Resenha Maquiavel

2
Para entender as teorias contidas no livro é preciso colocar tal teoria no período, entender seu contexto, ainda é possível transferir as idéias para os tempos modernos, não apenas na política, mas nas relações do nosso dia-a-dia. Maquiavel nasceu em Florença, viveu em período em que a Itlia fora divida em principiados e ele son!ava em ver uma Itlia uni"cada. #le começa o livro di$endo que o %overno pode ter a forma de principiado ou ser uma repu&lica, porém no livro ele apenas trata so&re o principiado. #ste principiado poder ser de forma !ereditria ou novo, sendo que esse se%undo poder ser totalmente novo ou misto. 'om o andar do livro é possível se o&servar que as decisões tomadas por um príncipe devem ser ditadas por força, so&revindo ( lei do mais forte. Para ele o #stado é o dominante e o povo é o dominado e o&ediente ao #stado.  )untamente com a idéia anterior é necessrio lem&rar que para um líder é mel!or s er temido do q ue amado, por ém deve evitar ser odiado, ou se*a, deve procurar ter o povo so&re controle de uma forma de que o povo o ap+ie. m príncipe não precisa ser &om, %eneroso com o seu povo, porém para ele ter tal apoio desse povo é necessrio que demonstre ser uma &oa pessoa. ma forma de ap arentar ser uma pessoa &oa, é qu ando for necessrio fa$er o mal, faça de uma ve$ * o &em faça aos poucos. Maquiavel di$ que um príncipe deve ser falso, pois é mel!or ele ir contra suas promessas do que cumpri-las, indo contra seu interesse ou causando conseqncias ruins em sua administração. Mas como "cam as palavra s que foram ditas/ Palavras o vento sempr e leva em&ora, o que "ca são as atitudes, por isso o povo não vai se lem&rar das palavras se tudo estiver em sua perfeita ordem. 0 capa$ de se perce&er que o poder é o que os !omens alme*am, sendo que são capa$es de fa$er em qualquer coisa para c!e%ar até o poder e de se manter. Por isso que ele defende a idéia que os "ns *usti"cam os meios. 'om relação ao se c!e%ar e manter no poder, ele di$ que aquele que se apoiar na fortuna, provavelmente, fracassar. m príncipe deve se apoiar na virtu. 1 !omem pode c!e%ar ao poder com o apoio do povo, ou contra ele, porém quando conquist-lo com o apoio do povo dever manter ami%o destes. #m todo o livro é claro que um príncipe deve ter a sa&edoria de como a%ir e sa&er lidar com as situações, isso resume em que o príncipe deve ser rpido como uma raposa e fero$ como um leão. #m relação ao !omem, ele di$ que o !omem é mal, fundado na idéia  * citada nesta resen!a, ele é capa$ de fa$er qualquer coisa para c!e%ar e se manter no poder.

Transcript of Resenha Maquiavel

7/25/2019 Resenha Maquiavel

http://slidepdf.com/reader/full/resenha-maquiavel 1/2

Para entender as teorias contidas no livro é preciso colocar tal teoriano período, entender seu contexto, ainda é possível transferir as idéias paraos tempos modernos, não apenas na política, mas nas relações do nossodia-a-dia. Maquiavel nasceu em Florença, viveu em período em que a Itliafora divida em principiados e ele son!ava em ver uma Itlia uni"cada.

#le começa o livro di$endo que o %overno pode ter a forma deprincipiado ou ser uma repu&lica, porém no livro ele apenas trata so&re oprincipiado. #ste principiado poder ser de forma !ereditria ou novo, sendoque esse se%undo poder ser totalmente novo ou misto.

'om o andar do livro é possível se o&servar que as decisões tomadaspor um príncipe devem ser ditadas por força, so&revindo ( lei do mais forte.Para ele o #stado é o dominante e o povo é o dominado e o&ediente ao#stado.

 )untamente com a idéia anterior é necessrio lem&rar que para umlíder é mel!or ser temido do que amado, porém deve evitar ser odiado, ouse*a, deve procurar ter o povo so&re controle de uma forma de que o povo oap+ie.

m príncipe não precisa ser &om, %eneroso com o seu povo, porémpara ele ter tal apoio desse povo é necessrio que demonstre ser uma &oapessoa. ma forma de aparentar ser uma pessoa &oa, é quando fornecessrio fa$er o mal, faça de uma ve$ * o &em faça aos poucos.

Maquiavel di$ que um príncipe deve ser falso, pois é mel!or ele ir

contra suas promessas do que cumpri-las, indo contra seu interesse oucausando conseqncias ruins em sua administração. Mas como "cam aspalavras que foram ditas/ Palavras o vento sempre leva em&ora, o que "casão as atitudes, por isso o povo não vai se lem&rar das palavras se tudoestiver em sua perfeita ordem.

0 capa$ de se perce&er que o poder é o que os !omens alme*am,sendo que são capa$es de fa$erem qualquer coisa para c!e%ar até o podere de se manter. Por isso que ele defende a idéia que os "ns *usti"cam osmeios. 'om relação ao se c!e%ar e manter no poder, ele di$ que aquele que

se apoiar na fortuna, provavelmente, fracassar. m príncipe deve se apoiarna virtu.

1 !omem pode c!e%ar ao poder com o apoio do povo, ou contra ele,porém quando conquist-lo com o apoio do povo dever manter ami%odestes. #m todo o livro é claro que um príncipe deve ter a sa&edoria decomo a%ir e sa&er lidar com as situações, isso resume em que o príncipedeve ser rpido como uma raposa e fero$ como um leão.

#m relação ao !omem, ele di$ que o !omem é mal, fundado na idéia * citada nesta resen!a, ele é capa$ de fa$er qualquer coisa para c!e%ar e

se manter no poder.

7/25/2019 Resenha Maquiavel

http://slidepdf.com/reader/full/resenha-maquiavel 2/2

ma ultima idéia que ac!o importante falar, é so&re a %uerra. mpríncipe nunca deve "car neutro em uma %uerra e muito menos "car com2medo3 de uma %uerra se ela for necessria.