Rerproter 152

24
CMYK O REPÓRTER Ano 2 - Nº 152 IJUÍ, SÁBADO, 19 DE SETEMBRO DE 2009 R$ 1,50 Educação 16 Solidariedade 9 Xadrez, uma alternativa de aprendizado Agricultores aderem ao Projeto de Reflorestamento Comitê pela Vida: atenção para a vulnerabilidade social Yeda visita Ijuí e inaugura oficialmente Samu/Salvar Geral 17 Feira de Agropecuária da ExpoIjuí tem novidades Rural 7 Bairro 5 Lei do Silêncio não é cumprida em rua do Bairro Sol Nascente Eraldo vem com a missão de ser o goleador do São Luiz, no Gauchão Presos comandavam tráfico de dentro do presídio de Santa Rosa Esporte 20 Polícia 23 Meio Ambiente 22

Transcript of Rerproter 152

Page 1: Rerproter 152

CMYK

O REPÓRTERAno 2 - Nº 152 IJUÍ, SÁBADO, 19 DE SETEMBRO DE 2009 R$ 1,50

Educação 16 Solidariedade 9

Xadrez, uma alternativade aprendizado

Agricultores aderem ao Projeto de Reflorestamento

Comitê pela Vida: atenção para a vulnerabilidadesocial

Yeda visita Ijuí e inauguraoficialmente Samu/Salvar

Geral 17

Feira deAgropecuária daExpoIjuí tem novidadesRural 7

Bairro 5

Lei do Silêncio não é cumprida em rua do Bairro Sol Nascente

Eraldo vem com a missão de ser o goleador do São Luiz, no Gauchão

Presos comandavam tráfico de dentro do presídio de Santa Rosa

Esporte 20

Polícia 23

Meio Ambiente 22

Page 2: Rerproter 152

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editor Chefe:Sandro Silvello

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.REDAÇÃOEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

PARA ANUNCIAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426.

PARA ASSINARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

• BIG MERCADO

• BIOFARMA CENTRO

• BIOFARMA IMIGRANTES

• BIOFARMA MATRIZ

• COTRIJUI

• FARMÁCIA MODELO

• FARMÁCIA SÃO LUCAS

• FRANGOS IJUÍ

• FRUTEIRA SANTA FÉ

• LIVRARIA PROGRESSO

- LANCHERIA D’NÁPOLES

• LOTÉRICA TIO PATINHAS

• MERCADO CARDOSO

• MERCADO PONTO ECONÔMICO

• MERCADO TIA LUCINDA

- PADARIA E CONFEITARIA MAIS

SABOR

• PADARIA DAMIÃO

• PADARIA LA BAGUETI

• POSTO BURMANN

• POSTO DO GANSO

• POSTO TIGRÃO

• QUIOSQUE

• SAGA VIDEO

LOCADORA (Ajuricaba)

• POSTO STADLER (Ajuricaba)

• COTRIJUI (Augusto Pestana)

• MERCADO E AÇOUGUE

AOZANI (Bozano)

• CASA COLONIAL SABOR E SAÚDE

PONTOS DE VENDA JORNAL O REPÓRTER

Da Redação

2 O REPÓRTER SÁBADO, 19 de setembro de 2009O REPÓRTER

As fortes chuvas acompanhadas de rajadas de ventos e granizos, que caíram na madrugada de ontem no noroeste gaúcho, provocaram maiores estragos no município de Santa Rosa.

A guarnição do Corpo de Bombeiros atendeu dois chamados de residências que tiveram telhas danificadas em razão do granizo, por volta das 2h. Também foram retiradas cinco árvores que caíram em ruas da cidade, mas sem provocar prejuízos.

Ijuí e Giruá também registraram granizo durante a madrugada de ontem. Na Colmeia do Tra-

Chuva com granizo altera o clima na região

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador desenvolveu durante toda a semana um encontro de seus profissionais junto ao Sindicato dos Comerciários. A equipe multiprofissional do Cerest participou de encontro no qual foram discutidos temas relacionados à saúde do trabalhador. O objetivo do encontro foi buscar uma capacitação por parte dos servidores e também atualização. O público alvo foram os profissionais de todos os municípios da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Cerest realiza encontro de capacitação

balho, o granizo caiu por volta das 3h40min e em Giruá, às 3h. As pedras de gelo não provocaram estragos.

O temporal atingiu também os municípios de Ibirubá, Santo Augusto e Três Passos.

PrevisãoA Metsul de São Leopoldo prevê tempo firme para este fim de

semana. Hoje, o ar seco e frio garantem tempo bom. Mínimas abaixo de 10º e máximas não ultrapassam os 20º.

Amanhã, o frio aumenta. Mínimas devem ficar entre 5º e 7º. Na segunda-feira, o tempo continua firme e a temperatura mínima deve ficar acima dos 5º.

Na terça-feira, a instabilidade deve voltar, com o aumento da nebulosidade.

Cadeira garante vagaExiste uma mania em Ijuí que está fazendo a escola: a colocação

de obstáculos em vagas de estacionamento, para permitir que o interessado tenha ela a seu dispor a qualquer momento. São cones, faixas refletivas, cavaletes e agora principal novidade: cadeiras. O fato foi registrado pela lente do fotógrafo Pancho ontem à tarde na Praça da República.

General Mourão visita Ijuí O General Antonio Hamilton Mourão, que comandou o 27º

GAC esteve em visita aquela unidade militar ontem. Ele foi re-cepcionado pelo Tenente Coronel Marcos Rogério e o corpo de oficiais da unidade. A visita de Mourão incluiu uma formatura em homenagem à Mourão.

Page 3: Rerproter 152

O REPÓRTER 3SÁBADO, 19 de setembro de 2009 O REPÓRTER

A TOCA DA ONÇALarry Antonio Wizniewsky

Mídia CriminosaÉ, ou deveria obrigatoriamente ser,

de amplo conhecimento das ditas parcelas pensantes da sociedade, que existe uma proporção entre 12 e 15% da população mundial, física e men-talmente predisposta à dependências químicas. São pessoas que não proc-essam substâncias tóxicas (como o álcool por exemplo) como a maioria. Costuma-se, grosso modo, dizer-se que tem uma disfunção orgânica parecida com os diabéticos, que não processam o açúcar. São organismos doentes que, uma vez expostos às substâncias in-toxicantes, ficarão em estado de depen-dência química desta substância. Por isso, é uma doença de base física, com desdobramentos psíquicos e emocio-nais. Não tem cura, apenas controle. E este só é conseguido pelo afastamento absoluto dos agentes causadores da dependência.

Assim, o alcoolismo foi e é uma

doença. Seu maior inimigo é a hipo-crisia da sociedade, que nega esta evi-dência. Este quadro se agrava quando a hipocrisia, junta-se o mau caráter e o cabotinismo de alguns órgãos de nossa assim chamada, grande imprensa. Veja já é um caso recorrente nesse quesito, como pode-se observar nas capas dedi-cadas a Elis Regina, Cazuza e Cássia Eller, invariavelmente vistos como os principais culpados de suas próprias tragédias. Assim, acusa-se o doente (seja ele famoso ou não) e não as cau-sas da doença. A doença do alcoolismo e da dependência química preexiste ao ato de beber ou ingerir drogas. Ela mantém-se latente até que o portador se exponha a eles, e passe a revelar os seus sintomas. É o revólver que sempre dispara, na feliz metáfora de Emanuel e Ricardo Vespucci.

Por isso é que CRIMINOSO é o ad-jetivo que melhor qualifica a matéria de capa da revista VEJA (09/09) com a manchete: ALCOOLISMO: É POSSÍVEL PREVENIR A DOENÇA SEM CORTAR A

BEBIDA. A reportagem, construída com critérios pseudo-científicos e bases pí-fias, acena com aquilo que os alcoólicos menos precisam, a idéia de que é pos-sível prevenir-se a doença sem parar de beber. A matéria é tão falsa quanto a idéia de cerveja ou vinho sem álcool. Ela mina descaradamente as bases do único e possível meio de controle da doença, o afastamento total e absoluto entre o agente causador da doença e o doente. A matéria é, subliminarmente, um incentivo a tolerância com o uso do álcool e pior, à idéia totalmente furada de que um alcoólico pode controlar sua dependência, bebendo.

É claro que por trás desta infeliz capa e seu conteúdo, encontra-se a mão invisível da indústria do álcool e da ideologia do “beber socialmente”. Enquanto a produção e comercializa-ção de bebidas alcoólicas atinge 2,4% do PIB brasileiro, os custos diretos e indiretos do uso de álcool no Brasil, alcançam 5,5% do PIB. O alcoolismo desperdiça recursos equivalentes ao

orçamento inteiro da Previdência So-cial. A doença é geradora de 40% dos acidentes de trabalho e de 75% dos aci-dentes de trânsito. Só isto bastaria para que, mesmo quem a exemplo de VEJA, queira apostar em segurar o outro lado do revólver, repensasse suas idéias. Este tiro foi disparado diretamente no coração de 12 milhões de homens e 5 milhões de mulheres alcoólicos do Brasil. A única forma de parar de beber, é não beber nunca mais. É claro também, que entre estes 17 milhões de cidadãos, encontram-se muitos que ainda acalentam a idéia da possibili-dade de um dia poder voltar a beber. A estes todos a revista prestou não só um desserviço como ainda desconheceu completamente os mecanismos e as tragédias que se repetem diariamente no Brasil e no mundo, e que poderiam ser evitados. Basta para isso um míni-mo de consciência e informação antes de colocar-se na capa de uma revista de circulação nacional uma manchete tão cretina e, no fundo, assassina.

A apresentação da Bürgermeisterkapelle/Áustria será atração no dia 10 de outubro, a partir das 21 horas, no Palco das Etnias, durante a ExpoIjuí Fenadi 2009. A orquestra re-unirá musicalidade e técnica em Ijuí. Com uma agenda de concertos no Brasil, a Orchester Bürgermeisterkapelle – Orquestra dos Prefeitos da Áustria chega ao Brasil dia 9 de outubro. A orquestra é formada por 45 músicos no Tirol Austríaco e é composta por prefeitos, vice-prefeitos e vereadores e regida por um governador que também é maestro, Dr. Karl Mark da região de Schwaz do Tirol/Áustria.

Na turnê pelo Brasil a orquestra apresenta-se com 14 componentes. Por onde passam, lotam teatros e despertam curiosidade. A Orquestra dos Prefeitos foi formada há mais de 12 anos. Além de exercerem o serviço público, todos são músicos profissionais de alta qualidade com muita técnica musical, o que faz os concertos se tornarem um grande espetáculo.

Na Coréia do Sul, em Seul, mais de 100 mil pessoas assistiram ao concerto, em maio de 2009. Na Itália, a convite do Papa Bento XVI fizeram um concerto para 35 mil pessoas em 2008. No Chile, um espetáculo para 45 mil pessoas.

Concerto Internacional será atração na ExpoIjuí 2009

ACI realiza Seminário sobre Crédito A Associação Comercial e Industrial de Ijuí vai desenvolver na próxima terça-feira, dia 22, um

Seminário sobre Crédito. O evento vai ocorrer em parceria com o Sebrae. Pela manhã, a partir das 9 horas, ocorre o Seminário de Crédito onde serão abordados uma série de temas, com as participações do BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Bradesco e Visanet. A partir das 11h30h ocorre uma rodada de crédito , oportunidade em que os empresários interes-sados serão atendidos pelas empresas que participaram da primeira etapa.

Confirmado ato de lançamentode Feiras do Livro

Está confirmado para o dia 23 deste mês, às 14 horas, no Auditório do Sesc o ato de lançamento da 20ª Feira de Livros Infantis do Serviço Social do Comércio e 17ª Feira de Livros de Ijuí. As feiras vão ser realizadas no mês de novembro, na Praça da República.

Sicredi inaugura nova agência O Sicredi Pestananese vai inaugurar a sua Unidade de Atendi-

mento denominada Ijuí São Francisco. O ato de inauguração ocorre na próxima segunda-feira, a partir das 8h30, na Rua São Francisco, n0 335 , conforme informação prestada pelo presidente Bruno Van Der Sand.

Sindilojas orienta lojistas a não abrirem hoje Em função da liminar judicial obtida pelo Sindilojas e que per-

mitia a abertura do comércio lojista de Ijuí em todos os sábados à tarde ter sido revogada, o Sindicato enviou um comunicado a todos os lojistas orientando para o cumprimento da decisão judicial.“O Sindilojas orienta os lojistas de Ijuí, que funcionam com a colaboração de empregados, a respeitarem a revogação da liminar não abrindo os seus estabelecimentos nos sábados à tarde seguintes aos dois primeiros de cada mês ante a pos-sibilidade do Poder Executivo Municipal notificar e autuar os mesmos com penas administrativas progressivamente de ad-vertência, multas e cassação do alvará de funcionamento nos termos das Leis Municipais nºs 4.148/2003 e 5.007/2009, eis que já demonstrou e reiterou o seu intuito em arrecadar numerário ao erário público através de multas e não de impostos, penalizando os lojistas de Ijuí e toda a população consumidora da região”, destaca o comunicado.

O Sindicato também informou que os estabelecimentos comer-ciais atendidos por seus proprietários estão facultados a abrirem todos os sábados à tarde sem incorrerem em penalidades.Outra orientação trazida pelo Sindilojas é para que os lojistas aguardem o julgamento do mérito das Ações Diretas de Inconstitucionali-dade encaminhadas pela categoria ao Tribunal de Justiça do RS, afim de que se tenha uma decisão definitiva sobre o caso.

Da Redação

Page 4: Rerproter 152

Editorial

4 O REPÓRTER OPINIÃO SÁBADO, 19 de setembro de 2009

por Sandro Silvello O que é História?O conceito de História está em constante mutação, mas podem-se estabelecer as linhas ge-

rais em torno da natureza da História. E isto é muito importante, pois caso contrário joga-se a história fora, negando-se qualquer possibilidade de creditar fé a informações trazidas por autores que nos precederam.

Muitos são os que procuraram definir a concepção de História, para os Iluministas, por ex-emplo, a História era o progresso da Humanidade, para os da escola metódica era a tradução objetiva da verdade, do fato, e a Nova História não oferece uma resposta única, mas plural. Aqui está o problema básico do Historiador, que é definir seu próprio ofício. Assim ele poderá saber onde, como e sobre o que tratar em sua jornada tão complicada em meio a um emara-nhado de informações.

O próprio conceito de História é histórico, muda com o tempo, tendo necessidade de ser constantemente revisto. Não há uma resposta fechada para a pergunta “o que é história”. É importante definir o que é História, pois isto capacitará também o professor em sala. É a sua definição de História que fará dele um professor inovador ou enfadonho.

Por esta e outras o estudo da Historiografia é imprescindível para o historiador. Não existe como se elaborar uma reflexão crítica sem conhecer o que já se produziu em sua área de estudos. Todo historiador acaba trabalhando com a reflexão historiográfica, perguntado quem escreveu a obra e porque a escreveu, aprendendo a pesquisar através do modelo utilizado pelo autor do livro consultado pelo historiador, o que já se constitui uma preocupação historiográfica.

Por isso, certas questões precisam ser discutidas e esclarecidas, como por exemplo, até que ponto, ou quando que a História é ciência, já que, à primeira vista, uma narrativa que seleciona, simplifica, organiza, faz com que um século caiba numa página. Por essência, a história é conhecimento mediante documentos, mas eles não são o próprio evento. O mesmo evento pode ter um sentido diferente para outras culturas, sendo complicado o entendimento do fato histórico em si.

O que se pode ver em torno destas discussões é que existe uma crise de identidade, uma perda dos alicerces daquilo que especifica a História. Alguns vão a direções totalmente opostas, como se pode ver na escola de Annales, para a qual o discurso histórico está fragmentado, ou seja, é uma nova história. Ela se opõe à história historizante que se concentra em grandes homens, mas quer ser sociológica, olhar para os ignorados da história, os anônimos.

É por isso que se diz que a história era escrita com letra maiúscula e no singular, e agora passou a ser escrita no plural e vista com uma história de um fragmento de realidade, e não do real. O tempo já não é homogêneo e não tem significação global, mas existem as mentalidades, a psicologia social e a afetividade que influenciam e explicam os fatos narrados pela história. Aqui então o homem está descentralizado como força coletiva, já não é o sujeito da história, mas objeto passivo que está sujeito às diversas injunções naturais, demográficas ou culturais existentes e diferentes nos diversos séculos.

Assim, questões como nominalismo, mobilismo ou imobilismo, natureza humana e literatu-rismo fazem parte de uma discussão entre as três escolas históricas: a dos Annales, a Posi-tivista e a Marxista. Todas buscam a restauração da historicidade da história. E em tudo isso nota-se uma ansiedade em se domar algo móvel, abstrato, de tendências ilimitadas: a História.

David Winter, professor de teologia na Faculdade Batista Pioneira de Ijuí e mestrando em Educação nas Ciências pela UNIJUI

Será campanha ?Ninguém acreditava. E a governadora Yeda Crusius,

com um séquito composto por quatro secretários de estado, deputados federais e estaduais esteve em Ijuí ontem. E olha que foi chuva o dia inteiro. Ela chegou, entregou oficialmente o Samu/Salvar, recebeu a doação do prédio da Escola Soares de Barros, que vai sediar a Escola Tiradentes, sorriu bastante, distribuiu autó-grafos e posteriormente foi embora. Alguém realmente acreditava que ela viria num dia de chuva ? Mas acabou vindo.

O que se sentiu, inclusive nas manifestações feitas pela governadora, durante o ato desenvolvido junto ao local onde funciona o Samu é de que Yeda pensa em reeleição. Efetivamente pensa. Sempre sorridente, como se não tivesse uma espada apontada para sua cabeça, que é a Comissão Parlamentar de Inquérito, sem dúvida Yeda Crusius está preparando o terreno para a tentativa de reeleição do próximo ano.

Pelo menos eram os comentários que se ouviam en-tre os participantes do ato que foi realizado na manhã chuvosa. Muitos dizem que a governadora vai sair como vítima desta história e que pelo governo que está desenvolvendo, especialmente montada em cima do déficit zero e investimentos que foram realizados, ressurgirá como uma “Fênix” no quadro eleitoral, no próximo ano. Outros já faziam ontem um exercício de coligações, dizendo que o PP poderá ter o candidato a vice numa chapa que seria liderada por Yeda.

Alguém que lê este texto vai dizer: ficou louco. No entanto, na política, tanto os que a exercem com man-dado parlamentar, quanto os que acompanham por exercício profissional, sabem que o que hoje é mentira, amanhã pode se tornar realidade. Basta tentar analisar a relação Lula x Sarney x Collor. Quem imaginaria em 89 Lula ao lado destes dois “políticos”?

Desta forma, além de entregar oficialmente o Samu/Salvar – que já estava funcionando há sete dias – e re-ceber o prédio que vai sediar a Escola Tiradentes, Yeda Crusius deu sinais evidentes de que não pode, de forma alguma, ser considerada carta fora do baralho, ou fora do tabuleiro nas eleições do próximo ano.

Page 5: Rerproter 152

CMYK

O REPÓRTER 5SÁBADO, 19 de setembro de 2009 BAIRRO

Uabi marca data de reuniões para definir estatuto de bairros

Os moradores do Bairro Luiz Fogliatto estão aguardando a verba prometida pela prefeitu-ra para a reforma de suas casas. Essa verba é decorrente de um financiamento feito com uma cooperativa paulista que deve-ria ter sido liberada há seis me-ses, segundo o presidente do bairro, Joel Barbosa. “Muitos moradores já desmancharam até a cobertura de suas casas e passam a cobrar-me pela

Moradores do Bairro Luis Fogliatto aguardam verbaprometida para reforma

Presidente afirma que moradores estão ansiosos aguardando o início das obras

demora”, salienta o presidente. Esse programa de reforma tem por objetivo beneficiar 186 inscritos que podem receber um total de R$4.200,00. O pro-grama visa ainda, a partir da empresa Cootrail, contratada para realizar as obras, entregar a obra finalizada num prazo de 30 dias. “Estamos apenas espe-rando a liberação da verba para começarmos com as reformas”, diz o presidente.

A diretoria da União das Associações dos Bairros de Ijuí definiu o calendário das reuniões nos bairros para or-ganizar os estatutos a serem regularizadas nas associações

com os moradores. Na quarta-feira estarão reunidos às 19h na sede do Bairro Jardim para definir a situação desse bairro e em seguida, às 20h estarão reunidos na sede do Bairro

Tancredo Neves. Os próximos bairros serão Thomé de Souza, Elizabeth, Colonial, Storck, Lambari, 15 de Novembro e São Geraldo que ainda terão data e hora confirmadas.

Jussara é moradora da Rua João Batista da Cruz no Bairro Sol Nascente, ao

lado de sua casa existe um de-pósito de banana, onde segue-se, segundo ela, durante toda a madrugada o barulho das câ-maras frias. “Quando comprei a casa, a pessoa que me ven-deu disse que caso eu tivesse problemas deveria procurar os órgãos da prefeitura. Quando os procurei, eles me disseram que o depósito pode existir ali sem problemas, mas que as câmaras frias não. Um pessoal da prefeitura esteve em minha casa fazendo alguns testes para medir a intensidade do som e afirmou que durante o dia o som é suportável, mas que durante a noite o barulho não pode existir”, reclama Jus-sara. “Ainda estou esperando

Moradora do Bairro SolNascente reclama dodesrespeito a Lei do SilêncioA moradora da Rua João Batista da Cruz, no Bairro Sol Nascente, esteve no Fatorama na manhã de quinta-feira reclamando sobre o desrespeito a Lei do Silêncio ao lado de sua casa

solucionarem esse problema”, salienta a moradora, afirman-do que não é contra o trabalho da empresa, só quer que a Lei

do Silêncio seja respeitada para que possam passar a ter o merecido descanso ao final do dia.

Moradora reclama de desrespeito a Lei do Silêncio ao lado de sua casa e pede providências aos órgãos responsáveis

por Talita Mazzola

Page 6: Rerproter 152

6 O REPÓRTER ECONOMIASÁBADO, 19 de setembro de 2009

TENDÊNCIASProf. Dr. Argemiro Luís Brum

(CEEMA/DECon/UNIJUÍ)

A POUPANÇA E O IMPOSTOAquilo que se projetava começa a

se confirmar! O governo brasileiro vai mesmo encaminhar projeto visan-do cobrar imposto da caderneta de poupança dos brasileiros. Mesmo que tal imposto incida a partir de R$ 50.000,00 em depósito, o que atingiria, segundo o próprio governo, apenas 1% da população nacional, o percen-tual de imposição (22,5%) demonstra a necessidade da União em arrecadar. A alegação oficial é de que, diante do recuo dos juros, os aplicadores em fundos e outros ativos se deslocariam para a poupança já que a mesma ficou mais atrativa no momento. Soma-se a isso a intenção de aprovar um novo tipo de CPMF, a qual atingiria em 0,1% as movimentações financeiras da maioria dos brasileiros (estuda-se, por questões eleitorais, deixar de fora deste pagamento alguns segmentos sociais). O grande problema nisso tudo continua sendo o mesmo. Por mais que se prometa e tente justificar, a realidade mostra que o dinheiro arrecadado vai para manter a máquina pública, ou seja, a estrutura do Estado, a qual continua inchando. Não se trata de aumentar impostos para melhorar os serviços pú-blicos destinados aos cidadãos. Além disso, corre-se o risco de parte dos recursos serem desviados para ganhos particulares, como estamos cansados de ver nesse país, sem que nada acon-teça. Aliás, nesse sentido, o caso do Sr. Sarney e outros congressistas é lapidar. Nessas condições, não basta a econo-mia se recuperar e voltar a crescer. É

preciso uma urgente reestruturação do custo do Estado, onde as reformas assumem um papel preponderante. Já está enfadonho falar disso, porém, o centro de nossos problemas de falta de desenvolvimento está particularmente na incapacidade de nossos governos em realizar o dever de casa, gastando somente o que realmente pode e tor-nando, com isso, o Estado um agente econômico eficiente e mais objetivo em suas ações sociais. Enfim, esperamos que o governo retire tal imposto ou não o aplique caso se confirme que não há migração de recursos dos fundos para a poupança ou, como deverá ser o caso já em 2010, quando os juros voltarem a subir (projeta-se uma Selic em 9,75% para o final do próximo ano) tornando a poupança novamente menos interes-sante em relação aos juros das apli-cações de renda fixa e fundos.

O ESTADO ATUAL DA CRISEPassado um ano do estouro defini-

tivo da atual crise mundial, momento em que a economia real igualmente passou a ser atingida, a situação pode ser resumida da seguinte forma: o sis-tema financeiro foi salvo, com alguns arranhões; a queda da demanda, que levou muitas regiões à recessão, foi amortecida pelo dinheiro público, fato que gerou um déficit público enorme, inclusive no Brasil; e os primeiros resultados positivos nos diferentes PIBs começam a surgir, porém, ainda bastante frágeis. Por outro lado, se evidencia cada vez mais, embora a comparação possa ser justa, que a atual

crise é muito mais complexa do que a de 1929. Ela estaria retratando duas rupturas principais, consequências da atual globalização. A primeira diz res-peito à revolução financeira ocorrida junto às Bolsas, dentro de uma nova governança mundial onde o novo modo de gestão deixou de lado o trabalho bem feito e a lealdade à empresa, em favor de se ganhar o máximo possível em menor espaço de tempo, abusando-se do instrumento especulativo e do menor controle estatal junto ao setor. A segunda se origina na própria glo-balização atual, a qual leva os países emergentes a assumirem um papel mais preponderante no cenário econômico mundial, fato que leva a uma redução dos preços de bens industriais e a uma elevação no preço das matérias-primas.

O ESTADO ATUAL DA CRISE (II)A isso tudo veio se somar a China

que, por sua dinâmica produtiva e con-sumidora, a partir do momento em que ingressou na economia de mercado, gera desequilíbrios importantes, pois tem produzido uma enorme poupança, colocando no mercado uma liquidez sem precedentes. A ponto de liderar o financiamento do trem de vida dos EUA, mesmo que este seja nocivo à economia global, pois está acima das possibili-dades de pagamento do próprio país. Além disso, os recursos do petróleo inflacionaram o processo, fato que in-dica que os preços do “ouro negro” não podem se manter elevados, sob pena da economia mundial não corrigir o rumo de forma sustentável. Em síntese: ou

novas bolhas de crédito surgem para manter a economia no ritmo do pré-crise (os Estados se ocuparam disso até o momento, porém, o fôlego está terminando), ou o crescimento mundial será medíocre e não poderá absorver os excedentes chineses e petrolíferos. Nesse contexto, o que se denota é que os problemas que originaram a atual crise continuam a agir, sem que a maioria esteja se dando conta do que se arma para o futuro.

AS ELEIÇÕES E A ECONOMIA NACIONAL

Estamos a praticamente um ano de novas eleições presidenciais no Brasil e muitos podem estar se perguntando se a economia não sofrerá abalos tipo os ocorridos em 2002, quando da primeira vitória do presidente Lula. Abalos estes que seriam mais profun-dos já que estamos ainda dentro de uma crise econômica mundial quase sem precedentes. A resposta, salvo uma surpresa monumental e um su-icídio político-econômico nacional, é de que a economia não perderá o rumo. Ou seja, qualquer que venha a ser o novo presidente, dentre os mais cotados no momento, o eixo central da economia não mudará. Assim, 2010 deverá repetir 2006 (quando da eleição do presidente Lula em seu segundo mandato) do que retroceder para 2002, quando os discursos populistas e inconsequentes, em relação a con-dução da economia nacional, ainda eram a tônica.

Rendimento médio mensal aumentou 2% em um ano

O rendimento médio mensal dos brasileiros, considerando todas as fontes, apresentou um aumento de 2% de 2007 para 2008, atingindo R$ 1.023. O incremento foi o menor observado nas últimas quatro comparações anuais. Em 2008, quem mais sentiu a elevação foram as classes intermediárias de rendimentos.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente ao ano de 2008, divul-gada pelo Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística (IBGE). O estudo, publicado anualmente, traz uma radi-ografia da situação econômica do país, com informações sobre população, migração, educação, trabalho, família, domicílios e rendimentos.

A pesquisa mostra que, em 2008, enquanto os 10% de pessoas com rendimentos mais baixos não tiveram aumento real no rendimento médio, considerando todas as fontes, para os 10% com rendimentos mais altos a elevação foi de 1,1%.

De acordo com o índice de Gini (que mede o grau de distribuição da renda), houve redução na concentração dos rendimentos de todas as fontes no conjunto do país (de 0,535 em 2007 para 0,531 em 2008).

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão de segunda-feira o Plano Plurianual (PPA) para o

período 2010-2013 com as emendas sugeridas pela Comissão de Finanças e Orçamento. Entre os itens que constam está à destinação R$ 400 milhões para a agricultura durante os 4 anos. Os recursos também são

Recursos para agricultura beneficiarão produtoresrurais com máquinasOs recursos destinados para Agricultura pelo Plano Plurianual de 2010-2013 foram destacados pelo secretário de Planejamento, Suimar Bressan em entrevista ao Programa Repórter na tarde

destinados ao programa de geração de emprego e renda na agricultura.

Segundo o secretário de Planejamen-to, Suimar Bressan, o PPA possui duas reivindicações básicas. A primeira delas voltada para a área de produção agrícola. Com estes recursos serão a-tendidos os setores mais carentes que necessitam do apoio do Poder Público principalmente através de projetos que viabilizem sobre tudo a pequena propriedade. Outra demanda importante para o setor da agricultura é a questão das estradas rurais. “Neste item específico nós encaminhamos e já está aprovado pela Câmara de Vereadores, uma solicitação de finan-ciamento de um programa junto ao Banrisul e ao BNDS chamado Pró-vias para aquisição de máquinas agrícolas no valor de R$ 3 milhões”, destacou

Suimar Bressam. Os recursos não estarão especifi-

camente alocados na Secretaria de Desenvolvimento Rural, mas na Sec-retaria da Fazenda que a responsável pelo pagamento desse empréstimo. No entanto, as máquinas ficaram na Secretaria de Desenvolvimento Rural beneficiando a agricultura. “A questão das estradas atende a todos independente do tamanho da propriedade e do grupo social na qual todos seriam beneficiados na parte de incentivo a produção. Nós acreditamos que as pessoas que mais necessitam sejam os pequenos pro-prietários que precisam do aporte de recursos, de assistência técnica e de apoio para viabilizar o processo produtivo”, conclui o secretário de Planejamento.

por Estefania Vieira Linhares

Page 7: Rerproter 152

CMYK

O REPÓRTER 7SÁBADO, 19 de setembro de 2009 RURAL

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO Roberto [email protected]

Uva: uma alternativa para o produtor ruralIloir Hass, vinculado a Se-

cretaria de Desenvolvimento Rural, concedeu entrevista ao Repórter na Tarde, avaliando questões ligadas a produção vinícola. Comentou que a atividade na Secretaria está relacionada a produção de uvas e neste momento está ter-minando a chamada época de dormência das videiras, onde se realiza a poda seca ou poda de inverno, onde são retirados galhos que produziram uva em anos anteriores, deixan-do a planta apta a produção deste ano. O técnico explicou que os produtores atendidos

pela Secretaria já realizaram a atividade, acrescentando que neste ano o clima estava diferenciado, com um frio mais constante e que se prolongou. “As plantas não brotaram de forma precoce”, comentou.

O técnico confirmou que nas comunidades do interior se constata um aumento no inte-resse pela produção de uvas. “Temos observado que sempre se falou na diversificação de culturas no meio rural, para a geração de renda”, comentou. Ele disse que além das famí-lias que já possuíam tradição no cultivo de videiras, novos

produtores estão buscando informações técnicas para o início da atividade. “Os resulta-dos economicamente falando são interessantes”, afirmou. Ele acrescenta que o trabalho de assistência aos produtores está inserido no Programa de Desenvolvimento Rural Sus-tentável desenvolvido pela Secretaria. Segundo Iloir Hass, tem sido feitas visitas men-sais, sendo neste mês a visita realizada para orientar sobre a chamada poda seca. “Na próxima semana vamos fazer visitas para orientar sobre os tratamentos fúngicos”, disse.

A parte de Agropecuária da ExpoIjuí vai apresen-tar novidades, conforme

garantiu em entrevista a Rádio Repórter o coordenador Valdir Zardin, presidente do Sindicato Rural Patronal. Ele disse que especialmente a parte de infra-estrutura está em fase final. Des-tacou que uma das novidades, perto do Pavilhão de Remates, vai ser o espaço amplo para o Programa Mais Alimentos. Neste pavilhão, diversas empresas irão expor, como a Hortisul, que vai apresentar em três estufas a Hidroponia, o apro-veitamento da água da chuva. Neste espaço, segundo Zardin vai ocorrer exposição de em-presas conveniadas com o Mais Alimento. “O importante é que as agências bancárias terão es-

Exposição Agropecuária da ExpoIjuí está com programação definidaA informação é do presidente do Sindicato Rural Patronal de Ijuí, Valdir Zardin durante entrevista concedida ao programa Fatorama

paços para colher propostas de financiamento de equipamentos do setor agropecuário”, disse, acrescentando que vão existir linhas de crédito do Banco do Brasil, Banrisul e Sicredi na mesma proporção da Expointer de Esteio. Zardin disse que as taxas de juros e condições serão as mesmas do evento de Esteio.

Valdir Zardin disse que no dia 8 de outubro, um dia antes do início da feira, em função da reserva do Canal Rural, vai ser desenvolvido o 8º Leilão Parcei-ros pela Paixão, da Associação de Criadores de Cavalo Crioulo,

com transmissão para todo o Brasil. “Uma situação que vai ser alterada neste ano, é que cada vez que alguém fizer uma oferta o nome de Ijuí vai ser citado”, disse o dirigente rural.

Sobre a participação de suí-nos na exposição rural, Valdir Zardin disse que existiria um prejuízo grande se ocorresse foco da gripe suína. Ele desta-cou que existe um aconselha-mento da Secretaria da Agricul-tura para que se tivesse cautela. Ele confirmou que 15 dias antes do início da feira, existirá uma posição oficial.

Feira Agropecuária vai ser um dos destaques da ExpoIjuí deste ano

A ECONOMIA MUNDIAL QUE EMERGE DA CRISEAs últimas informações divulgadas, referentes ao desempenho da

economia mundial demonstram que, na maioria dos países, a crise chegou ao fundo do poço. Boa parte dos países desenvolvidos ainda apresenta redução do PIB, mas com quedas menores as observadas em 2008. Al-guns países apresentam crescimento em índices pouco acima de zero e outros com retomada mais significativa, com perspectivas de alcançar o ritmo anterior à crise. Como resultado desta diversidade de situações, deve ocorrer mudança no ranking das maiores economias. Os EUA con-tinuam sendo a primeira economia e o Japão a segunda. A China assume o terceiro posto, acima da Alemanha, que agora é a quarta economia. O Brasil passa a ser a oitava economia, desbancando a Espanha e a Rússia.

PIB BRASILEIROHavia expectativa em relação ao desempenho da economia brasileira

no segundo trimestre de 2009. Comentamos, em várias de nossas colu-nas, que vários indicadores apontavam para o crescimento do PIB. O país vinha de recessão técnica (dois trimestres seguidos com queda absoluta do PIB), refletindo os efeitos da crise mundial. Os dados divulgados pelo IBGE, nesta semana, apresentam crescimento de 1,9 %, contra as reduções de 3,8 % no último trimestre de 2008 e de 1 % no primeiro de 2009. O crescimento verificado neste último levanta-mento não recupera os níveis de atividade econômica anterior à crise, mas aponta a perspectiva de que a economia apresente um pequeno crescimento no final do ano. Para tanto, o PIB precisará continuar cres-cendo no segundo semestre. O conjunto de indicadores de emprego, investimentos e renda apontam nesta direção, o que permite otimismo para a economia em 2010.

CRESCIMENTO DO EMPREGOO Ministério do Trabalho divulgou os dados do emprego formal (com

carteira assinada) no país durante o mês de agosto, registrando a maior alta desde que este levantamento é realizado em 1992. Os dados sur-preenderam até os mais otimistas. Foram 242.126 empregos novos, em relação a julho. No mês de julho foram 138.402. O desempenho de agosto aproxima o nível de emprego ao registrado em setembro de 2008 (antes da eclosão da crise). É bom relembrar que em dezembro de 2008, os empregos formais sofreram uma queda de 654.946 postos. Os serviços foram responsáveis pelo maior número de empregos gerados, seguidos pela indústria de transformação e o comércio. Estes dados reforçam a perspectiva otimista em relação ao crescimento da economia brasileira no segundo semestre de 2009.

E OS BURACOS CONTINUAMLamentavelmente, os buracos nas ruas da cidade permanecem e

parece que aumentaram em função das chuvas.

PENSANDOO governo federal anunciou a criação de mais uma Universidade Fede-

ral para o Rio Grande do Sul. O modelo será multicampi, com presença em mais de uma cidade. Uma das cidades contempladas é Erechim que vem apresentando ritmos significativos de crescimento econômico. No levantamento do Ministério do Trabalho foi o município que apresen-tou o maior crescimento do emprego formal em agosto, com 3.518 novos postos, bem acima do se-gundo colocado (Novo Hamburgo), com 711 novos empregos.

Soja ......... R$ 41,00Trigo ....... R$ 22,00Milho ...... R$ 16,00

Valores cotados pela Cotrijui no dia 18 de setembro

INDICADORES RURAIS

por Sandro Silvello

Page 8: Rerproter 152

8 O REPÓRTER POLÍTICA SÁBADO, 19 de setembro de 2009

Bohn Gass:orçamento de Yeda só é realna propaganda

Para o líder da bancada do PT na Assembleia Le-gislativa, deputado Elvino Bohn Gass, o governo Yeda está, mais uma vez, tentando utilizar o projeto de Orça-mento do Estado para propa-gandear o equilíbrio fiscal quando, na verdade, é uma peça que repete as mesmas insuficiências das anteriores. "Não há nada de novo no Orçamento para 2010. Só na educação, faltará R$ 1,4 bilhão. A prática demonstra que os três pilares utiliza-dos pelo governo estadual para embasar a propaganda do orçamento - déficit zero, orçamento realista e aumen-to dos investimentos - não se sustentam. Em 2008, Yeda alardeou que o Orçamento para este ano seria realista, mas até julho ela não havia executado nem 20%. Agora, em 2010, vem com a mesma conversa fiada".

Bohn Gass afirma, ainda, que o próprio governo Yeda retirou qualquer credibili-dade sobre os seus projetos de orçamento porque em 2008 executou apenas 52% do previsto e, em 2007, somente 49%. “O que Yeda chama de realismo, eu chamo de destruição, sucateamento, sonegação”. O projeto repete a mentira do déficit zero que ela só alcança porque o go verno ignora a Constituição e não aplica os 35% da Receita Líquida de Impostos e Trans-ferências em educação e dos 12% em saúde.

A bancada petista, seg-undo Bohn Gass, já prepara emendas ao orçamento para garantir os mínimos constitu-cionais nessas duas áreas e, ainda, recursos para as áreas sociais e para a cultura, que também se encontram aban-donadas pelo governo Yeda. Conforme o deputado, os anos passam e o tão sonhado "orçamento realista", não se concretiza. "Onde está o realismo orçamentário?", indagou Bohn Gass. Por fim, acrescentou que, apesar da propaganda governamental, dados da mensagem enviada à Assembléia dão conta de que a governadora Yeda é a que menos investiu, tanto comparando com a receita corrente líquida quanto com o Produto Interno Bruto (PIB).

CSS esbarra na desinformação dos parlamentares

Audiência Pública debateu pré-sal na terça-feira

O secretário de Governo, Darci Pretto da Silva co-mentou as informações

publicadas no jornal virtual Ijuhy.com, de que ele estaria por sair do cargo. Ele disse que em nenhum momento reconhece as possíveis dis-

Um dos temas mais con-troversos nesta semana no Parlamento é a possível cri-ação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), incluída no texto da regulamentação da Emenda Constitucional 29, considerada a solução para os problemas de financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS. A matéria já foi votada pelo plenário da Câmara, res-tando apenas um Destaque Supressivo, apresentado pelos partidos de oposição, que pretendem retirar do texto a CSS. No entender do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a re-sistência à nova contribuição é provocada pela desinfor-mação.

Liderados pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS),

presidente da Frente Parla-mentar da Saúde, e por Fran-cisco Batista Junior, presi-dente do Conselho Nacional de Saúde, um grupo de 50 conselheiros fez uma verda-deira peregrinação pelas lid-eranças partidárias da Casa, justamente para tentar reduzir a desinformação que cerca o tema. Segundo Perondi, o importante é que a regulam-entação seja votada, mesmo que a CSS seja derrubada. “O que não pode é persistir esse impasse. É importante que a oposição deixe a matéria ser votada e não promova a obstrução”, disse.

Grande parte da opinião pública, por conta dessa de-sinformação, compara a CSS com a extinta CPMF, que tinha

alíquota de 0,38% e cujos re-cursos eram divididos entre saúde, previdência e Fundo da Pobreza. A CPMF não sig-nificava nenhum recurso extra para a saúde. Era apenas uma substituição de fonte. A CSS, por sua vez, terá alíquota bem menor, de 0,1%, e só será paga por quem recebe mais que R$ 3,2 mil mensais, ou seja, cinco milhões de brasileiros. Perondi ressalta que todo o dinheiro arrecadado será para a saúde. “Desta vez isso ficou bem escrito no texto e a população brasileira precisa saber”,observou.

A única semelhança da CSS com a CPMF é a forma de cobrança, que será feita através das movimentações financeiras. Perondi acredita

que a população brasileira, ao tomar mais conhecimento dos mecanismos de cobrança da nova contribuição e da situação de penúria da saúde, não vai se opor à CSS. “Só o especulador do mercado financeiro, o sonegador, o trafi-cante, o político ou empresário que usa caixa dois é que não querem a nova contribuição, pois o Governo passa a ter um mecanismo nas mãos para chegar até eles”.

A mobilização promovida pelo CNS em favor da regu-lamentação da EC 29 vai prosseguir até a próxima semana, quando deverão estar reunidos, em Brasília, mais de mil conselheiros, participantes da Caravana em Defesa do SUS.

Na noite de terça-feira , foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores, onde se reuniram representantes do Poder Judiciário, Poder Executivo, Poder Legislativo, OAB, Sindicatos, movimentos estudantis e demais entidades do município de Ijuí.

Na audiência pública foi de-batida a proposta de modifi-cação da legislação brasileira no que se refere à exploração de petróleo, a proposta de

alteração da Lei n° 9.478, de 1997, conhecida como Lei do Petróleo. Esta lei marcou fim do monopólio estatal sobre o petróleo do país. Até então, este monopólio era praticado pela Petrobras, conforme autorizava a Lei nº 2004, de 1953. Desta forma, foi concedida às demais empresas da área petrolífera - nacionais e estrangeiras - a possibilidade de atuar em todos os elos da cadeia do petróleo, conforme explica a cartilha

elaborada pela AJURIS sobre o pré-sal.

Também foi formado um comitê para ampliar o debate sobre o tema pré-sal e enca minhar propostas de alteração da lei, para que os recursos oriundos desta riqueza natural fiquem na sociedade brasileira, pois se o petróleo é brasileiro, toda a sociedade deve ser be neficiada.Ficou definido pelo comitê formado por represen-tantes de entidades ijuienses,

entre elas, o Poder Legislativo, OAB, Poder Judiciário, Poder E-xecutivo, DCE da Unijuí, Grêmio Estudantil do Ceap, Sindica-tos, CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, e PT – Partido dos Trabalhadores que no dia 23 de setembro, às 18h, no Ceap, será realizada uma reu-nião de trabalho para ampliar o debate sobre o pré-sal em todos os municípios e no estado.

Pretto: “não reconheço discordâncias no meu trabalho no executivo”O secretário de Governo respondeu as informações publicadas no jornal virtual Ijuhy, dizendo que se a saída for alternativa, vai ser ele quem vai decidir

cordâncias que envolveriam o nome dele dentro do execu-tivo. Pretto observou que no momento em que não se sentir mais a vontade no cargo e den-tro da Administração, vai ser o primeiro a decidir pela saída, sempre com respeito, ob-servou, ao prefeito Fioravante Ballin. O secretário ressalta que as críticas feitas com ele, não “fazem cócega na sola de seu pé”. Pretto disse que al-guns querem manchar a honra e a imagem de pessoas de bem. Ele informou que foi um dos primeiros a defender dentro do PDT a coligação com o PT, mas hoje já possui restrições a esta

união. O secretário de Governo anunciou que pretende colocar o tema em pauta na próxima reunião da executiva do PDT. Ele disse , no entanto que “não vai tolerar novas críticas, que considerou infundadas”. Sobre a possibilidade de assumir uma cadeira na Câmara de Ver-eadores, já que é o 1º suplente da coligação Frente Popular Trabalhista , Darci Pretto disse que isso é uma decisão política que precisa ser tomada em mo-mento adequado. Ele revelou que gostaria de ter ficado já no primeiro momento na câmara, substituindo o titular de uma das vagas, Claudiomiro Pezzet-

ta, atual secretário da Saúde. No entanto, reiterou que por pressões petistas aceitou a secretaria de governo.

PT divulga nota oficial sobre manifestação de secretário Darci PrettoO Partido dos Trabalhadores

de Ijuí, tendo em vista os últi-mos comentários vinculados na imprensa local,divulgou nota manifestando o seguinte: O PT considera largamente positiva a relação e convivência entre os partidos que compõe a Frente Popular Trabalhista no gov-

erno municipal. Os partidos têm enfrentado conjuntamente de forma solidária todos os desafios colocados, no sentido de consolidar políticas públicas para melhorar cada vez mais a vida da nossa gente”, consta no documento.

A nota acrescenta que “O Gov-

erno de Participação a-presenta um saldo amplamente positivo perante a sociedade, promov-endo ações que impulsionam o desenvolvimento econômico, social e cultural do município.” Os petistas dizem que opiniões pessoais e particulares não ex-pressam o entendimento coleti-

vamente construído pelo Partido dos Trabalhadores.

Por fim, a nota afirma que “ O PT reafirma seu compromisso e comprometimento com o Plano de Governo, com a administração do prefeito Ballin e vice Ubirajara, com a coligação formada e com a sociedade ijuiense.”

Darci Pretto

por Sandro Silvello

Page 9: Rerproter 152

SOLIDARIEDADE O REPÓRTER 9SÁBADO, 19 de setembro de 2009

FATORAMAHélio Lopes

[email protected]

Sem qualquer contato com a imprensa no momento em que desceu do avião no aeroporto municipal de Ijuí, a governadora Yeda Crusius preferiu embarcar rapidamente em um veículo oficial e seguir com os demais integrantes da comitiva para o local de inauguração do Samu 192, junto do estacionamento do Hospital de Caridade. A blingadem da chefe do governo continuou também junto ao HCI durante boa parte da solenida-de. A proteção exagerada certamente foi para evitar qualquer manifestação de protesto em alguns locais, o que ocorreu de forma tímida.

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, Pedro West-phalen , a governadora tem mostrado muita coragem, organizando o Estado e tornando-o capaz de servir o cidadão. Aproveitou para criticar o segmento oposicionista que age com irracionalidade ao não enxergar nenhuma das ações, desse governo, que é sério e contra quem, disparam todo o desprezo, tendo enlameá-lo com injustiça. O deputado lembrou a invasão da assembleia recente-mente por um grupo de baderneiros, que pretende ser governo, mas não conseguirá esse intento, porque o povo gaúcho é ordeiro e não deixará que chegue ao poder.

A governadora Yeda, em seu pronunciamento, falou da serie-dade com que trata o dinheiro público e que a partir de agora sua agenda estará voltada para as cidades, para a entrega de um pouco das muitas obras realizadas na sua administração, que não chegam ao conhecimento das pessoas, por conta de uma comunicação existente no Estado que procura confundir a opinião pública.

O programa Fatorama foi palco no meio da semana de um desentendimento político que escancara uma falta de harmonia entre os integrantes de dois partidos que administram Ijuí, ou seja, PDT e PT. O programa registrou na quarta-feira a matéria veiculada pelo jornal virtual Ijuhy.Com, seguido de declarações posteriores do professor Hilário Barbian, des-tacando a eminente queda do secretário Darci Preto da Silva. No outro dia, Darci compareceu ao Fatorama e fez sérias acusações ao mentor da notícia. Enfim, o secretário apontou algumas discordâncias com atos praticados por pastas municipais comandadas pelo PT e também por interferências desautorizadas. “Aqui na prefeitura é cada um na sua”, afirmou Darci Pretto da Silva, deixando transparecer ao bom entendedor que as relações não estão boas entre as duas legendas.

No futebol, vamos dar força ao representante de Ijuí na 3ª fase do Estadual de Juvenis. Hoje, às 15 horas, na Baixada, o GBM/Ouro Verde estreia na chave 17, recebendo Santo Ângelo.

Fatorama Saúde – Hoje às 10 horas, partici-pação do médico Aníbal Nogueira, abordando a área de geriatria preventiva e clínica.

Tomar a gotinhaé importante

Hoje é o dia nacional da vacinação contra a Po-

liomelite e o Rotary tem lutado contra esse vírus há décadas. Para esclarecer aos pais de crianças de zero a cinco anos, o vírus da pólio voltou a se alastrar em países africanos onde já havia sido controlado, de 1º de janeiro a 1º de julho de 2009, foram registrados 600 casos de poliomelite (pa-ralisia infantil) em todo o mundo, contra 714 no mesmo período de 2008. Em tempos de globali-zação, com pessoas deslocando-se de um ponto ao outro do planeta em poucas horas, é fácil que um vírus se espalhe. A gripe H1N1 (gripe suína) que avançou pelo mundo em poucas semanas é um exemplo disso. Sendo assim, no caso de doenças provocadas por vírus, a única defesa é a vacina. Por isso, o Rotary ostenta esta bandeira com muita responsabilidade e os rotarianos con-tribuem para esta campanha, ganhando adeptos no mundo todo. Um exemplo é Bill Gates, outro é Boris Casoy, Bernardinho do Vôlei. Portanto, vai um apelo dos três Rotary Clubs de Ijuí, cujos pre-sidentes: Rogério Keller, do Ijuí, Neilson Romcy, do Colmeia e Mercedes Luchese, do Nova Geração estão comprometidos com a campanha, pois é uma premência no âmbito da saúde infantil. O RC Nova Geração tem como bandeira principal o auxílio à infância e estará na praça amanhã para ajudar na vacinação. Já o governador do Distrito 4660 está divulgando a campanha nos 51 clubes do distrito.

Na última terça-feira, o Grêmio Estudantil Monteiro Lobato (GE-

MLI) e a Associação de Pais, Professores e Funcionários (APPA) do Colégio Evangéli-co Augusto Pestana (Ceap) promoveram um show com o cantor e compositor Nenito Sarturi. O ingresso era 1Kg de alimento não-perecível que foram em benefício ao Comitê pela Vida, que irá repassar os alimentos a Sabeve.

O Comitê pela Vida surgiu em 1993, com isso são 16 anos de trabalho. A ideia de fundar a instituição surgiu após a realização de uma “Cruzada Nacional em Defesa da Vida” idealizada pelo sociólogo Be-tinho que denunciou o pro-

Comitê pela Vida: um olhar solidárioO Comitê pela Vida é constituído pela comunidade escolar do Colégio Evangélico Augusto Pestana. Entre os seus princípios está desenvolver ações com as crianças atendidas do Instituto Lar Bom Abrigo, o Lar das Meninas

blema da fome apresentando dados concretos. A partir da “Cruzada Nacional” surgiram diversos Comitês.

A coordenadora do Comitê pela Vida, Mônica Brandt ex-plica que a partir desses dados a escola começou a pensar sobre o seu papel, assim foi desenvolvido uma manhã de informações com o 1º ano do Ensino Médio, após as infor-mações foram disseminadas para as demais turmas no que resultou na criação do Comitê pela Vida.

Os objetivos A organização possui objeti-

vos de duas ordens. O primeiro deles é educacional que está relacionado a realidade social não só mundial mas, estimu-lando aos alunos olharem a sua volta. “A pobreza não está só na África ou no Nordeste, mas também ao nosso lado. Que-remos sensibilizar os alunos de uma situação que acontece nos bairros, nas escolas que atendem alunos especiais ou em instituições que já pos-suem ações desencadeadas", ressalta a professora Mônica. O segundo objetivo é que se tenha um olhar solidário em situações de vulnerabilidade social, mas não no sentido assistencialista.

O Comitê pela Vida é com-

posto por um grupo voluntá-rio e por toda a comunidade escola. O aluno desde que é matriculado na escola integra o Comitê e realiza as atividades de interação conforme a sua disponibilidade e vontade. Para que pudesse dar sentido as ações desempenhadas pelo Comitê foi necessário eleger as instituições que seriam bene-ficiadas com o trabalho. A or-ganização optou pelo Instituto Bom Abrigo onde contribuem com a auto-estima das crianças e internos proporcionando mo-mentos de integração. Desde a sua fundação trás consigo a frase congregacional “eu vim para que todos tenham vida em abundância”.

O que é realizado hojeNos últimos anos, o Comitê

pela Vida tem conversado com a diretora do Lar Bom Abrigo para saber as necessidades da instituição. No ano passado foi reformada a quadra de esportes e realizadas outras atividades. Em 2009, a proposta é o Pro-jeto “Instrumentar para Vida”. A coordenadora explica que para viabilizar este projeto foi realizado um chamamento das mães de alunos. As que com-pareceram a uma foi realizada uma reunião que resultou na realização de oficinas as terças-feiras de artes plásticas com

a professora Marlize da Costa e colaboração Geni Machado; e oficina de culinária com as mães de alunos Nádia Pereira, Elizangela Trentini e Luciana Michel. Além, da oficina de vio-lão e informática ministradas no laboratório do Ceap.

Outra atividade desenvolvi-da pelo Comitê pela Vida são palestras. Há duas semanas a nutricionista Eneida Cardoso ministrou uma palestra para as meninas do Lar Bom Abrigo. A próxima palestra agendada é com a enfermeira Marines Borges sobre higiene, cuida-dos especiais e valorização de mulheres.

As crianças de 3 a 10 anos do Lar Bom Abrigo residem

em uma chácara, o Comitê esteve visitando e realizou uma tarde de integração com as mesmas. No entanto, o pro-jeto prevê que seja realizada uma visita mensal com o de-senvolvimento de atividades especiais voltada para a faixa etária.

No dia 24 de outubro será realizado uma tarde de inte-gração no Bairro Storck. A coordenadora do Comitê pela Vida frisa que os objetivos pro-postos estão sendo cumpridos prova disso é a campanha do agasalho desenvolvida pelo “Terceirão” junto com a APPA na qual foram arrecadas mil peças que foram destinadas à 13 instituições.

Coordenadora do Comitê pela Vida, Mônica Brandt

por Estefania Vieira Linhares

Page 10: Rerproter 152

10 O REPÓRTER HISTÓRIA SÁBADO, 19 de setembro de 2009

ADEMAR CAMPOS BINDÉ

Resgatando as brincadeiras de outrora – 1Numa promoção do Museu Antropológico Diretor Pestana e do Curso de História da Unijuí está em desenvolvimento o projeto “Raízes Gaúchas”, que tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a constituição da identidade cultural gaúcha nos diferentes tempos e espaços. Dentro dessa programação destaca-se a exposição itinerante denominada “Tempos de Guri”, que faz um resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais dos gaúchos. Aproveitamos esta oportuna iniciativa para recordar, em dois capítulos, muitas brincadeiras que, certamente, fizeram parte dos tempos de infância de muita gente, algumas ainda muito vivas na lembrança e outras esquecidas ou que sofreram modificações de geração em geração

O tema central dessa promoção não apenas se constitui numa oportunidade de reflexão, mas, muito provavelmente, vai despertar em

muita gente boas e saudosas recordaçõrs de seus tempos de infância. A exposição itinerante “Tempos de Guri”, que está percorrendo seis escolas da rede municipal e outras seis da rede estadual de ensino até o próximo dia 26 de setembro, faz um resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais de outrora, muitos ainda preservando suas estruturas iniciais e outros sofrendo ou incorporando modificações com o decorrer dos anos.

Para reavivar a memória daqueles que hoje se incorporam entre os das gerações passadas ou para que as crianças e jovens dos nossos dias possam conhecer ou até mesmo procurar colocar em prática o que seus pais e avós tinham como suas principais fontes de entretenimento, vamos reproduzir, a seguir, nesta e na próxima edição, como eram alguns desses jogos e brincadeiras:

Bola de meia – Jogar bola é, há milhares de anos, o brinquedo mais popular do mundo. Porém, anti-gamente, quando os guris ainda não pensavam em ficar ricos e famosos jogando futebol, as que mais se usavam eram as bolas de meia, que eram feitas de crinas de animais, fibras de bambu ou simples-mente de pano. Eram utilizadas, principalmente, para a garotada jogar futebol. Outros esportes eram pouco conhecidos. Depois começaram a aparecer as bolas de borracha e as bolas de couro até chegar aos materiais sintéticos dos nossos dias.

Bolitas – As bolinhas de gude, de inhaque, unhas ou bolitas são comuns no Brasil. O jogo de bolitas também já era comum na Roma antiga. Com o passar dos séculos, as bolinhas ganharam novos materiais: argila, aço, pedras com ônix, jaspe e ágata, plastico e vidro. No Rio Grande do Sul, surgem geralmente depois das chuvas, quando os campinhos estão molhados. As modalidades de jogo mais praticadas sâo: o boco ou imba, o triângulo, a circunferência, etc. As partidas podem ser simples ou em torneios.

Pandorgas – Pandorga é o nome genérico que as cri-

anças gaúchas dão a estes elementos, embora cada feitio tenha uma denominação diferente. No Rio Grande do Sul esse nome genérico se dá a este brinquedo que consiste numa armação de varetas de taquara cobertas de papel. A pandorga, presa a um cordão se eleva ao alto por força do vento e é equilibrada por um rabo, simples ou duplo, feito de tiras de pano e preso na parte inferior. A prática do divertimento é chamada de “soltar pandorga”. Muitos não dispensam o “roncador”, que são franjas de papel coladas em barbantes, por fora do corpo da pandorga e que, realmente, roncam ao passar do vento.

Bilboquê – Esse brinquedo surgiu na França no século 16. O objetivo do bilboquê é simples: encaixar a bolinha no cabo. É um brinquedo antigo, que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, a bola deve ser encaixada.

Carrinhos de lomba – É um brinquedo muito interes-sante e que pode servir, especialmente, para os guris como um aprendizado dos futuros motoristas de carros. Normalmente é feito com um pedaço de tábua, onde são pregados dois eixos (dianteiro e traseiro) e neles colocadas as rodas. Estas podem ser de madeira ou de rolamentos. Os carrinhos com rodas de madeira são menos velozes, mas os de rolamentos (embutidos ou não) permitem desenvolver grande velocidade, exigindo muita perícia dos condutores para evitar acidentes. Uma pista com descida é a preferencial para andar com um carrinho de lomba.

Atiradeira – Pequena arma para caçar passarinhos, no Rio Grande do Sul é conhecida como funda, bodoque ou estilingue. Trata-se de uma forquilha de madeira ou

outro material, munida de duas tiras de borracha com a largura de um centímetro ou mais, propor-cional ao tamanho da forquilha. Nas duas pontas dos galhos desta, atam-se duas das pontas das bor-rachas, cujo comprimento também é proporcional. As outras duas, num pedaço retangular de couro (o mais usado), que serve de apoio às pedras que serão projetadas. Usada, também, esportivamente, para o tiro ao alvo.

Tropa de osso – O menino gaúcho, criado nas áreas rurais, desde que adquire pereepção do seu mundo exterior, procura imitar os adultos nas suas tarefas, principalmente às ligadas à pecuária. Põe-se a trabalhar a imaginação, criatividade e fantasia. Assume a personalidade de um estancieiro, sempre “abastado”. Com varetas de taquara, madeira ou galhos, pedras e outros materiais encontrados pelo terreiro, constrói em sua “fazenda” as “ben-feitorias” correspondentes: invernadas, potreiros, piquete, mangueira, bretes, banheiros de gado, etc. Junta ossos de ovelhas, bois, cavalos e acrescenta sabugos de milho, sementes de alguns vegetais, guampas e todo o material achado. Assim, torna-se proprietário de grande número de bois, touros, vacas, terneiros, cavalos, petiços, ovelhas, capões, carneiros, cordeiros. Têm carretas, carroças, char-retes ou “aranhas”. Com os outros guris, vende ou compra tropas, para rodeio, banha o gado, vacina, descorna. Executa grandes marcações e castrações. Doma seus cavalos, esquila (tosquia) suas oelhas, carreteia e tropeia. Nada escapa à sua fantasia e, desta maneira, se prepara para assumir o seu lugar de adulto na futura vida campesina.

Modelos de pandorga e pipa

Alguns brinquedos ainda não desapareceram

Restos de ossos despertavam a criatividade da gurizada

Fotos: Acervo MADP

Page 11: Rerproter 152

CMYK

A Padaria Mais sabor veio trazer MAIS para você

Inaugurou no dia 9 de setembro a Padaria Mais Sabor que chegou para proporcionar MAIS sabor e qualidade para você. As proprie-tárias Cris e Iane inauguraram a

Há 14 anos, na cidade de Panambi, surgia o Salão de Beleza Salles Coiffeur, tendo como proprietário Orpidio Salles. Seguindo os passos do pai, Jonas Salles abriu as portas em Ijuí, no dia 24 de setembro de 2008. Para Jonas, o Salles Coiffeur, desde a sua inauguração, vem lhe dando boas expectativas, pois há

Salles Coiffeur comemora um ano de sucesso em Ijuí

um movimento muito bom, considera, o que o deixa muito feliz.

A Salles Coiffeur trabalha exclusivamen-te com a linha profissional da L’oréal Paris e para tratamento capilar oferece corte, escova, chapa, hidratação, cauterização, escova “inteligente” (sem formol), tintura, tonalizante, mechas, luzes e penteados.

Oferece também maquiagem, manicure, pedicure, limpeza de pele e depilação.

Para o mês de aniversário está com duas superpromoções. A cada R$10,00 você ganha um cupom para concorrer a uma televisão 42 polegadas, o sorteio será em dezembro de 2009. E também na realização de químicas de tintura, me-

chas, luzes e tonalizantes, de segunda a sexta, ganha uma hidratação da L’oréal Paris ou Alfa-Parf.

O Salles Coiffeur de Ijuí se localiza na Rua Ernesto Alves, 331, Centro, telefone 3333-1555. Salles Coiffeur, de Panambi, localiza-se na Rua Andrade Neves, 355, Centro, telefone 3375-4479.

padaria com um excelente coquetel, deixando o público que compare-ceu a padaria com água na boca e desejando retornar o mais breve possível. A padaria está também

com uma promoção de inauguração nas deliciosas tortas ‘Festinha’ e ‘Maomé’ que custam R$12,90 o kg e em alguns tipos de salgados que estão a R$12,50 o kg. A Padaria Mais

Sabor espera por sua visita para conferir a melhor qualidade em do-ces e salgados. Rua Venâncio Aires, 89, 3332.2991, pertinho da Estação Rodoviária.

Page 12: Rerproter 152

CMYK

12 O REPÓRTER SÁBADO, 19 de setembro de 2009SOCIAL

PorFranciéle Picinin BorgesFranciéle Picinin BorgesFranciéle Picinin BorgesFranciéle Picinin BorgesFranciéle Picinin BorgesContato: [email protected]: 3332-2000

Frejat anima festa na Estação da Mata

Frejat é considerado um dos maiores autores e compositores da música brasileira

Frejat com Clóvis Sperotto, no Versatto Giovana, Bruna, Bruninha, Mariana, Vitória e Luísa

Priscila, Loni, Michele e Íria

Na noite de quarta-feira, umdos maiores shows dos últimostempos, animou a galera de Ijuíe região na Estação da Mata.Frejat veio à Ijuí, divulgar o dis-co “Intimidade entre Estranhos”,que dá continuidade à carreiraindividual, trazendo o primei-ro grupo de novas composiçõesgravadas desde 2003. Pro dianascer feliz, Bete Balanço, PorVocê, Todo Amor que HouverNessa Vida, Porque a gente éassim, Malandragem, O poetaestá vivo e Amor pra recomeçarsão alguns dos seus sucessos.

Vitor Rolim e Ângela

Promoção Estação da MataPromoção Estação da MataPromoção Estação da MataPromoção Estação da MataPromoção Estação da Mata

A Estação da Mata lançou uma campanha cultural,que uniu prazer, cultura e diversão. Para os partici-pantes, bastava responder "Como você quer viveressas emoções na Estação da Mata?" A melhor res-posta, agora é o "Compromisso Estação da Mata".

"No mundo dos sentidos, o misto de emoções re-sulta no bem viver: quero diversão, prazer e cul-tura de um jeito surpreendente pra fazer valer apena", de Nadieli Oichenaz, foi a frase vencedora.

Na foto, Nadieli, recebendo o prêmio de Jerry, umdos proprietários da Estação da Mata, e da Sandra,da loja Incógnita, a qual foi a patrocinadora do con-curso.

Uma história de amorUma história de amorUma história de amorUma história de amorUma história de amorExistem tesouros que não bastam serem apenas encontra-

dos. Precisam ser protegido e lapidados. Há 60 anos juntos,buscamos fortalecer o amor que nos faz unir e acreditar.

Com essa mensagem, o casal MADALENA & ALBERTO HECK,juntamente com seus familiares e amigos, comemoram a dataespecial hoje, com bênção religiosa, às 10h30 na Capela NossaSenhora dos Navegantes na Vila Chorão.

Após a cerimônia, os convidados serão recepcionados no Sa-lão da Igreja Senhora dos Navegantes.

Ao casal, o desejo de muitas bênçãos, amor, saúde e paz.

Page 13: Rerproter 152

CMYK

O REPÓRTER 13SÁBADO, 19 de setembro de 2009 SOCIAL

Grupo Maturidade AtivaGrupo Maturidade AtivaGrupo Maturidade AtivaGrupo Maturidade AtivaGrupo Maturidade Ativa

De 31 de agosto até 04 de setembro, o Grupo Maturida-de Ativa, fez um tur pela Serra Gaúcha, com os quatro clu-bes da região Missões. Ônibus lotado com associados dosclubes de Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta. Foramquatro dias de integração e descontração. Muita farra, mú-sica, dança e degustação de espumante e vinho e é claro,muita diversão. Outra atração que abrilhantou este roteirofoi a hospedagem no Hotel SESC Gramado, com direito aaulas de hidro, recreativa e bingo.

Agenda SocialPrimeiro Baile da Moto - Dia

03 de outubro no CTG ClubeFarroupilha, com animação daEstrela Azul. Uma promoçãobeneficente realizada pelaApae , CTG Clube Farroupilha ea Banda Estrela Azul. Demons-tre sua solidariedade e pelo seugesto de carinho concorra aUMA MOTO CG Titan (2007/08com 7.800km). Sorteio na noi-te do baile. Ingressos antecipa-dos em Ijuí na Apae, redeBiofarma, Farma G, Rei das Fru-tas, Supermercado Modelo,Sônia Cabelereira, Mercado doDarci e na secretaria do CTGClube Farroupilha. No Chorãoem Oster Pneus. Em Ajuricabacom Marlon Motos e Saga VideoLocadora. Em Bozano junto aVita Farma, em Augusto Pesta-na na Farmácia Kadeado, emEugênio de Castro, junto aoRecanto Pizzaria e ainda emJóia na Padaria Kipão.

Chá da Primavera- Traga suabeleza, sua luz e marque pre-sença no Chá da Primavera,organizado pelo Clube de MãesRaio de Sol da Apae, no dia 26,a partir das 15h nas dependên-cias da escola. Durante a pro-gramação haverá sorteio de ri-fas e brindes.

Chá das Senhoras- aconte-ce hoje, dia 19, às 15h no Par-que de Exposições WanderleyBurmann, delicioso chá, naCasa Holandesa. Levar prato dedoce ou salgado. Levar caixasde leite, para doação à Apae.

Baile do Chopp - O Clube Ijuírealiza dia 03 de outubro, a 4ªedição do Baile do Chopp paracasais. Na ocasião seráofertado o copo e um chopp átodos os participantes. A mú-sica que abrilhantará o even-to, será Os Futuristas. Traje-passeio. Início às 22h. Mesasno clube, ou pelo telefone3332-1348, pela parte da tarde.

Cededicai

O Cededicai, atravésdo Projeto Ecos da Vidaapoiado pelo Institutoda Mama do RS - Imamaconvida as mães, avós,filhas (todas as mulhe-res da família), para par-ticiparem da palestrasobre a saúde da Mama(Câncer de Mama) coma Médica MastologistaDra. Maria CristinaBiesdorf Pretto, queserá realizado no dia 21de setembro de 2009, as14h00min, no auditóriodo Hospital de Caridadede Ijuí- HCI.

Semana Farroupilha em IjuíSemana Farroupilha em IjuíSemana Farroupilha em IjuíSemana Farroupilha em IjuíSemana Farroupilha em Ijuí

Patrões do Laureano de Medeiros João Joceli e Nadir da Silva

Patrões do Piazitto Carreteiro, Sílvia e Darci Steffler

Patrões do Chaleira Preta Orione e Vera, com os filhos Alexan-dre e Débora

Anadir Pizetta e Agenor Machado, no Cabo Toco

Sandra, Marcos e Samuel Kinalski, no Chão Batido

Noite Brasileira

O Lions Clube de Ijuí,promove mais um ba-dalado evento, no dia26, em sua sede. In-gressos a R$ 15,00.Cardápio: feijoadaacompanhada de ar-roz branco, farofa, cou-ve refogada, quibebe,laranja, mandioca frita,leitão assado, pão eabacaxi. Como sobre-mesa: doce de abóbo-ra em calda, frutas emcalda e gelatina. Entra-da será caipirinha, lin-güiça frita e torresmo.

Page 14: Rerproter 152

CMYK

SÁBADO, 19 de setembro de 200914 O REPÓRTER CULTURA

Grupo Leto é destaque em FestivalInternacional de Dança

Grupo de Danças Staburags

O CTG Farroupi-lha foi a primeira entidade d e I j u í t e n d o como pa-trão Lau-reano de Medeiros.

O Grupo de Folc lore Chaleira Preta foi fun-dado por um grupo de

amigos que se reuniam para trocar ideias sempre acom-panhados por um bom chima-rrão. O terreno de ins-talação do Grupo de Folclore ganhou a doação para o terreno da prefeitura.

A entidade filiou-se no Movi-mento Tradicionalista Gaú-cho (MTG) após em 1990 foi realizado o 35º Congresso

Grupo de Folclore ChaleiraPreta comemora jubileu de prataO Grupo de Folclore Chaleira Preta foi fundado em 3 de março 1984. Este ano comemora seus 25 anos

O Grupo de Danças Stabu-rags, do Centro Cultural Regional Leto de Ijuí, obteve o 1º lugar de destaque no Festival Internacional de Danças Folclóricas de Criciú-ma, que aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro. Com grupos folclóricos de todo o Brasil, o evento mostrou

Tradicionalista. Neste ano, o Chaleira Preta tinha como patrão Garibaldi Mangini

O atual patrão do Grupo de Folclore Chaleira Preta, Orione Valmor Nunes Rodrigues, re-lata que a participação da enti-dade nos primeiros festivais ocorreu em 2007 e que desde lá já conquistaram diversos prêmios. No ano de 2008, no Feicat Mirim, em Santa Maria, a invernada ficou em 5º lugar.

Atualmente, o Grupo de Folclore Chaleira Preta possui três invernadas: Chaleirinha, Mirim e Juvenil. O instrutor das invernadas é o Leonardo Veiga que realiza um trabalho competente com as invernadas artísticas. Ainda, possui como patrão Orione Valmor Nunes Rodrigues, 1º vice-patrão Jorge

Luiz Karlinski, 2º vice-patrão Germano Luiz Pizzutti, 1ª sota-capataz Marlene Rieck de Mattos, 2ª sota-capataz Neide de Lourdes Ritterbusch Kar-linski, e como patrão de honra Garibaldi Mangini.

Para marcar os 25 anos do Chaleira Preta foi realizada na segunda-feira e na terça-feira a 1ª Chaleirada da Cul-tura Gaúcha. O evento foi idealizado pela esposa do patrão do Grupo de Folclore, Vera Rodrigues. No primeiro dia foi realizado o concurso de gaita solista, com mais de 20 participantes, de Ijuí e região. Na terça-feira foi realizada o encontro de tro-vadores. O patrão destacou que o evento superou as expectativas.

No dia deste acampamento que o Grupo de Folclore Chaleira Preta foi filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho

uma excelente organização e uma belíssima diversidade cultural, e premiou o Grupo Staburags com troféu e R$ 1.000,00 (hum mil reais) em dinheiro. Com uma apresen-tação de bom nível, o Grupo Staburags encantou a todos que assistiram e participa-ram do evento.

CTG Farroupilha

Casagrande, Rolin, Mangini, Laureano de Medeiros (entre as bandeiras), Noronha e Melinho

por Estefania Vieira Linhares

Page 15: Rerproter 152

O REPÓRTER 15SÁBADO, 19 de setembro de 2009 REGIÃO

Nova Ramada

Prioridades do PPA são definidas

O vice-prefeito de Nova Ramada, Marcos Bandeira, revelou que a principal reivindicação dos mora-dores do município, apon-tada no Plano PluriAnual 2010-2013 diz respeito a infra-estrutura. Conforme o vice prefeito, existem várias comunidades que solicitaram asfaltamento e calçamento de várias ruas. O vice prefeito disse que em alguns locais do municí-pio não existe nem mesmo calçamento.

Bandeira acentua que o investimento na infraestru-tura do município, acres-centando que também deve ocorrer a compra de equi-pamentos para a Secretaria de Obras. O orçamento do município de Nova Ra-mada neste ano é de R$ 7,3 milhões, devendo ser para o próximo ano R$ 600 mil menor do que a atual peça orçamentária.

Catuípe

Barone defende mudança na forma de repasse de recursos do FPM

Cerca de 300 prefeitos participaram na quarta-feira, no auditório da

Amrigs, em Porto Alegre, do encontro “O Agravamento da Crise e as Conseqüências nos Municípios gaúchos”. Os depu-tados Edson Brum (Pmdb) e Jerônimo Goergen (PP) partici-param do início da reunião e confirmaram seu apoio para as reivindicações municipalistas.

O evento, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com o apoio da Famurs - Federação das Associações de Municí-pios do Rio Grande do Sul, foi

Famurs debate as consequências da redução do repasse do FPMO prefeito de Ijuí Fioravante Ballin participou de encontro da Famurs, onde segundo ele, se constatou que praticamente todos os municípios sofreram redução de recursos

preparatório para a mobiliza-ção que a CNM promove no próximo dia 23 de setembro em Brasília com os cerca de 5.500 Municípios do país.

O prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, disse que os Municípios continuam sofrendo os impac-tos da crise em razão da di-minuição das receitas e outras situações que oprimem, cada vez mais, as administrações municipais. Ballin disse que se debateu a mini Marcha à Brasília marcada para 23 de setembro (em Brasília) com os cerca de 5.500 municípios do país. Ele enfatiza que vários temas serão debatidos. Entre os assuntos que serão discu-tidos no encontro em Brasília, destacam-se pontos relaciona-dos à Educação – piso salarial e Fundeb -, a regulamentação da Emenda Constitucional 29 da Saúde e à análise do com-portamento das finanças mu-nicipais até agosto deste ano. O novo marco regulatório do pré-sal, o reparcelamento das dívidas previdenciárias e a tramitação das Pec dos Precatórios também serão

colocados em pauta.Ballin disse que o encontro

permitiu que se vislumbrasse que praticamente todos os mu-nicípios gaúchos já adotaram medidas drásticas para en-frentar a crise, como cortes de

cargos em comissão, redução de secretarias, e uma série de medidas administrativas para contenção dos gastos. Ele en-fatiza que a Famurs, durante o encontro, defendeu ainda a definição de regras mais claras

e restritivas sobre a concessão de benefícios fiscais da União que acabam por diminuir o repasse de recursos federais aos Municípios e destaca a ne-cessidade da descentralização de poder e recursos federais.

Prefeitos da Famurs estiveram reunidos quarta-feira quando avaliaram perdas sofridas em finanças

Barone diz que é necessário se mudar a forma de cálculo do repasse do FPM

O prefeito de Catuípe, Joel-son Barone defende uma mu-dança nos critérios de repasse de recursos do governo fede- ral, especialmente do Fundo de Participação dos Municípios. Barone disse que a prefeitura registrou uma queda de R$ 88 mil de redução no FPM , representando um percentual de aproximadamente 15%. O prefeito disse que a tendên-cia é de que a prefeitura de Catuípe chegue ao final do ano com as finanças em dia, devido a uma série de ajustes que foram realizados por parte da atual administração. O prefeito observou que um dos aspectos se refere a nomeação de apenas dois secretários desde o início da atual Admin-istração. Atualmente, a pre-feitura de Catuípe conta com três secretários:Educação, Saúde e Fazenda.

Da mesma forma, o pre-feito relata que os cargos em Comissão também não foram totalmente preenchidos, sen-do considerado pelo prefeito

uma forma de economia.A- tualmente, relata Barone, so-mente 22 CCs estão nomeados. Quanto aos gastos com folha de pagamento, o prefeito catu-

ipano revela que o percentual da receita não ultrapassa os 45%, estando a prefeitura den-tro do que preconiza a Lei de Responsabilidade fiscal.

Barone, porém, entende que é chegada a hora das prefeitu-ras começarem a defender a mudança de critérios no re-passe do FPM, por exemplo. Segundo ele, Catuípe, com 10 mil habitantes, recebe pratica-mente os mesmos valores que são repassados para cidades da região que possuem, entre 2 e 3 mil habitantes. “Não é justo que uma cidade como Catuípe,que possui uma de-manda de serviços elevada, receba o mesmo valor do que um município com 2 ou 3 mil moradores”, defende Barone.

Ele comenta,no entanto, que esta questão necessariamente vai passar por uma ampla dis-cussão nas instituições que representam os municípios, como a Famurs e a Confede-ração Nacional dos Municí-pios. Enquanto isso, conforme o prefeito, o ideal é de que as prefeituras procurem adequar suas necessidades, contenham investimentos para que se chegue ao final do ano com as contas zeradas.

por Sandro Silvello

Page 16: Rerproter 152

16 O REPÓRTER EDUCAÇÃO SÁBADO, 19 de setembro de 2009

Inclusão de crianças e adolescentes com deficiência é discutida por professores

O Colégio Sagrado Coração de Jesus, representado pela diretora Maria Lorena Beal, acompanhada da equipe de implementação do projeto Gestão para Todos, Irmã Mar-lete Viapiana, André Ribeiro e Lucia Ribas dos Santos, parti-ciparam de um encontro que possibilita o melhoramento e aperfeiçoamento do trabalho na Instituição Verzeri, realiza-do pela rede, em Porto Alegre, nos dias 14 e 15 de setembro.

Inovação, implementação, trabalho em rede e construção de processos é o objetivo do

Gincana “Minha Escola é Dez” chega à fase final

Pelo menos um professor da rede municipal e estadual de ensino, mais um professor de cada Secre-

taria Municipal de Educação (Smed), da região de abrangência da 36ª CRE, parti-ciparam nos últimos dias 17 e 18 de um curso para formação de instrutores de xadrez para o âmbito escolar, realizado nas dependências da Afucoper, dentro do projeto “Educar com sucesso na diversidade”.

O curso, o qual teve a duração de 16 horas teóricas e 4 horas práticas, serviu de orientação sobre as possibi-lidades de complementação da ação pedagógica que contribui o xadrez para o desenvolvimento do raciocínio lógico, a cooperação e a socialização. Entre as principais atividades, foram trabalhadas as regras básicas do jogo,

Professores são capacitados adesenvolver o xadrez nas escolasO objetivo é formar professores da rede pública de ensino em instrutores de xadrez para o âmbito escolar

Professores foram orientados por Luis Rodi, Mestre da Federação Internacional de Xadrez, e José Luiz de Aragão, ex-presidente da Federação Gaúcha de Xadrez

estratégias de ensino, como montar um torneio, noções básicas de arbitragem e o xadrez na internet.

A coordenadora do Smed de Ijuí, Irsia Lassenpetersen, diz que o xadrez é uma espécie de academia da mente. “O jogo permite desenvolver o conceito de éti-ca, devido às regras de lealdade entre os sujeitos; desenvolve o parâmetro de conduta; a criatividade; obriga a pensar e tornar decisões; desenvolve a atenção e a concentração; rapidez na tomada de decisões; fomenta conceitos matemáticos e reorganiza o intelecto, o qual desenvolve a capacidade mental”, destaca.

Para trabalhar durante este evento, foram selecionados o Mestre da Federa-ção Internacional de Xadrez, o uruguaio Luis Rodi, o qual é detentor de vários prêmios no esporte; acompanhado de José Luiz de Aragão, ex-presidente da Federação Gaúcha de Xadrez por oito anos.

Segundo Luis Rodi, o xadrez tem uma importância significativa no âmbito es-colar. “É uma ferramenta de raciocínio que vai permitir a criança de desenvol-

ver métodos de pensamentos diferen-tes aos habituais e mais semelhantes há uma vida cotidiana. A diferença do mito estabelecido que, para jogar xadrez, tem que ser inteligente, nos diz o contrário: esse esporte nos faz

ficar mais inteligentes”, analisa. Ainda destaca a importância do xadrez em nossa vida cotidiana, pois, segundo Rodi, numa sociedade tão competitiva, melhorar nossa capacidade intelectual é um diferencial.

Em encontro realizado na tarde da última quarta-feira, na sala de reuniões da Secre-taria Municipal de Educação – Smed, em Ijuí, professores da rede municipal e estadual de ensino debateram a cerca da inclusão das crianças e ado-lescentes com deficiência em seus aspectos gerais, ou seja, a passagem do meio familiar para o social (escola, trabalho, etc.). O encontro foi proferido pelos psicólogos Verônica Filipin e Rafael Berger, ambos da Apae de Ijuí, abordando a temática “Aprendizagem e de-ficiência: falando de processos e desejos”.

As principais questões abor-dadas definiam, principalmen-te, de que maneira a criança/aluno devesse ser instruído a passar do meio familiar para o convício social e o ambien-te escolar. Também foram abordados conceitos sobre a deficiência mental, cujos muitos se confundem com a deficiência intelectual ou atra-so significativo.

Segundo os psicólogos, deve-se primeiro integrar a criança no meio familiar, havendo um equilíbrio entre a rejeição e a superproteção dos mesmos, para depois sim, em momentos chave na vida deles, integrá-los

no meio social. ”Em casa ele é filho, a primeira relação que ele tem, então, é o apoio num primeiro momento, no qual os pais devem ter a compreensão necessária. Nessa relação ele vai aprendendo a se reconhe-cer, reconhecer o seu corpo, o espaço onde vive. Esse primei-ro vínculo com os pais é muito importante, pois serve de base para que ele construa outros vínculos”, salienta Verônica.

Para o psicólogo Rafael, as famílias não deixam espaços para o que ele chama de “fa-lhas”. “Há casos em que as pessoas só colocam certezas na frente do indivíduo, não dei-xando espaços para ‘falhas’, ou seja, para errar, faltar. Também não ficará uma relação ‘hori-zontal’, de igual para igual, mas sim, ‘vertical’, com posições hierárquicas”, destaca Rafael.

No encontro, organizado por Cheila Viecili, Coordenadora de Educação Especial da Smed de Ijuí, alguns professores chegaram a falar que estão incapazes de receber alunos com algum tipo de deficiência em suas salas de aula. Por isso, a relação professor-aluno e escola-aluno devem ser inten-samente trabalhadas, para o indivíduo aprender, sem ser necessário sofrer.

Das 79 escolas da região que iniciaram a gincana “Minha Escola é Dez”, restam agora apenas 12. A Unijuí divulgou na última quarta-feira a lista das escolas classificadas para a grande final, a qual será realizada na tarde do dia 07 de outubro, no Campus Ijuí, dentro da programação do Profissional do Futuro.

A divulgação da classificação geral foi feita pela Rádio Unijuí FM, durante o programa “Hora do Recreio”. As escolas clas-sificadas foram a Escola Esta-dual Sepé Tiaraju, de Tenente Portela, a qual receberá como

prêmio desta fase classificató-ria um fardamento de futsal e o almoço no dia da grande final; a Escola Estadual Margarida Pardelhas, o Colégio Francis-cano Santíssima Trindade e o Instituto Estadual Professor Annes Dias, de Cruz Alta; a Escola Estadual Edmundo Pilz e a Escola Estadual Cruzeiro, de Santa Rosa; o Instituto E. E. Guilherme Clemente Kohler, de Ijuí; o Colégio Jesus Maria José, de Palmeira das Missões; o Ins-tituto Estadual Miguel Calmon, de Salto do Jacuí; a Escola Estadual Madre Madalena, de São José do Inhacorá; a Escola

Estadual Yeté, de Tuparendi e a Escola Estadual Barão do Rio Branco, de Boa Vista do Buricá.

Esta é a segunda edição do evento promovido pela uni-versidade. As escolas finalistas disputarão o prêmio de oito computadores para uso no laboratório de informática da escola e a equipe uma viagem, tendo como destino a cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina, em outubro. A partir de agora a comissão organi-zadora realizará uma reunião em cada escola finalista para explicar o funcionamento des-ta última etapa.

Equipe do Sagrado Coração de Jesus participa de curso de atualizaçãoProcesso de Gestão que vem sendo implementando e de-senvolvido em cada uma das unidades da Rede Verzeri, na fase de Medição de Desempe-nho de Processos.

Participaram também desse curso as equipes centrais dos hospitais, centros de formação e escolas mantidas pela Rede Verzeri. No primeiro dia foi realizada a apresentação do Status do Projeto de Gestão de Processos, Compartilhamento e Benchmarking dos resulta-dos de cada unidade, sendo que os mesmos foram acom-

panhados por uma plenária de análise e observações dos processos apresentados.

Já na terça-feira, na parte da manhã, a empresa Lucem, a qual assessora o trabalho, encaminhou, através de Au-gusto Mainieri, as atividades com o tema “Medição de De-sempenho dos Processos”, a ser desenvolvido até o final do ano em sete módulos. À tarde foi proferida uma pales-tra motivacional, tendo como tema “Desenvolvimento de Equipes”, pela Professora Sara Azevedo Cunha.

por Eduardo Erthal

Page 17: Rerproter 152

O REPÓRTER 17SÁBADO, 19 de setembro de 2009 GERAL

Valter Mâ[email protected]

Yeda em Ijuí, inaugura Samu/Salvar e recebe sede para Colégio TiradentesA governadora do Estado, Yeda Crusius esteve em Ijuí ontem. Ela entregou oficialmente ambulâncias do Samu/Salvar, bem como recebeu o prédio onde vai funcionar a Colégio Tiradentes, da Brigada Militar

A Governadora do Esta-do Yeda Crusius esteve em Ijuí na manhã desta

sexta-feira. Ela veio uma sema-na após o início das atividades efetivas do Samu/Salvar. Após ser recebida por autoridades do município, como o prefeito Fioravante Ballin, que a aguar-davam no aeroporto, a gover-nadora se deslocou até a sede das ambulâncias do Salvar/Samu, onde juntamente com o secretário Estadual de Saúde, Osmar Terra, participou da inauguração do programa, que desde o último sábado, dia 12, passou a funcionar na Região Noroeste.

O ato permitiu a entrega oficial de 15 ambulâncias para a implementação do servi-ço Salvar/Samu. Os veículos passaram a operar no último sábado no atendimento de urgência e emergência em 21 municípios da região e irão beneficiar aproximadamente

285 mil pessoas. Os municípios parceiros e as ambulâncias destinadas são os seguintes: Ijuí, Três Passos, Cruz Alta e Panambi. As ambulâncias de Suporte Avançado são UTIs móveis, com respirador, moni-tor cardíaco, eletrocardiógrafo e cardioversor. Nelas atuam médicos e enfermeiros. As de Suporte Básico, onde atu-am técnicos de enfermagem, dispõem de tubo de oxigênio e material para os primeiros socorros.

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Saúde, investiu em torno de R$ 300 mil em equipamentos, e o Ministério da Saúde destinou os veículos. Os municípios parceiros entraram com os re-cursos humanos, contratando 65 profissionais.

A governadora autorizou o repasse de R$ 1,5 milhão ao Hospital de Caridade de Ijuí para o atendimentos de pacientes do SUS. "O proces-so de gestão vai aos poucos transformando em viaturas e melhorias nos índices do Rio Grande do Sul", disse.

Yeda Crusius, Osmar Terra, Arthur Lorentz, secretário de Ciência e Tecnologia do Esta-do e também os deputados Darcísio Perondi (PMDB) e Zilá Breitenbach (PSDB) chegaram ao local abaixo de forte chuva. Na ocasião, o prefeito de Peju-çara, Leonir Perlin e também presidente do Consórcio Inter-municipal de Saúde (Cisa) fez

o uso da palavra para destacar a importância do momento. “Em se tratando de salvar vi-das, não importa a quantia de recursos gastos”, ressaltou, referindo-se à relevância que o atendimento oferecido pelas ambulâncias terá para a região em termos de atendimento de emergência. No entanto, Per-lin lembrou que em relação a previsão inicial, os municípios vão arcar com 50% dos custos do Programa Samu/Salvar, en-quanto os restantes 50% serão divididos entre os Governos Federal e Estadual.

O secretário Osmar Terra também avaliou como muito po-sitiva esta conquista e lembrou que cerca de R$ 300 mil foram investidos em equipamentos para as ambulâncias.Também fez uso da palavra o prefeito Fioravante Ballin, que saudou a presença de todas as autori-dades regionais e manifestou sua satisfação com a conquista, que, segundo ele, contribuirá enormemente para a saúde e o atendimento dos cidadãos.

A Governadora Yeda Crusius se pronunciou reafirmando o compromisso de seu Governo com o dinheiro público e o fato de que o equilíbrio das contas é que possibilitou os investimentos do Samu/Salvar. “Nós somos o único Estado que auxilia as prefeituras com recursos para a manutenção do Samu. Cerca de 27% dos gastos são financiados pelo Go-verno do Estado. Por isso é que

o secretário Osmar Terra fez questão de que aqui no Estado o programa tivesse uma deno-minação diferente e por isso ele se chama Salvar Samu”, observou a governadora.

Yeda Crusius esteve acom-panhada neste roteiro também pelo secretário de Educação, Ervino Deon e pelo coman-

dante geral da Brigada Militar, Coronel João Carlos Trindade Lopes. A governadora e sua comitiva estiveram na Esco-la Soares de Barros, que foi destinada pela prefeitura ao Governo do Estado, para que seja instalada no próximo ano uma extensão da Colégio Tiradentes.

Gripe ou resfriado não são a mesma coisaSaber a diferença entre um resfriado comum e uma gripe pode

evitar problemas mais sérios. Ambas as doenças são causadas para pessoa pela tosse ou espirros dos infectados, embora o resfriado não represente algo grave e a gripe, se for negligenciada, pode evoluir para uma pneumonia bacteriana, um risco a ser temido.

A gripe é causada especificamente pelo vírus influenza, princi-palmente os tipos A e B. "É sistêmica: começa com febre que pode ser alta, calafrios, dores musculares e depois assume distúrbios respiratórios com tosse e, conforme a gravidade, até desconforto respiratório,incluindo falta de ar". Não há tanta secreção nasal e nem muitos sintomas nas vias respiratórias altas. A pessoa acometida por influenza, em geral,não consegue levantar-se e ir trabalhar, per-manecendo na cama. Já o resfriado é uma doença mais leve, e essa sim tem reflexos nas vias aéreas superiores, como coriza (secreção nasal)e, as vezes, secreção conjutival. O resfriado não impede que a

pessoa desenvolva suas atividades habituais. A febre não costuma ser alta, e pode nem acontecer. Ao contrário do caso da influenza,é muitísssimo raro uma pneumonia por um dos 50 vírus diferentes que podem causar o resfriado.

É importante# Manter o calor do organismo no tempo frio porque auxilia as

defesas do corpo;# Seguir uma boa alimentação;# Evitar a permanência em ambientes fechados para evitar o

contágio;# Lavar frequentemente as mãos;# Abstrair-se de contatos mais íntimos com pessoas resfriadas;# Deixar as mãos limpas e distantes dos olhos e nariz;# Evitar que objetos pessoais sejam compartilhados;# Conservar limpos a cozinha e o banheiro, especificamente

quando uma pessoa de casa está resfriada.

Yeda em Ijuí : oficialização do Samu, após uma semana de funcionamento

A governadora anunciou investimentos no área da saúde

por Sandro Silvello

Page 18: Rerproter 152

CMYK

CLASSIFICADOS18 O REPÓRTER SÁBADO, 19 de setembro de 2009

DIVERSOSCONTRATA-SE! Estimadosalão de beleza contrata pro-fissional para as funções deManicure e Auxiliar de Ca-beleireira. Tratar: (55)3333.4530.

LINHA DE COSMÉTICOSMARY KAY: Cuidados coma pele, maquiagem e fra-grâncias. Solicite uma vi-sita, ou reuna as amigas,seja a anfitreã e ganhedescontos. ConsultoraJuliana, fone 9954.5246.Contate e-mail ou msn:[email protected].

VIAGEM PARARIVEIRA. Saída dia 25/09.Retorno dia 26 /09 . R$80,00 com direito a caféda manhã. Contatos :9128.1699, com Adão.

COMPRA-SE OU ALU-GA-SE CADEIRA de ro-das motorizada. Tratarpelo fone 3332 5495 ou9963.3391.

COMPRA-SE Álbum deFigurinhas, EstampasEucalol Futebol Cards,Ping Pong, Revistas Anti-gas, Rádios Antigos, Anti-guidades em Geral. Tratar9146.3727 ou 3333 5553.

VENDE-SE Filhote da raçaPintcher fêmea. Valor RS80,00. Interessados contatarpelo fone 3331.2570 ou9643.0089.

ESCAPOU cachorraBoxer, nome Mila, nasprox. do Rola Bola. Tratar:3331.1306. Gratifica-se.

Page 19: Rerproter 152

CLASSIFICADOS O REPÓRTER 19SÁBADO, 19 de setembro de 2009

VEÍCULOSVENDO MOTO HONDA CGTITAN 150 SPORT, com-pleta, vermelha, ano 2006,IPVA 09 pago, bateria nova,particular/passeio, excelenteestado, apenas 7.700 Km ro-dados. Placa INF-9922 Tratar:9942.2842 ou 3332.2000 emhorário comercial, comJonatan.

VENDE-SE Chevette, ano82, cor branco. Interessadoscontatar pelo fone 9155.9093.

VENDE-SE TL, ano 73, corazul, toda original, motor ecaixa novos, toda revisada.Valor RS 2.500,00, recebe-semoto, computador ou aindaestuda-se parcelas. Interes-sados contatar 9656.5385.

VENDE-SE Tempra ano 97/97 IE, 8val., 2° dono, rarida-de de carro, todo original, corchumbo, completo. Valor RS13.000,00. Interessadoscontatar fone 9656.5385.

VENDE-SE Ranger 4x4,duplada, XLT, ano e modelo2002, em ótimo estado, corprata. Interessados tratar pelofone: 3332.1418 ou 8415.6747.

VENDE-SE Fusca 1300 L,cor bege , ano 82/83. Tratarpelos fones 9911.0623 ou3332.8669.

VENDE-SE D20, ano 91,Custon de Lux, preta, com arcondicionado, impecável delataria, mecânica eestofamento. Valor R$28.000,00, placa BQM.9774.Interessados contatar pelofone 9654.4746 ou 3332.3808.

VENDE-SE CAMIONETEHUNDAY TUCSON, ano2008, completa, cor preta. In-teressados contatar COMMitto Automóveis pelo fone(55) 9178.1304.

IMÓVEISVENDE-SE CASA de doispisos, com 270m², faltandoacabamento na parte de cimada casa, na Rua GuilhermeKlemente keller, 671, bairroJardim. Tratar pelo fone3333.7340 ou 8123.1522.

VENDE-SE CASA de doispisos mista com 3 dorm., 2banheiros e demais dep. Noparque aquático Havaí. Fonepara contato 3332.1326 ou9139.4070.

VENDE-SE APTO NOVO,no centro, amplo, 2 dormitó-rios, box garagem. R$89.000,00. Contato (55)3333.6901 ou (51) 9815.5360.

VENDO CASA MISTA com192m², 4 dorm., 2 salas, co-zinha c/ padaria anexo, 2 ba-nheiros, lavanderia, lareira,churrasqueira, garagem p/ 2carros, casa com ponto demercado. medida do terreno:36x12. Parreral, estufa e ár-vores frutíferas. Interessadosligar 9113.1070. Ótimo pre-ço.

Page 20: Rerproter 152

CMYK

20 O REPÓRTER ESPORTE SÁBADO, 19 de setembro de 2009

Chiquinho está próximo da Baixada

Contratações: primeira meta está quase cumprida

BRASILEIRÃOSÉRIE A25ª Rodada

HOJE

18h30 – Vitória x INTERNACIONAL

18h30 – Náutico x Atlético-MG

18h30 – Atlético-PR x Sport

AMANHÃ

16h – Santo André x São Paulo

16h – GRÊMIO x Fluminense

16h – Avaí x Barueri

18h30 – Corinthians x Goiás

18h30 – Santos x Botafogo

18h30 – Flamengo x Coritiba

QUARTA-FEIRA

21h50 – Cruzeiro x Palmeiras

São Luiz anuncia acontratação do homem golCamisa 9 para o Gauchão é anunciado e terá como missão ser o “matador” do Alvirrubro no Gauchão

A direção do São Luiz con-firmou a notícia divulga-da com exclusividade na

edição passada do O Repórter, sobre a contratação do atacan-te Eraldo, ex-Santa Cruz.

No Gauchão deste ano, Eral-do balançou as redes em 10 oportunidades. O atacante de 27 anos chega “com a missão de ser o matador” do São Luiz

O meia Chiquinho, de 27 anos, está acertando o seu retorno ao 19 de Outubro. O jogador habilidoso e exímio cobrador de faltas das temporadas 2005/2006 negocia sua volta ao São Luiz.

Nas últimas três temporadas o time ijuiense sentiu falta e sabe da importância que um camisa 10 tem numa equipe. Os principais tropeços do São Luiz, no Gauchão, foram protagonizados por um camisa 10.

Depois de ter anunciado o ata-cante de referência pretendido, a direção parte para outro inves-timento pesado, um articulador. Perfil desejado: bom na bola para-

Restam poucos nomes para fechar a primeira fase de contratações do São Luiz para o Gauchão. Em contato diário com o técnico Beto Campos, o diretor de futebol corre atrás do fechamento dos contratos com os jogadores que tem o perfil desejado por Beto.

Delmar Blatt disse que além dos negócios considerados em estágio avançado, restam mais quatro jogadores para serem anunciados: um meia-articulador, que deve ser Chiquinho, mais dois atacantes e um lateral direito.

O lateral Jhonatan, de 27 anos, ex-Ulbra e com passagens por Goiás, Fluminense, América-MG, Rio Branco-SP, Ponte Preta e que está no Macaé, no Rio de Janeiro, segue como opção e poderá ser anunciado.

Preparação terápeneirão e torneio

Antes mesmo de fechar o grupo para a próxima temporada, a direção do São Luiz confirma a realização de um peneirão, que envolverá atletas amadores e até pro-fissionais, com o objetivo de descobrir algum jogador qualificado para compor o grupo profissional ou até mesmo para ganhar experiência nas categorias de base do Alvirrubro.

Essa proposta da direção tem o aval do técnico, Beto Campos, que conside-ra interessante esse tipo de avaliação, que deverá acontecer antes do início da pré-temporada, prevista para a segunda quinzena de novembro.

O diretor de futebol, Delmar Blatt, confirmou a participação do São Luiz no torneio de inauguração do sistema de iluminação do estádio do Avenida, em Santa Cruz do Sul. Além do time da casa, São Luiz, Santa Cruz e um time argentino, devem disputar o torneio, previsto para dezembro.

no Gauchão, como aparece no site oficial do clube.

Natural do Maranhão, Eraldo Miran-da Alves, que reside em Brasília, teve passagens pelo Gama e Brasiliense, no Distrito Federal, Brusque e Marcílio Dias de Santa Catarina, América do Rio de Janeiro, Santa Cruz e Brasil de Pelotas. No Gauchão deste ano, defendendo o galo de Santa Cruz do Sul, Eraldo foi um dos destaques do campeonato.

No Brasil de Pelotas, porém, o ata-cante teve uma passagem apagada e acabou sendo dispensado do Xavante.

Segundo o diretor de futebol, Delmar Blatt, em Eraldo está depositada toda a esperança da direção na solução do problema enfrentado no Gauchão passado, a inoperância do camisa 9.

O ala Xaro e o meia Anderson Ijuí ainda negociam com a direção. Os dois jogadores tiveram bom de-sempenho na Segundona pelo Pelotas. Além do clube da Boca do Lobo, outras equipes estão de olho nos jovens ijuienses, que exigem uma boa valorização financeira para ficar em Ijuí. O caso de Xaro é um pouco diferente. O jogador pertence ao São Luiz. O ala esquerdo tem contrato com o clube até o final de abril do próximo ano.

Os zagueiros Rodrigo Bronzatti e Uilliam Nicoletti, aguar-dam proposta do São Luiz para negociar seus retornos. Já o meia Kill poderá voltar ao 19 de Outubro. Blatt considera que o jogador possa ser útil no grupo de 2010.

da, o garçom para servir os atacantes Luciano Fonseca e Eraldo.

O diretor de futebol, Delmar Blatt, trabalha com pelo menos cinco no-mes, mas o nome desejado para vestir a camisa do São Luiz, em 2010 e com negociações adiantadas é Chiquinho.

O meia que passou pelo Inter de Santa Maria, Brasil de Pelotas e Guarani de Campinas, após sair do São Luiz, em 2006, agora defende o Cerâmica de Gravataí, na Copa Arthur Dallegrave, no segundo semestre.

A esposa de Chiquinho, Adriana e o próprio jogador afirmam que estão arrumando as malas para a nova casa e ela está próxima de ser novamente Ijuí.

por Jonas Palharini

Eraldo chega com a responsabilidade de ser o matador

Meia Chiquinho negocia seu retorno para o 19 de Outubro

Page 21: Rerproter 152

O REPÓRTER 21SÁBADO, 19 de setembro de 2009 ESPORTE

VERANÓPOLIS – A direção do Veranópolis anunciou a comissão técnica para a temporada 2010. Gilmar Dal Pozzo será o comandante com Luciano Borges de auxiliar técnico. O preparador físico será Canela, treinador de goleiros Hum-berto, fisioterapeuta Guilherme e massagista Preto. O gerente de futebol será Dorci dos Reis. A direção do Vec também antecipou acerto com cinco atletas que jogaram no Gauchão deste ano. O goleiro Vanderlei (ex-São Luiz), o zagueiro Marília e os volantes Edmilson, Fernando Miguel e Eduardinho.

PELOTAS – O time Lobão renovou o contrato do atacante Tiago Duarte, e de mais cinco joga-dores que contribuíram com a conquista da vaga à elite do Gauchão. Permanecem no Pelotas, o atacante Michel, o volante Maurício, os goleiros Bruno e Felipe e Sandro Sotilli. O atacante que também interessava ao São Luiz, vai defender o Lobão no Gauchão 2010.

AVENIDA – Kélson, ex-Brasil de Pelotas, é o novo reforço do time de Santa Cruz. O gerente de futebol Lúcio Collet anunciou também o retorno do lateral-esquerdo Marciel, que jogou a Segundona pelo Brasil-Fa, mas nas últimas três temporadas defendeu o Avenida no Gauchão.

NOVO HAMBURGO – O Novo Hamburgo está negociando com o atacante Rodrigo Mendes, ex-Grêmio. Ele se recuperou de lesão muscular, depois de rápida passagem pelo Fortaleza, e desde o final do tratamento aguardava propostas.

CAXIAS – O bom lateral-esquerdo Brida foi dispensado pelo Caxias. O jogador perdeu espaço durante a Série C, quando o técnico Gilmar Iser o sacou da equipe.

BOCHA – Será disputada hoje, a partida final que decide o título de campeão do Municipal de Bocha – cancha sintética, entre 25 de Julho x Clu-be Aquático Tiarajú, às 14h, no CTG Avô Maragato.

REUNIÃO I – A Coordenadoria Especial de Desporto e Lazer informa que segunda-feira, às 13h30, haverá reunião com as equipes da 2ª Divisão, Veterano e Feminino, no Ginásio Wilson Mânica. Na oportunidade, os clubes deverão re-alizar o pagamento dos jogos da 1ª fase.

REUNIÃO II – A Coordenadoria Especial de Desporto e Lazer de Ijuí informa os dirigentes das equipes que participaram do Campeonato Municipal de Bocha – cancha calcário – que segunda-feira, às 17h, haverá reunião no Ginásio Wilson Mânica para discutir assuntos referentes ao Campeonato Municipal de Bocha Simples.

CATUÍPE – Segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Amanhã, no campo de Três Vendas, às 13h30, Juventude de Caçador x Canto do Rio e às 15h30, Cantareira x Vasco de Santa Tereza. Na primeira rodada, Canto do Rio 1x0 Cantareira e Juventude de Caçador 3x2 São José de Engenho Velho. Dez equipes participam da competição.

AUGUSTO PESTANA – Campeonato Munici-pal de Futsal. Terça-feira, a partir das 19h15, no Ginásio Municipal, categoria livre, Segunda Feira x AAPF; feminino, X Salada/Clube da Bochinha x José Lange FC e na categoria livre, X Salada A x Milan.

AMADOR – Em virtude do elevado volume de chuvas que caiu na sexta-feira, a rodada do cam-peonato amador de Ijuí, 1ª e 2ª Divisão Cidade, Divisão do Interior e Veteranos, está cancelada.

PLACAR REPÓRTER

Bolão Feminino da Sogi está entre os trêsmelhores do estado

A Seleção Feminina da Sogi conquistou o terceiro lugar no Estadual de Bolão, disputa-do nos dias 11, 12 e 13 deste mês, em Nova Petrópolis. O primeiro lugar ficou com as donas da casa, o time da Sociedade Cultural Tiro Alvo, em segundo o Clube Quinze, de Lajeado.

Na categoria individual, a atleta da Socie-dade Ginástica, Soeli Beck, trouxe o troféu de primeiro lugar do estado, competindo com mais de 35 jogadoras.

Na disputa pelo título com outras 19 equi-pes, a Sogi conquistou o terceiro lugar. A atleta Flávia dos Santos recebeu o troféu de campeã individual por equipe.

O time de Bolão da Sogi esteve represen-tando Ijuí com as atletas Soeli Beck, Doris Fabrin, Flávia dos Santos, Marili Costa, Roseli Muller, Cleonice Fischer, Eile Mattjie, Eredi Pinno, Cleni Bandeira, Suzana Costa, Con-ceição Silva, Marlene Korb e a capitã Neiva Fischer Sandri.

Com o resultado obtido no Estadual, a Se-leção Feminina da Sogi garantiu classificação para o Brasileiro do próximo ano, que será disputado no Paraná.

Final de semana nas alturasO Clube de Paraquedismo Ijuí e Centro Aerodesportivo Para-

nhos promovem mais um encontro de Paraquedismo neste final de semana, no Hangar Paranhos, na BR 285, Km 453, trevo de acesso ao aeroporto.

O show no céu de Ijuí tem destaque hoje e amanhã, durante todo o dia. O público poderá conferir demonstrações, vôos pa-norâmicos, saltos duplos e os interessados poderão participar do curso para novos adeptos ao esporte radical.

Futsal: 22 gols na abertura da 1ª DivisãoO Campeonato Municipal de Futsal da 1ª Divisão de Ijuí

começou na quarta-feira, com dois jogos. No Ginásio Wil-son Mânica, A Imobiliária Líder/Posto Antonello/Nutrimax venceu a Esquadrias Tomm/Pré-Moldados Dreffs, por 6 a 2 e na segunda partida, a Lotérica Grenal/Nossa Casa/KZ Peças derrotou a Gráfica União/Vencal Calçados por 8 a 6.

Segunda-feira inicia a 2ª Divisão. São 28 equipes dispu-tando o troféu de campeão municipal. No Ginásio Wilson Mânica, às 19h15, Gema x Irmãos Panassol; às 20h15, Es-trela/Gaspar Automóveis/Freitas e Freitas x Castelo Forte Construções e às 21h15, Point Auto Som/JJ Construção x Quarta Futebol Clube.

Oito times buscam o título do campeonato de futsal, naipe feminino. Terça-feira, às 19h15, IFFI x AFF/Cadiles/Ceap e às 20h15, na categoria Veterano, Farma G x ASSGI. Nos Vetera-nos, sete times disputam o troféu de melhor da competição.

GBM/Ouro Verde estreia na 3ª Fase do Estadual

A Sociedade Esportiva Ouro Verde elegeu no início da semana, a nova

diretoria. Assumiu o comando, Daniel Colle, que defendeu como atleta o Ouro Verde nos anos de 79 a 86. Na sua época, cita três dos maiores jogado-res que já vestiram a gloriosa camisa do time do Bairro Assis Brasil. Paulo Perin, Bertil Ham-marstron e Valmir Françóis.

O Ouro Verde irá participar do campeonato de futsal da segunda divisão, mas o presi-dente eleito promete a volta do Ouro Verde aos gramados, pelo campeonato amador.

Primeiro o time do Assis Bra-sil irá trabalhar a parte social. O presidente, Daniel Colle, des-tacou que os objetivos da sua gestão será recuperar a sede

Depois de ter eliminado o rival São Luiz, no clássico da cidade, o GBM/Ouro Verde se credencia como o representante de Ijuí, na terceira fase do Estadual Juvenil.

O time de Jair Galvão está na chave 17 e terá como adversá-rios nesta etapa, Juventude de Caxias, Santo Ângelo e São Borja.

A primeira rodada da terceira

fase inicia hoje. O GBM/Ouro Ver-de recebe, às 15h, no Estádio 19 de Outubro, o Santo Ângelo, na disputa do clássico das missões. No mesmo horário, em São Borja jogam São Borja x Juventude.

Para a partida de estreia na fase composta pelos 16 melho-res times do estado, o GBM/Ouro Verde terá desfa lques

importantes. O zagueiro Hen-rique, os atacantes Anderson e Renan e o meia Alex, estão suspensos. Os três primeiros foram expulsos no jogo diante do São Luiz e o quarto, recebeu o terceiro cartão amarelo, no clássico que garantiu a passa-gem do GBM para a próxima fase do certame.

Objetivo também fora das quatro linhasTime do Bairro Assis Brasil terá atuação forte no futebol e também em projetos sociais

Daniel Colle confirma a volta do Ouro Verde, no futebol de campo

social, melhorar a estrutura e garantir conforto aos associa-dos, atletas e comunidade.

Outro desafio dos abnegados desportistas do Ouro Verde será colaborar com campa-nhas comunitárias, ajudando e auxiliando entidades na busca dos objetivos sociais.

Para o retorno do Ouro Verde aos gramados, em 2010, Daniel Colle, já adianta: “não vamos pagar jogadores. Queremos atletas que vistam a camisa do Ouro Verde como no pas-sado”. Daniel complementa ainda, que vai sugerir para os demais dirigentes dos clubes amadores da cidade, que seja criada um Liga dos Clubes, para fortalecer o futebol no município.

O presidente do Ouro Verde ressaltou que o campeonato amador está em decadên-cia, devido a falta de espírito coletivo dos jogadores. O desportista também relacio-nou o futebol amador com o profissional, colocando a ne-cessidade de aproximação do

São Luiz com o futebol amador, o que segundo Daniel, levará uma maior torcida ao estádio, torcendo pelo representante da cidade na elite do futebol gaúcho.

por Jonas Palharini

Page 22: Rerproter 152

MEIO AMBIENTE22 O REPÓRTER SÁBADO, 19 de setembro de 2009

Viviane Bronzatto [email protected]

UM DESAFIO CHAMADO CIDADE

A ERA DA ESTUPIDEZNo dia 22 de setembro, mais de 40

países participarão da première mun-dial de “A era da estupidez” (The Age of Stupid), um filme que chama a atenção para a necessidade de governantes e cidadãos de todo o mundo agirem con-tra o aquecimento global. Distribuído no Brasil pela MovieMobz, o filme será exibido em sessão única nos cinemas de onze cidades, entre elas Porto Ale-gre –RS.

Este filme tem o objetivo de debater e provocar a reflexão sobre as soluções reais necessárias para deter o aqueci-mento global e fortalecer as comuni-dades já afetadas na transformação rumo a sociedades sustentáveis.

“A era da estupidez” se passa em 2055 e tem no papel principal o ator inglês Pete Postlethwhaite, indicado para o Oscar em 1994. Ele interpreta o ‘arquivista’, um homem solitário que vive num mundo devastado pelo aquecimento global e que consome seu tempo catalogando o passado.

O filme mostra Postlethwhaite exa-minando imagens de 2007 e se per-

guntando por que a humanidade não tomou providências contra a crise climática quando ainda havia tempo. A exibição do longa-metragem está vinculada a uma grande campanha ambiental, apoiada por celebridades e organizações não-governamentais de todas as partes.

O objetivo é influenciar os principais líderes políticos mundiais a assinarem, em dezembro deste ano, na 15ª Confer-ência da ONU sobre Mudança do Clima (COP 15), em Copenhagen, o tratado que obriga as nações a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, de forma que o aumento de temperatura do planeta não ultrapasse os 2º C. “Nos-sas ações contra as mudanças climáti-cas irão definir a nossa geração, assim como o fim do apartheid, a abolição da escravidão e a chegada do homem na lua definiram gerações anteriores. No momento, vivemos na era da estupi-dez, mas, apesar do pouco tempo que nos resta, ainda é possível mudar esta situação”, afirma a diretora do filme, Franny Armstrong.

O palco principal do lançamento de “A era da estupidez” será em uma tenda especialmente montada para a exibição

do filme, inteiramente abastecida por energia solar, em Manhattan, Nova York. A cerimônia será apresentada pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, a atriz Gillian Anderson (“Ar-quivo X”), a diretora Franny Armstrong, a produtora Lizzie Gillett e o protago-nista do filme, Pete Postlethwaite, ator indicado ao Oscar em 1994, por “Em nome do pai”. A noite de gala terá ainda show de Thom Yorke, vocalista do Radiohead, banda vencedora de um Grammy em 2009, bastante conhecida por seu engajamento em assuntos so-cioambientais.

Os convidados serão recebidos com tapete verde e chegarão à festa através de transportes alternativos, como barcos, bicicletas, skates, veículos movidos a biodiesel de óleo de fritura e riquexós (táxis ecológicos de tração humana).

Toda a energia utilizada no evento resultará em apenas 1% do carbono normalmente emitido em uma pré-estreia tradicional. Com um orçamento de £ 450 mil, “A era da estupidez” é uma produção independente financiada através da venda de cotas de partici-pação para 223 indivíduos e grupos

que se preocupam com a mudança climática.

Esta tem sido a história de nossa civi-lização, a luta constante do ser humano pelo domínio da natureza.

Enquanto outras espécies de seres vi-vos são obrigadas a viver onde o clima e a vegetação lhes são favoráveis, o ser humano parece estar cada vez mais longe dessa dependência à medida que avança o desenvolvimento tecnológico.

O grande problema da moderna civi-lização tecnológica é não perceber, em tempo hábil, que depende da natureza, que sua libertação não é total e prova-velmente nunca será, como dizia o filósofo Francis Bacon, “não se pode dominar a natureza senão quando se lhe obedece”.

Percebe-se o erro do posicionamento antropocêntrico do homem, que não se sente parte integrante da natureza, manifestando frequentemente uma tendência de confronto.

As provas da degradação ambiental ai estão, ameaçadoras e crescentes, para todos que queiram ver.

“O homem tornou-se vítima da na-tureza, à medida que desejou dela ser rei”.

O Fórum da Agenda 21 de Ijuí realiza reunião hoje, a partir das 8h30, no Auditório da Ceriluz. Na pauta está o lançamento do site do Fórum da Agenda 21 com a página do III Encontro Estadual da Rede Brasileira de Agenda 21 Locais. Ainda, leitura Carta da Aipan; apresentação, discussão e aprovação do Regimento do Fórum da Agenda 21 e debate sobre pautas ou temas perti-nentes ao Fórum.

Fórum da Agenda 21 lança site hoje

A sequência de reuniões que aconteceram nos últimos três meses nos

distritos e comunidades no interior dos municípios de Ijuí e de Ajuricaba resultou em mais de 630 áreas inscritas somadas entre os agricultores dos dois municípios, além das escolas rurais de Ijuí ao Projeto de Reflorestamento Assistido.

O Projeto visa adequação ao marco legal definido pela Legislação Florestal Fede-ral, ressaltada pelos promo-tores ao longo dos encon-tros, a restauração das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e outras áreas degra-dadas de mata ciliar (corre-dores ecológicos) de forma voluntária e a disponibilização de insumos necessários para o plantio de mudas e isola-mento de áreas (cercas) sem

Projeto de Reflorestamento Assistido chega a mais de 630 adesõesO Projeto tem entre os objetivos atender o Código Florestal e recuperas as matas ciliares e Áreas de Preservação Permanentes

Secretário de Meio Ambiente, Osório Lucchese avaliou adesão ao Projeto de Reflorestamento

custos para os produtores, o projeto, apresentado nas comunidades, apoiado pela ONG Internacional CARE e sob gestão da Fidene/Unijuí, através do Departamento de Estudos Agrários (DeAg), está na reta final para que seja con-cretizado.

O secretário de Meio Ambi-ente, Osório Lucchese afirmou que “inicialmente tivemos dificuldade em atingir a meta dos 500 hectares necessários para a viabilização do pro-jeto. No entanto as adesões superaram nossas expectati-vas e acreditamos que vamos

ultrapassar a área necessária, podendo chegar a cerca de 700 hectares”. O secretário ressalta ainda que as outras etapas do Projeto terão con-tinuidade e o mesmo será encaminhado pela CARE que negociará os recursos com os investidores.

por Estefania Vieira Linhares

Page 23: Rerproter 152

POLÍCIA O REPÓRTER 23SÁBADO, 19 de setembro de 2009

PM TEMPORÁRIO – O Comando Regional da Brigada Militar anunciou para o dia 3 de outubro a realização da prova escrita do processo seletivo ao Programa PM Temporário 2009. Será das 8h às 12h, no IESA, em Santo Ângelo. Os candidatos inscritos de-verão comparecer no local com meia hora de antecedência, apresentando o comprovante de inscrição e carteira de identidade.

FURTO EM JÓIA – Através de ligação telefônica, a Brigada Militar foi infor-mada que a empresa Marasca Comér-cio de Cereais estava sendo o alvo de ladrões. Chegando ao local, em Carajá Grande, Jóia, a Guarnição se deparou com barreiras (pedras e galhos) colo-cadas pelos marginais, na pista. Segun-do informações, os ladrões estavam dirigindo uma camionete F-250 de cor escura. Foi efetuado averiguação no interior do município, mas ninguém foi localizado. Para entrar no pátio da empresa, os ladrões cortaram os cadeados do portão e estouraram os cadeados da porta, onde se encon-trava os agrotóxicos. Foram levados do local aproximadamente 540 litros de glifosato, 320 litros de fungicida, 27 litros de inseticida e 40 litros de óleo mineral. O prejuízo calculado gira em torno de R$ 25 mil.

ROUBO A PEDESTRE – Um roubo a pedestre ocorreu as 21h55, na Rua José Carlos dos Santos, no Bairro Storch. A vítima, de 23 anos, desceu de um ônibus de transporte coletivo quando foi surpreendida por dois indivíduos de moto. O carona segurou a bolsa da vítima na intenção de praticar o roubo, arrastando-a por alguns metros. Os dois indivíduos fugiram sem nada levar. A vítima precisou ser atendida no HCI.

ARROMBAMENTO – No Bairro Lulu Ilgenfritz, ladrões arrombaram um Fiat Uno pertencente a Luis Afonso dos Santos. Do interior do veículo foram furtados um aparelho notebook, R$ 300,00 em dinheiro e uma caixa de ferramentas. O furto ocorreu durante a noite de quinta, com o uso de chave falsa.

O mesmo tipo de delito ocorreu na Rua Ernesto Alves, 641, onde ladrões também utilizando chave falsa abri-ram um veículo pertencente a Abel Nascimento Perobeli e furtaram um aparelho de som com MP3, docu-mentos pessoais e também cheque preenchido no valor de R$ 150,00.

FURTO – O ecônomo da Afucotri informou na Delegacia de Polícia, o furto na associação, localizada na Rua Guilherme Tim, na Linha 3 Oeste. Ladrões furtaram janelas e tábuas do pavilhão de bochas, e 120 cadeiras de plástico. Em busca pelas redondezas, a Polícia recuperou quatro cadeiras que estavam numa residência, onde a proprietária disse que havia adquirido as mesmas de um rapaz que reside no Bairro Getúlio Vargas.

PLANTÃO REPÓRTER

Homem morre após descarga elétrica em Santo Ângelo

Um homem morreu após uma descarga elétrica, em Santo Ângelo. Itamar Miguel Gaita, 52 anos, sofreu uma parada cardior-respiratória e foi encaminhado ao Hospital Santo Ângelo, onde acabou morrendo. Por volta das 9h de ontem, ele passava pela Rua Marilene Aguiar, no Bairro Aguiar, quando se aproximou de um fio de alta tensão que estava caído.

Segundo Cristiano Machado, comandante do socorro da equipe de plantão do Corpo de Bombeiros do munícipio, pedestres que passavam pelo local no momento afirmaram que Gaita teria tentando retirar o fio do meio da rua, quando sofreu a descarga.

Polícia Federal deflagra Operação RetomadaPor volta do meio-dia de terça-feira, a Delegacia da Polícia Federal em

Santo Ângelo, com o apoio da Brigada Militar, deflagrou a cognominada Operação Retomada, desarticulando uma quadrilha que atuava no tráfico de entorpecente (crack), no município de Santo Ângelo.

Após acompanhar uma entrega de entorpecente em uma residência dos alvos da operação, no Bairro Harmonia, os policiais desencadearam ações que culminaram no desmantelamento do grupo criminoso, com a prisão de três integrantes e a colheita de inúmeras provas da atividade ilícita, dentre elas, 190 gramas de crack (que seriam transformadas em aproximadamente duas mil pedras de crack), dinheiro oriundo da venda da droga, balança de precisão, armas de fogo e outros bens.

A quadrilha contava com fornecedores residentes em São Luiz Gonzaga, pontos de venda no Bairro Harmonia, em Santo Ângelo, e outros locais para guarda de droga. No total, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Santo Ângelo e outros três em São Luiz Gonzaga.

Estima-se que o grupo movimentava cinco mil pedras de crack por mês. Os presos foram encaminhados para o Presídio Regional de Santo Ângelo.

O Tribunal Popular do Júri de Ijuí condenou a 12 anos de prisão, o réu Edson Martins Litski, 25 anos, acusado de ter utilizado um pedaço de pau com prego nas extremidades e ter desferido vários golpes contra a vítima, causando feri-mentos no pescoço e também na cabeça. O fato ocorreu no dia 27 de setembro de 2007, quando no Bairro Boa Vista, Edson matou Antenor Domingos Ribeiro, com 51 anos de idade. O julgamento teve seis horas de duração.

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio no Bairro Boa VistaNa terça-feira, o réu Gilson de Campos, 43 anos,

julgado por tentativa de homicídio teve acusação desqualificada pelo Tribunal Popular do Júri e foi condenado por lesão corporal e porte ilegal de arma. Ele foi condenado a dois anos em regime aberto, mas teve a pena substituída por prestação de serviço a comunidade e pagamento de dois salários mínimos a uma instituição do município.

Operação da Brigada desmantela quadrilha de dentro das gradesPresidiários comandavam na região o tráfico de entorpecentes de dentro do Presídio Estadual de Santa Rosa

Uma Operação da Brigada Militar e do Ministério Público prendeu quinta-feira, oito pessoas em

Santa Rosa. Eles vendiam maconha e crack no município sob ordens de dois detentos do Presídio Estadual de Santa Rosa. A investigação durou dois meses e, neste período, outro traficante chegou a ser preso.

De acordo com o promotor da cidade, são duas quadrilhas que agem na região e que são comandadas por dois presos de grupos rivais. Durante a operação, também foram apreendidos celulares, drogas, armas artesanais e planta de um túnel para fugas.

O Ministério Público investiga, ainda, ameaças e possíveis assassinatos em função do tráfico de drogas. Os dois presos irão responder por estes crimes também. O presídio passou por uma revista nesta quinta, onde policiais inspecionaram as celas. Operação da Brigada Militar envolveu mais de 40 homens

Brigada Militar prende dois ladrões na quinta-feiraFoi conduzido à Penitenciária

Modulada de Ijuí quinta à tarde, Sidinei de Abreu Fernandes, 24 anos. Ele foi preso acusado de ar-rombamento em dois veículos, no Bairro Elizabete. Ele foi reconhecido por uma das vítimas. Sidinei teve o flagrante lavrado pelo Delegado Carlos Iglesias Júnior e foi recolhido à Modulada de Ijuí.

Uma perseguição policial ao final da

tarde de quinta, em Ijuí, terminou com a prisão de Cícero Pereira dos Santos, 28 anos. Ele havia cometido um roubo à pedestre no Bairro Progresso, prox-imidades do Albergue, quando roubou R$ 70,00 e um telefone celular.

A Brigada foi acionada e quando localizou Cícero, dando voz de prisão, ele acabou entrando em luta corporal com um policial, tentando tomar a arma do PM.

Cícero Pereira dos Santos entrou numa residência e fugiu pela janela e depois correu por cima do telhado de algumas residências. Ele acabou sendo detido na Rua dos Imigrantes. Devido a gravidade dos ferimentos sofridos durante a fuga, precisou ser conduzido ao Hospital de Caridade, onde passou por intervenção cirúrgica e permanece internado, mas preso sob custódia da Brigada.

Page 24: Rerproter 152

CMYK

O REPÓRTER SÁBADO, 19 DE SETEMBRO DE 2009

por Estefania Vieira Linhares

“Sirvam nossas façanhas...”Desde domingo quando foi aberta oficialmente a Semana Farroupilha através da entrega centelha da chama crioula, as entidades tradicionalistas estão desenvolvendo diversas atividades lembrando o tradicionalismo

Amanhã é comemorada a Revolução Farroupi-lha. Este ano a temática

proposta é “Os Farroupilhas e suas Façanhas”. A Guerra dos

Farrapos ou Revolução Farrou-pilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independên-cia da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. A Revolução Farroupilha teve duração de 10 anos, de 1835 a 1845.

Nesta semana foram rea-lizadas diversas atividades comemorativas a uma das da-tas mais importantes para os gaúchos, o 20 de setembro. As comemorações serão encerra-das no domingo com o Desfile dos Cavalarianos e entidades

tradicionalistas, às 10 horas, na Praça da República.

Entre as entidades que de-senvolveram atividades está o Demei que na segunda-feira recebeu o cantor e compo-sitor Nenito Sarturi, além da apresentação da invernada artística do Grupo de Folclore Chaleira Preta. Na Praça da Re-pública está o Galpão Crioulo onde foram desenvolvidas di-versas atividades no decorrer da semana. Outros exemplos, de cultivo às tradições gaú-chas foram desenvolvidos pela empresa Central da Constru-ção e os galpões crioulos da Brigada Militar. Nestes espaços foram lembrados a tradição gaúcha, a sua história, além dos pratos típicos, bebidas, danças e provas campeiras.