Renault 5 - mario-sequeira.atlantidaweb.com - 1973... · O que nele há de novo é por ra ......

8
Renault 5

Transcript of Renault 5 - mario-sequeira.atlantidaweb.com - 1973... · O que nele há de novo é por ra ......

R e n a u l t 5

C i d a d e e e s t r a d a *

Está aqui a dualidade dante da qual o h ornem T r i o de rn o se encontra cada

vez mais. A essa realidade respondeu a Renault com o seu RENAULT 5, *

veículo que cumpre à^vontade com as exigências das duas s i tuaçõ)^ .

Na cidade a sua dimensão permite circular sem problemas, por ruasêstrei tas

de tráfego intenso e estacionar em sítios onde os outros se vêm obrigados

desistir. Mede somente 3,5 m de comprimento total.

Atractivo e original Não restam dúvidas. Basta ver. Tem um ar totalmente diferente dos outros. Mas não resultou dum capricho, nem se deve somente a razões estéticas. O que nele há de novo é por ra­zões práticas e vantajosas. Veja­mos: o RENAULT 5 não tem pára--choques nem mesmo os tradicio­nais. Mas tem algo de muito melhor. Â frente e atrás está equi­pado com autênticos escudos de poliéster armado, integrados na carroçaria e muito envolventes. Estes escudos ou defesas podem s u p o r t a r choques até 7 k m / h sem se deformarem. A carroçaria é toda em aço, for­mando um monobloco muito re­sistente. Pela 1." vez um carro de dimensão urbana está bem protegido confra as agressões dos veículos maiores que ele. O pára-brisas de grande visibili­dade que evita ângulos «mortos», a 3.^ porta de eficácia já reconhe­cida para o manejo das bagagens, e grelha de novo desenho, os faróis perfilados e integrados com forma compacta em todo o con­junto, assim como o as tema de portas sem saliências, são por­menores de grande utilidade e que, por sua vez, dotam a sua linha de

,uma grande beleza.

J. Faróis rectangulares de grande alcance.

2. Pára-choques de poliéster armado com «pi­

lotos» e «capta-tocos» integrados na estru­

tura.

3. Moderno e funcional sistema de fechos da

porta.

C a p a c i d a d e e fácil a c e s s o A bagageira do RENAULT 5 é muito versátil e útil.

Com os assentos em posição normal oferece uma capacidade de 270 d m ^ que se

convertem em 900 dm' quando se baixa o assento de trás, operação esta que se realiza com grande facilidade, passando o encosto do banco

a ser a continuação de um soio totalmente ptano. É acessível

pela 3." porta que permite uma grande facilidade de manejo das bagagens. Uma útil bandeja porta-objectos separa a bagageira do resto do veículo.

C o m o d i d a d e i n t e r i o r É já do conhecimento geral que a Renault sabe muito de conforto. Pois bem,

todos os seus conhecimentos nesta matéria foram aplicados no RENAULT 5.

A grande flexibitidade da suspensão, independente às 4 rodas, evita que as

irregularidades da estrada sejam sentidas pelos passageiros, o que, junta­

mente com a comodidade dos assentos anatómicos, proporciona aos

ocupantes um agradável conforto, tanto na cidade como em grandes

viagens.

U m agradável p o s t o d e condução Todos os ocupantes do RENAULT 5 disfrutam das suas excepcionais carac­terísticas, mas é o condutor quem mais as aprecia.

Diante dele, o volante de desenho moderno e tacto suave; um quadro de indicadores de forma original e vistosa que inclui a totalidade dos pilotos luminosos, indicadores e contadores num só bloco, de muito fácil consulta. O quadro está situado sobre o apoio dos pés, de frente plana e sem saliên­cias, respondendo de uma só vez à exigência estética geral do veículo e à sua segurança.

Nele se encontra, além disso, o cinzeiro central, o porta-luvas e as ventoinhas de climatização.

A sua grande superfície vidrada e a amplitude das luzes dianteiras e traseiras facilitam ao máximo qualquer manobra, pela visibilidade que permi­tem, para a qual contribui, em tempo chuvoso, o limpa-pára-brisas de duas velocidades e, em tempo de sol, o pára-sol rotativo.

Por fim, a colocação racional dos pedais e a alavanca de velocidades no chão contribuem para o atractivo da sua condução.

í. Pormenor do "tablier."

2. Alavanca de velocidades no chão.

3. Ventoinha de arejamento interior, orientével.

C A R A C T E R Í S T I C A S T É C N I C A S

Motçr De explosão, 4 cilindros. Curso: 72 mm. Diâmetro: 65 mm. Cilindrada: 956 cm' . Relação volumétrica: 9 , 2 5 : 1 . Camisas húmidas amovíveis. Cambota de 5 apoios. Potência fiscal: 8 CV. Potência máxima: DIN 4 4 CV a 5500 r.p.m. Binário máximo DIN 5,6 m/kg a 3500 r.p.m. Carburador com «starter» manual. Transmissão Às rodas da frente. Embraiagem: monodisco seco com «tope» de desembraiagem guiado. Caixa de velocidades com alavanca no chão, 4 velocidades à frente sincronizadas e marcha-atrás. Relação de desmultiplicação das diferentes velo­cidades:

1.^ 3,66/1 - 2 . ^ 2 , 2 3 / 1 - 3 . ^ 1,45/1 - 4 . ^ 1,03/1 -MA, 3 ,23 / 1 . Grupo cónico 8/33 integrado.

Direcção

De cremalheira. Relação de desmultiplicação: 20 : 1. Diâmetro de viragem mínimo entre passeios: 9,80 m. Suspensão Rodas independentes. Barras de torsão. Amorte­cedores hidráulicos telescópicos. Barras estabi­lizadoras.

Refrigeração

Circuito hermético com electroventilador de fun­cionamento automático. Protecção contra o gelo até — 1 8 ° centígrados.

Sistema de travões

Hidráulico, de disco nas rodas da frente e de tambor atrás, com limitador de travagem variável segundo a carga. Travão de mão, situado no chão, actuando sobre as rodas de trás.

Equipamento eléctrico

Bateria de 12 V. Dínamo.

Acessórios

Dispositivo anti-roubo. Apoio de cotovelo nas portas da frente. Pára-choques de poliéster armado, integrados na carroçaria, permitindo s u p o r t a r impactos a té 7 k m / h . Assentos da frente basculantes com encosto reclinável. Assentos de trás que se baixam completamente. Cinzeiros nos lugares de trás. Tecto insonorizante.

«Performances»

Velocidade: 135 k m / h . 5 lugares.

• 1244

Mais de 8 0 pontos de assistência Renault em Portugal e 10 000 no m u n d o , c o m p õ e m A s i n d ú s t r i a s L u s i t a n a s R e n a u l t , s. A . R. L.,

a rede da amizade. Em qualquer ponto em que se encont re , o serviço Renault estará r e s e r v a m - s e o d i r e i t o d e a l t e r a r a s c a r a c t e -

a seu lado. A garantia de fábr ica inclui peças sobresselentes e mão-de-obra , o que r í s t i c a s d e s t e c a t á l o g o , s e m a v i s o p r é v i o ,

lhe assegura a comple ta rendib i l idade do seu veículo.

I. L. K. M a i o - 1 9 7 3 / 1 0 000 ex