Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos...

17
Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo R. de Carvalho.

Transcript of Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos...

Page 1: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

Responsabilidade Social e Ambiental

A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes)

Desenvolvimento sustentável

Módulo I

Prof. Paulo R. de Carvalho.

Page 2: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

Ano Acontecimento Observação1962 Livro Primavera Silenciosa por Rachel

Carson.Evidenciava os perigos do inseticida DDT (EUA).

1968 Criação do Clube de Roma. Organização informal cujo objetivo era promover o entendimento dos aspectos econômicos, políticos, naturais e sociais como interdependentes.

1972 Publicação do livro Os Limites do Crescimento.

Informe apresentado pelo Clube de Roma alertando sobre a escassez dos recursos naturais.

1972 Conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo, Suécia.

Primeira manifestação dos governos de todo o mundo com as conseqüências da economia sobre o meio ambiente. Foi criado o Programa das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (PNUMA).

1977 Ocorre em Tbilisi, na Geórgia (ex- União Soviética), a primeira conferencia intergovernamental sobre Educação Ambiental.

O objetivo principal era suscitar o compromisso dos governos no sentido da instituição da Educação Ambiental como área prioritária nas políticas nacionais.

1980 I Estratégia Mundial para a Conservação.

(pela primeira vez aparece o conceito de Desenvolvimento Sustentável)

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) com a colaboração do PNUMA e WWF, adota um plano de longo prazo para conservar os recursos naturais.

Page 3: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

Ano Acontecimento Observação1983 É formada pela ONU a Comissão

Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD)

Presidida pela Primeira-Ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, tinha como objetivo examinar as relações entre o meio ambiente e o desenvolvimento e apresentar propostas.

1987 É publicado o informe Brundtland, da CMMAD, o “Nosso Futuro Comum”.

Um dos mais importantes sobre questão ambiental e desenvolvimento.

Vincula estreitamente economia e ecologia e estabelece o eixo em torno do qual se deve discutir o desenvolvimento, formalizando o conceito de Desenvolvimento Sustentável.

1992 Conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ou Cúpula da Terra. ECO-92

Realizada no Rio de Janeiro, constitui-se no mais importante foro mundial já realizado. Definiu-se mais concretamente o modelo de desenvolvimento sustentável.

Participaram 170 Estados, aprovando a Declaração do rio e mais quatro documentos, entre eles a Agenda 21.

2002 Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio + 10, realizada em Johannesburgo

Examinar se as metas propostas da Rio-92 foram alcançadas e reiterar o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

2007 Conferencia das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, em Bali, na Indonésia.

O chamado Mapa do Caminho define um roteiro com os princípios que vão guiar as negociações do regime global de mudanças climáticas, o qual sucederá o Protocolo de Kioto (Setembro/1977/Japão).

Page 4: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

Um conceito inicial: MEIO AMBIENTE

O economista francês Ignacy Sachs (1986, p.12) conceitua ambiente ou meio ambiente como a articulação entre três subconjuntos: o meio natural, as tecnoestruturas criadas pelo homem e o meio social.

Ambiente, portanto, abrange o equilíbrio dos recursos naturais com os processos sociais. A partir do reconhecimento dessas inter-relações, Sachs defende que o ambiente é uma dimensão do desenvolvimento e que, por meio das técnicas disponíveis, o homem transforma os recursos em produto apropriado ao consumo e à reprodução social.

Page 5: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

Desenvolvimento Sustentável

A Comissão Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e

Desenvolvimento – UNCED, considera que:

“desenvolvimento sustentável é aquele que atende às

necessidades do presente sem comprometer

a possibilidade de as gerações futuras atenderem as

suas próprias necessidades.”

Page 6: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

Leff (2001) ressalta que desenvolvimento sustentável:

[...] problematiza as próprias bases da produção; aponta para a desconstrução do paradigma econômico da modernidade e para a construção de futuros possíveis, fundados nos limites das leis da natureza, nos potenciais ecológicos, na produção de sentidos sociais e na criatividade humana. (LEFF, 2001, p.17)

Page 7: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

As dimensões da sustentabilidade:

Econômica / Social / Ambiental

• Do ponto de vista ECONÔMICO

- Prevê que as empresas têm que ser economicamente viáveis. - Seu papel na sociedade deve ser cumprido levando em consideração esse aspecto da rentabilidade = dar retorno ao investimento realizado pelo capital privado.

Page 8: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

As dimensões da sustentabilidade:

Econômica / Social / Ambiental

• Do ponto de vista SOCIAL

- Deve satisfazer aos requisitos de proporcionar as melhores condições de trabalhos aos seus empregados;

- Procurar contemplar a diversidade cultural existente na sociedade em que atua; - Propiciar oportunidade aos portadores de necessidades especiais de modo geral;

- Seus dirigentes devem participar ativamente das atividades socioculturais de expressão da comunidade que vive no entorno da unidade produtiva.

Page 9: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

As dimensões da sustentabilidade:

Econômica / Social / Ambiental

• Do ponto de vista AMBIENTAL

- Deve a organização pautar-se pela eco-eficiência dos seus processos produtivos, adotar a produção mais limpa, oferecer condições para o desenvolvimento de uma cultura ambiental organizacional;

- Adotar uma postura de responsabilidade ambiental, buscando a não-contaminação de qualquer tipo de ambiente natural;

- Procurar participar de todas as atividades patrocinadas pelas autoridades governamentais locais e regionais no que diz respeito ao meio ambiente natural.

Page 10: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

SOLIDARIEDADE COM

FUTURAS GERAÇÕES

PROTEÇÃO E CONSERVAÇAODA NATUREZA

COMO PERTENCIMENTO

ACESSO DE TODOS ÀS

CONDICOES BÁSICAS DE

VIDA

EMPODERAMENTO DA SOCIEDADE

NAS DECISÕES QUE AFETAM SUAS VIDAS

FUTURIDADEFUTURIDADE

PARTICIPAÇÃOPARTICIPAÇÃO

NATUREZIDADENATUREZIDADE

EQÜIDADEEQÜIDADE

Sustentabilidade

Page 11: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

Administração Ambiental e o Gerenciamento Ecológico

Para Callenbach (1993), a administração ambiental está associada à idéia de resolver os problemas ambientais em benefício da empresa. Ela carece de uma dimensão ética e suas principais motivações são a observância das leis e a melhoria da imagem da empresa.

Já o gerenciamento ecológico é motivado por uma ética ecológica e por uma preocupação com o bem-estar das futuras gerações. Seu ponto de partida é uma mudança de valores na cultura empresarial.

Page 12: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

Administração Ambiental e o Gerenciamento Ecológico

Quanto ao gerenciamento ecológico, Capra apud Callenbach (1993) diz que envolve a passagem do pensamento mecanicista para o pensamento sistêmico. Um aspecto essencial dessa mudança é que a percepção do mundo como máquina cede lugar à percepção do mundo como sistema vivo. Essa mudança diz respeito à nossa percepção da natureza, do organismo humano, da sociedade e, portanto, também à nossa percepçãode uma organização de negócios.

As empresas, para Capra apud Callenbach (1993), são sistemas vivos, cuja compreensão não é possível apenas pelo prisma econômico. Como sistema vivo, a empresa não pode ser rigidamente controlada por meio de intervenção direta, porém, pode ser influenciada pela transmissão de orientações e emissão de impulsos. Esse novo estilo de administração é conhecido como administração sistêmica.

Page 13: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

As empresas e os desafios para se tornarem empresas cidadãs:

O primeiro deles, segundo Vassallo (2000), é o desafio operacional.

Uma empresa responsável pensa nas conseqüências que cada uma de suas ações pode causar ao meio ambiente, a seus empregados, à comunidade, ao consumidor, aos fornecedores e a seus acionistas.

De nada adianta investir milhões em um projeto comunitário e poluir os rios próximos de suas fábricas ou dar benefícios e oportunidades a seus funcionários e não ser transparente com seus consumidores, ou ainda preservar florestas no Brasil e comprar componentes de um fabricante chinês que explora mão-de-obra infantil.

Page 14: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

Conceituando Responsabilidade Social e Ambiental:

Responsabilidade Social é a integração voluntária pelas empresas das preocupações sociais e ambientais nas suas atividades comerciais e nas suas relações com todas as partes. É complementar das soluções legislativas e contratuais a que as empresas estão ou podem vir a estar obrigadas e que se aplicam a questões como, por exemplo, o desenvolvimento da qualidade de emprego, a adequada informação,consulta e participação dos trabalhadores, bem como o respeito e a promoção dos direitos sociais e ambientais e a qualidade dos produtos e serviços.

Trata-se, segundo o Parecer de Iniciativa sobre a Responsabilidade Social (2003), de uma noção compreensiva e abrangente, que se situa mais no âmbito das boas práticas e da ética empresarial e da moral social do que no dos normativos jurídicos.

Page 15: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

Conceituando Responsabilidade Social e Ambiental:Uma noção compreensiva e abrangente, que se situa mais no âmbito das boas práticas e da ética empresarial e da moral social do que no dos normativos jurídicos. Abrange aspectos tão diversos como os que vão da gestão de recursos humanos e da cultura de empresa até a escolha dos parceiros comerciais e das tecnologias. Implica, pois, uma abordagem integrada das dimensões financeira, tecnológica, comercial, deontológica e social da empresa, tanto mais quanto ela é, na sua essência, uma comunidade de pessoas ao serviço do bem comum.

O Livro Verde (2001) diz que a responsabilidade social das empresas é, essencialmente, um conceito segundo o qual as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

Page 16: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

Conceituando Responsabilidade Social e Ambiental:

Fonte: www.copesul.com.br

Page 17: Responsabilidade Social e Ambiental A tomada de consciência do problema ambiental (Marcos importantes) Desenvolvimento sustentável Módulo I Prof. Paulo.

REFERENCIAS:

SACHS, Ignacy. Ecodesenvolvimento: crescer sem destruir. São Paulo: Vértice, 1986.

CALLENBACH, E., et al. Gerenciamento Ecológico – Eco-Manangement – Guia do Instituto Elmwood de Auditoria Ecológica e Negócios Sustentáveis. São Paulo: Ed. Cultrix, 1993.

VASSALLO, C. Um novo modelo de negócios. Guia de boa cidadania corporativa. Revista Exame. São Paulo – SP: nº 728, p.08-11, 2000.