Resenha

3

Click here to load reader

description

resenha ECONOMIA DIGITAL, MODELOS DE NEGÓCIOS E LEGITIMAÇÃO DE COMPONENTES ufrgs si

Transcript of Resenha

Page 1: Resenha

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Rafael Desconsi

Ilópolis, 18 de Março de 2008

RESENHA

ECONOMIA DIGITAL, MODELOS DE NEGÓCIOS E LEGITIMAÇÃO DE COMPONENTES

Page 2: Resenha

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

O texto ECONOMIA DIGITAL, MODELOS DE NEGÓCIOS E LEGITIMAÇÃO DE COMPONENTES , fala sobre a nova era que as empresas estão vivendo, o mundo dos negócios aliado a Economia Digital e o que pode ser feito para que esse modelo esteja alicerçado em bases sólidas para que sobreviva aos concorrentes e esteja sintonizada com o mundo global. O texto abrange empresas que tem em seu principal enfoque o mercado via internet.

As distâncias ficaram menores entre os habitantes do planeta. A globalização faz com que o consumidor de lugares mais longínquos do planeta tenha acesso ao que desejar e pelo menor preço possível, além de qualidade do produto que está sendo adquirido. Aqui no texto em questão, foi feita uma pesquisa para definir os componentes de um modelo de negócios para a economia digital, para que servisse de base para o conhecimento desse assunto.

Os componentes de um modelo de negócios, segundo Afuah e Tucci (2001) propõem um modelo de negócios focado para a geração de valor ao consumidor, composto pela análise e execução de sete itens: Valor ao consumidor, escopo, precificação, fontes de recursos, implementação, capacidades e sustentabilidade.Outros autores colocam e dispoem o tema com assuntos diferentes , mas o que podemos notar é que todos eles tem uma estrutura em comum.

Para dar andamento a pesquisa foi requisitado um grupo de especialistas de oito pessoas e essas foram dividas em 2 subgrupos, os acadêmicos e os Empresariais. Todos possuem formação mínima de graduação e experiência profissional no assunto. Dos 4 especialistas do grupo Acadêmico, 2 não tem atuação exclusiva em universidades.

Depois de todo o trabalho relacionado e concluído chegou-se ao quadro abaixo com os componentes que foram julgados importantes a vista dos entrevistados. Além do quadro aqui apresentado, o grupo propôs e avaliou novos itens os quais estão descritos nos quadros a seguir:

Page 3: Resenha

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

Embora o trabalho seja excessivamente teórico com profissionais capacitados e entendidos no assunto, o texto faz com que o tema pareça um tanto monótono e cansativo, mas o que tiramos por conclusão é que a Inovação, Aprendizado e Crescimento , mesmo num negócio onde a tecnologia esteja permeada desde o primeiro contato com o cliente até a finalização da compra, pós-venda, esses itens nunca serão postos de lado pois a capacidade de inovar remete as empresas para novas possibilidades de lucratividade. Isso atraí os consumidores e a atenção de todos em geral.Os produtos, a precificação, a formação de parcerias, o marketing , a sustentabilidade e a imagem da organização são também fundamentais para que ela possa estar sempre bem amparada e preparada para o dia-a-dia frenético que é a concorrência entre esse segmento. Não só pela concorrência mas para a própria sobrevivência. Onde o consumidor antes tinha dificuldades físicas para procurar preços e condições mais acessíveis, hoje o que vemos é que em apenas segundos a decisão de compra é feita. E a disputa pela preferência vale tudo para manter-se no mercado.