Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... ·...

32
Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628 CNPJ: 06.318.097/0001-61 Respostas aos Recursos Nível Alfabetizado Língua Portuguesa - Questão 04: O gabarito diz que “Quem ficou doente” foi A Rosa, sendo que o correto, segundo o texto, seria O Cravo. RECURSO PROCEDENTE – Alterar gabarito de B para A. - Questão 14: Foi cobrado Hiato na questão, o que foge ao conteúdo cobrado no Edital para os candidatos do nível alfabetizado. Conteúdo cobrado conforme edital NÍVEL ALFABETIZADO LÍNGUA PORTUGUESA: Identificar nomes de seres e objetos pertencente ao seu dia-a-dia, compreensão de pequenos textos, alfabeto, vogais e consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas. Conforme o excerto acima, retirado do EDITAL, constata-se que encontros vocálicos é um dos conteúdos cobrados na prova de Português Nível Alfabetizado, como Hiato é um tipo de encontro vocálico, então o conteúdo cobrado consta no edital. Persistindo a dúvida, abaixo segue o conceito e classificação dos encontros vocálicos. Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes. Para compreendermos melhor o que são os encontros vocálicos, é necessário retomar os conceitos de vogais e semivogais. Sabemos que as vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são a base, o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa. Já as semivogais acontecem no encontro entre duas vogais em uma mesma sílaba, em que uma é a vogal principal, com o tom mais intenso, e a outra é a semivogal, que possui um papel secundário. Em um encontro vocálico, a letra /a/ sempre será

Transcript of Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... ·...

Page 1: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Respostas aos Recursos

Nível Alfabetizado

Língua Portuguesa

- Questão 04: O gabarito diz que “Quem ficou doente” foi A Rosa, sendo que o

correto, segundo o texto, seria O Cravo.

RECURSO PROCEDENTE – Alterar gabarito de B para A.

- Questão 14: Foi cobrado Hiato na questão, o que foge ao conteúdo cobrado no

Edital para os candidatos do nível alfabetizado.

Conteúdo cobrado conforme edital

NÍVEL ALFABETIZADO LÍNGUA PORTUGUESA: Identificar nomes de seres e objetos

pertencente ao seu dia-a-dia, compreensão de pequenos textos, alfabeto, vogais e

consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras

maiúsculas.

Conforme o excerto acima, retirado do EDITAL, constata-se que encontros

vocálicos é um dos conteúdos cobrados na prova de Português Nível Alfabetizado,

como Hiato é um tipo de encontro vocálico, então o conteúdo cobrado consta no

edital.

Persistindo a dúvida, abaixo segue o conceito e classificação dos encontros

vocálicos.

Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes. Para compreendermos melhor o que são os encontros vocálicos, é necessário retomar os conceitos de vogais e semivogais. Sabemos que as vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são a base, o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa. Já as semivogais acontecem no encontro entre duas vogais em uma mesma sílaba, em que uma é a vogal principal, com o tom mais intenso, e a outra é a semivogal, que possui um papel secundário. Em um encontro vocálico, a letra /a/ sempre será

Page 2: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

a vogal principal, as letras /i/ e /u/ serão sempre semivogais, e as letras /e/ e /o/ podem assumir os papéis de vogal e/ou semivogal. Existem três tipos de encontros vocálicos. Veja:

HIATO O hiato consiste na sequência de duas vogais (Vogal + Vogal) que se separam durante a divisão silábica, ficando cada vogal em uma sílaba distinta. Em virtude do contato de duas vogais no interior de uma palavra, é possível reconhecer o hiato como sendo o encontro vocálico por excelência. Observe os exemplos: Saída: sa – í – da; Saúde: sa – ú – de; Oceano: o – ce – a – no; Cooperar: co – o – pe – rar.

DITONGO O ditongo consiste no encontro de Vogal + Semivogal, chamado de ditongo decrescente, ou de Semivogal + Vogal, que recebe o nome de ditongo crescente. Os ditongos também podem ser classificados em orais ou nasais. É muito importante recordarmos que os fonemas orais são aqueles que passam e saem pela cavidade bucal (boca), como: /a/, /b/, /t/; já os fonemas nasais são aqueles que uma parte passa pela boca e a outra parte passa pelas narinas (nariz), como: /m/, /n/, /ã/. Observe os exemplos: Madeira: ma – dei – ra (ditongo decrescente oral); Paulista: pau – lis – ta (ditongo decrescente oral); Pátria: pá – tria (ditongo crescente oral); Sério: sé – rio (ditongo crescente oral); Mãe: mãe (ditongo decrescente nasal) Oração: o – ra - ção (ditongo decrescente nasal)

TRITONGO Os tritongos são uma sequência de Semivogal + Vogal + Semivogal. Assim como os ditongos, os tritongos também podem ser classificados em orais e nasais. Como apresentam apenas uma vogal, na divisão silábica, não se separam os fonemas vocálicos do tritongo. Observe os exemplos: Paraguai: Pa – ra – guai (tritongo oral); Enxaguei: en – xa – guei (tritongo oral); Cheguei: che – guei (tritongo oral); Quão: quão (tritongo nasal). RECURSO IMPROCEDENTE - MANTER GABARITO.

Page 3: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Respostas aos Recursos

Nível Alfabetizado

Matemática

- Questão 18: Trata de expressões simples, assunto este que não consta no conteúdo programático para a vaga de gari e servente cujo nível é alfabetizado, conforme Edital de Abertura N° 01/2019. O assunto expressões simples constam como conteúdo programático para o nível Fundamental I. Em anexo envio cópia do edital onde contam as informações supracitadas. - Questão 18 I: A questão de número 18 de matemática pedia a resolução de uma expressão "numérica”, só que no edital não consta a inclusão de tal assunto para o nível alfabetizado e sim para o nível fundamental. Sendo assim a questão não deveria constar da prova para o nível alfabetizado. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE MATEMÁTICA PARA NÍVEL ALFABETIZADO: RECONHECER NÚMEROS, IDENTIFICAR HORAS E MINUTOS, “OPERAÇÕES EM NÚMEROS INTEIROS: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO”. A DEFINIÇÃO DE “EXPRESSÃO” EM MATEMÁTICA, SIGNIFICA CONJUNTOS DE NÚMEROS QUE SOFREM “OPERAÇÕES MATEMÁTICAS” OBEDECENDO UMA ORDEM DE “OPERAÇÕES COM NÚMEROS” NESSE CASO, OS INTEIROS, PREESTABELECIDA EFETUADAS NA SEGUINTE ORDEM: (POTÊNCIAS E RAÍZES, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO E POR FIM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO), E NA ORDEM EM QUE APARECEM. LOGO DE ACORDO COM O EDITAL, A QUESTÃO ESTÁ DENTRO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. ASSIM O “RECURSO É IMPROCEDENTE”. SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA: SILVEIRA, ÊNIO – MATEMÁTICA: COMPREENSÃO E PRÁTICA, 3ª ED – SÃO PAULO: MODERNA.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 28 I: Nesta questão informa que a cada lata de tinta era 100 m² e teria que pintar uma área de 480 m². Foi questionado quantas latas no MÍNIMO seriam utilizadas. A resposta correta no caso é letra B, pois não solicitava o TOTAL de latas. O significado de Mínimo no Dicionário Português. Mínimo, o que é: O mais pequeno, o mais baixo. O menor valor ou quantidade. A QUESTÃO INFORMA QUE UMA LATA DE TINTA PINTA UMA ÁREA DE 100 M2, PARA PINTAR UMA ÁREA DE 480 M2 PRECISA-SE NO MÍNIMO DE 5 LATAS, VISTO QUE 4 PINTARIAM APENAS 400 M2 E PARA OS 80 M2 RESTANTES NECESSITARIA DE MAIS UMA LATA. ALTERNATIVA B.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

Page 4: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Questão 29: O número de Estados do Centro Oeste são 4 e não 3, por esse motivo está questão deve ser anulada, pois induziu o candidato ao erro. Os Estados da região Centro-Oeste do Brasil são: Brasília, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Devido a esse erro na elaboração da pergunta solicito a anulação da questão. A REGIÃO CENTRO-OESTE POSSUI APENAS 3 ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL, ONDE ESTÁ LOCALIZADA A CIDADE DE BRASÍLIA QUE É A CAPITAL FEDERAL, QUE POR SUA VEZ ESTÁ LOCALIZADA NO ESTADO DE GOIÁS. ASSIM COMO O BRASIL POSSUI 26 ESTADOS, RESTAM 9 ESTADOS PARA A REGIÃO NORDESTE. RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

Page 5: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Respostas aos Recursos

Nível Alfabetizado

Informática - Questão 25: Pede que assinale a opção falsa, ou seja, gabarito correto.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

Page 6: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Respostas aos Recursos

Nível Alfabetizado

Conhecimentos Gerais / Atualidades

- Questão 32: QUESTÃO ANULADA.

- Questão 33: Solicito anulação da questão, visto que o nome completo da ponte

que liga o município de Cachoeira à São Félix é Imperial Ponte Dom Pedro II e não

Ponte Dom Pedro II, como exposto no gabarito divulgado pela banca.

Resposta

A ponte ferroviária sobre o Rio Paraguaçu passa sobre o rio. Foi originalmente

construída na E. F. Central da Bahia, depois encampada pela Viação Ferrea

Federal do Leste Brasileiro, tendo em 1943 suas linhas anexadas a outras linhas

da empresa, formando a linha Sul da "Leste".

A ponte foi inaugurada com a presença do Imperador Dom Pedro II - daí seu

nome, "Ponte Dom Pedro II" em 1885.

Ela sobrevive até hoje e, por causa da entrada das linhas, tanto de Cachoeira

quanto de São Feliz, sobre a ponte em curva, causa um problema de trânsito

incrível principalmente na última cidade. Uma variante na linha, para evitar este

gargalo, vem sendo prometido desde os anos 1960, mas até hoje (2006) não saiu

do papel.

(Fontes: pesquisa local - Ralph M. Giesbrecht; Revista Ferroviária,

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Nome atribuído: Ponte D. Pedro II

Outros Nomes: Ponte sobre o Rio Paraguaçu

Localização: Praça Manoel Vitorino – São Félix-BA

Processo de Tombamento: Nº 024/2002

Resolução de Tombamento: Nº 8.357/02, de 05/11/2002

Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 52

Descrição: Esta ponte cruza o Rio Paraguaçu na Bahia, ligando as cidades de

Cachoeira e São Felix. Ponte metálica executada na Inglaterra em 1885.

Fonte: Biblioteca Nacional.

Segundo os textos acima, da revista Ferroviária e do IPAC(– Instituto do

Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), a Ponte chama-se Dom Pedro II,

Page 7: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

outros nomes lhes são atribuídos como Ponte sobre o Rio Paraguaçu, o que não

isenta o nome pelo qual a ponte é identificada na prova.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 35 I: Quantidade de distritos de Cachoeira, o gabarito diz ter 3, porém

a candidata afirma que são 4 (Belém, Capoeiruçu, Murutuba e São Tiago do

Iguape).

Resposta

Segundo consta no site da biblioteca do IBGE, site oficial :

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/bahia/cachoeira.pdf

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3

distritos: Cachoeira, Belém da Cachoeira (ex-Belém) Santiago do Iguape (ex-

Iguape), o que se mantém até os dias atuais.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 35 II: Não consta no Edital o assunto Distritos, e sim Povoados.

Resposta

Conteúdos presentes no edital

História do Município, fundação, emancipação, produtos econômicos, comércio,

industria, folclore, atividades da administração pública: projeto, vereadores,

avanços públicos, nome dos povoado, tipo de vegetação, clima, conservação e

preparação dos alimentos, prática de higiene e saneamento básico, tratamento

da água, doenças infecciosas.

Conforme edital, consta o conteúdo História do Município, a formação e

constituição dos povoados e distritos fazem parte da história do município.

E ao se estudar os povoados, encontrar-se – á os nomes dos Distritos

identificados como tal.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

Page 8: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

- Questão 38:

Resposta

Talvez, tenha faltado interpretação por parte do candidato, pois a questão

solicita a alternativa cuja doença não é adquirida pela ingestão de água não

tratada, assim todas são adquiridas por água não tratada, contaminada, exceto

a leptospirose.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 39: Foi gabaritada pela seleta com a opção D (usar sempre

camisinha) .A questão pede uma recomendação que não é eficaz na prevenção

de doenças RELACIONADA A AGUA .Então temos 4 alternativas relacionadas a

agua, sendo assim não sabemos a alternativa correta.

Resposta

A questão solicita a única alternativa que não é eficaz na prevenção de doenças

relacionadas a água, assim 4 das 5 alternativas são eficazes, e apenas uma não é,

nesse caso a alternativa D, que diz respeito a doenças sexualmente

transmissíveis.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

Page 9: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Respostas aos Recursos

Nível Fundamental I

Língua Portuguesa

- Questão 14: Irregularidade na formação das alternativas, a questão possui

duas alternativas iguais a (C) e a (D) ambas Predicativo do objeto como está

apresentada na foto, desta forma prejudicando o entendimento e a escolha da

alternativa pelos candidatos.

Em nada atrapalha a análise, uma vez que a alternativa correta é a letra B.

RECURSO IMPROCEDENTE- MANTER GABARITO.

Page 10: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Respostas aos Recursos

Nível Médio

Língua Portuguesa

- Questão 01 I: A resposta do gabarito é a D, mas discordo totalmente, na frase do 3º parágrafo (O

grande e o pequeno podem ser de qualquer espécie, inclusive bichos, com exceção dos gatos que

são todos grandes.) na referida frase grande e o pequeno é sujeito composto, e também nem

especifica se é masculino nem feminino nem se é espécie humana( homem e mulher) ele fala de

qualquer espécie. A correta é a letra A, em minha opinião.

PARECER

QUESTÃO 01

Sobre o texto é possível afirmar:

I- O texto retrata o fato de que numa relação amorosa sempre existe um que” domina” a relação e

outro que se submete a vontade do dominante. Proposição verdadeira, pois segundo o texto

numa relação amorosa sempre existe um que” domina” a relação e outro que se submete a

vontade do dominante

II- Os adjetivos grande e pequeno, substantivados, são utilizados pela autora para representar o

tipo de comportamento adotado pelas pessoas que compõem o casal. Proposição verdadeira, pois

os adjetivos grande e pequeno estão substantivados e representam o tipo de comportamento

adotado pelas pessoas que compõem o casal.

III- No texto, aquele definido como pequeno é caracterizado como a pessoa que tem uma posição

de superioridade em relação ao seu par amoroso, é aquele que detém o poder na relação entre os

dois. O grande, por sua vez, está em uma posição de inferioridade e de submissão em relação ao

pequeno. Falsa, pois aquele definido como pequeno é caracterizado como a pessoa que tem uma

posição de inferioridade em relação ao seu par amoroso. O grande, por sua vez, está em uma

posição de superioridade.

IV- No terceiro parágrafo do texto, os termos grande e pequeno são empregados como adjetivos

para caracterizar os substantivos homem e mulher. Proposição verdadeira porque a autora

pretende demonstrar que a caracterização de alguém como grande ou pequeno não depende de

gênero (masculino ou feminino) associado aos termos grande e pequeno. Na verdade, a autora se

refere ao sexo das pessoas que podem ser qualificadas dessa forma. Por isso, usa os substantivos

homens e mulheres determinados pelos adjetivos grande e pequeno, afirmando que o

comportamento associado a cada um desses vocábulos independe do sexo a que pertence cada um

dos integrantes do casal, conforme o recorte retirado do texto “Existem homens pequenos e

homens grandes, mulheres grandes e mulheres pequenas.”

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

Page 11: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

- Questão 01 II: Eu, Lucas Amorim Reis Andrade (CPF: 01978130546), venho solicitar a revisão da primeira questão da prova objetiva para o cargo de Auxiliar Administrativo (Concurso da Prefeitura Municipal da Cachoeira). No gabarito há que a alternativa correta é a letra “D”, todavia não é possível que seja essa, pois a IV afirmação está errada (de acordo com o que li no texto). O texto é claro ao dizer que os termos “grande” e “pequeno” independem do gênero, tornado a alternativa “D” - que diz que a IV afirmação é verdadeira - inválida. Creio que a alternativa correta é a letra “A” – que mostra apenas as afirmações I e II como verdadeiras -. Desde já, agradeço a oportunidade de expressar minha refutação.

PARECER

QUESTÃO 01

Sobre o texto é possível afirmar:

V- O texto retrata o fato de que numa relação amorosa sempre existe um que” domina” a

relação e outro que se submete a vontade do dominante. Proposição verdadeira, pois segundo o

texto numa relação amorosa sempre existe um que” domina” a relação e outro que se submete a

vontade do dominante

VI- Os adjetivos grande e pequeno, substantivados, são utilizados pela autora para representar o

tipo de comportamento adotado pelas pessoas que compõem o casal. Proposição verdadeira, pois

os adjetivos grande e pequeno estão substantivados e representam o tipo de comportamento

adotado pelas pessoas que compõem o casal.

VII- No texto, aquele definido como pequeno é caracterizado como a pessoa que tem uma posição

de superioridade em relação ao seu par amoroso, é aquele que detém o poder na relação entre os

dois. O grande, por sua vez, está em uma posição de inferioridade e de submissão em relação ao

pequeno. Falsa, pois aquele definido como pequeno é caracterizado como a pessoa que tem uma

posição de inferioridade em relação ao seu par amoroso. O grande, por sua vez, está em uma

posição de superioridade.

VIII- No terceiro parágrafo do texto, os termos grande e pequeno são empregados como adjetivos

para caracterizar os substantivos homem e mulher. Proposição verdadeira porque a autora

pretende demonstrar que a caracterização de alguém como grande ou pequeno não depende de

gênero(masculino ou feminino) associado aos termos grande e pequeno. Na verdade, a autora se

refere ao sexo das pessoas que podem ser qualificadas dessa forma. Por isso, usa os substantivos

homens e mulheres determinados pelos adjetivos grande e pequeno, afirmando que o

comportamento associado a cada um desses vocábulos independe do sexo a que pertence cada um

dos integrantes do casal, conforme o recorte retirado do texto “Existem homens pequenos e

homens grandes, mulheres grandes e mulheres pequenas.”

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 02: Gostaria de solicitar, por obséquio, a análise da questão 2 da prova para Auxiliar administrativo da Prefeitura Municipal da Cachoeira. No gabarito, há que a alternativa correta é a letra “C”, todavia creio que é um equívoco. As quatro afirmações apresentadas na questão parecem ser verdadeiras, o que torna a alternativa “C” inválida. A alternativa correta –

Page 12: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

aparentemente – é a letra “D”, pois contempla a validade de todas as quatro afirmações apresentadas. Gostaria que a ilustríssima banca analisasse novamente essa questão; se possível.

PARECER

A proposição 3 está incorreta, pois as expressões mais bem-sucedido, o mais sensível, o mais o esperto e espertíssimos foram empregadas no superlativo relativo de superioridade e não no superlativo comparativo de superioridade, logo das 4 proposições, apenas três são verdadeiras.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 03 I: Está em divergência pois, na alternativa (I) diz que os verbos destacados no texto

estão no pretérito perfeito do indicativo. Já na alternativa (v) diz que o verbo está no futuro do

presente do indicativo, deixando assim duas alternativas corretas.

PARECER

Na alternativa I afirma-se que os verbos destacados no texto estão conjugados,

predominantemente no pretérito perfeito e pretérito imperfeito do indicativo, assim é feita uma

referência as formas verbais em todo texto e ainda foi utilizado o termo predominantemente, o

que pode ser comprovado nas formas verbais “ENTROU, FECHOU, BEIJOU, ACONTECIA, ERA, etc.

Logo, a proposição é verdadeira.

Na proposição V, afirma-se “No trecho “Muitos faziam o mesmo, e isso também foi importante

no incidente que viria a mudar sua vida”, a forma viria, conjugada no futuro do presente do

Indicativo, refere-se a um fato futuro com relação a um fato passado. Nesse caso o que se coloca

em análise é a forma verbal “viria”, que está conjugada no FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO

e não no Futuro do presente, por isso a alternativa é falsa.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 03 II: O item “V” também está correto. Se o texto explicitamente narra uma história que

ocorreu no passado, o uso do termo “viria” refere-se a um fato que à época do ocorrido iria

acontecer (o beijo recebido pela personagem). Portanto, trata-se de um fato futuro (o beijo a ser

dado) de uma história narrada numa circunstância passada. A letra “E” é a alternativa correta.

PARECER

Na proposição V, afirma-se “No trecho “Muitos faziam o mesmo, e isso também foi importante

no incidente que viria a mudar sua vida”, a forma viria, conjugada no futuro do presente do

Indicativo, refere-se a um fato futuro com relação a um fato passado. Nesse caso o que se coloca

em análise é a forma verbal “viria”, que está conjugada no FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO

e não no Futuro do presente, por isso a alternativa é falsa.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

Page 13: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

QUESTÃO 04: PARECER A questão 04 deve ser ANULADA, pois não tem alterntiva que contemple a assertiva correta que deveria ser F – V- V- V - F Questão 5: PARECER A questão 05 deve ser ANULADA, pois não tem alterntiva que contemple a assertiva correta que deveria ser I e III - Questão 6:

PARECER

RECURSOS PROCEDENTES – ALTERAR GABARITO DE D PARA C

- Questão 7: IV – A oração “que nunca prestou” é subordinada adjetiva explicativa

Resposta

A oração “que nunca prestou” é subordinada adjetiva restritiva e não adjetiva explicativa. RECURSO IMROCEDENTE – MANTER GABARITO - Questão 8 I:

Solicito a anulação da questão, pois o assunto "figuras de linguagem", cobrado na referida

questão, não consta no conteúdo programático -Anexo III- do edital. Mesmo o enunciado

referindo-se a preposição "durante" e a relação de semântica, as assertivas requeriam um

conhecimento de figuras de linguagem, assunto o qual não foi mencionado no conteúdo

programático do edital.

PARECER

NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, Acentuação gráfica e Ortografia pertinente com o

novo acordo ortográfico, Encontros vocálicos e consonantais, Pontuação, Morfologia e suas

flexões: substantivo, artigo, numeral, pronome, verbo, preposição e conjunção, Concordância

verbal e nominal, Sintaxe de colocação, Frase, Oração e Período, Orações coordenadas e

subordinadas, Semântica, Regência Verbal e Nominal, Análise Morfossintática

Conforme o edital, que foi reproduzido acima, consta o conteúdo Semântica. A palavra semântica

é denominada como ciência linguística que estuda o significado das palavras e expressões, ou seja,

que as palavras significam quando se fala ou escreve. Um termo cunhado por Michel Breal em

1833. O objetivo da semântica é o significado decomposto em unidades menores chamadas semas

ou traços semânticos, estes permitem segmentar o significado das palavras, e distinguir palavras

de significado semelhante e palavras com significados opostos.Os estudos em Linguistica textual e

Análise e Discurso definem texto como o entrelaçamento de unidades de sentido que compõem

um todo significativo, nele é possível perceber diferentes funções, a função discursiva estabelece

Page 14: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

o teor semântico e a estrutura textual. Assim, dentro do contexto semântico do texto, dentre

tantos elementos, temos o que se domina denotação e conotação. No que diz respeito a

conotação, temos as Figuras de linguagem, logo o conteúdo consta no edital sim.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 8 II: Venho solicitar – por obséquio – a análise da questão 8 da prova para Auxiliar

Administrativo da Prefeitura Municipal da Cachoeira. No gabarito fornecido por Vossa Excelência,

há que a alternativa correta é a letra “D”, porém, analisando friamente o enunciado, percebe-se

que essa alternativa parece não ser a mais adequada. Na alternativa “D”, está escrito que a

preposição “durante” exprime ironia - que é uma figura de linguagem que denota o sentido

contrário do termo empregado -; creio que o mais adequado aí seria a metáfora – que é uma

figura de linguagem que denota o uso de algum termo fora do seu sentido literal (mas com sentido

inteligível) -. Eu posso estar equivocado, mas o termo “durante” – na frase - dá margem para as

duas interpretações: ironia e metáfora. Creio que ficou uma coisa dúbia, o que pode influir

diretamente no erro dos candidatos.

PARECER

A ironia é a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma

que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. Para que a ironia

funcione, esse jogo com as palavras deve ser feito com elegância, de uma maneira que não deixe

transparecer imediatamente a intenção. A ironia deve estimular o raciocínio, deve fazer o leitor

(ou ouvinte) considerar os diversos sentidos possíveis que uma determinada palavra ou expressão

pode ter, até encontrar aquele que se encaixa na mensagem produzindo um significado inusitado.

Frequentemente, esse jogo é feito utilizando-se uma palavra quando na verdade se quer dizer o

oposto dela, mas vale lembrar que nem só de oposições se constroem as ironias. Às vezes, o

sentido real do que se diz não é exatamente o oposto, mas é diferente, e isso basta para tornar a

sentença irônica.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 08 III: A referida questão para resolver exige conhecimento de figuras de linguagem

como “Hipérbole, Metáfora e ironia”, este assunto não consta no edital do presente concurso.

PARECER

NÍVEL MÉDIO

Page 15: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, Acentuação gráfica e Ortografia pertinente com o

novo acordo ortográfico, Encontros vocálicos e consonantais, Pontuação, Morfologia e suas

flexões: substantivo, artigo, numeral, pronome, verbo, preposição e conjunção, Concordância

verbal e nominal, Sintaxe de colocação, Frase, Oração e Período, Orações coordenadas e

subordinadas, Semântica, Regência Verbal e Nominal, Análise Morfossintática

Conforme o edital, que foi reproduzido acima, consta o conteúdo Semântica. A palavra semântica

é denominada como ciência linguística que estuda o significado das palavras e expressões, ou seja,

que as palavras significam quando se fala ou escreve. Um termo cunhado por Michel Breal em

1833. O objetivo da semântica é o significado decomposto em unidades menores chamadas semas

ou traços semânticos, estes permitem segmentar o significado das palavras, e distinguir palavras

de significado semelhante e palavras com significados opostos.Os estudos em Linguistica textual e

Análise e Discurso definem texto como o entrelaçamento de unidades de sentido que compõem

um todo significativo, nele é possível perceber diferentes funções, a função discursiva estabelece

o teor semântico e a estrutura textual. Assim, dentro do contexto semântico do texto, dentre

tantos elementos, temos o que se domina denotação e conotação. No que diz respeito a

conotação, temos as Figuras de linguagem, logo o conteúdo consta no edital sim.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 08 IV: Analise o trecho abaixo retirado da obra de Machado de Assis: Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis.

Nesse fragmento, a preposição durante estabelece uma dupla relação semântica que: a) Indica tempo e causa, exprimindo uma contradição do sentimento do narrador- personagem em relação á Marcela. b) Indica tempo e causa, realçando a sinceridade do sentimento de Marcela em relação ao narrador-personagem. c) Indica tempo e modo, revelando, por meio de uma hipérbole, a saudade que o narrador-personagem sente de Marcela. d) Indica tempo e preço, evidenciando a ironia por meio da qual o narrador- personagem se refere a seu relacionamento com Marcela. e) Indica tempo e preço, exprimindo, sob a forma de uma metáfora, a indignação do narrador-personagem em relação á Marcela.

Alternativa do gabarito: D.

JUSTIFICATIVA DO RECURSO:

Observa-se diante das alternativas “C”, “D” e “E”, a inclusão de temas não exigidos em edital, desta forma, afronta-se o princípio da publicidade, já que, como se sabe, na formulação das questões de prova de concurso público, vincula-se às regras estabelecidas no instrumento convocatório. Em vista da situação descrita, em sede de recurso à questão, tendo em vista que o conhecimento exigido para sua resolução não constava do edital de abertura de inscrições do concurso, requer o candidato que a referida questão seja ANULADA.

Page 16: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Conteúdo cobrado: Figuras de linguagem (HIPÉRBOLE, IRONIA, METÁFORA e etc...). PARECER

NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, Acentuação gráfica e Ortografia pertinente com o

novo acordo ortográfico, Encontros vocálicos e consonantais, Pontuação, Morfologia e suas

flexões: substantivo, artigo, numeral, pronome, verbo, preposição e conjunção, Concordância

verbal e nominal, Sintaxe de colocação, Frase, Oração e Período, Orações coordenadas e

subordinadas, Semântica, Regência Verbal e Nominal, Análise Morfossintática

Conforme o edital, que foi reproduzido acima, consta o conteúdo Semântica. A palavra semântica

é denominada como ciência linguística que estuda o significado das palavras e expressões, ou seja,

que as palavras significam quando se fala ou escreve. Um termo cunhado por Michel Breal em

1833. O objetivo da semântica é o significado decomposto em unidades menores chamadas semas

ou traços semânticos, estes permitem segmentar o significado das palavras, e distinguir palavras

de significado semelhante e palavras com significados opostos.Os estudos em Linguistica textual e

Análise e Discurso definem texto como o entrelaçamento de unidades de sentido que compõem

um todo significativo, nele é possível perceber diferentes funções, a função discursiva estabelece

o teor semântico e a estrutura textual. Assim, dentro do contexto semântico do texto, dentre

tantos elementos, temos o que se domina denotação e conotação. No que diz respeito a

conotação, temos as Figuras de linguagem, logo o conteúdo consta no edital sim.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 9 I: Nas frases a seguir, indique as relações de sentido estabelecidos respectivamente,

pelas conjunções destacadas.

* quase a totalidade de crianças e jovens brasileiros está na escola; chegou *portanto* o

momento de melhorar a qualidade de ensino.

* se meus amigos chegarem, por favor, receba-os, *pois* tenho que ir agora para o trabalho.

* nas últimas eleições, alguns candidatos gastaram fortunas em suas campanhas, fizeram

promessas, distribuíram presentes, *e* não foram eleitos.

A alternativa que classifica corretamente as relações estabelecidas pelas conjunções nas frases a cima, é respectivamente: A) conclusão - explicação - adição B) explicação - conclusão - oposição C) conclusão - explicação - oposição D) oposição - explicação - adição E) conclusão - explicação - alternância As conjunções, assim como as locuções conjuntivas, classificam-se em coordenativas e subordinativas: - Conjunções coordenativas

Page 17: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Ligam termos que exercem a mesma função sintática, ou orações independentes (coordenadas). As conjunções coordenativas subdividem-se em: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. A seguir as principais conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas de cada tipo: a) Aditivas (indicam soma, adição): e, nem, mas também, mas ainda. b) Adversativas (indicam oposição, contraste): mas, porém, todavia, contudo, entretanto. c) Alternativas (indicam alternância, escolha): ou, ou... ou, ora... ora, quer... quer. d) Conclusivas (indicam conclusão): pois (posposto ao verbo), logo, portanto, então. e) Explicativas (indicam explicação): pois (anteposto ao verbo), porque, que. Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/concursos/classificacao-das-conjuncoes/44766 Avaliação Portanto: conjunção conclusiva. Pois: conjunção explicativa. E: conjunção aditiva. Portanto morfologicamente não existe a possibilidade da conjunção *e* pertencer ao grupo das conjunções adversativas. Mesmo que nesse contexto possa ser substituída por uma conjunção adversativa. Para que a resposta do gabarito estivesse correta, a questão em seu enunciado deveria alterar a palavra conjunção para " palavras em negrito". Ex: a alternativa que classifica corretamente as relações estabelecidas "pelas palavras em negrito" nas frases a cima... Também existe o fato da primeira informação não contrariar a segunda, pois gastar fortunas em campanhas políticas a garante que o candidato seja eleito. Haveria uma contrariedade se o candidato recebesse mais votos e não fosse eleito. Logo a alternativa correta é a letra A) conclusão, explicação e adição. PARECER

Ao fazer análise da conjunções dentro de um texto, deve-se considerar não apenas sua classificação morfológica, mas também o valor semântico expresso no contexto. O valor semântico é o sentido atribuído às palavras mediante o seu contexto. Muitas vezes, as mesmas palavras têm significados distintos. Vejamos os exemplos: Valor semântico das conjunções Adição: Passeei e descansei. Adversidade: Faço tudo e não vejo nada pronto.

Page 18: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

A mesma conjunção, dentro de um contexto, pode representar sentidos diferentes. Na questão “Nas últimas eleições, alguns candidatos gastaram fortunas em suas campanhas, fizeram promessas, distribuíram presentes, e não foram eleitos”, a conjunção “e” expressa ideia de oposição e não adição, pois afirma que os candidatos gastaram fortunas, mas não foram eleitos. RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 9 II: Tendo em vista o fato de a terceira frase conter o artigo “E” como uma adição. Independentemente da vírgula, um fato não deixou de ser ACRESCIDO, ou seja, o fato de não terem sido eleitos.

“... E não foram eleitos”.

Portanto, a alternativa correta é a letra “A”.

PARECER

Ao fazer análise da conjunções dentro de um texto, deve-se considerar não apenas sua classificação morfológica, mas também o valor semântico expresso no contexto. O valor semântico é o sentido atribuído às palavras mediante o seu contexto. Muitas vezes, as mesmas palavras têm significados distintos. Vejamos os exemplos: Valor semântico das conjunções

Adição: Passeei e descansei. Adversidade: Faço tudo e não vejo nada pronto. A mesma conjunção, dentro de um contexto, pode representar sentidos diferentes. Na questão “Nas últimas eleições, alguns candidatos gastaram fortunas em suas campanhas,

fizeram promessas, distribuíram presentes, e não foram eleitos”, a conjunção “e” expressa ideia

de oposição e não adição, pois afirma que os candidatos gastaram fortunas, mas não foram

eleitos.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 9 III: Solicita-se a anulação da questão pelos motivos abaixo expostos:

A opção de resposta apresentada para a questão está equivocada pois a conjunção “e” representa

adição, ou seja constitui-se em conjunção aditiva, expressam soma.

Embora a ideia contida na terceira frase onde foi utilizada a conjunção de oposição ao expor

elevado investimento em campanhas eleitorais sem retorno desejado, a partícula exerce função

aditiva entre as orações.

Além disso, conforme material didático apresentado por Daniele Moreira -Mestre em Ciências

Humanas (CEFETRJ, 2014); Especialista em Linguística, Letras e Artes (CEFETRJ, 2013) e Graduada

em Letras - Literatura e Língua Portuguesa (UFRJ, 2011), o “E” é uma conjunção aditiva e não

adversativa como apresentado por ela em um quadro esquemático abaixo demonstrado.

Page 19: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

PARECER

Ao fazer análise da conjunções dentro de um texto, deve-se considerar não apenas sua classificação morfológica, mas também o valor semântico expresso no contexto. O valor semântico é o sentido atribuído às palavras mediante o seu contexto. Muitas vezes, as mesmas palavras têm significados distintos. Vejamos os exemplos: Valor semântico das conjunções

Adição: Passeei e descansei. Adversidade: Faço tudo e não vejo nada pronto.

A mesma conjunção, dentro de um contexto, pode representar sentidos diferentes. Na questão “Nas últimas eleições, alguns candidatos gastaram fortunas em suas campanhas,

fizeram promessas, distribuíram presentes, e não foram eleitos”, a conjunção “e” expressa ideia

de oposição e não adição, pois afirma que os candidatos gastaram fortunas, mas não foram

eleitos.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO - Questão 10: Analise a frase: (Os estudantes estavam alegres e comemoravam o início das férias. ) O vocábulo *alegres* exerce função sintática de: A) objeto direto B) predicativo do objeto C) adjunto adnominal D) predicativo do sujeito E) sujeito O vocábulo *alegres* não pode exercer a função sintática de predicativo do sujeito pois, além de atribuir características, estado ou qualidades ao sujeito deveria funcionar como núcleo do predicado nominal como diz a regra, o que não é o caso da questão citada.

Page 20: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

*Alegres* tem função sintática de adjunto adnominal pois simplesmente é o termo da oração que caracteriza o substantivo *estudantes*. Fonte: Gramática pedagógica. (Roberto Melo Mesquita, Cloder Rivas Martos) Portanto a alternativa correta é a letra C.

PARECER

O termo alegres exerce a função de predicativo do sujeito, pois caracteriza o estado dos

estudantes, está ligado ao sujeito pelo verbo de ligação(estavam) e funciona como núcleo do

predicado nominal.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

Page 21: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Respostas aos Recursos

Nível Médio

Matemática

- Questão 11: Solicito – com todo o decoro – que Vossa Excelência analise a questão 11 da prova para Auxiliar Administrativo da Prefeitura Municipal da Cachoeira. Minha indignação não é com o gabarito, e sim com a falta da folha de cálculos. Uma função do segundo grau, onde os coeficientes de A e B são letras (só o C é número), necessita de uma folha para ser resolvida corretamente. Tenho certeza que o espaço disponibilizado para o cálculo foi insuficiente. Gostaria que a ilustre banca analisasse a minha observação (pois creio ser pertinente). O RECURSO NÃO CABE ANÁLISE POIS, A QUESTÃO NÃO APRESENTA ERRO DE GRAFIA OU ALGO DO TIPO, POSSUI ALTERNATIVAS E GABARITO CORRETOS. ALÉM DO FATO QUE, O MANUSEIO E USO DA PROVA DEPENDE DE CADA CANDIDATO. SENDO ASSIM RECURSO IMPROCEDENTE. RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO - Questão 12 I: Nesta, há que a alternativa correta é a letra “D”, todavia não há como sê-la, pois os números não batem. Explicando: 4 amigos desistiram da viagem e o resto teve que pagar 18 reais a mais à empresa (pois o valor era fixo), ou seja, compensaram. Multiplicando-se 18 pelo resto de amigos – 38 – chega-se ao número 684, e dividindo-o por quatro, descobre-se o valor pago por cada amigo, a saber: 171 reais. Multiplicando 171 (o valor unitário) por 42 (pois o valor é fixo), chega-se ao total acertado com a empresa, a saber, 7182 reais. Perdão, mas creio que as alternativas corretas são a “A” ou a “E”, já que ambas têm a mesma resposta. - Questão 12 II: Realizando o cálculo proposto na questão: Inicialmente tínhamos 42 amigos para fretar um ônibus por “K reais”, sendo assim, o valor individual será igual a: 𝐾 = 𝑋 → 𝐾 = 42𝑋 42 Como quatro amigos desistiram, o valor foi acrescentado em 18 reais para cada um, sendo assim.

Resolvendo a conta, temos que: 𝐾 = 𝑥 + 18 38

Page 22: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

42𝑥 = 38𝑥 + 684 4𝑥 = 684 𝑥 = 𝑅$ 171,00 E o valor total: 𝐾 = 171,00 ∗ 42 𝐾 = 𝑅$ 7.182,00 Sendo a alternativa correta a letra A. VALOR INICIAL PARA QUE DEVERIA SER PAGO POR CADA UM SE TODOS FOSSEM AO PASSEIO SERIA “X REAIS”, APÓS A DESISTÊNCIA DE 4 AMIGOS O VALOR PASSOU A SER “(X + 18)” REAIS PARA DA UM. o VALOR TOTAL COBRADO PELA EMPRESA FOI DE “K REAIS”, ASSIM TEMOS QUE O VALOR PAGO SE TODO FOSSEM SERIA 42 MULTIPLICADO POR “X REAIS”, QUE DEVE SER IGUAL AO VALOR PAGO PELOS QUE FORAM, OU SEJA, “(X + 18)” MULTIPLICADO PELOS 38 QUE NÃO DESISTIRAM. RESOLVENDO TEMOS QUE “42.X = 38.(X-18)”, O QUE RESULTA EM X = 171 REAIS, OU SEJA, SE TODOS OS 42 AMIGOS FOSSEM, O VALOR SERIA DE R$ 171,00 PARA CADA, COM A DESISTEÊNCIA DOS 4, CADA UM PAGOU OS R$ 18,00 REAIS A MAIS, RESULTANDO EM R$ 189,00 PARA CADA. O TOTAL DA VIAGEM FOI DE 38 MULTIPLICADO POR 189, OU SEJA, R$ 7.182,00. ASSIM CADA UM QUE FOI PAGOU R$ 189,00 E O TTOA RECEBIDO FOI DE R$ 7.182,00, ALTERNATIVA D. RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO - Questão 17 I: Na afirmativa II Diz que (10% ao quadrado é < 1%) sendo que na mesma questão a banca entra em contradição na afirmativa III aonde ela diz que 1% = (10% ao quadrado). - Questão 17 II: O gabarito traz como correta a letra (D) Apenas III é verdadeira. Mas a alternativa III é falsa. Pois 1% não é igual a (10%)². Além de essa alternativa vim rasurada na prova. Logo a alternativa correta seria apenas I está correta. Não tem essa alternativa na prova. Portanto solicito a SELETA seleção e consultoria anulação da referida questão. A QUESTÃO SE REFERE A ANÁLISE DAS SENTENÇAS I, II E III, A SEGUIR PEDE PARA IDENTIFICAR A ALTERNATIVA CORRETA. COMO

10 10 1

10% ² 10%.10% . 1%100 100 100

, LOGO 10% ² , NÃO PODE SER IGUAL

A 100% OU 10% ² MENOR QUE 1% . ALTERNATIVA D.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 20 I: A questão 20 tem gabarito incorreto, o resultado certo seria 20 meses.

Page 23: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

- Questão 20 II: Sabendo que a fórmula de juros simples é: J = c.i.t , podemos atribuir valores quaisquer para exemplificar a justificativa. Não sabemos o capital investido, portanto, atribuindo valores, teremos: Supondo que a quantia aplicada fosse de 2 reais, a uma taxa de juros de 3% ao mês, precisaríamos de no mínimo 20 anos para ter o valor 7 x maior que a quantia aplicada. Visto que o valor 18 anos e 1 mês não é suficiente para alcançar a quantia esperada. Ex: 18 x 12 = 216 + 1 = 217 meses. Substituindo: J = 2. 0,03 . 217 J = 0,06 . 217 J = 13,07 Ou seja, esse valor não é o suficiente para ser 7 x maior que o valor investido. Visto que 7 x 2 = 14, da mesma forma que os valores menores das opções também não serão suficientes. Caso fosse 20 anos teríamos: J= c.i.t J= 2. 0,03 . 240 J = 0,06 . 240 J = 14,4 É o valor que mais se aproxima e mostra ser 7 x maior que o valor aplicado. - Questão 20 III: O gabarito traz como correta a letra (D) 16 anos e 8 meses. Sendo que a questão não traz um montante e se fazemos as contas daria 200 meses multiplicados por três daria 600% e a questão pede sete vezes maior. Logo correta seria a letra (A), a que mais se aproxima. OS JUROS SÃO CALCULADOS PELA FÓRMULA . .j c i t , ONDE J = JUROS, I = TAXA

E T = TEMPO E O MONTANTE É CAÇCULADO PELA FÓRMULA M c j OU

(1 . )M c i t , ONDE M = MONTANTE. DE ACORDO COM A QUESTÃO “DEPOIS

DE QUANTO TEMPO” A QUANTIA APLICADA SERÁ 7 VEZES MAIOR, O QUE SIGNIFICA MONTANTE IGUAL A 7 VEZES O CAPITAL, OU SEJA, 7M c . SEGUE

QUE: 7 (1 0,03. )c c t O QUE RESULTA EM 6

0,03t , ASSIM TEREMOS QUE

200t MESES MESMA UNIDADE EM QUE A TAXA ESTÁ DEFINIDA NA QUESTÃO. ASSIM 200 MESSES EQUIVALE A 16 ANOS E 8 MESES, ALTERNATIVA D. RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

Page 24: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Respostas aos Recursos

Nível Médio

Informática

Questão 21: Solicita-se a anulação da questão pelos motivos abaixo expostos: A

formula apresentada como resposta a questão pela banca demonstra-se

equivocada a medida que a média da nota da candidata, obtém-se por meio da

soma das células divididas por dois, ou seja, representada na fórmula

=B2+D2/2.

RESPOSTA: A resposta D encontra-se correta. “Em relação às quatro operações,

sempre resolvemos primeiro as divisões e as multiplicações e, depois, as adições

e subtrações na ordem em que aparecem. Se a expressão numérica apresentar

potenciação ou raiz, elas devem ser resolvidas primeiro”. Sendo assim o recurso

não procede visto que ao dividimos o conteúdo da célula D2 iremos encontrar o

valor 3,95 que somado ao conteúdo da célula B2(8,5) teremos como resultado

12,45.

Para resolução do problema é necessário utilizar a formula: =média(B2:D2). RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

- Questão 22 I: No Microsoft Excel 2007, de acordo ao livro "Informática para

Concursos- Teoria e Questões " de João Antônio, o procedimento correto para

criar de forma rápida e prática o gráfico no Excel, seria selecionar os dados

desejados e depois alt + f1, e não somente, pressionar alt +f1, como foi

considerado na questão 22 Agente de Trânsito. Portanto, evidencia um vício, a

ser sanado com anulação da questão.

- Questão 22 II: Solicito a análise do gabarito da questão 22, pois de acordo

com o gabarito parcial publicado pela banca, foi considerada como correta a

alternativa D. Pois para inserir o gráfico, é necessário primeiramente selecionar

os dados e logo após utilizar a tecla de atalho ALT + F1. Sendo que só utilizar a

tecla de atalho sem selecionar os dados não irá aparecer o gráfico

corretamente com suas respectivas informações. Visto que, nas outras

alternativas informa primeiramente que é necessário selecionar os dados e

seguir os passos que afirma cada questão.

Page 25: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

RESPOSTA: Em resposta aos recursos interpostos para esta questão, temos a

esclarecer que o candidato alega que a assertiva D da presente questão

apresenta um erro isso por que, para o resultado mencionado na questão era

necessário selecionar os dados da tabela antes de acionar o comando

mencionado. Ao analisarmos a questão denota-se que o erro informado

realmente existiu. Assim, o recurso deve ser DEFERIDO e a presente questão

merece ser ANULADA.

RECURSO PROCEDENTE – QUESTÃO ANULADA. - Questão 30: Apresenta uma pergunta sobre o editor de Texto Microsoft Word

2007 e foi apresentada como resposta correta a alternativa E “É possível

modificar o tamanho do espaço entre frases e palavras como também

parágrafos. Esse comando pode ser acessado no Menu Exibir”. Apresento

recurso, pois a alternativa “E” não está correta. No editor de texto Microsoft

Word 2007 não existe o Menu Exibir. O menu mais próximo disso é o Menu

EXIBIÇÃO, e mesmo assim não tem esta função. Assim, a alternativa correta

para a questão 30 é a “C”, “É possível inserir tabelas no Microsoft Word, porém

não podemos inserir fórmulas”, pois a inserção de fórmulas só é possível em

versões mais recentes do Microsoft Word.

RESPOSTA: A resposta D encontra-se correta. Não foi pedido o passo a passo para inserir uma senha e sim: “Sobre o Microsoft Word 2007 é correto afirmar que”. No Microsoft Word 2007 para inserir uma senha quando utilizamos o salvar como é necessário acionar dentro da caixa de diálogo do menu SALVAR COMO a opção ferramentas e depois opções gerais. O procedimento informado pelo candidato refere-se ao processo para salvar utilizando o Microsoft Word versão 385 e não Microsoft Word versão 2007. Em relação à letra C: Não é possível utilizar formula no Microsoft Word 2007. Essa resposta está errada: É possível inserir formulas desde que siga o procedimento abaixo:

Page 26: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Selecione a célula da tabela onde deseja ver o resultado. Na guia Layout das Ferramentas de Tabela, no grupo Dados, clique em Fórmula. Use a caixa de diálogo Fórmula para criar sua fórmula. Ao questionamento feito em relação ao procedimento para salvar o arquivo RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

Page 27: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

Respostas aos Recursos

Nível Médio

Conhecimentos Gerais / Atualidades

- Questão 35 I: Solicita-se a anulação da questão por acreditar que a mesma não

apresenta no item II clareza de ideia suficiente, visto que o trecho “o mar de

lama varreu a comunidade local e parte do centro administrativo e do refeitório

da Vale” demonstra-se dúbio, ao passo que permite a interpretação tanto de que

o centro administrativo, refere-se a uma parte da cidade, quanto a um espaço

específico da empresa. A partícula ‘e’ utilizada e destacada no fragmento de

texto supracitado transmite portanto ideia de locais adicionais e não

complementares.

Parecer

Não existe ambiguidade na questão uma vez que está bastante claro que a

questão refere-se a barragem de rejeitos, que ficava na mina do Córrego do Feijão,

em Brumadinho, logo o mar de lama varreu a comunidade local e parte do centro

administrativo e do refeitório da Vale, na questão fica evidente que o centro

administrativo e o refeitório refere-se a Vale, até porque a conjunção “E” expressa ideia

de adição, uma vez que os dois espaços sofreram consequências com o rompimento da

barragem.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO.

- Questão 35 II: Gabarito: E. Recurso: A referida questão, no quesito II, afirma

que “...O mar de lama varreu a comunidade local e parte do centro

administrativo e do refeitório da Vale...”, levando à entender que a lama de

rejeitos atingiu PARTE DO REFEITÓRIO, sendo que o refeitório foi totalmente

atingido pelos rejeitos, assim como mostra as reportagens abaixo:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47002609 , o dia 13/03/2019

às 22:53

Page 28: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

https://oglobo.globo.com/brasil/vitimas-sao-socorridas-em-brumadinho-apos-

rompimento-de-barragem-da-vale-23401748 , 13/03/2019 às 23:02

Parecer

A proposição em questão pode ser comprovada nos excertos abaixo, os quais

apresentam as referências dos sites, dos quais foram retiradas as informações e

serve de fundamentação para as questões.

Trecho da notícia retirado do site G1

A barragem de rejeitos, que ficava na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, se rompeu na sexta-feira (25). O mar de lama varreu a comunidade local e parte do centro administrativo e do refeitório da Vale. Entre as vítimas, estão pessoas que moravam no entorno e funcionários da mineradora. A vegetação e rios foram atingidos. Desde sábado (26), não são achados sobreviventes. Para os bombeiros, é muito pequena a possibilidade de achar alguém vivo em meio ao mar de lama. Já o prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos, disse em entrevista nesta sexta: "Neste momento estamos mais preocupados em resgatar vidas, e depois resgatar corpos". O trabalho de buscas deve ser retomado às 4h deste sábado (2).

Page 29: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/02/01/bombeiros-

retomam-buscas-pelo-8o-dia-em-brumadinho.ghtml

Trecho da notícia retirado do site G1

Eram 13h37 de 25 de janeiro quando a Defesa Civil de Minas Gerais recebeu um comunicado da Vale informando que uma barragem da mineradora havia acabado de se romper na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O mar de lama varreu a comunidade local e parte do centro administrativo e do refeitório da Vale. Entre as vítimas, estão moradores do entorno e funcionários da mineradora. Veja, na animação acima, o caminho do mar de lama. A mina do Córrego do Feijão faz parte do Complexo de Paraopeba, da Vale. Esse complexo era formado por 13 estruturas. Elas eram usadas para diversas operações, como: disposição de rejeitos

retenção de sedimentos

regulação de vazão

captação de água A barragem 1 – que estava inativa desde 2015 – concentrava 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos. https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/31/tragedia-em-

brumadinho-animacao-mostra-ponto-a-ponto-o-deslocamento-do-mar-de-

lama-video.ghtml

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

QUESTÃO 35 III:

A questão supracitada faz referência ao caso da tragédia de Brumadinho com o

rompimento da barragem de rejeitos da empresa Vale. O desastre ganhou

repercussão internacional e obteve uma ampla cobertura do acontecido por

parte da Imprensa tanto nacional quanto Internacional.

Passando para a questão propriamente dita o item II chama a atenção.

Transcrevendo o item II: A barragem de rejeitos, que ficava na mina do Córrego

do Feijão, em Brumadinho, se rompeu na sexta feira, 25 de janeiro 2019. O mar

de lama varreu a comunidade local e parte do centro administrativo e do

refeitório da Vale. Entre as vítimas, estão moradores e funcionários da

mineradora. A vegetação e rios foram atingidos. A parte da assertiva que

Page 30: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

assevera que: O mar de lama varreu a comunidade local e parte do centro

administrativo e do refeitório da Vale. Entre as vítimas, estão moradores e

funcionários da mineradora. A vegetação e rios foram atingidos. É bem provável

que essa parte que acabei citando por duas vezes a Empresa Seleta tenha

extraída no site do G1, o qual vincula uma reportagem com as mesmas palavras

no dia 27/01/2019 às 07h20, o que não condiz com a ordem dos fatos, sendo

que o que foi varrido acabou sendo o Centro Administrativo e o Refeitório da

Vale. A reportagem que menciono está nas referências logo abaixo com a data

do acesso.O argumento seria verdadeiro se assertiva estivessem na seguinte

ordem: O mar de lama varreu parte da comunidade local, pois a lama não

varreu a comunidade inteira como sugere tal assertiva e sim o centro

administrativa e o refeitório da Valeu foi varrido por completo e não em parte

como sugere a assertiva a ponto de ter sumido do local vitimando quem estava

no local no momento do rompimento. Em nenhum momento os órgãos da

Imprensa Nacional e Internacional, os quais cobriram o desastre provocado pela

irresponsabilidade da Empresa Vale deu a entender que a comunidade local foi

varrida por completo como sugere a assertiva. Nesse sentido, uma das

proposições se constitui como falsa, alterando o resultado da questão. Então

pelos argumentos expostos, pede-se a ANULAÇÃO da questão em discussão. É o

que se espera da Preclara Banca.

REFERÊNCIAS

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/02/08/interna_gerais,102887

8/apos-15-dias-d e-desastre-em-brumadinho-distrito-teme-pelo-futuro.shtml.

Acesso em 13 de março de 2019, horário 14:23hs.

https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/tudo-que-se-sabe-ate-

agora-sobre-o-rom pimento-da-barragem-em-brumadinho-

8q7hqp0fdbtjimyfcmi65u18s/. Acesso em 14 de março, horário 10:46hs.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/29/buscas-sao-

retomadas-pelo-5o-dia- em-brumadinho.ghtml. Acesso em 14 de março,

horário 12:30hs.

Parecer

A proposição em questão pode ser comprovada nos excertos abaixo, os quais

apresentam as referências dos sites, dos quais foram retiradas as informações e

serve de fundamentação para as questões.

Trecho da notícia retirado do site G1

Page 31: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

A barragem de rejeitos, que ficava na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, se rompeu na sexta-feira (25). O mar de lama varreu a comunidade local e parte do centro administrativo e do refeitório da Vale. Entre as vítimas, estão pessoas que moravam no entorno e funcionários da mineradora. A vegetação e rios foram atingidos. Desde sábado (26), não são achados sobreviventes. Para os bombeiros, é muito pequena a possibilidade de achar alguém vivo em meio ao mar de lama. Já o prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos, disse em entrevista nesta sexta: "Neste momento estamos mais preocupados em resgatar vidas, e depois resgatar corpos". O trabalho de buscas deve ser retomado às 4h deste sábado (2). https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/02/01/bombeiros-retomam-

buscas-pelo-8o-dia-em-brumadinho.ghtml

Trecho da notícia retirado do site G1

Eram 13h37 de 25 de janeiro quando a Defesa Civil de Minas Gerais recebeu um comunicado da Vale informando que uma barragem da mineradora havia acabado de se romper na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O mar de lama varreu a comunidade local e parte do centro administrativo e do refeitório da Vale. Entre as vítimas, estão moradores do entorno e funcionários da mineradora. Veja, na animação acima, o caminho do mar de lama. A mina do Córrego do Feijão faz parte do Complexo de Paraopeba, da Vale. Esse complexo era formado por 13 estruturas. Elas eram usadas para diversas operações, como:

disposição de rejeitos

retenção de sedimentos

regulação de vazão

captação de água A barragem 1 – que estava inativa desde 2015 – concentrava 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos. https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/31/tragedia-em-

brumadinho-animacao-mostra-ponto-a-ponto-o-deslocamento-do-mar-de-lama-

video.ghtml

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO

Page 32: Respostas aos Recursos - Seleta Concursosconcursos.seletaconcursos.com.br/uploads/12/concur... · consoantes, encontros vocálicos, separação de sílabas, emprego das letras maiúsculas.

Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba E-mail: [email protected] Tel: (75) 3366-0628

CNPJ: 06.318.097/0001-61

- Questão 37: Houve um equívoco por parte da banca. A mesma pediu no edital

para que os candidatos estudassem os últimos 2 anos. No entanto, cobrou

assunto de uma fase da operação em 2014.

PARECER

A operação lava Jato teve início no ano de 2014, inclusive faz-se necessário citar

esse período a fim de contextualizar a questão, entretanto os desdobramentos

da operação continuam a acontecer, inclusive, no ano de 2018, quando

aconteceu a condenação e prisão do ex-presidente Lula, mas uma vez fora feita

uma linha do tempo com toda trajetória da operação. Assim, para entender o

que é a operação faz-se necessário conhecer os detalhes desde o início da

operação.

RECURSO IMPROCEDENTE – MANTER GABARITO