Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação...

31
Relatório 2015-2019 Institucional

Transcript of Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação...

Page 1: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Relatório

2015-2019Institucional

Page 2: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Sumá

rioCarta do Diretor

São Martinho e as áreasde atuação

5 anos deSão Martinho

2

Page 3: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

São Martinho e as áreasde atuação

Impactose Desafios

Imprensa

Prestaçãode Contas

Depoimentos

Destaques Como se tornar um doadorPrêmios

Ficha TécnicaParceiros

EmpresasConveniadas

3

Page 4: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

CartadoDIRETOR

As crianças tem sido o foco da São Martinho há 35 anos, afirmamos e renovamos esse compromisso toda vez que encontramos uma criança vivendo em situação de vulnerabilidade social. Servimos a elas, aos ado-lescentes aos jovens aos seus pais e suas comunidades, através dos di-versos programas da instituição.

Nos últimos 05 anos a instituição passou por uma verdadeira transforma-ção na forma de atender os seus beneficiários, procurando cada vez mais, melhorar as suas práticas e integrando os seus programas. O resultado sempre foi pensado, sonhado, desejado, na verdadeira transformação so-cial.

Vivemos em tempo de profundas mudanças: O aumento da pobreza, os índices de violência se tornam mais agudos,as crianças e os adolescen-tes, claro, são as maiores vítimas. A resposta da São Martinho para esse momento é, reafirmar o seu compromisso e o empenho em fortalecer a Política para a criança e o adolescente da cidade do Rio de Janeiro, com sua missão de contribuir para o desenvolvimento integral, por meio de inclusão profissional, cultural, esportiva, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e da vivência espiritual.

4

Page 5: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Carta

DIRETORTudo isso acontece porque existe pessoas comprometidas com essa causa. Aqui, queremos expressar o nosso profundo agradecimen-to, para todos os envolvidos nes-se trabalho: as crianças e jovens, junto com suas famílias, por quem empenhamos tantos esforços e empenharemos sempre mais; nossos profissionais, voluntários, conselheiros, doadores e parceiro.

Criança e adolescente deve ser prioridade absoluta, bem como deve ser respeitado sua condição peculiar de desenvolvimento.

Frei Adailson Quintino dos Santos.

5

Page 6: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Sobre NósA situação de pessoas em vulnerabi-lidade social precisa ser enfrentada por todos nós. E a Associação Be-neficente São Martinho vem, há 35 anos, atuando na causa da infância e juventude na cidade do Rio de Ja-neiro.

Nascida em meados da década de 80, após um grupo de educadores so-ciais iniciarem um trabalho de abor-dagem de crianças nas ruas, a insti-tuição, que é inspirada na Campanha da Fraternidade de 1984 cujo lema foi “Para que todos tenham vida”, sem-pre se pautou pelo desenvolvimen-to integral e garantia dos direitos de crianças e jovens em situação de vul-nerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro, por meio da inclusão pro-fissional, cultural, esportiva, do for-talecimento dos vínculos familiares e comunitários e da vivência espiritual.

Em 2019, por exemplo, 2010 crianças e jovens foram atendidos por nossos colaboradores e voluntários sempre com muito afeto e carinho. Além dis-so, receberem instrução e verdadei-ramente tiveram suas vidas transfor-madas através do trabalho realizado por nossos eixos.

Contribuir para o desenvolvimento integral e a garantia dos direitos de crianças e jovens em situação de vul-nerabilidade social, por meio da inclu-são profissional, cultural, esportiva, do fortalecimento dos vínculos fami-liares e comunitários e da vivência es-piritual.

• Ética • Transparência • Diversidade• Inclusão • Respeito • Inovação• Espírito de Equipe

Ser referência no atendimento integrado e personalizado de crianças e jovens em situação de vulnerabili-dade social, por meio de excelência e inovação dos processos, para a garan-tia de direitos

VALORES

MISSÃO

VISÃO

6

Page 7: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Sobre Nós

A Abordagem é a porta de entrada na São Martinho. Através de ações itinerantes di-áriasa equipe percorre diferentes espa-ços públicos, tais como comunidades, ocupações urbanas, escolas e praças do Centro e Zona Sul do Rio de Janeiro fa-zendo o primeiro contato com novos be-neficiários através de atividades lúdicas.

Em seguida, os jovens entre seis e 17 anos são convidados a participar de atividades na Unidade Socioeducativa, localizada na Lapa.

Buscando promover o acesso aos direi-tos fundamentais, o eixo visa o desen-volvimento da cidadania e a inclusão social das crianças e jovens por intermé-dio de oficinas esportivas, culturais, de lazer, socioeducativas e de fortalecimen-to da convivência familiar e comunitária.

Formado por um coordenador, quatro educadores sociais, um assistente social de referência e dois oficineiros, a Aborda-gem, em 2019, atendeu 508 beneficiários.

ABORDAGEM

Em 5 anos: 2.266 beneficiários

Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários

NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O NAI é formado por uma equipe multidis-ciplinar e tem como objetivo realizar aten-dimentos, acompanhar todos os benefici-ários/as da Instituição e, quando se fizer necessário, encaminhá-los à Rede de As-sistência.

Implementado em 2017, o eixo é formado por uma coordenadora, três psicólogos, cinco assistentes sociais, além de duas ad-vogadas e uma estagiária. Nos três anos de existência, atendeu uma média de 2.519 crianças e jovens oriundos da Abordagem, do Educagente e da Profissionalização (Curso Básico e Aprendizagem).

Dentro do Núcleo de Acompanhamento In-terdisciplinar está o Centro de Defesa Dom Luciano Mendes de Almeida (CEDECA), que é uma das linhas de ação da Associação Beneficente São Martinho. O CEDECA atua com a missão de favorecer o resgate da dig-nidade humana de crianças e adolescentes, proporcionando-lhes meios para desenvol-ver suas potencialidades e cidadania.

Em parceria com grupos e organizações sociais, o CEDECA associa intervenção jurídica, mobilização social e trabalho em rede, com vistas à efetivação dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Só em 2019, 113 beneficiários foram atendi-dos.

O trabalho do NAI, como um todo, vem sendo, ao longo dos anos, pautado pelo atendimento e acompanhamento sistema-tizado e contínuo dos beneficiários e suas famílias no que tange as demandas so-ciais, psicológicas, jurídicas e pedagógi-cas, além de buscar parcerias para o aten-dimento em rede, organizar encontros de formação e troca de experiências.

Num contexto social marcado pela falta de acesso da população aos serviços de qua-lidade, o NAI busca garantir e proteger os direitos fundamentais desse público, além ser referência na busca do cumprimento deles.

7

Page 8: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Desenvolvimento Institucional busca ser apoio aos demais eixos e o ponto focal da mobilização de recursos em torno da sus-tentabilidade da organização. E esse tra-balho é realizado através dos serviços de Telemarketing, Operação Face-to-Face, Captação Pessoa Jurídica, Editais, além de Assessoria de Imprensa, Marketing, Even-tos, Gestão de Voluntariado e Apoio admi-nistrativo.

Com o objetivo de mobilizar recursos ma-teriais, financeiros e humanos, bem como parcerias estratégicas, o Desenvolvimento Institucional também busca manter e apri-morar o relacionamento com parceiros, doadores, voluntários, amigos e demais stakeholders da organização, além de di-vulgar e fazer a interface da organização com o mundo exterior, priorizando ações de comunicação, marketing e eventos

que garantam a ocupação de espaços e a va-lorização contínua do nome e da marca da organização.

Com 5.500 mil doadores nos últimos 5 anos, o Desenvolvimento Institucional apresentou crescimento em todos os seus principais in-dicadores: volume de arrecadação, a diversi-dade de fontes de recursos, o número bruto de doadores individuais, o número de empre-sas parceiras, o alcance das redes sociais, presença na mídia, além do tamanho e rele-vância dos eventos realizados.

O eixo é formado por quatorze operadoras de TLMKT, uma supervisora de TLMKT, uma su-pervisora de mensageria, seis mensageiros, dois subcoordenadores, uma jornalista, uma diretora de criação, um cinegrafista, três au-xiliares administrativos, um estagiário e uma copeira.

Em 5 anos: 3.076 beneficiários

Através de uma equipe composta por uma coordenadora, um auxiliar de serviço ge-ral, uma cozinheira, um agente de portaria, dois educadores, sete instrutores, um as-sistente social e um psicólogo, o eixo vem desenvolvendo um trabalho que impacta diretamente na vida das comunidades no entorno. Só em 2019, o eixo atendeu 409 beneficiários.

Buscando dar aos jovens instrumentos para mudarem sua realidade, o Núcleo Comuni-tário Educagente, em Vicente de Carvalho, contribui para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vul-nerabilidade social, oferecendo acesso à cul-tura, educação, esporte e lazer, valorizando a autonomia, sociabilidade e a construção de novas perspectivas pessoais e sociais, bem como o fortalecimento da convivência fami-liar e comunitária.

O eixo oferece as seguintes oficinas: Capo-eira, Judô, Informática, Educação Ambiental, Gastronomia, Educativa, Canto, Cavaquinho, Percussão e Violão.

EDUCAGENTE

Em 5 anos: 5.500 doadores

DESENVOLVIMENTOINSTITUCIONAL

8

Page 9: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

A Profissionalização promove a iniciação ao mundo do trabalho a jovens em situ-ação de vulnerabilidade e/ou risco social visando sua integração e qualificação pro-fissional, a fim de formar trabalhadores numa proposta cidadã, inclusiva e inova-dora. Ela se dá em duas etapas.

O Curso Básico, que é a primeira fase, ofe-rece ao beneficiário conhecimentos sobre o Mundo do Trabalho, reflexões quanto a direitos e deveres, promove o autoconhe-cimento, fortalecimento de vínculos fami-liares, além dosserviços de Proteção So-cial Básica, Convivência e Fortalecimento de Vínculos através do Curso Básico de Formação e Inserção no Mundo do Traba-lho, na condição de jovem aprendiz.

Ao concluírem o curso, os jovens são en-caminhados para a Aprendizagem. Lá, eles têm acesso a curso básico de formação, cursos de formação técnico-profissional de Assistente Administrativo, Operador de Comércio em Lojas e Mercados e Repo-sitor de Mercadorias, além de Auxiliar de Logística, Encanador Predial, Eletrome-cânico Automotivo, Eletricista Industrial, Eletricista da Indústria Audiovisual e Ope-rador de Câmera.

Os seis últimos cursos são realizados em parceria com Sistema S, formado por um conjunto de entidades voltadas para o trei-namento profissional.

É neste eixo também que os jovens têm acesso ao primeiro emprego, através do Programa Jovem Aprendiz, e passam a inte-grar o quadro de funcionários de umas das 48 empresas parceiras da São Martinho.

Os beneficiários atendidos são jovens com idades entre 15 e 24 anos, oriundos de fa-mílias de baixa renda e estudantes de es-colas públicas. Hoje, o maior impacto do Programa Jovem Aprendiz está no aumento da frequência escolar desses beneficiários, melhoria da condição financeira familiar e geração de perspectivas profissional e aca-dêmica.

A Profissionalização é composta por uma coordenadora geral, uma coordenadora do Curso Básico, um coordenador do Pro-grama Petrobras Jovem Aprendiz, quatro pedagogos, oito assistentes sociais, dois psicólogos, dez instrutores,um assistente administrativo, um auxiliar administrativo e um auxiliar de serviços gerais.

Em 2019, o eixo atendeu 980 jovens.

EDUCAGENTE PROFISSIONALIZAÇÃO

Em 5 anos: 4.608 beneficiários

DESENVOLVIMENTOINSTITUCIONAL

FOTOS 9

Page 10: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Emanos...5

12.469beneficiários

41.912 atendimentos

3.633 jovens inseridos no mercado de trabalho

16 comunidades/ocupaçõesabrangidas

14oficinas oferecidas

10 cursos profissionalizantes

83voluntários cadastrados

48 empresas conveniadas ao Programa Jovem Aprendiz

32empresas parceiras

21parceiros em rede

5.500doadores ativos

19.286 seguidores nas redes sociais

10

Page 11: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

anos...FOTOS

11

Page 12: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

ImpactosGarantia dos direitos de criançase jovens em vulnerabilidadesocial.

Atendimento personalizado e de qualidade.

Aumento da frequência escolar, melhoria da condição financeirafamiliar e geração de perspecti-vas profissionais e acadêmicas para os beneficiários.

Proporcionar as crianças, jo-vens e suas famílias conheci-mento dos seus direitos e suaparticipação nos espaços de controle social.

Famílias referenciadas ao CRAS e CREAS, tendo acesso ao direito sócio assistencial.

A inclusão social e profissionali-zação dos mais vulneráveis so-cialmente.

Famílias atendidas aprimoran-do suas competências para o cuidado e desenvolvimento de seus filhos.

12

Page 13: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Impactos Desafios

Ser referência na garantia dos direitos de criançase adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Atualizar as intervenções interdisciplinares para atenderas diversas demandas do nosso público.

Colaborar na formação de jovens, visando sua autonomiae estimulando-os para a afetividade, espiritualidade e cidadania. Aprimorar estratégias de sustentabilidade em meioa um cenário de crise econômica.

Busca de novos editais para ampliação da equipee diversificação das oficinas.

Propor políticas públicas para assegurar o direitode crianças e adolescentes na cidade do Rio de Janeiro.

13

Page 14: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Atendidos

Prestaçãode contas

Tendo a transparência como princípio, a São Martinho busca definir e aprimo-rar processos de monitoramento, avaliação e sistematização dos resultados de suas ações socioassistenciais.

Responsabilizamo-nos pela comprovação de forma clara e tempestiva de cada ação desenvolvida, assim como dos recursos financeiros recebidos. Tudo isso através de relatórios e prestações de contas destinadas ao conselho diretor, doadores, patrocinadores, aos órgãos de controle e fiscalização ou órgãos pú-blicos concedentes de recursos e titulações.

14

Page 15: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Prestação

Aplicação dos Recursos

Arrecadação de Recursos

Custos Administrativos20%

Investimento nos projetos80%

15

Page 16: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

DestaquesEm 2015, o modelo de atendimen-to da São Martinho foi reestrutu-rado em cinco eixos de atuação integrados e centrados nos bene-ficiários, gerando impactos mais significativos e permanentes na vida de crianças, jovens e famílias atendidas.

A Sala de Recursos foi inaugura-da com o objetivo de incentivar a utilização de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem asbarreiras no processo de aprendi-zado dos beneficiários.

Organização da instituição em Eixos

Inauguração da Sala de Recursos

16

Page 17: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Como parte da Colônia de Férias, beneficiários da instituição tiveram um dia de hóspede no Navio Costa Fascinosa. Lá, participaram de ati-vidades de recreação na sala de jo-gos e na discoteca, além de conhe-cerem toda a embarcação.

Apresentações de dança, exposi-ções e palestras marcam a Semana da Juventude, no Centro Socioedu-cativo. Buscando incentivar o pro-tagonismo do jovem trabalhador, o evento é uma oportunidade de eles colocarem pra fora tudo o que pen-sam e aprendem sobre o mundo do trabalho.

O Fórum, que acontece anualmen-te, é um espaço de reflexão e deba-tes, que traz temas pertinentes ao desenvolvimento da sociedade e à geração de impacto social. Além de promover essas discussões, o espa-ço também é usado para apresentar o trabalho e o conteúdo dos relató-rios semestrais dos programas para permitir que essas informações se tornem de conhecimento público.

Costa Fascinosa

Semana da Juventude

Fórum Institucional

17

Page 18: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

O objetivo foi mostrar o trabalho so-cial da ONG com crianças e adoles-centes, abrindo as suas portas para que se descubra um mundo de so-lidariedade, competência e alegria que há por detrás dos muros.

Como parte do Projeto Educativo Musical Itália e Brasil, jovens do Centro de Música gravaram um CD com as irmãs Carla Rosane deSouza e Maria Rosaria Calabrese.

Foi com a emoção a mil e coração acelerado que doze crianças e ado-lescentes da São Martinho subiram ao palco do Maracanã ao lado de Roger Waters, ex-baixista e voca-lista do Pink Floyd, para cantar e dançar um dos maiores clássicos do rock, Another Brick In The Wall (Part II).

São Martinho de portas abertas

Gravação de CD

Show de Roger Waters no Maracanã

18

Page 19: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Evento realizado em parceria com a marca de roupa feminina Maria Violeta e com a C&A, vendeu cerca de duas mil peças em suas três edi-ções. Todo o dinheiro arrecadado foi destinado à São Martinho.

Desenvolvido a partir de uma par-ceria entre o Centro Internacional de Estudos e Pesquisa Sobre a In-fância (CIESPI/ Puc – Rio) e São Martinho, o projeto teve o objetivo de conversar com jovens mães em vulnerabilidade social sobre suas experiências de gravidez e materni-dade, além de, através de oficinas, pensar estratégias para melhorar o acesso a direitos e aos cuidados em saúde.

Beneficiários do Centro de Música abrilhantaram a festa de celebração ao Aniversário da Rainha Elizabeth II, realizada no Salão Nobre do Ho-tel Copacabana Palace. Eles canta-ram e tocaram o hino inglês, além de músicas populares brasileiras.

Outlet do Bem

“Tô grávida, e agora?”

Aniversário da Rainha Elizabeth no Copacabana Palace

19

Page 20: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

No primeiro sementre de 2018, a instituição foi escolhida para presi-dir o Conselho Municipal dos Direi-tos da Criança e do Adolescente do Rio (CMDCA). A gestão tem duração de dois anos.

Através dessa atividade, os benefi-ciários têm a oportunidade de ad-quirirem, de forma lúdica e intera-tiva, conhecimento sobre energia e suas transformações, além de sua relação com o meio ambiente.

Desde de 2014, a São Martinho tem representação no órgão que obje-tivo de promover o debate sobre a inclusão de aprendizes no mercado de trabalho e desenvolver, apoiar e propor ações de mobilização para o cumprimento da Lei da Aprendiza-gem.

São Martinho na presidência do CMDCA

Visitas guiadas ao Museu da Light

Representação no Fórum Estadualde Aprendizagem Profissional

20

Page 21: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Dois beneficiários da instituição ti-veram suas histórias contadas no programa da TV Globo. Maria Fer-nanda teve sua música “Novo Lu-gar” interpretada pela cantora IZA, no quadro “Essa Música é Minha”. O outro foi Márcio Junior. Empre-endedor e com sonho de se tornar gamer, ele teve seu quarto todo equipado após sua mãe superar um desafio no vídeo game na frente da plateia de um dos maiores eventos nerds do país.

Foi com grande emoção que a São Martinho recebeu a notícia de que foi selecionada para receber os re-cursos do Criança Esperança. O anúncio foi feito pela cantora Iza, uma das mobilizadoras do projeto. Além disso, quinze beneficiários brilharam no palco do programa ao lado do mobilizador Flávio Canto.

Caldeirão do Huck

Criança Esperança - UNESCO

21

Page 22: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Durante a Festa do Dia das Crian-ças, em Vicente de Carvalho, a São Martinho recebeu a visita do Cônsul-geral da Suíça no Rio, Ru-dolf Wyss, que ficou encantado com o trabalho da instituição, mas principalmente com a felicidade das crianças. Além de conversar com os beneficiários, Rudolf tam-bém conheceu todo o Educagente.

Crianças e adolescentes da São Martinho emocionaram Ana Capal-di, viúva do músico inglês Jim Ca-paldi, e o Cônsul Geral Britânico no Rio de Janeiro, Sr. Simon Wood, que visitaram a unidade de Vicen-te de Carvalho. Durante o encon-tro, Sr. Simon deixou os protocolos de lado, interagiu com a garotada e se arriscou até a jogar capoeira.

Visita do Cônsul Suiço

Visita Ana Capaldi e o CônsulGeral Britânico no Rio

22

Page 23: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Recebemos, a cada dois anos, a visita do grupo de japoneses da ONG Peace Boat ao Centro Socioeducativo, na Lapa. Na ocasião, os beneficiá-rios tem a oportunidade de conhecer mais sobre o Japão, aprender a fazer origami, escrever seus nomes em japonês, entre outras atividades. Por outro lado, a instituição organiza uma visita guiada pela Igreja da Cande-lária, Escadaria do Selarón, Arcos da Lapa e Parque das Ruínas com os asiáticos.

Peace Boat

23

Page 24: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

PrêmiosComo reconhecimento do trabalho realizado, a São Martinho recebeu, nos últimos 5 anos, uma leva de premiações muito importantes.

Prêmio Itau Unicef - Reconheceu o Núcleo Comunitário Educagen-te como um projeto de excelência na garantia do desenvolvimento integral de crianças, adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Prêmio “Nossas Crianças“ da Fundação Abrinq – Premiou o traba-lho da instituição através do Curso Básico, entre outros 730 proje-tos que concorreram.

PRIX Cáritas - Prêmio concedido anualmente, há 17 anos, pela Cá-ritas Suíça a instituições, por todo o mundo, que se destacam na atuação no âmbito social, na cooperação voltada para o desenvolvi-mento ou na comunicação intercultural.

Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto - Criada em 1980, é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem se destaca na so-ciedade brasileira ou internacional.

Prêmio Organização Amiga do Conselho Tutelar – Reconheceu a atuação da instituição de fortalecimento dos Conselhos Tutelares no Rio de Janeiro.

Criança Esperança - O anúncio de que fomos selecionados para receber os recursos do projeto veio cheio de emoção e foi feito pela cantora Iza, uma das mobilizadoras, no palco do programa Caldei-rão do Huck, da TV Globo.

24

Moção Honrosa de Louvor, Aplausos e Congratulações concedida pela ALERJ pelos 35 anos de relevantes serviços prestados a crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade.

Page 25: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Prêmios• Prudential do Brasil S/A• Shell do Brasil S/A• Hotel Selina Lapa • Museu MAR• Centro Cultural da Justiça Federal• Us & Them Productions Limited (Inglaterra)• Rede Globo / Criança Esperança.• ANCINE• Eletrobrás• Walter’s Coiffeur• Prodigy Hotel Santos Dumont• Costa Cruzeiros• Recíproca Assistência• Costa Marfori• Arno Herpe Memorial Foundation• Ipiranga S/A• APPAI

• Centro Cultural Banco do Brasil• Centro Cultural da Justiça Federal• Consulado-Geral Britânico no Rio de Janeiro• Consulado-Geral Suíço no Rio de Janeiro• WA Contact Center• CADEG• Rio Scenarium• União Brasileira de Compositores (UBC)• Grupo Seres• SINDIROUPAS• Passeio Corporate• Paróquia São José da Lagoa• EQS Engenharia• Martinelli Advogados Associados• VLT Carioca

Parceiros em rede • CEDCA • CMDCA• RRC • CONANDA• Pastoral do Menor • CREAS João Hélio• CRAS Ismênia• Agência do Bem• ONG Recode

• DEGASE • Clínica da Família• CIESP • PUC-Rio• White Martins • Oi Futuro • Rede Rio Criança • ABRINQ

25

Parceiros Corporativos

Page 26: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Empresas Conveniadas

• Shell Centro • Shell Ilha • Repsol• Sinopec • Haztec• Equinor• CTR Nova Iguaçu • CTR Alcantara• ETR Jardim Gramacho• Puig• Voltalia• Sonangol• Total • Petrorio• Petrorio Jaguar • Coca-Cola• BR Distribuidora • Wayne • MedLevensohn• Ascenty• FAPES• Petrobras Comitê Centro• Petrobras Maracanã • Editora Guanabara • IRB

• Escola Alemã Corcovado • Megadata• IBP• Warner Music • Ipiranga • AM/PM• Millennium • Tropical • SDC• Ariba• Casa Bom Pastor Serviços Funerários• Uni Empreendimentos Ltda• Sinaf Assistencial S/A• Vital Latina Latina Corretora De Seguros• Sinaf Previdencial Cia de Seguros • Sinaf 24 Horas• CSSE• Curso Fórum • Avijet• Iconic• Petros • Binder• Spread

26

ao Programa Jovem Aprendiz

Page 27: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Empresas Conveniadas Imprensa57pautas trabalhadasna imprensa

21publicaçõesimpressas

22veiculaçõesna TV

53publicaçõesonline

24inserçõesradiofônicas

27

Page 28: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

DepoimentosFrankie Lima, 20 anos.

“Hoje, exerço a profissão que sempre sonhei graças a todo aprendizado em 2 anos pela São Martinho. Além de todo ensino didático, me foi dada uma formação de caráter, o que influenciou muito em minhas escolhas pessoais e profissionais. Acredito que todos que provém de uma realidade como a minha deveriam ter esse tipo de experiência em suas vi-das para que possam ter toda visão positiva das coisas e, assim, dar um direcionamento do o que é necessário e proveitoso para o crescimento. Foi a minha melhor fase de apren-dizado, vivi momentos e ganhei amizades que serão eternas”.

Isis Saboia da Silva, 24 anos.

“Entrei na São Martinho em 2006 e fiz horta, capoeira, judô, informática, violão, jogos lógicos, artesanato, grafite, inglês, sala de leitura, culinária e jogos de tabuleiro. Eu era muito rebelde e achava que tudo era do meu jeito, mas através da instituição e das con-vivências com os educadores mudei e melhorei muito. Foi na São Martinho também que me apaixonei por judô, que pratico até hoje. Sei que o esporte vai mudar minha vida como já tem mudando e com ele vou conseguir tudo que quero.”

João Victor Soares, 19 anos.

“Conheci a São Martinho através de um moço que estava passando na rua. Eu estava jogando bola e ele falou que a São Martinho, além de oficinas esportivas, oferecia outras várias atividades. Nessa época, tinha acabado de fazer sete anos e desde então nunca mais saí. Com a ajuda da instituição aprendi a ler, me consegui um lugar para morar e en-trei no Curso de Formação Básica. Hoje, tenho 19 anos e sou totalmente grato a tudo que me proporcionaram. Se não fosse por eles, eu poderia nem estar mais vivo.”.

Alan Abreu de Azevedo, 21 anos.

“A São Martinho foi importante pra mim em dois aspectos fundamentais: primeiro em relação ao mundo do trabalho. A instituição abriu as portas e me possibilitou saber mais sobre o universo trabalhista. Além disso, eu não tinha documentos e aqui pude ter aces-so. Foi na São Martinho que conheci algumas das pessoas fizeram a diferença na minha vida.”

28

Page 29: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

Como seumtornar

doadorAcreditamos que todo esse trabalho de proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes na cidade do Rio de Janeiro só é possível porque contamos com a sensibilidade de nossos parceiros e doadores. Doe e nos ajude a continuar tranformando vidas.

PESSOA FÍSICA

EMPRESAS

A doação pode ser realizada pelo telefone (21) 2156-7700 e também pelo nosso site www.saomartinho.org.br/doar

Invista em ações de responsabilidade social ou conheça melhor nossa expertise com o programa de Jovem Aprendiz. Entre em contatoconosco pelo e-mail [email protected]

Depoimentos

29

Page 30: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

FICHA TÉCNICA

DiretoriaFrei Evaldo Xavier Gomes, O. Carm (Presidente)Frei Fernando Bezerra, O. Carm (Conselheiro)Frei Alberto Fernandes, O. Carm (Conselheiro)Frei Eduardo Ferreira, O. Carm (Conselheiro)Frei Adailson Quintino dos Santos, O. Carm (Diretor)

CoordenadoresAbordagem: Valdinei Martins Núcleo Acompanhamento Interdisciplinar: Lucimar Correa CEDECA D. Luciano Mendes de Almeida: Priscila PiresEducagente: Ana Márcia Machado Profissionalização: Regina Moreira Curso Básico: Verônica XavierPrograma Petrobras Jovem Aprendiz: Arnaldo LoboDesenvolvimento Institucional: Rodrigo RochaFilantropia: Érika Oliveira

Equipe de Comunicação Tâmara CarvalhoTatiana Galdino Luiz Eduardo Pires Luiza Cunha Wellington John

30

Page 31: Relatório³rio-2019.pdf · 2019. 12. 20. · Em 5 anos: 2.266 beneficiários Desde sua criação (3 anos): 2.519 beneficiários NAI (Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar) O

www.saomartinho.org.br

2156-7700

Rua Riachuelo, 7 – Lapa CEP.: 20.230-010 – Lapa

Rio de Janeiro, RJ – Brasil Tel.: (+55 21) 2156-6510

TVSaoMartinho saomartinhorj @sãomartinho

Rua Morais e Vale, 111 – Térreo CEP.: 20.021-260 – Lapa

Rio de Janeiro, RJ – Brasil Tel.: (+55 21) 3094-8344

Rua Soldado Bernardino da Silva, 144 CEP.: 21.371-130 – Vila Kosmos

Rio de Janeiro, RJ – Brasil Tel.: (+55 21) 3351-9125