Ressonancia e ressoadores

5
RESSONÂNCIA E RESSOADORES: INFORMAÇÕES BÁSICAS E APLICAÇÃO PRÁTICA Organizado por Júlio Feliz Ressonância Quando uma fonte sonora vibra gerando ondas de uma determinada freqüência, essas ondas atingem os corpos que estão no ambiente. Quando um corpo é capaz de oscilar livremente com a freqüência igual à do som emitido pela fonte, diz-se que esse corpo encontra-se em ressonância com a fonte. Johnson (1968), exemplifica a ressonância da seguinte maneira: Sejam dados dois diapasões idênticos, seguros por duas pessoas que se encontram próximas um da outra, no mesmo recinto. Um dos operadores percute o diapasão que segura, e após alguns instantes extingue as vibrações do mesmo com a mão. Ouve-se então o som emitido pelo segundo diapasão, que se pôs a vibrar em ressonância com o primeiro graças às ondas sonoras que o atingiram, originadas no primeiro diapasão. Observa-se na experiência acima que os diapasões estão fixados em caixas de ressonância, para que o som possa ser “ampliado” e ser ouvido mais facilmente. Por que a caixa “amplia” o som? Para entender melhor esse fenômeno é preciso conhecer um pouco sobre ressoadores. Ressoadores Ressoadores são objetos ocos que contém ar e que são capazes de vibrar com freqüências pré-determinadas. Deve-se a Helmholtz a criação desses objetos. Hermann Helmholtz (1821-1894), médico e físico alemão, organizou vasos esféricos que foram utilizados para analisar frequências. Eles tinham duas aberturas, uma grande em oposição a outra pequena. A pequena termina em uma espécie de cone que se encaixa no ouvido. Ao direcionar a abertura maior para uma fonte sonora e ao colocar no ouvido a abertura menor, o ressoador reforça a frequência que está em ressonância com a cavidade do vaso.

Transcript of Ressonancia e ressoadores

Page 1: Ressonancia e ressoadores

RESSONÂNCIA E RESSOADORES: INFORMAÇÕES BÁSICAS E APLICAÇÃO PRÁTICA Organizado por Júlio Feliz Ressonância Quando uma fonte sonora vibra gerando ondas de uma determinada

freqüência, essas ondas atingem os corpos que estão no ambiente. Quando um corpo é capaz de oscilar livremente com a freqüência igual à do som emitido pela fonte, diz-se que esse corpo encontra-se em ressonância com a fonte. Johnson (1968), exemplifica a ressonância da seguinte maneira:

Sejam dados dois diapasões idênticos, seguros por duas pessoas que se encontram próximas um da outra, no mesmo recinto. Um dos operadores percute o diapasão que segura, e após alguns instantes extingue as vibrações do mesmo com a mão. Ouve-se então o som emitido pelo segundo diapasão, que se pôs a vibrar em ressonância com o primeiro graças às ondas sonoras que o atingiram, originadas no primeiro diapasão.

Observa-se na experiência acima que os diapasões estão fixados em caixas de ressonância, para que o som possa ser “ampliado” e ser ouvido mais facilmente. Por que a caixa “amplia” o som? Para entender melhor esse fenômeno é preciso conhecer um pouco sobre ressoadores.

Ressoadores

Ressoadores são objetos ocos que contém ar e que são capazes de vibrar com freqüências pré-determinadas. Deve-se a Helmholtz a criação desses objetos. Hermann Helmholtz (1821-1894), médico e físico alemão, organizou vasos esféricos que foram utilizados para analisar frequências. Eles tinham duas aberturas, uma grande em oposição a outra pequena. A pequena termina em uma espécie de cone que se encaixa no ouvido. Ao direcionar a abertura maior para uma fonte sonora e ao colocar no ouvido a abertura menor, o ressoador reforça a frequência que está em ressonância com a cavidade do vaso.

Page 2: Ressonancia e ressoadores

Ressoadores de Helmholtz

Outro físico também importante e que criou objetos para análise acústica foi Rudolph

Koenig (Alemamha, 1832-1901). A figura abaixo é o Ressoador de Koenig, que é constituído de duas partes cilíndricas ocas que se unem telescopicamente; uma gradação junto à união indica a freqüência do ar contido no ressoador, para cada ajuste dos cilindros. A freqüência da vibração do ar contido em um ressoador independe de sua forma. Ele pode ser esférico, em forma de cilindro ou retangular; o que importa é o volume de ar contido no ressoador e a grandeza da abertura de comunicação com o exterior. Dois ressoadores (Fig. 1 e Fig. 2) de mesma dimensão, mas com aberturas diferentes, reforçarão freqüências diferentes. Quanto maior a abertura, mais alta será a freqüência de ressonância, quanto menor a abertura, mais baixa será a freqüência de ressonância. Ressoador para freqüência mais aguda Ressoador para freqüência mais grave Fig. 1 Fig. 2

Page 3: Ressonancia e ressoadores

Dois ressoadores de dimensões diferentes e mesma abertura reforçarão freqüências diferentes. Quanto maior o ressoador, mais baixa será a freqüência ressonância. Ressoador para freqüência mais aguda Ressoador para freqüência mais grave

Pode-se obter a mesma freqüência de ressonância com dois ressoadores de dimensões

diferentes. O primeiro com pequeno volume e abertura pequena e outro com grande volume e com grande abertura.

É possível construir um ressoador (caixa de madeira) para tecla de xilofone com

regulagem de ressonância, ou seja, variando a abertura do ressoador até ficar com a mesma freqüência da tecla.

Page 4: Ressonancia e ressoadores

Segue abaixo uma sugestão para a construção de um ressoador de madeira (compensado) para tecla de xilofone, com variação da abertura do ressoador.

Caixa finalizada

Page 5: Ressonancia e ressoadores

Agora, você poderá assistir a um vídeo, que está no youtube, com exemplo prático da caixa com regulagem de ressonância. Com essa caixa, você poderá regular a ressonância de acordo com a tecla. Depois, anotar as medidas da abertura e construir a caixa definitiva. Clique no ícone para acessar o vídeo Bibliografia BANTA, Christopher C., Basic Marimba Bar Mechanics and Resonator Principles, Dandemutade, USA, 3a. Edition, 2003 HELMHOLTZ, Hermann L. F., On the Sensations of Tone, Dover Publications, Inc., New York, 1954 JOHNSON, Tore N. O. Folmer, Oscilações-ondas-acústica, Livraria Nobel, São Paulo, 1968

Júlio Feliz
New Stamp