Relatório ICom 2014

8

Transcript of Relatório ICom 2014

Page 1: Relatório ICom 2014
Page 2: Relatório ICom 2014

Em novembro deste ano de 2015, o ICom completará seus primeiros 10 anos de existência. Nada melhor do que aproveitar esse marco histórico para agradecer às pessoas, empresas, institutos, organizações da sociedade civil (OSCs), enfim, uma multidão de colaboradores, pela generosidade em compartilhar conhecimento, recursos e paixão por fazer com excelência o que acreditamos que deve ser feito na construção de comunidades mais justas, belas e vibrantes. O ICom já nasceu pioneiro ao trazer para o Sul do Brasil o conceito de Fundação Comunitária, um tipo de organização que atua no desenvolvimento da comunidade,

unindo o que ela tem de melhor: pessoas. Pessoas que atuam em OSCs, que lideram e atuam nas empresas, que colaboram com o poder público e que estão dispostas a doar e trabalhar juntas por uma Grande Florianópolis com melhor qualidade de vida. Durante esses quase 10 anos, permanecemos firmes no propósito de trabalhar por uma comunidade cada vez melhor, nos tornando referência na gestão do investimento e inovação social. Essa qualidade está fortemente enraizada em nossos projetos, na dedicação do corpo executivo, dos colaboradores e voluntários, bem como no forte compromisso de nosso Conselho Deliberativo, Fiscal e da Diretoria Executiva, formados por pessoas que refletem a reputação e a credibilidade alcançada na trajetória de nossa instituição. O ICom é formado por pessoas especiais, com uma missão superior, que vai além de seus interesses individuais. São pessoas que colocam seu talento e inteligência a serviço da comunidade e a todos que ativamente querem contribuir na construção de um mundo melhor. Por meio da participação em fóruns e conselhos, há alguns anos o ICom exerce um papel importante junto a elaboração de políticas públicas no território, e por ser extremamente competente em sua atuação local, tem sido cada vez mais reconhecido globalmente, atuando de forma contundente em redes nacionais como a Rede Brasileira de Fundos Independentes para a Justiça Social e internacionais como a Rede Ibero-Americana de Fundações Comunitárias, cuja secretaria está hoje sob nossa responsabilidade.

Esse documento procura demonstrar um pouco de nossa ação durante o ano de 2014 e queremos também que seja um registro de nosso profundo agradecimento a todos que direta ou indiretamente fazem parte de nossa história. É a confiança que depositam em nosso trabalho que nos fortalece para continuarmos a servir à comunidade nas muitas décadas que estão por vir.

Julia Midori Shimonaga Kodaira – Presidente do ICom

Page 3: Relatório ICom 2014
Page 4: Relatório ICom 2014
Page 5: Relatório ICom 2014

OBJETIVO: Realizado em pareceria com a UDESC por meio do programa ESAG Comunidade, visa contribuir para o Desenvolvimento Institucional (DI) das Organizações daSociedade Civil (OSCs) que fazem atendimento às crianças e aos adolescentes de Florianópolis.IMPACTO SOCIAL: Ao final do projeto, em julho de 2015, as OSCs terão com seus dados cadastrados no www.portaltransparencia.org.br, realizarão seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) para melhorar a qualidade de seu atendimento, de forma a contribuir para o aprimoramento de políticas públicas.PRINCIPAIS RESULTADOS: • Fortalecimento de 15 OSCs que atendem juntas mais de 3.000 crianças e adolescentes e seus responsáveis; • 52 horas de formação: Identidade, Governança e Elaboração de Projetos; • 60 participantes de 4 Seminários sobre os Direitos da Criança e do Adolescente; • 30 gestores de OSCs participando do processo; • 15 visitas in loco nas organizações.

Page 6: Relatório ICom 2014

OBJETIVO: Realizado em parceria com os empreendedores do Impact Hub e com o Social Good Brasil, tem o propósito de ser um espaço de aprendizado estimulante e dinâmico, onde o conhecimento é transmitido de maneira experiencial e os participantes são estimulados a atuar em questões de grande relevância.IMPACTO SOCIAL: Foi a segunda realizada pelo ICom no CAIS. Com apoio do Social Good Brasil e a mobilização local feita pelo ICom, foi a maior Hub Escola já realizada no Brasil, promovendo um enorme movimento de aprendizagem entre pares. O impulso daPRINCIPAIS RESULTADOS: • 73 horas de formação; • 21 Oficinas práticas em temas como inovação social, empreendedorismo, auto conhecimento, finanças, criatividade e comunicação; • 459 inscrições no total incluindo cortesia + pagantes antecipados e na hora, avulso e passaporte; • 332 inscrições pagantes oficinas avulsas e passaporte ou 72.3%; • 338 presentes (número acumulado); • 210 pessoas que participaram uma ou mais vezes; • 30 facilitadores.

Page 7: Relatório ICom 2014

* O recurso aplicado em 2014 refere-se a aplicação de valores mobilizados no próprio ano e outros mobilizados em anos anteriores

*

Page 8: Relatório ICom 2014