RESUMO Desenvolvimento de um Ambiente Virtual Georeferenciado para o APL de...

2
Desenvolvimento de um Ambiente Virtual Georeferenciado para o APL de Lapidação, Gemas e Joias RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Thais Aline Sfredo E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Pibic UPF ou outras IES CO-AUTORES: Juliano Tonezer da Silva ORIENTADOR: ALEXANDRE LAZARETTI ZANATTA ÁREA: Ciências Exatas, da terra e engenharias ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: CIENCIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE: UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INTRODUÇÃO: O objetivo geral do projeto foi a criação de um Ambiente Virtual (GeoPortal) para o Arranjo Produtivo Local (APL) de Lapidação, Gemas e Joias ¿ utilizando-se de tecnologia de georeferenciamento digital de posicionamento e mapeamento virtual das empresas do APL ¿ para a divulgação de produtos, serviços e integração das empresas do APL. Neste sentido, o objetivo proposto foi alcançado, e o GeoPortal encontra-se disponível em http://www.portalgemas.com.br. Especificamente, esta bolsa PIBIC/UPF, atuou em duas metas, descritas abaixo: meta 4 ¿ Capacitação das empresas do APL no uso de TI como ferramenta de apoio a produção, melhoria de processos com software de gestão e abertura de novos mercados através da internet; meta 5 ¿ Criação de projeto de identidade visual para as empresas deste APL.

Transcript of RESUMO Desenvolvimento de um Ambiente Virtual Georeferenciado para o APL de...

Page 1: RESUMO Desenvolvimento de um Ambiente Virtual Georeferenciado para o APL de Lapidação…semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/exatas/thais_aline... · Lapidação, Gemas

Desenvolvimento de um Ambiente Virtual Georeferenciado para o APL deLapidação, Gemas e Joias

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Thais Aline Sfredo

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Pibic UPF ou outras IES

CO-AUTORES:Juliano Tonezer da Silva

ORIENTADOR:ALEXANDRE LAZARETTI ZANATTA

ÁREA:Ciências Exatas, da terra e engenharias

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE:UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

INTRODUÇÃO:O objetivo geral do projeto foi a criação de um Ambiente Virtual (GeoPortal) para o Arranjo Produtivo Local (APL) deLapidação, Gemas e Joias ¿ utilizando-se de tecnologia de georeferenciamento digital de posicionamento e mapeamentovirtual das empresas do APL ¿ para a divulgação de produtos, serviços e integração das empresas do APL. Neste sentido,o objetivo proposto foi alcançado, e o GeoPortal encontra-se disponível em http://www.portalgemas.com.br.

Especificamente, esta bolsa PIBIC/UPF, atuou em duas metas, descritas abaixo:meta 4 ¿ Capacitação das empresas do APL no uso de TI como ferramenta de apoio a produção, melhoria de processoscom software de gestão e abertura de novos mercados através da internet;meta 5 ¿ Criação de projeto de identidade visual para as empresas deste APL.

Page 2: RESUMO Desenvolvimento de um Ambiente Virtual Georeferenciado para o APL de Lapidação…semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/exatas/thais_aline... · Lapidação, Gemas

METODOLOGIA:Para atingir a meta 4, se fez necessário realizar as seguintes atividades:4.1. Realizar pesquisa com as empresas do APL para verificar o nível de conhecimento técnico e aplicabilidade de TI noseu desenvolvimento;4.2. Realizar estudo bibliográfico das melhores formas de implementar TI nas empresas do APL nas áreas de Gestão,Produção e Logística com apoio de softwares e internet;4.3. Capacitação de nível básico e avançado com ênfase nas necessidades identificadas nos itens anteriores.

Para atingir a meta 5 se fez necessário as seguintes atividades:5.1. Levantamento de parâmetros necessários para o desenvolvimento do projeto de identidade visual de cada empresa;5.2. Estudo e análises de marcas similares;5.3. Geração de propostas de identidades visuais;5.4. Criação de identidade visual e disponibilização de Manual de Identidade Corporativa.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Relacionado a meta 4 a capacitação para as empresas foi realizada individualmente, em cada empresa. Na medida que seinteragia com as empresas, buscando as informações, registro através de fotos, apresenta-se o estágio atual do PortalGemas e a capacitação ia ocorrendo.

Relacionado a meta 5, a Padronização Visual de uma empresa resulta da aplicabilidade direcionada dos seus elementosinstitucionais, que são a marca, slogan, símbolo, cor e tipografia. Estes se reproduzem nas mais diversas veiculações doquotidiano, através de peças publicitárias (flyers, outdoor, faixas, placas, letreiros), como também em brindes, papelaria eoutros materiais. O objetivo da Padronização Visual é criar a marca institucional de uma empresa ou instituição facilitando afixação da marca como também a comunicação com o público em geral. Destaca-se que foi realizado um levantamentoprévio para identificar quais empresas que já possuem identidade visual.

Na fase de levantamento dos parâmetros foram realizadas entrevistas para coleta de características pessoais da empresa,bem como cores e padrões a serem utilizados. Após foi realizado uma busca na internet de empresas que trabalham namesma linha das empresas do APL, bem como um levantamento da identidade visual dos concorrentes, análise de logosencontradas e comparadas com as já existentes nas empresas em questão. Após o levantamento prévio e análises buscou-se gerar alternativas de propostas de identidades visuais, para somente após, disponibilizar o manual de identidade visual.

CONCLUSÃO:Destacam-se alguns indicativos: (1) 78,5% das empresas utilizam equipamentos para trabalhar com corte, lixa e polimento;21,4% utilizam-se de serviços terceirizados em seus processos; (2) matéria-prima: 78,5% Usam grande variedade empedras; 21,5% somente ágata; (3) produtos/gemas mais vendidos: Ágata; Quartzo Rosa; Ametista; Cristais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:CONROY, Glenn C. et. al. Google Earth, GIS, and the Great Divide: A new and simple method for sharing paleontologicaldata. Journal of Human Evolution, 2008.PRATES, Glaúcia Aparecida; OSPINA, Marco Túlio. Tecnologia da informação em pequenas empresas: fatores de êxito,restrições e benefícios. Rev. adm. Contemp. Vol.8 no. 2 Curitiba, Apr/June, 2004.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador