Relógios

14
Escola Secundária Artística António Arroio Curso de Comunicação Audiovisual Português (apresentação oral) História do relógio 2009/2010 João dos Santos Belchior, 11.ºM

description

 

Transcript of Relógios

Page 1: Relógios

Escola Secundária Artística António Arroio

Curso de Comunicação Audiovisual

Português (apresentação oral)

História do relógio

2009/2010João dos Santos Belchior, 11.ºM

Page 2: Relógios

Definição de relógio

Um relógio é um instrumento que permite medir intervalos de tempo. Este dispositivo surgiu devido à necessidade de calcular períodos de tempo mais pequenos do que os dias, sendo uma das invenções mais antigas da humanidade.

Todos os relógios funcionam seguindo um

princípio semelhante, que consiste em contar um ciclo regular que nos permite medir o tempo. Dito de outra forma, a medição do tempo consiste na comparação de um evento fixo com outros que usualmente desconhecemos.

Page 3: Relógios

História do relógio

Na antiguidade usavam-se como pontos de referência para a medição do tempo os acontecimentos naturais como, por exemplo, a duração do dia ou a observação dos astros.

Os mais antigos relógios que se conhecem eram os relógios de Sol, os relógios de água, as clepsidras, e os relógios de areia, as ampulhetas. São muito anteriores a Cristo.

Page 4: Relógios

Relógio de solUm dos primeiros relógios a ser

utilizado foi o relógio do sol que utilizava a luz diurna para calcular intervalos de tempo. Tem como limitação ser necessário que não haja nebulosidade e obviamente não funciona no período da noite.

O seu funcionamento baseia-se no movimento do Sol e na deslocação da sombra de uma haste projectada sobre uma superfície plana ou curva. Primitivamente, eram instrumentos muito rudimentares, mas receberam muitos aperfeiçoamentos ao longo dos tempos, sendo construídos de acordo com os princípios da Geometria Descritiva. China, 2500 aC, Relógio de Sol de coluna.

Page 5: Relógios

ClepsidraA clepsidra foi um outro mecanismo

inventado para medir o tempo. É um relógio de água cujo mecanismo é semelhante ao de uma ampulheta. Existem dois recipientes, um superior e outro inferior, em que o inferior possui uma escala graduada e se encontra inicialmente vazio. Ao colocar água no recipiente superior, este vai gradualmente para o recipiente inferior. Ao observar a escala é possível saber que tempo é que decorreu desde o primeiro momento em que a água começou a cair no recipiente inferior.

Clepsidra Ateniense

Page 6: Relógios

AmpulhetaUm outro mecanismo há muito

utilizado é a ampulheta, também conhecida como relógio de areia. Neste caso, coloca-se areia num recipiente que tem um pequeno orifício por onde passa a areia. Como se trata de uma velocidade controlada, modificando o tamanho do orifício e a quantidade de areia era possível saber quanto tempo tinha passado desde o primeiro momento em que a areia começou a atravessar o orifício.

Page 7: Relógios

Relógio mecânico

Os relógios mecânicos, devido ao cálculo de suas engrenagens, marcam um tempo sempre regular. Assim, nestes relógios os dias têm sempre o mesmo número de horas, não apresentando nenhuma diferença de um dia para outro

Page 8: Relógios

Relógio de pêndulo

Galileu, em 1595, descobriu a Lei do Pêndulo, que permite uma medição muito mais fiável, ao determinar matematicamente a relação entre o movimento do pêndulo e o tempo. As primeiras utilizações do mecanismo oscilatório permitiram um grande avanço na criação de relógios.

Page 9: Relógios

Relógio de bolso

Por volta de 1500, Pedro Henlein fabricou o primeiro relógio de bolso, cujo uso se expandiu durante o século XVI e XVII.

Eram muito raros e considerados verdadeiras jóias, pois poucos os podiam comprar, pelo que se tornaram um símbolo da alta aristocracia.

Page 10: Relógios

Relógio digital

Um relógio digital utiliza energia eléctrica para manter as horas. Esta é fornecida por uma bateria de pequena carga. Usa um cristal que gera impulsos eléctricos a uma frequência constante. Geralmente, as horas são exibidas através de um visor de LED ou cristal líquido

Page 11: Relógios

Estatuto social conferido pelo relógio

O uso de relógios de marcas conceituadas confere ao seu utilizador um estatuto privilegiado. Sabendo isso, as grandes figuras mundiais disputam a aquisição e uso de bons relógios, que sejam fiáveis e verdadeiras preciosidades. As grandes marcas sabem-no e competem entre si para servir um público de grande exigência.

Page 12: Relógios

Marcas suíças e francesas

As melhores marcas de relógios (os grandes mestres relojoeiros) são os suíços e os franceses. Duas das melhores e mais caras marcas de relógios do Mundo - Patek Phillipe e Cartier – bem como uma das mais conhecidas, se bem que muito mais acessível, a Swatch.

Page 13: Relógios

Patek Phillipe

A Patek Phillipe é uma das mais famosas e conceituadas marcas de relógios do mundo, e, simultaneamente, é também considerada pelos peritos como o melhor fabricante. Os relógios mais caros do mundo são todos desta marca que, ao longo dos seus mais de 160 anos de existência, se tem pautado sempre pela inovação e pela qualidade.

Page 14: Relógios

Cartier

A Cartier é um joalheiro famoso e fabricante de relógios. Conhecido pelo primeiro relógio de pulso prático, o "Santos."

A Cartier foi fundada em Paris, em 1847, por Louis-François Cartier. Em 1874, o seu filho, Alfred Cartier assumiu a administração da empresa, mas foram os seus filhos Louis, Pierre e Jacques que seriam responsáveis por fazer da Cartier uma famosa marca mundial.