Relatório Mato Grosso

33
DATALUTA Mato Grosso Relatório 2012 Fotos: Acervo Dataluta/GECA. 2013.

Transcript of Relatório Mato Grosso

Page 1: Relatório Mato Grosso

DATALUTA Mato Grosso

Relatório 2012

Fotos:  Acervo  Dataluta/GECA.  2013.  

 

 

Page 2: Relatório Mato Grosso

DATALUTA Banco de Dados da Luta pela Terra

Relatório Mato Grosso 2012

Coordenação

Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação

da Biodiversidade do Pantanal – GECA (UFMT)

Profª. Drª. Onélia Carmem Rossetto

Prof. Dr. Eduardo Paulon Girardi

Equipe

Coordenação de pesquisa

Profª. Mscª. Giselli Dalla Nora

Pesquisadores

Mscª. Kelly Cristina Carvalho – GECA/UFMT

Gabriella Matos Santiago - GECA/UFMT

Hugo Vilela Lemos Ferreira - GECA/UFMT

GECA – Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade do Pantanal – UFMT Coordenação: Rossetto, Onélia Carmem. Girardi, Eduardo Paulon. Cuiabá, Mato Grosso. Dezembro de 2013. DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra – Mato Grosso: Relatório 2012. 2013 – ano 4 Anual 1. Geografia – Quentão Agrária – Ocupações – Assentamentos – Movimentos Socioterritoriais – Estrutura Fundiária – Territorialização – Espacialização

Page 3: Relatório Mato Grosso

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 3 METODOLOGIA 4 DATALUTA - MATO GROSSO – OCUPAÇÕES – 1988-2012 TABELA 1 - NÚMEROS DE OCUPAÇÕES E DE FAMÍLIAS POR MUNICÍPIO 6 GRÁFICO 1 - NÚMERO DE OCUPAÇÕES POR ANO 7 GRÁFICO 2 - NÚMERO DE FAMÍLIAS EM OCUPAÇÕES POR ANO 7 MAPA 1 – GEOGRAFIA DAS OCUPAÇÕES DE TERRAS - NÚMERO DE OCUPAÇÕES 8 MAPA 2 - GEOGRAFIA DAS OCUPAÇÕES DE TERRAS - NÚMERO DE FAMÍLIAS EM OCUPAÇÕES 9 DATALUTA - MATO GROSSO – OCUPAÇÕES – 2012 TABELA 2 - NÚMEROS DE OCUPAÇÕES E DE FAMÍLIAS POR MUNICÍPIO 10 MAPA 3 – GEOGRAFIA DAS OCUPAÇÕES DE TERRAS - NÚMERO DE OCUPAÇÕES 10 MAPA 4 – GEOGRAFIA DAS OCUPAÇÕES DE TERRAS - NÚMERO DE FAMÍLIAS EM OCUPAÇÕES 11 DATALUTA - MATO GROSSO – ASSENTAMENTOS RURAIS – 1979-2012 TABELA 3 – ASSENTAMENTOS, FAMÍLIAS ASSENTADAS E ÁREA POR MUNICÍPIO 12 GRÁFICO 3 - NÚMERO DE ASSENTAMENTOS RURAIS 15 GRÁFICO 4 - NÚMERO DE FAMÍLIAS ASSENTADAS 15 GRÁFICO 5 – ÁREA DOS ASSENTAMENTOS 15 MAPA 5 - GEOGRAFIA DOS ASSENTAMENTOS RURAIS - NÚMERO DE ASSENTAMENTOS 16 MAPA 6 - GEOGRAFIA DOS ASSENTAMENTOS RURAIS - NÚMERO DE FAMÍLIAS ASSENTADAS 17 MAPA 7 - GEOGRAFIA DOS ASSENTAMENTOS RURAIS - ÁREA DOS ASSENTAMENTOS 18 DATALUTA - MATO GROSSO – ASSENTAMENTOS RURAIS – 2012 TABELA 4 - ASSENTAMENTOS, FAMÍLIAS ASSENTADAS E ÁREA POR MUNICÍPIO 19 MAPA 8 - GEOGRAFIA DOS ASSENTAMENTOS RURAIS - NÚMERO DE ASSENTAMENTOS 20 MAPA 9 - GEOGRAFIA DOS ASSENTAMENTOS RURAIS - NÚMERO DE FAMÍLIAS ASSENTADAS 21 MAPA 10 - GEOGRAFIA DOS ASSENTAMENTOS RURAIS - ÁREA DOS ASSENTAMENTOS 22 DATALUTA - MATO GROSSO – ESTRUTURA FUNDIÁRIA – 1998-2008-2011 TABELA 5 – ESTRUTURA FUNDIÁRIA 1998-2008-2011-2012 23 TABELA 6 – EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA POR CLASSE DE ÁREA 2011-2012 23 MAPA 11 – ÍNDICE DE GINI DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA 2011 24 DATALUTA - MATO GROSSO – MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS –2000-2012 QUADRO 1 – MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E MUNICÍPIOS ONDE ATUARAM – 2000-2012 25 QUADRO 2 – MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E MUNICÍPIOS ONDE ATUARAM –2012 25 GRÁFICO 6 – RELAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS, NÚMERO DE OCUPAÇÕES E DE FAMÍLIAS 25 MAPA 12 – GEOGRAFIA DOS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS – NÚMERO DE FAMÍLIAS EM OCUPAÇÕES 26 DATALUTA - MATO GROSSO – MANIFESTAÇÕES DO CAMPO – 2000-2012 TABELA 7 – MANIFESTAÇÕES DO CAMPO - 2000-2012 27 GRÁFICO 7 – MANIFESTAÇÕES DO CAMPO – 2000-2012 28 MAPA 13 – GEOGRAFIA DAS MANIFESTAÇÕES DO CAMPO – NÚMERO DE MANIFESTAÇÕES 29 MAPA 14 – GEOGRAFIA DAS MANIFESTAÇÕES DO CAMPO – PESSOAS EM MANIFESTAÇÕES 30 PRANCHA 1 – TIPOLOGIA DAS MANIFESTAÇÕES DO CAMPO – PESSOAS EM MANIFESTAÇÕES 31 PRANCHA 2 - TIPOLOGIA DAS MANIFESTAÇÕES DO CAMPO – PESSOAS EM MANIFESTAÇÕES 32

Page 4: Relatório Mato Grosso

3

_______________________________________APRESENTAÇÃO

O Banco de Dados da Luta Pela Terra – DATALUTA – Mato Grosso faz parte da

Rede DATALUTA, que congrega diversos grupos de pesquisa de universidades brasileiras em torno do projeto DATALUTA – Brasil, coordenado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA), da FCT/Unesp de Presidente Prudente. Desde 2010 o Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade do Pantanal (GECA), da UFMT – Cuiabá faz parte da Rede DATALUTA, que também é composta por grupos de pesquisa da UFU, UFMS, UFRGS, UFS, Unioeste (PR), UFES e UFPB.

Cada projeto DATALUTA estadual é responsável pela elaboração do relatório do respectivo estado e pela coleta, tabulação e envio mensal dos dados de jornais sobre ocupações e manifestações. A equipe do NERA recebe e agrega os dados sobre ocupações de terra e assentamentos rurais. O Laboratório de Geografia Agrária – LAGEA, da UFU, é responsável pelo trabalho com os dados de manifestações. O GECA é responsável por sistematizar os dados da estrutura fundiária provenientes do cadastro do INCRA.

Este Relatório 2012 do DATALUTA Mato Grosso apresenta os dados sobre ocupações de terra, assentamentos rurais, estrutura fundiária, movimentos socioterritoriais e manifestações do campo no estado de Mato Grosso e consiste no primeiro projeto que congrega essas dimensões da questão agrária no estado. Os demais relatórios DATALUTA e informações adicionais sobre o projeto podem ser conseguidos no endereço www.fct.unesp.br/nera .

Para contextualizar o estado de Mato Grosso, maneira geral, o crescimento econômico dos 141 municípios apoia-se no aumento internacional dos preços das commodities e a perspectiva de ampliar as exportações brasileiras de produtos agropecuários vem impulsionando cultivos em extensas áreas monocultoras de soja, milho algodão, que avançam em direção à floresta amazônica e ao pantanal mato-grossense. Como correlato, observa-se uma redução de áreas de florestas e de pastagens naturais em estabelecimentos agropecuários e o aumento do volume de produção das lavouras temporárias e permanentes, evidenciando a consolidação da cadeia produtiva do agronegócio em todo o território mato-grossense. Este modelo afeta decisivamente as 74 Comunidades Quilombolas (INCRA, 2013) reconhecidas ou em processo de reconhecimento; cerca de 4.338 pescadores profissionais artesanais (TOCANTINS et all, 2013); e as 68 áreas de terras Indígenas (TIs) regularizadas e homologadas (MATO GROSSO, 2010), além de um expressivo contingente de camponeses assentados pela reforma agrária.

Em síntese, apesar dos indicadores que apontam para o predomínio do agronegócio, o espaço agrário do estado apresenta características heterogêneas, haja vista a diversidade da população constituída por etnias indígenas, povos tradicionais e camponeses de diversas regiões do país e do mundo, com diferentes perspectivas de apropriação e uso da terra. Tal multiplicidade se materializa nas atividades econômicas, nas relações sociais de produção e demais aspectos que geram demandas visando mitigar e/ou solucionar os conflitos existentes, entre elas a criação de indicadores que subsidiem as políticas públicas e a tomada de decisões. Nesse contexto residem as contribuições do Projeto Banco de Dados da Luta Pela Terra (Dataluta) - Mato Grosso, que apresenta as informações pertinentes ao ano de 2012, que podem subsidiar um diálogo que contemple a pluralidade dos diversos grupos que constroem o espaço agrário mato-grossense.

Profa. Dra. Onélia Carmem Rossetto Prof. Dr. Eduardo Paulon Girardi

- Coordenadores do DATALUTA Mato Grosso –

Page 5: Relatório Mato Grosso

4

________________________________________METODOLOGIA

As estratégias metodológicas utilizadas residem no acompanhamento diário das notícias veiculadas em três jornais impressos do estado de Mato Grosso, a saber: A Gazeta, Diário de Cuiabá e Folha do Estado, sendo registrados três temas: as ocupações de terra, manifestações do campo e estrangeirização das terras.

As ocupações e manifestações são lançadas em uma planilha específica com os itens macrorregião; unidade federativa; microrregião, município; nome do imóvel ocupado; número de famílias que participaram da ocupação; nome ou sigla do movimento socioterritorial; dia, mês e ano que ocorreu a ocupação; grupo de pesquisa que registrou o ato e nomenclatura das fontes. Fica também sob a responsabilidade do Grupo de Pesquisa a elaboração de um texto analítico mensal sobre os fatos ocorridos.

O arcabouço conceitual utilizado pelos integrantes do projeto Dataluta dos vários estados entendem manifestação como “como atos públicos em um ou vários locais com a participação de organizações sociais, camponesas e do agronegócio que explicitem as conflitualidades da questão agrária” e recomendam que “ quando a fonte registrar número de famílias, multiplicar por quatro; quando houver fontes com dados diferentes, registrar o número médio de pessoas; prioritariamente registrar a data do começo da manifestação; o nome do arquivo é a data do jornal, a letra refere-se à cópia e o número à sequência das cópias. quando a fonte for semanal, mensal ou trimestral, nomear com o més e o ano; para os arquivos digitalizados via on-line, colocar a letra "m" underline antes da data”. O projeto também contribui para a busca de indicadores sobre a estrangeirização das terras em território nacional, seguindo a orientação da pesquisa via seleção dos textos de jornais.

Os dados sobre as ocupações são encaminhados para o Núcleo de Estudos e Projetos da Reforma Agrária – NERA/UNESP e comparados com os dados produzidos pela Comissão Pastoral da Terra – CPT, resultando na Base Geral de Ocupações de terra no Brasil, instrumento que possibilita a análise comparativa entre as unidades da federação e argumentos para uma leitura crítica do processo de reforma agrária que vem ocorrendo em território nacional. Já a categoria de Estrangeirização de Terras está vinculada ao NERA (UNESP) que produz as informações pertinentes. O Dataluta - Estrutura Fundiária busca sistematizar e atualizar os dados de estrutura fundiária com base nas informações produzidas pelo INCRA, onde os índices são exportados do banco de dados Access e codificados segundo os códigos dos municípios brasileiros adotado pelo IBGE. Em seguida são elaboradas tabelas nacionais, regionais e estaduais da estrutura fundiária do INCRA para o ano possibilitando a comparação com os dados já presentes no Dataluta - Estrutura Fundiária, de 1993, 1998 e 2000. As informações do Dataluta - Mato Grosso são disponibilizadas no conjunto de informações do Dataluta – Brasil que realiza o mapeamento dos dados com o apoio do programa de cartografia geográfica Philcarto (GIRARDI, 2008) e disponibilizados no Atlas da Questão Agrária Brasileira (www.fct.unesp.br/nera/atlas).

Page 6: Relatório Mato Grosso

5

Page 7: Relatório Mato Grosso

6

TABELA 1 – MATO GROSSO - NÚMERO DE OCUPAÇÕES E DE FAMÍLIAS POR MUNICÍPIOS - 1988-2012

MUNICÍPIO OCUPAÇÕES % FAMÍLIAS % Acorizal 2 1,3 375 0,9 Água Boa 2 1,3 216 0,5 Alto Boa Vista 2 1,3 50 0,1 Alto Paraguai 1 0,6 8 0,0 Araputanga 4 2,5 1.700 4,3 Aripuanã 2 1,3 920 2,3 Cáceres 15 9,6 7.711 19,3 Campo Verde 3 1,9 1.320 3,3 Canabrava do Norte 3 1,9 103 0,3 Castanheira 1 0,6 100 0,3 Chapada dos Guimarães 5 3,2 1.127 2,8 Cláudia 3 1,9 190 0,5 Colniza 1 0,6 10 0,0 Confresa 3 1,9 127 0,3 Cuiabá 10 6,4 1.520 3,8 Diamantino 5 3,2 1.154 2,9 Glória D'Oeste 1 0,6 225 0,6 Guiratinga 6 3,8 240 0,6 Itaúba 1 0,6 250 0,6 Itiquira 1 0,6 3 0,0 Jaciara 8 5,1 1.293 3,2 Jangada 4 2,5 1.700 4,3 Juruena 1 0,6 230 0,6 Juscimeira 3 1,9 430 1,1 Lambari D'Oeste 1 0,6 300 0,8 Mirassol D'Oeste 3 1,9 2.200 5,5 Nobres 2 1,3 240 0,6 Nossa Senhora do Livramento 2 1,3 168 0,4 Nova Brasilândia 1 0,6 60 0,2 Nova Guarita 3 1,9 202 0,5 Nova Maringá 1 0,6 210 0,5 Nova Mutum 1 0,6 25 0,1 Nova Olímpia 4 2,5 1.720 4,3 Novo Mundo 2 1,3 379 0,9 Pedra Preta 3 1,9 2.400 6,0 Peixoto de Azevedo 4 2,5 890 2,2 Porto Alegre do Norte 1 0,6 60 0,2 Poxoréo 1 0,6 100 0,3 Rio Branco 1 0,6 700 1,8 Rondonópolis 11 7,0 2.560 6,4 Rosário Oeste 4 2,5 398 1,0 Santo Antônio do Leverger 4 2,5 855 2,1 São Félix do Araguaia 1 0,6 N.I. N.I. São José do Povo 2 1,3 1.250 3,1 São José do Xingu 1 0,6 N.I. N.I. Sinop 8 5,1 3.020 7,6 Tangará da Serra 2 1,3 750 1,9 União do Sul 2 1,3 210 0,5 Várzea Grande 1 0,6 N.I. N.I. Vila Bela Santíssima Trindade 1 0,6 N.I. N.I. Vila Rica 3 1,9 248 0,6 TOTAL MATO GROSSO 157 100 39.947 100

Page 8: Relatório Mato Grosso

7

GRÁFICO 1 – MATO GROSSO – NÚMERO DE OCUPAÇÕES – 1988-2012

Fonte: DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera

GRÁFICO 2 – MATO GROSSO – NÚMERO DE FAMÍLIAS EM OCUPAÇÕES – 1988-2011

Fonte: DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera

!3!!

0! 0!!1!! !1!!

!4!!!3!!

!5!!

!17!!

!7!!!9!!

!14!!

!3!!

!10!!

!3!!

!26!!

!7!!

!14!!

!5!!

!2!! !2!!!3!! 3!

!7!!!8!!

!"!!!!

!5!!

!10!!

!15!!

!20!!

!25!!

!30!!

1988! 1989! 1990! 1991! 1992! 1993! 1994! 1995! 1996! 1997! 1998! 1999! 2000! 2001! 2002! 2003! 2004! 2005! 2006! 2007! 2008! 2009! 2010! 2011! 2012!

!66!! 0! 0! !150!! !200!! !177!!!1.000!!

!1.936!!

!3.888!!

!2.923!!

!1.730!!

!2.868!!

!360!!

!2.250!!!2.600!!

!10.010!!

!3.204!!!2.421!!

!930!!!450!! !170!! !186!! 143!

!1.160!!!1.125!!

!"!!!!

!2.000!!

!4.000!!

!6.000!!

!8.000!!

!10.000!!

!12.000!!

1988! 1989! 1990! 1991! 1992! 1993! 1994! 1995! 1996! 1997! 1998! 1999! 2000! 2001! 2002! 2003! 2004! 2005! 2006! 2007! 2008! 2009! 2010! 2011! 2012!

Page 9: Relatório Mato Grosso

8

Page 10: Relatório Mato Grosso

9

Page 11: Relatório Mato Grosso

10

TABELA 2 – MATO GROSSO - NÚMERO DE OCUPAÇÕES E DE

FAMÍLIAS POR MUNICÍPIOS – 2012

Fonte: DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera

MUNICÍPIO OCUPAÇÕES % FAMÍLIAS % Chapada dos Guimarães 2 25 327 29,1 Cuiabá 1 12,5 400 35,6 Peixoto de Azevedo 1 12,5 N.I. N.I. Rosário Oeste 4 50 398 35,4 TOTAL MATO GROSSO 8 100 1.125 100

Page 12: Relatório Mato Grosso

11

Page 13: Relatório Mato Grosso

12

TABELA 3 – MATO GROSSO - NÚMERO DE ASSENTAMENTOS RURAIS – 1979-2012

MUNICÍPIO ASSENTAMENTOS % FAMÍLIAS % ÁREA % Acorizal 4 0,7 1.506 1,5 41.335,2 0,7 Água Boa 7 1,2 1.343 1,3 76.763,3 1,2 Alta Floresta 4 0,7 1.690 1,6 92.765,9 1,5 Alto Araguai 2 0,3 137 0,1 8.935,0 0,1 Alto Boa Vista 3 0,5 776 0,8 26.840,1 0,4 Alto Paraguai 7 1,2 702 0,7 24.254,2 0,4 Apiacas 2 0,3 339 0,3 14.843,2 0,2 Araguaiana 2 0,3 47 0,0 1.866,2 0,0 Araguainha 1 0,2 13 0,0 69,6 0,0 Araputanga 4 0,7 408 0,4 11.777,3 0,2 Arenápolis 1 0,2 73 0,1 266,6 0,0 Aripuana 3 0,5 715 0,7 96.865,3 1,5 Barão De Melgaço 3 0,5 322 0,3 8.246,8 0,1 Barra do Bugres 3 0,5 250 0,2 7.926,6 0,1 Barra do Garças 2 0,3 146 0,1 3.519,2 0,1 Brasnorte 3 0,5 1.929 1,9 138.468,2 2,2 Cáceres 22 3,8 2.811 2,7 105.113,6 1,7 Campinápolis 2 0,3 720 0,7 36.177,8 0,6 Campo Novo do Parecis 1 0,2 52 0,1 3.293,8 0,1 Campo Verde 6 1,0 1.022 1,0 23.681,2 0,4 Canabrava do Norte 6 1,0 964 0,9 74.794,2 1,2 Canarana 1 0,2 200 0,2 6.829,6 0,1 Carlinda 2 0,3 111 0,1 5.359,5 0,1 Castanheira 2 0,3 601 0,6 36.036,9 0,6 Chapada dos Guimarães 5 0,9 532 0,5 29.791,5 0,5 Claudia 10 1,7 1.142 1,1 43.099,8 0,7 Cocalinho 1 0,2 80 0,1 165,5 0,0 Colíder 5 0,9 4.767 4,6 68.071,6 1,1 Colniza 6 1,0 2.718 2,6 433.030,2 6,9 Comodoro 8 1,4 1.260 1,2 66.754,0 1,1 Confresa 15 2,6 5.588 5,4 355.926,6 5,7 Conquista D'oeste 1 0,2 398 0,4 13.936,0 0,2 Cotriguaçu 3 0,5 2.252 2,2 141.419,5 2,3 Cuiabá 6 1,0 882 0,9 12.731,4 0,2 Curvelândia 2 0,3 201 0,2 4.395,3 0,1 Denise 2 0,3 141 0,1 4.222,4 0,1 Diamantino 7 1,2 653 0,6 31.188,2 0,5 Dom Aquino 4 0,7 195 0,2 3.235,7 0,1 Feliz Natal 1 0,2 388 0,4 30.000,0 0,5 Figueirópolis D'oeste 1 0,2 26 0,0 68,5 0,0 Gaúcha do Norte 1 0,2 87 0,1 2.449,2 0,0 General Carneiro 2 0,3 166 0,2 7.148,6 0,1

Page 14: Relatório Mato Grosso

13

MUNICÍPIO ASSENTAMENTOS % FAMÍLIAS % ÁREA % Guarantã do Norte 9 1,6 3.491 3,4 194.614,0 3,1 Guiratinga 6 1,0 232 0,2 8.452,8 0,1 Ipiranga do Norte 6 1,0 273 0,3 17.489,6 0,3 Itiquira 1 0,2 80 0,1 5.693,7 0,1 Jaciara 4 0,7 385 0,4 9.796,5 0,2 Jangada 9 1,6 1.059 1,0 20.354,3 0,3 Jauru 3 0,5 963 0,9 27.540,0 0,4 Juara 2 0,3 177 0,2 5.060,0 0,1 Juína 3 0,5 422 0,4 21.093,0 0,3 Juruena 1 0,2 250 0,2 14.400,0 0,2 Juscimeira 3 0,5 427 0,4 11.942,0 0,2 Vila Bela da Santíssima Trindade 10 1,7 1.205 1,2 70.079,8 1,1 Marcelândia 1 0,2 375 0,4 11.749,2 0,2 Matupá 2 0,3 1.450 1,4 89.907,2 1,4 Mirassol D'oeste 7 1,2 846 0,8 27.159,7 0,4 Nobres 3 0,5 929 0,9 66.136,8 1,1 Nortelândia 3 0,5 331 0,3 8.004,1 0,1 Nossa Senhora do Livramento 23 4,0 1.525 1,5 70.723,0 1,1 Nova Bandeirantes 5 0,9 2.142 2,1 169.745,0 2,7 Nova Nazaré 6 1,0 433 0,4 32.478,1 0,5 Nova Lacerda 3 0,5 604 0,6 28.200,4 0,4 Nova Brasilândia 2 0,3 252 0,2 13.893,8 0,2 Nova Canaã do Norte 10 1,7 1.058 1,0 62.923,6 1,0 Nova Mutum 4 0,7 418 0,4 32.824,4 0,5 Nova Olímpia 7 1,2 387 0,4 16.560,6 0,3 Nova Ubiratã 4 0,7 1.004 1,0 77.237,8 1,2 Nova Xavantina 6 1,0 971 0,9 60.045,5 1,0 Novo Mundo 20 3,5 4.567 4,4 519.429,1 8,3 Novo Horizonte do Norte 5 0,9 281 0,3 6.801,5 0,1 Novo São Joaquim 1 0,2 60 0,1 1.352,3 0,0 Paranaíta 2 0,3 825 0,8 35.092,8 0,6 Paranatinga 3 0,5 534 0,5 34.703,8 0,6 Novo Santo Antônio 1 0,2 600 0,6 109.913,0 1,8 Pedra Preta 10 1,7 629 0,6 18.370,1 0,3 Peixoto de Azevedo 11 1,9 3.278 3,2 239.815,4 3,8 Planalto da Serra 1 0,2 17 0,0 948,0 0,0 Poconé 14 2,4 942 0,9 24.338,1 0,4 Pontal do Araguaia 1 0,2 26 0,0 42,7 0,0 Pontes e Lacerda 14 2,4 1.931 1,9 62.963,7 1,0 Porto Alegre do Norte 5 0,9 1.298 1,3 81.151,8 1,3 Porto dos Gaúchos 1 0,2 27 0,0 53,3 0,0 Porto Esperidião 2 0,3 76 0,1 1.194,5 0,0 Porto Estrela 2 0,3 61 0,1 1.500,0 0,0

Page 15: Relatório Mato Grosso

14

MUNICÍPIO ASSENTAMENTOS % FAMÍLIAS % ÁREA % Poxoréo 9 1,6 692 0,7 16.379,0 0,3 Primavera do Leste 1 0,2 38 0,0 1.050,5 0,0 Querência 5 0,9 1.337 1,3 100.217,0 1,6 São José dos Quatro Marcos 1 0,2 73 0,1 1.887,0 0,0 Reserva do Cabaçal 1 0,2 35 0,0 141,3 0,0 Ribeirão Cascalheira 9 1,6 3.163 3,1 226.344,6 3,6 Rio Branco 1 0,2 117 0,1 2.691,7 0,0 Santa Carmem 1 0,2 40 0,0 121,0 0,0 Santo Afonso 1 0,2 58 0,1 1.344,2 0,0 São José do Povo 4 0,7 394 0,4 9.844,3 0,2 São José Do Rio Claro 4 0,7 1.323 1,3 55.526,0 0,9 Sao Jose Do Xingu 3 0,5 561 0,5 33.748,3 0,5 São Pedro da Cipa 1 0,2 24 0,0 100,4 0,0 Rondolândia 1 0,2 500 0,5 226.629,8 3,6 Rondonopólis 10 1,7 870 0,8 23.192,7 0,4 Rosário Oeste 26 4,5 2.216 2,1 93.723,1 1,5 Salto do Céu 2 0,3 72 0,1 1.339,7 0,0 Santa Rita do Trivelato 1 0,2 60 0,1 4.397,0 0,1 Santa Terezinha 3 0,5 746 0,7 68.823,5 1,1 Santo Antônio do Leverger 12 2,1 989 1,0 25.914,8 0,4 São Félix do Araguaia 10 1,7 1.594 1,5 135.215,8 2,2 Serra Nova Dourada 4 0,7 876 0,8 78.547,6 1,3 Sinop 1 0,2 547 0,5 38.291,0 0,6 Sorriso 3 0,5 496 0,5 25.385,3 0,4 Tabaporã 2 0,3 1.063 1,0 65.492,7 1,0 Tangara da Serra 2 0,3 1.149 1,1 41.385,1 0,7 Tapurah 5 0,9 1.755 1,7 162.978,7 2,6 Terra Nova Do Norte 8 1,4 3.582 3,5 279.527,9 4,5 União do Sul 5 0,9 317 0,3 21.811,4 0,3 Várzea Grande 3 0,5 330 0,3 9.761,3 0,2 Vera 1 0,2 232 0,2 7.514,6 0,1 Vila Rica 8 1,4 1.209 1,2 60.920,0 1,0 Nova Guarita 11 1,9 668 0,6 30.577,4 0,5 Nova Marilândia 2 0,3 214 0,2 554,0 0,0 Nova Maringá 7 1,2 354 0,3 11.469,6 0,2 Nova Monte Verde 1 0,2 450 0,4 8.098,6 0,1 TOTAL MATO GROSSO 578 100 103.338 100 6.276.385,4 100

Fonte: DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera

Page 16: Relatório Mato Grosso

15

GRÁFICO 3 – MATO GROSSO - NÚMERO DE ASSENTAMENTOS RURAIS – 1979-2012

Fonte: DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera

GRÁFICO 4 – MATO GROSSO – FAMÍLIAS ASSENTADAS – 1979-2012

Fonte: DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera

GRÁFICO 5 – MATO GROSSO – ÁREA DOS ASSENTAMENTOS RURAIS – 1979-2012

Fonte: DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra, 2012. www.fct.unesp.br/nera

1" 2" 3" 3"0" 0" 0"

"6""

"25""

"4"" "2"" "1"" "2"""6""

"1"" "1""

"60""

"30""

"48""

"40"" "41""

"25""

"44""

"33""

"65""

"24""

"44""

"25"""22""

"3"" "4"" 4""1""

"8""

0"

10"

20"

30"

40"

50"

60"

70"

1979"

1980"

1981"

1982"

1983"

1984"

1985"

1986"

1987"

1988"

1989"

1990"

1991"

1992"

1993"

1994"

1995"

1996"

1997"

1998"

1999"

2000"

2001"

2002"

2003"

2004"

2005"

2006"

2007"

2008"

2009"

2010"

2011"

2012"

!1.600

!!

!1.700

!!

!4.266

!!

!5.050

!!

0! 0! 0!

!774

!!

!4.123

!!

!1.370

!!

!989

!!

!728

!!

!315

!!

!2.648

!!

!351

!!

!150

!!

!13.43

7!!

!6.196

!!

!9.860

!!

!6.532

!!

!7.200

!!

!5.492

!! !7.009

!!

!3.619

!!

!6.581

!!

!1.861

!!

!3.011

!!

!1.803

!! !3.648

!!

!114

!! !1.257

!!

!781

!!

!26!! !847

!!

!"!!!!

!2.000!!

!4.000!!

!6.000!!

!8.000!!

!10.000!!

!12.000!!

!14.000!!

!16.000!!

1979!

1980!

1981!

1982!

1983!

1984!

1985!

1986!

1987!

1988!

1989!

1990!

1991!

1992!

1993!

1994!

1995!

1996!

1997!

1998!

1999!

2000!

2001!

2002!

2003!

2004!

2005!

2006!

2007!

2008!

2009!

2010!

2011!

2012!

!120

.000

!!

!239

.376

!!

!214

.556

!!

!241

.505

!!

0! 0! 0! !35.79

8!! !2

52.946

!!

!68.76

6!!

!56.35

4!!

!50.41

0!!

!17.54

4!! !179

.890

!!

!34.04

7!!

!3.047

!!

!1.024

.340

!!

!309

.885

!! !512

.291

!!

!351

.605

!!

!361

.708

!! !544

.915

!!

!485

.840

!!

!311

.247

!!

!253

.016

!!

!60.79

5!!

!126

.898

!!

!84.81

0!!

!189

.641

!!

!7.387

!!

!51.81

3!!

!60.71

5!!

!1.148

!!

!24.09

3!!

!"!!!!

!200.000!!

!400.000!!

!600.000!!

!800.000!!

!1.000.000!!

!1.200.000!!

1979!

1980!

1981!

1982!

1983!

1984!

1985!

1986!

1987!

1988!

1989!

1990!

1991!

1992!

1993!

1994!

1995!

1996!

1997!

1998!

1999!

2000!

2001!

2002!

2003!

2004!

2005!

2006!

2007!

2008!

2009!

2010!

2011!

2012!

Page 17: Relatório Mato Grosso

16

Page 18: Relatório Mato Grosso

17

Page 19: Relatório Mato Grosso

18

Page 20: Relatório Mato Grosso

19

TABELA 4 – MATO GROSSO - NÚMERO DE ASSENTAMENTOS RURAIS CRIADOS EM 2012

MUNICÍPIO ASSENTAMETOS % FAMÍLIAS % ÁREA %

Alto Boa Vista 1 12,5 300 35,4 300 1,2 Cáceres 1 12,5 20 2,4 1.225 5,1 Canarana 1 12,5 200 23,6 6.830 28,3 Carlinda 1 12,5 43 5,1 2.356 9,8 Cláudia 1 12,5 100 11,8 6.374 26,5 Mirassol D’Oeste 1 12,5 110 13 4.522 18,8 Nova Olímpia 1 12,5 60 7,1 2.425 10,1 Pontes e Lacerda 1 12,5 14 1,7 60 0,2 TOTAL MATO GROSSO 8 100 847 100 24.093 100

Fonte: DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera

Page 21: Relatório Mato Grosso

20

Page 22: Relatório Mato Grosso

21

Page 23: Relatório Mato Grosso

22

Page 24: Relatório Mato Grosso

23

TABELA 5 – MATO GROSSO – ESTRUTURA FUNDIÁRIA – 1998 - 2008 – 2011 – 2012

Fonte: Cadastro do INCRA / DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera

TABELA 6 – MATO GROSSO – EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA – 2011-2012

Fonte: Cadastro do INCRA / DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra, 2011. www.fct.unesp.br/nera

Imóveis Área (ha) % imóveis % da área Imóveis Área (ha) % imóveis % da área Imóveis Área (ha) % imóveis % da área Imóveis Área (ha) % imóveis % da áreaMenos de 1 83 36,60 0,09 0,00 57 34,50 0,05 0,00 101 44,40 0,07 0,00 101 44,4 0,07 0,001 a menos de 2 295 430,90 0,31 0,00 345 506,80 0,30 0,00 346 506,26 0,24 0,00 349 510,05 0,23 0,002 a menos de 5 1.199 4.059,90 1,27 0,01 1.638 5.580,00 1,42 0,01 2.414 8.750,67 1,64 0,01 2.593 9.506,74 1,73 0,015 a menos de 10 2.018 14.564,70 2,13 0,02 2.721 19.538,80 2,36 0,03 4.169 30.286,94 2,84 0,03 4.385 31.813,91 2,93 0,0310 a menos de 25 7.404 127.046,90 7,82 0,17 9.508 163.619,80 8,23 0,23 13.145 227.367,46 8,96 0,25 13.566 234.643,43 9,06 0,2625 a menos de 50 14.576 512.228,20 15,39 0,70 18.173 640.477,10 15,73 0,91 23.561 832.701,01 16,05 0,93 24.016 849.196,81 16,04 0,9350 a menos de 100 17.373 1.163.682,30 18,34 1,60 20.276 1.389.224,50 17,55 1,97 26.002 1.815.277,69 17,72 2,02 26.643 1.864.345,78 17,79 2,04100 a menos de 200 13.781 1.827.488,30 14,55 2,51 16.675 2.228.911,50 14,43 3,17 20.573 2.766.498,04 14,02 3,08200 a menos de 500 15.587 5.066.901,50 16,46 6,96 19.349 6.218.633,50 16,75 8,83 24.521 7.867.714,63 16,71 8,75500 a menos de 1000 7.737 5.438.453,90 8,17 7,47 9.680 6.806.196,80 8,38 9,67 12.408 8.822.525,66 8,45 9,81 12.348 8.780.610,24 8,25 9,601000 a menos de 2000 6.231 8.669.977,00 6,58 11,91 7.786 10.902.571,70 6,74 15,49 8.801 12.283.193,43 6,00 13,66 8.871 12.376.624,10 5,92 13,532000 a menos de 5000 5.853 17.109.497,80 6,18 23,50 6.995 20.648.940,20 6,05 29,34 7.993 23.664.817,37 5,45 26,32 8.022 23.721.415,78 5,36 25,935000 a menos de 10000 1.722 13.021.916,70 1,82 17,88 2.072 15.697.901,50 1,79 22,30 2.234 16.815.565,82 1,52 18,70 2.256 16.950.140,29 1,51 18,5310000 a menos de 20000 524 7.161.861,60 0,55 9,84 151 2.051.239,50 0,13 2,91 274 3.780.865,22 0,19 4,21 291 3.972.512,51 0,19 4,3420000 a menos de 50000 268 7.838.340,70 0,28 10,76 84 2.403.895,10 0,07 3,42 163 4.694.481,38 0,11 5,22 170 4.879.454,44 0,11 5,3350000 a menos de 100000 48 3.236.654 0,05 4,45 13 875.929,50 0,01 1,24 31 2.052.052,99 0,02 2,28 30 1.978.065,99 0,02 2,16100000 e mais 13 1.621.300,30 0,01 2,23 3 334.983,40 0,00 0,48 22 4.237.698,50 0,01 4,71 25 4.972.993,50 0,02 5,44

TOTAL 94.712 72.814.441,70 100 100 115.526 70.388.184 100 100 146.758 89.900.347 100 100 149.743 91.478.970 100 100

46.077 10.857.091,56 11,8730,77

2011Classe de área (ha) 2008 20111998

Dados: DATALUTA-Estrutura Fundiária / Cadastro do INCRA

Estrutura fundiária - classes de área - 1998 - 2008 - 2011 - 2012

2011 2012 Absoluta Relativa0(%) 2011 2012 Absoluta Relativa0(%)Menos&de&1 101 101 0 0,00 44,40 44,4 0,00 0,01&a&menos&de&2 346 349 3 0,87 506,26 510,05 3,79 0,72&a&menos&de&5 2.414 2.593 179 7,42 8.750,67 9.506,74 756,07 8,65&a&menos&de&10 4.169 4.385 216 5,18 30.286,94 31.813,91 1.526,97 5,010&a&menos&de&25 13.145 13.566 421 3,20 227.367,46 234.643,43 7.275,97 3,225&a&menos&de&50 23.561 24.016 455 1,93 832.701,01 849.196,81 16.495,80 2,050&a&menos&de&100 26.002 26.643 641 2,47 1.815.277,69 1.864.345,78 49.068,09 2,7100&a&menos&de&200200&a&menos&de&500500&a&menos&de&1000 12.408 12.348 -60 -0,48 8.822.525,66 8.780.610,24 -41.915,42 -0,51000&a&menos&de&2000 8.801 8.871 70 0,80 12.283.193,43 12.376.624,10 93.430,67 0,82000&a&menos&de&5000 7.993 8.022 29 0,36 23.664.817,37 23.721.415,78 56.598,41 0,25000&a&menos&de&10000 2.234 2.256 22 0,98 16.815.565,82 16.950.140,29 134.574,47 0,810000&a&menos&de&20000 274 291 17 6,20 3.780.865,22 3.972.512,51 191.647,29 5,120000&a&menos&de&50000 163 170 7 4,29 4.694.481,38 4.879.454,44 184.973,06 3,950000&a&menos&de&100000 31 30 -1 -3,23 2.052.052,99 1.978.065,99 -73.987,00 -3,6100000&e&mais 22 25 3 13,64 4.237.698,50 4.972.993,50 735.295,00 17,4

TOTAL MATO GROSSO 146.758 149.743 2.985 2,03 89.900.347 91.478.970 1.578.622,1 1,8

Evolução0do0número0de0imóveis02011=2012

Evolução0da0área0dos0imóveis02011=2012Número0de0imóveis Área0dos0imóveis0(ha)

CLASSE0DE0ÁREA

45.094 46.077 983 2,18 10.634.212,67 10.857.091,56 222.878,89 2,1

Page 25: Relatório Mato Grosso

24

Page 26: Relatório Mato Grosso

25

QUADRO 1 – MATO GROSSO – MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E MUNICÍPIOS ONDE ATUARAM 2000–2012

QUADRO 2 – MATO GROSSO – MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E MUNICÍPIOS ONDE ATUARAM 2012

SIGLA NOME DO MOVIMENTO SOCIOTERRITORIAL MUNICÍPIOSASA Associação Santo Antônio Guiratinga

ASTECA Associação Técnica de Cooperação Agrícola Rondonópolis

CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Jangada, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Nova Guarita, Rosário Oeste

CPT Comissão Pastoral da Terra

Guiratinga, Itaúba, Jaciara, Rio Banco, Chapada dos Guimarães, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Nova

Guarita, Poxoréo, Santo Antônio do Leverger, Peixoto de Azevedo

MAB Movimento dos Atingidos por Barragens Acorizal

MOVIMENTOS INDÍGENAS Movimentos Indígenas

Nova Guarita, Diamantino, Nova Marilândia, Nova Maringá, Alto Boa Vista, Rondonópolis, Peixoto de

Azevedo

MST Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Cáceres, Jaciara, Nova Olímpia, União do Sul, Cláudia, Sinop, Glória D'Oeste

MTA Movimento dos Trabalhadores Assentados Rondonópolis

MTA/MT Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados de Mato Grosso Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis

MTR Movimento dos Trabalhadores Rurais Porto Alegre do NorteOI Organização Independente Chapada dos Guimarães

Fonte: DATALUTA - Banco de Dados de Luta pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera

SIGLA NOME DO MOVIMENTO SOCIOTERRITORIAL MUNICÍPIOSCONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Rosário Oeste

MOVIMENTOS INDÍGENAS Movimentos Indígenas Peixoto de Azevedo

OI Organização Independente Chapada dos Guimarães

Fonte: DATALUTA - Banco de Dados de Luta pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera

2 2 1

5

2 3 3

2 1 1 1

2 3 3

10

3

26

7

14

5

2 2 3 3

7 8

0

2000

4000

6000

8000

10000

0

10

20

30

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

Núm

ero

de F

amíli

as

Núm

ero

de m

ovim

ento

s e

ocup

açõe

s

Ano base

GRÁFICO 7 - BRASIL - RELAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS, NÚMERO DE OCUPAÇÕES E NÚMERO DE FAMÍLIAS - 2000-2010

MOVIMENTOS OCUPAÇÕES FAMILIAS

Fonte: DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera !

GRÁFICO 6 - MATO GROSSO - RELAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS, NÚMERO DE OCUPAÇÕES E NÚMERO DE FAMÍLIAS - 2000-2012

Page 27: Relatório Mato Grosso

26

Page 28: Relatório Mato Grosso

27

TABELA 7 – MATO GROSSO – MANIFESTAÇÕES DO CAMPO – 2000-2012

Fonte: DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera

MUNICÍPIO Nº MANIFESTAÇÕES % Nº PESSOAS %Acorizal 1 0,2 280 0,1Água0Boa 1 0,2 0 0,0Alta0Floresta 1 0,2 0 0,0Alto0Araguaia 1 0,2 200 0,1Alto0Boa0Vista 6 1,4 480 0,3Arenápolis 1 0,2 100 0,1Aripuanã 4 0,9 530 0,3Barra0do0Bugres 1 0,2 3.000 1,6Barra0do0Garças 9 2,0 1.436 0,8Basnorte 1 0,2 400 0,2Bom0Jesus0do0Araguaia 4 0,9 950 0,5Cáceres 39 8,8 19.646 10,4Campinápolis 2 0,5 850 0,4Campo0Verde 8 1,8 2.450 1,3Canarana 3 0,7 150 0,1Carlinda 1 0,2 500 0,3Chapada0dos0Guimarães 10 2,3 6.001 3,2Cláudia 5 1,1 1.450 0,8Colíder 10 2,3 809 0,4Comodoro 5 1,1 2.200 1,2Confresa 4 0,9 570 0,3Cuiabá 139 31,4 52.520 27,7Diamantino 2 0,5 500 0,3Glória0D'Oeste 2 0,5 650 0,3Guarantã0do0Norte 4 0,9 1.007 0,5Itaúba 5 1,1 1.100 0,6Itiquira 1 0,2 400 0,2Jaciara 2 0,5 350 0,2Jangada 5 1,1 3.427 1,8Juína 4 0,9 270 0,1Luciara 1 0,2 1.000 0,5Marcelândia 1 0,2 30 0,0Mirassol0D'Oeste 16 3,6 18.950 10,0Nortelândia 4 0,9 4.400 2,3Nossa0Senhora0do0Livramento 4 0,9 1.850 1,0Nova0Canaã0do0Norte 1 0,2 800 0,4Nova0Marilândia 1 0,2 150 0,1Nova0Olímpia 6 1,4 1.900 1,0Nova0Xavantina 2 0,5 0 0,0Paranaíta 1 0,2 0 0,0Pedra0Preta 9 2,0 2.674 1,4Peixoto0de0Azevedo 10 2,3 7.230 3,8Poconé 2 0,5 1.400 0,7Pontes0e0Lacerda 1 0,2 150 0,1Porto0Alegre0do0Norte 3 0,7 600 0,3Porto0dos0Gaúchos 1 0,2 1.000 0,5Primavera0do0Leste 3 0,7 1.220 0,6Ribeirão0Cascalheira 7 1,6 13.400 7,1Rio0Branco 3 0,7 760 0,4Rondonópolis 25 5,6 6.834 3,6Salto0do0Céu 1 0,2 200 0,1Santa0Cruz0do0Xingú 1 0,2 160 0,1Santa0Terezinha 1 0,2 528 0,3São0Félix0do0Araguaia 6 1,4 830 0,4São0José0do0Povo 2 0,5 1.200 0,6São0José0do0Xingú 2 0,5 200 0,1São0José0dos0Quatro0Marcos 1 0,2 0 0,0Sapezal 3 0,7 490 0,3Serra0Nova0Dourada 1 0,2 80 0,0Sinop 20 4,5 5.150 2,7Tangará0da0Serra 8 1,8 1.480 0,8Tapurah 1 0,2 1.000 0,5União0do0Sul 1 0,2 30 0,0Várzea0Grande 13 2,9 11.700 6,2Total Mato Grosso 443 100,0 189.622 100,0

Page 29: Relatório Mato Grosso

28

7.780

10.971 20.470

65.327

19.028

12.030 9.090 8.114 6.406

3.805 7.814

13.970

5.517

0

10

20

30

40

50

60

70

80

0

10.000

20.000

30.000

40.000

50.000

60.000

70.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 Ano

GRÁFICO 7 - MATO GROSSO - MANIFESTAÇÕES DO CAMPO - 2000-2012 RELAÇÃO DO NÚMERO DE MANIFESTAÇÕES E PESSOAS ENVOLVIDAS

Número de manifestações Número de pessoas em manifestações

Núm

ero

de p

esso

as

Núm

ero

de m

anife

staç

ões

Fonte: DATALUTA - Banco de Daddos da Luta Pela Terra, 2013. www.fct.unesp.br/nera !

Page 30: Relatório Mato Grosso

29

Page 31: Relatório Mato Grosso

30

Page 32: Relatório Mato Grosso

31

Page 33: Relatório Mato Grosso

32