Resumo 4 Fotógrafos

3
Resumo sobre 4 fotógrafos Fotografia Publicitária - Turma B Taís Ribeiro Senna Pires - 14/0163000 Chico Albuquerque Foi o primeiro fotógrafo no Brasil a engendrar uma campanha registrando produto e modelo, visto que antes apenas era utilizadas ilustrações e desenhos. Fez parte do movimento de fotoclubismo no Brasil. Com seu bordão "só a luz salva", Albuquerque entendia de luz desde pequeno, Francisco Afonso Albuquerque, nascido em 25 de abril de 1917 na capital do Ceará, vinha de uma família de fotógrafos. Com a vela do barco pendendo para um lado e o corpo do jangadeiro inclinado para outro, é possível ter uma sensação de como é estar no ambiente, tal é a capacidade de Chico Albuquerque de conferir movimento às imagens. Outra característica importante é o nacionalismo, Chico fotografa e faz parte de uma identidade da terra natal. Otto Stupakoff Grande pioneiro da fotografia de moda no Brasil, Stupakoff, conseguiu em sua carreira grande ascenção, possuindo 43 peças na exposição permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York. Em

description

Resumo da obra de Chico Albuquerque, Otto Stupakoff, Richard Avedon e David LaChapelle

Transcript of Resumo 4 Fotógrafos

Page 1: Resumo  4 Fotógrafos

Resumo sobre 4 fotógrafos

Fotografia Publicitária - Turma B

Taís Ribeiro Senna Pires - 14/0163000

Chico Albuquerque

Foi o primeiro fotógrafo no Brasil a engendrar uma campanha registrando produto e modelo, visto que antes apenas era utilizadas ilustrações e desenhos. Fez parte do movimento de fotoclubismo no Brasil. Com seu bordão "só a luz salva", Albuquerque entendia de luz desde pequeno, Francisco Afonso Albuquerque, nascido em 25 de abril de 1917 na capital do Ceará, vinha de uma família de fotógrafos.

Com a vela do barco pendendo para um lado e o corpo do jangadeiro inclinado para outro, é possível ter uma sensação de como é estar no ambiente, tal é a capacidade de Chico Albuquerque de conferir movimento às imagens. Outra característica importante é o nacionalismo, Chico fotografa e faz parte de uma identidade da terra natal.

Otto Stupakoff

Grande pioneiro da fotografia de moda no Brasil, Stupakoff, conseguiu em sua carreira grande ascenção, possuindo 43 peças na exposição permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York. Em 1957, mora em São Paulo, onde, em integra um movimento artístico, o Realismo Mágico, comandado pelo pintor Wesley Duke Lee.

Na imagem "Ouro Preto", podemos observar a maneira diferente do fotógrafo de retratar o cotidiano. a pessoa carrega o quadro como o cristo pintado na tela carrega a cruz, podendo sugerir a dificuldade do próprio fotógrafo em conseguir trabalhos aqui no Brasil, devido ao seu rápido destaque no mundo da fotografia. Escolhi essa foto devido à característica de auto-reflexão do autor num contexto banal e por ter sido tirada aqui no Brasil.

Richard Avedon

Page 2: Resumo  4 Fotógrafos

Iniciou seu trabalho como fotógrafo durante a 2ª Guerra Mundial, tirando fotografias de identidade de pessoas da marinha mercante, depois de dois anos ele decidiu seguir carreira como fotógrafo profissional e trabalhou junto a Alexey Brodovitch no "Desing Laboratory of the New School for Social Research" e mais adiante quebrou paradigmas ao fazer fotografia editorial do Harper's Bazaar fora de estúdios.

A fotografia de Avedon aproximou a fotografia comercial da fotografia artística, contribuindo para a poética e a construção da crítica na sociedade.

A foto "Elise Daniels and Monique" em uma campanha da chapéus por Schiaparelli, fotografada no Café Flore em Paris, traz uma fotografia editorial de moda que nos remete ao banal e aproxima o comprador do produto por trazer o consumidor para uma situação rotineira dele e dar a sensação de que ele pode estar naquela situação e usar estes produtos.

David LaChapelle

Iniciou sua carreira com a fotografia editorial fotografando celebridades, mas nunca deixou de incluir mensagens sociais em seu trabalho. Seu grande enfoque, a sociedade de consumo, criou um paralelo muito forte de seu trabalho com o de Andy Warhol, que em dado momento se aproximou e inclusive ofereceu suporte à sua carreira.

A grande marca do fotógrafo, uma leitura poética, exagerada, com contrastes fortes e, o que chama, hiper-realismo. LaChapelle não reduziu sua produção à fotografia, mas elaborou vídeos de música, livros e filmes.

Em sua série "Death by hamburger", de 2001, o autor retrata como a cultura pop "atropela" outras culturas mundo a fora trazendo o "progresso". Escolhi a foto "BFF LOL TMI USA SOS" devido a importância das telecomunicações no processo de globalização da cultura e de certa padronização de hábitos de consumo.