RePReSenTanTeS na FoRD DeBaTeM ReSiSTênCia DoS …F658FDEF-2264-4FBD-B0D3-2F85B4E... · vencido...

4
Trabalho no Mundo Formação internacional é pioneira PÁGINA 2 Negociado a prevalecer sobre o Legislado? Metalúrgicos do ABC terão primeira Semana LGBT PÁGINA 2 PÁGINA 4 Dirigentes participam de Seminário de Planejamento para organizar as ações e estratégias do mandato. PÁGINA 3 DIVULGAÇÃO EM DEFESA DA AMAZÔNIA PODE SER VOTADO HOJE NO CONGRESSO O DECRETO SOBRE A EXTINÇÃO DA RESERVA NACIONAL DE COBRE E ASSOCIADOS, RENCA. NO DIA 12, FOI ENTREGUE AO PRESIDENTE DA CÂMARA, RODRIGO MAIA, PETIÇÃO COM 1,5 MILHÃO DE ASSINATURAS EM DEFESA DA FLORESTA. EDU GUIMARÃES REPRESENTANTES NA FORD DEBATEM RESISTÊNCIA DOS TRABALHADORES CAMPANHA SALARIAL 2017 NENHUM DIREITO A MENOS Quarta-feira 20 DE SETEMBRO DE 2017 Edição nº 4138 SMABC.ORG.BR

Transcript of RePReSenTanTeS na FoRD DeBaTeM ReSiSTênCia DoS …F658FDEF-2264-4FBD-B0D3-2F85B4E... · vencido...

Trabalho no Mundo Formação internacional é pioneira

Página 2

negociado a prevalecersobre o Legislado?

Metalúrgicos do aBC terão primeira Semana LgBT

Página 2

Página 4

Dirigentes participam de Seminário de Planejamento para organizar as ações e estratégias do mandato.

Página 3

divu

lgaç

ão

Em dEfEsa da amazônia

PodE sEr votado hojE no CongrEsso o dECrEto sobrE a Extinção da rEsErva naCional dE CobrE E assoCiados, rEnCa. no dia 12, foi EntrEguE ao PrEsidEntE da Câmara, rodrigo maia, PEtição Com 1,5 milhão dE assinaturas Em dEfEsa da florEsta.

edu

guim

arãe

s

RePReSenTanTeS na FoRD DeBaTeM ReSiSTênCia DoS TRaBaLhaDoReS

CaMPanha SaLaRiaL 2017nenhuM DiReiTo a MenoS

Quarta-feira20 De SeTeMBRo De 2017

edição nº 4138

SMaBC.oRg.BR

tEmEr Em nova iorquE

Um carro com propaganda anunciando que Temer está vendendo a Amazônia circu-lou por Nova Iorque durante o jantar do peemedebista com Trump.

intolErânCia rEligiosa – 1Milhares de pessoas de diver-sas religiões participaram no último domingo, 17, de um ato contra a intolerância religiosa na Praia de Copacabana, no RJ.

intolErânCia rEligiosa – 2O ato foi realizado após a di-vulgação de vídeos em que criminosos obrigam lideranças de religiões afro-brasileiras a destruir seus terreiros.

homofobia –1 O juiz federal Waldemar Cláu-dio de Carvalho concedeu liminar para que psicólogos ofereçam a terapia de ‘reversão sexual’, proibida desde 1999.

homofobia – 2 Uma campanha nas redes so-ciais, em protesto contra o que está sendo chamado de ‘cura gay’, tem utilizado a hastag: #TrateSeuPreconceito.

fotos: divulgação

Notas e recados

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 20 de setembro de 2017

SinDiCaTo PaRTiCiPa Do CuRSo inTeRnaCionaL De FoRMação

BRaSiL e aLeManha fotos: divulgação

Os Metalúrgicos do ABC participaram do segundo mó-dulo no Brasil do Curso In-ternacional de Formação de Formadores para brasileiros e alemães entre os dias 11 a 16, em Cajamar. A etapa na Ale-manha foi realizada dos dias 23 a 26 de agosto, em Steinbach, próximo a Frankfurt.

“É um projeto pioneiro en-tre os sindicatos que já tinham cursos de formação. A troca de experiências com a formação conjunta é muito importante para desenvolver ações mais qualificadas”, afirmou a diretora executiva do Sindicato respon-sável pelo Departamento de Formação, Michelle Marques.

“Já que os patrões se organi-zam mundialmente, os traba-lhadores também tem que ter organização mundial. E o curso tem esse caráter de formação internacionalista”, explicou.

O secretário de Relações Internacionais da Confedera-ção Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, e CSE na Mercedes, Maicon Michel Vasconcelos da Silva, participou dos módulos nos dois países.

“O curso busca construir a solidariedade efetiva da classe trabalhadora, já que os ataques que temos sofrido aos direitos trabalhistas se dão em uma conjuntura mundial”, explicou.

hoJe, ÀS 20h30

canal 44.1 hD

Confira seus direitos

Entre as inconstitucionali-dades da reforma Trabalhista, uma estabelece que o conteúdo de convenção ou acordo cole-tivo deve prevalecer sobre o disposto em lei. Relacionou vá-rios temas que se enquadram nesta regra tais como jornada de trabalho, intervalos, teletra-balho, trabalho intermitente, remuneração, insalubridade, PLR, entre outros.

A lei indica que os acordos e convenções poderão conter medidas menos benéficas que as previsões legais. E a Justiça do Trabalho deve se restrin-

gir à análise dos aspectos formais da norma coletiva, abstraindo-se de examinar o conteúdo.

O problema é que isto viola a cabeça do Art. 7º da Cons-tituição, pelo qual, além dos direitos nela previstos, só se admitem outros que “visem à melhoria da condição social” do trabalhador.

Tanto é verdadeiro que o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, já assim se manifes-tou: "Não se pode, empolgan-do o instrumento coletivo,

que foi previsto para trazer aportes aos direitos da ca-tegoria profissional, partir para redução de interesses já reconhecidos, quer contratu-almente, quer pela legislação, quer pela Carta da República, a categoria profissional".

O jurista foi além para re-afirmar que nem mesmo uma emenda constitucional pode afastar direitos e garantias individuais.

Portanto, uma simples lei ordinária, como é a reforma Trabalhista, não pode se im-por sobre a Constituição.

Negociado a prevalecer

sobre o legislado?

Comente este artigo.

Envie um e-mail [email protected]

Departamento Jurídico

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

O curso é desenvolvido com os aspectos culturais e a dinâmica do trabalho em cada uma das etapas. O primeiro módulo no Brasil foi realizado em março na CNM-CUT.

“Ter o olhar que abrigue todas as questões, como a or-ganização dos trabalhadores em redes internacionais por empresa, setores produtivos e a importância de organizar as cadeias globais de valor é estratégico”, afirmou. “Um dos pontos fortes desse módulo foi

o debate sobre o modelo sindi-cal alemão, os impactos e desa-fios colocados pelas inovações tecnológicas com a chamada Indústria 4.0”, continuou.

A atividade tem o objetivo de ampliar os programas de formação dos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, de So-rocaba, e da CNM-CUT, além de proporcionar a troca de ex-periências com o sindicato me-talúrgico alemão, o IG Metall.

“Entender os conceitos da Indústria 4.0, fazer um pa-

ralelo com as propostas que retiram direitos e enfraquecem sindicatos e o papel de uma resistência articulada de forma global é crucial”, concluiu.

O curso integra o projeto Ação Frente às Multinacionais na América Latina, desenvolvido pela CUT, o Instituto Ob-servatório Social e a central sindical alemã DGB-BW para fortalecer a política de redes sindicais de combate ao traba-lho precário.

Acima, a diretora executiva do Sindicato, Michelle Marques, participa da abertura

do segundo módulo realizado no Brasil. Ao lado, formação é realizada na Alemanha

edu guimarães

3Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 20 de setembro de 2017

paraíba

Os integrantes do Comitê Sindical de Empresa, o CSE, e do Sistema

Único de Representação, o SUR, na Ford, participaram do Semi-nário de Planejamento nos dias 13 a 15, na sede da Confedera-ção Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, em São Bernardo.

Os dirigentes ouviram palestras, análises de conjuntura sobre os ataques com as reformas Tra-balhista, da Previdência e a Lei da Terceirização, as tendências com a Indústria 4.0 e os carros elétricos.

“Discutimos os principais assuntos que preocupam a ca-tegoria na atual conjuntura eco-nômica e política. Passamos por toda essa discussão de futuro da indústria e dos desafios que es-tão colocados para essa gestão”, contou o coordenador-geral da representação na Ford, José Qui-xabeira de Anchieta, o Paraíba.

Também foram debatidas as questões internas da fábrica, as tarefas e os desafios nos três anos do mandato.

“Neste cenário de economia tra-vada e os trabalhadores perden-do conquistas, temos grandes lutas pela manutenção do em-prego, a busca de investimentos para a planta de São Bernardo e a organização no local de traba-lho para manter os direitos e as conquistas”, explicou.

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, fez o encerramento do seminário e ressaltou os desafios do mandato com o atual cenário de retirada de direitos da classe trabalha-dora.

“É com organização e unida-de que vamos fortalecer a luta dos metalúrgicos do ABC e fazer o enfrentamento que for necessário. Querem nos impor retrocessos, mas não vamos per-mitir nenhum direito a menos”, defendeu.

Organizado pelo Departa-mento de Formação do Sindi-cato, a atividade contou também com a participação do Departa-mento Intersindical de Estatísti-cas e Estudos Socioeconômicos, o Dieese.

RePReSenTanTeS na FoRD PLaneJaM

aTuação eM DeFeSa DoS DiReiToS

“O planejamento é de ex-trema importância para definir os objetivos, prio-ridades e estratégias para atingi-los nos três anos de mandato. A ideia é sempre consultar o planejamento para avaliar o andamento e onde precisa de mais atenção. É que nem jogo de futebol, para atingir o objetivo, tudo tem que estar alinhado em um esforço coletivo”, Simone Aparecida Vieira, integrante do CSE

“Fizemos debates e refle-xões sobre o cenário eco-nômico, político e a con-juntura do nosso ramo. Estamos participando de

discussões sobre o futuro da indústria e é preciso ter

elementos para qualificar o debate, preparar para os desafios,

preservar os empregos e avançar. E para isso precisa ter planejamento, não dá para improvisar”, Cláudio Araújo Machado, vice-coordenador do SUR

Os companheiros na Ford, em São Bernardo, arrecadam contribuições dos trabalhadores em todas as áreas em solidarie-dade às famílias na ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, o MTST, no terreno de cerca de 60 mil m², em São Bernardo.

O valor será usado para adquirir alimentos do Movimento dos Pequenos Agricultores, o MPA, que serão doados à ocupa-ção, além de água e produtos de higiene.

SoLiDaRieDaDe na FoRD

fotos: adonis guerra

O Corinthians busca quebrar a marca negativa de nunca ter vencido mata-mata na Argenti-na. Novo empate por 1 a 1 leva a decisão aos pênaltis pela Copa Sul-Americana.

O atacante Ricardo Olivei-ra não quer que o Santos se prenda à vantagem do empate sem gols em casa pelas quartas de final da Libertadores. “Não está nada definido”, disse.

A diretoria indicou que a re-novação do contrato de Prass até dezembro de 2018 está bem encaminhada. “Depende mais do Palmeiras do que de mim”, afirmou o goleiro.

Revelado na base, Militão comemorou o primeiro gol na equipe principal do São Paulo. O jogador atuou como zaguei-ro, volante e agora ganha espaço na lateral direita.

COPA SUL-AMERICANAHoje – 21h45

Racing x CorinthiansArgentina

LIBERTADORESHoje – 21h45

Santos x Barcelona SCVila Belmiro

Tribuna Esportiva

Agenda

fotos: divulgação

divulgação

4 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Aroaldo Oliveira da Silva. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br

SinDiCaTo TeRá 1ª SeManaLgBT De DiveRSiDaDeS

Começa na próxima sex-ta-feira, dia 22, o 3º Festival de Diversidades do Coletivo LGBT Prisma da Universida-de Federal do ABC, UFABC. O evento anual terá duas semanas com atividades di-versificadas nas unidades de Santo André e São Bernardo e também no Sindicato. Será a 1ª Semana LGBT dos Me-talúrgicos do ABC.

“Precisamos discutir essa pauta dentro e fora das fábri-cas. Além das questões eco-nômicas e trabalhistas, tam-bém estamos preocupados com temas que ultrapassam os muros da fábrica, porque os trabalhadores vivem em sociedade. O Sindicato in-centiva sempre o respeito e a dignidade”, declarou o di-retor Administrativo, Moisés Selerges, que fará a abertura do evento na Sede.

“Teve uma época em que o Brasil era conhecido como um País receptivo, hoje essa imagem mudou. Vivemos um momento muito preo-cupante de intolerância em vários setores”, ressaltou o

Amanhã, às 14h, na Câmara Municipal de São Bernardo, acontece homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro.

A realização do evento é do mandato inclusivo da vereadora de São Bernardo, Ana Nice, do PT, ex-diretora do Sindicato, com o apoio do presidente do legislativo da cidade, Pery Cartola.

Na oportunidade, convidados de diversas entidades ligadas ao tema farão uma reflexão sobre os avanços e os desafios nos direitos humanos das pessoas com deficiência, além de uma exposição de Equipamentos de Tecnologia Assistiva.

No dia 22, as instalações da Câmara Municipal de São Bernardo passarão por uma vistoria com técnicos e um grupo de pessoas com deficiência para apontar as melhorias que devem ser feitas para facilitar a acessibilidade.

dirigente ao lembrar a de-cisão judicial que permite que a homossexualidade seja tratada como doença e os ataques a templos de religi-ões afro-brasileiras.

O secretário de políticas sociais da FEM-CUT, Edi-valdo José de Moura, o Pula Pula, ressaltou a importância de debater essas questões com a categoria. “A categoria precisa acolher e trazer suas questões para que possamos discutir nas Convenções Co-letivas, nas empresas, para que todos tenham as mes-mas condições de trabalho em um ambiente saudável”, acrescentou.

Com debates, exposições e outras intervenções, a pro-posta do Festival é descons-truir os padrões impostos pela sociedade e resistir ao preconceito.

Atividades no SindicatoNa Sede, as atividades

ocorrem nos dias 3, 5 e 6 de outubro, sempre às 18h. Con-fira a programação completa no site www.smabc.org.br

Dia nacional de Luta das

Pessoas com Deficiência

Será realizado amanhã, das 16h às 20h, no Campus da UFABC Santo André, em frente ao bloco A, o Sarau Empretecer.

Organizado pelo Coletivo Negro Vozes, o evento que ocorre sempre na 3ª quinta-feira de cada mês, terá mi-crofone aberto, músicas, performances, dança, pinturas e ilustrações.

O Coletivo luta pelo fortalecimento da identidade negra dentro e fora da Universidade. Endereço: Avenida dos Estados, 5001.

Sarau empretecer