Relembrar é viver

10
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação em Biblioteconomia Estudo de Usuários Comparação entre usuários Parte II

description

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação em Biblioteconomia Estudo de Usuários Comparação entre usuários Parte II. Relembrar é viver. Nosso trabalho consiste em comparar os usuários de dois centro culturais: Centro Cultural Lagoa do Nado - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Relembrar é viver

Page 1: Relembrar é viver

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISEscola de Ciência da InformaçãoGraduação em Biblioteconomia

Estudo de UsuáriosComparação entre usuários

Parte II

Page 2: Relembrar é viver

Relembrar é viver

Nosso trabalho consiste em comparar os usuários de dois centro culturais:

• Centro Cultural Lagoa do Nado • Centro Cultural Lindeia Regina

Page 3: Relembrar é viver

Resultados Anteriores

LAGOA DO NADO• Maior público entre

16 e 20 anos • Maior frequência

semanal • Leitura profissional

é a maior razão de procurar a biblioteca

LINDEIA REGINA • Maior público entre

12 e 15 anos• Maior frequência a

cada 15 dias • Leitura Pessoal é a

maior razão de procurar a biblioteca

Page 4: Relembrar é viver

Instrumentos de coleta Na primeira fase foi usado

como instrumento de coleta questionários fechados com pessoas a partir de 12 anos de idade. Nessa segunda fase, foi usado o método de entrevista semiestruturada com 4 perguntas principais, todas feitas pessoalmente e sem revelar a identidade dos entrevistados.

Page 5: Relembrar é viver

Qu

alita

tivo

Fin

alid

ad

e d

e ir à

bib

liote

ca

LAG

OA

DO

NA

DO

LIND

EIA

REG

INA

“Eu vim trazer meu filho no centro cultural. Apesar dele ser bem pequeno ainda, eu o trago quase todos os dias, ainda mais agora que ele tá aprendendo a entender as coisas, não tem lugar melhor do que aqui (centro cultural) pra ele brincar. E sempre que dá eu trago ele aqui na biblioteca. Apesar de obviamente ele não poder ficar sozinho e não saber ler, ele adora a biblioteca.”

“Vim pegar livro pra mim e para minha menina.”

Page 6: Relembrar é viver

Fato

marc

an

te n

a

bib

liote

ca

LAG

OA

DO

NA

DO

LIND

EIA

REG

INA

“[...]Acho que foi quando eu descobri essa biblioteca. Eu tinha vindo fazer caminhada aqui e nem sabia que existia uma biblioteca. Decidi parar pra tomar uma água e eu tava perto do Casarão (onde se encontra a biblioteca) ai tomei minha água e resolvi descer no laguinho que tem ali em baixo e na hora que eu passei do lado da janela que tava aberta eu olhei lá dentro e vi que tinha umas mesas e umas estantes de livros e cheguei da porta e vi que era realmente uma biblioteca e a partir dai eu passei a vim aqui sempre.”

“Quando eu trouxe uma menina de 3 anos e ela ficou encantada, ai eu lembrei de mim quando entrei em uma biblioteca pela primeira vez.”

Page 7: Relembrar é viver

Ind

icação d

a b

iblio

teca

LAG

OA

DO

NA

DO

LIND

EIA

REG

INA

“Eu sempre indico, para a minha família, pras minhas amigas que fazem ginástica comigo. Apesar de ter muito livro infantil, a biblioteca tem uns livros bem interessantes e eu acho que leitura sempre vale a pena.”

“Já. [...] Porque eu acho muito interessante o espaço, e já veio sobrinhas minhas que moram em Oliveira e eu trouxe aqui pra elas conhecer o centro cultural.”

Page 8: Relembrar é viver

Ou

tras b

iblio

tecas

LAG

OA

DO

NA

DO

LIND

EIA

REG

INA

“Não (frequenta outras bibliotecas), essa é mais perto da minha casa então fica mais cômodo. Antigamente eu ia na biblioteca Luis de Bessa, mas a viagem é longa e aqui ainda tem um parque que eu posso fazer uma caminhada. Ai eu prefiro vim aqui mesmo.”

“Só (frequenta) essa (biblioteca) mesmo. É mais prático, mais perto. A minha filha não, ela frequenta a da escola também, mas lá é só pra pesquisa, aqui é pra passear, ler um livro.”

Page 9: Relembrar é viver

ComparaçãoA pesquisa quantitativa do CC Lagoa do

Nado não explicou o resultado quantitativo. A explicação para esse fenômeno pode se dar pelo horário e dias que os questionários e as entrevistas foram feitas.

No CC Lindeia Regina apesar de todos os entrevistados serem pais que estavam indo buscar livros para os seus filhos, explica bem o porque da frequência maior ser a infantil. Ainda sim, esse resultado, como o de cima, pode se dar pelos dias e horários que foram feitas as entrevistas.

Page 10: Relembrar é viver

Frequência e Satisfação

Assim como na Parte I, chegamos a conclusão que as bibliotecas são utilizadas e por pessoas satisfeitas, e apesar do número de frequentadores ter

aumentado, ainda sim é baixo. A melhor saída é o investimento?

A publicidade? Ou o “boca a boca”?