RELEVO CONTINENTAL

35
RELEVO CONTINENTAL Colégio Salesiano Itajaí Professora: Conceição Fontolan 1 A Brenno Borba Sedrez, 8 Guilherme Calile, 16 Felipe Dalmolin, 14

Transcript of RELEVO CONTINENTAL

RELEVO CONTINENTALColégio Salesiano Itajaí

Professora: Conceição Fontolan

1 A

Brenno Borba Sedrez, 8

Guilherme Calile, 16

Felipe Dalmolin, 14

O que é um relevo?

O relevo corresponde ao conjunto de formação apresentadas pela litosfera. Essas formas são definidas pela estrutura geológica combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra.

Como os relevos são formados?

Os relevos sofrem processos de erosão que podem ser internos (endógenos), e externos (exógenos).

Os fatores internos são responsáveis pela elevação ou rebaixamento da superfície da crosta terrestre, os fatores externos, por sua vez, causam modificações nessa superfície. Internos: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos; Externos: intemperismo, águas correntes, vento, mar, gelo, seres vivos, entre outros.

TIPOS DE RELEVO CONTINENTAL

PLANALTOS

Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.

Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

PLANÍCIES

É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana

(pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria

das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por

rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.

Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal.

DIFERENÇA ENTRE PLANALTOS E PLANÍCIESAmbos são aplainados. O que marca

a diferença é a altitude e o grau do trabalho erosivo.

Os planaltos têm altitude superior a 200 metros. E, os processos erosivos (chuva, rio, vento, etc.) são muito intensos. Havendo erosão, o material retirado se depositará, por transporte, nas camadas mais baixas do relevo, em planícies ou depressões.

As planícies têm altitude inferior a 200 metros. Os processos de deposição de sedimentos dos lugares mais altos são mais intensos que o de erosão.

DEPRESSÃOAs depressões são regiões

geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.

Exemplo: Depressão Sul Amazônica

DEPRESSÃO ABSOLUTASão aquelas que, além de apresentarem terrenos mais

baixos que as áreas vizinhas, possuem altitude abaixo do nível do mar. Um fato interessante é que não existem depressões absolutas no Brasil.

O Mar Morto por

exemplo, é uma

depressão absoluta.

MONTANHAS

As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formou-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.

As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.

Exemplos: Aconcágua (Argentina), Pico da Neblina (Brasil), Logan (Canadá), Kilimanjaro (Tanzânia), Monte Everest (Nepal, China), Monte K2 (Paquistão, China), Monte Blanco (França, Itália).

RELEVO NO BRASIL

Além dos tipos de relevos citados anteriormente, o Brasil apresenta alguns relevos diferenciados como serras, chapadas e patamares

SERRA

As serras constituem relevos acidentados, geralmente em forma de cristas (partes altas, seguidas por saliências) e topos aguçados ou em bordas elevadas de planaltos. A Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira são bons exemplos.

CHAPADA

As chapadas estão situadas em altitudes medianas a elevadas. São exemplos no Brasil a Chapada Diamantina, as chapadas dos Guimarães e dos Parecis.

PATAMAR

Por fim, os patamares são formas planas ou onduladas que constituem superfícies intermediárias ou degraus entre áreas de relevo mais elevado e áreas mais baixas. São encontrados na Região Nordeste entre as depressões sertanejas e a Serra da Borborema e na bacia sedimentar do Paraná, formando degraus entre níveis diferenciados de planaltos.

RELEVO EUROPEU

No continente europeu prevalecem as planícies. Elas estão presentes em quase todo leste e centro europeu. A que ocupa maior área no continente é a Planície Russa, que se estende por quase todo leste europeu. Na área central está localizada a Planície Germano-Polonesa.

Há também, entre as planícies e as cadeias montanhosas, os planaltos. Podemos destacar o Maciço Central Francês e o Planalto Central Russo.

Na Europa Ocidental, o relevo montanhoso (formações de dobramentos modernos) é mais presente. Neste sentido, podemos citar as principais cadeias montanhosas: Cadeias das Ilhas Britânicas e Montes Escandinavos (ao norte); Alpes, Pirineus, Balcãs e Cárpatos (ao sul); Montes Urais (nordeste), Cordilheira Penibética (sul da Espanha) e Cadeia do Cáucaso (sudeste).

MONTES URAIS(Divide a Europa da Ásia)

RELEVO DA ÁSIA

Dois grandes conjuntos de cordilheiras podem ser destacados: o primeiro compreende as montanhas do Cáucaso, os montes Zagros, o Hindu Kush, o Kolima e o Himalaia. A outra linha de cordilheira é formada pelos montes Urais e pelas montanhas de Nova Zembla.

Ao sul, existem planaltos e planícies importantes, como os planaltos da Arábia, do Irã e do Deccan; e as planícies da Mesopotâmia e os vales do Indo e do Mekong.

A região central é ocupada pelos planaltos do Tibete e da Mongólia, as estepes do Casaquistão e do Quirguistão, o deserto de Gobi e as planícies do norte da China.

Ao norte, a região é composta pela planície siberiana e pelo planalto de Kolima.

RELEVO DA ÁFRICANo continente africano

prevalece a existência de planaltos de altitudes baixas e médias. Nas regiões litorâneas, encontramos as planícies costeiras. As principais cadeias montanhosas que se destacam no continente africano são: Cadeia do Atlas (na região noroeste) e Cadeia do Cabo (na região sul).

RELEVO DA OCEANIA

O relevo da Oceania é predominantemente plano, com altitude média de 210 metros. Ao oeste das montanhas está a Bacia Central , uma planície de estepes e savana. Ainda mais ao oeste se encontram o Grande Deserto Gibson e o Grande deserto Vitória , onde se erguem os montes Musgrave e MacDonnell. No sudoeste fica a planície de Nullarbor.

CURIOSIDADESTop 10 montanhas mais altas do mundo:

Monte Everest - 8.850 metros (Nepal e Tibete)

K2 - 8.611 metros (Paquistão)

Kanchenjunga - 8.586 metros (Nepal)

Lhotse - 8.545 metros (Nepal)

Makalu - 8.463 metros (Nepal)

Cho Oyu - 8.201 metros (Nepal)

Dhaulagiri - 8.167 metros (Nepal)

Manaslu - 8.156 metros (Nepal)

Annapurna - 8.091 metros

Hidden Peak - 8.068 metros (Paquistão)

Situado na região central do continente asiático, o planalto mais extenso do mundo é o Tibetano, que possui 1,85 milhão de km².

CURIOSIDADES

REPORTAGENS

• http://www20.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2017/01/02/noticiasjornalopiniao,3677392/o-himalaia-cresce-a-cada-ano.shtml

• http://noticias.r7.com/cidades/noticias/chuva-matou-mais-no-rio-de-janeiro-por-causa-do-relevo-dizem-especialistas-20100409.html

• https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/relevo-de-mariana-mudou-com-o-dasastre,ef26ce0efbd5941dd80923469461dd3fhjodh760.html

VÍDEO

https://m.youtube.com/watch?v=XUipo0kP_K8

10 min 20 seg

QUESTÕES DE VESTIBULAR

1. (UDESC) O relevo corresponde às formas do terreno que foram moldadas pelos agentes internos e

externos sobre a crosta terrestre. Cada forma de relevo corresponde a um estado da atuação desses agentes. Analise as proposições referentes ao relevo.

I. Planalto é um compartimento do relevo com superfície irregular e altitude superior a 300 metros, onde predominam processos erosivos.

II. Planície é uma parte do relevo com superfície plana e altitude igual ou inferior a 100 metros, onde predominam os acúmulos recentes de sedimentos.

III. Depressão é uma fração do relevo mais plano que o planalto, onde predominam processos erosivos, com suave inclinação e altitude entre 100 e 500 metros.

IV. No Brasil predominam planaltos e depressões.

V. Talude é a parte do relevo submarino, onde há o encontro da crosta continental com a crosta oceânica, formando desníveis de profundidade variável que chegam a atingir 3 mil metros.

Assinale a alternativa correta.

a. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

b. ( ) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

c. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d. ( ) Somente a afirmativa V é verdadeira.

e. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

2. (UEPB)

No cartograma, as áreas escuras representam importantes cadeias montanhosas do mundo. Identifique-as, enumerando a seqüência de parênteses abaixo, de 1 a 5, conforme a correspondência correta:

( ) Cadeia do Himalaia, onde se encontra o pico Everest, “o topo do mundo”, com seus 8.848m.

( ) Alpes, dobramentos modernos que dominam em todo o território suíço.

( ) Montanhas Rochosas, cadeia montanhosa que é uma importante reserva de recursos minerais chegando até o Alaska.

( ) Cadeia do Atlas, que provoca maior incidência de chuvas na região do Magreb, tornando estas terras úmidas e férteis.

( ) Cordilheira dos Andes, formação geológica recente que se estende da Venezuela ao sul do Chile, numa extensão de 7.500km, com altitudes que ultrapassam os 7.000m.

Assinale a sequência correta:

a) 5 3 4 2 1

b) 4 5 2 3 1

c) 4 3 5 2 1

d) 3 5 4 1 2

e) 4 2 5 1 3

3. (UFAL) No mapa a seguir, a seta está indicando um importante compartimento regional de relevo do Brasil. Nesse compartimento, dominam:

a) amplos dobramentos.

b) serras cristalinas.

c) chapadas.

d) escarpas de falhas cristalinas.

e) maciços residuais.

4. (UEPB) A figura e seus conhecimentos sobre o tema levam à reflexão de que:

I - Em áreas de grande expansão urbana, os problemas erosivos tornam-se uma ameaça à população que vive em habitações urbanas informais, ou seja, improvisadas e inacabadas.

II - Em muitas cidades brasileiras sua expansão avança para terrenos topograficamente mais inclinados e geologicamente instáveis. É o caso de obras efetuadas nas vertentes dos morros, ou seja, em áreas extremamente suscetíveis à erosão pluvial.

III - Na ocupação urbana nas áreas de risco, as consequências são desastrosas principalmente para a população de baixa renda. O material que escorrega com o deslize de terras provoca o assoreamento dos rios, córregos e bueiros, contribuindo para as enchentes urbanas, catástrofes irreparáveis presentes em muitas cidades brasileiras, como o caso de Angra dos Reis e recentemente nos estados de Pernambuco e Alagoas.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas a proposição I

b) Apenas as proposições I e II

c) Apenas as proposições II e III

d) Apenas as proposições I e III

e) Todas as proposições

5. (UECE) Aos processos de desagregação física ou decomposição química das rochas e ao desgaste e remoção dos solos e das formações superficiais da terra, dá-se as denominações respectivas de

a) intemperismo e erosão.

b) erosão e regolito.

c) pedogênese e intemperismo.

d) tectonismo e erosão.

GABARITO

1. E

2. B

3. C

4. E

5. A

Fontes• http://super.abril.com.br/saude/como-se-escala-o-everest/

• http://geoconceicao.blogspot.com.br/2011/10/relevo-continental-e-submarino.html

• http://aparenciadoespaco.blogspot.com.br/2013/04/america

• http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com.br/2015/09/agentes-externos-formadores-do-relevo.html

• http://meioambiente.culturamix.com/natureza/agentes-formadores-do-relevo

• http://m.suapesquisa.com/pesquisa/formas_de_relevo.htm

• http://m.alunosonline.uol.com.br/geografia/planaltos.html

• https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/8o-ano/relevo-1/formas-relevo/planaltos

• https://m.youtube.com/watch?v=VkfhrH87m5

• https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/8o-ano/relevo-1/formas-relevo/planicies

• http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1518&evento=7

• http://blogdonelio.com.br/bela-de-longe-montanha-por-que-tao-dura-escalada/

• https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/8o-ano/relevo-1/formas-relevo/montanhas

• http://geografalando.blogspot.com.br/2013/04/relevo-classificacao-do-relevo_28.html

• http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/04/quais-os-principais-tipos-de-relevo-no-brasil

• https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Mar

• https://www.feriasbrasil.com.br/mt/chapadadosguimaraes/

• http://geoconceicao.blogspot.com.br/2011/12/formacao-do-relevo-brasileiro-decorre.html

• http://m.suapesquisa.com/pesquisa/montanhas_mais_altas.htm

• https://br.depositphotos.com/3180126/stock-photo-yaks-grazing-in-tibetan-highlands.html

• http://www.ludicaluz.com/portfolio-item/tibetanplateau/

• http://m.suapesquisa.com/geografia/geografia_fisica_europa.htm

• https://pt.slideshare.net/mobile/raquel_geo/relevo-europeu

• http://noitesinistra.blogspot.com.br/2014/06/nano-espirais-descobertos-nos-montes.html#.WX_Qc1Rv-hA

• https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/asia-1-relevo-clima-hidrografia-e-populacao.htm

• http://unidadesderelevo.blogspot.com.br/2010/11/relevo-da-asia.html

• http://m.suapesquisa.com/geografia/geografia_fisica_africa.htm

• http://vesemedadezsergio.blogspot.com.br/2009/06/relevo_09.html

• http://oceania10.blogspot.com.br/2009/06/o-relevo-da-oceania-e-predominantemente.html

• https://www.emaze.com/@AWIICCWW/Oceania

• http://geoconceicao.blogspot.com.br/2011/12/exercicios-de-vestibulares-de-geografia.html

• https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Depressão_(geografia)

• https://www.emaze.com/@AZCZOFFL/Untitled

• https://brainly.com.br/tarefa/654282

• http://geografia-ensinareaprender.blogspot.com.br/2012/05/as-formas-de-relevo.html