Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de...

22
ADCMoura Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura (entidade gestora) ANIMAR Associação Portuguesa de Desenvolvimento Local (entidade parceira) Relatório Final do Projecto EPAM Out 2011 | Abr 2013

Transcript of Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de...

Page 1: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

ADCMoura – Associação para o

Desenvolvimento do Concelho de Moura

(entidade gestora)

ANIMAR – Associação Portuguesa de

Desenvolvimento Local (entidade parceira)

Relatório Final do Projecto EPAM

Out 2011 | Abr 2013

Page 2: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 2

Índice

1. O projecto EPAM em resumo .................................................................................................... 1 2. Balanço global do projecto ........................................................................................................ 4 3. Actividades realizadas ............................................................................................................... 5

3.1 Conhecer ............................................................................................................................ 6 3.2 Relacionar .......................................................................................................................... 6 3.3 (In)Formar .......................................................................................................................... 6 3.4 Potenciar ............................................................................................................................ 6

4. Modelo de Gestão e Execução Financeira

1. O Projecto EPAM em resumo

O Projecto EPAM – Empreender na Fileira das Plantas Aromáticas e Medicinais em Portugal decorreu entre 30 de Outubro de 2011 e 30 de Abril de 2013, tendo sido promovido pela ADCMoura em parceria com a ANIMAR – Associação Portuguesa de Desenvolvimento Local. Foi financiado pelo FEADER, através do Programa para a Rede Rural Nacional.

São objectivos do projecto:

animar rede nacional ligada à produção e comercialização de PAM

promover o empreendedorismo crítico e a capacitação dos agentes

aprofundar, difundir e construir o conhecimento da fileira

capitalizar a experiência e desenvolver propostas políticas

As actividades do projecto organizam-se em 4 grandes áreas de acção, todas interligadas:

CONHECER

RELACIONAR

(IN)FORMAR

POTENCIAR.

Foram assumidos como valores-fortes da intervenção:

Colaboração

Empowerment

Transparência

Partilha

Page 3: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 3

O EPAM surge em continuidade do projecto transnacional MEDISS – MEDiterranée Innovation Senteurs Saveurs (Programa MED, co-financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Naquele projecto, desenvolvido entre Março de 2009 e Março de 2012, foi possível fazer um diagnóstico inicial da fileira das PAM em Portugal, realizar visitas de estudo e encontros técnicos, construir de modo participado um plano de acção para o desenvolvimento do sector e impulsionar a constituição de uma rede nacional de agentes ligados às PAM.

As dinâmicas então geradas tiveram no projecto EPAM a possibilidade de se consolidar e qualificar, como se descreverá nas próximas páginas.

Imagens do projecto MEDISS. Em cima, as duas áreas do plano de acção construído colectivamente.

2. Balanço global do projecto

As dinâmicas acima referidas foram significativamente fortalecidas, com o projecto EPAM. São de realçar, pela importância dos impactos gerados:

o grande aumento do conhecimento sobre o sector em Portugal, quer através dos encontros locais e nacional, do site, do fórum, das visitas e do funcionamento de grupos de trabalho, quer pela realização, em conjunto com o GPP – Gabinete de Planeamento e Politicas do MAMAOT, do 1º Inquérito Nacional às PAM, cujos resultados preliminares foram apresentados no Fórum Nacional EPAM.

a compilação e organização da informação sobre PAM, caracterizada pela escassez e dispersão, sobretudo na perspectiva da sua valorização económica, no site EPAM, que é a primeira plataforma dedicada especificamente ao tema das PAM ao nível nacional.

Page 4: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 4

o contributo indelével para a consolidação de uma rede nacional de stakeholders do sector: produtores, distribuidores, investigadores, técnicos. Diversos novos projectos económicos e na área da investigação estão agora em curso, ligando universidades e agentes económicos, no tema das PAM.

o fortalecimento da dinâmica de construção de redes colaborativas de nível local, potenciada pela oportunidade gerada com o projecto EPAM para o interconhecimento e a cooperação de proximidade, factor essencial à sustentabilidade dos projectos individuais.

o enorme aumento da visibilidade interna e externa do sector das PAM em Portugal, quer ao nível económico, quer ao nível político. De sector sem relevância, passou a assunto amplamente visado em sites, jornais e televisão. E, ao nível político, ganhou estatuto de actividade com potencial de desenvolvimento, sobretudo pela importância da sua matriz exportadora.

o significativo aumento da procura para as produções nacionais, para que muito contribuíram a disponibilização dos contactos dos produtores no site, através do mapa de produtores, e a divulgação da brochura “organic aromatic and medicinal plants production in Portugal” em diversas feiras internacionais dedicadas aos produtos biológicos.

a criação de novas oportunidades de trabalho neste tema, designadamente de âmbito internacional, de que resultou a construção de processos de colaboração e mesmo de projectos candidatados em parceria.

O número de participantes nos diversos encontros e processos proporcionados pelo projecto EPAM fazem deste, desde logo, um projecto muito relevante. Mas sobretudo os impactos gerados e as avaliações recolhidas nos asseguram a pertinência da sua continuidade.

O site será mantido pela ADCMoura após o projecto EPAM. Diversos esforços serão realizados para que muitas das suas actividades possam continuar a realizar-se, designadamente os encontros locais e nacionais e a qualificação de produtores e técnicos.

3. Actividades realizadas e resultados por área de acção

Nas páginas seguintes apresentar-se-á informação mais detalhada do desenvolvimento do projecto EPAM, organizada de acordo com as 4 áreas de acção. Todos os elementos apresentados foram enviados como anexos aos relatórios de execução, por ocasião dos pedidos de pagamento.

3.1 Conhecer

ACTIVIDADES, TAREFAS E RESULTADOS PREVISTOS NO PROJECTO TAREFAS E RESULTADOS REALIZADOS

ACTIVIDADE RESULTADOS TAREFAS

1 Estudo de benchmark nacional e internacional de inovação e boas práticas na fileira das PAM

50 casos compilados e analisados 15 casos seleccionados 1 documento em pdf (respectivo trabalho gráfico)

preparação do plano de trabalhos

_metodologia e ferramentas construídas anteriormente – em utilização.

pesquisa de informação sobre boas práticas, incl visitas p recolha de informação adicional e testemunhos

_110 dados compilados (> 50) _17 casos inscritos na tabela de levantamento de boas práticas (> 15) anteriormente. _visitas a alguns dos casos selecionados (Acts. 2 e 4)

Produção escrita e trabalho gráfico

_pesquisa e selecção de práticas realizada. Textos escritos e submetidos à autorização pelos visados. (NOTA: continuação na act.6)

divulgação de resultados _continuação do debate, no fórum online, sob o tema boas práticas de produção, transformação e comercialização de

Page 5: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 5

PAM

2 Banco de Dados das PAM

200 dados recolhidos 20 casos visitados 5000 utilizadores/as e visitantes do banco de dados (online)

levantamento de informação _ tabelas de levantamento de produtores/as e operadores/as construídas; _informação inicial recolhida: 347 dados (> 200) _visitas de explorações: 20 (=20)

Criação de banco de dados geo-referenciado sobre produtores e o. actores-chave

_Base de Dados criada, incluindo seu registo na CNPD, e em pleno funcionamento

Monitorização e actualização de dados

_nº produtores inscritos na BD: 85

divulgação de resultados (disponibilização pública na internet)

_BD: 39 produtores divulgados on-line (mapa em www.epam.pt ) _site: 27,388 visitas; 14,308 pessoas (> 5000), de 68 países _crescente interesse internacional

1 Estudo sobre boas práticas de produção, transformação e comercialização de PAM

Realizou-se um trabalho de pesquisa de boas práticas de produção, transformação e comercialização de PAM, com as seguintes etapas:

1) Construção de formulário para compilação (pelos membros da parceria) de dados sobre projectos empresariais, associativos ou outros potencialmente interessantes pelas práticas desenvolvidas (total de referências: 110);

2) Definição de metodologia de selecção e organização de informação relativa às práticas identificadas;

3) Selecção de 15 práticas; 4) Angariação de informação sobre as práticas seleccionadas, incluindo contacto com os visados,

para validação e autorização de divulgação da informação; 5) Construção de fichas para divulgação.

Uma proposta metodológica foi traduzida em documento, interno à parceria, que orientou o trabalho realizado pelas duas entidades neste processo.

Proposta metodológica para a selecção e caracterização de boas práticas

A informação foi finalmente apresentada sob a forma de fichas de “prática em foco”, em formato digital (ver Actividade 6).

Page 6: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 6

A presente proposta metodológica disponibilizou a todas as pessoas intervenientes no processo, pela parceria, a informação necessária para selecção e crítica das mesmas, sustentadas numa base analítica comum.

Sustentada numa metodologia de benchmarking, a concepção dos cadernos de Boas Práticas recorre a uma pesquisa dos melhores processos utilizados em cada área de negócio da fileira PAM, enfatizando, nas fichas a produzir, aqueles cujo impacto no desempenho (aferido por indicadores de desempenho como rentabilidade, produtividade, quota de mercado, etc.) permite assegurar sustentavelmente as suas vantagens competitivas.

A definição de critérios que suporta a extracção de dados dos casos que integram a amostra final permite partilhar uma base comum de análise entre a parceria do projecto e todos os utilizadores e utilizadoras da plataforma EPAM, estendendo o ângulo de observação a um conjunto alargado de interlocução privilegiado que muito enriquecerá o resultado final previsto.

As práticas selecionadas para apresentar em forma de ficha foram, em resumo: Prática seleccionada Observações/ aspecto diferenciador

Josenea www.josenea.com

- empresa de inserção socio-laboral, premiada pela ONU como boa prática e reconhecida pelo Governo de Navarra

Cantinho das Aromáticas www.cantinhodasaromaticas.pt

- diversificação na produção e multifuncionalidade da exploração (produção em seco, a granel e embalado, viveiro, formação, loja física e on-line com venda de produtos próprios e de terceiros, visitas) - técnicas pioneiras, que outros têm vindo a seguir

Herdade do Gamoal www.herdadedogamoal.com

- excelentes competências técnicas reflectidas no modo de produção

Herdade de Vale Côvo www.herdade-valecovo.com

- utilização dos resíduos florestais como fonte energética para a destilação - gestão florestal integrada na produção, manutenção da paisagem e biodiversidade

Monte do Menir www.montedomenir.com

- secador com colector solar - equipamento pioneiro em Portugal em ambiente empresarial na secagem de PAM

RPC Aroma - partilha de equipamentos de secagem e processamento, armazenamento e grupagem entre produtores

Ervital www.ervital.pt

- a empresa mais antiga no sector, desde produção ao embalamento de produtos finais e recolecção

Planta do Xisto www.plantadoxisto.blogspot.com

- revitalização de aldeias abandonadas e de terrenos férteis

Planalto Dourado www.facebook.com/planalto.dourado

- plantação em sequeiro sem cobertura de solo

Freixo do Meio www.herdadedofreixodomeio.com

- aproveitamento da folha da videira após a vindima

Agri.bio (Itália) http://www.agribionotizie.it/

- Associação de agricultores de agricultura biodinâmica

Censo http://www.censo-lavande.fr/ - selo atribuído mediante o cumprimento de caderno de encargos

Ervas da Zoé http://quintadasmentas.wix.com/ervasdazoe

- selo comércio solidário

Herbier du Diois www.herbier-du-diois.com

- preocupação com bem-estar de colaboradores/as e com eficiência energética - total qualidade.

Le label rouge - herbes de provence http://www.herbes-de-provence.org/texteseul.html

- selo de origem, que garante que as ervas são produzidas na Provence

Page 7: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 7

20 Visitas a explorações de PAM

Realizaram-se 20 visitas a explorações de PAM, em Portugal e Espanha, para contacto com a diversidade de experiências que apresentam. Algumas delas constam da lista de práticas selecionadas, acima referida.

São as seguintes as explorações visitadas: Nome Localização Objectivos

Quinta das Lavandas Castelo de Vide Conhecer a instalação de um novo produtor de óleos essenciais, que tem também uma componente de agro-turismo.

Ervital Mezio Conhecer a empresa mais antiga a produzir em PAM em Portugal em MPB.

Cantinho das Aromáticas

Vila Nova de Gaia Conhecer uma empresa multifacetada com actividades muito variadas relacionadas com a produção de PAM (secagem, produtos finais, formação, retalho, viveiro)

Monte do Pardieiro Messejana Conhecer a instalação de um novo produtor.

Planalto Dourado Freixedas Conhecer um projecto recente de produção de óleos essenciais.

Casa da Arada Armil Conhecer a instalação de um novo produtor.

Aromáticas Vivas Viana do Castelo Conhecer uma empresa vocacionada para a produção de plantas frescas.

Hands on Earth Braga Conhecer um projecto orientado para a produção de produtos finais com plantas secas.

Vasco Pinto São Pedro do Sul Conhecer uma empresa vocacionada para a produção de plantas frescas.

Josenea Lumbier (Espanha) Conhecer um projecto associativo de produção de PAM secas orientado para produtos finais e para a inserção social de trabalhadores desfavorecidos.

Paixão e Paulino São Pedro do Corval Conhecer uma empresa vocacionada para a produção de plantas frescas.

RPC Aroma Ponte de Sor Conhecer uma empresa vocacionada para a transformação de PAM e para a partilha de meios de produção entre produtores.

Herdade do Gamoal Montargil Conhecer uma empresa vocacionada para a produção de plantas secas e viveiro.

Ervitas Catitas Pégões e Estremoz Conhecer um projecto recente de produção de óleos essenciais, plantas secas e viveiro.

Monte do Menir Monsaraz Conhecer um projecto recente de produção de PAM secas que privilegia a utilização de energia solar para secagem.

Vera Rosado Amareleja Conhecer a instalação de um novo produtor de plantas e flores secas.

Bernau Lleida (Espanha) Conhecer um projecto orientado para a produção artesanal de produtos finais com PAM secas.

Sociedade Alentejana de Investimentos e Promoções

Campinho Conhecer um projecto experimental de cultivo de PAM em sequeiro, para posterior utilização em paisagismo e produtos finais.

Herdade Vale Côvo Mértola Conhecer um projecto de produção de óleos essênciais que integra a gestão florestal e a preservação da paisagem e biodiversidade.

Aromaticland Azaruja Conhecer a instalação de um novo produtor de plantas secas.

Page 8: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 8

explorações visitadas: Quinta das Lavandas, Ervital, Cantinho das Aromáticas, Monte do Pardieiro, Planalto Dourado, Casa da Arada, Aromáticas vivas, Hands on earth, Vasco Pinto, Josenea, Paixão e Paulino, RPC Aroma, Herdade do Gamoal, Ervitas Catitas, Monte do Menir, Vera Rosado, Bernau, SAIP, Herdade de Vale Côvo, Aromaticland.

1 Base de dados

Foi construída e registada na Comissão Nacional de Protecção de Dados, uma Base de Dados de produtores e outros operadores de PAM, para efeitos da sua divulgação no site epam.

Esta divulgação é feita através de um mapa de produtores, com a georreferenciação dos dados apresentados. Quer os dados, quer a localização são os fornecidos pelos produtores, em formulário on-line disponível para o efeito.

Page 9: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 9

Formulário de inscrição e mapa de produtores no site, em http://www.epam.pt/produtores-mapa

Até final do projecto EPAM, registaram-se 85 inscrições (novas ou para actualização de dados), de que foram apresentados em mapa 39 produtores.

Esta apresentação está dependente do envio de confirmação de que a exploração se encontra em fase de produção. A maioria dos inscritos prevê arrancar com a produção em 2013 ou mesmo em 2014, estando a informação preparada para sua divulgação a partir desse arranque.

1 Site – o 1º sobre o tema, em Portugal; 26 mil visitas

Foi construído, para o projecto, o primeiro site dedicado às PAM em Portugal, www.epam.pt, que apresenta o seguinte menu.

Page 10: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 10

No site, são apresentadas noticias, uma agenda (com divulgação de feiras, seminários, cursos, etc.), localização e dados para contacto de produtores, artigos, ligações úteis, documentos, informação sobre o projecto, em português e inglês. Novos conteúdos em inglês estão também em preparação.

Muitos dos conteúdos são fornecidos por outras entidades, de modo espontâneo ou por resposta a nossa solicitação, como é o caso dos artigos.

O site contém ainda dois fóruns, um de acesso geral e outro apenas para produtores, de que falaremos abaixo.

Tendo sido colocado on-line em Maio de 2012, o site contou, até 30 de Abril de 2013, com mais de 26.000 visitas, respeitantes a 13.522 visitantes diferentes, a partir de 66 países.

Origem das visitas ao site

Os 10 países com maior expressão, ao nível do número de visitas, são Portugal, Brasil, Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos da América, Alemanha, Suíça, Angola e Itália. É de notar que após a deslocação à Biofach e à Natural & Organic Products, em Nuremberga e Londres, respectivamente, de que se falará adiante, cresceu significativamente o acesso ao site a partir de países estrangeiros.

Dado o interesse reiteradamente manifestado, nomeadamente pelos produtores, este site continuará a ser mantido e actualizado, pela ADCMoura, para o que se procurará apoios que possibilitem uma adequada afectação de recursos humanos a esse trabalho (isto é, para além do possível com trabalho voluntário).

Page 11: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 11

3.2 Relacionar

ACTIVIDADES, TAREFAS E RESULTADOS PREVISTOS NO PROJECTO TAREFAS E RESULTADOS REALIZADOS

ACTIVIDADE RESULTADOS TAREFAS

3 1 Encontro Nacional inicial e 3 Encontros Regionais

150 participantes preparação e realização do Encontro Nacional inicial

_encontro final, com alto patrocínio do MAMAOT: 121 participantes (limite do auditório)

Preparação e realização de 3 Encontros Regionais

_8 Encontros locais (>3), de norte a sul do país: 178 participantes (> 150)

4 Funcionamento de Comunidade de Prática ligada às PAM

1 plataforma de comunicação permanente online construída e dinamizada 3 grupos de reflexão temática 40 membros Cop 200 contributos

Definição e activação de plataforma de comunicação

_ site construído, www.epam.pt, com forum online. _alguns conteúdos em inglês

Constituição e dinamização de grupos de reflexão por áreas temáticas (lançados no Encontro inicial)

_permanente pesquisa e colocação de conteúdos no site; _COP: 3 GT (=3); Fórum em funcionamento; 146+9 membros inscritos no fórum on-line (> 40); 11 temas em debate on-line _345 conteúdos inseridos: 6 artigos, 105 artigos, 21 comentários, 37 posts no fórum online; 84 respostas para mapa de produtores; 92 eventos; _500 inscritos como utilizadores do fórum

8 Encontros Locais

Foram realizados, em vez dos 3 inicialmente previstos, 8 encontros locais, de sul a norte do país (apenas no Continente), entre Julho e Outubro de 2012. Cada um destes encontros, organizado pela parceria em conjunto com entidades locais, apresentou como objectivos:

dar a conhecer o projecto;

caracterizar o sector;

concentrar os diferentes agentes que actuam na fileira em torno de objectivos partilhados;

encontrar entidades que, local ou regionalmente, sejam pivots na aquisição e transferência do conhecimento gerado.

Comum aos 8 encontros, o seguinte programa, com 3 horas:

Foram os seguintes os Encontros Locais EPAM:

1ª PARTE Reunião com produtores(as) locais de PAM e organizações – 2h

2ª PARTE Reunião com apenas organizações - 1h

1. Apresentação dos(as) participantes 2. O projecto EPAM: objectivos e estratégia de trabalho e

comunicação com produtores e outros agentes ligados às PAM 3. Diagnóstico conjunto do sector no país e na região 4. Propostas para a estruturação e desenvolvimento da fileira 5. Próximas etapas de trabalho colaborativo

1. Formas de articulação no âmbito do projecto EPAM

2. Estratégias futuras de actuação

Localidade Data Entidade parceira no local Nº participantes

S. Brás Alportel 26 Jul 2012 Associação In loco 38

Santarém 20 Set 2012 ADSCS – Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém

16

Idanha-a-Nova 21 Set 2012 CMDC – Centro Municipal de Desenvolvimento Comunitário 11

Vendas Novas 25 Set 2012 Porta do Alentejo – Associação para o Desenvolvimento Local 23

Odemira 28 Set 2012 TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento 15

Page 12: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 12

Estes encontros foram muito diversificados em termos de conteúdos, debates e número de participantes, porém, convergiram nos interesses manifestados pelos participantes. Permitiram um conhecimento real dos produtores e das produções existentes em Portugal pela equipa do projeto e entre produtores/as, concorrendo para a criação de uma rede de produtores/as PAM em Portugal.

Informação detalhada de cada encontro, assim como os resultados das avaliações individuais constam do Relatório final de animação da Comunidade de Prática, contratada à empresa Aquemtejo.

Imagens dos encontros em S. Brás de Alportel, Santarém, Idanha-a-Nova, Odemira, Vendas Novas, Guarda, V.N.Gaia e Amarante

1 Encontro Nacional – Fórum Nacional de Produtores/as de PAM

Realizado no final do projecto, a 12 de Abril de 2013, no auditório PAC, do INIAV, na Estação Agronómica Nacional, em Oeiras, o Fórum Nacional de Produtores/as de PAM definiu, como objectivo principal reflectir, de modo colectivo, sobre os problemas e potencialidades associados ao desenvolvimento do sector em Portugal.

Aos participantes pediu-se que trouxessem para o debate a sua experiência concreta neste domínio, contribuindo de modo activo para a construção de propostas de acção futura. Puderam também trazer produtos, folhetos ou outros materiais para mostra, expostos em sala contígua ao auditório.

Integrado do Concelho de Odemira

Guarda 2 Out 2012 ADM Estrela – Associação de Desenvolvimento e Melhoramentos

13

Vila Nova de Gaia 3 Out 2012 Cantinho das Aromáticas 39

Amarante 4 Out 2012 ADESCO – Associação para o Desenvolvimento Comunitário 22

178

Page 13: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 13

Foi também criada uma página, com informação diversa, para divulgação do evento, em http://www.epam.pt/forumnacional.

Tendo sido obtido o Alto Patrocínio do MAMAOT, foi possível ainda contar com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, o que foi entendido como um sinal do interesse que o convite suscitou junto do ministério. Este é, aliás, um resultado que reputamos de muito importante, sendo um dos objectivos do projecto a sensibilização da administração pública e do Governo para o sector.

Contou-se ainda com a participação, com oradores e animadores para os debates, com o Conselho Directivo do INIAV, o GPP, a DRAP Algarve, a RRN, as empresas Aromáticas Vivas, Cantinho das Aromáticas, Casa da Arada e Planalto Dourado e ainda a ANIPAM, associação nacional interprofissional de PAM espanhola.

O Programa detalhado foi o seguinte:

Dado o número de lugares do auditório, foi necessário rejeitar muitas das inscrições, que ultrapassaram largamente o seu limite. Acabaram por participar 121 pessoas (provavelmente mais, dado que nem todas assinaram o registo de presenças), sobretudo actuais ou futuras produtoras de PAM, tendo-se assistido a uma jornada de trabalho extremamente participada e interessante.

Page 14: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 14

Imagens do Fórum Nacional de Produtores/as de PAM

1 Fórum on-line

O funcionamento da Comunidade de Prática ligada às PAM é composto de momentos presenciais (encontros, grupos de trabalho, visitas colectivas), mas inclui uma dimensão virtual, animada a partir do site epam, no Fórum on-line, com dois grupos: geral e produtores, este de acesso restrito e ainda não totalmente em funcionamento.

No fórum geral estavam 146 pessoas inscritas, no final de Abril, dinamizando, até então, 11 temas em debate, com 37 posts no total.

O contributo de outras pessoas para o tema e, em particular, para o site epam é mais amplo. Dos 345 conteúdos colocados on-line, no site, metade é de origem externa: informação para a agenda, notícias, inscrição na base de dados, artigos, comentários. No final do projecto havia também 500 inscritos como utilizadores do site.

Os 3 grupos de trabalho, desenvolvidos adiante, envolveram igualmente muitas pessoas e resultados de grande interesse.

3.3 (In)Formar

ACTIVIDADES, TAREFAS E RESULTADOS PREVISTOS NO PROJECTO TAREFAS E RESULTADOS REALIZADOS

ACTIVIDADE RESULTADOS TAREFAS

5 Artigos de imprensa e out meios de comunic

15 Artigos de imprensa

redacção e publicação de artigos nos diversos meios de comunicação

_6 artigos de fundo publicados no site; 12 notícias sobre o projecto EPAM publicados na imprensa local de Moura, 5 artigos na newsletter da ADCMoura; 9 artigos na newsletter da ANIMAR (InfoAnimar) (> 15) e 1 artigo na publicação Vez e Voz. Encontradas notícias, principalmente de divulgação de encontros (regionais e locais) em diversos sites na Internet

6 Caderno de Boas Práticas de Produção, Promoção e Comercialização de PAM

1 Caderno de Boas Práticas de Produção, Promoção e Comercialização de PAM 200 exemplares

estruturação da ideia _ideia estruturada: apresentação em versão digital em formato de fichas individuais (com design próprio)

construção do documento (c/ integração de resultados do estudo de benchmarking)

_15 fichas construídas (dos 17 casos seleccionados), a disponibilizar on-line, no site epam, uma a uma.

acompanhamento de projectos cujos resultados são utilizados para a construção do Caderno

_das práticas descritas foram visitadas 8, durante o projecto. Outras haviam sido visitadas anteriormente.

Page 15: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 15

7 Formação de agentes de DR

1 plano de formação concebido 15 formandos/as

preparação do programa de formação (máximo 2 dias)

_programa de formação preparado

realização de acção de formação

_não realizada, embora pronta para realizar em qualquer momento; há entidades interessadas em participar.

35 Artigos

Os artigos de fundo publicados no site, da autoria de Nuno Morujo (CAP) e Isabel Mourão (Centro de Investigação de Montanha (CIMO)/ Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Viana do Castelo) e a entrevista gentilmente cedida por António Proença da Cunha, correspondem a respostas positivas a solicitações expressamente endereçadas a diversas personalidades ligadas ao tema.

Foram também editadas diversas notícias nos meios das entidades parceiras, nomeadamente através da página da ADCMoura no jornal local de Moura, “A Planície”, assim como na newsletter da ADCMoura e na sua página no facebook, na qual criou um álbum de fotos do projecto EPAM, em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.573148559369676.1073741825.140278082656728&type=3.

O projecto foi ainda objecto de entrevista, na rádio local de Moura, por duas ocasiões, e na televisão, na rubrica “resposta ao parceiro” do programa Sociedade Civil, da RTP2, a 19 de Setembro de 2012 (https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=373476082729519&id=140278082656728).

Notícias no Jornal A Planície; Artigos no site epam

Page 16: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 16

Notícias em newsletters da ADCMoura

1 caderno de boas práticas – 15 fichas “prática em foco”

Não foi aprovada a edição deste caderno, pelo que se optou por apresentar as boas práticas selecionadas em formato de fichas, a que se chamou “prática em foco”, a serem disponibilizadas no site www.epam.pt, com cadência semanal, podendo ser descarregadas a partir daí de modo gratuito.

A sua divulgação requereu prévia autorização dos visados, assim como sua confirmação de alguns dados, o que acabaria por atrasar o arranque da sua disponibilização on-line, apesar de há alguns meses se encontrar completa a selecção das 15 práticas. Durante o projecto, as fichas ficaram prontas para serem colocadas on-line de acordo com a metodologia proposta, uma vez que o site epam será mantido após o termo do projecto.

Modelo de ficha de “prática em foco”, disponibilizada em pdf no site epam (no caso, Josenea)

Page 17: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 17

1 plano de formação

Foi construído, pela ADCMoura, no âmbito do projecto EPAM, um referencial de formação, de 1 dia, destinado a profissionais com necessidade de melhor conhecer o sector, designadamente técnicos de apoio, adequado ao contexto actual de crescimento do número de projectos de investimento nesta área.

A formação apresenta os seguintes objectivos:

identificar as principais actividades económicas associadas à produção de PAM

identificar os principais mercados, paises consumidores e produtores

identificar as operações inerentes à instalação, manutenção, colheita, processamento e conservação de PAM

identificar os métodos de produção mais comuns e conhecer algumas contas de cultura a eles associados

Apesar de ter havido já manifestações de interesse na realização desta formação, a mesma acabaria por não se concretizar no decurso do projecto, por não ter sido possível acordar numa data. A formação realizar-se-á, no entanto, em data a agendar proximamente.

Dada a já ampla experiência da ADCMoura nesta área de formação, é possível concretizar respostas a necessidades formativas diversas, disponibilizando-se planos “à medida”, em função dos interesses particulares a determinar em cada caso.

3.4 Potenciar

ACTIVIDADES, TAREFAS E RESULTADOS PREVISTOS NO PROJECTO TAREFAS E RESULTADOS REALIZADOS

ACTIVIDADE RESULTADOS TAREFAS

8 Acções de Lobi sectorial (dirigidas ao sector público)

10 reuniões e outras iniciativas realizadas organismos do sector público

preparação e realização das iniciativas a partir da reunião de informação, propostas e dinâmicas geradas na CoP

_16 reuniões e outras iniciativas realizadas _1 GT: inquérito nacional aos produtores de PAM realizado com GPP

9 Engenharia de projectos de comercialização e marketing

10 reuniões e outras iniciativas realizadas 20 organizações envolvidas

preparação e realização das iniciativas a partir da reunião de informação, propostas e dinâmicas geradas na CoP

_12 reuniões ou outras iniciativas ligadas ao tema _2 GT: Associativismo; Promoção externa _nº de empresas de PAM participantes nos GT:

1 Grupo de Trabalho; 16 reuniões/ iniciativas junto do sector público

Sensibilizar o sector público e em particular influenciar as políticas para a importância do sector e a potencialidade do seu crescimento a nível nacional foi o objectivo de um conjunto de iniciativas realizadas durante o projecto.

Uma das mais relevantes foi a constituição de um Grupo de trabalho, com o GPP – Gabinete de Planeamento e Políticas, do MAMAOT, destinado à caracterização do sector. Conjugando interesses coincidentes com os do GPP, a parceria Epam apoiou a realização do 1º inquérito nacional à produção de plantas aromáticas, medicinais e condimentares: na construção do guião de inquérito, na disponibilização de lista de contactos de email, na sua divulgação ampla junto dos produtores, no site, nos encontros, nos materiais distribuídos, e contratou uma técnica especializada para a sua aplicação (que sobre o processo elaborou um relatório final). Este 1º inquérito nacional oficial sobre o sector foi lançado a 1 de Outubro,

Page 18: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 18

mas problemas no sistema informático determinaram que o seu preenchimento efectivo iniciasse apenas a 13 de Outubro.

Como resultados preliminares, apresentados pelo GPP no Fórum Nacional Epam podem destacar-se:

-Desde 2008 aumento progressivo do nº de Jovens Agricultores de PAM, com projectos submetidos e com projectos aprovados pelo PRODER;

- Investimento médio, no continente, por projecto de Jovem Agricultor PAM aprovado (2008 a 2013): 119mil€/produtor;

- Investimento médio, no continente, por projecto de Jovem Agricultor PAM aprovado (2008 a 2013): 64mil€/ha;

- Área média, no continente, por projecto de Jovem Agricultor PAM aprovado (2008 a 2013): 1,74ha, com maior área na DRAP Alentejo, de cerca de 2,19 ha;

- Total de área inquirida pelo 1º Inquérito IPAMC: 164,94ha, dos quais 82,2 ha em MPB e o restante em modo convencional, sendo que a área média das explorações em MPB é de 1,64ha e em modo convencional essa área sobe para 4,56 ha.

Para além do trabalho de permanente disseminação de resultados do projecto através de uma mailing list alargada de organismos públicos, são de realçar as seguintes iniciativas mais direccionadas:

5 reuniões com o GPP;

1 reunião com a DRAP Alentejo;

a organização conjunta, com a CM Moura, da Mostra Transnacional de Aromas e Sabores, em Setembro de 2012,

o conjunto de convites endereçados para participação, como oradores, no Fórum Nacional (de que resultou mesmo o Alto patrocínio do MAMAOT);

o convite particularmente dirigido a todas as DRAP do Continente, por ocasião dos Encontros Locais (de que resultaria, aliás, a participação de alguns seus técnicos nos referidos eventos), com informação desenvolvida sobre o projecto e o sector;

o convite endereçado a diversos centros com investigação ligada às PAM para sua participação no site, através da realização de artigos (como aconteceu com Isabel Mourão, do CIMO) ou do fornecimento de notícias ou eventos (como também veio a acontecer).

2 Grupos de Trabalho ; 12 reuniões/ iniciativas com produtores e outros operadores

Um dos temas recorrentes nos debates entre produtores é a necessidade de constituição de uma associação, de preferência com âmbito nacional. Por isso, um grupo de trabalho foi dedicado ao tema, tendo-se realizado algumas reuniões com produtores (com arranque em Évora, em Dezembro de 2011), que se organizaram para progredirem no assunto, estando muito próximos da concretização do objectivo.

Um segundo Grupo de Trabalho foi dedicado à promoção externa das PAM de Portugal. No seu âmbito foi produzido um pequeno livro em Inglês, com o título Organic Aromatic and Medicinal Plant Production in Portugal, que foi entregue a diversos potenciais compradores durante reuniões havidas em 3 eventos internacionais de relevo: a BIOFACH (Nuremberga, Fevereiro 2013), a Natural & Organic Products (Londres, Abril 2013) e a Biocultura (Barcelona, Abril 2013).

Page 19: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 19

Livro editado no âmbito do GT Promoção externa das PAM de Portugal

Encontros pontuais com outros agentes do sector ocorreram também no âmbito de eventos para os quais o projecto foi convidado, nomeadamente o 1º Festival da Lavanda (Castelo de Vide, Junho de 2012), o IX CIER – Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (Lisboa, Julho 2012), a Jornada Transfronteiriça de PAM (Moura, Setembro 2012), as I Jornadas Técnicas de Plantas Aromáticas e Medicinais (Póvoa de Lanhoso, Novembro de 2012), a Reunião com Empreendedores/as da Fileira das PAM (Loures, Dezembro 2012), a Jornada do Empreendedorismo da ESA Santarém – Iniciativas em Plantas Aromáticas e Medicinais (Santarém, Março 2013).

Imagens de reuniões de produtores em Évora e em Moura, Festival da Lavanda, reunião com empreendedores em Loures, Jornadas das PAM na Póvoa de Lanhoso, Biofach, Natural Organic Products, Biocultura

Page 20: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 20

4. Modelo de Gestão e execução financeira

ACTIVIDADES, TAREFAS E RESULTADOS PREVISTOS NO PROJECTO TAREFAS E RESULTADOS REALIZADOS

ACTIVIDADE RESULTADOS TAREFAS

10 Gestão do projecto

6 reuniões de parceria presenciais e 9 à distância 1 relatório de avaliação interna 2000 mats div.

Reuniões de parceria _21 reuniões de parceria realizadas (> 15)

Gestão, av interna e monitorização das acções

_modelo de monitorização do projecto construído e em uso _1 roll-up e 2 folhetos do projecto (1800 exemplares editados) _1 brochura em inglês - 50 exemplares

1 Plano de monitorização

Foi construído, para o projecto EPAM, um documento partilhado on-line (através de Google docs), para planeamento e monitorização da sua execução física e financeira. Este documento facilitou o trabalho no seio da parceria, garantindo o acesso, em permanência, de ambas as entidades à colocação e leitura de informação actualizada.

Muitas das reuniões de trabalho foram também realizadas com recurso à WEB 2.0, nomeadamente o skype.

O trabalho em parceria, neste projecto, revelou-se frutífero, havendo uma adequada distribuição de tarefas: a ADCMoura, através do seu contributo mais técnico e em termos de conhecimento do funcionamento e dos stakeholders do sector; a ANIMAR, pela mobilização dos membros da rede e amplitude da disseminação da informação no seu seio.

Page 21: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 21

1 roll-up, 2 folhetos (1800 exemplares, no total), 1 livro (50 exemplares)

Foram produzidos 1 roll-up e 2 folhetos do projecto EPAM, apresentado e distribuídos em todos os momentos do projecto e ainda em momentos de divulgação criados com a participação da ADCMoura, com stand próprio, em diversos eventos com grande projecção, realizados em Moura.

Um dos folhetos faz uma apresentação breve do projecto, seus objectivos e site; o segundo descreve de forma mais detalhada as diversas actividades previstas, apresentando aos produtores e outros agentes sugestões sobre como participar no projecto.

No total, foram impressos 1800 exemplares dos folhetos. Do livro em inglês, acima apresentado, fizeram-se 50 exemplares, distribuídos na quase totalidade durante os eventos internacionais referidos.

2º folheto do projecto EPAM, distribuído nos Encontros Locais

Page 22: Relatório Final do Projecto EPAM · financiamento FEDER), envolvendo 5 regiões e 6 parceiros de França, Itália e Portugal, neste caso, a região Alentejo e o parceiro ADCMoura.

Projecto EPAM – Empreender na Fileira das PAM em Portugal | Relatório Final | Out 11 – Abr 13 | 22

Execução financeira a 99,6%

O orçamento aprovado para o projecto foi quase integralmente utilizado, registando-se uma execução final de 99,6%, com as seguintes características.

RUBRICA DE DESPESA DESIGNAÇÃO Aprovado Executado DIF

01. Deslocações e Estadas - Ajudas de Custo

ajudas de custo respeitantes a deslocações em Portugal (Encontros Locais, visitas a explorações, reuniões no âmbito das acts. 8 e 9)

2.632,01 2.631,89 -0,12

01. Deslocações e Estadas - Viatura Própria

deslocações em Portugal (Encontros Locais, visitas a explorações, reuniões no âmbito das acts. 8 e 9)

3.236,46 3.226,26 -10,20

01. Recursos Humanos - Encargos sociais

encargos sociais respeitantes aos vencimentos de recursos humanos internos, de Novembro 2011 a Abril 2013.

24.953,81 24.974,69 20,88

01. Recursos Humanos - Remunerações

vencimentos (incluindo subsídios de férias e Natal) de recursos humanos internos, de Novembro 2011 a Abril 2013.

43.227,13 43.160,59 -66,54

01. Recursos Humanos - Subsidio Alimentação

subsídios de alimentação, de acordo com a imputação de tempo dos recursos humanos, de Novembro 2011 a Abril 2013.

2.992,90 2.985,83 -7,07

01. Recursos Humanos - Seguros de acidentes de trabalho

seguros de trabalho, de acordo com as imputações do pessoal

767,93 765,89 -2,04

Sub-Total 01. Despesa com Pessoal

77.810,24 77.745,15 -65,09

02. Aquisição de Material de Escritório

despesas com materiais de escritório 430,60 421,56 -9,04

02. Aquisição de Serviços - Consultoria

Consultoria no âmbito do funcionamento dos Grupos de Trabalho (acts. 8 e 9) e da elaboração de artigos

7.420,00 6.928,00 -492,00

02. Aquisição de Serviços - Material informativo

Folhetos diversos do projecto e outros materiais informativos

857,25 778,75 -78,50

02. Aquisição de Serviços - Material promocional

edição de brochura de promoção externa das PAM produzidas em Portugal (act. 9)

500,00 492,79 -7,21

02. Aquisição de Serviços - Organização de seminários

Organização do Encontro Nacional 2.090,00 2.084,28 -5,72

02. Aquisição de Serviços - Serviços especializados

design Guia de Boas práticas (act. 6) - fichas de "prática em foco"

1.537,50 1.537,50 0,00

02. Despesas Gerais - Comunicações

despesas com comunicações 597,98 590,19 -7,79

despesas com garantia bancária 628,95 945,70 316,75

Sub-Total 02. Aquisição de Bens e Serviços 14.062,28 13.778,77 -283,51

Sub-Total 03. aquisição de Bens de Capital 0,00 0,00 0,00

Sub-Total 01. Despesa com Pessoal

91.872,52 91.523,92 -348,60