RESPOSTA TÉCNICA FOTORAFIA NO ARTESANATO · Também é indicado entender como fazer as fotos para...

8
1 FOTOGRAFIA NO ARTESANATO RESPOSTA TÉCNICA ARTESANATO Em tempos de grande exposição, decorrente da realização do maior evento futebolístico mundial, a Copa do Mundo da FIFA 2014, é preciso buscar as melhores formas de diferenciação por meio da imagem, potencializando assim a divulgação dos trabalhos artesanais. Nesse contexto, a fotografia destaca-se como importante ferramenta para exposição via internet, princi- palmente devido ao aumento da divulgação das marcas em websites, blogs ou mesmo lojas virtuais. Por isso, é necessário conhecer as melhores técnicas de fotografias para evidenciar os detalhes do produto e tornar as imagens um mecanismo para potencializar as vendas do artesanato. Com a popularização das mídias sociais e a capacidade das pessoas estarem conectadas 24 horas por dia, as imagens passaram a ser essenciais na divulgação de produtos. Assim, o compartilhamento de temas, fotos e promoções fazem de cada internauta um agente na disseminação da marca e da fotografia, tornando esse recurso um diferencial para o aumento das vendas do artesanato. A partir dessa realidade, é importante saber que uma boa fotografia, que valorize os elementos essenciais das peças e que chame a atenção do consumidor, faz a diferença na hora da compra. 125 bilhões de imagens são compartilhadas pela internet anualmente 300 milhões de imagens são postadas apenas no Facebook diariamente FONTE: GAZETA DO POVO, 2013. Importância de uma boa fotografia

Transcript of RESPOSTA TÉCNICA FOTORAFIA NO ARTESANATO · Também é indicado entender como fazer as fotos para...

1

FOTOGRAFIA NO ARTESANATORESPOSTATÉCNICA

ARTESANATO

Em tempos de grande exposição, decorrente da realização do maior evento futebolístico mundial, a Copa do Mundo da FIFA 2014, é preciso buscar as melhores formas de diferenciação por meio da imagem, potencializando assim a divulgação dos trabalhos artesanais.

Nesse contexto, a fotografia destaca-se como importante ferramenta para exposição via internet, princi-palmente devido ao aumento da divulgação das marcas em websites, blogs ou mesmo lojas virtuais. Por isso, é necessário conhecer as melhores técnicas de fotografias para evidenciar os detalhes do produto e tornar as imagens um mecanismo para potencializar as vendas do artesanato.

Com a popularização das mídias sociais e a capacidade das pessoas estarem conectadas 24 horas por dia, as imagens passaram a ser essenciais na divulgação de produtos. Assim, o compartilhamento de temas, fotos e promoções fazem de cada internauta um agente na disseminação da marca e da fotografia, tornando esse recurso um diferencial para o aumento das vendas do artesanato.

A partir dessa realidade, é importante saber que uma boa fotografia, que valorize os elementos essenciais das peças e que chame a atenção do consumidor, faz a diferença na hora da compra.

125 bilhões de imagens são compartilhadas pela internet anualmente

300 milhões de imagens são postadas apenas no Facebook diariamente

FONTE: GAZETA DO POVO, 2013.

Importância de uma boa fotografia

2

A foto tem o poder de cativar, envolver e deixar o cliente curioso para conhecer outros produtos. Com ela é possível oferecer ao consumidor a experiência de visualizar ‘como e onde’ o produto pode ser utilizado, melhores combinações de cores e, além de potenciais promoções.

Direitos autorais

Uma boa fotografia é imprescindível para destacar os detalhes, valorizar o produto e conseguir passar para o consumidor a sensação de identificação com o mesmo. Quando não há a possibilidade de fazer as imagens do próprio produto ou há pressa para a publicação existem bancos de imagens especializados, tanto gratuitos quanto pagos.

Em ambas as possibilidades deve-se ter o cuidado de conhecer os direitos autorais com a utilização de imagens, mesmo naquelas produzidas exclusivamente ou pagas. Esse cuidado é importante para que a marca não seja prejudicada com a utilização inapropriada de imagens na divulgação dos produtos.

/ Sobre os direitos autorais

A fotografia é considerada uma obra intelectual, por isso, o fotógrafo possui direitos autorais sobre ela e a utilização sem autorização pode trazer graves consequências. A Lei 9.610/98 regulamenta como deve ser considerado o trabalho intelectual, no que diz respeito aos direitos au-torais. Segundo a lei, a autoria de um trabalho não pode ser repassada, apenas cedida, e o beneficiário tem o direito patrimonial, podendo mo-dificar ou utilizar a obra para qualquer fim desejado, conforme contrato (Dicas de Fotografia).

Tendo o fotógrafo total direito sobre sua obra, em contrato, no momen-to da “compra do direito de utilização” é preciso que estejam explicita-dos os termos de utilização daquela imagem, com a permissão prévia do fotógrafo para a utilização da mesma.

VESTUÁRIOAS COMBINAÇÕES DE ROUPAS, TECIDOS

E TIPOS DE ARTESANATO PODEM SER EXEMPLIFICADAS POR MEIO DE IMAGENS,

POSSIBILITANDO AO CLIENTE IDEIAS DE COMO UTILIZAR AS PEÇAS.

ACESSÓRIOSAS IMAGENS SÃO UMA FORMA DE OFERECER

EXEMPLOS DE COMO UTILIZAR AS PEÇAS, MELHORES COMBINAÇÕES E LIGAÇÕES COM

ESTAÇÕES MAIS APROPRIADAS.

DECORAÇÃOOS OBJETOS PODEM SER FOTOGRAFADOS

EM CÔMODOS DA CASA OU OUTROS AMBI-ENTES, MOSTRANDO COMBINAÇÕES COM

CORES E MÓVEIS.

Adquirindo imagens profissionais

Atenção! O foco do consumidor está relacionado ao custo-benefício entre o que a imagem de divulgação aparenta e o preço cobrado pelo produto. Com isso, é importante investir em qualidade, não só na produção dos trabalhos artesanais, mas também nos meios pelos quais os produtos são divulgados.

Atenção! Fique atento ao Art. 24 da Lei 9.610/98, que trata dos direitos morais do autor.

No website do Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Fundação Biblioteca Nacional é possível obter mais informações sobre os direitos autorais do trabalho fotográfico.

3

Os bancos de imagens possuem também contratos de uso, sendo deles o direito exclusivo da imagem. O comprador pode utilizar a imagem em qualquer tipo de mídia e por tempo indeterminado. Po-rém, quando o usuário opta pela forma “não exclusiva” de compra corre o risco da cobrança pelo titular, de forma legal, pelos direitos autorais das fotos que estão sendo utilizadas (Focus Foto, 2011).

Benefícios:

¡ O rápido acesso às imagens;

¡ Ter a imagem e utilizá-la da maneira que preferir, por meio dos meios de comunicação que achar pertinentes;

¡ Baixo custo de aquisição, dependendo do tipo de contrato dese-jado para a aquisição das fotos.

Os bancos de imagens on-line podem ser gratuitos ou pagos. Alguns dos principais bancos de imagens que podem ser encontrados na internet são:

Free Pixels

Stock Xchng

Morgue File

4Free Photos

Shutter stock

Fotos search

/ Contratação de fotógrafo profissional

O artesão tem ainda a opção de contratar profissionais especializados para fotografar os produtos. Nesse caso é preciso levar em consideração itens como:

Vale lembrar que os bancos de imagens podem

ser utilizados para divulgação da marca e publicidades específicas.

Como não são imagens do produto, não é interessante que sejam

utilizadas para ilustrar os produtos vendidos.

Assim como os direitos autorais sobre os trabalhos intelectuais, que incluem a fotografia, a imagem fotografada, como as que aparecem uma modelo ou objetos de autoria ou marca conhecida, também precisa de autorização para ser utilizada. Nesse caso é chamado de direito de imagem e necessita de um contrato de licença de uso de imagem. Deverão ser acordados os meios de comunicação que divulgarão o trabalho e o tempo de utilização (Dicas de Fotografia).

Lembre-se! Caso opte por produzir suas próprias fotos, você também é responsável pelas criações e possui direitos autorais sobre elas.

/ Banco de imagens

Os bancos de imagens são opções rápidas e menos onerosas para a utilização de imagens e vêm sendo cada vez mais procurados. Eles oferecem diversas fotos, nos mais variados temas, para que o cliente possa adequar sua necessidade às imagens disponíveis.

4

Como alternativa à aquisição de fotos de terceiros, o artesão pode desenvolver seu próprio material. Para produzir as fotos do portfólio de produtos é preciso conhecimento sobre o trabalho fotográfico, como: as características de uma boa câmera, como montar um miniestúdio ou local com iluminação e fundo adequados. Também é indicado entender como fazer as fotos para ficarem atraentes para o con-sumidor e despertarem o interesse de compra pelas peças. Como benefícios desse tipo de produção de material fotográfico pode-se destacar:

Produção da própria fotografia

¡ em quais meios de comunicação os produtos serão expostos: para vendas on-line, para fazer um catálogo de produtos, para uma expo-sição ou mesmo para expor no website e em blogs.

¡ a tradução da mensagem que o artesão deseja passar com as imagens das peças: expressão cultural impressa no artesanato ou exemplos de como utilizar as peças.

A fotografia profissional traz como benefícios:

¡ possibilidade de escolha, juntamente com o profissional, do que deseja passar com a imagem e onde pretende utilizá-la.

¡ infraestrutura adequada, como câmera profissional, leds, flashs, ma-nipulação de luz e composição de imagem, por exemplo.

¡ exclusividade da imagem a ser utilizada.

Apesar de ser mais cara, por considerar o preço do trabalho do fotógrafo, a utilização da foto na mídia, a despesa gasta na pro-dução e o direito de utilização, a fotografia profissional ofere-ce imagens de alta resolução e de acordo com as exigências do artesão. (Denise Tonin, 2013).

5

As fotografias divulgadas on-line, principalmente em sites de compra, precisam mostrar ao cliente os detalhes da peça, para que ele tenha entendimento do que o produto oferece (textura, material utilizado, cor, tamanho e outros aspectos). Imagens bem feitas podem suprir essa necessidade e, por consequên-cia, a marca adquire confiança por parte do consumidor, pois o mesmo sabe que está adquirindo exa-tamente o que está vendo, o que contribui para o aumento das vendas e consolidação da marca (Dicas de E-commerce Uol). Portanto, é importante ter uma noção de quais materiais e equipamentos utilizar e saber como fazer fotos que traduzam o que se deseja passar ao consumidor. Para isso, seguem algumas dicas para que o artesão faça fotografias mais profissionais e ricas em detalhes:

/ Pontos de atenção

¡ custos mais baixos.

¡ exclusividade das imagens.

¡ agilidade na atualização dos materiais de comunicação visual.

Caso o artesão não possua os materiais básicos para a produção fotográfica, o custo inicial do investimento pode ser elevado. Porém, será apenas uma vez e todas as ferramentas estarão disponíveis para futuras atu-alizações do material ou mesmo inserção de novos produtos no portfólio. Ainda assim, o artesão que optar por produzir as próprias fotos pode se organizar financeiramente para participar de cursos de fotografia para manter-se atualizado sobre melhores formas de fotografar, novas tecnologias e tendências.

FONTE: ARTESANATO PASSO

A PASSO. DISPONÍVEL EM:

HTTP://GOO.GL/URSQK8.

ACESSO EM: 26 JULHO 2014.

FONTE: OBVIOUS ARTESANATO. DISPONÍVEL EM: HTTP://GOO.GL/ACHDG3. ACESSO EM: 26 JULHO 2014.

6

AmbienteÉ indicado atentar para a luz utilizada ao produzir a fotografia. A luz natural é sempre uma ótima opção, na rua ou próximo de janelas e portas, pois diminui a quantidade de reflexos que a luz artificial deixa nos objetos. Uma opção também eficaz é a utilização de vários pontos de luz branca, dos lados e por cima do objeto, por exemplo, e utilizar sempre um fundo branco ou liso, para refletir melhor a luz e diminuir os reflexos.

ResoluçãoQuanto maior a resolução da foto, maior a quantidade de detalhes da imagem. Porém, uma alta reso-lução tem por consequência um arquivo pesado, que demora para carregar. Assim, opte por resoluções intermediárias (880 x 660 pixels), que devem ser configuradas na própria câmera, principalmente se as imagens serão colocadas em websites, pois dessa forma o cliente consegue ver o produto em detalhe e não desiste de abrir a imagem antes que ela termine de ser carregada.

FONTE: ARTESANATO CULTURA MIX. DISPONÍVEL EM: HTTP://GOO.GL/J6OWOL. ACESSO EM: 26 JULHO 2014.

TécnicasAlgumas dicas interessantes consistem em tirar o flash e dar à luz, natural ou não, a função de iluminar o objeto fotografado. Outro ponto importante é ter foco no produto na hora de fotografar, evitando fundos muito coloridos ou outros objetos que desviem a atenção. O principal na foto deve sempre ser o produto. Caso utilize outros objetos, procure fazer com que o produto seja destacado.

CâmerasExistem inúmeros tipos de câmeras fotográficas, das mais variadas marcas, de comuns às profissionais. Quanto mais profissional a máquina, melhores as fotos tendem a ficar. Câmeras profissionais exigem um maior entendimento do usuário de como usá-las. Portanto, é interessante que o artesão busque aperfei-çoar suas técnicas para produzir fotografia, principalmente se pretende produzir as próprias fotos para divulgação. Para um bom trabalho fotográfico para divulgação é necessária uma câmera digital comum de 7 megapixels.

7

/ Montando um miniestúdioUma forma de fazer um bom trabalho fotográfico e deixar a imagem com ar mais profissional é montar um miniestúdio caseiro. Seguem dois exemplos de modelos de miniestúdios e o passo-a-passo para montá-los:

Nesse outro modelo de miniestúdio é preciso ter uma caixa de papelão e nela:

Você pode fazer o miniestúdio da foto colocando uma mesa encostada em uma parede e, em cima dela, colocar:

1. Uma luminária de mesa de luz fluorescente, de ca-beceira, envolvida em um papel vegetal para dimi-nuir os reflexos no objeto.

2. Uma cartolina lisa, preferencialmente branca, com uma ponta colada na parede e a outra apoiada na mesa, sem dobrar. Colocar o objeto em cima da carto-lina, fazendo com que ela seja o fundo da foto.

3. Duas caixas, que podem ser embalagens de produ-tos, com folhas brancas para refletir a luz no objeto a ser fotografado.

1. Uma cartolina branca no fundo e na base, da mesma forma que na mesa no exemplo anterior.

2. Cortar as laterais e a parte de cima da caixa em retângulos, formando “ja-nelas” e um “teto”. Nas partes recor-tadas cobrir com papel vegetal, posi-cionando luz em cada um dos cortes feitos. Dessa forma, o papel vegetal serve para distribuir a luz e não fazer sombra no objeto a ser fotografado.

3. O objeto deve então ser colocado dentro da caixa, em cima da cartoli-na branca, e o artesão deve produzir a foto com a câmera fixa, assim como no exemplo anterior, para evitar que a foto fique distorcida.

FONTE: REVIS-TA DE ARTESANATO.

DISPONÍVEL EM: HTTP://GOO.GL/VS9DNJ. ACESSO EM: 15 JULHO

2014.

FONTE: REVIS-TA DE ARTESANATO.

DISPONÍVEL EM: HTTP://GOO.GL/VS9DNJ. ACESSO EM: 15 JULHO

2014.

É importante que a câmera esteja fixa na hora de tirar a foto, para evitar que a imagem fique tremida.

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional: Roberto SimõesDiretor-Presidente: Luiz Barretto | Diretor-Técnico: Carlos Alberto dos SantosDiretor de Administração e Finanças: José Claudio dos Santos | Fotos: banco de imagens

UAMSF – Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros UACC – Unidade de Atendimento Coletivo - ComércioConteúdo: Daphne BlaeseSEBRAE SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

WWW.SEBRAE2014.COM.BRFACEBOOK.COM/SEBRAE2014

TWITTER.COM/SEBRAE_2014

Por isso o Projeto de Inteligência Competitiva do Programa Sebrae 2014 quer saber mais sobre suas expectativas e satisfação. Responda a breve pesquisa que elaboramos especialmente para você e seu negócio!

Sua opinião faz a diferença!PARTICIPAR

O foco na exposição do produto é um diferencial para os artesãos cativarem os clientes, principalmente com a crescente divulgação e comercialização on-line, em que o consumidor não possui necessariamente contato com o produto antes de comprá-lo. Portanto, o cuidado com a qualidade da imagem apresentada nos materiais de divul-gação é fundamental.

Assim, é possível iniciar a divulgação com investimentos bai-xos, mas é interessante que o artesão comece a destinar uma parte da receita em equipamentos ou a contratação de profissionais para produzir material fotográfico para a expo-sição on-line. Isso certamente aumentará a visualização do trabalho e potencializará as vendas, tanto nas lojas físicas, pois o cliente já vai ter tido contato com a marca por meio da internet, quanto nas vendas on-line.

O investimento em formas de divulgação profissionais e de qualidade torna-se cada vez mais necessário. Por isso, ainda que faça fotografias de forma “caseira”, o artesão deve estar atento às melhores formas de produzir o material de comunicação. Ele deve ser considerado tão importante quanto a qualidade da produção do artesanato, buscando sempre expor o trabalho de forma profissional e focada em cativar o cliente.

/ Considerações finais