Relatório Pilha de Batatas

3
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Curso de Engenharia Química – Campus Alegre ENG11031 – CORROSÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE AULA PRÁTICA: Pilha de Batata Alunos : Arielder Aparecido Gabriel silva de Souza - 2009209148 Caroline Garcia Homem - 2009209142 Cristiano Favero - 2010204181 Társis Baia Fortunato - 2009209144 Data de realização da atividade: 10/06/2014 Data de recebimento do relatório: 1. INTRODUÇÃO A tendência de perder ou doar elétrons das substâncias, visando o equilíbrio, gera um tema de estudo na química, conhecido como Eletroquímica. Neste contexto, as células galvânicas são motivação de diversos estudos. Uma pilha ou célula galvânica pode ser caracterizada como um processo no qual a energia química é transformada em energia elétrica. Dessa forma, ela fornece energia para um determinado sistema até que a reação química se esgote. Existem vários tipos de pilhas, como a pilha seca de Leclanché, existem também pilhas alcalinas, de mercúrio-zinco, de lítio-iodo e de níquel-cádmio. Essas pilhas são utilizadas como fonte alimentação para inúmeras atividades como a tarefa simples de fazer funcionar alguns eletrodomésticos ou dispositivos diversos como relógio. Basicamente, uma célula galvânica ou voltaica é constituída por dois metais diferentes e uma ou duas soluções eletrolíticas. As soluções que podem ser usadas como eletrólitos são inúmeras, a exigência básica é que a substância que são formadas por íons possibilitando a transferência de elétrons. Assim alimentos que tenham íons em sua matriz podem ser utilizados como eletrólitos, vale ressaltar que a utilização de limões ou batatas tem objetivo único e exclusivo de trazer o assunto de uma forma mais didática. As pilhas podem ser montadas de forma a aumentar sua diferença de potencial, esse conceito remete a circuitos elétricos e no nosso contexto o qual será utilizado células em paralelo. Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos , de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente .Estando ligado, o circuito elétrico está fechado e uma corrente elétrica passa por ele, esta corrente pode produzir vários efeitos como o acendimento de lâmpadas. 2. OBJETIVO

description

Relatório

Transcript of Relatório Pilha de Batatas

TRANSFERNCIA DE CALOR POR CONVECO NO ESCOAMENTO CONFINADO NO INTERIOR DE UM TUBO COM UM FLUXO DE CALOR NA PAREDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO

Curso de Engenharia Qumica Campus Alegre

ENG11031 CORROSO

RELATRIO DE ATIVIDADES DE AULA PRTICA: Pilha de BatataAlunos:

Arielder Aparecido Gabriel silva de Souza - 2009209148Caroline Garcia Homem - 2009209142Cristiano Favero - 2010204181Trsis Baia Fortunato - 2009209144

Data de realizao da atividade:10/06/2014

Data de recebimento do relatrio:

1. INTRODUOA tendncia de perder ou doar eltrons das substncias, visando o equilbrio, gera um tema de estudo na qumica, conhecido como Eletroqumica. Neste contexto, as clulas galvnicas so motivao de diversos estudos.

Uma pilha ou clula galvnica pode ser caracterizada como um processo no qual a energia qumica transformada em energia eltrica. Dessa forma, ela fornece energia para um determinado sistema at que a reao qumica se esgote. Existem vrios tipos de pilhas, como a pilha seca de Leclanch, existem tambm pilhas alcalinas, de mercrio-zinco, de ltio-iodo e de nquel-cdmio. Essas pilhas so utilizadas como fonte alimentao para inmeras atividades como a tarefa simples de fazer funcionar alguns eletrodomsticos ou dispositivos diversos como relgio.

Basicamente, uma clula galvnica ou voltaica constituda por dois metais diferentes e uma ou duas solues eletrolticas. As solues que podem ser usadas como eletrlitos so inmeras, a exigncia bsica que a substncia que so formadas por ons possibilitando a transferncia de eltrons. Assim alimentos que tenham ons em sua matriz podem ser utilizados como eletrlitos, vale ressaltar que a utilizao de limes ou batatas tem objetivo nico e exclusivo de trazer o assunto de uma forma mais didtica. As pilhas podem ser montadas de forma a aumentar sua diferena de potencial, esse conceito remete a circuitos eltricos e no nosso contexto o qual ser utilizado clulas em paralelo. Um circuito eltrico a ligao deelementos eltricos, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para acorrente .Estando ligado, o circuito eltrico est fechado e uma corrente eltrica passa por ele, esta corrente pode produzir vrios efeitos como o acendimento de lmpadas.

2. OBJETIVO

O objetivo desta prtica foi de obter uma bateria de batata inglesa e batata doce como eletrlito fechados em circuitos em paralelo e circuito simples.

3. MATERIAIS E MTODOS

6 garras vermelhas e 6 garras pretas. 5 moedas de cinco centavos ( eletrodos de cobre)

5 arruelas ( eletrodos de ferro)

1 led

Multmetro

Vinagre

1 batata doce

1 batata inglesa

O experimento foi dividido em duas partes, na primeira parte cortou-se a bata doce em 7 fatias de espessuras aproximadamente iguais, em seguida foi feito um pequeno corte em cada lateral de cada fatia de batata doce. Nesses cortes feitos foram colocados de cada lado os eletrodos de cobre (moeda de cinco centavos) e o eletrodo de ferro (arruelas). Feito isso fixou-se em cada eletrodo jacars ( vermelho do lado do cobre, preto do lado do ferro), os cabos de cada jacar foi ligado ao multmetro para visualizar a diferena de potencial. Primeiramente visualizou-se o potencial fornecido por uma nica fatia de batata doce, em seguida empilhou-se as 7 fatias de batas, estas foram separadas por um plstico para evitar o contato eltrico entre as fatias e assim evitar um curto circuito, as 7 fatias de batata doce foram ligadas em paralelo e a diferena de potencial foi medida. Medido o potencial das fatias em paralelo, verificou-se se o potencial gerado era capaz de ascender um led. O procedimento descrito acima foi repetido, porem, em cada corte na lateral da bata doce colocou-se uma pequena quantidade de acido actico.A segunda parte do experimento foi realizado com forme a primeira, porm, no lugar de batata doce utilizou-se batata inglesa que foi cortada em 6 fatias de espessuras aproximadamente iguais.4. RESULTADOS E DISCUSSO

A diferena de potencial lido para uma nica fatia de batata foi de 0,73V, em seguida tentou-se medir o potencial do sistema em paralelo ( fatias empilhadas e separadas por um plstico), no se obteve sucesso, dois fatos podem ser levados em conta para a no obteno do potencial do sistema, o mal funcionamento do multmetro ou tambm uma ineficincia do plstico como isolante entre as fatias de batata doce. Porm, quando o sistema foi disposto sobre a bancada sem fazer o empilhamento das fatias de batata doce obteve-se um potencial de 3.82V. Com o circuito ainda em paralelo banhou-se cada corte da lateral das fatias da bata com acido actico e concentrao desconhecida esse fato proporciona erro ao experimento pois esse banho tem carter qualitativo e no quantitativo, foi observado um aumento na diferena de potencial para 4,73V, esse aumento devido a um maior contato de ons com os eltrodos assim potencializando o eletrlito de batata.

Para a batata inglesa o potencial obtido com uma nica fatia foi de 0,57V, aps a obteno deste resultado foi efetuada a montagem em paralelo com seis fatias de batata com as clulas dispostas sobre a bancada para obter-se o isolamento entre as mesmas, as pilhas foram ligadas em circuito paralelo, devido a teoria de corrente eltrica era esperado o aumento da diferena de potencial, a leitura obtida pelo multmetro foi de 3,03V. Posteriormente com o circuito ainda em paralelo banhou-se os cortes nas laterais das fatias de batata com acido actico de concentrao desconhecida, esse fato acarreta erros ao experimento pois esse banho tem carter qualitativo e no quantitativo, foi observado um aumento na diferena de potencial para 3,43V, esse aumento devido a um maior contato de ons com os eltrodos assim potencializando o eletrlito de batata.

Por fim verificou-se para ambos os circuitos apresentado a cima qual a voltagem necessria para acenderem um led, para ambos os casos obteve-se um potencial de 2,4V. 5. CONCLUSO Foi possvel observar com xito o funcionamento de duas pilhas artesanais construdas com batatas, foi possvel observar tambm a ao da teoria de corrente eltrica. Observou-se tambm que ao se banhar os cortes laterais das fatias de batata com acido actico houve uma potencializao do eletrlito da batata, e como consequncia o houve o aumento do potencial. 6. REFERNCIAS