Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

118
Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br. Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros ESTUDO DE BENCHMARKING EM 2009 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI PMI-RJ PMI-AM PMI-BA PMI-CE PMI-DF PMI-ES PMI-GO PMI-MG PMI-PE PMI-PR PMI-RS PMI-SC PMI-SP RELATÓRIO PRINCIPAL PERSPECTIVA GERAL Versão Preliminar Caso tenha alguma sugestão ou identifique alguma necessidade de revisão para a versão final, favor enviar email para [email protected]. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br

Transcript of Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Page 1: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 1

ESTUDO DE BENCHMARKING EM

2009GERENCIAMENTO

DE PROJETOSBrasil

Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute

PMI

PMI-RJPMI-AM

PMI-BA

PMI-CE

PMI-DF

PMI-ES

PMI-GOPMI-MG

PMI-PE

PMI-PR

PMI-RS

PMI-SC

PMI-SP

RELATÓRIOPRINCIPAL

PERSPECTIVA GERAL

Versão PreliminarCaso tenha alguma sugestão

ou identifique alguma necessidade derevisão para a versão final, favor enviar

email para [email protected] a versão final e seus anexos

a partir de 11/01/2010 emwww.pmi.org.br

Page 2: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 2

Política de Copyright

Este relatório é o resultado do trabalho voluntário de vários profissionais de todo o país,representando suas respectivas seções regionais do Project Management Institute - PMI.

A utilização deste relatório é livre e gratuita para toda a comunidade brasileira deGerenciamento de Projetos.

Solicitamos apenas que seja preservada a devida referência a fonte das informações:“Fonte: Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2009, ProjectManagement Institute – Chapters Brasileiros”.

Page 3: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 3

Índice

Introdução…………………………………………………………………………………………………….. Mensagem de Abertura………………………………………………………………………………………………………Apresentação……………………………………………………………...………………………………………………….Prefácio……………………………………………………………………………………………………………………….. Realização…………………………………………………………………………………………………………………..... Homenagem à Equipe de Trabalho………………………………………………………………………………………...

O Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil……..………………………... O que é Benchmarking…………………………………………………………………………..….……………………… Objetivos do Estudo………………………………………………………………………………..……………………….. Abordagem Técnica…………………………………………………………………………………..……………………. Aspectos Abordados pelo Estudo……………………………………………………………………..………………….. Metodologia de Pesquisa………………………………………………………………………………..………………… As 300 Organizações Participantes…………………………..…………………………………………..……………… Apresentação dos Resultados……………………………………………………………………………..………………

Resultados 2009……………………………………………………………………………….…………… Perspectiva Geral……………………………………………………………………………………………..…………….

1 - Perfil das Organizações Participantes………………………………………………………………………..……….....…... 2 – Aspecto Cultura Organizacional………………………………………………………………………………..………….…. 3 – Aspecto Estrutura Organizacional………………………………………………………………………………..……….….. 4 – Aspecto Portfólio de Projetos………………………………………………………………………………………..….......... 5 – Project Management Office…………………………………………………………………………………………..……….. 6 – Processos e Metodologia……………………………………………………………………………………………..……….. 7 – Desenvolvimento Profissional…………………………………………………………………………………………..……..8 – Ferramentas……………………………………………………………………………………………………………….….... 9 – Desempenho e Resultados………………………………………………………………………………………………..…..

Perspectiva por Setor (Anexo 1).……………………………………………………………………………………......... Perspectiva por Porte de Projeto (Anexo 2).……………………………………………………………………....……..

456789

1011121314161923

25262732404858728596

104116117

Page 4: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 4

INTRODUÇÃO

Page 5: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 5

Parabenizo a todos os voluntários do grupo de desenvolvimento do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil pelo excelente resultado alcançado e pela demonstração clara de integração entre os chapters Brasileiros.

Agradeço especialmente a Americo Pinto pela coordenação do estudo e a Paulo Ferreira pela coordenação da integração nacional, os quais uniram esforços em prol da comunidade brasileira de gerenciamento de projetos.

Mais uma vez agradeço aos voluntários que dedicaram seu precioso tempo e expertise neste projeto e desejo uma boa leitura a todos.

Atenciosamente,

Eduardo Maximo EspínolaComponent Mentor, Região 13 (Brasil), Project Management InstituteDezembro de 2009

Mensagem de Abertura

Page 6: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 6

Prezados Membros da Comunidade Brasileira de Gerenciamento de Projetos,

Com enorme prazer e alegria apresentamos o Relatório do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2009. Os resultados são significativos e, como nos estudos anteriores, serão extremamente úteis para apoiar e embasar outros estudos posteriores, fundamentados nos resultados deste trabalho, que já se tornou uma importante referência nacional para empresas, organizações, autores, professores, estudantes e profissionais de Gerenciamento de Projetos.

Estamos especialmente felizes, pois em seu sexto ano de vida, o estudo se consolidou a nível nacional e com grande incremento no número de organizações participantes: Hoje, todas as seções regionais do PMI no Brasil são realizadoras desta iniciativa, a qual o PMI-Rio de Janeiro tem imensa honra de coordenar, através do líder do Grupo Estratégico de Benchmarking, Américo Pinto e de todos os voluntários que tornam possível este sonho.

O Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos começou em 2003 como uma iniciativa local e hoje atinge empresas do Brasil inteiro, do “Oiapoque ao Chuí”, incluindo também, um maior número de segmentos da cadeia produtiva nacional, os quais a cada ano são melhor identificados e segmentados. A expansão dessas duas dimensões, geográfica e setorial, confere aos resultados do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2009 uma maior abrangência, maior significado e ,conseqüentemente, maior relevância.

Nossas congratulações e agradecimentos a todos os participantes desta iniciativa em 2009: as empresas que responderam a pesquisa; os voluntários de todas as seções regionais brasileiras do PMI que participaram ativamente do trabalho; Seus respectivos Presidentes, que deram todo o apoio e tornaram esta iniciativa de fato única e nacional.

Esperamos rever todos no próximo ano e com a sua ajuda, ampliar cada vez mais a participação neste estudo, para termos a mais completa visão do gerenciamento de projetos no Brasil.

Atenciosamente,

Walther KrausePresidente , PMI - Rio de [email protected] de 2009

Apresentação

Page 7: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 7

Desde o lançamento da primeira edição do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil, em 2003,organizações e profissionais de todo o país passaram a ter acesso a informações importantes sobre práticas e tendênciasobservadas no cenário brasileiro.

Em uma evolução gradual ao longo das seis edições anteriormente realizadas, chegamos a 2009 com 300 empresas participantese um nível de profundidade que contribuiu significativamente para o aumento de qualidade dos resultados apresentados.

Estima-se que milhares de estudantes, profissionais e organizações em todo o país têm hoje acesso aos resultados do estudo,através de relatórios distribuídos e acessados livre e gratuitamente, reforçando o seu propósito de servir como base para odesenvolvimento de profissionais e organizações em todo o Brasil.

Na sua edição 2009, o Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil mais uma vez apresenta o posicionamentode importantes segmentos empresariais brasileiros, servindo como importante ponto de referência para todos que tenhaminteresse em alcançar a excelência e o sucesso no Gerenciamento de Projetos.

Em 2009, o Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil mais uma vez reforça a sua importância como o maisamplo e completo estudo realizado sobre o tema no Brasil, fruto do trabalho voluntário de diversos profissionais e do apoioinstitucional integrado de todas as seções brasileiras do Project Management Institute.

Bom proveito a todos e sucesso em seus projetos!

Américo PintoCoordenador Geral do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos [email protected] de 2009

Prefácio

Page 8: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 8

O Project Management Institute – PMI é umaassociação não governamental, sem fins lucrativos,que lidera o desenvolvimento da disciplina"Gerenciamento de Projetos“ no mundo, possuindoatualmente mais de 350 mil membros filiados emquase 200 países.

Fundado nos Estados Unidos, em 1969, o PMI érepresentado no Brasil por 13 seções regionais,também chamadas de chapters. Esta iniciativa,criada em 2003 pela seção Rio de Janeiro, é hoje oresultado do trabalho integrado de todas estasseções PMI, na condição de realizadoras doEstudo de Benchmarking em Gerenciamento deProjetos Brasil 2009.

Este relatório, tal como acontece desde a criaçãodeste estudo, é doado a toda a comunidade degerenciamento de projetos brasileira, através dasua divulgação livre, gratuita e irrestrita.

Realização

PMI

PMI-RJPMI-AM

PMI-BA

PMI-CE

PMI-DF

PMI-ES

PMI-GOPMI-MG

PMI-PE

PMI-PR

PMI-RS

PMI-SC

PMI-SP

Page 9: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 9

Este relatório é o resultado do trabalho de diversos profissionais de todo o país, que trabalharam voluntaria-mente, com toda a dedicação, para tornar realidade mais uma edição deste estudo.

Apresentamos abaixo, em ordem alfabética, o nome destes profissionais que fizeram história no Brasil em 2009, dando uma enorme contribuição para o desenvolvimento das práticas de Gerenciamento de Projetos no país.

Homenageamos ainda aos Presidentes de todas as treze seções regionais do PMI no Brasil e ao Mentor do PMI no Brasil, Eduardo Maximo Espinola, por darem sempre todo o apoio necessário para transformar esta iniciativa em um efetivo exemplo de integração nacional.

• Alisson Selaro, Ceará • Américo Pinto, Rio de Janeiro • Ana Marcia Duarte, Santa Catarina• Arno Bollmann, Santa Catarina• Bárbara Fernandes, Pernambuco• Bernardo Santarém, Rio de Janeiro• Cristiano Tomasi, Santa Catarina• Everaldo Grahl, Santa Catarina • Flávio Costa, Distrito Federal • Flávio Martins, Paraná • Gutenberg Silveira, São Paulo • Kelly Oliveira, Rio Grande do Sul• Lélio Varella, Rio de Janeiro• Marcelo Caixeta, Goiás • Marcelo Cota, Distrito Federal

• Marcelo Matos, Rio de Janeiro• Márcio Tibo, Minas Gerais• Mário Ferreira Filho, Amazonas• Matheus Rodrigues, Espírito Santo• Mauro Jucá, Bahia• Mauro Sotille, Rio Grande do Sul • Miriam Machado, Espírito Santo• Néstor Delisa, Espírito Santo• Nikolai Albuquerque, Santa Catarina • Patrícia Farias, Rio de Janeiro• Paula Zygielszyper, Rio de Janeiro • Paulo Ferreira, São Paulo• Paulo Lima, Amazonas• Rodrigo Aratanha, Rio de Janeiro• Rosária Russo, São Paulo • Virgínia Ferreira, Pernambuco

Homenagem à Equipe de Trabalho

Page 10: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 10

O ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS BRASIL

2009

Page 11: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Apresentação

Benchmarking é um processo contínuo e sistemático para medir e comparar processosorganizacionais.As Organizações que participam deste processo têm a oportunidade de compartilharinformações e experiências que podem ajudá-las a agir para melhorar seu desempenho,respondendo a perguntas como: Estamos adotando as melhores práticas? Nossosprocessos são eficientes em relação aos das Organizações de nosso setor?

Dentre os diversos benefícios fornecidos por um estudo de benchmarking é possível citar:

• O estímulo à mudança e a busca por melhorias em processos e práticas;• A fundamentação de ações internas a partir de comparações externas;• A reflexão da organização com referência aos seus indicadores de desempenho e

suas práticas de trabalho;• O auxílio na definição de metas estratégicas e operacionais.

11

O que é Benchmarking?

Page 12: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Apresentação

O Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil tem por objetivoapresentar um perfil de importantes setores da economia, no que diz respeito àGerenciamento de Projetos, oferecendo:

•Estatísticas sobre práticas de Gerenciamento de Projetos utilizadas;

•Nível de adequação dos setores da economia às melhores práticas;

•Ferramentas e técnicas mais utilizadas;

•Perspectivas e tendências em Gerenciamento de Projetos.

12

Objetivos do Estudo

Page 13: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Apresentação

Este estudo aborda oito aspectos importantes para identificar o alinhamento dasOrganizações às melhores práticas em Gerenciamento de Projetos. A análise de cada umdestes aspectos está retratada em seções do estudo.

Os resultados obtidos foram gerados a partir de um conjunto detalhado de questões, quesob análise, foram capazes de identificar a situação de cada segmento pesquisado, bemcomo as práticas em uso e as tendências observadas.

As Organizações participantes responderam a um questionário eletrônico na Internet compouco mais de uma centena de perguntas, as quais foram utilizadas como base para odesenvolvimento do estudo.

13

Abordagem Técnica

Page 14: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 14

Aspectos Abordados pelo Estudo

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de

Projetos Brasil2009

CulturaOrganizacional

EstruturaOrganizacional

Gestão de Portfólio de

Projetos

Project Management

Office

Processos e Metodologia

DesenvolvimentoProfissional

Tecnologia de Suporte

Desempenho e Resultados

Page 15: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Apresentação

1. Cultura Organizacional - Esta seção examina o quanto a cultura das Organizações está adaptada ao ambientede projetos e quais as tendências observadas em cada setor.

2. Estrutura Organizacional - Esta seção examina como as estruturas organizacionais estão suportando odesenvolvimento do Gerenciamento de Projetos nas Organizações e quais as tendências observadas em cadasetor.

3. Gestão do Portfolio de Projetos - Esta seção examina como as Organizações estão tratando o seu portfolio deprojetos, o grau de adequação às melhores práticas e as tendências observadas.

4. Project Management Office - Esta seção examina como as Organizações estão estruturando os seusEscritórios de Projetos e quais as tendências observadas.

5. Processos e Metodologia - Esta seção examina o grau de adequação das Organizações às mais importantespráticas em Gerenciamento de Projetos, avaliando processos e metodologias existentes.

6. Desenvolvimento Profissional - Esta seção examina o grau de adequação das Organizações às maisimportantes práticas de desenvolvimento profissional e as tendências observadas.

7. Ferramentas - Esta seção examina quais as tecnologias de suporte estão sendo utilizadas pelos profissionaisem Gerenciamento de Projetos e Organizações e em que extensão estas podem colaborar para os resultados.

8. Desempenho e Resultados - Esta seção examina o desempenho e os resultados auferidos pelas Organizaçõesno que tange ao Gerenciamento de Projetos, identificando os principais problemas, necessidades e fatorescríticos de sucesso.

15

Aspectos Abordados pelo Estudo

Page 16: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Um dos fatores críticos para o sucesso deste estudo foi seu desenvolvimento e aplicaçãoestarem fundamentados por uma metodologia de pesquisa estruturada e eficaz.

Apresentamos a seguir a metodologia utilizada no desenvolvimento do estudo.

16

Metodologia de Pesquisa

Planejamento Preparação da Pesquisa Coleta de Dados Análise e

DesenvolvimentoComunicação

dos Resultados

Page 17: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Detalhamos abaixo os principais passos da metodologia utilizada no estudo:

PlanejamentoDefinir o escopo e a estratégia globalDefinir o plano de trabalhoIdentificar aspectos críticosPesquisar informações sobre o temaIdentificar participantes potenciais

Preparação da PesquisaConvidar Organizações ParticipantesDeterminar os métodos de pesquisaDeterminar áreas de interesse para pesquisaDesenvolver questões do estudoPreparar os questionários eletrônicos

Coleta de DadosConfirmar participantesDisponibilizar questionários eletrônicosEsclarecer dúvidas e suportar o preenchimentoReceber questionários eletrônicos preenchidosRevisar o material recebido e solicitar eventuais ajustes

17

Metodologia de Pesquisa

Page 18: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Análise e DesenvolvimentoCompilar informaçõesDesenvolver análise estatísticaDesenvolver painéis gráficos para demonstrar os resultadosPreparar o relatório final do estudo

Comunicação de ResultadosDisponibilizar resultados para os participantesDisponibilizar resultados para a comunidade

Este estudo foi regido com base no código de conduta de Benchmarking da International Benchmarking Clearinghouse, o que garante a total confidencialidade das informações fornecidaspelas Organizações participantes.

18

Metodologia de Pesquisa

Page 19: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

19

As 300 Organizações Participantes

19

3M do Brasil3PTA Tekes e AssociadosA&M Construções e EmpreendimentosAbbott LaboratóriosAC Engenharia e SistemasAccentureACCERA Supply Chain SolutionsAché Laboratórios FarmacêuticosActive Sistemas de AutomaçãoAD&M Consultoria EmpresarialAdd Technologies Engenharia de SistemasADECON ‐ Empresa Júnior de ConsultoriaADN Tecnologia de SistemasAeCAgência Bras. de Desenv. Industrial ‐ ABDIAgência Nacional de Saúde SuplementarÁguia Branca ParticipaçõesAlizAlliance ConsultoriaAlphatecAltran TCBRAltus sistemas de informaticaAmbiental Engenharia e ConsultoriaAmcom Sistemas de InformaçãoAP2M Engenharia ConsultivaApex‐BrasilArcelorMittal TubarãoAreva Transmissão e DistribuiçãoAtlas Copco BrasilAutomatiza Ind. e Com.Avansys TecnologiaAverage Tecnologia

Axial EmpreendimentosBanco BBMBanco BMGBanco Central do BrasilBanco do BrasilBanco do NordesteBANDES ‐ Banco de Des. do Espírito SantoBB SegurosBem Viver Gestão EmpresarialBetha SistemasBeware Consultoria EmpresarialBimbo do BrasilBoston StikBradesco SegurosBrasilprev Seguros e PrevidenciaBravetek TelecomunicaçõesBrink's Segurança e Transporte de ValoresCadsoft InformaticaCâmara Americana de ComércioCAS Tecnologia da InformaçãoCaterpillar BrasilCEG ‐ Companhia Distribuidora de GásCEMIGCentral de Voluntarios em AçãoCentro de Formação Profissional SERCentro de Tecnologia em Dutos ‐ CTDUTCETILCETIP ‐ Balcão Org. de Ativos e DerivativosCETURB GVChemtechChoice TechnologiesCientistas Associados Des. Tecnológico

Cinq TechnologiesCírculo Operário CaxienseCitibankClariantCNEC EngenhariaCompanhia Hidro‐elétrica do São FranciscoCompass InternationalConcremat EngenhariaCondomínio de Soluções Corporativas ‐ CDSCONFEACONSISTConstrutora SuryaCooperativa dos Produtores Rurais de MGCruzada do MenorCSN ‐ Cia. Siderúrgica NacionalCTBC TelecomCyberlynxxDATACI ‐ Emp. de TI de Cach. de ItapemirimDatainfo Soluções em TIDatasul ECMDelage Consultoria e SistemasDHB Componentes AutomotivosDifferenciata Arquitetura e EngenhariaDocumentar Tecnologia e InformaçãoEatonEditora AbrilEDP ‐ Energias do BrasilELETIVA Tecnologia da InformaçãoEletronuclear ‐ Eletrobrás TermonuclearEmbraerEmbratelEndesa Geração Brasil

Page 20: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

20

As 300 Organizações Participantes

20

EnergisaEnfil ‐ Controle AmbientalEquipamentos Industriais VladosErnst & YoungESHO ‐ Empresa de Serviços HospitalaresEsmaltecEspaco e Expressao SCEuax Projetos e ProcessosExpertise TI e Processos FabriCO ‐ Fabrica de ConteúdoFADE‐UFPE‐EPSONFase 3Fivecom ‐ Sistemas e ConsultoriaForship EngenhariaFosfertilFundação ATECHFundação Cultural Dr. Pedro LeopoldoFundação UniversaFurnas Centrais EletricasFutureTrends ConsultingGEGemalto do Brasil Cartoes e TerminaisGerdauGlaxoSmithKlineGlobal Crossing BrasilGoverno do Estado do Espírito SantoGrupo Cornelio BrennandGrupo Empresarial BrandiliGrupo RBSGuimar EngenhariaHalliburtonHighThink Consulting

Hospital Alemão Oswaldo CruzHospital Santa CatarinaHuman PowerIBM BrasilIBMEC Jr. ConsultoriaIESA Óleo e GásImagem GeosistemasIMM Engenharia e ArquiteturaInfoChoiceInfoglobo ComunicaçõesInformal Serviços e ConsultoriaInfoSist Sistemas de InformaçãoInnovaInstituto de Adm. e Gerência da PUC‐RioInstituto de Pesquisas EldoradoInstituto Euvaldo Lodi ‐ Núcleo CentralInstituto Euvaldo Lodi ‐ Santa CatarinaInst. Nac. dos Distribuidores de Aço ‐ INDAInstituto Ronald McDonaldIntegration ConsultoriainTera TecnologiaInvestiplan Computadores e SistemasInvit Information ServicesIred Internet e SistemasJ Macedo AlimentosJ2DA Consulting Jaraguá Equipamentos IndustriaisJBR EngenhariaJExperts TecnologiaKaizenKC&DKF Bussines Consulting

KlabinKPMGKraton PolymersLedquadros ElétricosLG SistemasLiquigás DistribuidoraLogica América do SulLojas MarabrazLojas RennerLorenge ParticipaçõesLosango Promoções de VendasLouis Dreyfus CommoditiesM. Dias Branco AlimentosMagna SistemasMahle Metal LeveMangels Indústria e ComércioMaps Soluções e ServiçosMarca Sistemas de ComputaçãoMatera SystemsMectronMendes JuniorMétodo EngenhariaMichelinMinistério Público do Estado de GoiásMMX ‐Mineração e MetálicosModulo Solutions for GRCMongeral Aegon SegurosMontcalm Montagens IndustriaisMRS LogísticaMuna Assessoria e ConsultoriaNatura CosméticosNestlé Brasil

Page 21: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

21

As 300 Organizações Participantes

21

NET Serviços de ComunicaçãoNetPartners ConsultoriaNetServiceNew Age SoftwareNewtrendOiOption BrasilP&G SoluçõesPath ITTSPetrobrasPlancorp Planejamento CorporativoPlaneja Assessoria EmpresarialPlenos ‐ Planejamento e DesenvolvimentoPlusoft InformáticaPM TechPM4 ConsultingPMQM ‐ Gestão de ProjetosPMSolution ConsultoriaPmwebPoli JúniorPolícia Militar do Estado de São PauloPolitrizProcergsProdabelProdebProdemge Profsyst Informática LimitadaProgen projetos,gerenc.,engenhariaProject BuilderPromon EngenhariaProsul Projetos Supervisão e PlanejamentoPST Eletrônica

Qualidados Engenharia e InformáticaRamos Andrade EngenhariaRed & White IT SolutionsRedmarkResource TecnologiaReta EngenhariaRio Cristalino Gestão da Inov. EmpresarialRQ Gestão EmpresarialRSA SegurosRTI ConsultoriaSabespSadiaSandoz do BrasilSantander BrasilSchincariolSCIT Consultores AssociadosSecretaria da Administração da BASecretaria da Fazenda da BASecretaria da Fazenda de GOSecretaria de Gestão Pública de SPSENAI‐RJSerasa ExperianSerproServiço de Apoio às M. e P. Empresas do RNShift Consultoria e Sistemas LtdaSHV Gas brasilSifcoSimpressSistema FIERGSSistema FIRJANSix Sigma Brasil Consultoria e TreinamentoSoftway

Souza CruzStringhini MarketingSubsea 7 do BrasilSulAmericaSuperVia  ‐ Transporte FerroviárioSuzano Papel e CeluloseSYDLESynapsis BrasilTechbiz InformáticaTechint Engenharia e ConstruçãoTechnipTechnique Assessoria e PlanejamentoTechware SystemsTecnologia BancáriaTelefonicaTelway Tecnologia Terra NetworksThomson MultimídiaTicket ServiçosTigre S.A. Tubos & ConexõesTIM BrasilTIVITTrana ConstruçõesTribunal Regional Eleitoral de Minas GeraisTribunal Superior EleitoralT‐Systems do BrasilTurismoRapido PublicidadeUnB ‐ Departamentod e AdministraçãoUNIFACS ‐ Universidade de SalvadorUnimed CampinasUnimed SantosUnisys Brasil

Page 22: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

22

As 300 Organizações Participantes

22

UsiminasV & M do BrasilValidarte Qualidade e ProjetosVIB‐TECH IndustrialViniplanVisa ValeVivoVolkswagenVotorantim CimentosWorbi Internet BusinessWTorre Engenharia e Construção Z Tecnologia

Page 23: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Os resultados do estudo serão apresentados neste relatório em três grandes perspectivas:

1.Perspectiva Geral – Resultados considerando as 300 Organizações que participaramdo estudo em 2009.

2.Perspectiva por Setor – Resultados considerando os agrupamentos de setores definidospara a pesquisa (disponível apenas na versão final, a partir de 11/01/2010, em www.pmi.org.br):

• Consultoria• Engenharia & EPC• Governo (Adm. Direta e Indireta)

Os setores foram agrupados de acordo com a quantidade de Organizações participantes noestudo para cada setor, visto que deve haver um número mínimo de Organizações de ummesmo setor para que se torne possível manter a absoluta confidencialidade das informações.

23

Apresentação dos Resultados

• Indústria• Serviços• Tecnologia da Informação

Page 24: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

3. Perspectiva por Porte de Projeto – Resultados considerando os agrupamentos por portede projetos desenvolvidos nas organizações (disponível apenas na versão final, a partir de 11/01/2010,

em www.pmi.org.br) :

• Organizações em que o valor médio do orçamento dos projetos está abaixo de Abaixode R$ 100 mil;• Organizações em que o valor médio do orçamento dos projetos está entre R$ 100 mil e R$ 1milhão;

• Organizações em que o valor médio do orçamento dos projetos está entre R$ 1 milhão e R$ 10milhões;

• Organizações em que o valor médio do orçamento dos projetos está acima de R$ 10 milhões.

24

Apresentação dos Resultados

Este relatório possui um documento principal e dois anexos (anexos disponíveis apenas na versãofinal, a partir de 11/01/2010, em www.pmi.org.br). Este é o documento principal e nele poderão serencontrados os resultados relativos a Perspectiva Geral. As demais perspectivas podem serencontradas nos anexos 1 e 2. Todos os documentos podem ser encontrados no websitewww.pmi.org.br.

Page 25: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 25

RESULTADOS 2009

Page 26: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

A seguir apresentamos os resultados do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2009, em sua Perspectiva Geral. As Perspectivas por Setor e por Porte de Projeto podem ser encontras nos Anexos 1 e 2, respectivamente, no website www.pmi.org.br.

É importante ressaltar que as informações apresentadas são resultado da compilação e análise de dados fornecidos pelas Organizações participantes, não tendo sido realizada, portanto, nenhum tipo de auditoria em relação à veracidade ou adequação dos dados.

26

Perspectiva Geral

Page 27: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

A primeira parte do estudo tem por objetivo traçar o perfil das Organizações participantes no que diz respeito a aspectos como porte da organização, porte de projetos, setores da economia,entre outros.

27

1 - Perfil das Organizações Participantes

Page 28: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 28

Distribuição por Setor da Economia

Page 29: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 29

Distribuição por Faturamento

Page 30: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 30

Distribuição por Quantidade de Funcionários

Page 31: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 31

Distribuição por Orçamento Médio dos Projetos

Page 32: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Esta seção tem por objetivo apresentar informações sobre a cultura das Organizações em gerenciamento de projetos.Com isso é possível entender o quanto estas estão culturalmente preparadas para desenvolver seus profissionais e suas práticas em gerenciamento de projetos e como este ambiente é capaz de suportar estas iniciativas.

32

2 – Aspecto Cultura Organizacional

Page 33: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 33

Nível de Resistência da Organização em Relação ao Gerenciamento de Projetos

Page 34: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 34

Nível de Resistência da Alta Administração em Relação ao Gerenciamento de Projetos

Page 35: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 35

Nível de Resistência da Gerência Média em Relação ao Gerenciamento de Projetos

Page 36: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 36

Nível de Conhecimento da Alta Administração em relação ao Gerenciamento de Projetos

Page 37: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 37

Comportamento em Relação a Atividade de Planejamento

Page 38: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 38

Comportamento em Relação a Atividade de Controle

Page 39: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 39

Grau de Dedicação dos Profissionais para o Gerenciamento de Projetos

Page 40: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Esta seção objetiva apresentar características das estruturas organizacionais existentes e analisar como as Organizações estão estruturadas para gerenciar seus projetos em busca do sucesso.

40

3 – Aspecto Estrutura Organizacional

Page 41: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 41

Distribuição quanto a Estrutura Organizacional

Page 42: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 42

Responsabilidade pelo Gerenciamento de Projetos

Percentual de organizações que citou o item

Page 43: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 43

Posição dos Gerentes de Projetos na Hierarquia Organizacional

Page 44: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 44

Percentual de Profissionais Responsáveis por Projetos que se dedicam exclusivamente aos mesmos

Page 45: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 45

O que representa para as Organizações ter profissionais dedicados a projetos

Page 46: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 46

Se existe oficialmente o cargo de Gerente de Projetos na Organização

Page 47: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 47

Quanto ao equilíbrio da dedicação dos profissionais aos projetos e as atividades rotineiras

Page 48: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Esta seção objetiva apresentar como as Organizações fazem a gestão do seu Portfólio de Projetos, no que diz respeito a práticas, processos, definição de responsabilidades e nível de maturidade.

48

4 – Aspecto Portfólio de Projetos

Page 49: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 49

Nível de Alinhamento dos Projetos à Estratégia

Page 50: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 50

Nível de Utilização do BSC (Balanced Scorecard)

Page 51: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 51

Existência de Processo para Seleção dos Projetos Candidatos ao Portfólio

Page 52: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 52

Existência de Processo para Priorização dos Projetos do Portfólio

Page 53: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 53

Existência de Processo para Monitoramento do Portfólio

Page 54: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 54

Área Responsável pelos Processos de Gestão de Portfólio

Page 55: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 55

Práticas de Gestão de Portfólio Utilizadas

Percentual de organizações que citou o item

Page 56: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 56

Nível de Utilização do Conceito de Programas

Page 57: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 57

Percentual de Projetos previstos no Portfólio e efetivamente executados

Page 58: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Esta seção objetiva apresentar uma visão de como o Project Management Office (Escritório de Projetos) vem sendo utilizado pelas organizações no suporte ao desenvolvimento de seus projetos, destacando aspectos como estrutura, níveis de reporte, processos e papéis e responsabilidade.

58

5 - Aspecto Project Management Office

Page 59: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 59

Quantidade de PMO’s existentes na Organização

Page 60: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 60

Existência de PMO Corporativo

Page 61: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 61

Linha de Reporte do PMO Corporativo

Page 62: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 62

Áreas da Organização que possuem um PMO

Percentual de organizações que citou o item

Page 63: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 63

Tempo de Implementação dos PMO’s

Page 64: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 64

Quantidade de Profissionais que compõem o PMO

Percentual de organizações que citou o item

Page 65: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 65

Funções desempenhadas pelo PMO

Percentual de organizações que citou o item

Page 66: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 66

Nível de Maturidade dos PMO’s Implementados

Page 67: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 67

Quanto aos Gerentes de Projeto estarem subordinadosdiretamente ao PMO

Page 68: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 68

Quanto ao valor gerado para a Organização pelo(s) PMO(s)

Page 69: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 69

Quanto a Organização já ter passado por alguma experiência frustrada de implementação de PMO

Page 70: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 70

Razões que levaram a iniciativa de implementação de PMO ao fracasso

Percentual de organizações que citou o item

Page 71: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 71

Intenção de Implementar novos PMO’s

Page 72: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Esta seção tem por objetivo examinar o grau de adequação das Organizações às mais importantes práticas em Gerenciamento de Projetos, avaliando processos e metodologias existentes.

72

6 – Processos e Metodologia

Page 73: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 73

Nível de Utilização de Benchmarking como Prática Corrente

Page 74: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 74

Benefícios Obtidos com o Gerenciamento de Projetos

Percentual de organizações que citou o item

Page 75: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 75

Nível de Utilização de Modelos de Maturidadeem Gerenciamento de Projetos

Page 76: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 76

Modelos de Maturidade em Gerenciamento de Projetos mais utilizados

Percentual de organizações que citou o item

Page 77: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 77

Nível de Utilização de Metodologias de Gerenciamento de Projetos

Page 78: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 78

Áreas que utilizam Metodologia de Gerenciamento de Projetos

Percentual de organizações que citou o item

Page 79: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 79

Quanto a utilização efetiva da Metodologia de Gerenciamento de Projetos

Page 80: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 80

Aspectos considerados na Metodologia de Gerenciamento de Projetos

Percentual de organizações que citou o item

Page 81: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 81

Documentos existentes nas Metodologias de Gerenciamento de Projetos

Percentual de organizações que citou o item

Page 82: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 82

Grau de Utilização de EVA (Earned Value Management)

Page 83: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 83

Abordagem para Gerenciamento de Riscos

Page 84: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 84

Nível de Maturidade das Organizações

Page 85: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Esta seção tem como objetivo examinar o grau de adequação das Organizações às mais importantes práticas de desenvolvimento profissional, bem como apontar as tendências observadas nas organizações pesquisadas.

85

7 – Aspecto Desenvolvimento Profissional

Page 86: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 86

Níveis Hierárquicos que receberam treinamento formal em GP nos últimos 12 meses

Percentual de organizações que citou o item

Page 87: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 87

Existência de Programa formal de Capacitação em Gerenciamento de Projetos (não inclui preparação para certificação PMP®)

Page 88: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 88

Existência de Programa formal de Preparação para a Certificação PMP®

(Project Management Professional ) do PMI®

Page 89: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 89

Como são desenvolvidos os programas de capacitação da organização

Page 90: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 90

Quanto a Exigência da Certificação PMP ® para os Profissionais da própria Organização responsáveis por projetos

Page 91: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 91

Quanto a Exigência da Certificação PMP® para os Fornecedores da Organização responsáveis por projetos

Page 92: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 92

Salário Médio dos Profissionais que atuam no Gerenciamento de Projetos

Page 93: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 93

Perfil dos Profissionais que atuam no Gerenciamento de Projetos

Page 94: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 94

Habilidades mais Valorizadas pelas Organizações no Gerenciamento de Projetos

Percentual de organizações que citou o item

Page 95: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 95

Habilidades que as Organizações consideram deficientes nos seus Profissionais de Gerenciamento de Projetos

Percentual de organizações que citou o item

Page 96: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Esta seção tem por objetivo examinar quais tecnologias de suporte estão sendo utilizadas pelos profissionais em Gerenciamento de Projetos e Organizações e em que extensão podem colaborar para os resultados.

96

8 – Aspecto Ferramentas

Page 97: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 97

Nível de utilização de Softwares de Gerenciamento de Projetos

Page 98: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 98

Softwares de apoio ao Gerenciamento de Projetos mais utilizados

Percentual de organizações que citou o item

Page 99: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 99

Quanto ao a Integração e Utilização de Base de Dados Única nos Softwares de Gerenciamento de Projetos

Page 100: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 100

Grau de Utilização dos Softwares de Gerenciamento de Projetos

Page 101: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 101

Quem utiliza o Software de Gerenciamento de Projetos

Percentual de organizações que citou o item

Page 102: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 102

Funcionalidades Fundamentais em um Software de Gerenciamento de Projetos segundo as Organizações

Percentual de organizações que citou o item

Page 103: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 103

Utilização de Ferramenta Específica para Gestão (armazenamento e recuperação) do Conhecimento em Projetos

Page 104: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 104

9 – Aspecto Desempenho e Resultados

Esta seção tem por objetivo examinar o desempenho e os resultados auferidos pelas Organizações no que tange ao Gerenciamento de Projetos, identificando os principais problemas, necessidades e fatores críticos de sucesso.

Page 105: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 105

Grau de Utilização de Bonificação Financeira para os Profissionais envolvidos com Projetos em função dos Resultados Obtidos

Page 106: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 106

A Organização costuma ter problemas no cumprimento dos Prazos estabelecidos para os projetos?

Page 107: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 107

A Organização costuma ter problemas no cumprimento dos Custos estabelecidos para os projetos?

Page 108: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 108

A Organização costuma ter problemas de Qualidade em seus projetos?

Page 109: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 109

A Organização costuma ter problemas de Satisfação do Cliente em seus projetos?

Page 110: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 110

Percentual Médio de Desvio no Orçamento dos Projetos da Organização

Page 111: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 111

Problemas que ocorrem com mais freqüência nos projetos da Organização

Percentual de organizações que citou o item

Page 112: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 112

A Organização entende que já atendeu a todos os objetivos e resultados esperados em relação ao Gerenciamento de Projetos?

Page 113: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 113

A Alta Administração percebe claramente os benefícios obtidos através do Gerenciamento de Projetos?

Page 114: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 114

A Gerência Média percebe claramente os benefícios obtidos através do Gerenciamento de Projetos?

Page 115: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 115

Iniciativas que as Organizações pretendem desenvolver nos próximos 12 meses?

Percentual de organizações que citou o item

Page 116: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Para conhecer os resultados organizados por Setor da economia, faça o download do Anexo 1no website www.pmi.org.br.

116

Perspectiva por Setor - ANEXO 1

(anexo disponível apenas na versão final, a partir de 11/01/2010, em www.pmi.org.br)

Page 117: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 117

Perspectiva por Porte de Projeto - ANEXO 2

Para conhecer os resultados organizados por Porte de Projeto, faça o download do Anexo 2no website www.pmi.org.br.

(anexo disponível apenas na versão final, a partir de 11/01/2010, em www.pmi.org.br)

Page 118: Relatório Final do Estudo de Benchmarking em GP 2009 - Perspectiva Geral (Versão Preliminar)

Versão Preliminar. Baixe a versão final e seus anexos a partir de 11/01/2010 em www.pmi.org.br.Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2009, Project Management Institute – Chapters Brasileiros

Os resultados deste estudo encontram-se disponíveis para livre acesso no website

www.pmi.org.br.

Para participar do Estudo em Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2010, envie um

e-mail para [email protected].

118