Resumo Biofisica Das Imagens

5
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CURSO DE MEDICINA – 2º PERÍODO BIOFÍSICA FLÁVIO MENDES DE FREITAS BIOFISICA DAS IMAGENS

Transcript of Resumo Biofisica Das Imagens

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CURSO DE MEDICINA – 2º PERÍODO

BIOFÍSICA

FLÁVIO MENDES DE FREITAS

BIOFISICA DAS IMAGENS

PALMAS-TO

2011

RAIO –X , TOMOGRAFIA COMPUTARIZADA e MAMOGRAFIA Os raios x , são um dos mecanismos mais comum para fazer diagnostico por imagens , com ele é possível identificar fraturas , osso, projeteis, etc. Eles são formados quando os elétrons são lançados do catodo (aquecido por uma corrente elétrica, não se usa mais elementos radioativos) para o ânodo (placa de tungstênio ou grafite – alta temperatura de fusão) quer gera uma energia térmica e uma energia em forma de radiação que são os raio-x. – isso ocorre na ampola de raio-x. Os raios-x são mais penetrantes que a luz e são capazes de serem absorvidos por estruturas dependendo da radiodensidade – e a passagem desses pelas estruturas do corpo gerar a imagem contrastada. No entanto, essa imagem não dá noção de tridimensional , sendo necessárias duais imagens ortogonais para eliminar estruturas sobreposta. Ainda para melhorá-la a imagem pode ser usada injeção de contraste e usar princípios fisicos da onda eletromagnética para definir a técnica para melhor captação do objetivo. E para finalizar, as peças para tira um raio-x são o cabeçote (ampola de raio-x), o painel de controle e circuitos e o receptores de imagem.

A tomografia Computorizada consiste de um processamento feito pelo computador de vários raios-x que resulta em a uma imagem em cortes. Essas imagens são feitas com o mesmo principio do raio-x convencional baseado no nivel radiação absorvida por cada parte do corpo , radiodensidade. A imagem será gerada pela interação da ampola de raio-x e de um detector localizados frente a frente no granty que fica girando para gera informações para a intepretação no computador. Essa técnica tem como vantagens produzir uma imagem e cortes diferentes da sobreposta do raio-x convencional e do seu poder de distinção ser maior que o convencional. A maior desvantagem é a mesma do raio-x , a radiação ionizante quer pode provocar mutações.

A mamografia é o raio-X da mama , durante esse exame, o seio que leva a radiação em duas incidências uma crânio caudal e outra médio-lateral oblíqua quando é pressionado para garantir sua imobilidade e diminuir o tempo de exposição à radiação e tem alta resolubilidade.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA A ressonância magnética  é um exame que gera imagens a partir de intepretação de frequências de precessão característica de cada substancia, analisando a velocidade e densidade de H+ , sobre influencia de um campo magnético. Por usar frequências baixas ( radiofrequência) é ele e uma técnica não ionizante assim não é prejudicial a saúde do paciente. O IRM também tem a vantagem de apresentar melhores detalhes anatômicos ,ter maior sensibilidade de detectar patologias e possui melhor contraste. Os equipamentos envolvidos na aquisição de imagens são: as bobinas , o magneto , computadores e equipamentos de controle , mesa de comando e a estação de trabalho.

Na ressonância magnética o paciente é posto , um sobre um forte campo magnético que é gerado pelo movimento de corrente dentro de uma serie de bobinas espirais. A onda eletromagnética , o pulso de radiofrequência , é gerada , fazendo com que o núcleo de prótons de hidrogênio dos tecidos ressoem gerando um sinal eletromagnético , este baseia-se nas propriedades do tecido e da posição do ima, ele e detectado pela bobina receptora e será processado e por fim criara a imagem. Uma das vantagens do IRM é poder ser programado para gera imagens em diferentes planos: sagital , axial ou coronal. Ele pode ter ressoadores de 03, 1, 1,5 Tesla , que influenciam a qualidade da captação .Uma das desvantagens é o som alto provocado pelos movimentos contínuos das

bobinas. As bobinas menores , por exemplo de cabeça , são as bobinas de volume integral circunferências que tem a vantagem de aumenta a razão sinal ruído.

A interpretação do IRM vai depender da intensidade do sinal , os tecidos mais claros (brancos) são hipertensos, os tecidos mais escuros são hipotensos. Ainda é possível usar em alguns casos agentes de contraste para melhor analise. No IRM ,ainda existe o programa de redução de gordura , uma técnica que elimina o sinal brilhante produzido pela gordura , faz com que os prótons da gordura se comportem de modo diferente dos da água, são pulsos repetitivos de radiofrequência que resultam na ausência relativa do sinal dos tecidos gordurosos.

As desvantagens do IRM reside no perigo ocasionado pelo campo magnético gerado no qual pessoas com grampos cirúrgicos , próteses metálicas , estilhaços ou projéteis, com marca-passo , ou objetos com metalizados são proibidos de usa-lo. E também o IRM não e recomendado para claustrofóbicos.

ULTRASSONOGRAFIA A ultra sonografia utiliza a analise de ondas mecânicas para geração de imagens .Ela não utiliza energia ionizante ,não e uma técnica invasiva ,é relativamente barata e ainda tem uma qualidade de analisar dinamicamente estruturas. A unidade básica do ultrassonografia é o transdutor ou sonda, ele é composto por materiais piezoeletricos , cristais ou cerâmicas, aliado a aparatos eletrônicos responsáveis por excitar os cristais como também capta o eco. Há transdutores de vários tipos que são especializados para certas áreas por exemplo o convexo seu uso adequado para o abdome e pelve , o linear para a mama e tireóidea.A ultrassonografia utiliza princípios físicos de pulso-eco , onde o pulso é emitido e ao passar por estruturas ele é refletido e serão interpretados as suas diferentes trajetórias e meios que passou .O resultado será definido dependendo do modo escolhido o modo A , se apresenta em forma de amplitude , o B , mais utilizado, em forma de brilho , e o C em forma de gráficos de movimentação temporal usado em ecocardiografia. Na ultrassonografia existe o efeito doppler utilizado para se conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos .Como a ultrassonografia utiliza ondas sonoras ele esta sujeito a ação de conceitos físicos , como da impedância acústica, e é a diferença de impedância que gera diferença de imagens e melhora a intepretação de diferentes estruturas. A onda também esta sujeita à atenuação que é a diminuição da intensidade ao atravessar o tecido , ela é diretamente proporcional à frequência ,quanto maior a frequência do transdutor maior será a atenuação .A absorção dos tecidos também influi na intepretação , pois transforma a energia sonora em calor , o osso por exemplo absorve bastante , cerca de 10 x mais que os tecidos moles .Outros ações que a onda esta sujeita são a refração sonora e a reflexão (dispersa ou especular) do som.

Para intepretação da ultrassonografia, se usa terminologias decorrentes das interações do som com os tecidos. A intensidade dos ecos é a ecogenicidade . As imagens ecogênicas, hiperecogênicas ou ecorrefringentes, são aquelas com ecos de alta intensidade são as cinzas-claras ou brancas. As imagens hipoecogênicas são aquelas de ecos com baixa intensidade, e aparecem cinza-escuras. As imagens anecogênicas permitem a passagem do eco sem reflexão, sem ecos, ocorre nas estruturas líquidas, como a bexiga, os vasos sanguíneos.A isocogenicidade pode destacar de uma estrutura pode destacar um nódulo por exemplo em um espaço.