RESUMO ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM VEÍCULO BAJA...

2
ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM VEÍCULO BAJA SAE RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Alessander Specht Schmitz E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: . ORIENTADOR: Márcio Walber ÁREA: Ciências Exatas, da terra e engenharias ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 3.08.03.01-2 UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: O projeto Baja SAE é um programa estudantil da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), onde o projeto do veículo deve obedecer às regras impostas pela competição. Segundo o Regulamento Baja SAE Brasil, sabe-se que o veículo Baja deve ser projetado para receber um piloto de percentile 95%, que fica próximo a uma pessoa do sexo masculino de 1,90 metros de altura. Uma das formas de avaliação da competição é a prova de conforto, onde o juíz avaliador avalia o carro e testa como ele se comporta dinamicamente, tambem se está satisfatória a posição de pilotagem. Este trabalho objetiva a reaização de uma análise ergonômica da posição de pilotagem, levando em conta que deve ser o mais cômodo possível para o piloto, pois a duração da prova de enduro é de 4 horas ininterruptas. METODOLOGIA: Para a realização do projeto do Roll Cage (estrutura) do veículo Baja, foi utilizado o software de modelamento SolidWorks 2012. Levando em consideração as limitações devido ao regulamento e tomando como parâmetros o projeto do carro anterior, foi desenvolvido um primeiro modelo. A análise ergonômica foi auxiliada pelo Software Catia V5, onde possui diversos recursos para remanejar o manequim percentile 95% oferecido pelo Software, ajustando-o de acordo com a posição de pilotagem do Baja. Logo, posicionamos o projeto do primeiro modelo da estrutura no Software Catia e adequamos o manequim a posição de pilotagem desejada. Contudo, iniciamos uma série de iterações comparativas, considerando os resultados já obtidos pelo projeto do Roll Cage anterior e a teoria apresentada pelos autores, Stuart Macey, Itiro Iida e o Gabriel Pereira.

Transcript of RESUMO ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM VEÍCULO BAJA...

ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM VEÍCULO BAJA SAERESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Alessander Specht Schmitz

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:.

ORIENTADOR:Márcio Walber

ÁREA:Ciências Exatas, da terra e engenharias

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:3.08.03.01-2

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:O projeto Baja SAE é um programa estudantil da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), onde o projeto doveículo deve obedecer às regras impostas pela competição. Segundo o Regulamento Baja SAE Brasil, sabe-se que oveículo Baja deve ser projetado para receber um piloto de percentile 95%, que fica próximo a uma pessoa do sexomasculino de 1,90 metros de altura. Uma das formas de avaliação da competição é a prova de conforto, onde o juízavaliador avalia o carro e testa como ele se comporta dinamicamente, tambem se está satisfatória a posição de pilotagem.Este trabalho objetiva a reaização de uma análise ergonômica da posição de pilotagem, levando em conta que deve ser omais cômodo possível para o piloto, pois a duração da prova de enduro é de 4 horas ininterruptas.

METODOLOGIA:Para a realização do projeto do Roll Cage (estrutura) do veículo Baja, foi utilizado o software de modelamento SolidWorks2012. Levando em consideração as limitações devido ao regulamento e tomando como parâmetros o projeto do carroanterior, foi desenvolvido um primeiro modelo. A análise ergonômica foi auxiliada pelo Software Catia V5, onde possuidiversos recursos para remanejar o manequim percentile 95% oferecido pelo Software, ajustando-o de acordo com aposição de pilotagem do Baja. Logo, posicionamos o projeto do primeiro modelo da estrutura no Software Catia eadequamos o manequim a posição de pilotagem desejada. Contudo, iniciamos uma série de iterações comparativas,considerando os resultados já obtidos pelo projeto do Roll Cage anterior e a teoria apresentada pelos autores, StuartMacey, Itiro Iida e o Gabriel Pereira.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Segundo Macey (2008), nos carros esportivos os pilotos se acomodam o mais baixo possível, para reduzir a altura docentro de gravidade do veículo. Portanto, posicionamos o assento do carro praticamente junto do assoalho, fazendo comque o piloto fique em uma posição desagradável, pois suas pernas estão esticadas e suas costas eretas. Iida (2005)apresenta uma tolerância de ângulos de trabalho, juntamente com os ângulos sugeridos por Macey (2008), estipulamos osângulos que ofereciam melhor comodidade ao piloto, respeitando o regulamento. Inclinamos ao máximo permitido a paredecorta-fogo, para obter o ângulo de 20° das costas em relação a vertical. A posição do volante foi ajustada para obter umainclinação de 108° para a articulação dos braços. Os pedais foram ajustados de maneira a gerar uma angulação de 125° naarticulação do joelho e cerca de 95° na articulação do tornozelo, com os pedais estáticos, sobrando mais 35° para fazer oseu acionamento. Pereira (2007) diz que o veículo deve ser desenvolvido de forma a proporcionar o máximo de visibilidadeao condutor. Com a posição de pilotagem definida fizemos iterações de projeto até chegar ao resultado esperado, ondeobtivemos uma redução de quase 200 milímetros no comprimento total da estrutura quando comparado com o projetoanterior, pelo fato de termos deixado o carro mais justo possível, pois nosso piloto mede apenas 1,70 metros. Acomplexidade no processo de construção do Roll Cage diminui, devido à diminuição da quantidade de dobras dos tubos.Ouve ganhos significativos de visibilidade e acomodações das pernas, conseguimos criar planos inclinados para acomodaros tubos laterais da estrutura, (RHO, FBM e SIM, assim chamados pelo regulamento), que fez com que abrisse o campo devisão frontal e o espaço para a alocação das pernas.

CONCLUSÃO:Através do estudo de análise ergonômica aplicado ao veículo, pode-se afirmar que foram obtidos ganhos surpreendentes, oprojeto foi muito bem visto pela SAE Brasil, que deu o seu feedback de forma positiva. Desta forma, pode-se dizer que osresultados esperados foram alcançados, aumentando a experiência para melhorar ainda mais o próximo projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:MACEY, Stuart. H-POINT: The Fundamentals of Car Design & Packaging. Passadena, United States of America. 2008.IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.PEREIRA, Gabriel Espírito Santo Martins. Desenvolvimento de uma Metodologia para Análise Comparativa de VisibilidadeAutomotiva. Trabalho de Conclusão de Curso. Mestrado Profissionalizante em Engenharia Automotiva. Escola Politécnicada Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador