Respostas comentadas Biologia –...

5
Respostas comentadas Biologia – UFRGS/2010 01. Resposta (D) O quadrinho faz referência à estrutura do DNA. A afirmativa 1 está correta por- que o sentido da replicação do DNA sem- pre ocorre no sentido 5’3’, como mos- tra a figura ao lado: A transcrição do RNA também ocorre sempre no sentido 5’3’ como mostra a imagem abaixo: Já a afirmativa 3 está incorreta pois a união entre aminoácidos, chamada ligação peptídica, é promovida pelo ribossomo no processo de tradução, e não tem ligação direta com o sentido 5’3’, a não ser porque o ribossomo segue este sentido.

Transcript of Respostas comentadas Biologia –...

Respostas comentadas

Biologia – UFRGS/2010

01. Resposta (D)

O quadrinho faz referência à estruturado DNA. A afirmativa 1 está correta por-que o sentido da replicação do DNA sem-pre ocorre no sentido 5’→3’, como mos-tra a figura ao lado:

A transcrição do RNA também ocorre sempre nosentido 5’→3’ como mostra a imagem abaixo:

Já a afirmativa 3 está incorreta pois a união entre aminoácidos, chamada ligação peptídica, é promovidapelo ribossomo no processo de tradução, e não tem ligação direta com o sentido 5’→3’, a não ser porque oribossomo segue este sentido.

02. Resposta (E)Panspermia Cósmica: sugere que a vida na terra sur-ge a partir de seres microscópicos que chegaram aoplaneta por meio de meteoritos. Não consegue ex-plicar como esses sobreviveram à entrada na atmos-fera terrestre.Abiogênese = Geração espontânea: teve Aristóte-les como um dos defensores. Perdurou por muitosanos e afirmava que a vida se originava da matériamorta.Biogênese: teoria defendida por Pasteur que com-provou que a vida se origina de outra pré-existente.Hipótese autotrófica: o primeiro ser vivo era autó-trofo, isso é, era capaz de produzir sue próprio ali-mento (matéria orgânica) a partir de inorgânica, uti-lizando-se da fotossíntese ou da quimiossíntese. Con-siderando-se o grau de complexidade que o ser deveapresentar para realizar reações químicas tão com-plexas é bem improvável que isso tenha acontecido.

03. Resposta (C)Os lipídios são chamados de óleos quando estão noestado líquido e de gorduras quando estão no estadosólido. Aminoácidos são unidades de moléculas deproteínas, logo o biscoito 1 é o que possui maiorquantidade de aminoácidos. Os biscoitos mais sal-gados são os biscoitos 1 com 300mg de sódio e o 2que possuem 280mg. O sal é um mineral compostopor dois elementos principais: o sódio e o cloro, quese juntam formando o cloreto de sódio. 5% do salrecolhido do mar é utilizado para consumo humano.Osal é necessário para manter a vida. O sódio temfunções nobres no organismo: → controlar o equilí-brio da água → contribuir para transmitir os impul-sos nervosos do cérebro para todo o corpo → permi-tir a contração muscular → participar da regulaçãodo ritmo do coração.A ingestão excessiva de sal faz aumentar a quanti-dade de sódio no sangue. Mas o equilíbrio entre só-dio e água no organismo tem que ser perfeito. Exis-tindo mais sódio precisa haver mais água.Com o sódio aumentando no sangue, complicadosmecanismos hormonais entram em ação para equili-brar as águas corporais. Se este equilíbrio não ocor-rer, o organismo vai ter que tirar água de dentro dascélulas, provocando desidratação e risco de morte.Só que este aumento do volume de sangue por causado aumento da quantidade de água (para diluir osódio) faz aumentar a pressão dentro das artérias.

• A Organização Mundial da Saúde determina quea quantidade máxima de sal que cada adultodeve comer por dia é igual a 5 gramas. 5 gra-mas de sal correspondem a aproximadamente2,5 gramas de sódio. A colher de sopa contem± 15 gramas. 5 gramas estão contidos em umacolher de chá.

04. Resposta (B)A respiração celular é o processo que libera energianecessária para o ser realizar suas atividades. Essapode ser anaeróbia (fermentação) ou aeróbia (queocorre com o auxílio da mitocôndria na presença deoxigênio). Nesse processo, a matéria orgânica, prin-cipalmente açúcar, é degradada produzindo resíduose liberando energia.

respiração anaeróbia = fermentação

Consiste na extração de energia de compostos orgâ-nicos sem a utilização de oxigênio.Na respiração aeróbica, o oxigênio participa comoaceptor final de hidrogênios. Na anaeróbica, tam-bém se torna necessário a presença de um aceptor,uma vez que a liberação do íon hidrogênio provoca-ria um aumento da acidez, afetando a manutençãoda vida celular.

FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA

A glicose é quebrada (glicólise) formando 2 ácidospirúvicos, 2 NADH2 e 2 ATP. O ácido pirúvico sofredescarboxilação formando aldeído acético e CO2. Oaldeído acético atua como aceptor dos hidrogêniosdo NADH2 convertendo-se em ÁLCOOL ETÍLICO.Observa-se que apenas 2 ATP foram formados a par-tir de uma molécula de glicose. Logo, a maior parteda energia química da glicose permanece no álcooljustificando o seu uso como combustível. Esse pro-cesso ocorre em fungos e bactérias. Na fabricaçãodo pão, o álcool escapa da massa e o CO2 promove oseu crescimento.

05. Resposta (C)O retículo endoplasmático é bem desenvolvido emcélulas metabolicamente muito ativas. Exemplo:osteoblasto; célula glandular.Pode ser liso (agranular) – sem ribossomas – ou gra-nular (rugoso) – com ribossomas.

Funções:

• auxilia no deslocamento de partículas de umaregião para outra no citoplasma;

• armazena variadas substâncias vindas do hia-loplasma;

• auxilia a troca de substâncias das células como meio externo;

• amplia a superfície da célula, aumentando aárea de atuação de enzimas, o que facilita aocorrência de reações químicas importantespara o metabolismo da célula;

• sintetiza lipídios, principalmente esteroides;• promove a síntese de proteínas, devido a pre-

sença de (B)ribossomas em suas membranas.• dá origem ao complexo golgiense.

(A) Complexo golgiense origina-se do retículoendoplasmástico liso.Tem como funções formar o acrossomo doespermatozoide (durante a espermiogênese);sintetizar carboidratos, polimerizando mo-nossacarídeos (glicose, frutose, galactose,etc.) obtidos dos alimentos formando po-lissacarídeos;síntese de muco - os polissacarídeos se com-binam com proteínas formando glicoprote-ínas (muco, glicocálix);síntese de celulose (parede celular);produz os lisossomos.

06. Resposta (E)Na interfase ocorre à duplicação do DNA, dessa for-ma cada cromossomo será formado por duas cro-mátides-irmãs. Essa relação se mantém constantenas fases A, B, C, D, E. Na fase F o número de cro-mátides é o mesmo de cromossomos, portanto ocor-reu uma separação das cromátides-irmãs, fato queocorre na anáfase II da meiose, portanto entre asfases E e F ocorreu a separação das cromátides-irmãs.

07. Resposta (B)Os lipídios são formados por ácidos graxos e álcool,e são mais energéticos que a glicose, pois cada umgrama de lipídio fornece uma energia de 9kcal, en-quanto o glicídio fornece 4kcal. O processo de produ-ção de energia na célula ocorre através da respiraçãocelular, na qual é utilizada a partir do ciclo de Krebs.

08. Resposta (D)Os ovos tem diferentes tipos de segmentação deacordo com a quantidade e da distribuição de vite-lo. Os anfíbios possuem ovos heterolécitos, que pos-suem uma quantidade mediana de vitelo localizadanum polo do ovo, sendo esse polo denominado polovegetativo. Isso impõe uma pressão diferenciadanos polos do ovo gerando uma segmentação total,porém desigual, o que formará células com tama-nhos diferentes, dividas em dois grandes grupos ummaior (macrômeros) e um menor os (micrômeros).Esse tipo de segmentação é denominada holoblásti-ca desigual.

09. Resposta (A)A gripe A é causada por um vírus, e, portanto, nãose utiliza medicamentos do tipo antibiótico. Essagripe A pode provocar sérias complicações (inflama-ções) pulmonares, e isso pode conduzir a um quadrode insuficiência respiratória.

10. Resposta (A)Os fungos são organismos uni ou pluricelulares sem-pre heterotróficos, já que não possuem nenhumtipo de clorofila, que obtém seu alimento por ab-sorção, decompondo a matéria orgânica, diferen-temente dos animais que são heterotróficos poringestão.

11. Resposta (C)O grupo dos vegetais são representados pelas Brió-fitas, Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.A presença de vasos condutores de seivas é umacaracterística encontrada somente nos grupos das pte-ridófitas, gimnospermas e angiospermas, e surge pelaprimeira vez no grupo das pteridófitas, isso torna aafirmativa “I” correta. A afirmação “II” está incor-reta, pois o grupo das pteridófitas apresenta tecidosde sustentação. Na face inferior das folhas madurasdas pteridófitas estão presente estruturas reprodu-tivas denominadas soros, que são formados a partirda reunião de esporângios, estruturas formadorasde esporos pelo processo de divisão celular do tipomeiose, portanto, a afirmativa “III” está correta.

12. Resposta (D)Jacarandás e Ipês são vegetais do grupo das angios-permas que apresentam flores vistosas e frutos se-cos que se abrem naturalmente para a disseminaçãodas sementes, devido a essa característica são clas-sificados como frutos secos deiscentes. A dissemina-ção de sementes pode ocorrer por diversos mecanis-mos. Quando a disseminação é realizada pelo vento,dizemos que ocorreu uma dispersão do tipo anemo-coria. Dentre as características das sementes que sãodispersas pelo vento podemos citar a presença deexpansões aladas para facilitar a dispersão.

13. Resposta (A)Desertos são encontrados em regiões de solo pobreem água e com baixos índices pluviométricos. Nodeserto a vegetação é rala e espaçada, sendo cons-tituída por algumas gramíneas que, no caso dos de-sertos, apresentam crescimento rápido em presen-ça dos baixos índices pluviométricos e ciclo de vidacurto devido as altas temperaturas na maior partedo tempo. São comuns também os vegetais da fa-mília das cactáceas (Cactos) que acumula água emseu tecido conhecido como parênquima aquífero.Plantas que vivem em ambientes extremos tambémpodem apresentar dormência para resistir as alte-rações ambientais.

14. Resposta (C)O ancestral comum entre os dinossauros e mamífe-ros são os répteis, que para a conquista do meioterrestre obtiveram vantagens sobre os anfíbios porapresentar ovo com casca calcária e um anexo em-brionário denominado âmnio que produz o líquidoamniótico, cuja função é evitar choques mecânicose dessecação do embrião.

15. Resposta (B)Os camarões são crustáceos, do filo dos artrópo-dos, e por isso apresentam como característica umexoesqueleto de quitina, necessitando trocá-lo (ecdi-se) para poder crescer. Estas mudas, para o cresci-mento, são específicas dos artrópodos, não existin-do portanto nas lulas. A bexiga natatória, é órgãoresponsável pela movimentação apenas dos peixesósseos na coluna de água, sendo que os peixes car-tilaginosos, na ausência desta estrutura utilizamóleos, produzidos no fígado para esse fim. Os mexi-lhões, assim como todos os bivalves, são animaisfiltradores, possuindo um sifão inalante por ondeentra a água e consequentemente seus alimentos, eum sifão exalante por onde sai a água.

16. Resposta (C)A figura mostra a transmissão de um impulso ner-voso entre o axônio de um neurônio e o corpo celu-lar de outro com sua respectiva fenda sináptica (4).Para que essa transmissão seja possível são libera-dos neste local os neurotransmissores, como a adre-nalina, acetilcolina, dopamina, etc.

17. Resposta (A)Considerando que a hipertermia maligna é uma ca-racterística e que o paciente apresentou essa ca-racterística, ele obrigatoriamente apresenta umgene dominante (A). Como sua avó materna sofriadesse mal, sua mãe foi quem lhe passou o gene,sendo portanto portadora obrigatória desse alelo.

18. Resposta (B) A proporção 9:3:3:1 é a proporção fenotípica espe-rada para a primeira geração (F1) de descenden-tes do cruzamento entre duplo-heterozigotos ou dií-bridos, quanto a dois pares de genes localizados emdiferentes cromossomos, já que este é um caso quecumpre a segunda lei de Mendel de segregação in-dependente (se tivéssemos uma situação de dife-rentes genes localizados em um mesmo cromosso-mos, essa proporção seria alterada).

19. Resposta (E)A pelagem dos coelhos apresentada na questão nosapresenta os seguintes alelos:C (selvagem) – cch (chinchila) – ch (himalaia) – ca (albino)A partir dos cruzamentos possíveis podemos ter 6fenótipos possíveis:

• Ccx (sendo “cx” qualquer outro alelo, já que Cé dominante sobre todos os demais),

• cchcch (chinchila)• cchca (este fenótipo é resultado da dominân-

cia incompleta em relação ao albino)• cchch (este fenótipo é resultado da codominân-

cia em relação ao himalaia)• chch (himalaia)• caca (albino)

20. Resposta (D)O termo persistência do mais apto é o mais adequa-do porque reflete o sucesso reprodutivo dos indiví-duos que tem características consideradas vantajo-sas em certo ambiente.

21. Resposta (E)A primeira afirmação está correta porque a especia-ção por cladogênese é a responsável pelo surgimentoda diversidade de espécies encontrada nos diferen-tes ambientes, e pressupõe isolamento geográfico. Asegunda afirmação está correta porque especiaçãoalopátrica também tem como exigência o isolamentogeográfico. A afirmativa 3 está incorreta, pois não épor definição de um tipo padrão de indivíduo que seestabelece o critério de nova espécie, e sim por inú-meros critérios, que incluem estudos filogenéticos emorfológicos. A quarta afirmativa é incorreta poisnão existem espécies alheias às forças evolutivas.

22. Resposta (E)Animais onívoros são aqueles com diversos hábitosalimentares (herbívoros, carnívoros, frugívoros,etc.) e podem ser de qualquer nível trófico, excetodo primeiro nível trófico (produtores-fotossinteti-zantes) e do nível dos decompositores (fungos ebactérias). Assim, sendo animais consumidores, sãoonívoros por alimentar-se do primeiro nível (ocu-pando o segundo), segundo (ocupando o terceiro) eterceiro (ocupando o quarto) nível trófico.

23. Resposta (D)1 - Garças vaqueiras ao se alimentarem de car-

rapatos nos búfalos participam da relaçãode protocooperação com eles (interespecí-fica harmônica; +,+). A relação beneficia agarça, que alimenta-se de carrapatos) e obúfalo que elimina seus parasitas.

2 - Algas e fungos participam da relação demutualismo formando os liquens (interes-pecífica harmônica; +,+)

Estrutura reprodutiva de um liquen.

3 - Quando duas espécies diferentes disputamrecursos do meio temos um caso de com-petição interespecífica (-,-). O princípio deGause indica que duas espécies com mes-mo nicho ecológico entram em competiçãoassim ocorre o princípio da exclusão com-petitiva.

Alternativa D. Abaixo uma relação entre espéciesde Paramecium:

24. Resposta (D)O palmito é uma espéciechave da Mata Atlântica ser-vindo de fonte alimentarpara diversas espécies quemantém uma relação de in-tensa dependência com essevegetal. Com a diminuiçãono número de palmiteiros,primeiramente, a teia ali-mentar sofre em nível deconsumidor primário (se-gundo nível trófico) e, con-sequentemente, os níveisseguintes vão entrando em declínio. Espécies de mes-mo nível (consumidores primários) entram em com-petição pela diminuição desse recurso alimentar.Quanto à variabilidade genética, em relação a explo-ração intensiva, não há aumento da variabilidadepopulacional do palmiteiro.

25. Resposta (A)Áreas abandonadas após extração de madeira ouqueimadas tendem a entrar em processo de umanova sucessão ecológica (sucessão secundária). Noinício as gramíneas ocupam o lugar o estágio deecese junto a alguns protozoários, insetos e outrosinvertebrados. Vegetais conhecidos como vassourassão comuns num estagio inicial de sucessão secun-dária. À medida que segue a sucessão tem-se osestágios intermediários (serais ou sere) e o estágiode equilíbrio (clímax). Assim, tem-se um aumentona biomassa, na biodiversidade e na complexidadedas relações ecológicas entre os seres vivos do ecos-sistema em sucessão.