Relatorio Estagio Filosofia II

15
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CENTRO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO NILTON ANTUNES DOMINGUES RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENSINO DE FILOSOFIA CAXIAS DO SUL - BRASIL/RS. 2009/JUL.

description

Trabalho de conclusão de Estágio

Transcript of Relatorio Estagio Filosofia II

Page 1: Relatorio Estagio Filosofia II

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULCENTRO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

NILTON ANTUNES DOMINGUES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENSINO DE FILOSOFIA

CAXIAS DO SUL - BRASIL/RS.2009/JUL.

Page 2: Relatorio Estagio Filosofia II

TEORIA DO CONHECIMENTO

“A EXPERIÊNCIA DO HÁBITO”

AULA 08

“O hábito é o grande guia da nossa vida”.

David Hume

Page 3: Relatorio Estagio Filosofia II

Plano de aula

Nível : Fundamental - 5º série. Duração : 1 aula, 45’. Desenvolvimento: 3 Etapas de 10’ , 15’ e 20’. Objetivos : Introduzir conceitos básicos da

Filosofia Empírica, tendo com referência o pensamento do filósofo David Hume no livro O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder. Mostrar a importância dos conceitos de Hábito e Experiência para o nosso conhecimento; Que os alunos entendem a necessidade de repensar constantemente nossas experiências e hábitos , e isso se faz por meio da reflexão filosófica.

Obs. Experiência é usado aqui no sentido de o meio pelo qual se adquire o hábito de conhecer, praticar e transformar o conhecimento. O primeiro é a causa, o que produz , e o segundo é o efeito, aquilo que é produzido. Imaginamos que o efeito deve ser proporcional à causa.

Page 4: Relatorio Estagio Filosofia II

Metodologia: Sensível , Reflexiva e Conceitual.

Conteúdos : Filosofia , Experiência , Hábito , Teoria , Conhecimento, Empirismo , Razão e Vontade.

Problematização :Segundo o filósofo Escocês David Hume o hábito é o grande guia da nossa vida , nascemos e morremos sob a infliência dele , no entato , o hábito é muitas vezes irracional. Quando o hábito nos ajuda e quando ele nos prejudica ?

Page 5: Relatorio Estagio Filosofia II

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

TRÊS FASES – Obs. As fases 1 e 2 neste trabalho ocorrem ao mesmo tempo .SENSIBLIZAÇÃO - Recapitula A Lição da Mosca e alguns comportamentos habituais : força , fraqueza determinação , ânimo, desanimo e vontade.

REFLEXÂO – Por que uma experiência é sempre baseadaem uma experiência anterior? Em seguida ler e refletirsobre o Dialogo de Hume no Mundo de Sofia. CONCEITUAÇÃO – Definir os conceitos de hábito e experiência em relação a causas e efeitos.

Page 6: Relatorio Estagio Filosofia II

Primeira fase : Sensibilização .

A EXPERIÊNCIA DA PRIMEIRA MOSCA

Recordando algumas lições da Historia Mosca , estudado na última aula .

Certa vez duas moscas cairam em um copo de leite.... Uma era forte e valente , logo ao cair

nadou algumas vezes até a borda do copo, mas como suas azas estavam molhadas, então, achou

que não havia saída, desanimou e afundou.Pergunta: Que lição podemos tirar desse

comportamento?Uma das respostas : Ela não era não forte e

valente, se fosse, não teria desistido de lutar pela própria vida.

Page 7: Relatorio Estagio Filosofia II

SEGUNDA EXPERIÊNCIA

A segunda mosca não era tão forte quanto a sua companheira , mas tinha garra e determinação, não desistiu, lutou, bateu as asas até se formar um nódulo de manteiga no leite, através do qual subiu e salvou a sua própria vida.

Pergunta: Que lição podemos tirar desse comportamento? Resposta: Que não basta ser forte e valente, é preciso ter determinação.

Page 8: Relatorio Estagio Filosofia II

TERCEIRA EXPERIÊNCIA

Então , depois de algum tempo.... A mosca guerreira e determinada, caiu novamente em um copo, desta vez cheio de água. Pensou que

poderia resolver aquele problema com a mesma experiência do passado. Outra mosca que

passava por alí , viu sofrimento da amiga, posou na beira do copo e gritou : tem um canudinho aí

do seu lado , e só nadaraté lá e subir

!A mosca tenaz

não aceitou a ajuda , bateu as asas desesperadamente , e desta vez afundou.

Page 9: Relatorio Estagio Filosofia II

Que lição tiramos da terceira experiência?

Aqui é importante chamar atenção para a noção tempo-espaço . Experiências do passado que importantes, mas não resolvem , muitas vezes, os problemas atuais , o mundo fica mais complexo e o conhecimento exige constante atualização. Podemos falar da necessidade da nossa constante evolução . Não basta lutar bravamente. Quantas pessoas boas neste mundo lutam, trabalham , mas afundam porque lhes falta o conhecimento . Elas não mudam suas experiências, habituaram-se com métodos ultrapassados. Podemos até falar em alguns que se acomodam.

É importante a humildade de aceitar ajuda quando não sabemos alguma coisa. Aprendemos com a experiênciasdas outras pessoas. O filósofo Sócrátes dizia , “ sei que nada sei”.É claro que ela sabia muito , mas queria mostrar que não sabemos tudo.

Page 10: Relatorio Estagio Filosofia II

SEGUNDA FASE – REFLEXÃO SOLUÇÕES DO PASSADO, EM

CONTEXTOS DIFERENTES PODEM TRANSFORMAR-SE EM PROBLEMAS. SE O MUNDO MUDA, NÓS TAMBÉM PRECISAMOS MUDAR.

Page 11: Relatorio Estagio Filosofia II

REFLEXÃO

Quantos de nós, vivemos baseados em experiências dos passado e deixamos de observar as mudanças do presente. Lutamos inutilmente e afundamos em nossa própria visão de mundo!

Page 12: Relatorio Estagio Filosofia II

REFLEXÃO

CRIAMOS O HÁBITO DE ACREDITAR QUE AS EXPERIÊNCIAS DO PASSADO VÃO SEMPRE SE REPETIR E PERDEMOS A OPORTUNIDADE REPENSAR VELHOS HÁBITOS E , ASSIM, NÃO EVOLUIMOS.

Page 13: Relatorio Estagio Filosofia II

TERCEIRA FASE – CONCEITOSAtividades: marque a alternativa correta. 1. Sobre o efeito do hábito : a) ( ) Está mais no pensamento de quem observa. b) ( ) Está mais nas coisas observadas. 2. Sobre a causa do hábito: a) ( ) É adquirido pela experiência de observações de

casos semelhantes que se repetem. b) ( ) É adquirido sem nenhuma observação

Page 14: Relatorio Estagio Filosofia II

Atividades 1. Sobre a experiência : a) ( ) Sempre se repetem e ajudam nossa visão das

coisas que mudam. b) ( ) As novas e diferentes experiências renovam

nossa visão das coisas. 2. Sobre a solução dos problemas : a) ( ) soluções do passado, em contextos diferentes

sempre resolvem nossos problemas. b) ( ) soluções do passado em contextos diferentes

podem transformar-se e isso exige mudanças de pensamento.

Page 15: Relatorio Estagio Filosofia II

Referencias :Carbonara, Vanderlei. O desafio de aprender e ensinar filosofia.( excerto do I Colóquio Sulbrasileiro sobre o ensino de filosofia). UFSC, 2009.Gaarder, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo : Cia. das Letras, 1998.Hume, David. Investigação Sobre o Entendimento Humano. São Paulo : Nova Cultural, 1984.http://www.laefi.defil.ufubr/Arquivos/introduçãoaoempirismo.pdf. Acesso : 22/06/2009...............................................................................................................Trabalho experimental realizado pelo acadêmico Nilton Dominguespara os alunos da E.E. Emílio Meyer, 5º série , turma 52. Ministrado em 03/07/09 , fazendo parte do PEES II, Programa de Estágio Supervisionado, orientado pelo Prof. Ms. Vanderlei Carbonara da Universidade de Caxias do Sul. Brasil/rs.