Restrições harmônicas

5
PROTEÇÃO DIFERENCIAL: RESTRIÇÃO POR HARMÔNICOS

Transcript of Restrições harmônicas

Page 1: Restrições harmônicas

PROTEÇÃO DIFERENCIAL:RESTRIÇÃO POR HARMÔNICOS

Page 2: Restrições harmônicas

RELÉS DIFERENCIAIS COM RESTRIÇÃO PERCENTUAL E POR HARMÔNICOSESSES RELÉS SÃO OS MAIS EMPREGADOS NOS ESQUEMAS DE PROTEÇÃO DIFERENCIAL, INDEPENDENTEMENTE DA GRANDEZA DO SISTEMA OU DE SUA RESPONSABILIDADE. UTILIZAM, ALÉM DA RESTRIÇÃO PERCENTUAL, AS HARMÔNICAS PRESENTES NA CORRENTE DE MAGNETIZAÇÃO DOS TRANSFORMADORES DURANTE A SUA ENERGIZAÇÃO, A FIM DE BLOQUEAR A SUA OPERAÇÃO OU ELEVAR O VALOR DA CORRENTE DE ACIONAMENTO.

Page 3: Restrições harmônicas

• O EMPREGO DESSES RELÉS É JUSTIFICADO PELAS SEGUINTES RAZÕES: ELIMINA A POSSIBILIDADE DE OPERAÇÃO DO DISJUNTOR DURANTE A ENERGIZAÇÃO DO TRANSFORMADOR OU MESMO DURANTE O SEU PERÍODO DE FUNCIONAMENTO NORMAL; APRESENTA UM TEMPO DE OPERAÇÃO CERCA DE CINCO VEZES MAIOR DO QUE OS RELÉS SEM RESTRIÇÃO; APRESENTA CORRENTE DE OPERAÇÃO CERCA DE 2,5 VEZES MENOR DO QUE OS RELÉS SEM RESTRIÇÃO.

Page 4: Restrições harmônicas

A BOBINA DE RESTRIÇÃO, BR, DO RELÉ APRESENTA, EM GERAL, OS SEGUINTES VALORES DE PERCENTAGEM DE HARMÔNICOS QUE CONSEGUE RESTRINGIR, OU SEJA: 2ª HARMÔNICA: 24%; 3ª HARMÔNICA: 23%; 5ª HARMÔNICA: 22%; 7ª HARMÔNICA: 21%.

Page 5: Restrições harmônicas

A CORRENTE DE ACIONAMENTO DO RELÉ DIFERENCIAL É DIRETAMENTE PROPORCIONAL AO TAPE ESCOLHIDO. QUANDO O CIRCUITO DE RESTRIÇÃO ESTIVER DESENERGIZADO, A CORRENTE DE ACIONAMENTO OCORRE, EM MÉDIA, A 40% DO VALOR DA CORRENTE DO TAPE UTILIZADO, OBSERVANDO QUE, EM GERAL, A UNIDADE INSTANTÂNEA QUANDO EXISTIR NÃO OFERECE NENHUMA RESTRIÇÃO À SUA OPERAÇÃO. OS RELÉS DIFERENCIAIS ELETROMECÂNICOS SÃO FABRICADOS EM UNIDADES MONOFÁSICAS, ENQUANTO OS MESMOS RELÉS NA VERSÃO ELETRÔNICA SÃO NORMALMENTE COMERCIALIZADOS EM UNIDADES CONTENDO A PROTEÇÃO DAS TRÊS FASES.