Relatório- Vidrarias de laboratório (1).docx

3
Universidade Estadual de Ponta Grossa Igor Ziareski Rafael Branco Neumann Sylvia Guarneri Thiely Kovaliski VIDRARIAS DE LABORATÓRIO

Transcript of Relatório- Vidrarias de laboratório (1).docx

Page 1: Relatório- Vidrarias de laboratório (1).docx

Universidade Estadual de Ponta GrossaIgor Ziareski

Rafael Branco NeumannSylvia GuarneriThiely Kovaliski

VIDRARIAS DE LABORATÓRIO

Ponta Grossa2013

Page 2: Relatório- Vidrarias de laboratório (1).docx

OBJETIVOS Adquirir um conhecimento básico sobre o manuseio de vidrarias de um laboratório para

um bom desempenho na execução de futuras atividades. Comparar a escala utilizada nas vidrarias com a medida real (volume), avaliando a

porcentagem de erro.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A química é uma ciência laboratorial, pois processos experimentais são necessários

para compreensão de fundamentos, comprovação de teorias e até mesmo descobertas científicas. Sendo assim, um conhecimento dos equipamentos laboratoriais é importante para a prática experimental, como por exemplo, as vidrarias.

As vidrarias são instrumentos de vidro ou cristal temperado e transparente, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com as substancias contidas nele. Exemplos de vidrarias cotidianas em laboratórios são: balão de destilação, balão volumétrico, béquer, bureta, erlenmeyer, os quais serão explicados a seguir.

BÉQUER: uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de gás em conjunto com a tela de amianto.

BURETA: equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada em décimos de milímetro e é muito utilizada em titulações.

BALÃO DE DESTILAÇÃO: É utilizado em destilações simples ou fracionadas; o braço do balão é então ligado ao condensador.

BALÃO VOLUMÉTRICO: É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.

ERLENMEYER: Tem as mesmas finalidades que o béquer, fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual o seu afunilamento em cima anula o risco de perda do material.

O manuseio das vidrarias requer muito cuidado, pois o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros. Os materiais de metais podem servir de suporte e manuseamento de vidrarias. Existem também materiais de porcelana, plástico, borracha e materiais utilizados como fonte de aquecimento.

Page 3: Relatório- Vidrarias de laboratório (1).docx

Referência p/ introdução:Constantino, Mauricio G at al; Fundamentos de Química Experimental. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2004.