RESUMO AV1

1
Deformação elástica - O processo de deformação no qual a tensão e a deformação são proporcionais, o comportamento elástico de um material é a capacidade que o mesmo tem em retornar sua forma e dimensões originais quando retirado os esforços externos sobre ele. Ferro fundido cinzento, concreto, polímeros) não é linear usa-se modulo tangencial ou secante. Deformação plástica – a tensão não é mais proporcional a deformação, O material já não consegue recuperar sua forma e dimensões originais pois o mesmo é submetido a tensões que ultrapassam um certo limite (chamada de limite elástico) no qual o material sofre um deformação permanente. Ductibilidade - É a capacidade que um material tem em deforma-se plasticamente até sua ruptura. Um material que se rompe sem sofrer uma quantidade significativa de carga no regime plástico é denominado de frágil. Resiliência - É a capacidade que o material tem em absorver energia no regime elástico (quando é deformado elasticamente) e depois, com o descar-regamento, ter essa energia recuperada. Tenacidade - É a capacidade que um material tem em absorver energia ate a sua ruptura. Também pode ser definida como a energia mecânica necessária para levar um material a ruptura. Tenacidade também pode ser considerada uma resistência à formação e propagação de trincas

description

Metalurgia Do Pó Final

Transcript of RESUMO AV1

Page 1: RESUMO AV1

Deformação elástica - O processo de deformação no qual a tensão e a deformação são proporcionais, o comportamento elástico de um material é a capacidade que o mesmo tem em retornar sua forma e dimensões originais quando retirado os esforços externos sobre ele. Ferro fundido cinzento, concreto, polímeros) não é linear usa-se modulo tangencial ou secante.

Deformação plástica – a tensão não é mais proporcional a deformação, O material já não consegue recuperar sua forma e dimensões originais pois o mesmo é submetido a tensões que ultrapassam um certo limite (chamada de limite elástico) no qual o material sofre um deformação permanente.

Ductibilidade - É a capacidade que um material tem em deforma-se plasticamente até sua ruptura. Um material que se rompe sem sofrer uma quantidade significativa de carga no regime plástico é denominado de frágil.

Resiliência - É a capacidade que o material tem em absorver energia no regime elástico (quando é deformado elasticamente) e depois, com o descar-regamento, ter essa energia recuperada.

Tenacidade - É a capacidade que um material tem em absorver energia ate a sua ruptura. Também pode ser definida como a energia mecânica necessária para levar um material a ruptura. Tenacidade também pode ser considerada uma resistência à formação e propagação de trincas