Release | Línox 2012

1
Gravado em uma imersão de seis dias em estúdio, com produção musical de Plinio Profeta e Lancaster, o terceiro disco solo de Línox, Me Gustan Las Posibilidades, incorpora em sua estética sonora instrumentos como banjo, baixo acústico e acordeom na composição da base das canções. “Sempre gostei da ideia do CD, do conjunto de obras, como uma série de um artista plástico, algo tátil que represente o tempo e o pensamento de um artista” - afirma Línox. Por outro lado, a palavra, elemento chave na carreira de Línox, continua marcante em Me Gustan Las Posibilidades. A poesia, fio condutor dos discos anteriores e também do projeto Organismo, em parceria com Shala Andirá e Roberto Pontes, é o que move conceitualmente o trabalho. “Sigo no fio do vento, arrumando o pensamento, batendo as asas da palavra pra não perder o norte”. O petropolitano Línox iniciou sua carreira de músico ao lado de Davi Moraes e Zé Ricardo em 1986, na banda Fibra, quando lançaram um LP pelo selo Warner, em 1990. De lá pra cá, foi baterista de artistas como Moraes Moreira e Nivaldo Ornelas e parceiro musical de vários outros como João Donato, Gabriel o Pensador e Michael Sullivan. Já como cantor e compositor, fundou o grupo musical e performático Personagens ao lado de Paulo Loureiro e André Monteiro, que teve seu CD duplo, Ritmo e Poesia e Rep Popular Brasileiro, de 1998, eleito pelo jornal O Globo um dos melhores do ano, com comparticipações especiais de Djavan, Claudio Zoli e Cid Moreira e mais de 50 músicos brasileiros e internacionais. O grupo também teve dois vídeo-clipes indicados para o MTV vídeo awards respectivamente 1996, Musica Falada e 1998, Próprio Palavreado. A partir de 2002, Línox deu início a sua carreira solo, com o lançamento de seu disco homônimo cuja turnê se encerrou no palco do Rock in Rio Lisboa de 2004. Em 2006 lançou seu segundo trabalho, Positivo, que contou com músicas figurando entre as 10 mais tocadas no Brasil no segmento MPB (Nesse Vai e Vem e Condição Humana). O Artista Em 2009, Línox, Shala Andirá e Roberto Pontes deram vida ao Organismo, uma companhia de arte contemporânea com base nos diálogos poéticos que o trio trocava, virtualmente, antes mesmo que se conhecessem pessoalmente. Nos dois últimos anos, as performances do trio ganharam desdobramento em diversos formatos artísticos e o reconhecimento da classe, sendo coroadas com o prêmio no festival internacional de Literatura na língua portuguesa, Fliporto. O grupo criou também a peça literal-musical “Ópera” com lançamento em livro e CD previsto para 2012. Organismo t no cultural CONTATO Pedro Leone 31 9613-6846 [email protected] Flávio Mattos 21 9987-5505 | 2439-3219 [email protected] COMUNICAÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO ARTÍSTICA

description

Release feito para o músico e poeta Línox

Transcript of Release | Línox 2012

Page 1: Release | Línox 2012

Gravado em uma imersão de seis dias em estúdio, com produção musical de Plinio Profeta e Lancaster, o terceiro disco solo de Línox, Me Gustan Las Posibilidades, incorpora em sua estética sonora instrumentos como banjo, baixo acústico e acordeom na composição da base das canções. “Sempre gostei da ideia do CD, do conjunto de obras, como uma série de um artista plástico, algo tátil que represente o tempo e o pensamento de um artista” - afirma Línox. Por outro lado, a palavra, elemento chave na carreira de Línox, continua marcante em Me Gustan Las Posibilidades. A poesia, fio condutor dos discos anteriores e também do projeto Organismo, em parceria com Shala Andirá e Roberto Pontes, é o que move conceitualmente o trabalho. “Sigo no fio do vento, arrumando o pensamento, batendo as asas da palavra pra não perder o norte”.

O petropolitano Línox iniciou sua carreira de músico ao lado de Davi Moraes e Zé Ricardo em 1986, na banda Fibra, quando lançaram um LP pelo selo Warner, em 1990. De lá pra cá, foi baterista de artistas como Moraes Moreira e Nivaldo Ornelas e parceiro musical de vários outros como João Donato, Gabriel o Pensador e Michael Sullivan. Já como cantor e compositor, fundou o grupo musical e performático Personagens ao lado de Paulo Loureiro e André Monteiro, que teve seu CD duplo, Ritmo e Poesia e Rep Popular Brasileiro, de 1998, eleito pelo jornal O Globo um dos melhores do ano, com comparticipações especiais de Djavan, Claudio Zoli e Cid Moreira e mais de 50 músicos brasileiros e internacionais. O grupo também teve dois vídeo-clipes indicados para o MTV vídeo awards respectivamente 1996, Musica Falada e 1998, Próprio Palavreado. A partir de 2002, Línox deu início a sua carreira solo, com o lançamento de seu disco homônimo cuja turnê se encerrou no palco do Rock in Rio Lisboa de 2004. Em 2006 lançou seu segundo trabalho, Positivo, que contou com músicas figurando entre as 10 mais tocadas no Brasil no segmento MPB (Nesse Vai e Vem e Condição Humana).

O Artista

Em 2009, Línox, Shala Andirá e Roberto Pontes deram vida ao Organismo, uma companhia de arte contemporânea com base nos diálogos poéticos que o trio trocava, virtualmente, antes mesmo que se conhecessem pessoalmente. Nos dois últimos anos, as performances do trio ganharam desdobramento em diversos formatos artísticos e o reconhecimento da classe, sendo coroadas com o prêmio no festival internacional de Literatura na língua portuguesa, Fliporto. O grupo criou também a peça literal-musical “Ópera” com lançamento em livro e CD previsto para 2012.

Organismo

t nocultural

CONTATO

Pedro Leone 31 [email protected]

Flávio Mattos 21 9987-5505 | [email protected]

COMUNICAÇÃO CULTURAL

PRODUÇÃO ARTÍSTICA