República velha i

6
REPÚBLICA VELHA PARTE 1 – REPÚBLICA DA ESPADA Liberal na forma, oligárquica na prática

Transcript of República velha i

Page 1: República velha i

REPÚBLICA VELHA PARTE 1 – REPÚBLICA DA ESPADA

Liberal na forma, oligárquica na prática

Page 2: República velha i

1- O Governo Provisório, a política econômica e a Constituição de 1891

• Governo Provisório – medidas: -Naturalização dos estangeiros -Mudança de “províncias” para “estados” e convocação de novos governadores -Separação entre a Igreja e o Estado, acompanhada da institucionalização do casamento -Convocação de uma Assembleia Constituinte (responsável por elaborar uma nova Constituição)

*OBS: Quem governou o governo provisório foi Marechal Deodoro da Fonseca.

Page 3: República velha i

• Política industrial de Ruy Barbosa - Logo no início do Governo Provisório, o Ministro da Fazenda, Ruy Barbosa, visando estimular processo industrial brasileiro, adotou medidas como: aumento das tarifas alfandegárias sobre produtos com similares nacionais, emissionismo monetário em larga escala e facilidade na obtenção de crédito. -Muitos “investidores” usavam o dinheiro obtido para a especulação, isto é, abriam empresas-fantasmas (que só existiam no papel) e mantinham o dinheiro. Alguns acionistas realmente compravam ações dessas empresas, movimentando tanto a Bolsa de Valores que ela era comparada a um Jóquei Clube, onde se encilhavam os cavalos. Daí o termo encilhamento. (não tem o menor sentido, mas no livro tá assim)-No final dessa política, muitos investidores estavam quebrados e, por conta do emissionismo monetário em larga escala, o país mergulhou em uma inflação terrível. Entretanto, o saldo industrial ainda foi positivo, sendo que muitas empresas abertas no período mantiveram suas atividades.

-Ruy Barbosa -cavalo

Page 4: República velha i

• Constituição de 1891-Inspirada na Constituição dos EUA, implantava oficialmente no Brasil uma República Federalista, Presidencialista e Representativa

AUTONOMIA ESTATAL: Cada Estado podia tomar empréstimos, ter suas próprias leis eleger seus própios governadores. No futuro, isso dará merda.

O Presidente era o chefe da Federação, por um mandato de quatro anos e sem direito à reeleição.

O presidente, os governadores e os membros do Congresso Nacional eram eleitos por VOTO DIRETO UNIVERSAL e ABERTO, estando excluídos do direito de votar mulheres, analfabetos, soldados e menores de 21 anos em geral.

“Podemos notar que a democracia instalada no país não resultou em uma ampliação do direito de participação política. Nos anos posteriores, vemos que nossa democracia garantida pela nova constituição, na verdade, abriu portas para que os cafeicultores assumissem o controle das instituições políticas nacionais. Dessa forma, presenciaríamos posteriormente o predomínio das oligarquias.” -FROTA, ALEXANDRE.

Page 5: República velha i

2- O Governo de Deodoro da Fonseca

-As eleições presidenciais se deram um dia depois da promulgação da Constituição: Foram eleitos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto(vice)

-As divergências entre o presidente(militar) e o Congresso(fazendeiros) não tardaram a aparecer. Deodoro acabou dissolvendo o Congresso, o que despertou reação não só das oligarquias, mas também dos militares e da população. Em 23 de novembro, o almirante Custódio de Melo encabeçou uma reação militar contra o presidente, conhecida como Revolta da Armada, na qual diversos navios, atracados na Baía de Guanabara, voltaram seus canhões para a cidade do Rio de Janeiro, exigindo a renúncia do presidente.

-Deodoro, arregão, renunciou no mesmo dia.

Page 6: República velha i

3- O Governo de Floriano Peixoto-Reabriu o Congresso e demitiu os governadores que haviam apoiado Deodoro.

-Buscando apoio popular, Floriano diminuiu os aluguéis das casas populares e tabelou os preços dos gêneros de primeira necessidade. Tentando controlar a inflação, incentivou a industrialização e controlou o erário público

-Enfrentava a oposição de alguns setores por não ter convocado uma nova eleição depois da renúncia de Deodoro (como previa a Constituição). – Rolou uma putaria da porra com uns generais que tinham pedido seu afastamento e acabaram presos. No Sul ocorreu a Revolta Federalista, entre os que apoiavam Floriano e os que eram contra.

- Em setembro de 1893, explodiu a Segunda Revolta da Armada, desta vez liderada por Saldanha da Gama. Floriano reagiu; a contraofensiva ficou por conta de tropas paulistas e de navios comprados de última hora na mão dos EUA. Em março de 1894, os revoltosos se renderam e Floriano permaneceu no poder até o último dia do seu mandato