Resolução e Qualidade Das Fotos

1
Resolução e Qualidade das Fotos B. C. Deiró Enquanto na fotografia tradicional o tamanho das fotos só entra em questão quando você encomenda as ampliações no laboratório fotográfico, na digital você escolhe antes do clique a resolução , ou seja, as dimensões em pixels da imagem, que podem variar a cada disparo. A maioria das câmeras digitais disponibiliza também várias qualidades de compressão (como por exemplo, ”Normal”, “Boa”, “Ótima”, "Fina", "Superfina", etc.) que deverão ser combinadas aos tamanhos. Quanto melhor a qualidade, menor a compressão do arquivo, e vice-versa. Como se pode deduzir, os maiores tamanhos (resoluções) e as qualidades superiores (menos compressão) geram arquivos mais pesados que ocupam maior espaço de armazenamento. Porém, esta é a melhor combinação para garantir a qualidade das cópias, quando o objetivo for passá-las para o papel. Já se elas serão apreciadas apenas pelas telas dos computadores, destinadas à exibição pela Internet ou ao envio por e-mail, o indicado é aplicar baixas resoluções e modestas qualidades (maior compressão) para produzir arquivos mais leves. Observações sobre alguns tamanhos/resoluções: . 640 x 480 pixels (VGA) - opção disponibilizada pela maior parte das digitais, produz fotos leves o bastante para o envio por e-mail, sem serem muito pequenas: seu tamanho equivale ao das telas dos monitores de 14 ou 15 polegadas. A sigla VGA (Video Graphics Array) usada como sinônimo desta resolução, refere-se ao sistema introduzido pela IBM em 1987 para telas de computadores. . Formato 3:2 e Widescreen - a maioria das digitais disponibilizam atualmente opções de tamanhos na proporção 3:2, que gera cópias formato 10 x 15 cm, e a proporção widescreen 16:9. Clique AQUI para saber mais sobre os diferentes formatos da fotografia digital. Conclusão: quanto mais opções de tamanho e de qualidade de compressão a câmera oferecer, mais flexível será seu uso, maiores suas possibilidades de gerar arquivos ajustados à cada situação e, finalmente, menor o risco de você ser obrigado a empregar resolução acima da necessária... o que será um problema quando houver pouco espaço disponível e muitas fotos por fazer

Transcript of Resolução e Qualidade Das Fotos

Page 1: Resolução e Qualidade Das Fotos

Resolução e Qualidade das Fotos B. C. Deiró

Enquanto na fotografia tradicional o tamanho das fotos só entra em questão quando você encomenda as ampliações no laboratório fotográfico, na digital você escolhe antes do clique a resolução, ou seja, as dimensões em pixels da imagem, que podem variar a cada disparo. A maioria das câmeras digitais disponibiliza também várias qualidades de compressão (como por exemplo, ”Normal”, “Boa”, “Ótima”, "Fina", "Superfina", etc.) que deverão ser combinadas aos tamanhos. Quanto melhor a qualidade, menor a compressão do arquivo, e vice-versa.

Como se pode deduzir, os maiores tamanhos (resoluções) e as qualidades superiores (menos compressão) geram arquivos mais pesados que ocupam maior espaço de armazenamento. Porém, esta é a melhor combinação para garantir a qualidade das cópias, quando o objetivo for passá-las para o papel. Já se elas serão apreciadas apenas pelas telas dos computadores, destinadas à exibição pela Internet ou ao envio por e-mail, o indicado é aplicar baixas resoluções e modestas qualidades (maior compressão) para produzir arquivos mais leves.

Observações sobre alguns tamanhos/resoluções:

. 640 x 480 pixels (VGA) - opção disponibilizada pela maior parte das digitais, produz fotos leves o bastante para o envio por e-mail, sem serem muito pequenas: seu tamanho equivale ao das telas dos monitores de 14 ou 15 polegadas. A sigla VGA (Video Graphics Array) usada como sinônimo desta resolução, refere-se ao sistema introduzido pela IBM em 1987 para telas de computadores.

. Formato 3:2 e Widescreen - a maioria das digitais disponibilizam atualmente opções de tamanhos na proporção 3:2, que gera cópias formato 10 x 15 cm, e a proporção widescreen 16:9. Clique AQUI para saber mais sobre os diferentes formatos da fotografia digital.

Conclusão: quanto mais opções de tamanho e de qualidade de compressão a câmera oferecer, mais flexível será seu uso, maiores suas possibilidades de gerar arquivos ajustados à cada situação e, finalmente, menor o risco de você ser obrigado a empregar resolução acima da necessária... o que será um problema quando houver pouco espaço disponível e muitas fotos por fazer