RéPteis

55
Répteis Répteis

Transcript of RéPteis

Page 1: RéPteis

RépteisRépteis

Page 2: RéPteis

OrigemOrigem dos Répteis

Page 3: RéPteis

Os répteis surgiram aproximadamente Os répteis surgiram aproximadamente há 300 milhões de anos, na era há 300 milhões de anos, na era paleozóica , quando os vertebrados paleozóica , quando os vertebrados terrestres que dominavam a terra eram os terrestres que dominavam a terra eram os anfíbios, surgidos cerca de 50 milhões de anfíbios, surgidos cerca de 50 milhões de anos antes.Ficando conhecida como a anos antes.Ficando conhecida como a “idade dos anfíbios”. “idade dos anfíbios”.

Page 4: RéPteis

Com o surgimento dos répteis, cada Com o surgimento dos répteis, cada vez mais bem adaptados ao ambiente vez mais bem adaptados ao ambiente terrestre, os anfíbios passaram a sofrer terrestre, os anfíbios passaram a sofrer com a competição e chegaram quase a com a competição e chegaram quase a ser extintos ao longo dos anos, dando ser extintos ao longo dos anos, dando espaço para a idade dos répteis.espaço para a idade dos répteis.

Page 5: RéPteis

No inicio da era mesozóica, a cerca de No inicio da era mesozóica, a cerca de 210 milhões de anos, surgiram os 210 milhões de anos, surgiram os dinossauros, que passaram a dominar o dinossauros, que passaram a dominar o ambiente terrestre, sendo os répteis mais ambiente terrestre, sendo os répteis mais numerosos naquela época.numerosos naquela época.

Page 6: RéPteis

Os dinossauros eram répteis de vários Os dinossauros eram répteis de vários tamanhos, aviam desde os menores de 1 tamanhos, aviam desde os menores de 1 metro de comprimento aos gigantescos de metro de comprimento aos gigantescos de 30 metros.30 metros.

Page 7: RéPteis
Page 8: RéPteis

Na era dos dinossauros também Na era dos dinossauros também haviam répteis adaptados à vida no mar e haviam répteis adaptados à vida no mar e outros possuíam características que os outros possuíam características que os permitiam realizar vôos.permitiam realizar vôos.

Page 9: RéPteis

Essas informações foram obtidas a Essas informações foram obtidas a partir da analise do registro fóssil.partir da analise do registro fóssil.

Page 10: RéPteis

Os Os répteisrépteis constituem uma classe de constituem uma classe de animais vertebrados tetrápodes e animais vertebrados tetrápodes e ectotérmicos, ou seja, não possuem ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. São temperatura corporal constante. São todos aminiotas (animais cujos embriões todos aminiotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana são rodeados por uma membrana amniótica), esta característica permitiu amniótica), esta característica permitiu que os répteis ficassem independentes da que os répteis ficassem independentes da água para reprodução. Os répteis atuais água para reprodução. Os répteis atuais são representados por quatro ordens:são representados por quatro ordens:

Page 11: RéPteis

• Ordem Crocodilia – Ordem Crocodilia – • crocodilos, gaviais crocodilos, gaviais • e jacarés: 23 e jacarés: 23 • espécies espécies

Page 12: RéPteis

• Ordem Rhynchocephalia – Ordem Rhynchocephalia – • tuataras (da Nova Zelândia): tuataras (da Nova Zelândia): • 2 espécies 2 espécies

Page 13: RéPteis

• Ordem Squamata – • lagartos (como o camaleão)

• e serpentes: • aproximadamente

• 7.600 espécies

Page 14: RéPteis

• Ordem Testudinata - (tartarugas, jabutis e Ordem Testudinata - (tartarugas, jabutis e cágados): aproximadamente 300 espéciescágados): aproximadamente 300 espécies

Page 15: RéPteis

Os répteis Os répteis atuais e suas atuais e suas

característicascaracterísticas

Page 16: RéPteis

Os répteis são animais bastante Os répteis são animais bastante conhecido em nosso país.conhecido em nosso país.

As serpentes são os únicos répteis que As serpentes são os únicos répteis que verdadeiramente rastejam.O nome da verdadeiramente rastejam.O nome da classe provem de “reptar” , que significa classe provem de “reptar” , que significa “rastejar”.“rastejar”.

Page 17: RéPteis

Ao contrario dos anfíbios, os répteis não dependem do ambiente aquático para se reproduzir e não apresentam respiração cutânea.

Page 18: RéPteis

Os répteis são animais de respiração Os répteis são animais de respiração exclusivamente pulmonar.Os pulmões dos exclusivamente pulmonar.Os pulmões dos répteis possuem numero maior de répteis possuem numero maior de divisões internas do que os dos anfíbios, divisões internas do que os dos anfíbios, mas ainda são mais simples do que os mas ainda são mais simples do que os dos volumosos pulmões dos mamíferos.dos volumosos pulmões dos mamíferos.

Page 19: RéPteis

Características Características GeraisGerais

Page 20: RéPteis

• Corpo coberto com pele seca Corpo coberto com pele seca queratinizada (não mucosa) geralmente queratinizada (não mucosa) geralmente com escamas ou escudos e poucas com escamas ou escudos e poucas glândulas superficiais; glândulas superficiais;

• Dois pares de extremidades (membros), Dois pares de extremidades (membros), cada uma tipicamente com cinco dedos cada uma tipicamente com cinco dedos terminando em garras córneas e terminando em garras córneas e adaptadas para correr, rastejar ou trepar; adaptadas para correr, rastejar ou trepar; pernas semelhantes a remos nas pernas semelhantes a remos nas tartarugas marinhas, reduzidas em alguns tartarugas marinhas, reduzidas em alguns lagartos, ausentes em alguns e em todas lagartos, ausentes em alguns e em todas as cobras; as cobras;

Page 21: RéPteis

• Esqueleto interno completamente ossificado; crânio com um côndilo occipital;

• Coração imperfeitamente dividido em quatro câmaras: duas aurículas e um ventrículo parcialmente dividido (ventrículos separados nos crocodilianos), o que lhes confere realmente três câmaras; um par de arcos aórticos; glóbulos vermelhos nucleados, biconvexos e ovais;

Page 22: RéPteis

• Respiração pulmonar; as tartarugas Respiração pulmonar; as tartarugas podem permanecer algumas horas podem permanecer algumas horas embaixo d'água, prendendo a respiração embaixo d'água, prendendo a respiração e, para isso, o organismo funciona e, para isso, o organismo funciona lentamente, o coração bate devagar, num lentamente, o coração bate devagar, num fenômeno chamado bradicardia, e o fenômeno chamado bradicardia, e o fornecimento de oxigênio é auxiliado por fornecimento de oxigênio é auxiliado por um tipo de respiração acessória, em que o um tipo de respiração acessória, em que o oxigênio dissolvido na água é absorvido oxigênio dissolvido na água é absorvido pelas vias faríngica e cloacal; pelas vias faríngica e cloacal;

• Doze pares de nervos cranianos; Doze pares de nervos cranianos;

Page 23: RéPteis

• Temperatura corporal variável Temperatura corporal variável (pecilotermos), de acordo com o (pecilotermos), de acordo com o ambiente; ambiente;

• Fecundação interna, geralmente por Fecundação interna, geralmente por órgãos copuladores; ovos grandes, com órgãos copuladores; ovos grandes, com grandes vitelos, em cascas córneas ou grandes vitelos, em cascas córneas ou calcárias geralmente libertados, mas calcárias geralmente libertados, mas retidos pela fêmea para o retidos pela fêmea para o desenvolvimento em alguns lagartos e desenvolvimento em alguns lagartos e cobras; estas características revelam uma cobras; estas características revelam uma adaptação evolutiva para a vida terrestre;adaptação evolutiva para a vida terrestre;

Page 24: RéPteis

• Segmentação meroblástica; envoltórios Segmentação meroblástica; envoltórios embrionários (âmnio, cório, saco vitelino e embrionários (âmnio, cório, saco vitelino e alantóide) presentes durante o alantóide) presentes durante o desenvolvimento; filhotes quando desenvolvimento; filhotes quando eclodem (nascem) assemelham-se aos eclodem (nascem) assemelham-se aos adultos (sem metamorfoses). adultos (sem metamorfoses).

• Musculatura muito desenvolvida em Musculatura muito desenvolvida em Squamata (cobras e lagartos) e em Squamata (cobras e lagartos) e em Crocodylia (jacarés e crocodilos), mas em Crocodylia (jacarés e crocodilos), mas em Testudines (tartarugas, cágados e jabutis) Testudines (tartarugas, cágados e jabutis) a musculatura é desenvolvida apenas no a musculatura é desenvolvida apenas no pescoço.pescoço.

Page 25: RéPteis

ReproduçãoReprodução dos répteis

Page 26: RéPteis

Os répteis apresentam fecundação Os répteis apresentam fecundação interna, os machos possuem um órgão interna, os machos possuem um órgão copulador que introduz os gametas copulador que introduz os gametas masculinos na cloaca da fêmea.masculinos na cloaca da fêmea.

Após a fecundação, os ovos são Após a fecundação, os ovos são depositados pelas fêmeas, geralmente em depositados pelas fêmeas, geralmente em ninhos, com exceção dos crocodilos e ninhos, com exceção dos crocodilos e jacarés, não existem cuidados dos pais jacarés, não existem cuidados dos pais com os filhotes após a postura dos ovos.com os filhotes após a postura dos ovos.

Page 27: RéPteis

A temperatura do ninho também é A temperatura do ninho também é importante na determinação do sexo do importante na determinação do sexo do embrião.Isso foi demonstrado para a embrião.Isso foi demonstrado para a maioria das espécies de tartarugas e maioria das espécies de tartarugas e crocodilianos – mas existem exceções.crocodilianos – mas existem exceções.

Alterações na natureza , mesmo Alterações na natureza , mesmo pequenas, podem ter efeitos indesejáveis pequenas, podem ter efeitos indesejáveis no desenvolvimento de embriões de no desenvolvimento de embriões de répteis ovíparos. répteis ovíparos.

Page 28: RéPteis

Alguns lagartos e algumas serpentes são Alguns lagartos e algumas serpentes são vivíparos, fazendo exceção à regra geral para vivíparos, fazendo exceção à regra geral para os répteis. As serpentes, como os outros répteis os répteis. As serpentes, como os outros répteis em geral, são animais de sexos separados.em geral, são animais de sexos separados.

Nos répteis ovíparos os óvulos fecundados Nos répteis ovíparos os óvulos fecundados recebem, no oviduto, o material nutritivo e a recebem, no oviduto, o material nutritivo e a casca de material calcário ou pergamináceo. A casca de material calcário ou pergamináceo. A casca evita a perda de água, protegendo o casca evita a perda de água, protegendo o embrião contra uma desidratação fatal, embora embrião contra uma desidratação fatal, embora permita a troca gasosa necessária à respiração permita a troca gasosa necessária à respiração do embrião. Além da casca , os embriões dos do embrião. Além da casca , os embriões dos répteis possuem anexos embrionários que répteis possuem anexos embrionários que garantem sua proteção e sua nutrição. garantem sua proteção e sua nutrição.

Page 29: RéPteis

EvoluçãoEvolução

Page 30: RéPteis

Existem milhares de fósseis de Existem milhares de fósseis de espécies que mostram uma clara espécies que mostram uma clara transição entre os ancestrais dos reptis e transição entre os ancestrais dos reptis e os reptis modernos.os reptis modernos.

O primeiro verdadeiro reptil é O primeiro verdadeiro reptil é categorizado como Anapsídeo, tendo um categorizado como Anapsídeo, tendo um crânio sólido com buracos apenas para crânio sólido com buracos apenas para boca, nariz, olhos, ouvidos e medula boca, nariz, olhos, ouvidos e medula espinhal. espinhal.

Page 31: RéPteis

Depois do aparecimento dos reptis, o Depois do aparecimento dos reptis, o grupo dividiu-se em dois ramos. Um dos grupo dividiu-se em dois ramos. Um dos quais evoluiu para os mamíferos, o outro quais evoluiu para os mamíferos, o outro voltou a dividir-se nos lepidossauros (que voltou a dividir-se nos lepidossauros (que inclui as cobras e lagartos modernos e inclui as cobras e lagartos modernos e talvez os reptis marinhos do Mesozóico) e talvez os reptis marinhos do Mesozóico) e nos arcossauros (crocodilos e nos arcossauros (crocodilos e dinossauros). Esta última classe deu dinossauros). Esta última classe deu origem também às aves.origem também às aves.

Page 32: RéPteis

Anatomia e Anatomia e fisiologia dos fisiologia dos

répteisrépteis

Page 33: RéPteis
Page 34: RéPteis

• Revestimento Revestimento corporal e esqueletocorporal e esqueleto

Page 35: RéPteis

• A pele que reveste o corpo dos répteis, A pele que reveste o corpo dos répteis, assim como a dos demais vertebrados, é assim como a dos demais vertebrados, é constituida por duas camadas: A constituida por duas camadas: A epiderme e derme.A epiderme dos répteis epiderme e derme.A epiderme dos répteis é espessa e altamente queratinizada, é espessa e altamente queratinizada, apresenta uma camada bem espessa de apresenta uma camada bem espessa de células mortas deevido à impregnação de células mortas deevido à impregnação de queratina, uma proteina fibroza queratina, uma proteina fibroza impermeável e resistente.impermeável e resistente.

• A camada epidérmica queratinizada A camada epidérmica queratinizada formam placas denominadas escamas formam placas denominadas escamas córneas.córneas.

Page 36: RéPteis

• Alguns répteis, como serpentes e Alguns répteis, como serpentes e lagartos trocam periodicamente a lagartos trocam periodicamente a camada epidermica mais externa, a camada epidermica mais externa, a culticula, para permitir o crescimento.culticula, para permitir o crescimento.

• O sistema esquelético dos répteis é O sistema esquelético dos répteis é semelhante ao dos outros tetrápodes, semelhante ao dos outros tetrápodes, apesar de certos grupos apresentarem apesar de certos grupos apresentarem grandes modificações esqueleticas grandes modificações esqueleticas devido à adaptação a determinados devido à adaptação a determinados modos de vidamodos de vida..

Page 37: RéPteis

• A estrutura do crâneo e do esqueleto A estrutura do crâneo e do esqueleto apendicular dos répteis pode ser apendicular dos répteis pode ser considerada mais avançada que as dos considerada mais avançada que as dos anfíbios, permitindo locomoção mais anfíbios, permitindo locomoção mais eficiente no ambiente de terra firmeeficiente no ambiente de terra firme..

Page 38: RéPteis

• Sistema digestório e Sistema digestório e sistema respiratóriosistema respiratório

Page 39: RéPteis

• O sistema digestório dos répteis O sistema digestório dos répteis assemelhan-se aos dos anfíbios em assemelhan-se aos dos anfíbios em sua organização geral. A maioria dos sua organização geral. A maioria dos répteis é carnivora, alimentando-se de répteis é carnivora, alimentando-se de diversos tipos de animais. Algumas diversos tipos de animais. Algumas especies de cágado, tartaruga e largato especies de cágado, tartaruga e largato são herbívoras. são herbívoras.

Page 40: RéPteis

• Os pulmões dos répteis são mais Os pulmões dos répteis são mais desenvolvidos que os dos anfíbios, desenvolvidos que os dos anfíbios, com maior número de dobras internas. com maior número de dobras internas. A presença de me músculos ao redor A presença de me músculos ao redor das costelas permite que muitos das costelas permite que muitos répteis expandam e contraiam a caixa répteis expandam e contraiam a caixa torácica, forçando o ar a entrar e a sair torácica, forçando o ar a entrar e a sair dos pulmões.dos pulmões.

Page 41: RéPteis

• Sistema circulatório Sistema circulatório e sistema urinárioe sistema urinário

Page 42: RéPteis

• Os répteis apresentam dupla Os répteis apresentam dupla circulação sanguínea, o coração da circulação sanguínea, o coração da maioria dos répteis possuem 3 maioria dos répteis possuem 3 câmeras: dois átrios e um ventrículo câmeras: dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido por uma parede parcialmente dividido por uma parede interna, o que diminui a mistura de interna, o que diminui a mistura de sangue arterial com o sangue venoso sangue arterial com o sangue venoso durante a contação do ventrículo, se durante a contação do ventrículo, se compararmos com o ventrículo não-compararmos com o ventrículo não-dividido dos anfíbios.dividido dos anfíbios.

Page 43: RéPteis

• O sangue venoso proveniente dos tecidos penetra no coração pelo átrio direito, enquanto o sangue arterial proveniente dos pulmões penetra pelo átrio esquedo. A excreção dos répteis é realizada por um par de rins. Em alguns répteis, a urina produzida nos rins é conduzida pelos ureteres diretamente para a acloaca.

Page 44: RéPteis

• Em outros casos , a urina é Em outros casos , a urina é armazenada em uma bechiga urinaria armazenada em uma bechiga urinaria antes de ser lançada na cloaca e antes de ser lançada na cloaca e eliminada.eliminada.

• A maioria dos répteis excreta seus A maioria dos répteis excreta seus resíduos nitrogenados na forma de resíduos nitrogenados na forma de ácido úrico, essa substância, além de ácido úrico, essa substância, além de ser menos toxica que a amônia ,é ser menos toxica que a amônia ,é pouco solúvel em água e pode ser pouco solúvel em água e pode ser eliminada na urina, com economia de eliminada na urina, com economia de água pelo organismo.água pelo organismo.

Page 45: RéPteis

• A excreção de ácido úrico representa, A excreção de ácido úrico representa, portanto, uma adaptação no ambiente portanto, uma adaptação no ambiente de terra firme , onde a economia de de terra firme , onde a economia de água é importante. água é importante.

• Além disso, o ácido úrico pode ser Além disso, o ácido úrico pode ser armazenado dentro do ovo até o armazenado dentro do ovo até o nascimento, devido exatamente à sua nascimento, devido exatamente à sua insolubilidade. Assim, a excreção de insolubilidade. Assim, a excreção de ácido úrico também representa uma ácido úrico também representa uma adaptação ao desenvolvimente adaptação ao desenvolvimente embrionário em terra firme, dentro de embrionário em terra firme, dentro de um ovo com casca.um ovo com casca.

Page 46: RéPteis

• Sistema nervoso e Sistema nervoso e sentidossentidos

Page 47: RéPteis

• O sistema nervoso dos répteis é O sistema nervoso dos répteis é comparavel ao dos anfíbios, com comparavel ao dos anfíbios, com alguma inovações. A visão dos répteis alguma inovações. A visão dos répteis é, do modo geral, muito boa. O olfato é, do modo geral, muito boa. O olfato em alguns grupos é excepcionalmente em alguns grupos é excepcionalmente bem desenvolvido.bem desenvolvido.

Page 48: RéPteis

•Classificação Classificação dos répteisdos répteis

Page 49: RéPteis

• Quelônios Quelônios ( Chelonia )( Chelonia )• Também conhecidos por testudíneos, são Também conhecidos por testudíneos, são

representados pelas tartarugas, pelos representados pelas tartarugas, pelos cágados e pelos jabutis.cágados e pelos jabutis.

Page 50: RéPteis
Page 51: RéPteis

• Crocodilianos Crocodilianos ( Crocodilia )( Crocodilia )• A ordem dos crocodilianos é formada A ordem dos crocodilianos é formada

pelos animais conhecidos por jacarés, pelos animais conhecidos por jacarés, crocodilos, aligátores e gaviais.crocodilos, aligátores e gaviais.

Page 52: RéPteis
Page 53: RéPteis

• Rincocéfalos Rincocéfalos ( Rhyncocephalia )( Rhyncocephalia )• São representados por duas espécies do São representados por duas espécies do

gênero gênero SphenodonSphenodon, conhecidas por , conhecidas por tuataras.tuataras.

Page 54: RéPteis

• Escamosos Escamosos ( Squamata )( Squamata )• São os répteis que possuem escamas São os répteis que possuem escamas

revestindo o corpo.revestindo o corpo.

Page 55: RéPteis

Alunas: Alunas:

Rubiana Sampaio dos Santos nº 30Rubiana Sampaio dos Santos nº 30

Glaciely Cardoso de Oliveira nº 14Glaciely Cardoso de Oliveira nº 14

Ana Paula Gonçalves da Luz nº 02Ana Paula Gonçalves da Luz nº 02

Danúbia da Silva Araújo nº 08Danúbia da Silva Araújo nº 08

2º Ano B – Ensino Médio2º Ano B – Ensino Médio