éti-cas e de relacionamento que devem ser seguidas. Para a seleção de novos fornecedores, é avaliado o atendimento a requisitos ambientais, de saúde e segurança do trabalho e de qualidade. entre os riscos potenciais estão a adequação das práticas de descarte, o correto manuseio de produtos químicos e a renovação das certificações. após a homo-logação inicial, as áreas da Qualidade e de suprimentos são responsáveis por acompanhar os novos fornecedores visando mitigar riscos relacionados à cadeia de forneci-mento. em 2013, do total de novos fornecedores avaliados (441), 176 (39%) foram contratados com base em direitos

humanos. nos últimos dois anos não foram identificadas nas auditorias irregularidades trabalhistas e ambientais.

no educacional, desde 2012 todos os contratos firmados contam com cláusulas de responsabilidade social e am-biental. entre elas, a proibição do uso de trabalho infantil e análogo ao escravo e o cumprimento de requisitos am-bientais, que deve ser comprovado com a apresentação de documentos. a homologação de fornecedores considerados críticos para o sistema de gestão ambiental é realizada a partir da apresentação de toda a documentação obrigató-ria. Para fornecedores que prestam serviços relacionados à destinação de resíduos, a empresa realiza auditoria in loco e exige a apresentação de documentos.

¹ Fornecedores homologados de matéria-prima, serviços de manutenção, transporte e destinadores de resíduos.² Fornecedores de matérias-primas e serviços diretos para o processo produtivo. desse total, 636 são fornecedores de serviços.

Fornecedores Total (ativos) Principais materiais ou serviços

Educacional 3.692Produtos para higiene e limpeza, materiais de escritório, livros e in-sumo laboratorial. Serviços de transporte, de limpeza, de segurança patrimonial e de manutenção predial e de equipamentos.

Gráfica ¹ 120 Papel, tinta, acabamentos gráficos e transporte.

Informática ² 758Componentes eletrônicos, metais, placas de circuito impresso, termo-plásticos, papel, serviços de montagem de componentes em placas de circuito impresso, de reparos de produto em campo e de transporte.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 37

EDUCAÇÃO38 | GRUPO POSITIVO

contriBuição Para o desenvolviMento

o Positivo trabalha para que sua contribuição ao ensino de qualidade extrapole suas unidades e alcance de forma

construtiva toda a sociedade. Por meio de diversas iniciativas, o Positivo congrega estudiosos da educação, associações que representam o setor, outras instituições de ensino e o governo nas diferentes esferas administrativas na busca conjunta de soluções para a melhoria da educação.

esse posicionamento é materializado de diversas formas. Uma delas é a realização de eventos abertos à comunidade. entre eles está o encontro internacional de educação sala-Mundo, que em sua segunda edição, em 2013, reuniu mais de 2,4 mil pessoas no teatro Positivo. durante dois dias, professo-res, gestores e profissionais do ensino discutiram as perspec-tivas para a educação brasileira. trata-se do mais importante evento do gênero realizado no País em 2013. Mais de 20 profis-sionais ligados à formação humana – educadores, ministros, secretários de educação, legisladores e filósofos de quatro nacionalidades – participaram como palestrantes convidados.

nos dois dias de evento, o tema central das discussões foi a sala de aula. a presença de representantes do governo, como o então Ministro da educação, aloizio Mercadante, possibili-tou aos participantes o acesso a um panorama da situação da educação pública brasileira nas esferas federal, estadual e municipal. o debate foi enriquecido com a participação de secretários e ex-secretários de educação de diversos estados brasileiros e de palestrantes internacionais, como Bernardo toro, Luc Ferry e Mario Vargas Llosa. o Positivo acredita que eventos como esse promovem um diálogo profundo entre o poder público e o setor privado, que têm na qualidade da educação e no desenvolvimento um desafio comum.

O encontro internacional de educação SalaMundo, que em sua segunda edição, em 2013, reuniu mais de 2,4 mil pessoas no Teatro Positivo.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 39

Incentivo à pesquisa

Pé na sala de aula “trabalhamos com algo muito nobre, que é a educação. nascemos com o olhar voltado para os alunos, para o compromisso que sempre tivemos de que eles aprendessem e, assim, alcançassem seus sonhos. ao longo de nossa trajetória de 42 anos, crescemos. Mas nossa essência permanece a mesma. temos um pé na sala de aula. e, com o outro, queremos alcançar o País. acumulamos ao longo dos anos o conhecimento necessário para ensinar com qualidade. Pesquisamos, criamos, revisamos, atualizamos e inovamos. e queremos compartilhar com outras escolas, com outros educadores e com a sociedade o que aprendemos. sabemos que essa é a principal contribuição que podemos dar para o desenvolvimento da educação. É o que fazemos quando nosso material didático chega a centenas de municípios – grandes centros ou pequenos povoados indígenas. Locais com realidades diferentes, mas com a mesma necessidade: preparar cidadãos capazes de construir uma sociedade melhor. Fazemos parte de uma grande rede e por meio dela queremos ajudar a mudar realidades. estamos atentos também à necessidade de promover o debate sobre o setor, por isso investimos na realização de eventos que aproximam os grandes pensadores da educação dos professores que estão na sala de aula, dos gestores públicos e privados e dos legisladores.em 2013 também demos um importante passo: a realização de pesquisas sobre temas fundamentais para o setor, como o processo de aprendizagem. assim, ganhamos todos: Positivo e sociedade.”

Lucas guimarães, vice-presidente do Positivo

o Positivo desenvolve soluções que colaboram para o alcance do sucesso escolar.

o maior compromisso é com a etapa final do processo: a aprendizagem. a aproximação entre a educação e a ciência embasa a produção das empresas e unidades educacionais em evidências científicas, estudos e análises técnicas. além de auxiliar as próprias unidades de negócio do Positivo e co-laborar para que os materiais didáticos produzidos estejam dentro do mais alto padrão de excelência, as pesquisas são relevantes também para gerar conhecimento e construção coletiva de soluções.

em 2013, um importante movimento foi feito nesse sentido. Um projeto realizado em conjunto pelo instituto Positivo e a editora Positivo analisou aspectos que interferem na apren-dizagem. a pesquisa “Fatores que influenciam o desempenho escolar: o que os alunos dizem?” foi realizada entre os meses de março e junho. Foram ouvidos alunos do primeiro ano do ensino Médio de quatro escolas conveniadas ao sistema Po-sitivo de ensino (sPe). os estudantes foram posicionados em três faixas de desempenho individual (avançado, proficiente e básico), conforme os resultados da aplicação do hábile – sistema de avaliação Positivo.

o relacionamento do aluno com a família, a abordagem pedagógica utilizada pelos professores e a rotina de estudos e lazer foram alguns dos fatores identificados no estudo como fortes influenciadores do desempenho escolar. os resulta-dos foram apresentados no salaMundo 2013, como forma de promover o conhecimento, inspirar e instrumentalizar pro-fessores, gestores e líderes na área da educação (para saber mais acesse o site do instituto Positivo e faça o download da publicação sobre a pesquisa – www.institutopositivo.org.br).

40 | GRUPO POSITIVO

Ao lado da comunidadePara concretizar o aprendizado dos acadêmicos e aproximá--los da comunidade, uma série de serviços gratuitos é ofere-cida por alunos de graduação, Pós-graduação e extensão da Universidade Positivo. Por meio da iniciativa, milhares de pessoas têm acesso, mensalmente, a consultas nutricionais e atendimento odontológico, fisioterapêutico, psicológico e jurídico. na Clínica de odontologia, por exemplo, uma mé-dia de 3,5 mil pacientes são atendidos a cada mês; na Clínica de Fisioterapia, são cerca de 720 atendimentos mensais; já o Centro esportivo da Universidade Positivo recebe cerca de 800 pessoas por dia, entre alunos, ex-alunos, colaboradores e membros da comunidade. entre as iniciativas propostas estão atividades direcionadas à terceira idade, treinamen-tos de ginástica para crianças e atividades inclusivas para pessoas com deficiências.

Fruto de uma parceria entre a Universidade Positivo e o instituto Positivo, o Programa UP na Comunidade apoia projetos de extensão Comunitária e que contribuem para o desenvolvimento de comunidades e organizações sociais de Curitiba e região. Para a comunidade, promove informa-ção, saúde, bem-estar e oportunidades de geração de renda; para os estudantes universitários, proporciona o desenvol-

vimento da liderança e a ampliação da compreensão dos aspectos sociais de sua futura atividade profissional. em 2012 e 2013, mais de 500 pessoas foram beneficiadas por projetos viabilizados no âmbito do programa.

outra iniciativa de destaque em 2013 foi a seleção da Uni-versidade, pelo segundo ano consecutivo, para participar do Projeto rondon, iniciativa de integração social do governo federal que prevê ações em municípios do interior do País com baixo Índice de desenvolvimento Humano (idH) ou áreas isoladas do território nacional.

Para os universitários que viajam pelo Brasil conhecendo novas realidades e transformando o conhecimento acadê-mico em ações em benefício das comunidades, o projeto oferece uma oportunidade única. na primeira operação do ano, promovida no início de 2013, a equipe de alunos e professores da instituição realizou mais de 1,5 mil atendi-mentos na cidade de Carmópolis (se). na segunda, em julho, foram atendidas mais de 3,4 mil pessoas da comunidade de Centro novo do Maranhão (Ma), município com o quinto pior idH do Brasil. ali, os dois professores e oito estudantes da equipe da Universidade Positivo realizaram uma feira de profissões e oficinas de reanimação cardíaca.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 41

Pré-vestibular ao alcance de todosUma parceria estabelecida entre a ong Formação solidária, o Curso Positi-vo e o instituto Positivo irá ampliar em mais de 50% o alcance do Cursinho solidário, projeto de formação de vestibulandos de famílias de baixa renda.

Prestes a fechar as portas por falta de salas de aula, o Cursinho ganhou sede nova. Com a cessão da infraestrutura necessária, o Curso Positivo passará a sediar as aulas preparatórias para o vestibular, oferecidas de forma gratuita aos estudantes. Com a garantia de disponibilidade das salas de aulas, a partir de 2014, 363 jovens poderão ser beneficiados pela iniciativa. alguns dos conteúdos do curso são ministrados pelos próprios professores do Positivo, que atuam como voluntários.

desde o início do projeto, em 2002, o Cursinho solidário já recebeu 1,4 mil alunos, dos quais 750 concluíram o curso. no total, 233 estudantes con-quistaram vagas em universidades federais e 197 obtiveram bolsas do Pro-grama Universidade para todos (Prouni). em 2014, 67 estudantes do curso venceram a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná.

Reconhecimentoo Centro de inclusão (Ci) da Universidade Positivo conquistou o primeiro lugar no Prêmio nacional de gestão educacional, na categoria gestão acadêmica. o reco-nhecimento somou-se ao primeiro lugar no Prêmio ser Humano Luiz Hamilton Ber-ton 2013, na categoria gestão de Pessoas. o Ci realiza atividades que incluem atendi-mentos pedagógicos individuais, oficinas de português para pessoas com deficiência auditiva, cursos de Língua Brasileira de si-nais (Libras) para funcionários, orientação de professores e coordenadores e palestras.

42 | GRUPO POSITIVO

Qualidade Que iMPulsiona o conheciMentoo maior desafio das escolas está na qualidade. o Positivo

está ciente de que não basta ensinar, é preciso aprimo-rar as instituições de ensino e promover a aprendizagem dos alunos. dessa forma, será possível consolidar o desen-volvimento do País.

nesse sentido, um dos principais instrumentos utiliza-dos pelo Positivo são os produtos e serviços educacionais. Por meio de uma estrutura editorial de referência, a edito-ra Positivo hoje imprime seu padrão de qualidade a dois sistemas de ensino, soluções educacionais, diversas obras didáticas e paradidáticas, livros de literatura e uma linha de dicionários. o ensino exige inovação, pesquisa e que os professores tenham diferentes estratégias de abordagem dos conteúdos. Por isso, a empresa está atenta às novas práticas, sem deixar de lado métodos consolidados e que geram bons resultados para o desempenho escolar. Com-binando o novo e o tradicional, o Positivo contribui para que as escolas conveniadas tenham sucesso.

a tecnologia, quando bem empregada, torna-se uma fer-ramenta capaz de agregar qualidade ao processo educativo. o Positivo incentiva o uso crescente das mídias digitais, que dialogam com a mídia impressa e garantem maior in-teratividade à dinâmica da aprendizagem. essa interação é resultado do trabalho conjunto da editora Positivo e da Positivo informática tecnologia educacional – onde uma equipe multidisciplinar transforma tecnologia aplicada à

educação em ferramenta de ponta para o processo de en-sino e aprendizagem (saiba mais no capítulo tecnologia e inovação, na página 46).

entre as soluções disponíveis estão os portais com con-teúdo destinado a professores e alunos, livros em versão digital e mesas educacionais (equipamentos interativos que auxiliam o ensino-aprendizagem). além de enriquecer o trabalho em sala de aula, produtos como esses tornam possível a inclusão digital tanto de professores quanto de alunos.

outra iniciativa de inclusão digital de destaque foi a cria-ção, em 2013, do Programa Conecta Positivo. Conduzido pela editora Positivo, o programa define métodos de segurança da informação, questões de infraestrutura e uso da inter-net com identificação. essas diretrizes têm como base as recomendações do instituto i.start, organização especiali-zada em direito digital que tem como missão orientar os educadores sobre o uso eficiente e seguro da internet. em março de 2014, oito escolas conveniadas ao sistema Positivo de ensino que participaram do projeto-piloto da iniciativa receberam o “selo de Certificação de escola segura”. Hoje, o Conecta Positivo é disponibilizado para todas as escolas conveniadas.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 43

Formação de Professoreso Positivo acredita no poder das pessoas em transformar a educação. investe de forma permanente no aprimoramento de professores e entende que tão importante quanto um bom planejamento de ensino é a capacitação do profissio-nal que fará uso dele. essa é a maneira pela qual o Positivo procura reduzir as desigualdades e deficiências na forma-ção dos professores.

desenvolvida pela Positivo informática tecnologia edu-cacional, a rede do educador é outra iniciativa significa-tiva de formação oferecida pelo Positivo para as escolas particulares e públicas, mesmo as que ainda não são parceiras. o am-biente virtual de apren-dizagem oferece cursos de educação à distância (ead) para educadores de escolas que fazem parte dos projetos de formação continuada à distância em todo o Brasil. tecnologias na educação, interação e Linguagem Lúdica e Professor gestor foram alguns dos temas propostos no segundo semestre de 2013, quando foram registradas mais de 3,1 mil inscrições.

a capacitação dos educadores das escolas conveniadas é realizada por profissionais do Centro de Formação da editora Positivo de forma presencial. são professores com-partilhando experiências e conhecimento com outros pro-fessores – profissionais que conhecem os desafios da sala de aula e compartilham com seus colegas de escolas em todo o Brasil a experiência adquirida pelo Positivo durante décadas (saiba mais em Nossos Parceiros, na página 30).

a formação continuada do corpo docente também é a base da qualidade das unidades educacionais próprias do Positivo. entre as principais iniciativas está o Positivação, que promove palestras e prepara os professores do Colé-gio Positivo para o início do período letivo (fevereiro e ju-lho). em 2013, mais de 350 professores participaram dos 11 dias de atividades, que tiveram como tema Conexões e Sustentabilidade. outra ação é o Programa de desenvolvi-mento integral do Professor (PdPi), por meio do qual são realizados encontros bimestrais com foco em capacitação.

essas reuniões são acom-panhadas por profissio-nais da editora Positivo e da Positivo informática tecnologia educacional, os quais compartilham conhecimento e experi-ências.

na Universidade Posi-tivo, o início do período letivo (fevereiro e julho) é marcado pela reali-zação do Planejamento

Pedagógico da UP (PPU). na edição de janeiro de 2013, fo-ram abordados temas como o uso do Portal Universitário, a elaboração de planos de ensino e a utilização de redes sociais e outras tecnologias na educação. a capacitação durou cinco dias e teve entre os palestrantes convidados educadores reconhecidos internacionalmente.

A Positivo Informática Tecnologia Educacional, por meio do seu trabalho

de formação presencial e formação de educadores, promoveu cerca de 1

milhão de horas de apoio pedagógico e 150 mil horas de treinamentos para 48 mil professores em 2013 .

44 | GRUPO POSITIVO

Indicadores oficiais refletem os resultadosUm indicativo do compromisso do Positivo com a quali-dade são os resultados obtidos pelos alunos em avaliações realizadas pelo Ministério da educação e Cultura (MeC), como o exame nacional do ensino Médio (enem) e o exame nacional de desempenho dos estudantes (enade). em 2013, pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Positivo foi reconhecida pelo MeC como a melhor universidade privada do Paraná e uma das 10 melhores universidades privadas do País. dois cursos da instituição e três do Centro tecnológico Positivo foram destaque no enade 2012, que teve seus resul-tados divulgados em outubro de 2013. o curso de Psicologia, avaliado com o conceito máximo (5), consolidou-se como o melhor do Paraná e o segundo melhor do Brasil, entre as instituições públicas e particulares. entre as universidades privadas, foi considerado o melhor do País.

Com o conceito 4, o curso de economia também conquis-tou a melhor colocação no Paraná na classificação geral e, entre as instituições particulares, foi reconhecido como o melhor do sul e o nono melhor do Brasil.

no Centro tecnológico Positivo, avaliados com o conceito 4, o curso de Marketing conquistou a posição de melhor do Paraná entre as instituições privadas, e o de gestão Comer-cial, o melhor de Curitiba. o curso de Processos gerenciais também foi destaque, obtendo o título de melhor de Curi-tiba entre as instituições particulares de ensino.

Em 2013, pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Positivo

foi reconhecida pelo MEC como a melhor universidade privada do Paraná e uma das 10 melhores universidades privadas do País.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 45

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO46 | GRUPO POSITIVO

atuação eMPreendedora

a incorporação da tecnologia como ferramenta para apri-morar o processo de ensino, aprendizagem e compar-

tilhamento de conhecimentos é um dos pontos em que a sinergia entre as empresas do Positivo mais se evidencia. desenvolvido pela Positivo informática tecnologia edu-cacional, o Portal educacional mantido pelo Positivo fun-ciona como uma sala de aula on-line que aplica todas as vantagens das redes sociais no dia a dia da comunidade

escolar, em um ambiente virtual seguro e colaborativo. o ambiente permite aos alunos pesquisar, tirar dúvidas com os professores, acessar conteúdos de referência e fazer ta-refas com os colegas. Já os professores podem criar blogs, transformando-os em ferramenta pedagógica, e também propor avaliações customizadas a partir de mais de 60 mil questões oferecidas em um banco de dados. Por meio de uma Central de Projetos, o Portal educacional permite a troca de informações entre turmas que utilizam – de forma compartilhada – a ferramenta em todo o País, em ativida-des como oficinas de textos, mostras virtuais, olimpíadas de matemática, simulados do enem e outros concursos.

O Portal Educacional mantido pelo Positivo funciona como

uma sala de aula on-line.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 47

Inovação permeia forma e conteúdoa partir do princípio de que a tecnologia é um recurso válido quando é realmente capaz de trazer ganhos ao contexto escolar, o Positivo vem investindo também no desenvolvimento de livros digitais. em 2013, o livro Mundo Digital Ciências, da editora Positivo, conquistou o 3º lugar no Prêmio abed/adobe de Conteúdos educacionais interativos para tablets. em 2014, a coleção começou a ser utilizada pelos alunos de 6º ano do Colégio Positivo internacional, agregando recursos como ani-mações, simuladores, vídeos e infográficos aos conteúdos abordados pelos livros didáticos impressos. no mesmo ano, o Positivo deu início também à comercialização do Livro Digital, que integra a nova Coleção do ensino Fundamental ii, lançada para alunos do 6º ao 9º ano das escolas da rede pública usuárias do aprende Brasil.

o ano de 2013 marcou também o lançamento, pela Positivo infor-mática tecnologia educacional, da Linha aprimora, de aplicativos edu-cacionais multiplataforma. Baseados no conceito da aprendizagem adaptativa, os aplicativos permitem adaptar o conteúdo à capacidade de compreensão e retenção do aluno, de forma customizada. Com pro-dutos para o ensino Fundamental, o ensino Médio e soluções específicas para a Produção de textos, a aprimora já é utilizada em todo o Brasil.

em linha com as mudanças sociais que vêm transformando o País, outros dois produtos lançados pela editora Positivo criam novos cami-nhos para adaptar o processo educativo às novas necessidades de pais e alunos. Por meio da solução educacional tempo integral, o Positivo propõe um produto inédito, que permite às escolas adaptarem-se à jornada ampliada, em consonância com as diretrizes do Ministério da educação. Livros, jogos e aplicativos digitais compõem o material dispo-nibilizado, a ser usado por alunos e professores no contraturno escolar, com quatro opções modulares que se ajustam à carga horária definida pela própria escola. em 2013, em um projeto-piloto desenvolvido ao longo do segundo semestre letivo, 510 alunos e 42 professores da escola Municipal de ensino Fundamental Prof. José antônio Flygare telles, na cidade de Castro (Pr), utilizaram a solução.

48 | GRUPO POSITIVO

Pesquisa & Desenvolvimento (P&D)o Centro de inovação da Positivo informática, do qual fazem parte mais de 100 pesquisadores, é responsável por desenvolver produtos, serviços e soluções inovadoras. no início do ano, a empresa também estimu-lou o ambiente voltado à inovação, incentivando que todo o público interno – independentemente da área de atuação ou cargo – compar-tilhasse sugestões. o Programa Mais ideias teve a participação de 419 colaboradores ao longo dos dois meses em que foi promovido. das 242 ideias inscritas, 68 foram selecionadas e oito originaram projetos, já em execução pela companhia.

na Universidade Positivo, um orçamento anual destinado a P&d prioriza a criação de produtos inovadores e que atendam a necessidades concretas da sociedade. Um dos exemplos desse trabalho foi o protocolo de intenções firmado com a nutrilatina. Juntas, a Universidade Posi-tivo e a empresa irão desenvolver um polo internacional de pesquisas científicas no segmento de suplementação alimentar.

na graduação, o Programa de iniciação Científica fomenta entre os estudantes a prática da pesquisa, a produção intelectual e o desenvolvi-mento de novas soluções em diversas áreas do conhecimento humano.

a start UP – incubadora de Projetos e empresas da Universidade Posi-tivo, é outra iniciativa que pavimenta o caminho entre o conhecimento acadêmico e sua aplicação no mercado. em 2013, a start UP graduou duas empresas, sendo uma de design e outra de bebidas especiais. desde 2008, quando a incubadora teve início, já foram lançadas 10 empresas.

Em 2013, a Positivo Informática investiu R$ 46 milhões em P&D.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 49

mEIO AmBIENTE50 | GRUPO POSITIVO

gestão de iMPactos aMBientais

o Positivo tem entre seus compromissos a gestão dos impactos ambientais gerados por suas operações e

atividades. entre os aspectos prioritários está a redução do consumo de energia e água, o gerenciamento dos resí-duos sólidos e o monitoramento das emissões atmosféricas. outro tema de relevância é a redução do uso de matéria-

-prima nociva ao ser humano e ao meio ambiente. devido à natureza das suas operações, os principais impactos am-bientais são gerados pelas indústrias – Posigraf e Positivo informática. a maturidade da gestão ambiental nesses negócios serve de parâmetro para todo o Positivo.

em 2013, a implantação do sistema de gestão ambiental (sga) foi finalizada com a certificação iso 14001 na admi-nistração Central e em nove unidades educacionais: Colégio Positivo – Ângelo sampaio, Colégio Positivo Júnior, Colégio Positivo – Jardim ambiental, Colégio Positivo internacional, Curso Positivo – Centro, Curso Positivo – Batel, Centro tec-nológico Positivo – unidade ecoville, Centro tecnológico Po-sitivo – unidade Batel e Universidade Positivo. o objetivo é melhorar continuamente a gestão das práticas, processos e

Além de gerenciar seus impactos e buscar maneiras para mitigá-los,

as unidades educacionais passaram a envolver professores e alunos.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 51

Aprender pelo exemploUm valor básico do Positivo é trabalhar a educação pelo exemplo e voltada para a formação ética dos alunos. esse posicionamento está alinhado com a missão, que orienta na formação de seres humanos capazes de construir um mundo melhor. Um exemplo foi a inclusão de temas relacionados ao sistema de gestão ambiental, ainda de forma pontual, dentro de sala de aula das escolas próprias do Positivo. no ensino Médio, os alunos produziram projetos para a feira científica com temas relativos ao sga e levantaram ações que podem ser desen-volvidas dentro do colégio. o Colégio Positivo internacional também tem inserido no currículo atividades que apresentam como fio condutor questões sobre susten-tabilidade. em seu primeiro ano de funcionamento, a escola – constru-ída de acordo com os padrões Leadership in energy and environmen-tal design (Leed) e iso 14001 – realizou diferentes ações. Para 2014 o objetivo é ampliar a inserção desse assunto de forma transversal nas disciplinas das escolas próprias. a proposta, comum a todos os níveis, foi sensibilizar os alunos para as questões ambientais, capacitando-os como cidadãos para a participação individual e coletiva em questões relacionadas ao tema.

serviços ambientais realizados, envolvendo cola-boradores, fornecedores e prestadores de serviço.

além de gerenciar seus impactos e buscar maneiras para mitigá-los, as unidades educacio-nais passaram a envolver professores e alunos de forma diferenciada na discussão sobre o meio ambiente. assim, o Positivo busca influenciar não apenas a rotina dos estudantes com a adequação do sga, mas também ampliar o conhecimento sobre o tema (saiba mais no quadro Aprender pelo exemplo). essas conquistas refletem o compro-misso com que o Positivo tem investido na gestão ambiental.

52 | GRUPO POSITIVO

Avanços nas indústriaso comprometimento da Posigraf – certificada pela iso 14001 desde o ano 2000 – com a gestão ambiental é evidenciado também por meio de selos como o Forest stewardship Council (FsC), que assegura o manejo florestal responsável das áreas florestais de origem da madeira usada na fabricação do papel; e PeFC/Cerflor, que atesta o acompanhamento de fornecedores de matéria-prima de origem controlada.

a Posigraf também passou a utilizar na impressão tintas desenvolvidas com base em uma nova tecnologia, que reduziu os impactos ambientais e gerou ganhos operacionais. Produzido a partir de óleos vegetais, o insumo permite a redução do uso de solventes de limpeza e a diminuição do uso de energia no processo de secagem. a nova tinta já é usada na impressão de todo o material didático produzido pelo Positivo. entre as iniciativas voltadas à redução do consumo de energia, a Posigraf deu início à implan-tação do projeto de iluminação com lâmpadas light-emitting diode (Led). em 2013, a iniciativa permitiu a modernização do sistema de iluminação em 40% dos pontos do Centro de distribuição, e 30% dos pontos do Centro de Produção.

na Positivo informática, o investimento foi concentrado na adequação de sua operação aos requisitos da Política nacional de resíduos sólidos. Por meio de um projeto-piloto, a empresa deu início ao recolhimento de todos os resíduos eletrônicos dentro das unidades do Positivo. em parceria com sua rede de assistência técnica, promove também um sistema de logís-tica reversa. os equipamentos da marca, vindos de todo o Brasil, são des-montados na fábrica em Curitiba (Pr) e as peças enviadas para empresas homologadas. a Positivo informática também é certificada pela iso 14001.

Conservação ambiental Localizada no município da Lapa, no interior do Paraná, a reserva Mata do Uru é uma reserva Par-ticular do Patrimônio natural (rPPn) que possui aproximadamente 130 hectares de mata nativa. em 2003, a Posigraf aderiu ao Programa desma-tamento evitado, desenvolvido pela sociedade de Pesquisa em Vida selvagem e educação ambiental (sPVs), tornando-se a primeira empresa a “adotar“ uma Floresta com araucária. em 2012, a iniciativa da Posigraf se tornou política pública no estado do Paraná. Hoje, essa parceria se estendeu e o grupo Positivo, por meio do instituto Positivo, viabiliza a conservação desta área de mata nativa, que possui em seus remanescentes florestais algumas espé-cies vegetais e animais que se enquadram na ca-tegoria ameaçados de extinção.

em 2013, uma trilha com 653 metros de exten-são, recebeu sinalização com informações sobre a dinâmica ecológica da área. a iniciativa permite que, além da pesquisa, a área possibilite também a promoção de ações educativas e de sensibilização sobre a importância da conservação ambiental.

entre outubro de 2012 e janeiro de 2014, o ins-tituto Positivo passou a estimular pesquisas e estudos na área. Um dos trabalhos permitiu a amostragem das 535 espécies florísticas, entre as quais uma raríssima, 20 raras e 13 ameaçadas de extinção; e 41 espécies de mamíferos de médio e grande porte na área – 10 das quais integrantes do Livro Vermelho da Fauna ameaçada no estado do Paraná. a iniciativa foi conduzida por uma bióloga, doutoranda do Programa de Pós-graduação em gestão ambiental da Universidade Positivo, em parceria com a equipe do Museu Botânico Muni-cipal de Curitiba (MBM).

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 53

deseMPenho aMBientalEnergia

o consumo de energia direta do Positivo au-mentou 46% no comparativo entre 2012 e 2013.

a principal oscilação no consumo aconteceu no educacional e foi resultado da inauguração de uma nova unidade, o Colégio Positivo in-ternacional e a ampliação da capacidade de uso do laboratório do curso de gastronomia da Universidade Positivo.

na Posigraf, o consumo de energia ficou es-tável em relação ao ano anterior. na Positivo informática, houve um aumento de consumo de energia de 4% em relação a 2012 devido ao grande volume de produção da fábrica de placas, que internalizou alguns processos de terceiros, o que gerou o aumento da destinação de materiais para coprocessamento.

2011 1.298.995,10 1

1.305.067,12 1

tOtaLGRÁFICaeduCaCIONaL INFORMÁtICa

Consumo de Energia Direta (GJ)

¹ o cálculo considera o consumo de óleo diesel, gás liquefeito de petróleo e gasolina. o consumo considera apenas a Universidade Positivo.² o cálculo considera o consumo de gás liquefeito de petróleo e de gás natural seco.³ o cálculo considera o consumo de gás liquefeito de petróleo e de biodiesel.

2013 2.162.636,771 1

2011 50.408,34 2

2012

2012

49.649,09 2

2013 48.036,83 2

2011 633.610,39 3

2012 537.581,56 3

2013 559.499,4 3

2011 1.983.013,83

2012 1.892.297,77

2013 2.770.173,00

54 | GRUPO POSITIVO

Águao consumo de água do Positivo reduziu 5% em 2013 no com-parativo com 2012. no educacional, o consumo de água cres-ceu devido ao aumento na quantidade de alunos em todas as unidades educacionais e também a alguns vazamentos pontuais que já foram corrigidos. Uma das ações para redu-zir esse consumo foi a implantação do sistema de gestão ambiental (sga) em todas as unidades educacionais, que em 2014 passarão a ter metas de redução do consumo vi-sando a ampliação do uso eficiente dos recursos naturais.

na Posigraf a redução no consumo de água foi 14% – o consumo de água subterrânea caiu 50%, enquanto o de água fornecida pela empresa de abastecimento aumentou na mesma proporção. em 2013 a meta era de 11 m³/milhões de giros, e o resultado foi de 10 m³/milhões de giros, aci-ma do esperado para o período. no próximo ciclo a meta é manter o consumo atual de água.

na Positivo informática, houve uma redução de 25% no comparativo com o ano anterior. esse resultado foi alcan-çado após reparos dos vazamentos subterrâneos na tubu-lação. Com o consumo normalizado, a meta para 2014 será realizar a manutenção preventiva e corretiva nas torneiras e sanitários e reduzir o consumo de água em 5% nesse pe-ríodo.

tOtaLGRÁFICaeduCaCIONaL INFORMÁtICa

¹ os dados de 2012 foram corrigidos neste relatório devido a um erro de cálculo ocorrido no relatório anterior.

2011 107.089

128.438 1

Consumo de Água (m3)

2013 141.136

2011 42.060

2012

2012

23.593

2013 20.238

2011 49.406

2012 79.685

2013 60.283

2011 198.555

2012 231.716

2013 221.657

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 55

Resíduosem 2013, do total de resíduos gerados pelo Positivo, 99% são considerados não perigosos e 1%, perigoso. no educacional, a implantação do sga aprimorou a gestão de resíduos e o seu monitoramento. a base de cálculo também mudou. em 2012 foi considerada apenas a geração de resíduos na Universidade Positi-vo. Já em 2013 foram somados também os dados das outras unidades educacionais e da administração Central. Quando mantida a mesma base de cálculo, a geração de resíduos em 2013 manteve-se estável.

na Posigraf, a quantidade de resíduos gerados manteve-se estável. do total, 98% foram destinados para reciclagem, reduzindo em 4% a quantidade de resíduos enviados para aterro sanitário no compa-rativo entre 2012 e 2013. esse resultado foi alcançado por meio de diversas ações – entre elas, a sensibiliza-ção dos colaboradores para fazer a disposição corre-ta dos resíduos sólidos e treinamentos focados para cada atividade.

Já a geração de resíduos perigosos caiu 14%. o resultado se deve à redução na geração de resíduos sólidos contaminados. a meta para 2013 era gerar 0,08 t/milhões de giros de resíduo sólido contami-nado. o resultado, no entanto, foi além do esperado e alcançou 0,067 t/milhões de giros. Para 2014 a meta é de 0,065 t/milhões de giros.

na Positivo informática, a variação da geração de resíduos ocorreu devido ao grande volume de pro-dução da fábrica de placas, que internalizou alguns processos de terceiros, o que gerou o aumento da des-tinação de materiais para coprocessamento. também deve ser considerada a troca periódica de uniforme dos funcionários.

¹ os resíduos não perigosos gerados são dispostos por empresa terceirizada contratada.

303,63

277,51

Total de resíduos não perigosos (t)1

1.146,62

13.891,12

15.051,64

15.319,00

8.417,90

13.718,00

20.744,71

22.612,65

29.047,15

37.210,33

2011

2013

2011

2012

2012

2013

2011

2012

2013

2011

2012

2013

tOtaLGRÁFICaeduCaCIONaL INFORMÁtICa

56 | GRUPO POSITIVO

¹ as atividades desenvolvidas pela Positivo informática não geram resíduos perigosos. as peças e os equipamentos eletroeletrônicos gerados e não utilizados têm sido classificados como resíduos não perigosos, de acordo com o entendimento da associação Brasileira da indústria elétrica e eletrônica (abinee) e por negociações que a empresa tem realizado nos estados, no âmbito da Política nacional de resíduos sólidos (Pnrs).

15,21

15,60

Total de resíduos perigosos (t)1

46,84

216,49

242,20

211,76

13.718,00

231,70

257,80

258,60

2011

2013

2011

2012

2012

2013

2011

2012

2013

tOtaLGRÁFICaeduCaCIONaL

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 57

Emissões de GEEas recomendações do greenhouse gas Proto-col (gHg) servem de base para o inventário de carbono realizado pela Posigraf. a prática, ado-tada desde 2007, permite à empresa monitorar suas emissões.

a empresa compensa suas emissões por meio da conservação da reserva Mata do Uru, área com florestas nativas de araucárias; e o Programa Carbono Zero, que permite aos clien-tes compensar as emissões de Co2 geradas na impressão de seus materiais e divulgar essa iniciativa estampando nos impressos o selo Carbono Zero.

a Positivo informática e o educacional não realizam inventário de gases de efeito estufa.

os gases causadores do efeito estufa emiti-dos aumentaram entre os anos de 2012 e 2013 devido à alteração no fator de emissão, defi-nido com base na matriz energética nacional e disponibilizado pelo Ministério da Ciência e tecnologia. Caso fosse considerado o fator de emissão de 2012 no cálculo atual, o volume permaneceria estável (5632,35 t de Co2eq).

nd – não disponível1 o educacional e a informática consideram apenas as emissões relativas ao consumo de eletricidade (emissão direta).2 Foi utilizado como referência o inventário de gee, com exceção dos números de alguns fatores de emissão (ener-gia elétrica). Houve acréscimo no quantitativo de gases causadores do efeito estufa.

ND

611,66 1

824,10 1

3.575,96 2

4.422,00 2

4.848,71 2

643,91 1

892,36 1

3.575,96

5.677,57

6.565,17

ND

Emissões diretas de GEE (t de CO2 eq)

2011

2013

2011

2012

2012

2013

2011

2012

2013

2011

2012

2013

tOtaLGRÁFICaeduCaCIONaL INFORMÁtICa

58 | GRUPO POSITIVO

Investimentosem 2013, 57% dos recursos investidos foram direcionados a ações de caráter preventivo, tais como certificações ambien-tais, treinamento dos colaboradores, pesquisa e desenvolvi-mento. o restante, 42%, foi destinado a ações que envolvem a mitigação de impactos, como a disposição correta dos re-síduos gerados nas empresas e nas unidades educacionais.

informações detalhadas sobre o desempenho ambiental no anexo, na página 82.

987.161,95

847.966,15

eduCaCIONaLINFORMÁtICa GRÁFICa

Investimentos em meio ambiente 2013 (R$)

por setor de atuação

por tipo

636.008,64

1.049.028,77 (42%)

1.422.107,97 (57%)

GestÃO de ResÍduOs PReVeNÇÃO e OutRas aÇÕes de GestÃO aMBIeNtaL

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 59

INVESTImENTO SOCIAL PRIVADO60 | GRUPO POSITIVO

instituto Positivo

o investimento na educação, como premissa básica para desenvolvimento do País, é um ideal compartilhado

entre as várias empresas do Positivo e o principal norte-ador das ações conduzidas pelo instituto Positivo (iP). o planejamento do investimento social privado é realizado de forma a contemplar iniciativas relacionadas a três linhas estratégicas: mobilização social, meio ambiente e educa-ção – sendo esta última o principal foco das iniciativas. em 2013, o recurso de investimento social privado do Positivo somou r$ 1.626.788,76.

os projetos desenvolvidos na área da educação visam ao engajamento de alunos e ao apoio às escolas convenia-das e às demais unidades do Positivo na execução de ini-ciativas sociais. essas ações são voltadas a duas frentes: o investimento em talentos – como forma de potencializar a educação como ferramenta de transformação social – e o fortalecimento da sociedade na esfera civil por meio da soma de esforços das escolas conveniadas, das escolas plu-gadas e de organizações do terceiro setor.

além de gerir os projetos de investimento social Priva-do, o instituto também é responsável pela gestão estra-tégica das ações de responsabilidade social empresarial, contribuindo para a tomada de decisões da alta liderança e apoiando as diversas empresas e unidades educacionais do Positivo.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 61

Avanços nos programas

Destaques 2013Conheça as principais ações desenvolvidas durante o ano.

- realização do evento internacional salaMundo 2013, importante espaço de debate sobre a educação;

- desenvolvimento da pesquisa “Fatores que influenciam o desempenho escolar: o que os alunos dizem?”;

- realização do piloto do Programa além dos Muros, que apoia escolas parceiras no desenvolvimento de projetos sociais voltados a comunidades espalhadas em várias regiões do Brasil;

- o Programa talentos Positivo selecionou de forma rigorosa 18 alunos da rede pública estadual de Curitiba (Pr) para receberem bolsas de estudo de 100% do valor da mensalidade no ensino Médio do Colégio Positivo. os estudantes e seus familiares também participaram de encontros de desenvolvimento pessoal e familiar;

- 104 organizações sociais beneficiadas pelo Programa Positivo de Voluntariado;

- 18 projetos sociais voltados à educação e desenvolvidos por colaboradores voluntários foram apoiados e viabilizados pelo instituto Positivo;

- 71 colaboradores voluntários participaram de formação para se tornarem contadores de histórias voluntários em organizações sociais de Curitiba.

saiba mais sobre essas ações do instituto Positivo em www.institutopositivo.org.br.

em fase-piloto em 2013, o Programa além dos Muros vira o ano com a metodologia consolidada e novas metas traçadas. o objetivo da iniciativa é fomentar o envolvimento da escola com seu entorno, engajando partes interessadas em prol da comunidade. em 2014, mais 14 escolas conveniadas ao sistema Positivo de ensino e plugadas ao Portal educacional receberão apoio técnico e financeiro. a seleção foi feita a partir de um edital lançado no fim do exercício anterior e é resultado de uma parceria entre o instituto Positivo, a editora Positivo e a divisão de tecnologia educacional da Positivo informática.

no primeiro ano de implantação, cinco escolas participa-ram do programa nos municípios de Ponta grossa e Marin-gá, no Paraná, e Pirapora, Patos de Minas e araxá, em Minas gerais. o trabalho permitiu a elaboração de um diagnóstico da realidade local, servindo como base para mobilizar pro-fessores e alunos na criação de uma rede de cooperação e desenvolvimento da cidadania.

da parceria firmada entre o instituto Positivo e as unidades do Colégio Positivo resultou outra iniciativa que apresentou

62 | GRUPO POSITIVO

Um convite à açãoComo gestor do Programa Positivo de Voluntariado, o insti-tuto Positivo mobiliza as pessoas para um objetivo comum: a transformação social. além do foco em ações voltadas à educação, outro eixo que norteia a atuação do iP é a promo-ção do voluntariado como ação transformadora, que promove mudanças reais e conhecimento, fomentando o protagonismo entre indivíduos e organizações.

a iniciativa funciona por meio de Comitês de Voluntariado, criados em cada uma das unidades do Positivo. o objetivo é fomentar e viabilizar projetos dos próprios colaboradores. dentre as iniciativas do próprio iP destaca-se o Programa de Contação de Histórias. o investimento traduz o interesse do instituto Positivo em promover ações relacionadas ao incen-tivo à leitura.

o Programa Positivo de Voluntariado já beneficiou 104 or-ganizações sociais.

avanços em 2013. o Programa talentos Positivo oferece bol-sas gratuitas para cursar o ensino Médio no Colégio Positi-vo, promovendo oportunidades de inclusão social por meio do acesso a novas tecnologias e do ensino de qualidade. são elegíveis alunos de escolas da rede pública de famí-lias de baixa renda, com bom desempenho escolar e que apresentem características como dedicação, resiliência e apreço pelos estudos.

após um processo de seleção criterioso, com seis fases eliminatórias abrangendo da análise documental a testes de capacidade de aprendizagem e visitas domiciliares, es-ses estudantes foram contemplados com as bolsas, e suas famílias, integradas a um programa de acompanhamento e de desenvolvimento humano que faz parte da iniciativa. em 2013, a média geral dos alunos participantes do Progra-ma talento Positivo foi 8,0.

a proposta é que a iniciativa seja ampliada, passando a atender também alunos de escolas conveniadas e plugadas em diversos estados brasileiros.

RESERVAMAtA do URU

A adoção da área, no município da Lapa (PR), é a principal frente de atuação do Instituto Positivo em

relação ao meio ambiente.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 63

SOBRE O RELATÓRIO64 | GRUPO POSITIVO

conteúdo gri

o relatório de sustentabilidade do Positivo tem a fina-lidade de prestar contas aos públicos com os quais a

empresa se relaciona e serve como ferramenta de gestão da sustentabilidade. esta segunda edição segue a metodo-logia da global reporting initiative (gri). de acordo com os parâmetros estabelecidos pela g4 para a opção essencial, contempla 35 itens de conteúdo geral (informações sobre estratégia e análise, perfil organizacional, aspectos mate-riais identificados e limites, engajamento de stakeholders, perfil do relatório, governança e ética e integridade). Fo-ram reportados também 17 indicadores de desempenho econômico, social e ambiental, além das formas de gestão dos aspectos materiais. o conteúdo é referente ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013 e abrange os seguintes segmentos de negócios:

• edUCaCionaL: administração Central do Positivo¹, instituto Positivo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Universidade Positivo, Centro tecnológico Positivo, editora Positivo e eFeX²;

•grÁFiCa: Posigraf;• inForMÁtiCa: Fábricas da Positivo informática no Brasil

(os indicadores não contemplam a unidade argentina) e tecnologia educacional (te).

¹ a administração Central do Positivo é responsável por fornecer serviços às unidades e promover a integração entre todas as empresas do Positivo. ² responsável pela administração do Centro de eventos expo Unimed Curitiba, do expo renault Barigui, do teatro Positivo e do teatro Positivo Jardim ambiental.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 65

Processo de materialidade Para a construção da materialidade, o Positivo realizou um processo formal de identificação de impactos positivos e negativos nas dimen-sões econômica, social e ambiental. Com o apoio de uma consultoria externa, a organização procurou conhecer a visão interna do grupo e a visão da sociedade sobre a sua atuação. o processo também envol-veu a análise do instituto Positivo. este é um importante passo para o Positivo, um dos primeiros do setor de educação no Brasil a aplicar o conceito de materialidade para a definição do conteúdo do relatório e das diretrizes estratégicas de sustentabilidade.

o estudo percorreu cinco fases para determinar os temas de maior relevância:

a elaboração da visão interna teve como ponto de partida a realização de uma dinâmica realizada com 14 diretores e ge-rentes dos diferentes negócios do Positivo. Foram mapeados os principais públicos de relacionamento das empresas do grupo (colaboradores, alunos, pais, educadores, fornecedores, comunidade e governo) e os impactos gerados ou percebidos por eles. também foram realizadas entrevistas com quatro executivos – entre eles o presidente – e analisados documen-tos internos, políticas e diretrizes estratégicas.

o eixo externo incluiu a avaliação de estudos setoriais e a análise das estratégias de sustentabilidade de outras or-ganizações. também foram entrevistados especialistas nos segmentos de atuação do Positivo. Para identificar os temas materiais na percepção dos públicos consultados, foi encami-nhado um questionário online a 25 públicos estratégicos. no total foram 487 participantes, entre colaboradores, clientes, alunos do ensino superior, pais de alunos do ensino Fun-damental e do ensino Médio, professores conveniados, re-presentantes das comunidades, fornecedores, assistências técnicas da Positivo informática, representantes da Posigraf, revendedores da Positivo informática, transportadoras da Positivo informática e representantes do governo.

• identificação: mapeamento dos públicos de interesse e análise de documentos setoriais e políticas internas para levantar impactos comuns aos setores de atuação do Positivo;

• Priorização: consulta aos públicos de interesse para a definição de temas relevantes. também foram feitas análises comparativas sobre a forma pela qual empresas dos setores comuns ao grupo atuam em relação à sustentabilidade;

•análise: consolidação e qualificação dos resultados obtidos;•Validação estratégica: aprovação da alta gestão sobre o processo se-

guido e os temas definidos;•avaliação: revisão do processo realizado com recomendações refe-

rentes a gestão, engajamento e relato (previsto para ocorrer após a divulgação do relatório).

66 | GRUPO POSITIVO

Temas prioritários os principais temas e preocupações levantados pelas partes interes-sadas resultaram em uma matriz de materialidade. na fase de valida-ção estratégica, a alta liderança considerou também como materiais os temas que ficaram muito próximos da linha de corte. alguns deles foram agrupados por tratarem de aspectos similares, resultando em uma lista de sete temas que irão orientar a gestão da sustentabilidade na empresa.

Para o curto prazo, foram selecionados três temas a serem tratados como prioridade. os critérios adotados foram: impacto econômico-fi-nanceiro, objetivos definidos, reputação e geração de vantagem com-petitiva.

o processo de materialidade orientou também a elaboração deste relatório e a definição do conteúdo a ser incluído na publicação. no planejamento da apuração, foram cruzados os dados da metodologia gri com o resultado do processo de materialidade e foram identificados os aspectos cobertos pela gri mais adequados ao monitoramento dos avanços em cada tema considerado material (veja a tabela). em 2014, a meta é construir um Plano estratégico de sustentabilidade para ser implementado a partir do próximo ano.

Veja abaixo todos os temas materiais (os marcados com o * são priori-tários), os impactos que os tornam relevantes, de que forma relacionam--se com a metodologia gri e públicos de relacionamento impactados.

TEMA MATERIAl   ASPECTOS GRI RElACIONADOS

PúBlICOS IMPACTADOS DENTRO DA

ORGANIzAçãO

PúBlICOS IMPACTADOS

FORA DA ORGANIzAçãO

INDICADORES RElACIONADOS

CAPíTUlO ABORDADO

EDUCAçãOContribuição para o desenvolvimento da sociedade e a melhoria da qualidade da educação por meio da inovação dos métodos de ensino e da formação crítica e humanista*

não foi identificado nenhum aspecto e indicador gri relacionado a este tema. as informações sobre a forma de gestão do tema e os resultados alcançados em 2013 estão disponíveis nos capítulos indicados nesta tabela.

colaboradoresprofessores

alunoscomunidadeacionistas

não há.

educação

tecnologia e inovação

Quem faz o Positivo (Comunidade escolar e nossos parceiros)

COlABORADORES investimento no desenvolvimento profissional e pessoal e na retenção de talentos*

emprego colaboradoresprofessores

acionistascomunidade La1

Quem faz o Positivo (Colaboradores e Comunidade escolar)

treinamento e educação colaboradoresprofessores

alunosclientescomunidadeacionistas

La9La10

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 67

ÉTICA relações institucionais e comerciais *

Corrupção colaboradores

alunospais de alunosassistências técnicas da Positivo informáticaclientesfornecedoresgovernoacionistasrepresentantes da Posigrafrevendedores da Positivo informáticacomunidade

so3so5

gestão e valores

Comportamento anticompetitivo colaboradores

clientesfornecedoresgovernoacionistasrepresentantes da Posigrafrevendedores da Positivo informática

so7

RETORNOS à SOCIEDADEUso da expertise em educação do Positivo para desenvolvimento de programas de investimento social privado em todo o País

impactos econômicos indiretos colaboradoresprofessores

poder públicoescolas parceirasacionistascomunidademeio ambiente

eC7

investimento social privado

TEMA MATERIAl   ASPECTOS GRI RElACIONADOS

PúBlICOS IMPACTADOS DENTRO DA

ORGANIzAçãO

PúBlICOS IMPACTADOS

FORA DA ORGANIzAçãO

INDICADORES RElACIONADOS

CAPíTUlO ABORDADO

68 | GRUPO POSITIVO

GESTãO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

energia colaboradoresprofessores

meio ambientecomunidadeacionistas

en3Meio ambiente

Água colaboradoresprofessores

meio ambientecomunidadeacionistas

en8

emissões colaboradoresprofessores

meio ambientecomunidadefornecedoresacionistas

en15en16

efluentes e resíduos colaboradoresprofessores

meio ambientecomunidadefornecedoresacionistas

en23

geral colaboradoresprofessores

meio ambientecomunidadefornecedoresacionistas

en31

ClIENTESsatisfação dos clientes em relação à qualidade de produtos e serviços

rotulagem de produtos e serviços colaboradoresprofessores

alunospais de alunosclientesfornecedoresacionistasrevendedores da Positivo informáticaassistências técnicas da Positivo informática

 Pr5

Quem faz o Positivo (Clientes)

FORNECEDORESdesenvolvimento e monitoramento

Práticas de compra colaboradores fornecedoresgoverno eC9 Quem faz o Positivo

(Fornecedores)

avaliação ambiental de fornecedores colaboradores fornecedores en33

avaliação de fornecedores em direitos humanos colaboradores fornecedores Hr10

avaliação de fornecedores em práticas trabalhistas colaboradores fornecedores La15

TEMA MATERIAl   ASPECTOS GRI RElACIONADOS

PúBlICOS IMPACTADOS DENTRO DA

ORGANIzAçãO

PúBlICOS IMPACTADOS

FORA DA ORGANIzAçãO

INDICADORES RElACIONADOS

CAPíTUlO ABORDADO

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 69

ASPECTO DESCRIçãO PÁGINA/RESPOSTA

ESTRATÉGIA E ANÁlISE g4-1 Mensagem do presidente 4

PERFIl ORGANIzACIONAl

g4-3 nome da organização 7

g4-4 Principais marcas, produtos e/ou serviços 9, 10, 11

g4-5 Localização da sede da organização 7

g4-6 Países onde estão as principais unidades de operação ou as mais relevantes para os aspectos da sustentabilidade do relatório

7,11 / Brasil e argentina.

g4-7 tipo e natureza jurídica da propriedade o Positivo é formado por empresas com capital fechado. apenas a Positivo informática tem capital aberto.

g4-8 Mercados em que a organização atua 7, 10, 11

g4-9 Porte da organização 7, 10, 11, 12

g4-10 Perfil dos empregados 23, 74

g4-11 Percentual de empregados cobertos por acordos de negociação coletiva 100%

g4-12 descrição da cadeia de fornecedores da organização 37

g4-13 Mudanças significativas em relação a porte, estrutura, participação acionária e cadeia de fornecedores

não houve mudanças significativas em 2013.

g4-14 descrição de como a organização adota a abordagem ou princípio da precaução

o Positivo não adota o princípio de precaução. no entanto, monitora e procura mitigar os principais riscos relacionados aos seus negócios.

g4-15 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente

a Universidade Positivo é signatária do PrMe (em inglês, Principles for responsible Management education), da onU.

g4-16 Participação em associações e organizações

associação Brasileira de editores de Livros escolares (abrelivros), União nacional dos dirigentes Municipais da educação (Undime), associação Brasileira da indústria elétrica e eletrônica (abinee) e associação Brasileira da indústria gráfica (abigraf).

índice remissivo GRI*Conteúdo Geral

70 | GRUPO POSITIVO

ASPECTOS MATERIAIS IDENTIFICADOS E lIMITES

g4-17 entidades incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas e entidades não cobertas pelo relatório

todos os negócios do Positivo (educacional, gráfica e informática) foram considerados no relatório.

g4-18 Processo de definição do conteúdo do relatório 66, 67

g4-19 Lista dos temas materiais 67

g4-20 Limite, dentro da organização, de cada aspecto material 67

g4-21 Limite, fora da organização, de cada aspecto material 67

g4-22 reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores as correções de dados estão indicadas claramente no texto.

g4-23 alterações significativas de escopo e limites de aspectos materiais em relação a relatórios anteriores

não houve.

ENGAJAMENTO DE STAKEHOlDERS

g4-24 Lista de grupos de stakeholders engajados pela organização 66

g4-25 Base usada para a identificação e seleção de stakeholders para engajamento 66

g4-26 abordagem para envolver os stakeholders 66

g4-27 Principais tópicos e preocupações levantadas durante o engajamento, por grupo de stakeholders 67

PERFIl DO RElATÓRIO

g4-28 Período coberto pelo relatório 2013

g4-29 data do relatório anterior mais recente 2012

g4-30 Ciclo de emissão de relatórios Bianual

g4-31 Contato para perguntas sobre o relatório ou seu conteúdo 5

GOVERNANçA g4-32 opção da aplicação das diretrizes e localização da tabela gri 65 / g4 essencial

g4-33 Política e prática atual relativa à busca para a verificação externa do relatório o relatório não foi submetido a verificação externa.

g4-34 estrutura de governança da organização 17

ÉTICA E INTEGRIDADE

g4-56 Valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização 18, 36

ASPECTO DESCRIçãO PÁGINA/RESPOSTA

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 71

Conteúdo EspecíficoASPECTO DESCRIçãO PÁGINA/RESPOSTA

IMPACTOS ECONÔMICOS INDIRETOS

g4-dMa Forma de gestão 61

g4-eC7 impacto de investimentos em infraestrutura oferecidos para benefício público 61

PRÁTICAS DE COMPRAS

g4-dMa Forma de gestão 36

g4-eC9 Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais 36

ENERGIA g4-dMa Forma de gestão 54

g4-en3 Consumo de energia dentro da organização 54

ÁGUA g4-dMa Forma de gestão 55

g4-en8 total de água retirada por fonte 55

BIODIVERSIDADE g4-dMa Forma de gestão na.

EMISSÕES g4-dMa Forma de gestão 58

g4-en15 emissões diretas de gases de efeito estufa 58

g4-en16 emissões indiretas de gases de efeito estufa provenientes da aquisição de energia 58

EFlUENTES E RESíDUOS

g4-dMa Forma de gestão 56

g4-en23 Peso total de resíduos, discriminado por tipo e método de disposição 56, 57

GERAl g4-dMa Forma de gestão 51

g4-en31 total de investimentos e gastos com proteção ambiental 59

AVAlIAçãO AMBIENTAl DE FORNECEDORES

g4-dMa Forma de gestão 36

g4-en33 impactos ambientais negativos significativos, reais e potenciais, na cadeia de fornecedores

36, 37

EMPREGO g4-dMa Forma de gestão

g4-La1 número total e taxas de novas contratações e rotatividade de empregados 24

72 | GRUPO POSITIVO

TREINAMENTO E EDUCAçãO

g4-dMa Forma de gestão 26

g4-La9 Média de horas de treinamento por ano 27, 79

g4-La10 Programas para gestão de competências e aprendizagem contínua 26

AVAlIAçãO DE FORNECEDORES EM DIREITOS HUMANOS

g4-dMa Forma de gestão 36, 37

g4-La15 impactos negativos significativos, reais e potenciais para práticas trabalhistas na cadeia de fornecedores

37

g4-Hr10 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relacionados a direitos humanos

20, 36, 37

COMBATE à CORRUPçãO

g4-dMa Forma de gestão 19

g4-so3 Unidades submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção 20

g4-so5 Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas

o Positivo não registrou nenhum caso de corrupção envolvendo seus colaboradores, fornecedores ou clientes em 2013.

CONCORRÊNCIA DESlEAl

g4-dMa Forma de gestão

g4-so7 número total de ações judiciais por concorrência desleal

o Positivo não sofreu nenhuma ação judicial por concorrência desleal em 2013.

ROTUlAGEM DE PRODUTOS E SERVIçOS

g4-dMa Forma de gestão 34

g4-Pr5 resultados de pesquisas medindo a satisfação do cliente 29 parcial, 35 parcial

ASPECTO DESCRIçãO PÁGINA/RESPOSTA

*o conteúdo gri não foi submetido a auditoria. também não foram omitidos indicadores.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 73

AnexoPerfil do Colaborador

POSITIVO 2012 2013

POR NíVEl FUNCIONAl H M H M

Conselho na na 5 0

diretoria 40 6 41 10

gerência 119 60 115 53

Chefia/coordenação 174 135 124 129

técnica/supervisão 132 74 138 74

administrativo 1.254 1.500 1.316 1.538

Professores 538 520 576 606

operacional 1.895 2.212 1.753 2.134

trainees 42 36 8 7

aprendizes 114 78 143 105

estagiários 34 26 57 68

SUBTOTAl 4.342 4.647 4.276 4.724

TOTAl 8.989 9.000

POSITIVO 2012 2013

POR TIPO DE EMPREGO H M H M

Jornada integral 3.747 4.102 3.585 4.038

Meio período 7 4 10 2

Horista 496 475 580 599

SUBTOTAl 4.250 4.581 4.175 4.639

TOTAl 8.831¹ 8.814²

POSITIVO 2012 2013

POR TIPO DE CONTRATO H M H M

tempo determinado 113 108 154 180

tempo indeterminado 4.137 4.473 4.021 4.459

SUBTOTAl 4.250 4.581 4.175 4.639

TOTAl 8.831¹ 8.814²

POSITIVO 2012 2013

POR REGIãO H M H M

sul 4.056 4.447 3.951 4.476

sudeste 41 40 53 56

Centro-oeste 0 0 0 0

nordeste 78 39 74 36

norte 75 55 97 71

SUBTOTAl 4.250 4.581 4.175 4.639

TOTAl 8.831¹ 8.814²

H – homem / M – mulherna – não se aplica

¹ em 2012, no levantamento de dados da Positivo informática foram considerados apenas cargos que constam em folha de pagamento. não estão incluídos aprendizes, estagiários e terceiros.² em 2013, foram considerados para a Positivo informática apenas os colaboradores e aprendizes da folha (CLt) no levantamento de dados sobre contratos por período, tipo de emprego e colaboradores por região.

74 | GRUPO POSITIVO

EDUCACIONAl 2012 2013

POR NíVEl FUNCIONAl H M H M

Conselho 0 0 0 0

diretoria 22 3 24 6

gerência 27 16 32 12

Chefia/coordenação 63 70 30 72

técnica/supervisão 23 33 28 41

administrativo 416 712 480 761

Professores 538 520 576 606

operacional 329 315 336 385

trainees 10 8 5 4

aprendizes 28 20 30 21

estagiários 21 17 45 58

SUBTOTAl 1.477 1.714 1.586 1.966

TOTAl 3191 3.552

EDUCACIONAl 2012 2013

POR TIPO DE EMPREGO  H M H M

Jornada integral 981 1.239 1.006 1.367

Meio período 0 0 0 0

Horista 496 475 580 599

SUBTOTAl 1.477 1.714 1.586 1.966

TOTAl 3191 3.552

EDUCACIONAl 2012 2013

POR TIPO DE CONTRATO H M H M

tempo determinado 79 82 118 150

tempo indeterminado 1.398 1.632 1.468 1.816

SUBTOTAl 1.477 1.714 1.586 1.966

TOTAl 3.191 3.552

EDUCACIONAl 2012 2013

POR REGIãO1 H M H M

sul 1.477 1.714 1.586 1.966

SUBTOTAl 1.477 1.714 1.586 1.966

TOTAl 3.191 3.552

H – homem / M –mulher1 não há colaboradores nas regiões sudeste, Centro-oeste, nordeste e norte.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 75

GRÁFICA 2012 2013

POR NíVEl FUNCIONAl H M H M

Conselho 0 0 0 0

diretoria 2 0 1 0

gerência 6 3 4 3

Chefia/coordenação 31 9 28 10

técnica/supervisão 21 4 21 3

administrativo 57 78 50 72

Professores 0 0 0 0

operacional 674 260 644 286

trainees 27 25 0 0

aprendizes 0 0 18 8

estagiários 0 0 4 2

SUBTOTAl 818 379 770 384

TOTAl 1.197 1.154

GRÁFICA 2012 2013

POR TIPO DE EMPREGO1

Jornada integral 818 376 770 384

Meio período 0 3 0 0

Horista 0 0 0 0

SUBTOTAl 818 376 770 384

TOTAl 1.197 1.154

GRÁFICA 2012 2013

POR TIPO DE CONTRATO

tempo determinado 27 25 18 7

tempo indeterminado 791 354 752 377

SUBTOTAl 818 376 770 384

TOTAl 1.197 1.154

POR REGIãO2

sul 818 379 770 381

sudeste 0 0 0 3

Centro-oeste 0 0 0 0

nordeste 0 0 0 0

norte 0 0 0 0

SUBTOTAl 818 379 770 384

TOTAl 1.197 1.154

H – homem / M – mulher1 não há colaboradores horistas nem em regime de meio período.2 não há colaboradores nas regiões sudeste, Centro-oeste, nordeste e norte.

76 | GRUPO POSITIVO

INFORMÁTICA 2012 2013

POR NíVEl FUNCIONAl H M H M

Conselho na na 5 0

diretoria 16 3 16 4

gerência 86 41 79 38

Chefia/coordenação 80 56 66 47

técnica/supervisão 88 37 89 30

administrativo 781 710 786 705

operacional 892 1.637 773 1.463

trainees 5 3 3 3

aprendizes1 86 58 95 76

estagiários1 13 9 8 8

SUBTOTAl 2.047 2.554 1.920 2.374

TOTAl 4.601 4.294

INFORMÁTICA 2012 2013

POR TIPO DE EMPREGO2        

Jornada integral 1.948 2.487 1.809 2.287

Meio período 7 1 10 2

Horista 0 0 0 0

SUBTOTAl 1.955 2.488 1.809 2.287

TOTAl 4.443 4.108

INFORMÁTICA 2012 2013

POR TIPO DE CONTRATO        

tempo determinado 7 1 18 23

tempo indeterminado 1.948 2.487 1.801 2.266

SUBTOTAl 1.955 2.488 1.801 2.289

TOTAl 4.4432 4.108

INFORMÁTICA 2012 2013

POR REGIãO        

sul 1.761 2.354 1.595 2.129

sudeste 41 40 53 53

Centro-oeste 0 0 0 0

nordeste 78 39 74 36

norte 75 55 97 71

SUBTOTAl 1.955 2.488 1.819 2.289

TOTAl 4.4432 4.108

na – não se aplica¹ dados corrigidos por melhoria no sistema de informações na Positivo informática.² dados corrigidos. em 2012 foram considerados apenas cargos que constam em folha de pagamento. não estão incluídos aprendizes da organização não governamental gerar e estagiários.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 77

Movimentação de pessoal e rotatividadeobs.: para o cálculo das taxas de rotatividade, foi considerada a fórmula n° desligamentos/total de colaboradores no período.

POSITIVO

DESlIGAMENTOS CONTRATAçÕES TAXA (%)

2012 2013 2012 2013 2012 2013

H M H M H M H M H M H M

POR FAIXA ETÁRIA

ATÉ 25 ANOS 557 336 537 537 753 676 702 722 5,00 5,20 5,97 5,97

DE 26 A 35 ANOS 630 641 660 813 608 877 570 749 7,50 6,60 7,33 9,03

DE 36 A 50 ANOS 305 312 340 427 283 417 283 427 3,70 3,20 3,78 4,74

ACIMA DE 50 ANOS 54 60 60 59 54 47 53 47 0,60 0,70 0,67 0,66

POR REGIãO 1

SUl  1.466  1.334  1.507  1.780 1.637 1.981 1.488 1.868 16,30 14,90  16,74  19,78

SUDESTE  15 13  31  26  15 18 41 38 0,20 0,20 0,34  0,29

NORDESTE  37 23  17  4  18 8 13 1 0,30 0,40 0,19  0,04 

NORTE  28 9  42  26  28 10 66 38 0,10 0,30  0,47  0,29

TOTAl1.546 1.349 1.597 1.836 1.698 2.017 1.608 1.945 16,90 15,80 17,74 20,40

2.895 3.433 3.715 3.553 32,70 38,14

H – homem / M – mulher1 não há colaboradores na região Centro-oeste.

78 | GRUPO POSITIVO

TreinamentoHORAS DE TREINAMENTO

POSITIVO 2012 2013

CATEGORIA COlABORADORES CARGA HORÁRIA

MÉDIA(H/COlABORADOR) COlABORADORES CARGA

HORÁRIAMÉDIA

(H/COlABORADOR)

PRESIDENTE E DIRETORES 46 430 9,35 51 366 7,18

GERENTES, COORDENADORES E SUPERVISORES 694 12.899 18,59 633 10.734 16,96

DEMAIS FUNCIONÁRIOS 8.249 167.621 20,32 8.516 520.180 61,08

TOTAl 8.989 180.950 20,13 9.200 531.280 57,75

HORAS DE TREINAMENTO INFORMÁTICA 2012 2013

CATEGORIA COlABORADORES CARGA HORÁRIA

MÉDIA(H/COlABORADOR) COlABORADORES CARGA

HORÁRIAMÉDIA

(H/COlABORADOR)

PRESIDENTE E DIRETORES 19 285 15  20 140 7

GERENTES, COORDENADORES E SUPERVISORES 388 12.421 32,2 349 8.112 23,02

DEMAIS FUNCIONÁRIOS 4.194 46.821 11,2 4.125 44.354 10,8

TOTAl 4.601 59.527 13,4 4.499 52.606 11,7 

HORAS DE TREINAMENTO EDUCACIONAl 2012 2013

CATEGORIA COlABORADORES CARGA HORÁRIA

MÉDIA(H/COlABORADOR) COlABORADORES CARGA

HORÁRIAMÉDIA

(H/COlABORADOR)

DIRETORES 25 145 5,8 30 226 7,5

GERENTES, COORDENADORES E SUPERVISORES 232 478 2,1 215 2.228 10,4

DEMAIS FUNCIONÁRIOS 2.934 86.414 29,5 3.307 456.994 138,2

TOTAl 3.191 87.037 27,3 3.552 459.448 129,3 

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 79

HORAS DE TREINAMENTO GRÁFICA 2012 2013

CATEGORIA COlABORADORES CARGA HORÁRIA

MÉDIA(H/COlABORADOR) COlABORADORES CARGA

HORÁRIAMÉDIA

(H/COlABORADOR)

PRESIDENTE E DIRETORES 2 0 0 1 0 0

GERENTES, COORDENADORES E SUPERVISORES 74 0 0 69 394 5,7

DEMAIS FUNCIONÁRIOS 1.121 34.386 31,1 1084 18.832 17,4

TOTAl 1.197 34.836 29,1 1.154 19.226 16,7 

Desempenho ambientalCONSUMO DE ÁGUA, POR FONTE (M³)

DIVISãO DE NEGÓCIOS 2011 2012 2013

EDUCACIONAl¹

Água subterrânea 53.227,00 65.253,002 59.159,00

empresa de abastecimento 53.862,00 63.185,002 81.977,00

TOTAl 107.089,00 128.438,002 141.136,00

GRÁFICA3

Água subterrânea 8.038,00 15.150,00 7.593,00

empresa de abastecimento 34.022,00 8.443,00 12.645,00

TOTAl 42.060,00 23.593,00 20.238,00

INFORMÁTICA

Água subterrânea 14.964,00 37.628,00 26.547,00

empresa de abastecimento 34.460,00 42.057,00 33.736,00

TOTAl 49.406,00 79.685,00 60.283,00

TOTAl GERAl 198.555,00 231.716,00 221.657,00

1 Unidades abrangidas na resposta do indicador: Universidade Positivo, expo Unimed, instituto Positivo, Centro tecnológico ecoville, Centro tecnológico CiC, Colégio Positivo (Júnior, Ângelo e ambiental), editora Positivo, Curso Positivo (Batel e Vicente) e administração Central. o cálculo foi realizado por meio da leitura direta dos hidrômetros da Companhia de saneamento do Paraná (sanepar).2 os dados de 2012 foram corrigidos neste relatório devido a um erro de cálculo ocorrido no relatório anterior.3 a gestão desses dados é feita comparando um indicador produtivo, utilizado para acompanhamento do consumo com base na produção mensal. o cálculo foi realizado por meio da leitura direta dos hidrômetros da Companhia de saneamento do Paraná (sanepar).

80 | GRUPO POSITIVO

TOTAl DE RESíDUOS NãO PERIGOSOS (T)

DIVISãO DE NEGÓCIOS 2011 2012 2013

EDUCACIONAl¹

reciclagem 68,74 64,4 657,00

aterro sanitário 234,89 213,11 489,62

TOTAl 303,63 277,51 1.146,62

GRÁFICA¹

reciclagem 13.659,52 14.760,84 15.040,00

aterro sanitário 231,60 290,80 279,00

TOTAl 13.891,12 15.051,64 15.319,00

INFORMÁTICA

reciclagem 2.130,50 2.500,40 2.212,71

recuperação e coprocessamento 5.750,00 10.750,00 2 18.073,00

reutilização 216,70 153,10 115,60

aterro sanitário 320,70 314,50 343,40

TOTAl 8.417,90 13.718 20.744,71

TOTAl GERAl   22.612,65 29.047,15 37.210,33

TOTAl DE RESíDUOS PERIGOSOS (T)1

DIVISãO DE NEGÓCIOS 2011 2012 2013

EDUCACIONAl

reciclagem 1,47 1,15 2 3,15

incineração (queima de massa) 11,74 11,75 37,19

aterro industrial 2,00 2,70 5,1

rerrefino 3 | 4 ndConsiderado como reciclagem

1,44

TOTAl 15,21 15,60 46,84

GRÁFICA

aterro industrial 91,60 0,00 20,59

rerrefino 3 nd 10,08 10,17

Coprocessamento 124,89 232,29 181,00

TOTAl 216,49 242,37 211,76

TOTAl GERAl   231,70 268,06 258,60

1 os resíduos não perigosos gerados são dispostos por empresa terceirizada contratada.2 em 2012, não foram consideradas as sobras das cubas do refeitório, conhecidas como sobras limpas.

1 as atividades desenvolvidas pela Positivo informática não geram resíduos perigosos. as peças e os equipamentos eletroeletrônicos gerados e não utilizados têm sido classificados como resíduos não perigosos, de acordo com o entendimento da abinee e por negociações que a empresa tem realizado nos estados, no âmbito da Política nacional de resíduos sólidos (Pnrs).2 o dado foi corrigido neste relatório. no documento anterior, a unidade usada foi litros e o dado considerava apenas o resíduo de óleo diesel. 3 Considera o óleo diesel.4 este ano o óleo diesel está contabilizado em rerrefino.nd – não disponível

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 81

Recursos aplicados em meio ambienteINVESTIMENTOS EM MEIO AMBIENTE (R$) 2013

EDUCACIONAl1

gestão de resíduos 508.789,02

outras ações de gestão ambiental 339.177,13

serviços externos2 39.400

outros 299.777,13

SUBTOTAl 847.966,15

GRÁFICA

gestão de resíduos 251.066,96

outras ações de gestão ambiental 384.941,68

serviços externos3 153.915,74

Profissionais para a gestão ambiental 170.057,76

Pesquisa e desenvolvimento 8.760,00

outros 52.208,18

SUBTOTAl 636.008,64

INFORMÁTICA

gestão de resíduos 289.172,79

outras ações de gestão ambiental 697.989,16

serviços externos de gestão ambiental4 19.286,04

Profissionais para gestão ambiental 471.587,56

outros 207.115,56

SUBTOTAl 987.161,95

 TOTAl   2.471.136,74

1 não há custo específico com profissional de gestão ambiental no educacional devido a essa atividade ser compartilhada com outras responsabilidades. 2 Certificação do sistema do sistema de gestão ambiental. os custos são referentes a todas as unidades educacionais.³ serviços de auditoria e certificação do sistema de gestão ambiental. 4 serviços de assessoria jurídica e certificação do sistema de gestão ambiental.

82 | GRUPO POSITIVO

exPediente

Coordenação geral do relatórioinstituto Positivo e Comunicação Corporativa

Materialidade, consultoria GRI, coordenação editorialreport sustentabilidade

Projeto Gráficodoma design

Revisãoassertiva Produções editoriais

FotografiaBanco de imagens Positivoevary LealKiko Ferrite silvio aurichio Zig Koch

Família tipográficathe serif

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013 | 83