Resumo de ciencias

7
Resumo de CNA Saúde segundo a OMS– é o estudo de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. Qualidade de vida – vida com qualidade necessita a existência de saúde e a satisfação de necessidades básicas, como a alimentação, a habitação, as condições de higiene e o bem-estar, connosco, com os outros e com o ambiente. Indicadores do estado de saúde de uma população: Taxa de mortalidade infantil; Esperança de vida à nascença; Taxa de doenças infeciosas; Percentagem de doenças cardiovasculares; Percentagem de obesos; Percentagem de gravidezes na adolescência e de grávidas viagens. Taxa de mortalidade infantil (TMI) – é a relação existente entre o nº de mortes ocorridas no 1º ano de vida de um ser humano e o nº dos nascimentos, no mesmo intervalo de tempo. Esperança de vida á nascença – é o nº de anos que um ser humano tem probabilidade de viver, no momento do nascimento. Taxa de doenças infeciosas – calcula-se relacionando o nº de ocorrências de doenças infeciosas, com o efetivo da população em estudo, no decurso de um ano. Doenças infeciosas – de causa microbiana, transmissíveis, através de qualquer forma de contágio. Na sua prevenção, são fundamentais duas medidas – as vacinas e a higiene – que, quando existem, são o método mais eficaz. Percentagem de doenças cardiovasculares – calcula-se relacionando o nº de ocorrências de doenças cardiovasculares com o efetivo da população em estudo. As doenças cardiovasculares afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. O consumo de gorduras e bebidas alcoólicas, a hipertensão arterial, o tabagismo, o stresse físico e emocional, a obesidade e os diabetes são fatores de risco destas doenças.

description

resumo da primeira matéria do 9º ano

Transcript of Resumo de ciencias

Page 1: Resumo de ciencias

Resumo de CNA

Saúde segundo a OMS– é o estudo de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.

Qualidade de vida – vida com qualidade necessita a existência de saúde e a satisfação de necessidades básicas, como a alimentação, a habitação, as condições de higiene e o bem-estar, connosco, com os outros e com o ambiente.

Indicadores do estado de saúde de uma população:

Taxa de mortalidade infantil;Esperança de vida à nascença;Taxa de doenças infeciosas;Percentagem de doenças cardiovasculares;Percentagem de obesos;Percentagem de gravidezes na adolescência e de grávidas viagens.

Taxa de mortalidade infantil (TMI) – é a relação existente entre o nº de mortes ocorridas no 1º ano de vida de um ser humano e o nº dos nascimentos, no mesmo intervalo de tempo.

Esperança de vida á nascença – é o nº de anos que um ser humano tem probabilidade de viver, no momento do nascimento.

Taxa de doenças infeciosas – calcula-se relacionando o nº de ocorrências de doenças infeciosas, com o efetivo da população em estudo, no decurso de um ano.

Doenças infeciosas – de causa microbiana, transmissíveis, através de qualquer forma de contágio. Na sua prevenção, são fundamentais duas medidas – as vacinas e a higiene – que, quando existem, são o método mais eficaz.

Percentagem de doenças cardiovasculares – calcula-se relacionando o nº de ocorrências de doenças cardiovasculares com o efetivo da população em estudo. As doenças cardiovasculares afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. O consumo de gorduras e bebidas alcoólicas, a hipertensão arterial, o tabagismo, o stresse físico e emocional, a obesidade e os diabetes são fatores de risco destas doenças.

Obesidade – excesso de peso.

Diabetes – é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Existem 2 tipos de diabetes: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. Os diabetes tipo 1 apresentam dependência de insulina e os diabetes tipo 2 produzem insulina.

A assistência médica, a vacinação, os rastreios, o combate ao stresse e o ordenamento do território são fatores que influenciam a saúde comunitária e individual.

Assistência médica

O serviço nacional de saúde (SNS) é responsável pela promoção dos cuidados de saúde relativos à prevenção, diagnostico e tratamento de doenças.

Page 2: Resumo de ciencias

Vacinação – tem como objetivos a prevenção de determinadas doenças.

Rastreios – servem para examinar determinado órgão ou sistema de órgãos. São gratuitos e de caracter voluntário.

Stresse – é um situação de tensão que depende de vários fatores e que afeta o nosso organismo. Quando experimentado em situações esporádicas não constitui qualquer problema e faz parte das nossas reações normais. Contudo, se for sentido em excesso e não for tratado/acompanhado pode levar ao aparecimento de outras doenças como, por exemplo a depressão.

Fatores de stresse:

Ver televisão.Jogar computador.Conduzir em locais de tráfego interno.

Fatores de prevenção:

Prática de exercício físico.Alimentação equilibrado.Dormir as horas necessárias.

Ordenamento do território

Contribui para uma maior qualidade de vida e por isso contribui para o bem-estar físico, harmonia e equilibrado dos indivíduos e populações.

Medidas de ação para a promoção de saúde

Higiene - é uma medida de prevenção indispensável, uma higiene corporal cuidada, uma higiene oral eficaz e o uso de vestuário confortável são indispensáveis a uma vida com qualidade.

Prática desportiva – é um fator que promove a qualidade de vida.

Alimentação equilibrada – é fundamental para a saúde individual.

Zonas verdes – são locais privilegiados de convívio e, consequentemente, de combate ao stresse causado pela vida sedentária.

Poluição – é a causadora do aquecimento global, doenças e mal-estar.

Andar a pé é um excelente método de combate à obesidade e às doenças que lhe estão associadas. Para além disso, a utilização de transportes alternativos ao automóvel é o principal meio de combate à poluição nas grandes cidades.

A violência, a insegurança e os maus tratos afetam gravemente a saúde e qualidade de vida das famílias e populações.

Page 3: Resumo de ciencias

Reprodução

Preservação da espécie

Resulta da reprodução sexuada;

Gâmeta masculino Fecundação Desenvolvimento de um novo ser.Gâmeta feminino

Funções dos órgãos reprodutores:

Produzir gâmetas.Permitir a fecundação.Desenvolvimento inicial do novo individuo.

Homens VS Mulheres

Homens e mulheres diferem ao nível dos aparelhos reprodutores e apresentam também características diferentes.

Apresentam o que se chama de diformismo sexual.

– Caracteres sexuais primários

Existentes desde a nascença.

– Caracteres sexuais secundários

Surgem apenas na puberdade.

Adolescência

Fase da vida que marca a transição entre a vida adulta.

Iniciada com a puberdade;Período de tempo em que os órgãos sexuais estão em maturação;Termina com a maturidade dos órgãos sexuais;Ocorrem grandes alterações físicas, fisiológicas e psíquicas;Desenvolvimento das características sexuais secundárias;Aquisição de uma identidade.

Puberdade

À componente biologia das transformações características da adolescência dá-se o nome de puberdade.

A puberdade não é sinonimo de adolescência mas uma parte dela.

Compreende:

O período desde o aparecimento dos carateres sexuais secundários até o completo desenvolvimento físico.

Page 4: Resumo de ciencias

Carateres sexuais secundários

Mulher Homem - Seios desenvolvidos. - Pénis e testículos desenvolvidos.- Pelos no púbis e nas axilas. - Pelos no púbis, face e axilas.- Ancas arredondadas. - Engrossamento da voz.- Menstruação. (a primeira tem o nome de menarca)

- Ombros largos.

- Aparecimento de acne. - Primeiras ejaculações.- Aparecimento de acne.

Constituição do sistema reprodutor masculino

Gónadas

Órgãos onde se produzem as células sexuais ou gâmetas (espermatozoides).

Testículos

Vias genitais

Canais responsáveis pelo armamento e condução dos espermatozoides.

Epidídimos Canais deferentes Uretra

Glândulas anexas

Responsáveis pela produção de secreções indispensáveis à sobrevivência dos gâmetas masculinos.

Vesículas seminais Próstata

Órgãos genitais externos

Pénis Escroto

Gónadas – Testículos

Os testículos são constituídos por canais muito finos e cumpridos, os tubos seminíferos, onde se formam os espermatozoides.Nos testículos também é produzida a testosterona.

Page 5: Resumo de ciencias

Vias genitais

Epidídimos – Recobrem parcialmente os testículos; é o local onde se dá a maturação dos espermatozoides (processo que os torna férteis e móveis).Canais deferentes – Canais onde se armazenam os espermatozoides e que os transportam até à uretra.Uretra – canal que serve para eliminar a urina e o esperma para o exterior.

Glândulas anexasVesículas seminais – Glândulas que produzem o líquido seminal, rico em substâncias nutrientes para os espermatozoides.Próstata – Glândula que produz o líquido prostático, viscoso e alcalino que garante a sobrevivência dos espermatozoides e neutraliza a acidez da vagina.

Órgãos externosPénis – Órgão comum aos sistemas urinário e reprodutor que excreta urina e lança esperma para o exterior; na extremidade do pénis situa-se a glande, sobre a qual a pele forma uma prega solta, o prepúcio que protege a glande.Escroto – bolsa que se encontra fora da cavidade abdominal, onde se encontram alojados os testículos

Constituição de um espermatozoide

Cabeça – contém o núcleo da célula onde se encontra o material genético que fará parte do novo ser.Peça intermédia – contém a maior parte dos mitocôndrias, organitos responsáveis pela produção de energia necessária à deslocação dos espermatozoides e é constituída pelo colo e corpo.Cauda – parte que os espermatozoides usam para se movimentarem.

Percurso dos espermatozoidesDepois de formados nos testículos passam para os epidídimos e de seguida para os canais deferentes.É nos canais deferentes, que os espermatozoides se misturam com o líquido prostático e seminal .

Constituição do espermaAo conjunto dos líquidos prostático e seminal e dos espermatozoides dá-se o nome de esperma.

Regulação hormonal do sistema reprodutor masculino

Hipotálamo

Hipófise

Hormonas hipofisárias (LH e FSH)

Testículos

Testosteron

Quando a sua concentração é elevado, inibe.

FUNÇÕES DA TESTOSTERONA

Crescimento dos órgãos sexuais. Aparecimento/desenvolvimento/

manutenção dos caracteres sexuais secundários.

Produção de espermatozoides.