Resenha Do Livro Cristo Entre Os Deuse

1
“Antes, a religião era centralizada em Deus. Antes, tudo o que não conduzia à glória de Deus era infinitamente mau; hoje, o que não contribui para a felicidade do homem é mau, injusto e impossível de atribuir à deidade. Antes, o bem do homem consistia basicamente em glorificar a Deus; hoje, a glória de Deus consiste no bem do homem. Antes, o homem vivia para glorificar a Deus; hoje, Deus vive para servir o homem.” Joseph Haroutunian A inscrição pregada em cima da cruz não e prova da universalidade de Cristo, mas e notável ilustração disso. Embora Pilatos tivesse escrito a legenda em três idiomas para beneficio dos que visitavam Jerusalém durante a Pascoa, harmoniza-se com as mesmas afirmações de Cristo ser o Senhor, o Rei. Era costume colocar uma placa acima da cabeça do criminoso, de modo que os passantes pudessem saber que crime o levou a condenação. As palavras acima da cabeça de Cristo eram: “ESTE E JESUS, O REI DOS JUDEUS” (Mt 27.37). Em Joao 19.20 lemos: “E muitos dos judeus leram este titulo, porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim”. Estas eram as três línguas mais importantes do mundo antigo. ESTAVA ESCRITO EM HEBRAICO. ERA A LÍNGUA DA RELIGIÃO. Ao longo dos séculos, Deus revelou-se por esse belo idioma. Abraão foi chamado o hebreu; os profetas falavam a mesma língua. Este foi o idioma que transmitiu-nos a revelação do Antigo Testamento. Em sua morte, Cristo reivindicara para si o reino da religião. O GREGO ERA O IDIOMA DA CULTURA. Os gregos podiam pegar barro e pedra e com isso criar artigos de rara beleza. A perfeição de suas esculturas ainda não tem rival. Na filosofia deram-nos Platão, Sócrates e Aristóteles, cujos ensinamentos tem intrigado o mundo. E quando Alexandre, o Grande, partiu em suas conquistas, disse que pretendia helenizar o mundo inteiro. Cristo, como ficara claro, declarou ser maior do que os nobres cultos de sua época. LATIM ERA O IDIOMA DO GOVERNO. Do esplendor das sete colinas de Roma, os césares tinham orgulho de governar a terra inteira. Eles construíram extensas estradas e estabeleceram comercio ate no ponto mais distante do mundo conhecido de então. O objetivo era fincar a bandeira romana em cada rincão. O idioma que transmitiu seu sistema de leis, o idioma no qual o mundo foi treinado para pensar no governo e no comercio foi o latim. Cristo afirmou que, posteriormente, Ele regeria o mundo (Mt 25.31).

description

MUITO BOM

Transcript of Resenha Do Livro Cristo Entre Os Deuse

Page 1: Resenha Do Livro Cristo Entre Os Deuse

“Antes, a religião era centralizada em Deus. Antes, tudo o que não conduzia à glória de Deus era infinitamente mau; hoje, o que não contribui para a felicidade do homem é mau, injusto e impossível de atribuir à deidade. Antes, o bem do homem consistia basicamente em glorificar a Deus; hoje, a glória de Deus consiste no bem do homem. Antes, o homem vivia para glorificar a Deus; hoje, Deus vive para servir o homem.”Joseph Haroutunian

A inscrição pregada em cima da cruz não e prova da universalidade de Cristo, mas e notável ilustração disso. Embora Pilatos tivesse escrito a legenda em três idiomas para beneficio dos que visitavam Jerusalém durante a Pascoa, harmoniza-se com as mesmas afirmações de Cristo ser o Senhor, o Rei. Era costume colocar uma placa acima da cabeça do criminoso, de modo que os passantes pudessem saber que crime o levou a condenação. As palavras acima da cabeça de Cristo eram: “ESTE E JESUS, O REI DOS JUDEUS” (Mt 27.37). Em Joao 19.20 lemos: “E muitos dos judeus leram este titulo, porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim”.Estas eram as três línguas mais importantes do mundo antigo.ESTAVA ESCRITO EM HEBRAICO. ERA A LÍNGUA DA RELIGIÃO. Ao longo dos séculos, Deus revelou-se por esse belo idioma. Abraão foi chamado o hebreu; os profetas falavam a mesma língua. Este foi o idioma que transmitiu-nos a revelação do Antigo Testamento. Em sua morte, Cristo reivindicara para si o reino da religião.O GREGO ERA O IDIOMA DA CULTURA. Os gregos podiam pegar barro e pedra e com isso criar artigos de rara beleza. A perfeição de suas esculturas ainda não tem rival. Na filosofia deram-nos Platão, Sócrates e Aristóteles, cujos ensinamentos tem intrigado o mundo. E quando Alexandre, o Grande, partiu em suas conquistas, disse que pretendia helenizar o mundo inteiro. Cristo, como ficara claro, declarou ser maior do que os nobres cultos de sua época.LATIM ERA O IDIOMA DO GOVERNO. Do esplendor das sete colinas de Roma, os césares tinham orgulho de governar a terra inteira. Eles construíram extensas estradas e estabeleceram comercio ate no ponto mais distante do mundo conhecido de então. O objetivo era fincar a bandeira romana em cada rincão. O idioma que transmitiu seu sistema de leis, o idioma no qual o mundo foi treinado para pensar no governo e no comercio foi o latim. Cristo afirmou que, posteriormente, Ele regeria o mundo (Mt 25.31).