RELATÓRIO E CONTAS 2013avozdoamor.com/2.5/images/rel_contas-2013.pdf · RELATÓRIO E CONTAS 2013...

15
1 RELATÓRIO E CONTAS 2013 Rua de Ovar Lote 548 - 1º E 1950-214 LISBOA Telf: 218593300/2 Fax: 218593301 Telemóvel 968032850 e-mail: [email protected] [email protected]

Transcript of RELATÓRIO E CONTAS 2013avozdoamor.com/2.5/images/rel_contas-2013.pdf · RELATÓRIO E CONTAS 2013...

1

RELATÓRIO E CONTAS

2013

Rua de Ovar Lote 548 - 1º E

1950-214 LISBOA

Telf: 218593300/2

Fax: 218593301

Telemóvel 968032850

e-mail: [email protected]

[email protected]

2

ÍNDICE

1 - INTRODUÇÃO ......................................................................................... ………………...3

2. INTERVENÇÕES REALIZADAS EM 2013…………………………….……………………………..….…….…4

2.1 Ação Global

2.2 Organização, Comunicação e Marketing

2.3 Seminários, Workshops e Palestras

2.4 Extensão geográfica da Voz do Amor

2.5 Eventos de Solidariedade

2.6 Eventos da Voz do Amor

2.7 Apoio na Educação

2.8 Apoio na Saúde

2.9 Angariação de produtos alimentares

2.10 Parcerias e Apoios

2.11 Entidades sinalizadoras para ajudas diversas

2.12 A demografia das nossas ajudas

2.13 Especificação da nossa intervenção social

2.14 Cabazes alimentares

2.15 Mapa comparativo das nossas ajudas 2012/2013

2.16 Situações mais relevantes da nossa intervenção

3 – CONTAS DE 2013………………………………………………………...……………………………………………….11

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS…………………………………..………………….…………………………..……….…15

3

1 – INTRODUÇÃO

Para cumprimento das disposições estatutárias de informação aos associados, a Associação A Voz do Amor, submete à apreciação dos seus sócios, o Relatório de Atividades e as Contas relativas ao exercício de 2013. Numa economia em crise em que os problemas sociais são cada vez maiores, a intervenção da Voz do Amor mostra-se cada vez mais útil e necessária. Todos conhecemos as dificuldades nestes tempos de crise, mas reconhecemos que as necessidades do ser humano para além dos bens materiais carece também de apoio psicossocial. Mudanças de consciência, alterações comportamentais, preocupação em melhorar os valores cívicos e morais das famílias são fatores indispensáveis para uma vivência mais equilibrada e saudável. A preservação familiar com especial enfoque numa melhoria mais consciente do papel dos elementos dos agregados familiares poderá ajudar a prevenir a desestruturação das famílias e, consequentemente, contribuir para a melhoria da nossa sociedade. Trabalhar de forma gratuita, não é fácil. A concretização dos resultados alcançados só foi possível com a contribuição, empenhamento, esforço e dedicação de todos. Os resultados só foram possíveis, graças ao empenhamento das equipas no terreno, sacrificando os seus afazeres pessoais, e com o sentimento de verdadeiros voluntários, pela consciencialização de que ajudar, é uma ação nobre, e de partilha. Os nossos sinceros agradecimentos vão para todos aqueles (sócios e amigos da Associação), que puseram ao nosso dispor as suas ofertas (quotas, donativos e bens materiais). Sem a sua generosidade não seria possível fazer crescer este projeto Voz do Amor.

4

2– INTERVENÇÕES REALIZADAS EM 2013

2.1 AÇÃO GLOBAL

Em 2013, concretizámos 1405 ajudas, num universo de 208 famílias, totalizando 705 pessoas.

2.2 ORGANIZAÇÃO, COMUNICAÇÃO e MARKETING

Ao longo de 2013, tentámos expandir a ação, imagem e credibilidade da Associação. Organização

Com o conhecimento técnico e disponibilidade do nosso sócio António Ervedeiro (Psicólogo) foi possível tipificar a intervenção social da Voz do Amor. Apesar de ainda não estarem concluídos, encontram-se já na fase final os processos dos mecanismos organizacionais , Organização da Intervenção, Metodologias de Intervenção e Organização dos processos familiares. Estas ferramentas mostram-se imprescindíveis para utilização interna bem como na interação com os nossos parceiros institucionais e empresas.

Comunicação Ao longo de 2013, a Voz do Amor, através de 3460 mensagens SMS – via telemóvel e 1400 mensagens e-mail , comunicou aos seus associados e amigos atividades desenvolvidas pela Voz do Amor e informações tidas como importantes/relevantes

Os nossos Sócios No final de 2013, tínhamos 171 sócios efetivos. Entraram 7 sócios e saíram 12 (3 por morte, 6 de livre vontade e 3 eliminados estatutariamente). O não pagamento de quotas mais de 3 anos , apesar das diversas abordagens, exclui naturalmente tais sócios. Comparativamente com 2012 verificou-se um decréscimo de 5 (cinco) sócios, consequência das dificuldades financeiras que afeta a maioria das famílias.

2.3 SEMINÁRIOS, WORKSHOPS E PALESTRAS

Participámos nos diversos Seminários e Workshops promovidos pela Rede Social do Seixal , como parceiros desta rede, tomando conhecimento de toda a problemática social que afeta o concelho e das linhas de orientação para a sua resolução.

O Português como língua de comunicação (Organizado pela Academia de Ciências de Lisboa)

Formação sobre o transporte coletivo de crianças (Organizado pelo Centro de Estudos Satisfaz Bastante)

5

Encontro sobre Formação Parental e Promoção e Proteção de Crianças e Jovens. (Organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco de Almada)

I Seminário de profissões ligadas ao mar (Organizado pelo Centro de Estudos Satisfaz Bastante )

5th efect international conference.The art of getting into trouble. Discovering the greatness in troubled and troubling children and youth. (Organizado pela Pressley Ridge Portugal )

Projeto “Tás na Mira” do Programa Escolhas em Miratejo. (A Voz do Amor como parceiro informal participou com a apresentação de duas ações de formação parental).

I Semana Social de Corroios (Organizado pela Junta de Freguesia de Corroios) (As duas profissionais de saúde, voluntárias da Voz do Amor, apresentaram temas

relacionados com Pediatria e Nutrição, muito úteis para o esclarecimento do público

presente.)

2.4 EXTENSÃO GEOGRÁFICA DA VOZ DO AMOR

Delegação de Miratejo/Seixal Ao longo de 2013, temos vindo a utilizar o espaço disponibilizado pela Junta de Freguesia de Corroios. Em Novembro/13 a nossa Assembleia Geral, para aprovação o Plano de Atividades e Orçamento para 2014, teve lugar nesta Delegação. Neste espaço, ao longo de 2013, têm vindo a ser realizadas também ações com os nossos voluntários (entrevistas e formação).

Intervenção em Alenquer Em Abril de 2013, o Conselho Local de Ação Social de Alenquer, na sua 14ª reunião plenária, aprovou a adesão, da Voz do Amor, como parceira, a esta rede. A Voz do Amor integra ainda o grupo de parceiros da Comissão Alargada da CPCJ de Alenquer. Com o apoio de 3(três) voluntárias tem vindo a apoiar famílias sinalizadas pelas instituições locais.

2.5 EVENTOS DE SOLIDARIEDADE

No dia 1 de Maio, o Centro de Yoga de Queluz, levou a efeito duas sessões de yoga solidário no jardim de Massamá, para angariação de produtos alimentares para a Voz do Amor. Tratou-se de uma iniciativa em que os participantes foram convidados a trazer produtos alimentares de casa, sendo o resultado bastante satisfatório.

Proporcionámos uma experiência solidária a cerca de 20 alunos do Centro de Estudos Satisfaz Bastante em Queluz, que participaram na distribuição e entrega a famílias carenciadas de cabazes de Natal, constituídos integralmente por produtos alimentares angariados pelos próprios alunos.

2.6 EVENTOS DA VOZ DO AMOR

Eleição dos Órgãos Sociais Realizou-se no dia 1 de Junho, a eleição dos novos Órgãos Sociais para o biénio 2013/2015, com apreciável participação dos nossos associados.

Jantar de Natal

6

Mais uma vez realizámos o nosso jantar de Natal. Desta vez no restaurante Caruso, às Amoreiras, onde tivemos o prazer de ter connosco 50 sócios e amigos e também alguns representantes de instituições, registando-se a agradável presença do Secretário-Geral da DECO. Foi um encontro amistoso e, segundo opinião generalizada, é um evento que deverá ser mantido nas atividades lúdicas e fraternas da Voz do Amor.

2.7 APOIO NA EDUCACÃO

Na continuação do que temos vindo a fazer em anos anteriores, procedemos à recolha das listas de material escolar e livros (aqueles que o SASE não contemplou) solicitados pelas escolas, procedendo-se à sua aquisição. Apoiámos apenas 6 alunos, filhos das famílias mais necessitadas, esperando ter contribuído, um pouco, para a diminuição do insucesso escolar e até mesmo do abandono escolar.

2.8 APOIO NA SAÚDE

Ao longo de 2013, as duas profissionais de saúde (clinica geral e pediatria) voluntárias, foram incansáveis e acompanharam, por diversas vezes, as equipas nas visitas domiciliárias, prestando sempre apoio das suas áreas a todos os elementos dos agregados familiares que, por falta de vontade ou de dinheiro, descuraram os seus cuidados de saúde. Realçamos as orientações tidas como úteis e necessárias dadas às futuras/jovens mães, bem como os produtos básicos oferecidos para tratamento dos bebés disponibilizados por aquelas profissionais.

Também a Clinica Dentária de Miraflores prestou, ao longo 2013, serviços dentários gratuitos (em situação urgente) aos filhos das famílias apoiadas pela Voz do Amor. Deixamos aqui um bem haja ao Dr Richard Rauffus pela forma amistosa como trata os nossos jovens.

2.9 ANGARIAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTARES

Ao longo de 2013, obtivémos autorização do Marketing dos supermercados Pingo Doce para realizar 5 (cinco) ações de recolha de alimentos durante o ano, o que nos permitiu, para além de uma poupança nos nossos custos, entregar mais produtos a mais famílias carenciadas.

2.10 PARCERIAS E APOIOS

Pressley Ridge Portugal É uma instituição americana com ação em Portugal, junto de famílias de bairros degradados em várias freguesias. A Voz do Amor foi convidada para integrar a candidatura, como parceira informal do Projeto Brave, no âmbito da 5ª Geração do Programa Escolhas. Trata-se dum projeto cuja ação incide sobre as famílias do Bairro da Estrada Militar, no Alto da Damaia. O projeto foi aprovado e , até 2016, participaremos com as nossas valências.

7

Centro de Estudos Satisfaz Bastante

Trata-se de uma parceria informal de colaboração. Pelo 4º ano consecutivo, os alunos angariaram produtos alimentares das suas casas, tendo constituído cabazes de Natal, que eles próprios entregaram, acompanhados por voluntários da nossa instituição, a famílias carenciadas. Foi uma aprendizagem de grande importância, uma vez que se pretendia que estes jovens, filhos de famílias onde nada lhes falta, tomassem consciência de outras realidades. Visitaram prédios degradados, barracas sem eletricidade, andaram na lama e ouviram de viva voz as pessoas contarem os seus problemas. Alguns, fizeram talvez, pela primeira vez, uma ação de solidariedade, que esperamos se venha a repetir muitas vezes no seu futuro.

2-10-1- PARCERIA DE SERVIÇOS

Clínica Dentária de Miraflores Apesar de já há alguns anos ter vindo a prestar serviços dentários gratuitos aos jovens das famílias carenciadas apoiadas pela Voz do Amor, foi apenas formalizado e assinado no mês de Fevereiro/13 o Protocolo de parceria, que possibilita também aos nossos sócios, descendentes diretos e familiares, descontos bastantes significativos.

2.11 ENTIDADES SINALIZADORAS PARA AJUDAS DIVERSAS

Junta de Freguesia de Corroios Segurança Social do Seixal Câmara Municipal do Seixal Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Segurança Social da Amadora EMAT – Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Tribunal do Seixal Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco do Seixal Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Almada Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Amadora Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Garcia da Horta Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica Centro Comunitário da Arrentela Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Paio Pires Centro de Assistência Paroquial da Amora Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Fernão Ferro Junta de Freguesia da Damaia Polícia de Segurança Pública da Damaia

Missionárias da Caridade Madre Teresa de Calcutá – Setúbal (apoio mensal) (Manteve-se ao longo de 2013, tal como já vem sendo hábito há alguns anos, o apoio mensal a esta instituição em Setúbal, oferecendo medicamentos, fraldas e demais bens necessários para o apoio às crianças portadoras de graves deficiências).

8

2.12 A DEMOGRAFIA DAS NOSSAS AJUDAS

Alcochete,Feijó,Almada,Fogueteiro,Arrentela,Lisboa,Amadora,Laranjeiro,Amora,Montijo,Algueirão,Moita,Alenquer,Miratejo,Barreiro,Mem Martins, Baixa da Banheira, Paio Pires, Cruz de Pau,

Parede, Cacém, Paivas, Carnaxide, Queluz, Carregado, Reboleira, Casal de Cambra, Seixal, Casal do Marco, Setúbal, Corroios, Torre da Marinha, Damaia, Trafaria, Fernão Ferro e Vale de

Milhaços

2.13 ESPECIFICAÇÃO DAS INTERVENÇÕES

a) APOIO A FAMILIAS

Apoiamos 208 famílias num total de 708 pessoas

b) APOIO A IDOSOS

Apoiamos 17 idosos num total de 153 visitas

FORMAÇÕES PARENTAIS

Proporcionámos 366 ações de formação nas nossas diversas áreas

o Jovens grávidas Temos continuado a apoiar futuras mães, proporcionando-lhes informação adequada bem como bens materiais (camas, carrinhos, roupas…), tão necessários à receção do novo ser.

0

100

200

300

Quantidade Visitas

17

226

17

153

IDOSOS

2012

2013

34 27 79

229

20 36

425

30 15 59

228

8 26

366

0

200

400

600

Higiene Nutrição Plan. familiar Educa. dos filhos

Lutar pela vida

Outras Total

FORMAÇÕES

2012

2013

9

o Jovens difíceis Foram feitas algumas ações com vista à recuperação deste tipo de jovens. O objetivo da Voz do Amor foi transmitir-lhes valores morais e cívicos, indispensáveis para a escolha de um caminho correto e formação de cidadãos conscientes.

2.14 CABAZES ALIMENTARES

Entregámos 394 cabazes SOS de produtos alimentares para responder a situações pontuais urgentes. Na época natalícia entregámos 60 cabazes de Natal a famílias graças à pronta adesão dos nossos sócios e amigos, permitindo, assim, que a aquisição destes cabazes fosse integralmente custeada pelas ofertas recebidas

2.15 MAPA COMPARATIVO 2012/2013

Ajudas 2012 2013

Material

439 304

Higiene 34 30

Nutrição 27 15

Planeamento familiar 79 59

Educação dos filhos 229 228

Responsabilidade dos pais em lutar pela vida

20 8

Outras 732 761

Total

1560

1405

2-16 Situações mais relevantes da nossa intervenção

0

500

Natal SOS

Total

93 272 365

60

394 454

CABAZES DE NATAL E SOS

2012

2013

10

Resposta imediata a uma solicitação urgente de irmãs freiras, para ajuda alimentar e vestuário a

duas mães e quatro crianças por elas acolhidas e que se encontravam em situação de bastante carência.

Acompanhamento de idosos(as) ao Centro de Saúde, Hospital e outras instituições, para tratamento dos mais diversos assuntos.

Prestação de ajuda a grávidas e novas mães, oferecendo para as crianças: roupa, produtos de higiene, fraldas, carrinhos de bebé, camas (…). Algumas destas visitas foram feitas na companhia da nossa Pediatra.

Ajuda na mudança de casa de uma jovem mãe, com uma criança, que vivia num quarto, tendo-lhe sido roubada a pulseira da filha e utilização abusiva da sua garrafa de gaz por outras pessoas que viviam nessa casa. A Assistente Social arranjou-lhe uma casa que tinha que ocupar no prazo de 2 dias. Os nossos voluntários, utilizando a carrinha de um deles, procederam à mudança dos seus haveres e a outras deslocações para irem buscar mobiliário que lhe foi oferecido. Hoje, sente-se feliz no seu cantinho.

Acompanhamento de crianças ao dentista, que trata gratuitamente as crianças de famílias que apoiamos.

Conversas edificantes com jovens problemáticos, a pedido dos pais e por vezes das instituições oficiais, para os convencermos a voltar a bom rumo, uma vez que já começaram a enveredar pelo caminho dos vícios (roubo, droga, álcool), faltando regularmente à escola ou mesmo abandonando-a.

Continuação da ajuda alimentar a um senhor guineense que veio para Portugal fazer hemodiálise, não tendo qualquer apoio por parte da sua embaixada. A Segurança Social paga-lhe a renda do quarto, colaborando a Voz do Amor com alimentos e um dos nossos associados com um valor monetário mensal, para aquisição do que entender, incluindo medicamentos. Esta ação teve início há três anos.

Comunicação à CPCJ de Almada da existência de uma criança em situação de risco, sendo então institucionalizada.

Resposta a solicitações por parte da PSP, para acompanhamento de idosos a viver sozinhos. Levámos a palavra consoladora e o carinho, tão indispensáveis nesta fase da vida.

3 - CONTAS DE 2013

11

A vontade de construirmos o Centro da Voz do Amor continua a fazer parte das nossas intenções. Dado que em termos contabilísticos deverá ter um centro de custos próprio, decidimos, apesar do seu reduzido significado, apresentar em separado os valores dos proveitos, custos e resultados, que lhe são correspondentes.

3.1 – RENDIMENTOS

3.1.1 Da SEDE

Donativos Dos sócios

O acréscimo de 51,75%, deve-se fundamentalmente a ofertas de dois dos nossos associados, em que um deles doou 1960 euros e o outro 1000 euros, logo após a morte da esposa que também era nossa sócia.

Dos amigos Também um amigo nos ofereceu 600 euros, valor com que não contávamos.

COMPENSAÇÃO IRS O valor do IRS (3.362,32euros) é o resultado dos nossos sócios e amigos, aquando do preenchimento da documentação do IRS, terem colocado um X e registado o número de identificação fiscal da Voz do Amor, no quadro 9.

SEDE

Orçamento Real %

Jóias 18,00 21,00 16,67

Quotas 5.145,00 4.795,00 - 6,80

Quotas de anos anteriores 275,00 210,00 - 23,64

Donativos dos sócios 6.000,00 9.104,76 51,75

Donativos dos amigos 1.100,00 1.776,26 61,48

Jóias - adiantamento Quotas - adiantamento Donativos - adiantamento Subsídios Proveitos Financeiros Compensação IRS

0,00 0,00 0,00 0,00

90,00 3.362,32

0,00 210,00

0,00 0,00

93,23 3.362,32

3,59 0,00

SUBTOTAL 1 15.990,32 19.572,57 22,40

3.1.2 – CVA – Centro da Voz do Amor

12

O valor de 239,72 euros, são os juros anuais da aplicação financeira CVA – Centro Voz do Amor

Orçamento Real %

Juros da aplicação financeira (CGD) 239,72 239,72 0,00

SUBTOTAL 2 239,72 239,72 0,00

(Nota: Este valor destina-se, exclusivamente, a fazer face a custos com o Centro, e não é passível de utilização na atividade normal da Voz do Amor)

3.1.3 - SEDE E CVA

Orçamento Real %

TOTAL 16.230,04 19.812,29 22,07

3.2 – GASTOS

3.2.1 - Da Sede

Artigos para oferta O valor dos artigos que adquirimos para oferta, é equivalente ao orçamentado. Este desvio (-1,31%), valor insignificante, é consequência da poupança que fizemos com as recolhas de alimentos no Pingo Doce. Oferecemos mais produtos poupando nos nossos gastos.

SEDE

13

Orçamento Real %

Electricidade 130,00 133,00 2,31

Combustíveis 0,00 0,00

Água 190,00 186,83 -1,67

Livros e Documentação Técnica 0,00 0,00

Material de escritório 250,00 248,25 -0,7

Artigos para oferta 8.000,00 7895,58 -1,31

Ferramentas e Utensílios 34,65

Rendas e Alugueres 670,56 670,56 0,00

Despesas de Representação 0,00 0,00

Comunicação 2.150,00 2237,98 4,09

Transportes 0,00 0,00

Deslocações 630,00 622,60 -1,17

Contencioso e Notariado 0,00 0,00

Conservação e Reparação 25,00 22,92 -8,32

Publicidade e Propaganda 0,00 0,00

Limpeza, higiene e conforto 70,00 65,00 -7,14

Jornais e Revistas 0,00 0,00

Outras despesas 90,00 150,72 67,46

Gastos Financeiros 55,00 88,28 60,51

Amortizações 260,80 260,80 0,00

SUBTOTAL1 12.521,36 12.617,17 0,77

3.2.2 - Do CVA

(Não se registaram quaisquer custos) CVA – Centro da Voz do Amor

Orçamento Real %

SUBTOTAL2 0,00 0,00

3.2.3 - SEDE E CVA

Orçamento Real %

TOTAL 12.521,36 12.617,17 0,77

3.3 - RESULTADOS

14

3.3.1 - Da Sede

Possuímos uma aplicação no banco Millennium no valor de 10.000,34 euros, considerado como que um valor de segurança da Voz do Amor, e que pretendemos que seja apenas usado numa situação de extrema necessidade. Não considerando este valor, constatamos que vamos iniciar o próximo ano com 36.237,32 euros.

SEDE

2012 2013

Caixa 1881,6 1.006,36

Depósitos à ordem 27.139,52 35.230,96

Aplicação financeira (Millenium) 10.015,64 10.000,34

Saldo 1 39.036,76 46.237,66

3.3.2 - Do Centro da Voz do Amor

Constituímos também uma aplicação de 9.457,26 euros na CGD, da verba destinada a este Centro.

CVA – Centro da Voz do Amor

2012 2013

Caixa 112,73 112,73

Depósitos à ordem 239,72

Aplicação financeira (CGD) 9.457,26 9457,26

Saldo 2 9.569,99 9.809,71

3.3.3 SEDE e CVA

2012 2013

Caixa 1.994,33 1.119,09

Depósitos à ordem 27.139,52 35.470,68

Aplicações Financeiras 19.472,90 19.457,60

Saldo 48.606,75 56.047,37

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

15

Apesar do pessimismo económico e social, o ano de 2014 vai contar com o nosso pensamento positivo, para continuidade da estratégia de desenvolvimento da Voz do Amor, quer pela abertura de uma primeira delegação, quer pela reformulação de métodos de trabalho, com a admissão de mais colaboradores com habilitações superiores, fundamentalmente nas áreas de Psicologia e Serviço Social. Conhecemos as oportunidades e o trabalho necessário para as aproveitar. O ano de 2014 será mais um desafio para vencer e concretizar as ideias. Estamos certos de que com a ajuda dos nossos associados e de todos os nossos colaboradores no terreno vamos consegui-lo.

Contamos com todos!