Relatório dos setores de trabalho e representações

27
18ª Assembleia Sinodal Relatório das atividades do Sínodo Vale do Itajaí, referentes ao ano de 2013, para apreciação da 18ª Assembleia Sinodal. Sínodo Vale do Itajaí Setores de trabalho Representações

description

 

Transcript of Relatório dos setores de trabalho e representações

Page 1: Relatório dos setores de trabalho e representações

18ª AssembleiaSinodal

Relatório das atividades do Sínodo Vale do Itajaí, referentes ao ano de 2013, para apreciação da 18ª Assembleia Sinodal.

Sínodo Vale do Itajaí

Setores de trabalho

Representações

Page 2: Relatório dos setores de trabalho e representações

Sínodo Vale do Itajaí

18ª Assembleia SinodalCentro de Eventos Rodeio 12, Rodeio, 25 e 26 de abril de 2014.

RELATÓRIOSSetores de Trabalho

Reprentações

Page 3: Relatório dos setores de trabalho e representações

SumárioSETORES DE TRABALHO

Culto InfantilJuventude Evangélica

Conselho Sinodal de DiaconiaLegião Evangélica Luterana

OASEPastoral da Pessoa da Pessoa com Deficiência

Pastoral da Pessoa IdosaConselho Sinodal de Música e Liturgia

Trabalho com CasaisPrograma Ambiental Galo Verde

REPRESENTAÇÕES

COMINComunhão Martim Lutero

Obra Gustavo AdolfoCentro de Eventos Rodeio 12

Núcleo Ecumênico de Blumenau

45678910111213

1516192123

Page 4: Relatório dos setores de trabalho e representações

TrabalhoSetores de

Page 5: Relatório dos setores de trabalho e representações

Culto Infantil

ALEGRIAS

Engajamento de novos colaboradores e colaboradoras contribuindo com crescimento Culto Infantil (CI).Chegada de novos ministros que se identificaram positivamente com o trabalho com crianças.Participação das crianças no CI e a nossa satisfação em sentir que mais famílias se sentem motivadas,

convidadas para enviar e participar nos eventos e celebrações promovidos pelo Culto Infantil.Participação satisfatória nos Seminários Sinodais.Destaque para a competência e o empenho como os palestrantes trabalharam com o público para

atingir os objetivos propostos.Disponibilidade de grande variedade de material de trabalho com crianças na IECLB.Sentir o apoio por parte do Sínodo, na pessoa do pastor sinodal e sua equipe para com o Culto Infantil.A nomeação da coordenadora da Pastoral da Criança e Juventude junto ao Sínodo Vale Itajaí, a

professora Katilene Willms Labes.

PREOCUPAÇÕES

Pouco apoio e incentivo por parte de alguns ministros em relação ao trabalho com crianças em sua paróquia.

Com relação aos materiais que são utilizados no CI: os materiais da internet não são necessariamente de confessionalidade luterana e nem recomendados pela IECLB. O Conselho e os ministros podem e devem supervisionar os materiais.

Percebeu-se também a frequência irregular nas reuniões da Coordenação Sinodal, de representantes dos setores geográficos, dificultando assim a tarefa de transmitir ao seu setor as determinações e assuntos tratados.

Baixa participação de algumas paróquias em Seminários. Percebe-se que em muitas situações, as correspondências enviadas pela Coordenação, via Sínodo, nem

sempre chegam aos responsáveis pelo trabalho com crianças.

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Continuar intensificando a motivação e desafiar os pais, por parte das lideranças e dos ministros, através de ações individuais e coletivas, da importância de trazer seus filhos aos encontros com crianças nas comunidades.

Que todos caminhem numa mesma direção, falando a mesma linguagem da nossa IECLB.Realizar um seminário sinodal para novos orientadores.Oferecer a possibilidade de subsidiar as despesas de transporte para os representantes setoriais, que

vem de locais mais distantes, para as reuniões da Coordenação, realizadas na sede sinodal.Necessidade de disponibilizar o acesso aos novos materiais direcionados ao trabalho com crianças,

elaborados pela IECLB, antes do início das atividades com as crianças.Retiro Sinodal de Crianças: investir e alcançar um número maior de crianças.

Pastoral da Criança e Juventude

4Coordenador: Rolf GoldackerOrientador espiritual: C. Edson Márcio Rodrigues Reginaldo

Page 6: Relatório dos setores de trabalho e representações

Juventude Evangélica

ALEGRIAS

São inúmeras as alegrias que vivenciamos enquanto jovens em nosso setor de trabalho e Igreja! Ver a alegria dos jovens, suas motivações, qualidades e dons sendo expressos através das atividades da JE é gratificante. A juventude é marcada pela diversidade, assim, as diferentes ideias, jeitos de ser e pensamentos podem trabalhar juntos pela construção de um mundo melhor, em busca do Reino de Deus.

Os grupos das paróquias/comunidades são organizados de diferentes maneiras e realizam diferentes atividades, não apenas sozinhos, mas também em suas comunidades. Podemos sempre trocar ideias, aprender e renovar a nossa prática a partir do que o trabalho nas bases no ensina.

A renovação (confirmandos, novos jovens, renovação de lideranças), a formação de novos amigos, a evolução na continuidade dos eventos, a união e o fortalecimento dos grupos comunitários e/ou paroquiais também são motivos de alegria e gratidão para nós. Bem como a formação de líderes, o entendimento dos jovens em mais conhecimento bíblico e luterano e o crescimento espiritual proporcionado pelos encontros e formações.

PREOCUPAÇÕES

Diminuição do número de pessoas/jovens nos eventos promovidos pela JE Sinodal: sabemos que os jovens mais velhos têm compromissos de trabalho, por exemplo, mas gostaríamos de poder entender melhor os motivos que os levam a não estarem presentes em alguns eventos.

As “atrações fora da igreja” também são preocupações vigentes, pois, muitas vezes, conseguimos usá-las para contribuir com o trabalho da JE, porém, em outras, se tornam "concorrência", quando são nos mesmos horários das atividades da Igreja, não sendo possível conciliar.

A inserção de jovens mais velhos que não participam mais dos grupos de JE também é algo que nos desafia: muitos já atuaram na JE, mas, atualmente, “não se encontram mais” nas atividades com jovens e também não estão participando dos presbitérios de suas comunidades; nós sabemos que cada vez mais nossos eventos e atividades estão atraindo jovens mais novos, assim, queremos pensar em como abraçar essa faixa etária mais velha novamente, mostrando que eles têm lugar, contribuindo também para a sua formação e continuidade da atuação da Igreja.

Como último assunto para este tópico, trazemos a questão de paróquias/comunidades que não têm atividades com jovens e/ou que têm, mas que não estão em contato com a JE Sinodal para participarem de nossas atividades. Gostaríamos muito de abranger mais jovens em nossos trabalhos!

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Realizar mais eventos, como palestras e seminários de formação, pois sentimos falta de trabalhar melhor questões relacionadas ao Plano de Educação Cristã Contínua, por exemplo, sobre confessionalidade, Bíblia e diversos outros temas. Assim, gostaríamos de focar na realização de eventos que tragam mais conhecimento sobre a nossa igreja e sobre questões atuais de nossa sociedade.

Também queremos trabalhar mais com os confirmandos, para buscá-los e envolvê-los nas atividades da JE.

Ir ao encontro dos grupos afastados de nossas atividades e contribuir com materiais, ideias e assessoria.Inserir o membro jovem da IECLB nas atividades não apenas da JE, mas de sua comunidade, é algo que

temos como meta.

Pastoral da Criança e Juventude

5 Presidente: Martha MaasOrientador espiritual: P. Edélcio Tônio Tetzner

Page 7: Relatório dos setores de trabalho e representações

ALEGRIAS

Nos alegramos que em 2013 o grupo que participou do curso de Multiplicador@s de Diaconia pode se reunir, a cada três meses, em comunidades diferentes. Neste encontros, pudemos nos fortalecer como grupo, conhecer comunidades e trabalhos diaconais que lá são realizados.

Sementes plantadas começaram a germinar e em algumas comunidades houve a formação de grupos de Diaconia, principalmente na área da visitação, mas, também, com ações para fora dos muros da Igreja. Nestas ações, temas como relações de gênero e violência tem tido ênfase, mostrando desta forma o papel profético da Diaconia.

Pessoas voluntárias se dispõem a participar de oficinas, cursos e seminários para o crescimento pessoal e comunitário. “Cuidar da sua vida, cuidando da saúde” foi o tema de um dos seminários que trouxe momento de espiritualidade e reexão sobre o valor que damos para nossa saúde, como também ensinou a fazer pomadas, tinturas e outros.

Pessoas que participaram de uma capacitação em emergências, com o apoio do Sínodo, sentiram-se desafiadas a organizar o Seminário de Apoio Psicossocial de Base Comunitária em Emergências por setores no Sínodo. Pois, como igreja cristã também somos chamados e chamadas a testemunhar o amor de Cristo em favor das pessoas afetadas por desastres e emergências, através da ajuda humanitária.

PREOCUPAÇÕES

A preocupação do Conselho, que também é um desafio, é de como chegar nas comunidades e divulgar a Diaconia.

Cativar novas pessoas para o serviço e receber mais apoio de ministros e ministras.

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Dar visibilidade à palavra Diaconia.Que o dia Nacional da Diaconia seja celebrado nas comunidades – Domingo Misericordias

Domini.Formar grupos de Diaconia nas comunidades para reetir temas, se fortalecer e continuar a

servir.Parceria com os outros setores de trabalho do Sínodo.Realizar o seminário de ajuda humanitária nos outros setores do Sínodo.Desenvolver o exercício da cidadania, defendendo a vida, proclamando o valor e a dignidade

da pessoa humana. Provocar mudanças a serviço da vida, como foi a missão de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida...” (Jo 10.10).

Diaconia

DiaconiaConselho Sinodal

6Coordenadora: D. Simone Engel VoigtOrientador espiritual: P. Arnaldo da Rocha Clemente

Page 8: Relatório dos setores de trabalho e representações

Legião Evangélica Luterana

ALEGRIAS

Sem dúvidas as alegrias dizem respeito ao surgimento de novos núcleos em nível sinodal, bem como a participação dos legionários em eventos sinodais e nacionais.

PREOCUPAÇÕES

Certamente a lista de preocupações é extensa, uma delas está relacionada com o desinteresse de algumas lideranças e ministros em relação a Legião Evangélica Luterana (Lelut). Se na IECLB temos OASE em todas as comunidades, a pergunta que não quer calar é: onde estão os homens luteranos? É notório, por parte da coordenação, que muitos ainda entendem que um grupo de homens pode ser visto como um “problema”, ou quem sabe um trabalho a mais ou um clube de homens. Outro fator que preocupa é a constante evasão de homens luteranos para outras igrejas e, com isso, levando toda a família, se considerarmos que comunidade tem espaço para todas as pessoas, porque não estimular uma atividade para homens? Que tal um Núcleo de Lelut?

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Diante da realidade é imprescindível continuar trabalhando para o surgimento de novos núcleos da Legião e motivar os núcleos existentes a se empenharem no fortalecimento da comunhão entre os homens luteranos e, assim, motivá-los para que se coloquem a serviço de Deus e do próximo. Foi a partir da fé e do ímpeto missionário que os núcleos foram surgindo na IECLB e em nosso Sínodo e haverão de continuar a surgir. Outra ação desta coordenação é ter a coragem de sempre expor a realidade, pois é com a verdade e o bom senso que estaremos fortalecendo a Lelut e a nossa IECLB.

Diaconia

7 Coordenador : Lirio Steiner Orientador espiritual: P. Günter Bayerl Padilha

Page 9: Relatório dos setores de trabalho e representações

OASE Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo (I Co. 12.12).Em nossos grupos de OASE podemos observar a obra da criação

divina e confirmar realmente como DEUS criou cada um de nós com exclusividade. Somos todas uma obra personalizada, com características únicas.

ALEGRIAS

As alegrias foram motivadas pelas obras de Deus realizadas em nosso favor. Alegramo-nos com os 124 grupos de OASE no Sínodo em atividade. Com a participação de 100% das mulheres nos eventos oferecidos pela OASE Sinodal. Também com os grupos que incansavelmente são mantenedoras de hospitais, ancionatos e jardins de infância.

Alegramo-nos com a caridade e o voluntariado que é visível em nossos grupos de OASE. Com doações, cafés beneficentes, bazares e visitas a idosos e acamados. Com o louvor que anima e alegra o coração de todas as participantes, principalmente no crescimento da fé.

Com certeza, a mulher que participa do maior grupo organizado de mulheres da América Latina é uma mulher realizada, pois pode usufruir de todas as bênçãos presenteadas pela maravilhosa graça de DEUS.

PREOCUPAÇÕES

Temos preocupações, por isso queremos integrar cada vez mais as mulheres na Igreja e acentuar a sua participação e capacidade de decisão, incentivar a descoberta e o desenvolvimento de dons pessoais. Verificamos um número pequeno de mulheres no Conselho Sinodal. Precisamos de Martas e Marias. Como OASE Sinodal, investimos na capacitação e formação de novas lideranças, oferecendo seminário de lideranças, retiros com as coordenadoras e oficinas. O espaço e o convívio em um grupo de OASE é um presente ofertado por DEUS e dá qualidade de vida a cada integrante. Para que haja mais convívio e comunhão realizamos o DIA SINODAL e o ENCONTRO DOS GRUPOS NOTURNOS.

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Como vivemos em tempos de grandes transformações temos que estar atentas e abertas para as necessidades das mulheres e verificar as possibilidades concretas de apoio e auxílio. Para isso, precisamos de ações e realizações conjuntas para construir uma OASE cada vez mais viva e acolhedora. Cada vez mais temos que redescobrir a prática do cuidado e da solidariedade. Porque as verdadeiras transformações nascem silenciosas e podem se tornar grandes ações.

Diaconia

8Presidente: Wilhelmina KieckbuschOrientadora espiritual: Pa. Sinara G. Kammers

Page 10: Relatório dos setores de trabalho e representações

ALEGRIAS

O encontro do pessoal, a satisfação de ver como podemos acrescentar na seara de Deus.A alegria não só de dar, mas também do que recebemos, a alegria mútua quando realizamos

nosso trabalho.

PREOCUPAÇÕES

A falta de interesse de muitos ministros e também de grande número de famílias que poderiam estar engajadas no trabalho, tornando mais fácil e animador o objetivo da equipe.

A preocupação com os cuidadores que não estão preparados para lidar com seus especiais, a falta de conhecimento por parte dos cuidadores da capacidade de superação das deficiências.

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Com a mudança de lideranças fica a expectativa de ações mais concretas, tanto em nível sinodal como nas comunidades. Fica o desafio para buscar os cuidadores para participação nos seminários.

A curto prazo, pra ontem, criar um espaço para acolher, meio período, adultos com deficiência mental, para diminuir o cansaço do cuidador.

A longo prazo, a construção da casa lar.

Pessoa com DeficiênciaPastoral daDiaconia

9 Coordenadora: Rúbia Fiedler LaffinOrientador espiritual: P. Roni Roberto Balz

Page 11: Relatório dos setores de trabalho e representações

A Pastoral da Pessoa Idosa do Sínodo Vale do Itajaí abrange 17 grupos, com aproximadamente 1.200 participantes da terceira idade (a maioria senhoras). Na área da formação, reetimos com mais intensidade sobre temas que enfocam a vida da

pessoa idosa. Fazemos a partir de temas bíblicos e, preferencialmente, das questões do dia a dia. ALEGRIAS

Alegramo-nos com os grupos de terceira idade que crescem a nossa volta. Coisa boa perceber, sempre de novo, que estes trabalhos são marcados por muito ânimo. Sim, porque as voluntárias não cessam de buscar formação pessoal para o referido trabalho. Vale frisar que os conteúdos que são ensinados sempre são escolhidos de acordo com a demanda. Talvez essa seja uma boa razão para esse sucesso.

PREOCUPAÇÕES Preocupamo-nos com o aumento da violência em todos os níveis. Em vista disso estamos elaborando um material, uma espécie de cartilha, que ajuda a pessoa idosa a conviver melhor na sociedade em que vive. AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Sonhamos com a realização de um grande encontro sinodal, com as pessoas da terceira idade do Sínodo Vale do Itajaí.

Pessoa IdosaPastoral daDiaconia

10Coordenadora: Alda WernerOrientador espiritual: P. Renato Luiz Becker

Page 12: Relatório dos setores de trabalho e representações

ALEGRIAS

A manutenção e fortalecimento do que já é realizado pelo Conselho Sinodal Música e Liturgia (dois encontros de Coros - em 2013 foi realizando um grande encontro em comemoração aos 15 anos do Encontro de Coros no Sínodo Vale do Itajaí – e encontro de Grupos Musicais) e o Seminário de Música em Rodeio 12.

A criação do grupo de Educação Cristã Contínua que permite maior troca de informações e estratégias conjuntas.

A parceria com o Conselho Sinodal da Juventude Evangélica.

PREOCUPAÇÕES

A ênfase na liturgia precisa ser reforçada entre ministros/as e equipes litúrgicas/musicistas nas comunidades.

O Conselho precisa urgentemente reunir mais pessoas/integrantes para reetir a diversidade em nossas comunidades e compartilhar decisões, encaminhamentos e execução de propostas.

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Delinear uma estratégia para trazer novas pessoas/integrantes ao Conselho, visando a criação de uma equipe de coordenação.

Criação de mais eventos envolvendo musicistas do Sínodo: encontro de organistas, reativar os encontros com regentes, cursos para instrumentistas e cursos na área litúrgica.

Integrar o forte trabalho da Obra Acordai, existente no Sínodo, ao Conselho Sinodal de Música e Liturgia.

Música e LiturgiaConselho Sinodal deLiturgia

11Coordenadora: Rubia de OliveiraOrientador espiritual: P. Ms. Alexander Roberto Busch

Page 13: Relatório dos setores de trabalho e representações

Trabalho com Casais“Melhor é serem dois do que um... Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” (Eclesiastes 4. 9 e 10)

ALEGRIAS

O primeiro motivo de alegria foi a vitória de termos conseguido compor novamente uma Coordenação Sinodal do Trabalho com Casais, formada pelos seguintes casais: José Paulo e Lucia Rau, Davi e Roseli Holz, Wilson e Liana Foryta, Egenold e Carla Meier e pastor Werno e Irmgardt Stiegemeier (orientadores espirituais). A principal e grande tarefa desta equipe foi organizar e preparar o Encontro Sinodal de Casais. Este foi um trabalho muito gratificante. Todos assumiram esta tarefa com dedicação e alegria. Este Encontro aconteceu no dia 25 de agosto de 2013, na Comunidade de Serra São João, na Paróquia dos Apóstolos, em Benedito Novo, com a participação de mais de 200 casais. O evento iniciou com um culto eucarístico dirigido por diversos ministros e ministras do Sínodo. Na prédica, o pastor Cláudio Siegfried Schefer, pároco da Paróquia Bom Pastor, de Brusque, se baseou em 1 João 3.18-19, enfatizando a importância de se amar de fato e de verdade; não de palavra ou de língua. Concluiu pedindo “que Deus abençoe a nossa caminhada, como casais que fomos tocados por Deus em nossas comunidades. Que o nosso testemunho possa ser vibrante e cheio de fé na vida. Que o nosso testemunho no dia a dia mostre o que é a verdadeira força de um grande amor”. A temática “Vida a dois, aperte este laço” foi desenvolvida pelo casal pastor Werno e senhora Irmgardt Stiegemeier. “Amor, em primeiro lugar, não é um sentimento e sim uma escolha, uma decisão; os sentimentos são instáveis, eles utuam. Por isso, o casal precisa decidir amar. O amor entre o casal precisa ser cultivado. É preciso tomar cuidado para que a rotina e os compromissos diários não distanciem um do outro”. Werno desafiou os casais a continuarem cultivando a ‘planta do amor’. Que façam projetos e alimentem sonhos que vão além do momento presente e que estes não se limitem aos bens materiais. “Não esperem que tudo aconteça por acaso. Também na vida afetiva é necessário planejar”. Irmagardt completou que a entrega da vida e do matrimônio aos cuidados de Deus não é resultado de um grande esforço pessoal, mas é a resposta diante do amor e da paixão de Deus. “A partir da paixão de Deus somos desafiados a apertar cada vez mais o laço de amor do matrimônio”. Vários momentos de louvor abrilhantaram o programa que encerrou com um delicioso almoço comunitário realizado na comunidade acolhedora.

PREOCUPAÇÕES

Como alcançar as comunidades e paróquias em que ainda não existe um trabalho com casais? Como reavivar grupos que estão desmotivados? O espaço de tempo de dois anos sem um encontro maior em nível sinodal.

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Incentivar os grupos e as paróquias para a realização de encontros paroquiais de casais ou intercâmbio entre paróquias, especialmente nos anos em que não acontece o Encontro Sinodal, como é o caso em 2014.

A Coordenação aceita convites para ajudar a organizar ou até a realizar encontros e retiros onde houver este desejo.

Pastoral da Família

12Orientadores espirituais: P. Werno Stiegemeier e Irmgardt Stiegemeier

Page 14: Relatório dos setores de trabalho e representações

O ano de 2013 foi significativo para o Programa Ambiental Galo Verde (PAGV).

ALEGRIAS

Surgido em outubro de 2012, uma moção encaminhada à Assembleia Sinodal de 2013 deu luz verde ao programa ambiental e o reconheceu como Grupo de Trabalho do Sínodo Vale do Itajaí. A partir de então, diversos voluntários foram agregando forças. O grupo de trabalho teve quatro reuniões regulares em 2013. No dia 7 de setembro, ocorreu o primeiro Seminário do Galo Verde, no SENAI de Blumenau, com a participação de 30 homens e mulheres de diversas paróquias dos sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense. Foi destaque do seminário a participação do pastor Wolfgang Schürger, coordenador do programa ambiental da Igreja Luterana na Baviera/Alemanha. Cresceu o número de parcerias de interessados em implantar o Galo Verde: Comunidade Itoupava Central, CEI Nazaré Itoupava Central, Sínodo Vale do Itajaí (construção sustentável da nova sede sinodal), Paróquia Blumenau Velha Central (Preservação área verde) e Escola Barão do Rio Branco. Outra conquista foi o desenvolvimento do site do Galo Verde (visite: http://galoverde.org.br/). Também foram feitas diversas palestras sobre o Galo Verde: OASE Itoupava Seca, OASE de Badenfurt, Semana do Meio Ambiente (SENAI), Acampamento da JE em Canelinha (oficina).

PREOCUPAÇÕES

Há diversas novas solicitações de implantação de parcerias em paróquias. Esperamos dar conta da demanda. Queremos abrir o leque do programa para que seja ecumênico. Vamos devagar, mas nos alegraríamos com um primeiro parceiro católico ou de outra confessionalidade. Também precisamos garantir a sobrevivência dos projetos iniciados por parceiros, mantendo o fogo inicial com a chama acesa.

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Perenizar projetos em andamento; manter o site atualizado; incrementar a parceria com o SENAI; incrementar a parceria com o Grüner Gockel e o programa ambiental da Baviera; a viagem à Alemanha sobre sustentabilidade irá aumentar responsabilidades, desafios e conhecimento; buscar apoio financeiro; ampliar/melhorar a estrutura de trabalho; atender os pedidos de novos parceiros com projetos paroquiais; buscar novos parceiros (paróquias e instituições das igrejas) que queiram começar um projeto do Galo Verde; aumentar a participação no segundo seminário do Galo Verde, em setembro.

Sustentabilidade e Meio Ambiente

Galo VerdePrograma Ambiental

13 Coordenador: P. Clovis Horst Lindner

Page 15: Relatório dos setores de trabalho e representações

Representações

Page 16: Relatório dos setores de trabalho e representações

ALEGRIAS

No ano de 2013 eu destacaria o fortalecimento dos laços entre o Sínodo Vale do Itajaí e o COMIN / Leste Catarinense, principalmente, através do Grupo de Apoio, que também conta com membros do Sínodo Norte Catarinense e pessoas engajadas com a causa indígena. As partes estão cada vez mais se reconhecendo como parceiras e promotoras de ações missionárias diaconais no Vale, onde o COMIN atua com os povos indígenas presentes no Vale do Itajaí, que é o caso dos Xokleng da Aldeia Bugio e os Guarani da Aldeia Takuaty, ambos na Terra Indígena Xokleng-Laklãnõ. As aldeias estão localizadas no Município de Doutor Pedrinho.

PREOCUPAÇÕES

Os cenários local, regional e nacional tendem, em diferentes situações, a aderir a princípios de intolerância regional, cultural e religiosa. Os povos indígenas estão entre os grupos que sofrem estas ações, tendo seus direitos constitucionais questionados e discriminados em diversos espaços públicos. A preocupação é que esses princípios de intolerância se acirrem e que, aqui na região, os povos Xokleng e Guarani tenham sua dignidade à vida questionada e até mesmo negada.

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Acredito que com a relação estreitada entre o Sínodo Vale do Itajaí e o COMIN / Leste Catarinense, a parceria pode contribuir na região para que a dignidade à vida dos povos Xokleng e Guarani seja observada e protegida. Muitas vezes, quando não conhecemos o outro, acabamos por não dar muita atenção e até mesmo desvalorizá-lo, mais por uma questão de desconhecimento do que propriamente intolerância. Por isso, a Trilha da Sapopema, uma trilha ecológica localizada na Aldeia Bugio, é uma boa alternativa para criar momentos de interação e de troca de saberes entre o Povo Xokleng e os membros do Sínodo.

Missão entre ÍndiosConselho de

15P. Clovis Horst LindnerP. em. Reinaldo Emilio Schwanke

Page 17: Relatório dos setores de trabalho e representações

Com 24 anos de atuação no seio da IECLB procurando fortalecer a sua identidade confessional luterana, a COMUNHÃO MARTIM LUTERO saúda os componentes da assembleia sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, com uma palavra do reformador Martin Lutero: “Preserva-

te das ideias altas e esvoaçantes, de querer subir ao céu sem esta escada, a saber: O Senhor Jesus Cristo em sua humanidade.” (Oração das Senhas Diárias para o dia 31/10/2014)

COMUNHÃO MARTIM LUTERO - LITERATURA EVANGELÍSTICA

Inicialmente queremos lembrar que LITERATURA EVANGELÍSTICA é um Setor de Missão da IECLB, criado pelo Conselho Diretor em 1987, com a finalidade de atuar no âmbito de toda a IECLB e para fora de seus limites. Desde maio de 2007 este trabalho está sob a responsabilidade da Comunhão Martim Lutero - na qualidade de parceira da Igreja - com sua sede na Rua Erich Belz, 154 , Itoupava Central -Blumenau/SC. Como tal ela também tem atuação expressiva para dentro do Sínodo Vale do Itajaí.

Subvencionado de início pela Igreja Evangélica Luterana da Baviera/Alemanha, desde 2006 este importante setor de missão é mantido por:

uma OFERTA NACIONAL ANUAL – destinada a ele pela IECLB -,uma OFERTA SINODAL concedida por alguns sínodos (entre eles o Sínodo Vale do Itajaí), algumas OFERTAS que PARÓQUIAS e COMUNIDADES lhe destinam - ou poderiam lhe destinar - dentre

aquelas ofertas de gratidão que lhes cabem destinar. por OFERTAS LIVRES – mas sugeridas! – por parte de paróquias e comunidades quando da sua solicitação de folhetos, cartões e outros materiais (sugestão de R$ 0,06 por folheto e R$ 0,12 por cartão).

ALEGRIAS

A Comunhão Martim Lutero, com seus diversos setores sente seu trabalho bem reconhecido no seio da IECLB. Isto se mostra no solicitação por parte das comunidades e paróquias dos folhetos e materiais que a CML edita; na venda de materiais até às comunidades mais distantes do país (parte considerável de nosso “comércio” ocorre via correio), e, não por último, nas ofertas que sustentam o nosso trabalho, e pelas quais agradecemos de coração.

No decorrer de 2013 editamos, respectivamente reeditamos, 400 mil folhetos/cartões (há títulos que já tiveram diversas reedições e continuam a ser procurados!) e distribuímos em torno de 350 mil unidades – especialmente pelas comunidades e paróquias da IECLB Brasil afora – sempre que encomendados. Oferecemos estes materiais às paróquias/comunidades e ministros/as via mala direta, e também podem ser vistos e encomendados a partir de nosso site: www.literaturaevangelistica.com.br. Além disso, também continuamos a receber pedidos de presídios, hospitais e asilos e também de gente de outras denominações. Procuramos atendê-los dentro de nossas possibilidades.Quanto ao ano de 2013 queremos ressaltar especialmente:

No 2º semestre iniciamos com nosso plano de editar, por semestre até 2017, um título da série Fundamentos da Teologia Luterana: SOLUS CHRISTUS – Somente Cristo. Nos próximos semestres deverá ser editado a cada semestre um novo título desta série.

Igualmente editamos a tradução de um caderno do teólogo Klaus-Peter Hertzsch, com o título: DEVOLVA CLARIDADE À SUA VIDA – Viver a partir da Confissão (título original: Wie dein Leben wieder hell werden kann – Von der Beichte leben). Esta pequena obra procura recuperar a compreensão e a prática da

Martim LuteroComunhão

16P. Dr. Osmar Zizemer

Page 18: Relatório dos setores de trabalho e representações

Confissão dos Pecados e da Absolvição (confira 5ª parte do Catecismo Menor de Martim Lutero) na igreja luterana.

PREOCUPAÇÕES

Quanto à Literatura Evangelística:

A Assembleia Sinodal de 2012 já fez RECOMENDAÇÕES, renovadas em 2013: 1.) que o Sínodo continue a destinar uma Oferta Sinodal anual à Literatura Evangelística; 2.) que cada paróquia/comunidade destine uma de suas ofertas à Literatura Evangelística; 3.) que cada paróquia/comunidade designe uma pessoa responsável para incrementar o trabalho com folhetos, etc. cuidando da aquisição e distribuição dos mesmos. – Os dois últimos itens continuam ainda não completamente implementados! Por isso renovo aqui pedido. Quanto à Livraria e Gráfica:

A LIVRARIA MARTIN LUTHER e a GRÁFICA E EDITORA OTTO KUHR LTDA foram criadas pela CML visando distribuir boa literatura entre os luteranos e o povo em geral para apoiar a Missão da Literatura Evangelística. Isto acontece especialmente pela manutenção da infraestrutura necessária para este trabalho. A casa com sua estrutura também assume há anos a administração e distribuição do Jornal O CAMINHO.

Temos conseguido andar a contento. Mas também permanecem as dificuldades, que em parte não dependem de nossa vontade para sua solução:

Difícil acesso para pedestres e automóveis pela SC 474 (ou SC 108).Concorrência (desleal) de supermercados , centros de compras, lojas de R$ 1,99, etc. no setor de

papelaria e livros didáticos.

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Além do trabalho “de rotina” de criação, edição e distribuição de folhetos, ligados a datas ou a “temas quentes” planejamos em vista aos 500 anos da Reforma em 2017:

Continuar com o lançamento de um folheto por semestre a cada ano com temas centrais da teologia luterana, como por exemplo: SOLA GRATIA; SOLA FIDE; SOLUS CRISTUS; SOLA SCRIPTURA; SACERDÓCIO GERAL E SACERDÓCIO ORDENADO; ECCLESIA SEMPER REFORMANDA; DO SERVIÇO CRISTÃO NO MUNDO; DA RESPONSABILIDADE CRISTÃ DAS AUTORIDADES...

Engajar-nos junto com a Secretaria Geral da programação dos 500 anos da Reforma.

Comunhão Martim Lutero – Obra Missionária Acordai

A OBRA MISSIONÁRIA ACORDAI – OMA – a congregação dos Coros de Metais de comunidades e paróquias de todo o Brasil - é Núcleo da CML, com regimento interno próprio. Com ela a CML encaminhou projetos para a captação de recursos públicos federais (pela Lei Rouanet) e municipais para a publicação de partituras para Coros de Metais.

A CML apoia o projeto da OMA: 500 Concertos - A caminho dos 500 anos da Reforma, bem como o Encontro Nacional de Coros de Metais em Domingos Martins/ES.

Comunhão Martim Lutero – Centro de Convivência Catarina von Bora

Durante o ano de 2011 pode ser concluída a 1ª parte da construção do Centro de Convivência Catarina von Bora. Uma metade do andar térreo desde então está alugada à Secretaria Municipal de Educação de de Blumenau para a instalação de um berçário, atendendo em torno de 70 crianças de até três anos. Já há uma longa lista de espera por vagas. Na outra metade do térreo recebemos crianças no

17 P. Dr. Osmar Zizemer

Page 19: Relatório dos setores de trabalho e representações

contraturno escolar em forma de oficinas de Artes, Teatro, Música e Dança. Nestas oficinas têm participado em torno de 50 crianças na idade entre 6 e 14 anos.

Continuam os esforços na busca de verbas para a conclusão do prédio e de apoio para o funcionamento do projeto.

Comunhão Martim Lutero – UNIMED-Federação

No final dos anos 90 do século passado a Comunhão Martim Lutero mediou um plano coletivo de saúde em grupo com a UNIMED-Federação/SC - pensado inicialmente mais como plano para ministros e ministras da IECLB e suas famílias, mas depois também ampliado para lideranças leigas de nossa Igreja. Depois que a IECLB criou a AMA, muitos dos membros/ministros e familiares migraram para este plano. Além disso, por decisão da ANS o plano da CML x UNIMED-Federação não pode mais admitir novos membros, a não ser por nascimento ou casamento. Assim este plano de saúde minguou, mas se mantém para os membros já inscritos. Atualmente contamos com 222 inscritos entre titulares e dependentes (sendo 170 dos planos 425; 426 e 427 = planos regulamentados e 52 do plano 1111 = não regulamentado).

A Comunhão Martim Lutero em números

A Comunhão Martim Lutero conta atualmente com 315 membros inscritos, sendo que dentre estes nem todos são membros ativos, atuantes.

18P. Dr. Osmar Zizemer

Page 20: Relatório dos setores de trabalho e representações

Obra Gustavo Adolfo

15o Encontro Nacional de Representantes Sinodais da OGA – 18-20/07/2013, São Leopoldo – RS.

1 – SEMINÁRIO

Procurou olhar para o passado da OGA onde, as crianças tinham um papel importantíssimo na divulgação e arrecadação de fundos para a instituição. Nos ajudaram o P. em. Johannes Hasenack e o P. em. Dr. Martin Dreher, relatando suas experiências. Em sequência fomos animados pela equipe pensante: P. Martin Volkmann; C. Valéria F. Bock; C. Maria Dirlane Witt e professora Denize Inez Volkart Pinto (Colégio Sinodal). Esta equipe nos ajudou a pensar teologicamente a caminhada com as crianças e a buscar material concreto para a conscientização das crianças e das comunidades para este projeto de inclusão das crianças na OGA.

2 - AÇÃO DOS CONFIRMANDOS

2012 – Sínodo – 2.035,90 IECLB – 34.918,75 2013 - Sínodo – 2.828,85 IECLB – 36.384,02

3 - OFERTAS DO ADVENTO

2012 – Sínodo – 5.498,75 IECLB – 126.703,452013 – Sínodo – 14.167,05 IECLB – 46.103,00 (dez.2013)

4 – IECLB SELOS

Em 2012, 03 entidades foram contempladas. Em 2013, a Comunidade de Amambaí (MS – Sínodo Rio Paraná) recebeu R$ 7 mil para aquisição de instrumentos musicais.

5 – AUXÍLIOS DA OGA

No ano de 2012, foram concedidos auxílios e empréstimos a 18 comunidades de IECLB, totalizando R$ 84,5 mil (doação) e R$ 26,5 mil (empréstimo). Auxílio emergencial de R$ 10 mil para a Comunidade de Maquiné (RS), o telhado da Igreja foi destruído por um temporal. O GAW da Alemanha, disponibilizou €$ 110 mil (catálogo de projetos 2014). Para projetos em andamento €$ 49,2 mil e para projetos novos €$ 60,7 mil. Um projeto para o GAW demora, no mínimo dois anos até que a verba seja recebida.

6 – PRODUTOS DA OGA

Campanha restauração da Igreja de Lutero. Já foi repassado R$ 30 mil ao GAW com vendas de camisetas e doações. A OGA já confeccionou 4.010 camisetas. Hoje o preço da camiseta é de R$ 20, somente na cor preta. Há ainda o chaveiro no preço de R$ 5. Em âmbito sinodal:

1 – Paróquia Velha Central: em 12/05/2013, em culto festivo na Igreja do Caminho a Comunidade reunida agradeceu a Deus pelos 100 anos de doação da OGA, sino e instrumentos

19 P. em. Roberto A. Hollerbach

Page 21: Relatório dos setores de trabalho e representações

litúrgicos do Batismo e Santa Ceia. Neste evento, o P. em. Alfredo Creutzberg representou a diretoria OGA. Durante a festa da Comunidade foram vendidos produtos da OGA, totalizando R$ 459, enviado para a OGA, em 16/12/2013.

2 – Comunidade de Bombinhas: nos alegramos com a Comunidade que inaugurou o seu Centro Comunitário em 20/10/2013. Nesta ocasião, o P. em. Roberto Hollerbach recebeu uma lembrança com a palavra de 1 Pedro 2.4: “Somos pedras vivas...” – dedicação do Templo.

3 – Centro de Eventos Rodeio 12: o pedido de auxílio enviado para a OGA em favor da reforma do telhado da igreja foi aprovado pela diretoria em 11/12/2013: R$ 5 mil em doação e R$ 5 mil em empréstimo.

4 – Trilha da Solidariedade, Ação dos Confirmandos 2013: o Centro de Convivência Catarina von Bora, Itoupava Central, Blumenau (SC), recebeu o auxílio de R$ 15 mil. Campanha de camisetas da JE da IECLB e da OGA: OGA e JE fazem parceria pelos 500 anos – “Viva la Reformation” . As camisetas são vendidas por R$ 25, nas cores vermelho, azul celeste e cinza. Vamos colaborar?

PLANEJAMENTO

O 26º Encontro Nacional dos Representantes Sinodais da OGA, está previsto para 24-25/07/2014, em São Leopoldo – RS.

O Sino que a Comunidade da Velha Central recebeu da OGA em 1913, traz a inscrição “Friede auf Erde”, que aponta para o lema teológico da IECLB 2014 “Procurai a paz da cidade... e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz.” Na palavra do P. Breno “Se instrumentos e edificações são vasos de barro (II Co 4.7) que nos oferecem a vida em Cristo, muito mais somos nós, as pessoas, os cristãos.” O falar do Evangelho se torna palavra viva para transformar e consagrar pessoas para Cristo.

Agradecemos as pessoas e as comunidades que continuam dando apoio ao serviço da OGA. Paz seja com todos!

20P. em. Roberto A. Hollerbach

Page 22: Relatório dos setores de trabalho e representações

ALEGRIAS

A história do Centro de Eventos Rodeio 12 teve seu início há 35 anos quando, em 1978, o então Distrito Eclesiástico Médio Vale do Itajaí comprou o terreno para ali criar espaço onde pudessem acontecer encontros de jovens e crianças. A partir de 1982, a 2ª Região Eclesiástica iniciou a campanha para construir o Lar Rodeio 12. Em 1985, o Distrito Eclesiástico Médio Vale repassou o terreno com o prédio existente (refeitório de hoje) à 2ª Região Eclesiástica, que em 4 de julho do mesmo ano iniciou a construção dos prédios que hoje se encontram num terreno de 25 mil metros quadrados. A fase das construções foi terminada com a inauguração da capela em 30 de maio de 2002. De 1986 até 2013 o Centro de Eventos hospedou 121.664 pessoas. Isto significa que por mês, em média, passaram 390 pessoas no Lar, das quais 66,3% ligadas à IECLB. As demais pessoas vieram de outras igrejas, empresas, escolas e prefeituras.

Desta forma, o Centro de Eventos Rodeio 12 representa para a nossa Igreja, especificamente para a área de Santa Catarina, um local importante de encontros de jovens, crianças, homens e mulheres, casais, idosos e ministros. Assim contribui para a edificação da Igreja, favorecendo a comunhão entre as comunidades e seus grupos de trabalho. Pois no Lar acontecem cursos de capacitação e orientação espiritual com base na confissão luterana visando o trabalho eclesiástico e comunitário, trazendo reexos positivos na sociedade em geral.

PREOCUPAÇÕES

Em 1997 ocorreu a reestruturação da IECLB. As regiões e os distritos foram organizados em sínodos. A partir daí somente os sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense assumiram a manutenção do Lar. Diminuíram os grupos que ocupavam o espaço de Rodeio 12. Aumentou a concorrência de hotéis ao longo das praias que, especialmente na época das baixas temporadas, ofereciam seu espaço e serviços sofisticados por um preço que o nosso Centro não teve e não tem como competir. A receita do Centro de Eventos cobre as despesas com o pessoal que ali trabalha, sobrando muito pouco para a manutenção e investimentos que se fazem tão necessários. O fato de que os nossos apartamentos não são equipados com aparelhos de ar-condicionado, também fez com que muitos grupos não mais procurassem o Centro. Este fato também explica porque não conseguimos motivar empresas e instituições do poder público para realizarem seus seminários de atualização e treinamento em nosso Centro. Pois, justamente estes grupos teriam interesse em ocupar o espaço durante os dias úteis da semana, espaço este, que não está sendo visado muito por grupos da Igreja que preferem os fins de semana.

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO NO FUTURO

No decorrer de 2013 iniciamos uma campanha para financiar a reforma da Capela que apresentou problemas sérios no telhado e que também necessita de uma reforma geral. O

Rodeio 12Centro de Eventos

21Presidente: P. em. Friedrich GierusRep. Sinodal: P. em. Irineu Valmor Wolf

Page 23: Relatório dos setores de trabalho e representações

orçamento ultrapassa R$ 65 mil. Somente com a troca do telhado tivemos uma despesa de R$ 35 mil. Mas não é somente a capela que necessita de cuidados especiais. Todos os prédios necessitam de reformas. No momento, também os móveis precisam de reparos e 55 colchões devem ser trocados. Há necessidade da instalação de um sistema de som nos auditórios e ar-condicionado no refeitório, e precisamos da infraestrutura que possibilita a comunicação eletrônica também a partir de todos os prédios do Centro. Para dar mais opções em termos de atividades esportivas, necessitamos construir uma cancha de bocha e, porque não, sonhar com a construção de uma piscina.

Somos cientes de que todos os investimentos necessários não podem ser realizados no decorrer de um ano. Mas alimentamos a esperança de que, aos poucos, conseguimos transformar o Centro de Eventos numa instituição capaz de atender toda a demanda que vem do seio da Igreja e da sociedade. Para chegarmos lá é preciso tomar as seguintes medidas:

Divulgar o Centro de Rodeio 12 insistentemente nas paróquias/comunidades da Igreja, em especial na área dos sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense nos programas de radio, no Jornal O CAMINHO, nas diretorias e assembleias das paróquias/ comunidades.

Conquistar paróquias e instituições dos dois sínodos para se associarem, contribuindo mensalmente com R$ 100 para o sustento do Centro. Todos/as associados/as tem preços reduzidos de hospedagem.

Procurar junto a empresários e pessoas que se identificam com o trabalho de nossa Igreja apoio e ajuda financeira para a fase de reformas e investimentos posteriores.

Motivar os/as ministros/as para aproveitar mais o espaço de Rodeio 12 para seus retiros, encontros e seminários. Pois, à medida que conseguimos ocupar o espaço, também durante os dias úteis da semana, sobrará dinheiro para os investimentos. Afinal, Rodeio 12 é o Lar de todas as paróquias e comunidades dos dois sínodos e merece o nosso carinho e o nosso cuidado especial.

22Presidente: P. em. Friedrich GierusRep. Sinodal: P. em. Irineu Valmor Wolf

Page 24: Relatório dos setores de trabalho e representações

ALEGRIAS

A franca e leal convivência entre as três igrejas. O diálogo aberto, franco e respeitoso. Procuramos agir pelo que nos une e não tanto no que nos separa.

Reuniões descentralizadas.Reuniões com convidados, como o P. Clóvis Horst Lindner, para apresentar o projeto ambiental

Galo Verde; pastor sinodal Breno Carlos Willrich; e bispo diocesano Dom José Negri. As celebrações conjuntas (cultos ecumênicos), com distribuição equitativa de tarefas e o

revezamento de púlpito. Celebração da SOUC - Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Celebração alusiva ao Dia do Advogado (com a OAB). Celebração alusiva ao Dia Nacional de Ação de Graças. Magia de Natal – Pavilhão da Vila Germânica.

Seminário preparatório da SOUC, do CIER – Conselho de Igrejas para Estudo e Reexão, em Rodeio 12.

VII Sulão de Ecumenismo, 18 a 20/10/2013 – Almirante Tamandaré / PR (Região Metropolitana de Curitiba)

Visita à Casa dos Focolares em Florianópolis.Curso Bíblico Emaús – propõe reunir pessoas de diversas denominações cristãs para juntas ler e

aprofundar o conhecimento bíblico, iluminar a realidade com a Palavra de Deus, visando ao bem comum e vida em abundância. Equipe de assessoria: P. Ms. Alexander Busch, P. Dr. Emílio Voigt, Dra. Mercedes Brancher, Frei Ms. José Clemente, Rev. Carlos Kracke.

PREOCUPAÇÕES

O estatuto da IECLB e o Guia de Vida Comunitária em Fé e Ação afirmam que somos uma Igreja de natureza ecumênica – mas constatamos uma participação muita pequena de ministros/as e membros da IECLB nas ações desenvolvidas pelo Núcleo Ecumênico de Blumenau.

O desinteresse em participar de reuniões e celebrações vem desestimulando a realização de cursos e seminários.

Lamentamos o falecimento do Frei José Luís Prim, em 06 de agosto. Frei Luís foi um grande colaborador do núcleo.

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO FUTURO

Reuniões 2014: 1ª reunião: 18 de fevereiro – 9h Diocese; 2ª reunião: 08 de abril – 9h Bom Pastor – IELB; 3ª reunião: 06 de maio – 9h Paróquia São Ludgero, Pomerode; 4ª reunião: 24 de junho – 9h Timbó (Pa. Miriam); 5ª reunião: 24 de agosto – 9h Diocese; 6ª reunião – 9 de setembro – 9h Badenfurt; 7ª reunião: 7 de outubro – 9h Paróquia Santa Terezinha, Timbó; 8ª reunião: 9 de dezembro – 9h.

Observações: 1ª: Não estão definidas as datas de celebrações ecumênicas alusivas ao Dia do Advogado, aniversário de Blumenau e celebração natalina de Blumenau. 2ª: São reuniões da

Ecumênico de BlumenauNúcleo

23 P. Dieter Juergen Thiel, Pa. Mirian Ratz, P. Romeu Otto Hoepfner, P. Ms. Alexander Roberto Busch

Page 25: Relatório dos setores de trabalho e representações

Diretoria do Núcleo, mas são reuniões abertas. Toda pessoa que sentir vontade de conhecer o núcleo e quiser participar de suas atividades é muito bem-vinda.

Seminário Preparatório da SOUC do NEB (de 1 dia). 21 de maio – 19h30 Celebração de Abertura da SOUC do NEB; 26 de novembro – 19h30

Celebração Ecumênica de Ação de Graças do NEBEstabelecer canal de contato e comunicação com a associação dos pastores evangélicos de

Blumenau.Encontro sobre Economia de Comunhão. Participação nas atividades do CIER.Curso Bíblico Emaús.

25P. Dieter Juergen Thiel, Pa. Mirian Ratz, P. Romeu Otto Hoepfner, P. Ms. Alexander Roberto Busch

Page 26: Relatório dos setores de trabalho e representações

Sínodo Vale do Itajaí

Relatórios dos setores de trabalho e representações

DireçãoP. Breno Carlos Willrich, pastor sinodal

Sr. Rubens Olbrisch, presidente do Conselho Sinodal

Coordenação e RevisãoTobias Mathies

OrganizaçãoP. Dr. Emilio Voigt

Janaina Regina BaadeKatilene Willms Labes

Mara Andréia Brandes VieiraMirian Beilfuss

Rubia Magali Scheidt

Projeto Gráfico© ascomsinodal

Publicado pela Assessoria deComunicação Social e MarketingDigital do Sínodo Vale do Itajaí

Rua Amazonas, 131 - Ed. Luterano89020-001 - Blumenau/SC

Fone: (47) 3322-1364www.luteranos.com.br/valedoitajai

www.facebook.com/sinodovaledoitajai

Page 27: Relatório dos setores de trabalho e representações

Paróquia de Balneário Camboriú Balneário Camboriú Paróquia Brusque Bom Paróquia de Balneário Camboriú Balneário Camboriú Paróquia Brusque Bom Pastor – Centro Bairro Rio Branco João XXIII Rua Nova Trento Paróquia Brusque Pastor – Centro Bairro Rio Branco João XXIII Rua Nova Trento Paróquia Brusque Martim Lutero Bateas Holstein Lorena Santa Terezinha Sternthal Paróquia Brusque Martim Lutero Bateas Holstein Lorena Santa Terezinha Sternthal Paróquia Brusque Unidos em Cristo Claraíba Dom Joaquim Paquetá Santa Luzia São João Batista Unidos em Cristo Claraíba Dom Joaquim Paquetá Santa Luzia São João Batista Paróquia de Itajaí Itajaí Cordeiros Paróquia em Itapema Bombinhas Itapema-Paróquia de Itajaí Itajaí Cordeiros Paróquia em Itapema Bombinhas Itapema-Porto Belo Paróquia Paróquia Bom Pastor/Navegantes Gravatá Navegantes Porto Belo Paróquia Paróquia Bom Pastor/Navegantes Gravatá Navegantes Blumenau Bom Pastor/Garcia Bom Pastor Um Paróquia Blumenau Centro Blumenau Bom Pastor/Garcia Bom Pastor Um Paróquia Blumenau Centro Blumenau Centro Lar Elsbeth Kohler Paróquia Blumenau Fortaleza Alto Baú Blumenau Centro Lar Elsbeth Kohler Paróquia Blumenau Fortaleza Alto Baú Fortaleza Alta Fortaleza Baixa Paróquia em Gaspar Gaspar Gaspar Alto Lagoa Fortaleza Alta Fortaleza Baixa Paróquia em Gaspar Gaspar Gaspar Alto Lagoa Paróquia Blumenau Itoupava Seca Itoupava Seca Paróquia Blumenau Martin Paróquia Blumenau Itoupava Seca Itoupava Seca Paróquia Blumenau Martin Luther/Progresso Evangelista Lucas João Batista Martin Luther Paróquia Blumenau Luther/Progresso Evangelista Lucas João Batista Martin Luther Paróquia Blumenau Velha Central Velha Água Verde Velha Central Velha Grande Velha Pequena Velha Central Velha Água Verde Velha Central Velha Grande Velha Pequena Paróquia Bom Pastor/Fidelis Fidelis Itoupava Baixa Ribeirão Máximo Serafim Paróquia Bom Pastor/Fidelis Fidelis Itoupava Baixa Ribeirão Máximo Serafim Paróquia de Itoupava Central Alves Ramos Alvorada Estrada Carolina União Paróquia de Itoupava Central Alves Ramos Alvorada Estrada Carolina União Paróquia em Itoupava Rega Braço do Sul Itoupava Rega I Itoupava Rega II Paróquia em Itoupava Rega Braço do Sul Itoupava Rega I Itoupava Rega II Paróquia em Vila Itoupava Cristo Libertador Gustavo Adolfo Escola Ella Eichstaedt Paróquia em Vila Itoupava Cristo Libertador Gustavo Adolfo Escola Ella Eichstaedt Escola Willy Mueller Paróquia em Badenfurt Badenfurt Encano do Norte Salto Escola Willy Mueller Paróquia em Badenfurt Badenfurt Encano do Norte Salto Weissbach Salto do Norte Paróquia da Paz Itoupavazinha Testo Salto Paróquia Weissbach Salto do Norte Paróquia da Paz Itoupavazinha Testo Salto Paróquia Pomerode Apóstolo André Martin Luther Testo Central Vale do Selke Paróquia Pomerode Apóstolo André Martin Luther Testo Central Vale do Selke Paróquia Pomerode Apóstolo João Cristo Redentor Pomerode Centro Paróquia Pomerode Pomerode Apóstolo João Cristo Redentor Pomerode Centro Paróquia Pomerode Apóstolo Paulo Pomerode Fundos Paróquia Pomerode São Lucas Rega Rega Alta Apóstolo Paulo Pomerode Fundos Paróquia Pomerode São Lucas Rega Rega Alta Testo Alto Cristo Salvador Paróquia Pomerode São Marcos Cristo Bom Pastor Unidos Testo Alto Cristo Salvador Paróquia Pomerode São Marcos Cristo Bom Pastor Unidos em Cristo Wunderwald II Wunderwald Escola Paróquia Apóstolos de Benedito Novo em Cristo Wunderwald II Wunderwald Escola Paróquia Apóstolos de Benedito Novo Alto Benedito Alto Capivari Barra São João Benedito Alto Ribeirão Liberdade Salto Alto Benedito Alto Capivari Barra São João Benedito Alto Ribeirão Liberdade Salto Donner Serra São João Willy Mueller Alto Benedito Alto Capivari Barra São João Donner Serra São João Willy Mueller Alto Benedito Alto Capivari Barra São João Benedito Alto Ribeirão Liberdade Salto Donner Serra São João Alto Liberdade Benedito Alto Ribeirão Liberdade Salto Donner Serra São João Alto Liberdade Paróquia de Benedito Novo Benedito Indaial Benedito Novo Alto Ribeirão dos Paróquia de Benedito Novo Benedito Indaial Benedito Novo Alto Ribeirão dos Russos Baixo Santa Maria Kaspereit Ribeirão dos Russos Ribeirão Prochnow Santa Russos Baixo Santa Maria Kaspereit Ribeirão dos Russos Ribeirão Prochnow Santa Maria XV de Setembro Paróquia de Indaial Apiúna Apóstolo Paulo Arapongas Maria XV de Setembro Paróquia de Indaial Apiúna Apóstolo Paulo Arapongas Ascurra Encano Encano Central Indaial Mulde Warnow Alto ArapongasAscurra Encano Encano Central Indaial Mulde Warnow Alto ArapongasPolaquia Paróquia de Rio dos Cedros Alto Cedro Cedro Alto Rio Ada Rio dos Cedros Polaquia Paróquia de Rio dos Cedros Alto Cedro Cedro Alto Rio Ada Rio dos Cedros

Rio Bonito Paróquia em Timbó Cristo Bom Pastor Cristo Redentor Mulde Alta Rio Bonito Paróquia em Timbó Cristo Bom Pastor Cristo Redentor Mulde Alta Trindade Unidos em Cristo Capela 12 Apóstolos e Tiroleses Hospital e Maternidade Trindade Unidos em Cristo Capela 12 Apóstolos e Tiroleses Hospital e Maternidade OASE Hospital e Maternidade Rio do Texto Hospital Evangélico Maternidade Cônsul OASE Hospital e Maternidade Rio do Texto Hospital Evangélico Maternidade Cônsul Carlos Renaux Hospital Santa Catarina Lar Elsbeth Koehler Centro de Educação Carlos Renaux Hospital Santa Catarina Lar Elsbeth Koehler Centro de Educação Infantil Bom Pastor Colégio Cônsul Carlos Renaux Colégio Sinodal Doutor Infantil Bom Pastor Colégio Cônsul Carlos Renaux Colégio Sinodal Doutor Blumenau Escola Barão do Rio Branco Unidade Barão - Benjamin Constant Jardim Blumenau Escola Barão do Rio Branco Unidade Barão - Benjamin Constant Jardim de Infância Princesa Isabel Centro de Eventos Lar Rodeio 12 Lar de Retiros de Infância Princesa Isabel Centro de Eventos Lar Rodeio 12 Lar de Retiros Pommernland Emil Odebrecht Rádio Antena 1 - 96.5 FM Jornal O Caminho Culto Pommernland Emil Odebrecht Rádio Antena 1 - 96.5 FM Jornal O Caminho Culto Infantil Missão Criança Ensino Confirmatório Juventude Evangélica Diaconia OASE Infantil Missão Criança Ensino Confirmatório Juventude Evangélica Diaconia OASE Legião Evangélica Luterana Pastoral da Pessoa Idosa Pastoral da Pessoa com Legião Evangélica Luterana Pastoral da Pessoa Idosa Pastoral da Pessoa com deficiência Música e Liturgia Trabalho com Casais Contribuição Voluntáriadeficiência Música e Liturgia Trabalho com Casais Contribuição Voluntária

luteranos.com.br/valedoitajaifacebook.com/sinodovaledoitajai